sábado, 6 de setembro de 2025

Salvador: Jornal Correio da Bahia promove nova onda de demissões, diz Sindicato

 

                                                   imagem:google


O Sinjorba denuncia com indignação mais uma medida de desrespeito do jornal Correio, da Rede Bahia: a demissão de sete jornalistas nesta quinta (04), sem qualquer diálogo com a entidade. Entre os desligados estão Ana Lúcia Albuquerque, Osmar Martins, Marina Silva, Nara Gentil, Roberto Midlej, Carolina Cerqueira e Tharsila Prates.


A entidade lembra que a Rede Bahia foi a empresa de comunicação que mais recebeu benefícios fiscais do governo federal entre 2013 e 2024, economizando quase R$ 30 milhões em desoneração da folha de pagamento. O objetivo dessa política era preservar empregos, mas, ao contrário, o Correio reduziu seu quadro de 106 para menos de 40 jornalistas em pouco mais de uma década.

Para a presidenta do Sinjorba, Fernanda Gama, a decisão do Correio é uma contradição inaceitável: “A Rede Bahia usufruiu de recursos públicos que deveriam proteger empregos, mas escolheu o caminho inverso: demitir jornalistas e precarizar as condições de trabalho. Isso é um desrespeito não só à categoria, mas à sociedade que financia esses benefícios.”

O sindicato destaca que a empresa também não assinou o acordo coletivo 2025-2026 e já reduziu em 15% o número de empregados, reforçando sua postura de não dialogar com a representação sindical.

O Sinjorba repudia com veemência essa nova onda de demissões, reafirma seu compromisso de lutar contra práticas predatórias e exige explicações públicas da empresa, cobrando respeito às relações de trabalho.

A entidade também alerta para o ambiente de trabalho adoecedor na Rede Bahia, onde são frequentes os relatos de estresse, sobrecarga e ansiedade que têm levado colegas a afastamentos. Nessa sexta (05), o Sinjorba encaminhará denúncia à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).


Fonte: Sinjorba no Instagram - 06/09/2025

0 comentários:

Postar um comentário