• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 28 de agosto de 2010

Artigo: Inqueitações de um Eleitor



Faltando pouco mais de 30 dias para a eleição do dia 03 de outubro de 2010, o que presenciamos principalmente após o início do horário eleitoral gratuito é uma acirrada disputa dos diversos candidatos ao Executivo e Legislativo para monstrarem ao eleitor que tem o apoio do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que a cada pesquisa bate recorde de popularidade.

Percebe-se claramente que o atual governo e a coordenação da campanha da candidata do PT a Presidência da República Dilma Rousseff, conseguiram colocar na pauta principal do debate, a avaliação do governo Lula e o carisma do Presidente perante a opinião pública. Em outro artigo pontuava, que essa eleição não era para aferir o governo FHC x LULA, pois compreende-se que ambos tiveram acertos que foram fundamentais para a posição que o país ocupa hoje, como também tiveram graves erros, sobretudo na condução de reformas prometidas e não realizadas, nesses quase 16 anos, como a reforma tributária e politica.

Entende-se que é preciso a partir de 2011, independentemente de quem seja eleito ao Palácio do Planalto, que questões essenciais precisarão ser pontuadas,discutidas sobre todos os aspectos com celeridade, pois os mais de cinco mil municípios, não pode continuar refém da União e dos Estados que centralizam recursos, penalizando a classe menos favorecida da população que está inserida nesses municípios, só como exemplo, por isso que uma reforma tributária ampla terá de ser feita, pois como o governo FHC ficou refém do antigo PFL comandado pelo então Senador ACM,o governo petista, não teve como governar sem os chamados partidos “aliados”, tendo como carro chefe o PMDB de Jader Barbalho,Geddel Vieira,José Sarney, ao ponto do Presidente Lula ser forçado a aceitar o Deputado e presidente nacional do partido, Michel Temer como vice na chapa da sua candidata, que na verdade, desde a era Sarney o PMDB “não larga o osso”.

E, diante do que apontam as pesquisas eleitorais sobre a possibilidade de vitória já no primeiro turno da candidata do PT, onde nesta última semana de agosto, tanto Dilma como Michel Temer negaram através da midia que estivessem negociando cargos no próximo governo. Aliás, na era Lula, a máquina federal ficou mais inchada, uma vez que a “companheirada” saiu da militância sindical e tomaram gosto pelos gabinetes do poder. E, por falar em militância, perceberam o silêncio das centrais sindicais, ainda existem? As reivindicações do MST foram todas atendidas? Pois há tempos que não se vê os seus líderes na midia, será uma estratégia para não atrapalhar a candidatura Dilma?

Assim sendo, cabe a cada eleitor a tranquilidade necessária para verificar o que está posto neste cenário, pois está mais do que comprovado, que sem as reformas necessárias ao país, continuaremos sendo massa de manobra nas mãos da classe politica e da grande imprensa Brasileira.





sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Educação: Grupo Unitins promove I seminário de Pedagogia em Irecê

O grupo Unitins através do pólo Presencial de Irecê, e os discentes da turma de 2008, promovem esse final de semana o I seminário de Pedagogia tendo como tema a "Autonomia como estratégia da qualidade de ensino", o evento acontece no auditório da Coperil. Hoje (27) à noite,participarmos da abertura, onde a palestrante foi a professora Daniela Lopes, docente do curso de pedagogia do DCHT-Campus XVI-Irecê da UNEB-Universidade do Estado da Bahia. A professora mestranda em educação,especialista em Metodologia do Ensino Superior e Gestão de Pessoas, e atua na área de formação de professores no território de Irecê através de sua empresa de consultoria Athus, discorreu sobre a temática da "Gestão Escolar Autonomia e Participação". Com um público formado em sua maioria por discentes do curso de pedagogia, a palestrante de uma maneira didática,objetiva,e sintonizada, discorreu sobre a temática de maneira que todos os presentes fizesse uma reflexão sobre qual o seu papel no contexto educacional e ao final de sua fala,convidou a todos que mesmo diante das dificuldades, mas que inovasse e continuassem a acreditar na escola, no fazer pedagógico, pois é esse papel que temos que assumir.
Amanhã(28) segundo e último dia do seminário, pela manhã a palestrante será a docente Maria da Conceição Araújo, que também é professora da UNEB-Irecê e atual diretora da DIREC-21 Irecê, com a temática "Gestão Democratica Escolar" e a programação continua pela tarde com o professor Julio Bispo que estará ministrando sobre o tema " Autonomia e Educação Ressonância na Práxis Pedagógica".

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sucessão Presidencial: Marina Silva critica a violação de sigilos fiscais de integrantes do PSDB


Segundo a Agência Estado, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, criticou nesta quinta-feira (26) a violação de sigilos fiscais do vice-presidente nacional do PSDB, Eduardo Jorge, e de outros três integrantes do alto escalão tucano. "Não se pode utilizar meios ilícitos para se conseguir informação de quem quer que seja", afirmou ela, em Curitiba. "Uma campanha já é um prenúncio daquilo que se fará quando se chegar ao poder e quem não respeita a legislação, quem não respeita as instituições antes de ganhar, que garantia teremos de que respeitará depois que chegar lá?" Informações do site BN.


Foto:AE

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Previdência: Liberação da 1ª parcela do 13º salário para aposentados movimenta economia

A Liberação injetará 9 bilhões na economia

Quase 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber nesta quarta-feira (25) o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário. Este é o quinto ano consecutivo que o benefício é antecipado e os pagamentos, que serão realizado até 8 de setembro, foram iniciados pelos favorecidos que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 1.

A primeira parcela do abono (50% do valor do 13º) representa uma injeção extra na economia de R$ 9 bilhões nos meses de agosto e setembro. Além disso, o INSS vai pagar a folha de agosto dos 27,5 milhões de beneficiário, que significa outros R$ 20 bilhões a mais na economia.



Fonte:TribunadaBahia

Imagem: Google

México: Embaixador confirma quatro brasileiros mortos

Pelo menos quatro brasileiros estavam entre os 72 mortos encontrados em uma fazenda no México. A afirmação é do embaixador do Brasil no país, Sérgio Florencio.

Eles teriam sido assassinados enquanto tentavam chegar à fronteira com os Estados Unidos. Não há informações claras sobre a identidade das vítimas e os motivos da chacina.

Mais cedo, um sobrevivente disse à Ansa (agência de notícias internacional) que a maioria dos mortos eram brasileiros e equatorianos. Segundo ele, os estrangeiros foram sequestrados por um grupo criminoso quando tentavam chegar à fronteira com os Estados Unidos.

Ação

Nesta madrugada, militares mexicanos encontraram 72 corpos, entre eles 14 mulheres, em uma propriedade rural do Estado de Tamaulipas (nordeste do país), na fronteira com os Estados Unidos.

A descoberta macabra aconteceu depois de um tiroteio entre oficiais da Marinha de Guerra e pistoleiros, que terminou com a morte de um soldado e três criminosos.

Fonte:Band.com

Copa 2014: Quase tudo pronto para a implosão da Fonte Nova


Órgãos estaduais e municipais estão concluindo os últimos preparativos para a implosão do anel superior do Estádio da Fonte Nova, na cidade de Salvador. Programada para o próximo domingo, às 10h. Toda a operação foi planejada cuidadosamente e deve durar de 10 a 17 segundos. Para garantir a segurança de quem reside no entorno do estádio, foi preparado um plano de evacuação. No total, 962 imóveis localizados nas regiões do Jardim Baiano, Avenida Joana Angélica e Brotas serão evacuados a partir das 7h do domingo. Para acolher os moradores, foi criado um centro de convivência, que funcionará no Colégio Central. O retorno às residências deve ocorrer a partir do meio-dia.


Fonte:DOE
Foto:DOE

Cultura: " Acontece que eu sou baiano" tem 1ª edição esgotada


A primeira edição do livro, acontece que sou baiano: identidade e memória cultural no cancioneiro de caymmi, já se esgotou. A publicação de autoria do professor da UNEB-Campus XVI-Irecê Marielson Carvalho foi lançado no último dia 13 pela editora Eduneb na 21ª bienal Internacional do livro na cidade de São Paulo. “A proposta do livro é refletir sobre as músicas de Dorival, desconstruindo a ideia de que o baiano é preguiçoso, não trabalha e faz festa o ano inteiro”, observa o autor, pontuando que a obra traz fatos e passagens inéditas da vida de Caymmi.

O lançamento na capital baiana, será no próximo dia 10 de setembro na galeria do livro do espaço Unibanco, na praça Castro Alves, centro da cidade de Salvador.
Fonte:Ascom/UNeb
Imagem:Site uneb/ascom

domingo, 22 de agosto de 2010

Brasileirão série A: Rugro negro baiano vence o Cruzeiro em Ipatinga

o meia Renato entrou no segundo tempo no lugar de Elkeson /Foto:Juliana Fister/vipcomm

O Vitória venceu essa noite o Cruzeiro por 1x0 com um golaço marcado pelo atacante Junior aos 08 minutos do segundo tempo. Com essa vitória, a equipe ficou em 11ª colocação na classificação com 20 pontos e está a quatro pontos do G4.
Os outros resultados dessa rodada de domingo foram: Vasco 2x2 Fluminense, Atlético -Pr 1 x0 Flamengo, Guarani 0x0 Palmeiras, Santos 2 x 0Atlético-MG, Corinthians 3 x 0 São Paulo, Internacional 1x1 Atlético-Go.