• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 28 de setembro de 2024

Em Salvador: Arqueiro baiano conquista medalha de prata no 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco


                                       foto:Vitória Cardozo/reprodução

O arqueiro baiano Paulo Merlino, do Clube Asas, garantiu a medalha de prata na disputa do barebow masculino, neste sábado (28), no Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, realizado na Praça Cayru, em Salvador. A final foi marcada por uma acirrada competição contra Rafael de Alkmin Dias, representante do Pampulha Iate Clube, de Minas Gerais, que conquistou a medalha de ouro. A decisão final da batalha foi definida no Shut Off, uma espécie de pênalti no Tiro com Arco. 

Merlino, que já vinha se destacando ao longo das fases eliminatórias, mostrou grande habilidade e controle, mas foi superado pelo mineiro, que sagrou-se campeão da categoria. O evento reuniu atletas de todo o país, reforçando o crescimento e a competitividade do tiro com arco no Brasil.

A Bahia já ganhou também medalha de ouro na categoria Equipe do Barebow Feminino pelo Clube Asas. O time é formado pelas arqueiras Renata Barros, Clara Amaral e Duda Almeida. O baiano Ricardo Marques também disputou a medalha de bronze do Barebow Masculino, mas acabou não levando a medalha.

Paulo Merlino, do Clube Asas, garantiu medalha de prata. Foto: Victoria Cardozo

Fonte:BNEWS - 28/09/2024

Meio Ambiente: O Deserto do Saara está ficando verde; saiba a porque isso preocupa os cientistas


O Deserto do Saara está ficando verde
Foto: Reprodução - O Deserto do Saara está ficando verde


Recentemente, partes do Deserto do Saara foram surpreendidas por um fenômeno incomum: após fortes chuvas, a região, conhecida por suas condições áridas, passou a exibir um "esverdeamento" inesperado e a formação de lagos.

As precipitações registradas nos últimos dias foram cinco vezes superiores à média esperada para setembro . Imagens de satélite revelam essa transformação, mas essa mudança, embora visualmente impressionante, não traz boas notícias .

A intensificação das chuvas no Saara pode ser um sinal preocupante das alterações climáticas em andamento, levantando questões sobre o impacto ambiental e os desafios que essa nova realidade pode trazer para a região e seus ecossistemas. Entenda mais sobre o problema aqui.


Entenda o que está acontecendo no Deserto do Saara

Zona de Convergência Intertropical (ITCZ) está atuando na região do Saara, composta por nuvens , tempestades e chuvas que se estendem ao longo do Equador. Esse fenômeno é resultado do encontro dos ventos alísios dos dois hemisférios, que geram precipitações devido à sua umidade.

Recentemente, a movimentação da ITCZ tem sido atípica , deslocando-se mais para o norte do que o normal, especialmente nos últimos três meses. Com essa mudança, sistemas de trovoadas intensas estão se movendo em direção ao Oceano Atlântico, em latitudes mais elevadas.

Cientistas ainda não têm uma explicação clara para essa oscilação neste ano, mas sugerem hipóteses, como o calor intenso no Oceano Atlântico Norte , que aumenta a diferença de temperatura entre os hemisférios, e as mudanças climáticas.

Além disso, chuvas significativas foram registradas devido à formação de um ciclone extratropical, um fenômeno incomum na região. Pesquisadores relataram mais de 38 mil episódios de chuvas intensas no Saara, com apenas 30% ocorrendo no verão e poucos associados a ciclones extratropicais. O envolvimento desse ciclone este ano é considerado único.

Como resultado das chuvas mais frequentes, a vegetação no Saara aumentou , com imagens de satélite revelando áreas mais "verdes" no centro-norte da África. Embora a maior parte da precipitação tenha caído em regiões pouco povoadas , houve inundações repentinas em comunidades do Marrocos, danificando infraestrutura e afetando o fornecimento de eletricidade e água. O Programa Alimentar Mundial da ONU estima que mais de 4 milhões de pessoas foram impactadas pelas inundações.

    fonte: PORTAL IG -28/09/2024


Mundo: Líder supremo do Irã diz que Israel “vai se arrepender” de seus atos após morte de líder do Hezbollah

 

                                            foto:reprodução


O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou neste sábado (28/9) que o Líbano fará Israel “se arrepender” da ofensiva empreendida contra o país. A declaração foi dada após a ação do Exército israelense que resultou na morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

O aiatolá apelou aos muçulmanos para que apoiem o Líbano e o grupo xiita “com todos os meios que tiverem”. Ele ainda chamou o governo israelense de “regime usurpador, opressivo e perverso”.

“O assassinato em massa de mulheres, crianças e civis não pode enfraquecer ou derrubar a forte organização de resistência”, disse Khamenei.

O Hezbollah confirmou a morte de Hassan Nasrallah, líder do grupo, em um bombardeio de Israel no Líbano. O ataque também mirou outras lideranças do movimento. O Ministério das Relações Exteriores do Irã lamentou o falecimento de Nasrallah.

Segundo as forças de defesa de Israel, a ação atingiu mais de 140 alvos do Hezbollah, incluindo infraestruturas localizadas sob edifícios residenciais em Beirute.

Fonte:METRÓPOLES - 28/09/2024

Nordeste: PF prende Lauremília Lucena, primeira-dama de João Pessoa


                                 foto:reprodução

247 - A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, foi presa na manhã deste sábado (28) pela Polícia Federal. Ela é alvo de um mandado de prisão expedido pela Justiça no âmbito de uma investigação da Justiça Eleitoral na Capital contra o aliciamento violento de eleitores e organização criminosa no pleito municipal.

Segundo o G1, a ação faz parte da 3ª fase da Operação Território Livre, da Polícia Federal, com o apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado). Outros mandados de busca, em outros alvos, também estão sendo cumpridos.

O mandado de prisão foi cumprido neste sábado no apartamento de Lauremília Lucena. 

O nome de Lauremília já tinha sido citado em documentos da Polícia Federal. Em transcrições da PF, atribuídas a outras pessoas investigadas, ela era apontada como alguém que decidiria sobre a indicação de cargos na prefeitura de João Pessoa.

Leia, abaixo, nota enviada pela assessoria do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP): 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi alvo de mais um ataque covarde e brutal, ardilosamente arquitetado por seus adversários às vésperas da eleição, envolvendo sua família.


Com sua liderança consolidada em todas as pesquisas, que indicam vitória já no primeiro turno, seus opositores, nos últimos dias, disseminaram boatos pela cidade sobre uma nova operação. A operação realizada hoje, portanto, já era prevista e foi recentemente denunciada no plenário da Câmara dos Deputados pela deputada federal Eliza Virgínia, que alertou publicamente sobre o uso político de instituições com o objetivo de influenciar a campanha eleitoral em João Pessoa.

Na imprensa, nossos adversários divulgaram versões fantasiosas e inverdades com o intuito de manchar a honra de uma mulher íntegra, respeitada e querida pelo povo paraibano. Lauremília não teme as investigações e, na justiça, demonstrará que é vítima de uma grave perseguição política, orquestrada pelos adversários de Cícero, que claramente utilizam sua influência para esse fim.

Trata-se de uma prisão política. Lauremília tem residência fixa e jamais se recusaria a prestar depoimento ou esclarecer quaisquer fatos. Houve o uso de força desproporcional, já que ela sequer foi convocada para prestar depoimento. Claramente, os adversários de Cícero estão utilizando todos os meios para conquistar o poder a qualquer custo, sem respeito à sua família ou à cidade de João Pessoa.

Lauremília tem uma vida limpa, é uma benfeitora na cidade e do Estado. Ela provará sua inocência, sendo mais uma vítima de injustiça, assim como Cícero também foi.

João Pessoa não pode e não vai retroceder. As injustiças que, mais uma vez, atingem Cícero e sua família não ficarão impunes. A campanha continuará nas ruas para mostrar que nenhuma força política está acima de Deus e da vontade soberana do povo.

fONte: BRASIL 247 - 28/09/2024

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Cultura: Livro Mata Verde da baiana Luciany Aparecida é uma trajetória de resistência e luta, diz revista



                                                  

Mata doce, de Luciany Aparecida, é uma história matriarcal de traumas, lutos e beleza, diz revista piauí - foto:reprodução

 “E

m Mata doce, o tempo não permitia distanciamentos. Tendo ou não alguém para ouvir histórias, a própria geografia do lajedo, da mata, das estradas ajeitava enredos.”

Uma das melhores leituras que fiz neste ano de 2023 foi a do livro Mata doce, da escritora baiana Luciany Aparecida. É o primeiro romance da autora, que já publicou outros livros sob o nome de Ruth Ducaso – que ela não considera um pseudônimo, mas um projeto estético-político.

Mata doce dá nome a um vilarejo situado no interior da Bahia. Somos introduzidos às histórias de seus habitantes por meio de Maria Teresa da Vazante, matadora de bois e datilógrafa, filha adotiva de Mariinha e de Tuninha. Conhecemos Maria Teresa a partir de seu rebatismo, já que logo nas primeiras páginas do romance ela comunica: “Agora sou Filinha Mata-Boi.” A narrativa irrompe na dureza da ação, enquanto Maria Teresa assume o papel que, tradicionalmente, pertencia aos homens da região. 

Todos os personagens são negros, com exceção do coronel Gerônimo Amâncio, o primeiro a duvidar que Maria Teresa, cria de duas mulheres, pudesse dar conta de dar fim aos bois. Apesar da presença de personagens masculinos, é uma história essencialmente matriarcal, que se materializa na existência da própria Maria Teresa, da professora Mariinha, da travesti idosa Tuninha, da ex-prostituta Lai, entre outras. 

A partir do velho casarão onde moram as três principais personagens, navegamos na história familiar (aqui, família assume uma abordagem nada tradicionalista) que, cercada pela memória, expressa traumas e lutos, mas também beleza e leveza. O livro nos transporta para essa atmosfera rural e interiorana da Bahia, que lembra, sobretudo pela ambientação, o celebrado Torto arado, de Itamar Vieira Junior. O livro de Luciany apresenta uma narrativa épica que vale ser lida e apreciada, trazendo um belo retrato da literatura que está sendo produzida hoje no país.

fonte: Emily Almeida/Revista Piauí/reprodução

Eleições 2024: Juiz eleitoral utiliza cordel em sentença de impugnação de candidatura no interior da Bahia


                                                    Foto: Reprodução / A Voz do Campo


O juiz José de Souza Brandão Netto, da 123ª Zona Eleitoral de Araci, no Sisal baiano, adotou um modelo diferente de texto para proclamar uma decisão referente às eleições de 2024. O magistrado escreveu em versos de cordel a sentença de impugnação de candidatura de um cidadão com baixa escolaridade. 

O processo em questão envolvia questionamentos sobre a capacidade de leitura e escrita do candidato. 

 

Na sentença, o juiz utilizou o formato de cordel para defender o direito de todos os cidadãos participarem do processo democrático. Ele mencionou ainda os índices de analfabetismo no Brasil, reforçando a importância de garantir o direito democrático a todas as pessoas, independentemente da formação escolar. 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que pessoas com baixa escolaridade podem se candidatar, desde que cumpram os requisitos da legislação eleitoral. Um dos documentos aceitos para comprovar a alfabetização é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme entendimento do TSE, que assegura o direito do candidato desde que ele não seja considerado analfabeto

 

Leia abaixo parte da decisão em forma de cordel:

 

Trata-se de Processo de Impugnação
Contra a candidatura do cidadão
Dizem que lhe falta formal educação
Desconfiados, sem provas, o deduraram no "Povoado Socavão"
O Promotor, fundamentando, deu corda não!
Disse que já havia sentença, por isso, preclusão
Analfabeto é quem não sabe ler e escrever
Mas Justiça tem seus prazos, por isso, não dê azo pro prazo perder
Por lei, pouco alfabetizados candidatos podem ser,
Nos nossos rincões, com analfabetismo funcional, há 38 milhões
Mas tem que não saber ler e não escrever uma frase inteligível,
Para a Justiça te reputar inelegível.
O País precisa seguir na luta, pois há mais de 9 milhões de analfabetos fora da disputa.
Pro TSE, prova-se a escolaridade com a Carteira Nacional de Habilitação,
O certificado escolar acostado afasta o analfabetismo falado contra o réu impugnado.
Assim, há de ser prestigiado o exercício da cidadania,
Evitando que redutos pouco letrados sejam dominados por elites da Bahia.
Por isso, em Comarca do nosso Nordeste, em que brilhou o Rei do Baião,
Acolho o parecer do Promotor da região.
Ao cabo, confirma-se a sentença já proferida,
Pois precluiu a ilegalidade a ser perseguida.
Portanto, fica mantida a capacidade eleitoral passiva,
E rejeito a inelegibilidade do réu referida.
Ante o exposto, sem mais sobressaltos,
determino o arquivamento dos autos.
PRI.

 

ARACI/BA, 9.09.2024.
José de Souza Brandão Netto
Juiz Eleitoral da 123ª Zona Eleitoral de Araci BA

Fonte: BN -27/09/2024

AL: Um dos advogados de Marçal dá socos em colega durante audiência em Maceió


                                          foto:repropdução

Um dos advogados de Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, agrediu um colega de profissão durante uma audiência de reconciliação na cidade de Maceió, em Alagoas, na quarta-feira (25/9).

A agressão foi cometida pelo advogado João Neto. Como noticiou o Metrópoles, Neto foi chamado pelo ex-coach para driblar a decisão da Justiça Eleitoral que determinou a suspensão de suas contas nas redes sociais.

A coluna apurou que, durante uma discussão na audiência, João Neto desferiu três socos contra o colega de profissão. O próprio advogado confirmou a agressão, mas disse que agiu em legítima defesa.

OAB se manifesta

A OAB de Alagoas se manifestou sobre o episódio. A entidade disse que vai enviar ofícios à Políca Federal e ao Conselho de Segurança devido as ameaças feira por João Neto. Veja a nota:

“Nesta quarta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, tomou conhecimento da agressão física e das ameaças proferidas pelo advogado João Francisco de Assis Neto a outro advogado durante uma audiência de conciliação no Juizado Especial Criminal e do Torcedor da Capital.

Imediatamente, a OAB/AL entrou em contato com o advogado agredido, solicitando apoio policial no local e enviará ofícios à Polícia Federal e ao Conselho de Segurança, em virtude das ameaças feitas por João Francisco de Assis Neto, além de seu porte de arma.”

Polêmicas na internet

Baiano com atuação em Alagoas, João Neto tem 2 milhões de seguidores nas redes sociais. O advogado ficou conhecido por dar dicas polêmicas a seus seguidores, inclusive sobre como se livrar da acusação de homicídio.

“Se você for meu cliente, não vai dar nada porque cliente meu não mata ninguém. Ah, mas fui eu. Não foi você. Cliente do doutor João Neto não mata ninguém. Ah, mas as câmeras me pegaram. Se as câmeras te pegaram foi você agindo em legítima defesa repelindo agressão atual e iminente. Então, meu irmão, se você matar alguém, ou tão dizendo que você matou, foi legítima defesa”, diz o advogado em uma das gravações.

Fonte: Igor Gadelha/Metrópoles c/adaptações 27/09/2024

Mundo: Itamaraty confirma e lamenta morte de adolescente brasileira no Líbano

 


				
					Itamaraty confirma e lamenta morte de adolescente brasileira no Líbano

Jovem Mirna Raef Nasser morreu após bombardeios no Líbano. Reprodução/Redes Sociais


O Ministério das Relações Exteriores confirmou, nesta sexta-feira (27/9), a morte de uma adolescente brasileira de 16 anos, após os bombardeios no Líbano. A jovem Mirna Raef Nasser é natural de Balneário Camboriú (SC). A pasta expressou “sentidas condolências” à família da moça.

De acordo com o relato da família, ela e o pai, que é de nacionalidade libanesa, foram atingidos pelo ataque aéreo israelense, ocorrido na segunda-feira (23/9). Eles estavam em casa.

Mirna é a segunda vítima brasileira com morte confirmada pelo Itamaraty, no Líbano. A primeira vítima foi Ali Kamal Abdallah, também adolescente, de 15 anos.

Ele era natural de Foz do Iguaçu (PR) e havia se mudado para o Líbano, com o pai, para trabalhar numa pequena fábrica familiar de produtos de limpeza, em Kelya, cidade que fica no Vale do Bekaa.

Na hora do bombardeio, o brasileiro Ali Kamal estava trabalhando ao lado do pai, Kamal Hussein Abdallah, de 64 anos. O homem, que era um libanês com naturalidade paraguaia, também morreu.

Itamaraty diz que está ajudando a família de Mirna

Ao informar a morte da adolescente Mirna Raef, nesta sexta, o Itamaraty disse que a Embaixada do Brasil em Beirute está prestando assistência à família da jovem.

“Ao expressar à família as mais sentidas condolências, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades”, diz o texto do posicionamento do Itamaraty.


Fonte:GAZETA WEB/REPRODUÇÃO 27/09/2024

GO: PF descobre plano de mercenários de facção para resgatar presos


                                              foto:reprodução

 A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (Ficco- GO) deflagrou, nesta sexta-feira (27/9), a Operação Exitus para combater o crime organizado e desarticular integrantes de uma facção que tentavam de resgatar presos. O bando também é envolvido com o tráfico de drogas.

A ação é resultado de investigações minuciosas e compartilhamento de informações entre as forças policiais iniciadas após uma tentativa de resgate de presos, ocorrida em novembro de 2023, na cidade de Corumbá de Goiás.

Policiais cumprem 37 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, nas cidades de Goiânia (GO), Pirenópolis (GO), Corumbá de Goiás (GO), Cocalzinho de Goiás (GO), Alexânia (GO), Anápolis (GO), Ceilândia (DF), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).

Fonte:Coluna na Mira/Metrópoles - 27/09/2024

Na ONU: Vaiado, Netanyahu ameaça Irã e fala em reconciliação entre árabes e judeus

                                              Vídeo: Youtube/UOL/reprodução


Confira a reportagem no link abaixo do site UOL de hoje(27):

 https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/09/27/discurso-de-benjamin-netanyahu-na-onu.htm

Argentina: pobreza dispara e atinge mais da metade da população no governo Milei

                                                        Luis ROBAYO / AFP

Um levantamento do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) revelou que, no primeiro semestre de 2024, o número de argentinos vivendo abaixo da linha da pobreza aumentou, atingindo 15,7 milhões de pessoas. É o maior número registrado desde 2003.

De acordo com os dados, mais da metade da população, 52,9%, está em situação de pobreza, o que afeta 4,3 milhões de famílias, ou 42,5% do total.

Nos primeiros seis meses do governo do ultraliberal Javier Milei, 3,4 milhões de argentinos passaram para a faixa da pobreza, representando um aumento de 11,2 pontos percentuais em relação ao final de 2023.

O país terminou com 19,5 milhões de pobres em 2023, ou seja, houve um aumento de 5,4 milhões de novos pobres e quase três milhões de pessoas a mais na pobreza extrema em apenas seis meses. A pobreza entre menores de 14 anos chegou a 66%, ou 7,3 milhões de crianças.

As regiões com o maior índice da pobreza foram:

  • Gran Resistencia, com 76,2%
  • Formosa, com 67,6%;
  • La Rioja, com 66,4%;
  • Santiago del Estero-La Banda, com 64%

Governo Javier Milei

O governo de Javier Milei, de extrema direita, adotou o chamado chamado “Plano Motosserra”, que inclui cortes de gastos públicos e subsídios

A população da Argentina vive em meio a uma grave crise econômica, com dívidas elevadas, câmbio instável, reservas escassas e uma inflação anual de 236%.

O governo de Javier Milei, de extrema direita, adotou o chamado chamado “Plano Motosserra”, que inclui cortes de gastos públicos e subsídios. A política levou a um aumento das tarifas de serviços essenciais como água, gás e transporte.

Argentina

O levantamento do Indec mostra, ainda, que 5,4 milhões (18,1% da população) de pessoas estão em situação de indigência, sem acesso a uma cesta básica de alimentos suficiente. O número representa um aumento em comparação aos 11,9% registrados no segundo semestre de 2023.

Os números também se refletem no Produto Interno Bruto (PIB) do país, que caiu 5,1% no primeiro trimestre e 1,7% no segundo trimestre de 2024.

Fonte:ICL NOTÍCIAS - 27/09/2024

Mundo: Morre a atriz Maggie Smith, de Harry Potter, aos 89 anos


Maggie Smith morre aos 89 anos
Reprodução/Loewe - Maggie Smith morre aos 89 anos


Nesta sexta-feira (27), morreu a atriz Maggie Smith , aos 89 anos. A atriz ficou famosa por seus trabalhos na saga Harry Potter , como a professora Minerva McGonagall e no seriado Downton Abbey .

 “É com grande tristeza que temos que anunciar a morte de Dama Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa extremamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão arrasados com a perda de sua extraordinária mãe e avó", começou o comunicado. 

Maggie Smith como Minerva McGonagall
Reprodução
Maggie Smith como Minerva McGonagall

Por fim, os dois agradeceram todo o apoio nesse momento: “Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital por seu cuidado e gentileza incansável durante seus últimos dias. Agradecemos por todas as mensagens gentis e pelo apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento". 

Carreira de Maggie Smith


Uma dos maiores nomes da dramaturgia britânica nasceu em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Essex. Seu primeiro papel foi nos palcos da Oxford Playhouse no início da década de 1950. 

Seu sucesso foi tanto que logo ela foi chamada pela trupe londrina Old Vic, em seguida para o Royal National Theatre, onde encontrou sem marido, o também ator Robert Stephens. 

Com o sucesso, a atriz começou sua carreira no cinema e em 1969, levou o Oscar de melhor atriz por sua atuação em Primavera de uma Solteirona. Ela venceu dois Oscar, quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas. 

Mas, a britânica ganhou o carinho do grande público por seus dois principais papéis. A de professora Minerva McGonagall, na franquia Harry Potter, e da rabugenta, mas cativante Lady Violet na série de televisão "Downton Abbey".

Fonte: PORTAL IG -27/09/2024

Economia: Desemprego em agosto cai para o menor nível desde 2012

                                       foto:Igo Estrela/reprodução

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,6% no trimestre encerrado em agosto de 2024. O número recuou 0,5 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre de março a maio de 2024 (7,1%) e caiu 1,2 p.p. ante o mesmo trimestre de 2023 (7,8%). Esta foi a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em agosto na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), iniciada em 2012. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população desocupada (7,3 milhões) recuou nas duas comparações: -6,5% (menos 502 mil pessoas) no trimestre e -13,4% (menos 1,1 milhão de pessoas) no ano. Foi o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015.

A população ocupada (102,5 milhões) foi novo recorde da série histórica iniciada em 2012, crescendo em ambas as comparações: 1,2% (mais 1,2 milhão de pessoas) no trimestre e 2,9% (mais 2,9 milhões de pessoas) no ano. O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi a 58,1%, crescendo nas duas comparações: 0,6 p.p. ante o trimestre móvel anterior (57,6%) e 1,2 p.p. no ano (57,0%).

Fonte:Metrópoles c/adaptações - 27/09/2024

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Ao STF: Juiz alega impedimento de conselheiro baiano no julgamento de PAD pelo CNJ


                                           foto:reprodução

Juiz do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Luís Roberto Cappio Guedes Pereira impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que abriu um processo administrativo disciplinar (PAD) contra ele, com afastamento cautelar do cargo. A ação está sob relatoria do ministro Dias Toffoli.  

  

Na sessão do dia 13 de agosto, o CNJ determinou a abertura do PAD e por 8 votos a 5 decidiu pelo afastamento. O relator do processo, o então corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, votou pela permanência do juiz na função e a divergência foi inaugurada pelo conselheiro José Edivaldo Rocha Rotondano, desembargador do TJ-BA. 

 

O PAD em questão investiga a atuação de Luís Roberto Cappio Guedes Pereira à frente da 3ª Turma Recursal do Juizado Especial, no período de 11 de novembro de 2022 a 31 de julho de 2023. 

 

Entre as condutas irregulares apontadas por Salomão estão a resistência do magistrado em seguir as normas legais e regulamentares, utilização da súmula genérica, assinatura eletrônica de mais de 1.000 processos em período de licença por motivo de saúde, e de 172 processos em período de gozo de férias, e situação de grande congestionamento de processos na unidade. 

 

Para o ex-corregedor, não haveria necessidade de afastamento porque Cappio não está mais na 3ª Turma Recursal e não há representações posteriores contra ele. Atualmente, o magistrado é titular da 36ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Salvador.

 

No pedido protocolado no STF, o juiz Cappio questiona a validade do voto do conselheiro Rotondano para a abertura do PAD com afastamento cautelar. O magistrado alega que o desembargador baiano estaria impedido de julgar o caso, pois analisou o processo antes dele ser avocado pelo CNJ, enquanto atuava como corregedor-geral de Justiça do TJ-BA.

 

Outro ponto questionado por Luís Roberto Cappio Guedes Pereira é que Rotondano trouxe como argumentos “fatos alheios aos autos, sobre os quais não houve possibilidade de defesa”. “Caso tivesse sido oportunizado o contraditório pelo Juiz Impetrante, poderia ter sido demonstrado que o “histórico” do magistrado não corresponde ao que foi exposto”, diz a defesa do juiz ao sinalizar que as questões trazidas se referem a fatos passados, ocorridos de 2009 a 2016.

 

Ao apresentar o voto no plenário do CNJ, após pedido de destaque durante a 4ª sessão virtual, Rotondano manteve a posição adotada no TJ-BA, enquanto era corregedor-geral de Justiça.

 

O conselheiro defendeu o afastamento com base no histórico disciplinar de Cappio, diante do “caos processual que sempre deixa nas unidades onde atua”, além da prática de atos de obstrução processual. Ele relembrou casos anteriores associados ao magistrado e contabilizou a existência de 52 processos disciplinares contra o juiz. 

 

Rotondano afirmou naquela sessão que permitir a permanência no cargo era “anuir com a manipulação do caos em outras unidades judiciais que atuará”. Ainda falou que o sonho da advocacia baiana e do Ministério Público da Bahia (MP-BA) é “ver esse magistrado longe da judicatura”. “É um prejuízo enorme a permanência do juiz judicando”. 

 

Na análise do pedido, o ministro Dias Toffoli indicou não existirem elementos para conceder a liminar. O relator da ação no Supremo disse ser necessária a colheita prévia de informações do CNJ, “as quais contemplem subsídios para a adequada compreensão da demanda, uma vez que as alegações veiculadas na inicial envolvem a suposta quebra de imparcialidade do Conselheiro relator do aludido pedido de providências, bem como ofensa aos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa”.

 

Por fim, Toffoli determinou que seja comunicada a decisão à Advocacia-Geral da União para que, caso queira, ingresse no feito, e a abertura de vista à Procuradoria-Geral da República (PGR) para a elaboração de parecer.



Fonte: BN -26/09/2024