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sábado, 5 de dezembro de 2020

Em discurso: Bolsonaro diz que Brasil tem liberdade ameaçada, mas não explica motivo

 O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado(5) que o país tem a liberdade ameaçada, mas não explicou por quem nem por quê. Ele discursou em Rezende (RJ), em formatura de cadetes da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).

O presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto© Sérgio Lima/Poder360 O presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto

Bolsonaro deu a seguinte declaração, dirigindo-se aos formandos:

“O papel do militar… além daquele garantido e definido na nossa Constituição, temos uma preocupação muito maior. Que é a nossa soberania e garantir a nossa liberdade, tão ameaçada nos últimos tempos”.

Assista ao vídeo (3min53s):

Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de PrivacidadeTermos)

“O Brasil é 1 só. Nós respeitamos a Constituição e temos a liberdade como nosso bem maior. Isso é mais que um compromisso. É um dever de qualquer soldado para com a sua pátria”, declarou o presidente da República.

Além de Bolsonaro, estavam presentes o vice-presidente, general Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva. Os 3 são egressos da Aman. Também participaram autoridades militares.

Bolsonaro tem o hábito de prestigiar formaturas e outros eventos das Forças Armadas. Seu discurso foi predominantemente voltado aos formandos, sem grandes temas nacionais. Disse, por exemplo: “A emoção que vocês sentem hoje é exatamente igual à minha de há 43 anos”.

Dirigindo-se ao “povo”, também disse: “Podemos até não fazer o que vocês querem, mas jamais faremos o que vocês não querem”. O presidente deve embarcar de volta para Brasília ainda neste sábado, às 13h45.

A turma de 447 cadetes formados escolheu como nome “150 Anos da Campanha da Tríplice Aliança”. A referência é à Guerra do Paraguai, encerrada em 1870. No conflito, Brasil, Argentina e Uruguai esmagaram o país vizinho. Tratou-se da maior guerra que já explodiu na América Latina.

Entre os formandos, 9 são países considerados amigos: 3 de Camarões, 2 de Moçambique, 1 da Guatemala, 1 de Guiné-Bissau, 1 de Senegal e 1 de Uruguai.

fonte:Poder 360 - 05/12/2020

Bahia: Criança morre após picadas de escorpião em Tremedal

 

Tremedal: Menina de 5 anos morre após picadas de escorpião; especialista faz alerta
Foto: Arquivo pessoal

Na zona rural de Tremedal, no sudoeste baiano, uma criança de apenas cinco anos morreu depois que foi picada duas vezes por um escorpião. Bianca Oliveira Silva recebeu os primeiros socorros, familiares a levaram ao Hospital Municipal Adelmário Pinheiro, e ela chegou a ser transferida para o Hospital de Base em Vitória da Conquista, mas a menina acabou morrendo. 

 

Familiares informaram à reportagem que o ataque do animal aconteceu na noite de terça-feira (1º). A mãe de Bianca, Fernanda Oliveira Silva,  também foi picada pelo animal. No momento ela preparava a criança para dormir.

 

Os familiares narram que a menina estava na cama dela, que fica no mesmo quarto dos pais, quando reclamou que a barriga estava doendo. A mãe então levantou para levá-la ao banheiro, quando sentiu uma picada e percebeu um escorpião.

 

Em seguida Fernando notou que a filha Bianca estava com duas picadas, uma na barriga e outra na mão. 

 

A morte foi confirmada quarta-feira (2).  A Bióloga ouvida pelo G1 comentou o caso e destacou que a gravidade de acidentes com escorpiões em crianças com idade menor que 7 anos. Nos adultos os sintomas são geralmente de dor local, mas nas crianças pode ser fatal, como no caso de Tremedal.  


A mãe de Bianca, por exemplo, não apresentou sintomas.  As informações são do portal G1. 

PF reforça ligação de 'gabinete do ódio' do Planalto com atos antidemocráticos

                                    Um dos auxiliares trabalha no 3º andar do palácio do planalto -foto:reprodução

Informações de investigação da Polícia Federal reforçam a relação  de assessores especiais do chamado “gabinete do ódio” com youtubers bolsonaristas suspeitos de estimular os ataques antidemocráticos contra autoridades do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Congresso. 

 

A PF ouviu responsáveis por canais na rede que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, de acordo com as informações, o cerco se fecha em torno de auxiliares diretos do chefe do Executivo.

A PF investiga se os canais bolsonaristas monetizaram através de dinheiro de terceiros “que possam ser os reais proprietários”, diz um trecho do inquérito, que tem cerca de 1.250 páginas, que o jornal Folha de São Paulo teve acesso.

 

Até agora, não há elementos concretos que reforçem a suspeita. Entre os investigados, dois já negaram o caso. De acordo com o jornal Estadão os ganhos relatados pelos próprios investigados superam os R$ 100 mil mensais.

 

O "gabinete do ódio" é o responsável por parte da estratégia digital bolsonarista. A existência do grupo foi revelada pela Folha em setembro de 2019. Informações de atardeonline em 05/12/2020

Vestibular: Bahiana de Medicina cancela processo seletivo após problemas

 

Após problemas no vestibular online, Bahiana de Medicina anula processo seletivo
Foto: Reprodução/Google Maps

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) em Salvador  anunciou o cancelamento do vestibular online para o curso de Medicina desta sexta-feira (4). A decisão ocorreu depois que candidatos relataram problemas no sistema virtual adotado pela instituição. De acordo com os relatos, cerca de 130 pessoas foram prejudicadas.

 

A instituição publicou um comunicado neste sábado (5). No texto, a Bahiana reconhece a instabilidade do sistema e ressalta que "sempre zelou pela qualidade e segurança de suas ações". "A Escola Bahiana acredita que esta é a melhor forma de garantir a lisura e isonomia de todo o processo", diz trecho do texto.

 

Em outro ponto do comunicado, a EBMSP explica que os candidatos inscritos no processo seletivo cancelado terão inscrições automáticas em um outro vestibular substitutivo. A data da nova prova não foi divulgada, mas a instituição sinalizou que vai ocorrer somente em 2021.

 

Aqueles vestibulandos que não desejarem realizar a prova substitutiva terão o valor pago na inscrição devolvido.  Informações do BN c/adaptações e correções.

Educação: Como será o professor do futuro no pós-pandemia?



 “Levar minha aula para o mundo virtual foi um dos meus maiores desafios enquanto educadora. Isso me incentivou a buscar uma pós-graduação na área em Psicologia Educacional para que eu pudesse auxiliar meus alunos que estavam com dificuldade de reter o conhecimento durante as aulas online”. Professora de Ciências, Tainana Rabelo, de 35 anos, sabe que esse caminho não tem volta.

Pode dar adeus ao professor condicionado apenas ao uso do quadro, a página do livro e as avaliações de múltipla escolha. Se o mundo não será mais o mesmo no pós-pandemia, tão pouco a escola vai ser. E o professor também não, depois de tudo que passou nos últimos meses para conseguir se adaptar ao ensino remoto. Daqui para frente ele vai ter que ser bem mais engajado, mediador e criativo. Estas são só algumas das 10 principais habilidades que precisam ser aprimoradas na adaptação à esses novos tempos, como apontam especialistas em Educação atentos as transformações que o sistema está atravessando (veja abaixo).

A tendência é que se tenha várias modalidades de ensino convivendo ao mesmo depois da pandemia, como pontua a gerente pedagógica da Nova Escola, Ana Ligia Scachetti. A organização produz há 30 anos conteúdos sobre educação básica no país. “Ele [professor] precisa  lidar com essa diversidade de situações, presenciais e remotas, com a heterogeneidade da turma e com um aluno cada vez mais protagonista”.

Não é só uma questão de domínio da tecnologia, como acrescenta um dos fundadores da Escola para Professores, Roda Escola, Nilton Júnior Martins:

“Antes a gente aceitou a forma de ensino da revolução industrial, uma educação regrada, passiva, quadrada e processual. Agora e depois da pandemia necessitamos de profissionais que foquem no lado humano: empatia, criatividade, conexão, prática, de diferentes formas”.

Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e líder do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (GEC), Maria Helena Bonilla, a pandemia veio evidenciar as fragilidades  na formação do professor e que são necessárias políticas públicas para que essa qualificação consistente, de fato, aconteça. “Não podemos culpabilizar o professor se ele não sabe lidar com as tecnologias, que sempre existiram. O que devemos resgatar é a sua função com uma formação crítica e ampla”.

A Bahia tem atualmente 108, 8 mil professores com alguma Licenciatura no currículo. Pouco menos da metade possui um curso de Especialização. Os números  fazem parte da Sinopse Estatística da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O coordenador de projetos da organização sem fins lucrativos Todos Pela Educação, Ivan Gontijo reconhece essas lacunas.

“Na faculdade de Pedagogia e nas licenciaturas se trabalhava muito  pouco o ensino remoto, porque nós não tínhamos isso na Educação Básica. Os professores terão que ser muito bem preparados com essa formação continuada”. 

Qualificação 

De acordo com um estudo feito pela Fundação Lemann e o DataFolha com professores da rede pública do país, sete entre cada dez profissionais docentes pretendem fazer mais formações remotas no pós-pandemia. No Nordeste, o índice de interesse chega a ser até maior que a média nacional onde alcança quase 80% (79%). A pesquisa ouviu os profissionais entre os dias 22 de setembro e 10 de outubro de 2020.

Professor de Educação Física, Melquizedeque Paixão, 33 anos, não esperou a pandemia passar para começar uma especialização em Docência e Novas Tecnologias. “As mudanças fizeram com que eu me especializasse mais e com isso, potencializasse meu método”, afirma.

Já a professora de Ciências Biológicas, Química e Física, Irailde Santos, 49 anos, buscou mais conhecimento sobre o ensino híbrido, que contempla a educação remota e presencial. “A pandemia só ratificou a ideia de que o profissional precisa estar sempre se aperfeiçoando. Essa escola que se mostra agora requer mais compromisso, inovação, dinamismo, e essencialmente trabalho coletivo para uma efetiva aprendizagem”.

Para ajudar o professor nessa jornada, o CORREIO pesquisou 10 cursos gratuitos disponíveis online e que estão relacionados as estas competências e habilidades imprescindíveis para o profissional. O levantamento contou com o apoio do professor da Universidade São Paulo (USP) e designer de ecossistemas inovadores na Educação, José Moran, que ratificou as sugestões e apontou outras opções de qualificação para o aprimoramento do educador (confira mais informações sobre os cursos no final da matéria). 

Entre as plataformas onde os cursos foram encontrados estão a da Nova Escola, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roda Escola, Escolas Conectadas, Moonshot Educação, Porvir e o próprio site do MEC. Moran ressalta que as reinvenções são contínuas.

“Porém, esse mesmo professor deve ser mais apoiado por todos, mais valorizado, melhor formado e remunerado para que continue evoluindo e inovando sempre”.

Mercado de trabalho
Professora de Português, Queila Leal, de 36 anos, reconhece que o professor estava condicionado as aulas expositivas e na zona de conforto. “Tenho aprendido bastante sobre o uso de aplicativos e  na preparação de vídeos. Vejo que se tornou um conhecimento imprescindível na atualidade para qualquer educador”, acredita.

Escolas como o Villa Global Education deve ampliar seu quadro, tendo em vista a inauguração da segunda unidade, no Litoral Norte. Apesar de não informar o número de vagas, a CEO, Viviane Brito, adianta que a preferência será por aqueles com capacidade para atuar em aulas presenciais, híbridas e remotas.

“O perfil conjuga um profissional alinhado aos desafios deste cenário histórico. Queremos um professor com bagagem acadêmica, capaz de promover humanidades e que tenha domínio dos recursos digitais”, ressalta.

O Colégio Marista Patamares está analisando ainda se deve contratar professores até a retomada das aulas presenciais, que depende da liberação do poder público e não tem data prevista para acontecer. “Assim como os que temos hoje, precisaremos de profissionais parceiros, em constante formação,  pois teremos desafios sociais e emocionais considerando o novo contexto”, pontua a vice-diretora da escola, Vagna Oliveira.

Futuro?

Luiza Nunes, 13 anos, é aluna do 8º ano de uma escola da rede pública de ensino, localizada no subúrbio de Salvador. Até que as aulas presenciais sejam retomadas ela vai continuar ajudando seus professores com as dificuldades que eles tiveram na hora de migrarem para o ambiente virtual. Ela criou um grupo de Whatsapp onde compartilhou  o passo a passo para o acesso em redes sociais e a gravação e edição de vídeos.

“O professor de artes não tinha nenhuma rede social sem ser o Telegram e ele não sabia que dava para fazer essas coisas só com um aplicativo. Sempre fiz videozinhos e usava muito os editores e que poderia ajudar e somar nesse momento que é difícil para todo mundo se adaptar”, conta.

A professora de Português, Maiara Cerqueira, 31 anos, não enxerga o futuro como algo tão distante assim. “Nós já estamos sendo transformados.  Recentemente, fiz um curso sobre competências profissionais, emocionais e tecnológicas para tempo de mudanças. Essa formação me ajudou bastante a entender o funcionamento dessa jornada durante e pós-pandemia, sobre que caminhos vamos seguir”.

Nem tudo depende só do professor. Mãe da pequena Ivana de 9 anos, Isiane da Silva, defende que as escolas não somente  imponham uma adequação, mas, sobretudo, tenham capacidade para oferecer esses recursos que se tornaram essenciais.

“Não adianta saber fazer e não ter recursos ou ter recursos e não ser capacitado para ele”, defende, atenta ao perfil do professor que ela quer ver na volta às aulas. “Não há mais espaço para pensar na educação como uma via de mão única, onde o professor é o detentor  do conhecimento e a sala de aula o único lugar onde se pode aprender”, completa Isiane. 


As 10 habilidades e competências para o professor no pós-pandemia

1. Articulador Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) e designer de ecossistemas inovadores na Educação, José Moran, o docente será o grande articulador de três dimensões, que ele destaca como as mais importantes do processo de ensinar e aprender: “nós temos aí a aprendizagem personalizada (que cada aluno aprenda dentro do seu ritmo), a aprendizagem ativa por projetos em grupos  e a aprendizagem através da tutoria/mentoria, orientando os estudantes para que encontrem sentido e propósito na escola e nas suas vidas”.

2. Capacidade de mutação Já para a gerente pedagógica da Nova Escola, Ana Ligia Scachetti, o educador deve estar apto para se reinventar constantemente, depois que a pandemia pegou todo mundo de surpresa e a sala de aula comum passou a ser totalmente digital com o ensino remoto. “Vemos hoje professores com décadas de prática, de repente, tendo que se reinventar a partir das novas tecnologias, aprendendo a usar Zoom, aplicativos de edição de áudio e vídeo, participando de fóruns virtuais. Apesar de toda a dor e do cansaço é um processo muito rico de aprendizado”.

3. Adaptação Não basta ter só a habilidade de mudar, mas de se adaptar também, é o que complementa um dos fundadores da Escola para Professores, Roda Escola, Nilton Júnior Martins. “É uma questão de sobrevivência mais do que de educação. Para seguir dando aulas sem deixar o estresse tomar conta da sua vida, ou até mesmo para ser contratado, ele vai precisar mostrar que se adaptou às aulas remotas”. 

4. Mais interdisciplinar Outra capacidade que vai ser mais exigida do professor, que deve atuar cada vez mais em grupo com colegas de outras áreas, como destaca José Moran. “O professor planejará suas aulas mais aberto para conversar com seus colegas docentes em projetos integradores e interdisciplinares”.

5. Mediador A professora do Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NUPE/ UFPR), Andréa Barbosa Gouveia, destaca que esse educador pós-pandemia vai ter que ter habilidade de mediar experiências diversas e desiguais. “Estudantes trarão outras aprendizagens de sobrevivência, certamente com menos conteúdo formal, mas com as aprendizagens que os cotidianos lhes oportunizou. Será um grande desafio receber, acolher e produzir interação e aprendizagens a partir deste contexto”.

(Imagem: Shutterstock)

6. Maior domínio das habilidades emocionais É ir além do currículo escolar tradicional: capacidade de acolhimento, saber criar ambientes de confiança são algumas das habilidades emocionais que o educador deverá dominar. “Após a pandemia ensiná-lo a ser resiliente, mais flexível e afetivo, o professor valorizará que os estudantes sejam mais participativos, o trabalho com projetos,  pesquisa e desafios”, adianta José Moran.

7. Inovador e aberto a tecnologia A necessidade de se qualificar não para por aqui. O educador vai precisar experimentar mais, explorar mais todas as potencialidades das tecnologias em rede. É mais uma habilidade defendida por José Moran. “Ou seja, apostar na formação continuada, em aprender com as inúmeras oportunidades que estão disponíveis nas plataformas digitais, em metodologias ativas, aprender a avaliar de uma forma diferente de testes e provas”.

8. Autonomia É outra característica que Andréa Barbosa Gouveia pontua como importante. “Esta interação terá que incorporar as aprendizagens de uma vida com mais equipamentos tecnológicos, mas a relação de mediação e socialização seguirá sendo fundamental para formar estudantes com autonomia de pensamento”.

9. Criatividade Passar o conteúdo está deixando de ser o papel principal do professor, que não só transmite o conteúdo exigido pelo currículo. Cursos de autoconhecimento, meditação, comunicação não-violenta, segundo Nilton Júnior Martins, são algumas opções que podem aumentar seu repertório. “O professor pós-pandemia talvez tenha visto que o seu papel pode ser finalmente o de professor, e não o de biblioteca. Porém, ele vai ter que evoluir nas suas habilidades relacionais, como empatia, habilidade de ouvir, de se comunicar dinamicamente e principalmente, vai precisar ser mais criativo para conquistar a atenção desses alunos”, completa.

10. Empreendedorismo Juntar o que a tecnologia traz de bom e pensar como um empreendedor. “Está claro agora que podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de múltiplas formas”, acrescenta José Moran. 

Leia também - Os sem-matrícula: menos de 20% dos pais e mães confirmaram a matrícula para o 2021


Cursos online e gratuitos

. A escola após a pandemia: como conduzir o retorno às aulas - https://bityli.com/hcX8b

. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação - https://bityli.com/ws6nO

. Aprendendo Aprendizagem Criativa - https://bityli.com/gHONH

. Elabore uma aula online com ferramentas do cotidiano https://bityli.com/9GBwh

. Uso de Recursos Educacionais Digitais - https://bityli.com/O6tEN

. Expert em Ensino Remoto - https://bityli.com/SiDCv

. Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena - https://bityli.com/MVheQ

. Como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais - https://bityli.com/7fSxZ

. Dicas e orientações práticas para quem quer inovar em educação - https://bityli.com/JsYa3

. Performance na tela - https://bityli.com/M5pLH 

. Decodificando o planejamento de aulas online - https://bityli.com/2vTPC

. Trabalho com jogos: aproveitando o interesse dos alunos - https://bityli.com/pyOJg

. Novas Tecnologias na Aprendizagem: Didática Aplicada  - https://bityli.com/dBPTY

. Contexto da educação básica e desafios contemporâneos - https://bityli.com/dPHiw

. Leitura e alfabetização: estratégias e ferramentas para o ensino remoto - https://bityli.com/389qb

. Inovação nas escolas - https://bityli.com/dMEL1

. Reaprendizagem Criativa com Murilo Gun - https://bityli.com/L7YVQ

fonte:Priscila Natividade/Correio da Bahia

05.12.2020, reprodução/12h:25min.

Câmara chama MS para explicar vazamento de dados de milhões de brasileiros

A comissão da Câmara de Deputados que acompanha as ações de enfrentamento à covid-19 convocou uma audiência pública para que o Ministério da Saúde explique os recentes casos de exposição indevida de dados de milhões de brasileiros revelados pelo Estadão. A reunião foi marcada para a próxima terça-feira, 8, às 17 horas.

O requerimento da audiência foi feito pelo deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), que classificou as falhas de segurança nos sistemas do ministério como “alarmantes”.

No documento, ele diz que as falhas colocam em risco todo o sistema de dados sensíveis que o Ministério da Saúde tem, com implicações sérias e graves a todos os brasileiros. "As informações prestadas pelo ministério até o momento não explicam de forma satisfatória o ocorrido, muito menos a extensão dos vazamentos e falhas de segurança”, disse o parlamentar, no requerimento da audiência pública.

Ministério. O e-SUS-Notifica teve ao menos duas falhas de segurança reportadas até agora; OKBR alertou para problemas
© Dida Sampaio/Estadão Ministério. O e-SUS-Notifica teve ao menos duas falhas de segurança reportadas até agora; OKBR alertou para problemas

Foram chamados para prestar esclarecimentos no encontro, além de integrante do ministério, representante do Hospital Albert Einstein, que esteve envolvido com o primeiro vazamento de dados por um erro de um dos seus funcionários, além de instituições de direito e defesa do consumidor, como o Idec.

“Tornar públicos dados médicos sigilosos de milhões de brasileiros é de uma gravidade sem tamanho. A exposição desses dados pode aumentar o estigma sobre doenças. Eles podem ser mal utilizados por planos de saúde para saberem as condições prévias de saúde e mal interpretados por empregadores. Estamos chamando essa audiência para discutir os mecanismos de segurança que serão aprimorados pelo ministério a partir de agora e para saber quanto foi investido recentemente em segurança digital”, disse Padilha ao Estadão.

Entenda os vazamentos

primeiro caso de exposição indevida de dados foi revelado pelo Estadão no dia 26 de novembro, quando uma reportagem mostrou que dados de 16 milhões de pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de covid-19 ficaram abertos para consulta após um funcionário do Hospital Albert Einstein que trabalhava em um projeto com o Ministério da Saúde ter mantido uma lista com logins e senhas a um sistema federal em sua página pública da plataforma github. O funcionário foi demitido e o ministério corrigiu o problema. Além de dados como CPF, endereço e telefone, os pacientes tiveram expostas informações de doenças crônicas e condições de saúde.

No último dia 2, o Estadão revelou um vazamento ainda maior. Dados de mais de 200 milhões de brasileiros que compõem a base cadastral do SUS ficaram abertos por seis meses também pela exposição indevida de login e senha de um sistema. Desta vez, as credenciais de acesso estavam no código de programação do site visível a qualquer usuário. O ministério também corrigiu a falha após denúncia da reportagem e afirmou que determinou auditoria em todos os códigos.

A reportagem também mostrou que a base de dados que ficou exposta sofreu adulterações para a inclusão de termos ofensivos nos registros de políticos de esquerda e artistas. A ex-presidente Dilma Rousseff tinha inscrição de "motherfucker" em seu registro. A apresentadora Xuxa Meneghel também sofreu ataques. O nome do seu pai (Luis Floriano Meneghel) foi adulterado para "Luiz Floriano Bolsonaro" e o campo 'nome social' foi preenchido com o termo "petista sfda" (pela linguagem usada na internet, a interpretação mais provável seria "petista safada").

fonte:ESTADÃO - 05/12/2020 - 11h:57min

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Região de Irecê: Prefeito de Barra do Mendes é acusado de chicotear manifestantes em frente a residência; vídeo

 

Barra do Mendes: Moradores acusam prefeito de truculência após ato em frente a residência
Foto: Leitor BN / WhatsApp/reprodução

Moradores da cidade de Barra do Mendes, cidade situada há 60 km de Irecê, estão acusando o prefeito da cidade, Galego (MDB), de agressão. Segundo os munícipes, algumas pessoas faziam uma manifestação pacífica em frente a casa do prefeito, quando ele começou a golpear os manifestantes com um chicote. 

 

De acordo com os presentes no local, as pessoas estavam cobrando o prefeito por conta da destinação da verba de combate do COVID-19 na cidade. Ao todo teriam sido agredidas três mulheres. 

 


O prefeito Galego está terminando o seu segundo mandato e não conseguiu eleger seu candidato, perdendo para o candidato da  oposição com uma margem muito grande de votos.

 

Veja vídeo:

Salvador: Bolsonaro é recebido por apoiadores e manifestantes em evento da Assembleia de Deus

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma rápida passagem por Salvador, nesta sexta-feira (4), onde participou da Convenção Estadual da Assembleia de Deus (Ceadeb), que ocorre anualmente para tratar das atividades desenvolvidas pela igreja durante o ano. 

A imprensa não teve acesso ao evento, realizado na Rua Dr. Augusto Lopes Fontes, no bairro do Costa Azul, mas, ao CORREIO, pastores que participaram da convenção afirmaram que Bolsonaro fez apenas uma saudação para os presentes.

Do lado de fora do evento, o presidente foi aguardado por dezenas de apoiadores. Os gritos de apoio ao presidente se misturaram, em alguns momentos, com ataques proferidos direto das varandas de prédios vizinhos ao local. Enquanto na rua os bolsonaristas optavam por saudações como "mito" e "melhor presidente da história do país", os vizinhos, em sua maioria, diziam frases como "fora, Bolsonaro" e batiam panelas. 

Quando chegou ao local, o líder nacional desceu de seu carro, não falou com a imprensa, mas cumprimentou os apoiadores que o aguardavam.

Uma destas pessoas era a revendedora Hanalu Silva, 31 anos, que comemorou o fato de ter conseguido vê-lo, mesmo que de longe. "Eu saí de Simões Filho pra ver Bolsonaro, vim de longe. Saí do meu trabalho por amor a ele e a pátria. Fiquei feliz de ter chegado bem perto dele. Quero que Deus o abençoe para que o trabalho no Brasil possa continuar", disse.

Outro que quis se juntar ao grupo de apoiadores do presidente foi Idelfonso Souza, 57, aposentado, que mora em Narandiba e afirma que Bolsonaro resgatou sua fé na política. 

O aposentado Idelfonso Souza foi com bandeira do Brasil e tudo para apoiar Bolsonaro (Foto: Nara Gentil/CORREIO)

"Vi de longe, mas foi uma satisfação. Eu queria ir a Brasília pra ver ele, mas não tenho condições e fiz questão de aparecer aqui quando soube que ele viria. Eu luto e dou a alma por esse presidente. Me fez acreditar em política novamente", declarou.

Outro apoiador, que não quis se identificar, corroborou com a fala de Idelfonso. "É sempre uma alegria poder ver o presidente. Sempre que tiver a oportunidade de chegar onde ele passa, estarei apoiando a sua figura", comentou.

Vizinhos de evento chegaram a colocar faixa de protesto contra presidente (Foto: Nara Gentil/CORREIO)

Participação do presidente

Ao CORREIO, os pastores que participaram da convenção declararam que a participação do presidente se resumiu a cumprimentar os presentes. Isso foi o que garantiu o pastor Rui Cesar, 57. "Ele fez uma saudação, só cumprimentou todos os pastores para nos dar a honra de tê-lo em um evento que é de suma importância para a nossa igreja", falou.

Rui Cesar também disse que o convite para autoridades públicas participarem do evento é comum. "Nós sempre convidamos autoridades públicas para participar do evento, não é algo que aconteceu com ele. Achamos importante a presença de quem governa a nação", explicou.

Evento teve forte esquema de segurança (Foto: Nara Gentil/CORREIO)

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fonte:CORREIO DA BAHIA - 04/12/2020 c/adaptações

Em Salvador: Vestibular da Bahiana de Medicina apresenta problema e deixa estudantes apreensivos

 

 Vestibular da Bahiana de Medicina apresenta problema e deixa estudantes apreensivos
Foto: Reprodução

Vestibulandos do curso de Medicina, cuja primeira etapa da seleção seria realizada nesta sexta-feira-feira (4), relataram problemas no sistema virtual adotado pela Escola Bahiana de Medicina. De acordo com os relatos, cerca de 130 pessoas foram prejudicadas. 

 

De acordo com informações, a página de acesso não abre e, em outros casos, permanece travada, impedindo o início da prova. A situação gerou revolta entre pais e estudantes. Por conta da pandemia, a instituição adotou um sistema virtual para a realização das provas por meio de plataforma da Strix Educação.

 

Erro similar já havia sido apresentando no dia 27 de novembro, durante a realização da prova de seleção para os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, odontologia e Psicologia. 

 

Na última quinta-feira (2), por meio de nota no site da instituição e nas redes sociais, a Bahiana buscou "transquilizar" os vestibulandos que enfrentaram o problema na semana anterior. Conforme a nota, os relatos de problemas estão sendo "tratados caso a caso", vez que também "foram identificados" outros entraves, como "falhas de conexão de internet e imprevistos relativos à própria máquina do usuário". 

 

Sobre a situação desta sexta, não há ainda comunicado público da instituição de ensino ou da plataforma de hospedagem das provas. Informações do BN.

 


Foto: Leitor BN

EUA: 26 pessoas são resgatadas seminuas no Texas; suspeita de tráfico humano


Isolamento da polícia na área do crime, suspeitas começaram após refém fugir e gritar "sequestro" pelas ruas - Reprodução/Twitter/@houstonpolice
Isolamento da polícia na área do crime, suspeitas começaram após refém fugir e gritar 'sequestro' pelas ruas -Imagem: Reprodução/Twitter/@houstonpolice

Confira em que situação foram encontradas essas pessoas numa casa.

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/12/04/26-pessoas-sao-resgatadas-seminuas-no-texas-suspeita-e-de-trafico-humano.htm 

MG: Ônibus cai de viaduto na BR-381 e deixa dezenas de mortos e feridos

 

© Fornecido por RedeTV!

Um ônibus de viagem caiu do viaduto Ponte Torta, na BR-381, entre João Monlevade e Bela Vista de Minas e deixou ao menos 10 mortos, segundo informações o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira (4).

A altura da queda foi de aproximadamente 15 metros, próximo ao entroncamento com a BR-262, sobre a linda da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O coletivo despencou do viaduto e pegou fogo logo após a queda.

Uma força-tarefa foi montada para atender as vítimas ainda no local do acidente. Além dos agentes da PRF, viaturas do Corpo de Bombeiros e Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram deslocadas para atender a ocorrência.

As vítimas com ferimentos graves devem ser transportados de helicópteros até hospitais da região e de Belo Horizonte. Ainda não se sabe as circunstâncias do acidente e nem quantas pessoas foram feridas. 

fonte:Rede TV 04/12/2020