• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 27 de novembro de 2010

Educação: “Há racismo explícito nas obras de Lobato”,diz educadora

Foto: Blog Na raça/google

Em entrevista concedida ao portal Terra Magazine no último dia 24, a professora Ana Celia da Silva, da UNEB-Universidade Estadual da Bahia, afirmou que apóia o polêmico parecer do CNE-Conselho Nacional de Educação que sugeriu restrições ao livro: "Caçadas de Pedrinho" do escritor Monteiro Lobato nas esolas públicas do país.
"há traços explicitos de racismo não só em caçadas de pedrinho, como em outras obras", diz a doutora em educação.
A profesora Ana Celia é autora do ivro a discriminação do negro no livro didático e o segundo desconstruindo a discriminação racial do negro no livro didático – este último, lançado ontem (dia 26), durante o I Fórum Internacional de Educação Diversidade e Identidade em Salvador. Confira a entrevista.

Terra Magazine – O que você achou do parecer do CNE? A senhora identifica racismo em Caçadas de Pedrinho?

Se você analisar as obras de Monteiro Lobato ─ e eu li todos os livros dele quando era criança e adorei –, vai identificar traços racistas explícitos. Eu tenho um livro chamado A discriminação do negro no livro didático, mostrando que os ilustradores, a partir da representação escrita que o autor faz, representam os personagens. No meu livro, tem uma página que mostra uma ilustração da Anastácia associada ao porco Rabicó. De perfil, o rosto é igual. A partir da representação que ele faz da Anastácia, enquanto ingênua, ignorante, supersticiosa, tudo de desumano que existe, os ilustradores a desenham parecida com macaco e com porco. Eu apresento isso no meu livro, que foi publicado em 1995. Não se pode dizer que ele (Monteiro Lobato) seja racista, mas o contexto da época… Até hoje, somos em grande parte desumanizados. Você vê como a polícia trata uma pessoa de pele clara e de pele negra? O negro é “mau, incapaz, ruim, vamos matar”.
A questão do contexto em que Lobato escreveu a obra é um dos argumentos utilizados para justificar a forma como ele se refere aos personagens…
É, ele escreveu baseado no senso-comum da época, que vigora até hoje.

Terra - Então, a senhora acha que esse tipo de pensamento ainda é vigente?

É vigente e muito mais forte hoje. Sou professora titular da universidade e várias vezes vivenciei racismo explícito dentro da instituição. Tudo pautado na representação, no estereótipo de incapaz, de mau, de feio, de sujo. Por que esse estereótipo continua vigorando? Por causa da mídia, dos livros didáticos que perpetuam esse estereótipo.

Terra -Para a senhora, então, a obra de Lobato, de certa forma, ajuda a perpetuar esses estereótipos negativos em relação aos negros?

A obra dele é muito interessante, mas tem contexto racista explícito. Esse livro que a doutora Nilma Lino (conselheira que redigiu o parecer sobre Caçadas de Pedrinho) analisou, ave Maria, você viu como descreve Anastácia? Só não vê quem não quer.

Terra - Lobato é irrefutavelmente um grande nome da literatura infantil brasileira. Qual seria, na avaliação da senhora, a solução?
Na sexta-feira (26), participo de um colóquio internacional aqui, na Bahia, onde lanço o meu segundo livro que se chama Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. O que se deve fazer não é retirar a obra, que é preciosa, mas desconstruir o racismo contido nela.

Terra - Como seria efetivamente essa desconstrução?

Por exemplo: “Tive um dia negro”. Substitui por tive um dia ruim. Não é fácil? Ruim não é sinônimo de negro, mas as pessoas acham. Outra: “Neguinho pegou”. É o estereótipo negativo de ladrão. O que se deve fazer, como doutora Nilma disse, é analisar o conteúdo, revisar a obra e retirar o estereótipo racista, porque a obra tem que ser mantida. É muito preciosa.

Terra -A senhora quer dizer que se deve suprimir os termos que seriam racistas?

Ou suprime ou reconstrói.

Terra - A senhora fala em reformular o texto?

Tem que retirar o estereótipo. A Anastácia não era ingênua, não era burra.

Terra -Então, a senhora sugere a modificação do texto?

Desde 1995, nós estivemos no Ministério da Educação e solicitamos que, quando se fizesse revisão de livros, fizesse revisões pautadas em estereótipos diferentes. Não só em relação ao negro, como à origem, à mulher. Mas eles não atenderam. Continuam dizendo que o livro é ótimo. Você abre e tem lá mulher como doméstica, seja preta ou branca… A verdade é que não querem retirar os estereótipos. Querem que eles se mantenham. Livros com conteúdos racistas concorrem para quê? O resultado do preconceito contido nos livros é causar, cada vez mais, a baixa autoestima da população negra. Por que as pessoas querem ser brancas? Se você pegar a literatura e colocar todos os brancos como sujos, feios e incapazes, uma criança branca vai querer ser branca? Não vai. Ele quer ser o que é bom. O parecer do CNE é legítimo, acadêmico e pautado em critérios de verdade. O trabalho da doutora Nilma é um trabalho científico de alto renome. Não é por acaso que ela está no Conselho Nacional de Educação. Ela diz apenas o que eu já disse desde… Fúlvia Rosemberg, da Carlos Chagas. Foi ela que começou o trabalho de denúncia da discriminação dos negros nos livros didáticos. Foi com ela que aprendi, uma mulher branca e judia. Quem me mostrou como o livro é racista foi a mulher negra.



Fonte:Terramagazine-24/11/10

Brasileirão série B: Tricolor baiano perde e fica em terceiro na classificação geral

Quase 5 mil torcedores foram ao Morumbi nesta tarde-Foto:Rivaldo Gomes/Folhapress

O Bahia perdeu nesta tarde para a equipe do Bragantino por 2x0 pelo Brasileirão da série B. Com a derrota e a vitória do Figueirense por 4x2 sobre o Paraná, o tricolor baiano ficou em terceiro.

Os outros clubes que subiram foi o Curitiba, que ficou em 1º lugar,Figueirense,o próprio Bahia e o América-MG, que empatou com a Ponte Preta e garantiu o acesso a primeira divisão. Mesmo com o show do cantor Ricardo Chaves, o público esperado pelo Bahia ficou longe da expectativa, tendo em vista que os seus dirigentes apostaram na presença de baianos na capital paulista,mas sem a possiblidade de a equipe baiana ser campeã da série B, o jogo ficou sem motivação.

Mundo: Dirigente da Fórmula 1 é agredido em Londres


O dirigente da Fórmula-1 Bernie Ecclestone exibiu, durante uma entrevista ao jornal "Daily Express", as marcas da agressão sofrida durante um assalto em Londres, na noite de quarta-feira (24). De acordo com O Globo, o bilionário estava acompanhado da namorada brasileira quando foi atacado pelos assaltantes, que acabaram fugindo, levando R$ 551 mil em jóias. Ecclestone, que tem 80 anos, levou diversos socos e chutes enquanto os bandidos roubavam Fabiana. "Eles não me disseram nada, só me atacaram. Então não tive chance nem de sentir medo, nem de reagir", declarou.

Fonte:Bahianotícias
Foto: o Globo

Rio de Janeiro: Complexo do Alemão pode ser invadido a qualquer momento

Soldados do exército patrulham uma das entradas do complexo na zona norte/Foto:Felipe Dana/AP

Em entrevista na TV Bandeirantes no programa Brasil Urgente,às 19:10h, horário de Brasília, o Comandante Geral da PM do Rio, Cel. Mario Sergio Duarte que coordena as ações na cidade de combate aos traficantes afirma que o ultimato foi dado e segundo o mesmo com mais de 1 mil e setecentos homens,armamentos e equipamentos de última geração vai invadir o Complexo do Alemão nesta noite.
O coronel pede que os traficantes se rendam, pois se resolverem irem para o confronto, haverá derramento de sangue, já que calcula-se que 500 traficantes estejam no complexo.

Brasil: Vice- Presidente José Alencar passa pela 16ª cirurgia

O Vice-Presidente José Alencar luta contra o câncer -foto:Google

Foi finalizada por volta de 14h30 a cirurgia de desobstrução do intestino do vice-presidente da República, José Alencar. Boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês disse que a operação "atingiu seus objetivos".

Alencar foi internado na última terça-feira com um quadro de suboclusão intestinal. Em internação anterior o diagnóstico de obstrução do intestino já havia sido feito, mas a equipe médica do hospital optou por tentar reverter o problema com base apenas em medicamentos.

Sem sucesso, houve a intervenção cirúrgica, na qual foram retirados nódulos que estavam bloqueando o órgão e parte do intestino delgado. A operação durou cerca de 5 horas e foi conduzida pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes.

O boletim médico afirma que o vice-presidente se recuperará da cirurgia na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiológica do hospital, mas não divulga maiores informações sobre o estado de saúde dele.

Alencar luta há 15 anos contra um câncer na região do abdome e essa é a 16ª cirurgia a que ele é submetido. Informações da folhaonline.

EUA: FBI impede ataque terrorista em Portland


Agentes disfarçados da polícia federal dos EUA, o FBI, impediram que um adolescente nascido na Somália explodisse um carro-bomba na cerimônia de inauguração da iluminação de uma árvore de Natal em Portland, no Estado do Oregon. Os explosivos eram falsos e foram fornecidos pelo próprio FBI como parte da operação de investigação e o público que estava no local não corria perigo, segundo as autoridades norte-americanas.

Mohamed Osman Mohamud, de 19 anos, foi preso às 17h40 (horário local) de sexta-feira, assim que acionou os botões de um telefone celular que teoricamente detonaria os explosivos. Gritando "Deus é ótimo" em árabe, o jovem ainda tentou agredir os policiais ao ser preso. "A ameaça era muito real", comentou Arthur Balizan, agente especial encarregado do FBI no Oregon. "Nossa investigação mostrou que Mohamud estava absolutamente determinado a realizar um ataque de grande proporção".

O jovem, que é cidadão naturalizado norte-americano e morava em Corvallis (Oregon), foi acusado de tentativa de uso de arma de destruição em massa. As autoridades não informaram se Mohamud tinha ligações com outros cidadãos norte-americanos acusados recentemente de tentar realizar ataques no país. As investigações sobre o caso começaram em junho e documentos mostram que o suspeito trocava e-mails com um "parceiro não revelado" no noroeste do Paquistão, em uma região de fronteira onde é forte a presença da Al-Qaeda e de representantes do Taleban do Afeganistão.

Após um agente do FBI se passar por parceiro do paquistanês com quem Mohamud se comunicava, o jovem começou a enviar para esse agente componentes para a fabricação uma bomba. No começo do mês, Mohamud e agentes disfarçados do FBI viajaram para o interior do Oregon para fazer um teste com os explosivos. Na ocasião, os agentes perguntaram se o jovem seria capaz de olhar para os corpos das pessoas mortas no ataque e ele teria dito que "eu quero que todos os que estejam participando do evento saíam mortos ou feridos".

Omar Jamal, representante da Somália na ONU, condenou a tentativa de ataque e pediu que os somalis cooperem com a polícia e o FBI. "Digam o que sabem para que todos possamos estar seguros". As informações são da Associated Press.


Fonte:Agência Estado
Imagem: Reprodução

Educação: SEC- Ba divulga calendário para cursos profissionais de 2011

Sede do Cetep-Irecê/Foto:Reproduão

O Diário Oficial do Estado da Bahia, em sua página da Sec. da Educação divulgou o calendário de matrícula e o cronograma de cursos técnicos profissionalizantes para o ano de 2011. A portaria nº 8199/2010 diz que a data do sorteio eletrônico de matrícula que será realizada na sede do IAT- Instituto Anísio Teixeira em Salvador no dia 15.12. A portaria cita a relação dos cursos por cidades,o turno de funcionamento dos cursos, e quantitativo de vagas. Os alunos poderão acessar o site da secretaria no endereço www.sec.ba.gov.br ou no endereço eletrônico do D.O .que é http://www.egba.ba.gov.br/.

Rio de Janeiro: PM dá ultimato aos traficantes do complexo do Alemão

Traficantes foram feridos e presos/Foto:Anderson Ramos

A Polícia Militar do Rio de Janeiro deu um ultimato aos traficantes refugiados no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, para que se rendam. O relações públicas da corporação, coronel Henrique Lima Castro, afirmou que a PM não deseja o confronto, mas está ordenando que os bandidos se entreguem. Segundo ele, a polícia não voltará atrás e tem equipamento suficiente para tomar o território.

A PM informou que os criminosos têm que sair com as armas sobre a cabeça. A invasão ao Complexo pode acontecer a qualquer momento. O ponto de rendição será na rua Joaquim de Queiroz. Segundo o comandante da corporação, Mário Sérgio Duarte, os moradores vão ter um Natal de paz.

"A população, que há anos vem sendo escravizada pelo trafico de drogas, vai poder ter um Natal de paz. Dali (Vila Cruzeiro) não saímos mais", disse Duarte. De acordo com ele, a fuga de bandidos para o Complexo do Alemão acabou atraindo a polícia. Ele confirmou uma futura invasão, mas não deu prazos. "Sim, nós vamos ocupar o Alemão". O comandante disse ainda que está dando um prazo para os criminosos se entregarem saindo da favela com as mãos para cima e desarmados. Informações do portal IG.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Futuro Governo: Palocci está de volta

Foto: Google


O ex- ministro da Fazenda do governo Lula, e atual deputado federal Antonio Palocci Filho está de volta ao poder. Pelo menos é o que a imprensa divulgou ontem (25). A presidenta eleita Dilma convidou Palocci para assumir a Casa Civil, que segundo pessoas próximas ao ex-ministro não lhe agrada muito, mas que teria aceitado o convite após o aval e empurrão do presidente Lula e a insistência da presidenta eleita. A presidenta deve anunciar a equipe que começará a governar o país em janeiro até o próximo dia 15/12.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mundo: Cem chibatadas e cadeia por sexo antes do casamento

Foto: The Daily Telegraph / AUS


Sexo, só depois do casamento. Assim determina a sharia (lei islâmica), que pune aqueles que ousam fazer “ousadia” antes de unir-se perante Alah. A punição, no caso de um casal de namorados nos Emirados Árabes, veio através da chibata. De acordo com a versão australiana do jornal The Daily Telegraph, desta quinta-feira (25), o namorado, identificado apenas como S.M., e natural de Bangladesh, foi condenado por uma Corte árabe a levar cem chibatadas. A mulher, uma filipina que trabalha como empregada doméstica e citada como N.M., ainda não foi castigada, mas também deve cair na chibata, literalmente. S.M. e N.M. confessaram em tribunal terem tido relações sexuais várias vezes na casa do patrão da filipina, no emirado de Sharjah. O casal foi denunciado depois que o dono da casa viu o bengalês sair do local. Os namorados serão deportados. Entretanto, o chibateado deverá cumprir um ano de cadeia por ter entrado em uma residência sem autorização do proprietário.


Fonte:Bahianotícias

Rio de Janeiro: Blindados começam a ser utilizados para conter ataques dos bandidos

Reinaldo Marques/Portal Terra


A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou no início da tarde desta quinta-feira que utiliza na invasão à Vila Cruzeiro, na zona norte da capital fluminense, seis veículos M113 pela primeira vez. Como tanques de guerra, os carros de combate são blindados e carregam cada um deles doze soldados do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois fuzileiros, que prestam assessoramento na condução de tais veículos.

De acordo com o coronel Álvaro Garcia, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, a operação pretende restituir a cidadania dos moradores do complexo. A troca de tiros no local é intensa.

"A troca de tiros é intensa. Eles (bandidos) tentaram impedir a ação da polícia. Não temos data para encerrar a operação.", disse Garcia. Os seis veículos blindados da Marinha estão sendo levando cerca de 160 homens até o centro da vila Cruzeiro. A intenção da PM é chegar até um local seguro, dentro da área dominada pelos traficantes, para iniciar a ocupação.

Segundo ele, a operação conta com 130 homens do Bope, 40 policiais militares do 16º Batalhão da PM de Olaria.

"O objetivo da operação é prender as pessoas que estão promovendo os ataques pela cidade", disse. Segundo ele, essa invasão ao Complexo de Vila Cruzeiro é por tempo indeterminado.

Questionado sobre o interesse da polícia na instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local, ele disse que esse não é objetivo no momento.

A polícia também informou que está preparando para a noite desta quinta-feira 50 rotas pela cidade, mas sem divulgar os locais, com a intenção de prender envolvidos nos ataques do Rio.

No início desta tarde, um homem atingido por uma bala nas nádegas no tiroteio na Vila Cruzeiro foi detido pela polícia e levado para o Hospital Getúlio Vargas. Segundo a PM, o suspeito teria descido o morro para se tratar e foi medicado.

De acordo com a PM, os blindados são equipados com metralhadoras calibre 50, com poder para abater até helicópteros. No entanto, não há intenção de se usar o armamento nesta operação.
Fonte Texto: Luiz Bulcão/Wagner Magalhães

Brasília: Ministério da Cultura contrata cenógrafa por R$500 mil

O ministro Juca quer continuar no Minc


Para realizar a "concepção, criação, desenvolvimento e direção" do prêmio Ordem do Mérito Cultural de 2010, que acontecerá no início de dezembro, no Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura contratou, sem licitação, por quase meio milhão de reais, a cenógrafa e produtora teatral Bia Lessa. O valor pago à produtora, segundo o que apurou o jornal Estado de S. Paulo, equivale a um terço do que será gasto com o prêmio. Em e-mail, o MinC justificou a contratação devido à necessidade de "dar a importância devida à lista de agraciados da Ordem do Mérito Cultural, que representa um reconhecimento por parte da sociedade brasileira às personalidades que deram importante contribuição à cultura brasileira". Também alega que a dispensa de licitação acontece porque a lei permite a contratação de artistas desde que "consagrados pela crítica especializada ou pela opinião pública". Informações do site Bahianotícias.
Foto:Google

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Sobe para 21 número de mortos em operações nas favelas

Policiais do Bope em ação/Foto:ap

A Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou que subiu para 21 o número de mortos nas operações em favelas do Estado desde segunda-feira, em resposta à onda de ataques violentos iniciada no domingo. Segundo o último boletim da PM, divulgado às 17h20, três suspeitos morreram na segunda-feira, cinco na terça e 13 nesta quarta-feira.

Segundo a PM, 153 pessoas foram detidas ou presas desde segunda-feira - 25 somente hoje. Dois policiais foram feridos em confronto na Vila Cruzeiro.

Ainda de acordo com a PM, 29 veículos, entre automóveis, vans e ônibus, foram incendiados no Estado desde o domingo. Foram apreendidos 13 pistolas e revólveres, seis fuzis, uma espingarda, uma submetralhadora, uma granada e duas bombas caseiras. Ao todo, 17,5 mil PMs estão de prontidão na região metropolitana. A PM divulgou ainda que policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreenderam cerca de 1 t de maconha e quatro fuzis na favela de Chatuba, na Vila Cruzeiro.

O porta-voz da PM, coronel Lima Castro, admitiu o risco de os confrontos fazerem vítimas inocentes. "Infelizmente, pode acabar acontecendo de pessoas inocentes serem atingidas? Pode. Mas nós entendemos que estamos dando a resposta certa", afirmou. Segundo ele, 1625 viaturas e 190 motos estão sendo utilizadas nas operações.


Fonte:Luiz Bulcão/Portal Terra
Foto:AP


São Paulo: Adolescente morre após ser espancada em casa em Cafelândia


Uma adolescente de 15 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (24) após ser espancada pelos pais em Cafelândia, interior de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, Larissa Rafaela de Lima foi agredida porque namorava sem o conhecimento dos familiares. Na noite desta terça-feira (23), os pais da garota a viram com um rapaz em uma praça da cidade. Ao chegar em casa, a jovem levou golpes de cinta e chutes, principalmente do pai. Um dos pontapés atingiu a cabeça, o que, aparentemente, provocou uma grave lesão. Após as agressões, a família foi dormir. Durante a madrugada, Larissa passou mal e foi levada pelos tutores a hospitais de cidades vizinhas. A garota faleceu em uma unidade de saúde de Bauru. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal da mesma cidade. Um laudo irá precisar a exata causa de sua morte. O pai foi preso e a mãe internada em um hospital em estado de choque. Informações do G1.

Fonte:Bahianotícias
Imagem:Reprodução

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Futuro Governo: Esquenta a briga por cargos

Foto: Reprodução

Como era esperado, a briga é feia nos bastidores para composição de ministérios e estatais do futuro governo Dilma Rousseff(PT). O arco de partidos que apoiaram a candidatura da Presidenta, tendo como carro chefe o PMDB, e o seu partido quer quer ganhar mais espaço na composição do futuro governo.

De certo é a saída de Henrique Meirelles da presidência do BC, onde o Presidente Lula gostaria que o mesmo ficasse, mas quem quer que assuma o BC, saberá que a Presidenta é que vai dar as cartas.

No âmbito de nosso Estado, nos bastidores politicos, fervilha com notícias de quem indica quem,quem veta quem para o governo Dilma. Sendo verdade que o governador Wagner vetou a ida do ex-ministro Geddel para a Infraero, a presidenta terá que arrumar outra pasta para um dos líderes mais influentes do PMDB, que não sendo contemplado a contento, poderá criar dificuldades politicas para o palácio do Planalto, tendo em vista que o partido não é confiável, e a presidente e o próprio PT sabem disso.

Educação: MEC marca a data do novo ENEM


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em nota oficial nesta terça-feira (23) que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no próximo dia 15 de dezembro. Serão reaplicadas apenas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para os 2.817 estudantes que foram prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro. O Inep informa que os alunos serão comunicados através de e-mail, mensagem SMS e telefone, e receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar. Informações do site Bahianotícas.


Imagem:Reprodução

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EUA: Pesquisa aponta que 49% dos Americanos não querem a reeleição de Obama


Uma pesquisa da Universidade Quinnipiac revelou que 49% dos eleitores americanos considera que o presidente Barack Obama não merece um segundo mandato.

"Apenas 39% dos homens, 34% dos brancos, 35% dos independentes e 38% dos maiores de 35 anos considera que Obama merece" ser reeleito, destacou Peter Brown, do instituto de pesquisas da universidade, ao divulgar nesta segunda-feira os resultados da pesquisa.

No entanto, segundo os resultados, a ex-governadora do Alasca Sarah Palin perderia para Barack Obama se as eleições presidenciais fossem hoje.

De acordo com a pesquisa, Obama teria oito pontos de vantagem sobre a ex-governadora (48% contra 40%), uma margem que ela tem dois anos para reverter se lançar-se candidata para as eleições de 2012.

"Praticamente todos os eleitores têm uma opinião formada sobre (Sarah) Palin, ao contrário do que ocorre com outros possíveis adversários, mas essa opinião não encoraja sua candidatura" às eleições, destacou Brown.

Entre os democratas consultados, 64% prefere que seu partido não apresente outro candidato que desafie Obama nas eleições presidenciais.
Fonte:EFE/Nova York/folhaonline
Foto:reprodução

Futuro Governo: Governador da Bahia não quer Geddel na Infraero,diz portal

Foto:Reprodução

Derrotado na disputa pelo governo da Bahia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) tem manifestado o interesse de comandar a Infraero durante o governo Dilma.

A estatal possui um orçamento superior ao de vários ministérios e também bastante visibilidade, pois os aeroportos estão entre os grandes gargalos de infraestrutura do País.

A ofensiva de Geddel, no entanto, não deverá surtir efeito. O governador reeleito Jaques Wagner (PT-BA) já fez chegar aos ouvidos da presidente que não quer Geddel na Infraero.

Assim, Dilma está diante da primeira crise de seu governo, que é como abrigar os aliados de sua candidatura que foram derrotados nas urnas. Informações do jornalista Guilherme Barros do portal IG.

Brasil: Paul McCartney convida Marina Silva para almoço

Foto: O povo.com.br
Foto:Reprodução

O astro Paul McCartney, que se apresentou em São Paulo neste domingo (21), tem encontro marcado com a senadora e candidata do PV à Presidência, Marina Silva (PV), nesta terça-feira (23). Os dois vão se reunir para um almoço, a convite do ex-beatle. Não foi informado o local em que eles vão se encontrar. Marina está em Brasília, onde ainda se recupera de uma infecção intestinal. Defensor da conscientização ambiental, McCartney negocia o encontro com a líder do Partido Verde há algum tempo, segundo informou a assessoria de Marina. O ídolo do rock está no Brasil para a turnê “Up And Coming”, que passou por Porto Alegre na última semana, e São Paulo neste domingo (21) e segunda-feira (22). Informações do iG.

domingo, 21 de novembro de 2010

Brasileirão série A: Neymar faz 3 e Goiás está rebaixado para série B

Foto:Carlos Costa/futura press

Serra Dourada - Goiás

Goiás 1 x 4 Santos

Ressacada - Santa Catarina

Avaí 3 x 0 Atlético-Go

Sete Lagoas - MG

Cruzeiro 3 x 1 Vasco

EUA: Ator Wesley Snipes começa cumprir pena,afirma jornal

Foto: Scott Audette/Reuters

O ator Wesley Snipes, condenado a três anos de prisão por sonegação fiscal, entregou-se à polícia neste sábado para começar a cumprir sua pena, afirma o jornal britânico "The Sun".

Snipes, 48, deve ao governo americano cerca de US$ 13 milhões em impostos não pagos referentes aos anos de 1999, 2000 e 2001.

Ele foi condenado em 2008 e teve, nesta sexta-feira, um novo recurso rejeitado pela Justiça. O jornal não informa onde o ator está detido.
Fonte:Folhaonline

Brasileirão série A: Fluminense é o novo líder faltando 02 rodadas

O Fluminense goleou e voltou a liderança/ Foto: Photocâmera

Confira os resultados dos jogos das 17h, horário de Brasília.

Barradão - Salvador

Vitória 1 x 1 Corinthians

Barueri - São Paulo

São Paulo 1 x 4 Fuminense

Beira -Rio - Porto Alegre

Inter 2 x 1 Botafogo
Araraquara - São Paulo
Palmeiras 0 x 2 Atlético-MG

Brasil: Ator Kevin Costner também agradou como músico em Bauru


Costner mostrou muita simpatia

Em 1h20 de show, Kevin Costner mostrou que não é somente um bom ator, mas é muito competente também em cima do palco, com um violão nas mãos, tocando country. Durante a apresentação de sua banda Kevin Costner & Modern West, no SP Onlive Festival, em Bauru, no interior de São Paulo, na madrugada deste domingo (21), ele pôs o público para dançar.

Com muita simpatia e uma presença de palco segura, ele conquistou a plateia logo na primeira música. A abertura do show foi um espetáculo à parte. Durante cerca de seis minutos, um telão colocado no fundo do palco exibiu imagens dos filmes protagonizados pelo ator.

No fim da exibição, muitos aplausos, que aumentaram conforme a banda foi surgindo no palco, culminando com a entrada de Kevin Costner. Ele apareceu acenando para o público, mandando beijos e agradecendo com um “obrigado” bem ensaiado.

Desde o início, o astro de Hollywood, vencedor de um Oscar de melhor ator, por “Dança com lobos”, mostrou que tem talento para a música. A maneira como se comporta no palco, como toca seu instrumento e a voz firme com que executa cada canção, surpreenderam. (A versão inicial desta reportagem informava, incorretamente, que Costner ganhou 7 Oscars).

Para grande parte do público presente, ouvir Kevin Costner cantando era uma experiência inédita. Quase ninguém sabia ao certo o que estava por vir. “Eu esperava que o show fosse mais parecido com uma brincadeira. Para mim, era um ator consagrado que gostava de cantar nas horas vagas. Fiquei surpreso com o que vi. Foi show de bola. A voz dele combina muito bem com o estilo de música da banda”, opinou o empresário Maurício Pugliesi, 36 anos, após o encerramento do show.

O representante comercial Marcos Antônio de Oliveira, 37 anos, também disse que ficou desconfiado quando ficou sabendo que o ator famoso tinha uma banda e que iriam se apresentar em Bauru. “Fiquei impressionado. Ele também manda muito bem como cantor”, afirma.

Até mesmo o professor Rafael Pereira da Silva, 30 anos, que considera Kevin Costner um “péssimo ator”, gostou do que viu e ouviu. “Ele tem uma presença de palco muito boa e a banda que o acompanha também é muito competente. Acho que ele é uma grande promessa como cantor. Deveria investir mais nisso e esquecer a carreira de ator”, provoca.

De fato, Kevin soube conquistar a plateia e fazê-la dançar, agitar os braços e cantar algumas músicas juntos, como “Mr. Tambourine man”, de Bob Dylan. Grande parte do público presente no show era formada por jovens, mas havia também expectadores de cabelos grisalhos, igualmente animados e surpresos. “Adorei. Eu nunca tinha ouvido ele cantar. Foi uma surpresa agradável”, comentou o empresário Antônio Carlos Furquim, 61 anos.

A advogada Soraia Badin, 27 anos, viajou 220 quilômetros para ver Kevin Costner em Bauru. Ela saiu de Itapetininga com a irmã Jaqueline levando uma faixa convidando o astro para ser seu “guarda-costas”.


A bancária Raquel Barros, de São Paulo, antecipou sua viagem para Bauru, onde participará de um aniversário hoje, em um dia também para conhecer de perto o ator e conferir se ele tem, realmente, o talento de um músico. Ela saiu satisfeita com o que viu. “Amei a abertura do show e a maneira como ele canta. A voz dele encaixou muito bem no estilo das músicas que a banda toca”, analisa.

No fim, para brindar sua passagem pelo País, Kevin Costner abriu um champagne pouco antes da banda deixar o palco. Após tomar uma taça, ele agradeceu o público e foi efusivamente ovacionado. Reportagem transcrita do portal G1 por Adilson Camargo.


Fotos:Rafael Kondlatsch/Lettera Comunicação

Futuro Governo: Dilma se irrita com declarações do presidente do BC


A presidente eleita, Dilma Rousseff, se irritou com Henrique Meirelles por ele ter divulgado que impõe condições para ficar no Banco Central, mas não descarta negociar sua permanência por um período tampão.

De acordo com auxiliares de Dilma, Meirelles perdeu "muitos pontos" e deve "baixar o tom" para que os dois possam negociar sua posição no futuro governo.

A presidente eleita disse a petistas que não convidou Meirelles a ficar, mas autorizou uma sondagem. A conversa definitiva deverá acontecer na próxima semana.


Segundo a Folha apurou, a intenção de Dilma era negociar com Meirelles sua permanência por um período de "três, seis ou oito meses", até que ela reorganize sua equipe econômica.

Ontem Dilma ficou contrariada ao ser informada de que Meirelles teria dito à imprensa que fora convidado por ela para ficar no BC, mas condicionou isso à manutenção da autonomia que desfrutou na gestão Lula.

A futura presidente, segundo assessores, disse que desde sua eleição não havia conversado nem pessoalmente nem por telefone com Meirelles. Logo, afirmou, não foi feito convite.

INCÔMODO

A avaliação da equipe de Dilma é que Meirelles teria criado uma situação incômoda para ela ao dizer que só ficaria com autonomia. Ou seja, não ficando, ele é quem teria decidido sair por não receber as garantias de liberdade de trabalho.

Segundo um auxiliar, Meirelles "deu vários passos para trás" na definição do seu futuro dentro do governo Dilma. Além do BC, ele poderia ser aproveitado em outro ministério ou ser indicado para a embaixada brasileira em Washington.

Acionado por Dilma, o coordenador da transição, Antonio Palocci, entrou em contato com Meirelles, que estava em Frankfurt, para pedir esclarecimentos sobre as informações na imprensa.

O presidente do BC disse que não havia dado nenhuma entrevista com aquele conteúdo e que falaria com jornalistas sobre o assunto.

Em seguida, disse à imprensa que havia sido convidado pela eleita para discutir a "extensão de seu mandato", fazendo questão de destacar que ela sempre defendeu a autonomia do BC.
"Recebi uma mensagem através da equipe da presidente Dilma me convidando para termos uma conversa na semana que vem."

Disse que "tem havido muitas perguntas sobre a autonomia do BC" e que ele tem respondido "sistematicamente que a presidente eleita se mostrou, inclusive na campanha, ser a favor da autonomia".

O principal defensor da permanência de Meirelles sempre foi o presidente Lula, que fez essa sugestão a Dilma mais de uma vez. Mas confidenciou a auxiliares que já fez o que podia e que não se intrometeria mais e que agora "a bola está com ela".

Lula também recomendou à petista a manutenção de Guido Mantega. Nesse caso, ela concordou.

Ela passou a cogitar a hipótese de manter o atual presidente do BC depois de avaliar o cenário econômico internacional, que tende a piorar em 2011.


Fonte:Valdo Cruz e Keneddy Alencar/folhaonline de Brasília

Salvador: Adolescentes assassinadas teriam marcado encontro pela internet

Foto: Reprodução/TV Bahia

Os corpos das duas adolescentes que foram assassinadas e tiveram as cabeças decepadas foram enterrados neste sábado (20), no Cemitério do Campo Santo, na Federação, em Salvador. De acordo com a polícia, Janaína Brito Conceição, de 16 anos, e Gabriela Alves Nunes, de 13, saíram de casa na terça-feira (16) após deixarem um bilhete dizendo para os pais que não se preocupassem, porque elas ficariam bem. As adolescentes – uma delas, filha de um policial – teriam marcado encontros pela internet. Os corpos foram encontrados na madrugada de sábado na rua Diva Pimentel, próximo à avenida San Martins. O crime está sendo investigado pela 4ª Delegacia, em São Caetano. Informações do Correio.