• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 15 de novembro de 2025

Ensino Superior: UESB abre vagas para portador de diploma em 18 cursos; confira


                                                foto:reprodução



 Com foco no preenchimento de vagas remanescentes, a Uesb abriu seleção para candidatos portadores de diploma de curso superior. As vagas são destinadas a 18 cursos de graduação da Universidades, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

As inscrições estão abertas até o dia 9 de outubro, exclusivamente pelo sistema de inscrição on-line. O passo a passo está disponível no Edital 337/2025, que regulamenta a seleção.

Ao todo, estão disponíveis 128 vagas para os três campi, sendo 65 para Vitória da Conquista, 33 para Itapetinga e 30 para Jequié. A seleção é para ingresso no primeiro período letivo de 2026 e conta com reserva de vagas para servidores efetivos da Instituição.

Como funciona - O processo seletivo é feito em duas etapas. A primeira é a prova escrita (redação), aplicada no dia 18 de novembro. A segunda etapa é a avaliação do histórico escolar da graduação em que o candidato se formou.

Para a prova escrita, cada curso divulgará previamente três temas e sugestões bibliográficas. No dia da prova, um dos temas será sorteado em sala. Na correção, será atribuída nota de 0 a 10, sendo a nota 5 o mínimo exigido para classificação.

Mais informações, acesse o Edital ou entre em contato com a organização do processo seletivo pelo e-mail pse@uesb.edu.br.



Fonte:Ascom/Uesb 15/11/2025

Bahia: Estado antecipa salário de Novembro e 1ª parcela do 13º dos Servidores da Educação


                          


 O Governo da Bahia anunciou neste sábado (15), que vai antecipar o pagamento 

do salário  de novembro e da primeira parcela do 13º para 52 mil servidores 

da EducaçãoA medida, que ocorre devido a mudanças no sistema do Fundeb, 

beneficia professores, coordenadores, diretores e técnicos da rede estadual.

A antecipação é exclusiva para este mês e não se estende aos demais servidores do estado, destacou o governo. Entre os beneficiados estão funcionários efetivos, comissionados e contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).


  • Segunda-feira (17) - para a maioria dos servidores
  • Sábado (15) - para quem recebe pelo Banco do Brasil

A primeira parcela do 13º salário será creditada na terça-feira (18). A segunda parcela continua prevista para o dia 19 de dezembro, junto com os demais servidores estaduais.

A primeira parcela do 13º será paga apenas para servidores que não receberam o benefício no mês de aniversário ou durante o período de férias. Quem já recebeu antecipadamente em uma dessas ocasiões aguardará o pagamento regular em dezembro.



Fonte: G1/Bahia 15/11/2025

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por unanimidade


                                       Foto: REUTERS/Jessica Koscielniak)



247 - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou unanimidade, neste sábado (15), para transformar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em réu pelo crime de coação no curso do processo. O caso tramita no plenário virtual da Corte e ainda poderá receber alterações até a quarta-feira (25).

A ministra Cármen Lúcia acompanhou o relator, Alexandre de Moraes, cujo posicionamento abriu a votação. Na sequência, Flávio Dino aderiu ao voto, seguido por Cristiano Zanin, que consolidou a maioria.

Moraes afirmou, em seu voto, que “há prova da materialidade e indícios razoáveis e suficientes de autoria nas condutas de Eduardo Nantes Bolsonaro”. O ministro destacou ainda que o parlamentar, que se mudou para os Estados Unidos em março, passou a defender naquele país medidas do governo do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em retaliação ao julgamento que condenou Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Segundo Moraes, a suposta coação teria ocorrido pela “articulação e obtenção de sanções do governo dos Estados Unidos da América, com a aplicação de tarifas de exportação ao Brasil, a suspensão de vistos de entrada de diversas autoridades brasileiras nos Estados Unidos da América e a aplicação dos efeitos da Lei Magnitsky a este ministro relator”.

A Procuradoria-Geral da República também considerou graves os atos atribuídos ao deputado. De acordo com o procurador-geral Paulo Gonet, o “denunciado empenhou-se, de forma reiterada, em submeter os interesses da República e de toda a coletividade aos seus próprios desígnios pessoais e familiares”.

A denúncia segue os termos do artigo 344 do Código Penal, que prevê punição de 1 a 4 anos de reclusão para quem usa violência ou grave ameaça com o objetivo de influenciar processos judiciais, administrativos, policiais ou arbitrais. No caso de reincidência ou conduta reiterada, como aponta a acusação, as penas podem ser agravadas.

O episódio se insere no mesmo inquérito que levou à prisão de Jair Bolsonaro, atualmente em regime domiciliar. Embora não seja denunciado neste processo, o ex-presidente teve medidas cautelares descumpridas e aguarda o início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses pela trama golpista.

fonte: BRASIL 247 - 15/11/2025

Economia: Recuo de Trump foi positivo e vamos procurar novos cortes, diz vice-presidente Alckmin


                                                             foto:KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo


O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, neste sábado (15/11), que o anúncio dos Estados Unidos sobre a redução na tarifa de 50% imposta à importação de café, carnes e frutas, alguns dos itens mais afetados pelo tarifaço imposto ao Brasil em agosto, foi positiva e que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai “continuar trabalhando para reduzir mais”.

De acordo com o governo norte-americano, a medida tem efeito retroativo e passou a valer a partir da 0h01 de quinta-feira (13/11). A redução, nesse caso, refere-se apenas à tarifa recíproca de 10%, aplicada por Trump em 2 de abril deste ano. A taxa adicional de 40% contra o Brasil, oficializada pelo republicano no final de julho, segue valendo.

“Primeiro, nós vamos continuar trabalhando para reduzir mais. No caso do café, não faz sentido, pois a tarifa ainda é alta, é de 40%, e o Brasil é o maior fornecedor para os Estados Unidos. São avanços sucessivos, vem uma avenida pela frente ainda de trabalho”, disse.

O recuo parcial de Trump se deu após “considerar as informações e recomendações” fornecidas por autoridades, o andamento de negociações com parceiros comerciais e demandas do mercado interno. Na quinta-feira (13/11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington D.C. para dar sequência às negociações sobre o tarifaço.

Segundo o chanceler trumpista, ambos discutiram “assuntos de importância mútua”, destacando a construção de um “quadro de reciprocidade” para a relação comercial entre os dois países. Ambos deverão ter uma nova rodada de negociações em breve. Ao mesmo tempo, após o anúncio na redução tarifária, Trump disse não considerar necessário fazer novos cortes.

Questionado sobre a viagem de uma comitiva brasileira para os EUA, Alckmin não descartou que o governo Lula vá ao país para tentar novas negociações, mas disse que, por ora, não há nada marcado.

SP: Cracolândias persistem no centro e usuários circulam da periferia a bairro nobre


                                   foto:William Cardoso/Metrópoles


 Embora o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tenha anunciado, nesta semana, o fim da Cracolândia em seu reduto histórico no centro de São Paulo, na região da Luz, a capital paulista ainda concentra ao menos dois grandes fluxos de uso de crack naquelas imediações e registra a circulação de centenas de usuários que vão da periferia aos bairros mais nobres da cidade.

Fluxo de usuários de crack toma rua perto do Memorial da América Latina

O discurso do fim da Cracolândia é um dos maiores ativos eleitorais de Tarcísio, que se projeta como um dos presidenciáveis no próximo ano, em um cenário no qual a direita aposta no tema da segurança pública para se contrapor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas últimas décadas, vários governadores prometeram acabar com a maior cena aberta de uso de crack da cidade, mas não conseguiram.

Em vídeo postado nas redes nesta semana, Tarcísio caminhou pela Rua dos Protestantes, onde o grande fluxo de dependentes químicos se estabeleceu pela última vez na região da Luz, mostrando um cenário vazio onde antes pessoas usavam crack a céu aberto. “Estamos colocando São Paulo na direção certa. E quando a gente bota na direção certa, o impossível acontece. A Cracolândia acabou”, disse.

A poucos minutos de carro dali, porém, dois grandes grupos de pessoas consumiam a droga em frente ao Memorial da América Latina, na Barra Funda, e na favela do Moinho, no Campos Elíseos. Os dois lugares guardam semelhanças com a Cracolândia original: venda de diversos produtos, incluindo drogas, barracas e uso de crack a céu aberto.

“Quando a gente fala que acabou a Cracolândia, [é sobre] aquele cenário que nós tínhamos de venda de drogas extensivas, de território livre, de cena de uso etc. Isso não tem mais mesmo. É só ir lá no centro que a gente vai ver que não tem”, disse Tarcísio em evento, ao ser questionado sobre os novos fluxos de usuários de crack.

Metrópoles esteve nos dois locais, na Barra Funda e nos Campos Elíseos, na noite da última quarta-feira (12/11). Somados, eles concentravam cerca de 100 pessoas. No caso do Moinho, a favela foi parcialmente desocupada pelo governo estadual neste ano, em uma ação que mirou desmontar o que seria o QG do tráfico de drogas comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) na região.

Os moradores foram transferidos para outros locais, o que acabou abrindo espaço para os usuários que consomem crack se instalarem na área, que fica a poucos metros de uma base da Polícia Militar.

4 imagens
Usuário com cachimbo de crack em São Paulo
Cracolândia ao lado do Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo
Fogueira sob viaduto na Avenida do Estado, na região central

A Prefeitura de São Paulo monitora com drones ao menos outros 20 pontos de uso de drogas pelo centro, embora esse método de vigilância seja limitado devido a áreas que ficam sob árvores e viadutos, que são “invisíveis” para registro de imagens aéreas.

Metrópoles circulou por alguns dos pontos centrais de São Paulo e ouviu relatos de quem frequenta também bairros mais afastados, caminhando até cenas de uso em todas as regiões da cidade. Em um percurso entre as proximidades da Estação Armênia, Avenida do Estado, Parque Dom Pedro, Sé, Anhangabaú e República, foi possível encontrar pessoas segurando cachimbos e consumindo crack.

No escadão do Viaduto Nove de Julho, a 100 metros da Câmara Municipal, ao menos 10 usuários estavam sentados na noite da última quinta-feira (13/11). Eles relataram que eram frequentadores do fluxo da Rua dos Protestantes, mas que, depois de serem expulsos de lá pela ação do governo, passaram a circular por toda a cidade, embora se mantenham, principalmente, no centro.

Eles também citaram que já foram vítimas de violência e expulsos do túnel sob a Praça Roosevelt durante a madrugada, com truculência. Tanto o governo quanto a prefeitura negam abordagens violentas a dependentes químicos.

“A Cracolândia se expandiu”

Trabalhando com reciclagem, Jefferson tem 41 anos e usa crack há 25. Perdeu os laços com a família, passou oito anos na prisão e das alegrias que ainda carrega consigo está o fato de que a filha, de 18 anos, vai cursar economia, pelo que soube. Para ele, a ação na Rua dos Protestantes, na Luz, só fez expandir o fluxo por todos os lados.

Jefferson estava na quinta-feira à noite na Nove de Julho, sob o Viaduto da Rua Major Quedinho, ao lado de outro usuário de crack. Em uma conversa com a reportagem, enquanto consumia a droga, alternou momentos em que disse que sofre com ambientes hostis e outros em que afirmou que a cidade é um lugar onde consegue fumar na calçada sem ser incomodado.

“Estourar o fluxo fez expandir para outros lugares. Migrou, vai crescer, vai prosperar”, disse. “Migrou porque a opressão começou a ser feita aqui no centro e eles foram para outros lugares, onde é mais tranquilo. A droga no centro ficou um pouco mais cara”, afirmou ele, referindo-se ao período posterior à operação na Cracolândia tradicional, em maio.

Fluxo estourou e cracolândia se expandiu, afirma usuário

A pedra custa R$ 10 na região central e está mais difícil comprar o crack por grama, segundo Jefferson. Com um grama, o usuário consegue dar 10 tragos, enquanto a pedra permite apenas quatro. “Trabalho com reciclagem 3, 4 horas para chegar na boca de fumo e ter 20 segundos de prazer”, contou.

Para quem diz que a Cracolândia acabou, Jefferson responde. “A Cracolândia não acabou, ela simplesmente se expandiu, cresceu. O mercado do crack ficou mais aberto. Ficou mais fácil para comprar, o crack agora é um pouco melhor nas periferias”, completou.

Usuários em bairros nobres e na Faria Lima

Nessas andanças pela cidade depois da ação conjunta do governo do estado e da prefeitura na Cracolândia tradicional, os usuários que não foram atendidos pelos programas de tratamento se espalharam e chegaram a bairros de classe média e alta, como Pacaembu e Pinheiros, ambos na zona oeste.

A reportagem presenciou e obteve relatos de usuários de crack nos arredores do Largo da Batata, na região da Faria Lima –​ eles circulam por diversos pontos, que vão do próprio largo a uma pequena travessa da Faria Lima, que concentra bares frequentados pela população em situação de rua. De acordo com comerciantes ouvidos pela reportagem, esses grupos têm aumentado nos últimos meses.

Com esse espalhamento constante, profissionais que atuam no atendimento dos usuários de crack relatam maior dificuldade para chegar a eles. “É praticamente impossível [chegar às pessoas para o atendimento], porque elas estão se deslocando o tempo todo. Elas vão para longe, umas vão para o Ceagesp, outras vão para a região da Paulista, outras vão para a região da Roberto Marinho”, disse o promotor Arthur Pinto Filho, que acompanha a situação da Cracolândia há vários anos.

Para Marcos Muniz de Souza, membro do Conselho Municipal de Política de Drogas, a dispersão consistiu na expulsão dos usuários de drogas com ações meramente policiais, com prisões e violações de direitos humanos. “É isso, as pessoas não podem juntar um grupo aqui na Barra Funda, não podem ir ali perto da Paulista, ali no túnel da Paulista, no Minhocão, que a polícia já chega expulsando. Então, o sistema é uma política de vigilância.”

O que diz o poder público

Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que os novos fluxos de usuários de crack são “pequenos grupos transitórios, que são monitorados de forma permanente pelas forças de segurança e acompanhados por equipes de saúde e desenvolvimento social, com abordagens individualizadas e humanizadas voltadas à reinserção social e tratamento desse público”.

“A Secretaria da Segurança Pública esclarece que a área anteriormente conhecida como ‘Cracolândia’ representava uma zona de exceção, onde o poder público não entrava e a via pública era ocupada por uma grande concentração de pessoas em situação de dependência química”, diz o governo. A administração afirmou que “essa realidade do fluxo foi extinta com a atuação permanente e coordenada das áreas de segurança, saúde e assistência social”.

Sobre os pontos citados pela reportagem, a administração afirmou que o policiamento ostensivo e preventivo “tem sido constantemente reorientado e reforçado”. O governo Tarcísio ainda afirmou que mantém diálogo com a administração do Memorial da América Latina e citou redução de crimes na região oeste da cidade.

Já a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que faz acolhimento das pessoas em situação de rua e que combate o tráfico de drogas, “incluindo as regiões de Pinheiros, Largo da Batata, Favela do Moinho, Barra Funda e Avenida Pacaembu”. “Em toda a cidade, já foram efetuados 13.327 encaminhamentos para serviços municipais e estaduais de janeiro a setembro de 2025, aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2024”, diz a administração.

A prefeitura também citou equipes de saúde e disse que, entre janeiro e agosto, fez “353 ações de abordagem na região da Avenida Faria Lima, com dados mais recentes ainda em fase de validação”.

Fonte: /Metrópoles 15/11/2025

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Câmera: Após matéria do ICL, Júlia Zanatta é denunciada à PGR por mandar R$ 800 mil a clube de tiro



                                   foto:reprodução


A deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) protocolou, nesta sexta-feira (14) representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a deputada Júlia Zanatta (PL/SC) por indícios de direcionamento de R$ 800 mil de emenda parlamentar para beneficiar o clube de tiro Top Gun – Armas e Acessórios Ltda. É uma empresa privada cujos donos têm ligação política e pessoal com a parlamentar.

A inciativa de Ana Paula Lima foi motivada pela reportagem publicada na coluna da jornalista Amanda Miranda, do ICL Notícias, com o título “Emenda de Julia Zanatta direciona R$ 800 mil a clube de tiro de amigo da deputada”.

A ação tem como base o relatório do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que identificou possível desenho deliberado do processo licitatório da Prefeitura de São José para favorecer a empresa, inclusive com pesquisa de preços restrita, ausência de alternativas públicas, critérios sob medida e até documento com data falsa.

Diz o relatório técnico que menos de um ano após a inauguração do clube, evento no qual Zanatta aparece em vídeo tratando os proprietários por apelidos e celebrando o empreendimento, a emenda destinada por ela mesma ingressou nos cofres do município e resultou na contratação direta da Top Gun, que já recebeu R$ 547 mil.

Zanatta
Deputada Ana Paula Lima (PT-SC)

O TCE/SC aponta elementos que seriam compatíveis com frustração do caráter competitivo da licitação (art. 337-F do CP), além de possíveis crimes de peculato-desvio, corrupção passiva e ativa, e fortes indícios de desvio de finalidade no uso de verba federal, o que fere os princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade administrativa.

A representação requer que a PGR instaure investigação criminal sob supervisão do STF, dada a prerrogativa de foro de Zanatta e requisita diligências da Polícia Federal, inclusive perícia nos documentos adulterados e a juntada integral dos autos do TCE/SC.

O texto expõe o risco das chamadas emendas pix serem capturadas por interesses privados e ideológicos, transformando orçamento público em ativo político particular. E conclui que é dever das instituições reagirem firmemente para impedir que recursos federais financiem negócios privados alinhados a projetos extremistas e para proteger a integridade do gasto público.


Fonte:ICL NOTÍCIAS - 14/11/2025

Educação: Ministro Camilo Santana exalta o legado de Cancellier e Lula entrega honraria póstuma ao ex-reitor, vítima da Lava Jato

                                            Mikhail Cancelier, filho de Luiz Carlos Cancellier (Foto: Reprodução)

                                    Luiz Carlos Cancellier de Olivo (Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)



247 - O jurista e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier, recebeu, postumamente, nesta sexta-feira (14), a Ordem Nacional do Mérito Educativo no grau Grã-Cruz. A honraria foi recebida por Mikhail Cancellier, filho de Luiz Carlos Cancellier, das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia em Brasília-DF. 

A cerimônia ocorre por ocasião da outorga da Ordem Nacional do Mérito Educativo e do aniversário de 95 anos do Ministério da Educação. No evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o legado do ex-reitor em prol da autonomia acadêmica e judiciária no país. 

"A trajetória reforça importância da autonomia universitária e da justiça", disse Santana em seu discurso. "O professor tem que ser a profissão mais forte desse país, porque todo mundo passa pelo professor", destacou. 

Cancellier cometeu suicídio em 2017 após ser alvo na Operação Ouvidos Moucos, desdobramento da finada Lava Jato e deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar um suposto desvio de recursos públicos em cursos de educação a distância. Em 2018, a PF encerrou o inquérito por falta de provas.

Além de ser preso e afastado do cargo, após ser solto, Cancellier foi proibido até mesmo de entrar na instituição.

Fonte: BRASIL 247 -  (Com informações da Agência Brasil). 14/11/2025


Trama golpista: PF pede proteção especial para Mauro Cid em programa de testemunhas ameaçadas

                                     Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado  



A Polícia Federal pediu, em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a inclusão do tenente-coronel Mauro Cid, delator da trama golpista, no Programa de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.

 

Segundo a PF, a medida é “indispensável” para garantir a integridade física de Cid e de sua família.

 

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, encaminhou o pedido para análise da Procuradoria-Geral da República, que deve se manifestar até a próxima quarta-feira (19).

 

Caso o pedido seja aceito, um conselho formado pelo Ministério Público, órgãos de segurança e entidades de direitos humanos definirá as medidas de proteção. Entre elas, podem estar escolta, segurança residencial, preservação de identidade e auxílio financeiro, caso Cid fique impedido de trabalhar.

 

Há duas semanas, o STF autorizou o militar a retirar a tornozeleira eletrônica e a cumprir o restante da pena em regime aberto. Cid foi condenado a dois anos de prisão pela participação na tentativa de golpe de Estado que buscava manter Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022.



Fonte:Redação do BN - 14/11/2025

Salvador: De Luiz Caldas a La Fúria: Festas privadas movimentam fim de ano; Confira os valores


foto:Arquivo 09/08/2025 - Blog Fique Informado



Falta pouco para o ano acabar e Salvador conta com variadas opções de festas privadas para passar a virada de 2025 para 2026. Já existem ingressos à venda, com open bar e shows exclusivos com atrações musicais para todos os gostos. 

Confira:

O Hotel Deville Prime Salvador oferece um pacote de ano-novo com open bar completo, ceia especial do chef Diogo Calegari e shows de Vanessa Borges, Banda Didá e DJ. O ingresso custa R$ 1.076,09 (com taxas) e inclui todas as bebidas e comidas.

Réveillon Baía Sunset 2026

O Baía Sunset Bar promove uma festa com pacote all, que inclui ceia completa, open bar e apresentações musicais. A festa acontece em um ambiente charmoso, com uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. Para participar, o valor do ingresso individual é de R$ 550, além de taxa.

Réveillon Bahia de Todos os Santos

O Réveillon Bahia de Todos os Santos acontecerá no Terminal Turístico Náutico e contará com open bar premium e apresentações de Balinho de Quinta, Rachel Reis e Cortejo Afro. Ingressos no lote promocional estão disponíveis por R$ 295 (mais taxas).

Réveillon da Baía – 25ª edição

Com vista para a Baía de Todos os Santos, o Réveillon nos Jardins da Igreja do Santo Antônio da Barra terá shows de Eric Assmar, Clariana, Maira Lins, Microtrio e DJ Nate Mônaco, além de uma ceia all inclusive premium e espaço kids. O acesso individual custa R$ 600 e está sujeito a pagamento de taxa. 

Réveillon Villa Paradise – Canto da Sereia

O Réveillon Villa Paradise, no Villa da Praia Hotel, em Salvador, promete apresentações de Vitrolab canta Caetano e DJ Theo, ceia gourmet e open bar. O ingresso individual para a pista, no valor de R$ 500 (+ taxa), garante acesso a toda a gastronomia, bebidas e experiências temáticas.

Réveillon Além do Carmo 2026

A Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, será o palco do Réveillon Além do Carmo 2026, que oferece open bar, cenografia especial e vista para a Baía de Todos os Santos. As atrações confirmadas são Luiz Caldas, Jau e Faustão. O ingresso individual mais econômico está disponível por R$ 350 (+ taxas).

Réveillon Alerta Praia 2026

O Réveillon Alerta Praia 2026 acontece à beira-mar e oferece uma festa completa com open bar em todos os seus setores: Camarote Premium, Gramado VIP e Praia. Com vistas privilegiadas para os palcos, o evento tem a opção mais acessível no setor Praia, com ingresso individual a R$ 150 (mais taxa).

Réveillon 7 Mares 2026

O Réveillon 7 Mares 2026 oferece uma celebração com open bar premium nos setores Arena e VIP, no Jardim dos Namorados, na Pituba. Nas atrações, estão: Escandurras, La Fúria, Renanzinho CBX e DJ Deivid Oliveira. O valor do ingresso individual mais econômico, para o 3º lote da Arena, é de R$ 310, acrescido de taxa.


Fonte:Vagner Ferreira/Bocão News - 14/11/2025

COP30: STF assina acordo com a UFPA para atuação na Amazônia

                                                  Foto: Antonio Augusto/STF



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, assinou, nesta sexta-feira (14), acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A solenidade de assinatura foi realizada pela manhã, na Reitoria da UFPA, em Belém.

A parceria, com duração de cinco anos, tem por objetivo promover a cooperação acadêmica entre as instituições em áreas de interesse comum. Após esse período, o acordo poderá ser renovado mediante termo aditivo.

“A assinatura do acordo representa um momento importante, em que entrelaçamos a Universidade Federal do Pará com o Supremo Tribunal Federal, por meio de seus Centros de Estudos Constitucionais, e com o Conselho Nacional de Justiça, por meio de seu Conselho Consultivo de Pesquisas Judiciais”, destacou Fachin.

Segundo o ministro, essas duas instâncias – uma de natureza jurisdicional, que é o STF, e outra responsável pela gestão do Poder Judiciário, que é o CNJ – dialogam com uma universidade pública relevante para o país e marcante para a região Norte.

“Trata-se de unir o conhecimento à experiência, a teoria à prática, e de juntar esforços para produzir saber e boas práticas que aprimorem a prestação jurisdicional e fomentem pesquisas no âmbito da universidade. Entendemos que este conjunto de cooperação técnica constitui um marco para as instituições que o firmam hoje”, afirmou o presidente do STF e do CNJ.

Fachin ressaltou, ainda, que o acordo ocorre no contexto da COP30, “a COP do desafio”, que representa, a seu ver, a passagem do “o que fazer” para o “como fazer”. Nesse sentido, destacou que as instituições públicas têm como objetivo enfrentar as desigualdades regionais. “O olhar sobre as diversas regiões do Brasil não pode ser parametrizado. Como já se disse há muito tempo, para que os desiguais sejam igualmente tratados, é preciso que sejam tratados diferentemente”, afirmou.

O reitor da UFPA, professor doutor Gilmar Pereira da Silva, destacou que a iniciativa fortalece a integração entre a produção acadêmica e as políticas públicas e amplia o alcance social da pesquisa universitária.

A vice-reitora da UFPA, Loiane Verbicaro, afirmou que a parceria com o STF reforça o compromisso das duas instituições com a democracia. “Oitenta e cinco por cento dos nossos alunos são pretos, pardos, indígenas e quilombolas, e estamos avançando na implementação de cotas para pessoas trans. Temos, ainda, um processo seletivo especial para imigrantes, apátridas e refugiados. Isso nos coloca diante do compromisso histórico de promover a educação como forma de emancipação e transformação social da nossa sociedade”, afirmou.

Cooperação acadêmica

O acordo prevê a elaboração conjunta de projetos de pesquisa, a organização de eventos científicos e culturais, o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, bem como a mobilidade de docentes, estudantes de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado.

Os resultados da cooperação serão publicados em conjunto pelas instituições, de acordo com a prática acadêmica usual.

No âmbito do STF, a coordenação do acordo ficará a cargo do Centro de Estudos Constitucionais da Corte.


Fonte: (Suélen Pires/AD)  Página do STF - 14/11/2025