• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de setembro de 2025

Lula defende soberania e Pix e ataca 'traidores' em pronunciamento do 7/9

                                     foto:reprodução em 06/09/2025


(Folhapress) – Em pronunciamento nacional, veiculado um dia antes do 7 de Setembro e em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT) defendeu a soberania e mandou recados para o seu antecessor e para o presidente dos EUA, Donald Trump.

A bandeira da soberania tem sido adotada pelo governo federal nas últimas semanas em reação às determinações de Trump de impor sobretaxa de 50% a produtos brasileiros e às sanções americanas a autoridades brasileiras, usando como justificativa o julgamento de Bolsonaro.

“Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”, disse Lula.

Ele afirmou que o Brasil tem relações amigáveis com todos os outros países, mas “não aceitamos ordem de quem quer que seja”. “O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, afirmou.

O presidente fez menções indiretas a Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pelas tratativas com o governo Trump em troca de anistia ao ex-presidente nas ações criminais.

“É inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil. Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A história não os perdoará”, disse Lula no pronunciamento.

Lula

Também refutou que tenha interferência em decisões da Justiça.

“Zelamos pelo cumprimento da nossa Constituição, que estabelece a independência entre os Três Poderes. Isso significa que o presidente do Brasil não pode interferir nas decisões da justiça brasileira, ao contrário do que querem impor ao nosso país.”

Lula gravou o pronunciamento deste sábado (6) antes durante a semana. Entre os tópicos que destacou em sua fala estão a defesa do Pix, que também virou alvo de ataques da gestão Trump, e o projeto que dá isenção ao pagamento de IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5.000, considerado uma das principais propostas do Executivo no Congresso Nacional.

O petista também falou de regulamentação das big techs, outra das suas bandeiras constantes. Ele disse que as empresas “não estão acima da lei”.

“As redes digitais não podem continuar sendo usadas para espalhar fake news e discurso de ódio. Não podem dar espaço à prática de crimes como golpes financeiros, exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivo ao racismo e à violência contra as mulheres.”

A fala do presidente, que foi exibida a partir das 20h30, teve duração de aproximadamente cinco minutos e meio. Ao menos na Globo, houve problemas técnicos, com áudio e um corte abrupto no início da exibição.


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 06/09/2025

No Senado: ‘Na CCJ, anistia ampla não será pautada em hipótese alguma’ diz presidente da Comissão Otto Alencar

                                     foto:Wilson Dias/agência Brasil


Aliado do governo e filiado ao PSD, partido do Centrão, o senador Otto Alencar (PSD-BA) preside a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), porta de entrada de todos os projetos que chegam ao Senado. Diante dos apoios que fortaleceram na Câmara a proposta de anistia para os condenados pela trama golpista, Alencar avisou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que em hipótese alguma colocará em votação o projeto que os bolsonaristas pressionam para que entre na pauta do plenário da Câmara.

Em conversa com o PlatôBR, Alencar disse que chegou a consultar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) antes de tomar a decisão de barrar, no Senado, a tramitação da proposta, caso seja aprovada  na Câmara.

Embora reconheça o gesto de gratidão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador criticou sua vinda a Brasília para articular apoio à proposta de anistia. “Tarcísio tem tantos problemas para resolver em São Paulo que acho que pedir anistia é uma coisa muito menor para um governador”, disse.
Confira os principais pontos da entrevista:

Como o senhor tem visto as mobilizações da Câmara em relação ao projeto de lei da anistia dos condenados por tentativa de golpe? O senhor estaria disposto a pautar esse assunto na CCJ, caso os deputados aprovem o texto?


Eu concordo com a observação de que essa pauta é inconstitucional. Primeiro, não se pode tratar uma causa tão sensível como essa com um projeto de lei ordinária, que é aprovado com maioria simples e, se for por meio de PEC (Proposta de Emenda à Constituição), na minha visão, que é a visão de alguns ministros com quem eu já conversei, também é inconstitucional. A anistia, nesse caso, eu considero que fere cláusula pétrea, não pode mudar, nem com emenda constitucional. E sendo inconstitucional, eu não vou pautar na CCJ, em hipótese alguma. Isso aí está fora de propósito, absolutamente.


E como o senhor vê a ideia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de propor um texto alternativo, que restringiria o alcance da anistia a alguns participantes do 8 de Janeiro que receberam penas duras do STF?


Eu falei com o presidente Davi algumas vezes e, há uns 10 dias, disse ser favorável a uma mudança na legislação que estabelece a pena. Ou seja, isso serviria para aliviar as penas daqueles que foram usados como massa de manobra para fazer a manifestação de 8 de janeiro. Seria uma mudança que incidisse, em alguns casos, na dosimetria da pena. Acho que isso seria possível de o Congresso analisar, colocar em votação e deliberar por maioria. Disso eu sou favorável. Nesse rol eu me refiro àquela senhora que pichou a estátua do Supremo, o cara que quebrou o relógio.

Quem o senhor acha que precisa ficar de fora da anistia?


Esses casos de pessoas manipuladas são completamente diferentes de se ter anistia para membros do plano ‘punhal verde amarelo’, por exemplo, que ameaçaram de morte o presidente Lula, o Alexandre de Moraes e o Geraldo Alckmin. O Rodrigo Pacheco também estava na mira para ser assassinado. Abrandar a pena dessas pessoas é diferente de anistiar os ricos do agronegócio que financiaram o golpe. É diferente de anistiar aqueles militares que deixaram que suas estrelas escurecessem com a tentativa de fazer o golpe e voltar o regime ditatorial. Então, não pode-se querer anistia ampla, geral e irrestrita. Cada caso é um caso.

O senhor acha que houve exagero na aplicação da lei em relação a essas pessoas condenadas e que é necessário se fazer mudança na legislação para se coibir isso?


Essa legislação atual, a meu ver, foi aprovada com a pena muito alta porque votaram nela deputados federais e senadores que tiveram mandatos cassados no regime ditatorial, que foram exilados. Muitos constituintes, inclusive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi exilado, outros tiveram mandatos cassados, foram perseguidos. Portanto, a Constituição de 1988 é sólida na garantia dos direitos humanos e é muito sólida também para não permitir mais a volta ao regime ditatorial. Portanto, as penas são muito altas. O objetivo dos parlamentares, na época, era dizer assim: “Olha, aqui é um cartão vermelho para vocês, ditadores. Vocês não podem fazer isso, porque a pena vai ser muito alta”. Diante disso, pode-se perfeitamente atualizar para o momento atual e diminuir a pena.

Qual o valor histórico do julgamento que hoje ocorre no STF?

É o valor de dizer “não” aos crimes da ditadura de 1964. No Brasil, não houve a possibilidade de punição, porque na volta do regime democrático não tinha clima para se fazer isso. Então, os que torturaram, agiram para cassar mandato, para exilar as pessoas, ficaram impunes. Agora, há os que pensam na volta da ditadura, e é o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, que fez louvação na Câmara Federal ao maior torturador de todos, Brilhante Ustra, que torturou a ex-presidente Dilma. Os que foram para as ruas nessa tentativa de golpe têm essa vontade que o regime de exceção volte.

Como o senhor vê o argumento usado pelos bolsonaristas de que a anistia seria fundamental para pacificar o país?

Isso é uma falácia. Sabe por quê? Porque no período do governo Bolsonaro, nunca houve nenhum sentimento de pacificação. Não podemos nos esquecer de 6 e 7 de setembro de 2021 e de 7 de setembro de 2021 em que eles estimularam a invasão do Supremo. O presidente era Luiz Fux. O governo de Bolsonaro passou o tempo inteiro estimulando a violência. Não podemos esquecer da pandemia, quando ele dizia que que não era coveiro e imitava alguém com falta de ar. Ele perseguia as pessoas que estavam defendendo a ciência. Como falam agora de pacificação, se passaram quatro anos estimulando estado de tensão, de provocação e de violência? Então mudaram? Por que mudaram? Mudaram porque a lei tá sendo cumprida agora. O comportamento de Bolsonaro é o mesmo.

Como o senhor avalia a movimentação pela anistia feita em Brasília pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),  nessa semana?

É o direito dele. Ele é um governador que chegou ao cargo com o apoio de Bolsonaro e quer mostrar gratidão. Na minha opinião, é uma atitude errada porque ele tem tantos problemas para resolver em São Paulo que acho que pedir anistia é uma coisa muito menor para um governador.

Fonte:PlatÔ/BR - 06/09/2025

Na Casa Branca: Microfone vaza e dono da Meta diz que "não sabia o número que Trump queria usar' ao falar de investimentos


                               

O criador da Meta participou de jantar privado promovido por Donald Trump, na Casa Branca, com outros gigantes da área -   Foto:Redes Sociais



O fundador da Meta, Mark Zuckerberg, foi flagrado em confissão constrangedora ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante jantar na Casa Branca, o áudio do microfone de Zuckerberg vazou o momento em que ele admitiu para Trump que não estava pronto para uma pergunta sobre investimentos e que não sabia qual “número Trump queria usar”.

O evento, um jantar promovido para gigantes da área, foi realizado na quinta-feira (4/9). Na ocasião, Trump perguntou aos executivos presentes quais eram os planos de investimentos no país. Zuckerberg respondeu aos presentes: “Provavelmente será algo como, não sei, pelo menos US$ 600 bilhões até 2028, nos EUA”.

Trump ponderou entre sorrisos que era “muito dinheiro”, e Zuckerberg completou: “Não, não é. É significativo”. “Isso é bastante. Obrigado, Mark”, disse Trump.

Em seguida, no entanto, Zuckerberg confessou ao pé do ouvido de Trump: “Me desculpe, eu não estava pronto… Eu não tinha certeza de qual número você queria usar”. Trump riu e comentou o caso com a esposa. Zuckerberg esqueceu apenas que o microfone estava ligado.

Estavam presentes no jantar com Trump executivos como os da Tim Cook, da Apple, e Sundar Pichai, do Google.


Fonte:Manoela Alcantara/Metrópoles - 06/09/2025

Salvador: Jornal Correio da Bahia promove nova onda de demissões, diz Sindicato

 

                                                   imagem:google


O Sinjorba denuncia com indignação mais uma medida de desrespeito do jornal Correio, da Rede Bahia: a demissão de sete jornalistas nesta quinta (04), sem qualquer diálogo com a entidade. Entre os desligados estão Ana Lúcia Albuquerque, Osmar Martins, Marina Silva, Nara Gentil, Roberto Midlej, Carolina Cerqueira e Tharsila Prates.


A entidade lembra que a Rede Bahia foi a empresa de comunicação que mais recebeu benefícios fiscais do governo federal entre 2013 e 2024, economizando quase R$ 30 milhões em desoneração da folha de pagamento. O objetivo dessa política era preservar empregos, mas, ao contrário, o Correio reduziu seu quadro de 106 para menos de 40 jornalistas em pouco mais de uma década.

Para a presidenta do Sinjorba, Fernanda Gama, a decisão do Correio é uma contradição inaceitável: “A Rede Bahia usufruiu de recursos públicos que deveriam proteger empregos, mas escolheu o caminho inverso: demitir jornalistas e precarizar as condições de trabalho. Isso é um desrespeito não só à categoria, mas à sociedade que financia esses benefícios.”

O sindicato destaca que a empresa também não assinou o acordo coletivo 2025-2026 e já reduziu em 15% o número de empregados, reforçando sua postura de não dialogar com a representação sindical.

O Sinjorba repudia com veemência essa nova onda de demissões, reafirma seu compromisso de lutar contra práticas predatórias e exige explicações públicas da empresa, cobrando respeito às relações de trabalho.

A entidade também alerta para o ambiente de trabalho adoecedor na Rede Bahia, onde são frequentes os relatos de estresse, sobrecarga e ansiedade que têm levado colegas a afastamentos. Nessa sexta (05), o Sinjorba encaminhará denúncia à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).


Fonte: Sinjorba no Instagram - 06/09/2025

Copa do Nordeste: Bahia volta a golear e é Pentacampeão do torneio


                                           Tiago, da base marcou por 3 dos 5 gols -foto:reprodução/Maurícia da Matta / Bahia Notícias.



É PENTACAMPEÃO! O Bahia recebeu o Confiança, na tarde deste sábado (6), às 17h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da grande decisão da Copa do Nordeste. Em campo, um verdadeiro massacre do time azul, vermelho e branco, que goleou o Dragão e garantiu a sua 5ª taça do Nordestão, tornando-se assim o maior campeão da história do torneio regional.

 Os gols foram marcados por Rezende, Lucho Rodríguez e Tiago, por três vezes finalizaram o placar em 5 a 0 para o Esquadrão.

 

Com o resultado, o Tricolor se isolou como o time que mais vezes venceu a Copa do Nordeste na história da competição, com títulos em 2001, 2002, 2017, 2021 e 2025.

 

Como próximo desafio, o Esquadrão terá pela frente o Fluminense, na próxima quarta-feira (10), no Maracanã, às 19h, em jogo válido pela volta das quartas de final da Copa do Brasil.


Com o resultado positivo de 1 a 0 na ida, o Bahia precisa somente de um empate para garantir presença na semifinal pela primeira vez na história. 



 

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias.

 


FICHA TÉCNICA 


Bahia
 5 x 0 Confiança


Copa do Nordeste - Final, volta


Local: 
Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 06/09/2025
Horário: 17h30
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho;
Assistentes: Luis Filipe Goncalves Correa e Schumacher Marques Gomes;
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro;
Transmissão: SBT, Premiere, ESPN e Disney+
Gols: Tiago (3), Lucho, Rezende (Bahia)
Cartões: Vitinho (Confiança), Maicon (Confiança); Sidney (Bahia).


Bahia: Ronaldo (Danilo); Gilberto, Gabriel Xavier, Rezende e Iago Borduchi (Zé Guilherme); Sidney (Everton Ribeiro), Rodrigo Nestor, Michel Araujo (Vitinho) e Cauly (Junhinho); Lucho Rodríguez e Tiago. Técnico: Rogério Ceni.



Fonte:  BN C/adaptações 06/09/2025

Eleições 2022: Empresa de agrotóxicos é condenada por assédio eleitoral: ‘Fui coagido a votar no Bolsonaro’



        foto:reprodução



 A Justiça do Trabalho condenou, em segunda instância, a empresa Iharabras S.A. Indústrias Químicas, conhecida como Ihara, ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos por assédio eleitoral. A decisão foi publicada no dia 29 de agosto de 2025, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), com sede em Campinas (SP), e reverte a decisão de primeira instância que negou a condenação. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A condenação da produtora de agrotóxicos decorre de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que apurou denúncias de coação e direcionamento político nas dependências da empresa, em Sorocaba (SP), durante o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.

Segundo os autos, gestores da empresa organizaram um evento com funcionários no pátio da fábrica, durante o expediente, e distribuíram camisetas da seleção brasileira. Na ocasião, houve discursos com apelos à reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Leia a decisão na íntegra.

“Fui coagido a votar no Bolsonaro”, afirmou um dos trabalhadores, em depoimento incluído no processo judicial.

Outro empregado relatou que ouviu de seu superior direto a seguinte pergunta: “A Ihara pode contar com você para derrotar os petistas?”.

Em e-mail incluído nos autos, um terceiro trabalhador relatou que “o teor do discurso foi de conscientização política, remetendo aos malefícios que um governo de esquerda poderia causar no agronegócio”. Segundo ele, “não houve, explicitamente, a orientação em voto para o candidato Bolsonaro, porém, foi um discurso bastante parcial a favor da continuação do governo Bolsonaro”.

Empresa de agrotóxicos

Registro do ‘ato cívico’ anexado aos autos (Reprodução)


7 de setembro

A Ihara alegou, em sua defesa, que o evento teve caráter cívico e estava vinculado à celebração do bicentenário da Independência do Brasil. A atividade foi realizada no dia 6 de setembro de 2022 e contou com a presença da banda sinfônica da Polícia Militar de Sorocaba.

Para o desembargador Maurício de Almeida, relator do caso, o evento extrapolou os limites de uma comemoração institucional e assumiu conotação político-partidária explícita:

“Tais práticas extrapolaram os limites de um suposto ato cívico que, aliás, nunca havia acontecido na empresa, transformando-se em um claro direcionamento político por parte da reclamada”, afirmou no voto.

De acordo com os relatos colhidos pelo MPT, os trabalhadores foram advertidos no discurso a “prestarem atenção em quem deveriam votar” e orientados a manter como estava, “porque seria bom para nós”.

O Ministério Público destacou ainda que a conduta empresarial violou garantias constitucionais e convenções internacionais, como a Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe discriminação por opinião política no ambiente laboral.

O convite enviado pela Ihara aos trabalhadores (Reprodução)

Justiça impõe medidas e indenização de R$ 1 milhão

Além da indenização por danos morais coletivos, a decisão judicial impõe uma série de obrigações de fazer e não fazer à empresa. A Ihara deverá:

  • Abster-se de realizar eventos de conotação política em suas dependências;
  • Não coagir, advertir ou induzir trabalhadores em razão de sua orientação política;
  • Divulgar comunicado oficial garantindo a liberdade de posicionamento dos empregados;
  • Pagar multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento, com destinação ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O descumprimento dessas obrigações poderá gerar novas sanções judiciais.

MPT e TSE reforçam combate ao assédio eleitoral

Nas eleições de 2022, o então presidente do TSE, Alexandre de Moraes, recebeu do Ministério Público do Trabalho um relatório sobre o assédio eleitoral com registro de 3.206 denúncias, a expedição de 1,4 mil recomendações, 300 termos de ajuste de conduta e 80 ações civis pública.

Segundo dados apresentados pelo MPT nos autos, somente no interior paulista, o MPT atuou em 38 termos de ajustamento de conduta (TACs), além de ajuizar oito ações judiciais e emitir 104 notificações recomendatórias em 2022.

“A Constituição Federal e a legislação trabalhista e eleitoral asseguram expressamente a liberdade de consciência e de orientação política por parte dos empregados. Portanto, o empregador deve assegurar tratamento justo e imparcial aos trabalhadores, impedindo qualquer forma de discriminação por opinião política”, afirmou o procurador Gustavo Rizzo Ricardo, responsável pelo inquérito.

Para fortalecer a fiscalização e repressão a esse tipo de prática, o MPT firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Empresa nega infração

A Ihara afirmou, em nota enviada ao “Brasil de Fato”, que a decisão judicial ainda não é definitiva e que o processo segue em tramitação. A empresa disse confiar que o Judiciário reconhecerá que não houve infração.

Reiterou que o evento realizado em setembro de 2022 foi um ato cívico em alusão à Independência do Brasil, tradição que, segundo a nota, ocorre há anos na empresa, e contou com a participação da banda sinfônica da Polícia Militar de Sorocaba.

A empresa destacou ainda que a participação dos funcionários foi espontânea, sem caráter obrigatório, e negou ter havido indução ou coação de voto, dizendo respeitar a liberdade e o direito democrático de escolha de cada colaborador.


Fonte:ICL NOTÍCIAS - 06/09/2025


Salvador: Após prisão de jornalista da TV Aratu vir à tona, repórter se pronuncia


                                    foto:reprodução/Instagram @lara_linhares_


A repórter Lara Linhares, da TV Aratu, se pronunciou após vazar a informação de que ela estava no mesmo carro do jornalista da mesma emissora, Jamerson Oliveira, no momento em que ele foi preso em flagrante por fugir de uma abordagem policial e dirigir embriagado em Salvador. A profissional postou um comunicado nas redes sociais, no início da tarde deste sábado (6).

"Queridos amigos, minha profunda gratidão pelas mensagens de apoio e solidariedade recebidas. São nos momentos de adversidade que vemos quem está verdadeiramente ao nosso lado. Como alguns de vocês já devem ter conhecimento, diversas informações estão sendo divulgadas a meu respeito. Desejo esclarecer que a maioria das notícias veiculadas são inverídicas e não correspondem à verdade dos fatos", declarou.

Ela também ameaçou processar quem está divulgando o caso. "As pessoas responsáveis pela disseminação desses conteúdos já estão sendo identificadas para que medidas judiciais cabíveis sejam tomadas. Muito obrigada!", finalizou Lara Linhares.



A prisão de Jamerson Oliveira


Jamerson foi preso na noite desta sexta-feira (5), após sair de uma confraternização com a equipe do canal. Uma guarnição da Polícia Militar estava trafegando fazendo rodas por volta das 23h10, na região do Elevador Lacerda, quando o veículo dirigido por ele avançou sinais vermelhos e ultrapassou a viatura oficial. O diretor desobedeceu as ordens de parada e foi perseguido por viaturas.

O carro foi interceptado na Avenida Jequitaia, nas proximidades do viaduto de acesso à Via Expressa. A PM informou que Jamerson resistiu à ação e se identificou como sendo um diretor de um "programa de televisão de grande audiência". Conduzido para a Central de Flagrantes, ele foi liberado mediante pagamento de fiança.

Procurados pelo BNews, Lara e Jamerson não retornaram aos contatos da reportagem até o fechamento. Procurado, o SBT afirmou que por não ser emissora própria, a reportagem deveria procurar a TV Aratu, que também ainda não se manifestou. O espaço segue aberto e a matéria será atualizada em caso de posicionamento.


Fonte: 

SP: Ex- jogador do Santos e São Paulo chuta portão de casa da namorada: “Te mato”

 
                               foto:reprodução



O atacante Pedrinho, com passagens por times como Cuiabá, São Paulo e Santos, foi flagrado em um ataque de fúria e de violência doméstica. Na madrugada desta quarta-feira (3/9), em São Paulo, ele teria ameaçado a namorada, Amanda Nunes, e familiares dela. Um vídeo de câmera de segurança mostra o jogador, de 25 anos, do lado de fora da residência da companheira, completamente descontrolado. O jogador reconheceu o fato e pediu desculpas, por meio da assessoria de imprensa.

Nas imagens, Pedrinho aparece gritando e chutando o portão da casa, enquanto a porta de um carro estacionado em frente permanece aberta. Em um momento, ele tenta atingir a câmera de vigilância, possivelmente para destruir provas do ocorrido. O imóvel é da família de Amanda.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu conter a situação, mas, a princípio, não houve a formalização imediata de um boletim de ocorrência. Em nota por meio de sua assessoria de imprensa, Pedrinho admitiu os erros e pede desculpas à família de Amanda, com quem tem dois filhos.

     Material cedido ao Metrópoles

Pedido de desculpas


“Após a exposição das imagens em que apareço chutando o portão, retirando e quebrando as câmeras de segurança da residência da família da mãe dos meus filhos, nessa quinta-feira (04 de setembro), em São Paulo (SP), gostaria de dizer, publicamente, que reconheço minha falha como homem e pai”, diz o comunicado.

“Assumo meu erro no ato. Horas após o ocorrido, lamento o acontecimento e gostaria de pedir desculpas em público. Entendo que devo aprender com o fato e o farei. Agora, o problema será resolvido de maneira interna, junto de minha família”, afirmou o jogador, por meio de nota.

brigas frequentes


Este novo episódio se soma a uma série de polêmicas envolvendo o atleta. Em março de 2023, Pedrinho foi afastado do São Paulo após denúncias feitas pela mesma namorada. Na época, ele negou as acusações, mas a Justiça determinou medidas protetivas para ambas as partes.

Familiares de Amanda também prestaram depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher, relatando agressões e ameaças anteriores. Mesmo sob investigação, o jogador foi contratado pelo Santos em 2024, ocasião em que voltou a se declarar inocente. O caso segue em tramitação, e as denúncias mais recentes continuam sob apuração.

Fonte:Coluna na Mira/Metrópoles - 06/09/2025

STF: Cármen Lúcia extrai nova prova contra Bolsonaro

 

                                               03/09/2025 (Gustavo Moreno/STF) 



O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro tornou-se também uma batalha narrativa pela integridade das instituições democráticas.

 Confira no link abaixo da Revista Veja da coluna de Matheus Leitão, de ontem (5) a reportagem completa:

https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/carmen-lucia-extrai-nova-prova-contra-bolsonaro/

Bahia: Confira as 3 músicas gravadas pelos adolescentes Samuel & Mateus que partiram de forma prematura

 


Os Adolescentes Samuel de 17 anos e Mateus de 14 anos, que vinham despontando no mundo do arrocha, da pequena cidade Tancredo Neves,  no baixo Sul do Estado da Bahia, faleceram num acidente trágico no dia 01/09 na  BR-101.

O vídeo com as vozes dos adolescentes só no  canal do Youtube  L2A DIVULGAÇÕES  com três músicas da dupla em Studio e em três dias alcançou mais de 252 mil visualizações.(confira acima)

O acidente:

A colisão ocorreu na noite de segunda-feira (1º), quando a moto conduzida pelo pai dos adolescentes chamado Josenilson se chocou contra uma caminhonete. Os irmãos, de 17 e 14 anos, morreram na hora.

O pai foi socorrido em estado grave e levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, a 66 km do local. Após dois dias na UTI, recebeu alta para a enfermaria na quarta-feira (3), com quadro estável, mas sem previsão de deixar o hospital.


A investigação revelou que o motorista da caminhonete não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O delegado José Neri, coordenador regional da Polícia Civil, informou que o homem foi ouvido na delegacia. Como não houve flagrante, ele acabou liberado.

O condutor relatou que trafegava pela rodovia quando foi surpreendido pela moto, que teria saído de uma estrada vicinal. Ele disse ainda que fugiu do local por medo de ser linchado e negou ter ingerido bebida alcoólica. A caminhonete foi incendiada logo após o acidente, em protesto contra a tragédia.

A Polícia Civil requisitou laudos de necropsia e do local do acidente para esclarecer as circunstâncias da colisão. O caso segue sob investigação.

Fonte Texto:Diário do Nordeste c/adaptações 06/09/2025


Porto Alegre: Cantor Gilberto Gil recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFRGS


                                              foto:reprodução

O cantor baiano Gilberto Gil, uma das principais vozes da história da música brasileira, recebeu na última sexta-feira (5), o título de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre

 

A honraria considerou a trajetória do baiano, ex-Ministro da Cultura, com suas atividades políticas, artísticas e intelectuais. Com 83 anos, Gil teve um importante papel no movimento Tropicália, na década de 1960, e chegou a ser exilado em 1968, durante a ditadura militar. 

 

O título também cita o papel do baiano como Ministro da Cultura entre 2003 e 2008, durante o primeiro mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Durante seu período na pasta, o artista implementou políticas públicas de incentivo a democratização do acesso à cultura, como a Lei Rouanet. 


Fonte:BN - 06/09/2025
 

Salvador: Festival da Cultura Japonesa Bon Odori 2025 acontece neste fim de semana


                                            Foto:reprodução


Dos famosos templos à gastronomia, das artes marciais às tradições milenares — o Japão é uma potência cultural que encanta gerações ao redor do mundo. E nem a Bahia, nem os baianos poderiam ficar de fora dessa admiração pelo país asiático. Celebrando toda a riqueza cultural, Salvador recebe, desde a última sexta-feira (5), a 17ª edição do Festival da Cultura Japonesa – Bon Odori 2025, no Parque de Exposições. A programação segue até este domingo (7).

 

 

 

Com expectativa de atrair mais de 80 mil visitantes durante os três dias de evento, o festival oferece uma imersão completa na cultura japonesa, reunindo oficinas, workshops, apresentações musicais e de dança, artes marciais, concursos, gastronomia e atrações para todas as idades.

 

Ao BN Hall, Marcelo Naoto, presidente da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (Anisa) e organizador do festival, explicou que o Bon Odori já faz parte do calendário oficial da cidade e tem se consolidado como o maior evento promovido pela entidade. De acordo com ele, trata-se do segundo maior festival do gênero no Brasil, perdendo apenas em número de público. 

 

Naoto também destacou a importância econômica do evento: “[o Festival] atrai muito público fora de Salvador, das regiões metropolitanas, do estado da Bahia e até mesmo de outros estados. Isso contribui muito para o turismo dentro da capital e também gira muito a economia local com vários comércios, restaurantes, prestadores de serviços. É um evento realmente que ajuda muito na economia de Salvador”, salientou. 

 

Entre os destaques deste ano no palco Haru está Guilherme Briggs, dublador, tradutor, locutor e desenhista, conhecido por dar voz a personagens como Superman, Buzz Lightyear, Optimus Prime e Rei Julien. Além disso, artistas como Denilson Félix, Pamela Yuri, Fábio Aruga e o Coral Cosmos prometem encantar o público com suas apresentações musicais.

 

No palco Natsu, o público poderá assistir a demonstrações de artes marciais como Sumô, Kendô, Aikidô, Judô, Karatê e Iaidô, além da apresentação do Grupo Cultural Wado, que traz o Matsuri Dance — uma fusão entre o ritmo tradicional japonês ondo e estilos modernos como pop, rock e funk.


O Espaço Cultural é dedicado às oficinas e experiências interativas. Entre as atividades oferecidas estão Shod? (caligrafia japonesa), Oshibana (técnica de prensar flores e folhas), Sumi-ê (pintura oriental em preto e branco) e Pixel Art, onde os participantes criam objetos utilizando miçangas, pinças e placas térmicas. Também serão realizadas aulas experimentais de Mangá, Comics, Desenho Artístico, Pintura e Colorização Digital. Um dos momentos mais especiais é a tradicional Cerimônia do Chá, que convida o público a desacelerar e vivenciar um momento de introspecção e espiritualidade.

 

OPÇÕES GASTRONÔMICAS


Como em edições anteriores, a gastronomia é um dos pontos altos do festival. São mais de 20 restaurantes oferecendo pratos típicos como sushi, tempurá, udon, lamén, entre outras delícias. Já as salas Sakura e Tsuru recebem uma programação especial de workshops de gastronomia com chefs convidados. Além disso, diversos estandes oferecem produtos japoneses, como o maneki neko (gatinho da sorte), flores, mangás, artigos de anime e muito mais.

 

VISITA DO DIPLOMATA


O Embaixador do Japão, Hayashi Teiji, estará em Salvador para participar do Festival. Neste sábado (6), a partir das 12h, ele vai conduzir uma oficina especial de Sumi-ê, técnica tradicional de pintura japonesa que utiliza pincel e tinta preta para retratar, com simplicidade, a essência dos objetos e a expressão do instante presente. O Embaixador participará nesta ocasião das comemorações dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.


 
FUNCIONAMENTO E INGRESSOS


No sábado, o Festival abrirá as portas às 10h seguindo com a programação até às 22h. Já no domingo (7), o evento terá início também às 10h, mas termina um pouco mais cedo, às 21h. Os ingressos com valores a partir de R$ 16 poderão ser adquiridos através do site www.bonodorisalvador.com.br


Fonte: BAHIA NOTÍCIAS - 06/09/2025