• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 17 de julho de 2021

Rio: Secretário de Saúde faz alerta com relação a variante Delta da Covid; já tem 74 casos

       Enseada de Botafogo - foto: Blog Fique Informado


O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, usou as redes sociais neste sábado (17/7) para alertar a população sobre a variante Delta do coronavírus. “Está se instalando no Rio”, escreveu ele, revelando também que o número de casos dessa variante, que tem como marca uma maior capacidade de infecção, chegou a 23 na capital fluminense.

No Estado do Rio, são ao menos 74 casos confirmados dessa variante considerada de preocupação pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja a postagem do gestor no Twitter:

A variante Delta foi inicialmente identificada na Índia e se espalhou rapidamente pelo mundo. Até as nações onde a vacinação está avançada, como nos Estados Unidos, estão preocupados com os efeitos da cepa.

Pesquisas indicam, porém, que as vacinas são eficazes contra essa variante, o que reforça a importância da imunização e da manutenção de medidas de isolamento social.

fonte:Metrópoles - 17/07/2021 23h:35min.

MT: PC prende suspeito de matar delegado Clayton Leão em Camaçari em 2010

O delegado Clayton Leão tinha 35 anos. Foto: Arquivo CORREIO


Onze anos após o assassinato do delegado Clayton Leão, que na época atuava na 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari), a polícia prendeu um homem suspeito de ter participado do crime, em 2010. O nome do preso não foi divulgado.

O homem estava vivendo em Várzea Grande, no estado do Mato Grosso, a cerca de 300 km da fronteira com a Bolívia. Ele foi localizado e preso por uma equipe da Polícia Civil daquele estado, e conduzido para a Superintendência da Polícia Federal. Ele será transferido para a Bahia.

A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Mato Grosso (Ficco/MT), e contou com o apoio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil da Bahia, e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, daquele estado.

Clayton Leão, de 35 anos, foi morto em uma emboscada de criminosos enquanto concedia entrevista para uma rádio de Camaçari, onze anos atrás. O assassinato causou comoção em todas as forças policiais e na população, visto que a ação criminosa acabou sendo transmitida ao vivo. Clayton – que foi chefe da Coordenação de Operações Especiais (COE) – chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.

Fonte:Correio da Bahia - 17/07/2021 22h:50min

Bolsonaro quer juiz para protegê-lo no STF, diz brasilianista Peter Hakim

A indicação do advogado-geral da União André Mendonça, "terrivelmente evangélico", para o Supremo Tribunal Federal por  Jair Bolsonaro cumpre dois papéis na visão do brasilianista Peter Hakim, presidente emérito do Diálogo Interamericano, instituição dedicada a discutir questões da América Latina: afagar importante parcela do eleitorado e garantir um juiz que vote conforme os seus interesses — e, de quebra, proteger o presidente e sua família dos processos que chegarem à Corte.

O brasilianista Peter Hakim, presidente-emérito do Diálogo Internacional, de Washington
© Rick Reinhard/The Dialogue/Divulgação O brasilianista Peter Hakim, presidente-emérito do Diálogo Internacional, de Washington

O papel político que o STF tem exercido no país, mais do que em outros lugares, é para Hakim sintoma da debilidade do Congresso Nacional em se contrapor aos rompantes do chefe do Executivo. E, em paralelo com a Suprema Corte dos Estados Unidos,  onde o ex-presidente Donald Trump nomeou juízes alinhados com as tendências mais conservadoras da sociedade americana, o pesquisador observa que, quanto mais tempo Bolsonaro permanecer no Planalto, mais o STF tenderá a ficar ao lado do Executivo. 

Leia a entrevista:

Quais as impressões do senhor sobre as recentes tensões entre Bolsonaro e o Supremo, incluindo ofensas ao ministro Luís Roberto Barroso?

 Várias coisas chamaram minha atenção na disputa entre o presidente e o STF. Uma é que o tribunal parece ser um ator muito público e político neste ponto, muito mais do que a maioria de outras cortes supremas, incluindo a Suprema Corte dos Estados Unidos. Isso pode refletir a fraqueza do Congresso brasileiro em enfrentar Bolsonaro e proteger a democracia e o estado de direito — de certa forma semelhante ao Congresso dos EUA aprovando algumas das decisões políticas questionáveis ​​do ex-presidente Donald Trump que desafiavam as normas democráticas. Também está claro que a corte brasileira é dividida em linhas políticas, da mesma forma que as divisões na corte dos Estados Unidos, e, quanto mais tempo Bolsonaro se mantém na presidência, mais provavelmente o Supremo apoiará suas opiniões políticas.

O STF impôs algumas derrotas ao governo, como determinar a abertura de uma CPI no Senado ou limitar as ações do governo federal na pandemia. 

A CPI sobre a gestão do governo da pandemia teve um impacto direto na política brasileira, assim como as decisões que anularam as condenações de Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois eventos levaram à deterioração do apoio público de Bolsonaro nos últimos meses e ao aumento nos números de Lula nas pesquisas. Falta mais de um ano para as eleições presidenciais e Bolsonaro ainda pode recuperar força e apoio — mas o impacto político tem sido claro. Pode-se esperar que as decisões do STF tenham um papel de destaque se o Congresso decidir iniciar um processo de impeachment. Ainda há outras decisões politicamente importantes, que podem envolver o STF, como a investigação de familiares de Bolsonaro ou a discussão sobre voto impresso nas próximas eleições. 

Bolsonaro indicou o ministro André Mendonça para o STF como "terrivelmente evangélico". Isso o coloca sob algum tipo de suspeição? 

Suspeição pode ser a palavra errada. Mas a indicação tem objetivos políticos claros — primeiro, para ajudar a cimentar o apoio de Bolsonaro entre os evangélicos (para garantir votos e apoio financeiro para sua campanha de reeleição) e, segundo, para colocar um juiz que votará consistentemente em favor da posição do presidente sobre questões políticas e constitucionais e para proteger o presidente, sua família e seus aliados contra acusações legais levadas à Corte.

Foi aberta investigação contra o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles com base em informações da embaixada americana. O senhor vê espaço para novas colaborações?

 Não. Não vejo muitas oportunidades de colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos nos próximos dois anos. Em primeiro lugar, o governo Biden não tem demonstrado muito interesse pela América Latina, além da questão migratória. Em segundo lugar, Biden e Bolsonaro simplesmente veem o mundo de maneira muito diferente. Eles discordam em uma ampla gama de questões — incluindo a gestão da pandemia, direitos das minorias, mulheres e pessoas LGBT, proteção ambiental, violência policial e princípios democráticos básicos. Finalmente, com sua economia conturbada e influência regional e internacional limitada, o Brasil oferece poucas oportunidades de cooperação produtiva.

Assim como fez Trump, Bolsonaro também ataca o sistema eleitoral brasileiro, chegando a ameaçar as eleições do ano que vem. O senhor vê o risco de algum tipo de ruptura? 

Certamente, há um risco substancial para os sistemas eleitorais dos EUA e do Brasil. Bolsonaro soa como Trump em sua relutância em aceitar perder a presidência. Sua associação com os militares pode dar a Bolsonaro uma habilidade um pouco maior do que Trump para inverter o processo eleitoral se ele perder ou estiver convencido de que perderá se a eleição prosseguir. Daqui de Washington, certamente parece que uma eleição apertada em 2022 poderia colocar a democracia do Brasil em perigo — especialmente se o país permanecer altamente polarizado entre Lula e partidários do Bolsonaro.

Fonte:VEJA.COM - 17/07/2021 19H:15min.

Salvador: 'Jurassic Park' Lagoa dos Dinossauros volta a receber visitantes

Réplicas de dinos ficam em área remanescente de Mata Atlântica (Nara Gentil/CORREIO)

A Lagoa dos Dinossauros foi reaberta, nesta sexta-feira (16), depois de quatro meses de atividades suspensas pela pandemia, e recebeu muitos interessados em reencontrar as réplicas em tamanho natural do tiranossauro-rex, do braquiossauro e de outros espécimes dos tempos jurássicos. O interesse em conhecer ou revisitar o parque, que por ser um espaço ao ar livre e amplo dificulta a aglomeração, foi tão grande que para o sábado (17), a lotação já esgotou. Ao todo, 2200 pessoas agendaram a visita na data. 

Para Rafael Lacerda, 14 anos, que visitou o parque na sexta, o local não é somente área de lazer. O ambiente virou lugar de aprendizado em sua segunda aula de campo de ciências. Fauna, flora, curiosidades sobre os dinossauros e a leitura das placas do local foram seus objetos de estudo, tutorado pela professora Mariana Nunes.

“Já fizemos aula de campo na praia, mas hoje [sexta, 16], viemos ao parque, aproveitando a reabertura. Como tanto eu quanto a família dele moramos aqui perto, e como forma de ensinarmos mesmo sem a volta às aulas, essa foi uma ótima oportunidade”, explicou.

Rafael também está estudando o Sistema Solar – uma das teorias mais aceitas é que a queda de um meteoro na Terra há milhares de anos teria levado os dinos à extinção – e disciplinas como língua portuguesa e matemática, tudo isso só com as réplicas do parque.

Rafael, de 14 anos, teve aulas de ciências, matemática e português em meio aos dinos (Foto: Nara Gentil/CORREIO)

“Estou mostrando a ele a relação com o Universo, com osanimais, com os habitantes, de quem a gente precisa. A gentevai lendo as placas para ensinar o português e aproveita aindicação de altura dos dinossauros para já ensinar também amatemática”, disse a professora.
A Lagoa dos Dinossauros foi inaugurada poucoantes da pandemia começar e chegou a registrar 35 mil visitantes em um único mês. Atualmente, os equipamentos, administrados pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), estão liberados para funcionar de segunda a sábado, inclusive nos feriados. 

O parque resulta da requalificação da Lagoa dos Frades, localizada no Stiep. De acordo com a prefeitura, duas das réplicas são de Tiranossauro Rex, com aproximadamente cinco metros de altura e nove metros de comprimento cada. As demais estão distribuídas em seis réplicas de Velociraptor, duas de Dilofossauro, uma de Dilofossauro Sinensis, uma de Braquiossauro, uma de Pteranodonte e um Anquilossauro.  As réplicas, de tamanho real, emitem som com a aproximação das pessoas, por meio de um sensor de presença e aplicativo. 

O ambiente, na sexta, também foi aproveitado por Caleb, 11, e Isa, 8. Cláudia Medeiros, mãe das crianças, contou que, apesar de morarem em Cajazeiras, a Lagoa dos Dinossauros foi uma boa opção de passeio, mesmo distante de casa. 

“Resolvemos vir porque era uma opção diferente depois desses tempos de restrição em casa. É essencial para as crianças distraírem um pouco e até para os adultos fugirem da rotina diária”, defendeu.

O parque voltou a funcionar depois das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid em Salvador terem descido para 58%, no último dia 8. Hoje, a ocupação das UTIs está em 47% na capital.
Para visitar a Lagoa dos Dinossauros é preciso agendamento. De acordo com informações da Secis, são disponibilizadas 100 vagas por horário, ao longo da semana, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito no site lagoadosdinossauros.salvador.ba.gov.br.

Fonte:Correio da Bahia - 17/07/2021 15h:20min

A expectativa da pasta é que a demanda pela visitação continue aumentando, principalmente com a aproximação do Verão. Em nota, o orgão recomendou que os interessados façam o agendamento com antecedência se quiserem visitar o local aos sábados. De segunda à sexta, o movimento é mais tranquilo.

Vale ainda ficar atento que não estão liberadas as atividades que possam gerar aglomerações, como piqueniques, rodas de conversa, grupos escolares ou religiosos e similares. Em áreas gramadas, os lugares permitidos para a utilização têm que estar demarcados, para garantir o distanciamento mínimo. Também está proibido o uso de bebedouros nos espaços comuns dos parques. O acesso de veículos só será permitido para passageiros e motoristas com deficiência ou mobilidade reduzida, para atividades de manutenção e segurança, ou para o desempenho de atividades administrativas.

*Com a orientação da sub-chefe de reportagem Monique Lôbo.

Covid-19: Variante Delta é mais contagiosa entre todas as cepas, diz OMS e Imperial College

 

Foto: Divulgação


A nova variante Delta do coronavírus é mais contagiosa entre todas as cepas já identificadas, afirma estudo realizado por cientistas ligados à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Imperial College. 

Conforme a CNN, os pesquisadores afirmam que encontraram uma “clara vantagem competitiva” da variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, em comparação com as outras mutações do vírus. O estudo ainda mostra que a variante indiana é 97% mais transmissível do que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China.   

“Também comparamos os números de reprodução efetiva dessa variante com cada uma, a fim de estimar a natureza do crescimento competitivo futuro entre elas. Dessa forma, a variante delta tem uma taxa de transmissão 55% maior do que a Alpha, 60% em comparação com a Beta e 34% com a variante Gamma”, explica a pesquisa. 

O chefe da infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime, esclareceu à CNN que a variante com maior poder de transmissão "é um vírus totalmente adaptado, que é transmitido de forma rápida, e provavelmente vai substituir todas as outras variantes em um curto período de tempo. Vamos ter mais casos de Covid-19 por conta da variante Delta, caso a gente não melhore as medidas sanitárias e aumente a velocidade da vacinação”, explicou.   

Contudo, Alexandre Naime afirmou que os imunizantes desenvolvidos contra a Covid-19 também são eficazes contra a variante indiana.

Fonte:Tribuna da Bahia - 17/07/2021 15h

Por vaga NO STF: André Mendonça quer conversar com Senadores do PT

Na busca de votos no Senado para vaga no STF, André Mendonça quer conversar com PT


                                             Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Após o presidente Jair Bolsonaro confirmar sua indicação à vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, no Supremo Tribunal Federal (STF) (relembre), o ex-ministro da Justiça e atual Advogado-Geral da União André Mendonça tem se dedicado com afinco à tarefa de convencer o Senado a aprovar seu nome. 

Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, nesta empreitada, o jurista conservador e pastor evangélico  tem tentado até mesmo se aproximar de parlamentares do PT, partido arquirrival de Bolsonaro. Segundo a publicação do O Globo, Mendonça fez gestos nas últimas semanas para marcar uma conversa com senadores do partido de Lula, que até “ensaiaram” uma agenda, mas remarcaram o encontro para agosto. 

 

Ainda de acordo com o colunista, os petistas, que não nutrem simpatia por Mendonça, avaliam que até o próximo mês é possível que a indicação do presidente não se concretize. Informações do BN em 18/07/2021.

Covid-19: Ministério sabia desde 2020 que só Butantan poderia vender Coronavac, diz Dimas Covas

 

Ministério sabia desde 2020 que só Butantan poderia vender Coronavac, diz Dimas Covas
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado


O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta sexta-feira (16) que o Ministério da Saúde sabe desde 2020 que o laboratório ligado ao Governo de São Paulo é o único autorizado a comercializar a Coronavac no Brasil e na América Latina.
 

Para Covas, a negociação do ex-ministro da Saúde e general da ativa Eduardo Pazuello por 30 milhões de doses por intermediários (relembre), reforça que o governo Jair Bolsonaro queria afastar o Butantan.
 

"Mostra que havia de fato, tudo aquilo que foi dito, que havia objetivo mesmo de deixar o Butantan de fora. Tem mesmo um subterrâneo aí muito cruel", disse ele.
 

Pazuello prometeu, em vídeo gravado em 11 de março e obtido pela Folha de S.Paulo, comprar a Coronavac de um grupo de empresários que ofereceu formalmente as doses à Saúde por quase o triplo do valor negociado pelo Butantan.
 

"[O governo federal] Não só sabia [da exclusividade do Butantan], como fez parte das várias conversas com o ministério. Butantan sempre se apresentou como representante da Sinovac. Isso era de conhecimento tácito", disse Covas.
 

Bolsonaro resistiu em negociar a Coronavac e segue desacreditando a eficácia do imunizante.
 

Em outubro de 2020, ele forçou Pazuello a recuar de uma promessa de compra da vacina. "Um manda e outro obedece", justificou o general em vídeo ao lado do mandatário. Bolsonaro chegou a chamar o imunizante de "vacina de João Doria", o governador paulista e inimigo político do presidente.
 

No vídeo da reunião, que não está registrada na agenda oficial, Pazuello afirma que já havia assinado memorando de entendimento para a compra.
 

"Já saímos daqui hoje com o memorando de entendimento já assinado e com o compromisso do ministério de celebrar, no mais curto prazo, o contrato para podermos receber essas 30 milhões de doses no mais curto prazo possível para atender a nossa população", diz o então ministro, segundo quem a compra seria feita diretamente com o governo chinês", disse o general.
 

Covas disse que o Butantan chegou a acionar autoridades e a Embaixada da China para apurar ofertas da Coronavac feitas no Brasil por intermediários, sem aval da fabricante Sinovac.
 

O diretor do Butantan disse que não conhecia a negociação revelada pela Folha de S.Paulo. As tratativas foram feitas pelo ministro com pessoas que diziam representar a World Brands, uma empresa de Santa Catarina que lida com comércio exterior.
 

A proposta da empresa, obtida pela Folha de S.Paulo, oferece os 30 milhões de doses da vacina do laboratório chinês Sinovac pelo preço unitário de US$ 28, com depósito de metade do valor total da compra (R$ 4,65 bilhões, considerando a cotação do dólar à época) até dois dias após a assinatura do contrato.
 

Naquele dia, 11 de março, o governo brasileiro já havia anunciado, dois meses antes, a aquisição de 100 milhões de doses da Coronavac do Instituto Butatan, pelo preço de US$ 10 a dose. A demissão de Pazuello seria tornada pública por Bolsonaro quatro dias depois, em 15 de março.
 

Além da discrepância no preço, o encontro fora da agenda contradiz o que Pazuello afirmou em depoimento à CPI da Covid, em 19 de maio. Aos senadores o general disse que não liderou as negociações com a Pfizer sob o argumento de que um ministro jamais deve receber ou negociar com uma empresa.
 

"Pela simples razão de que eu sou o dirigente máximo, eu sou o 'decisor', eu não posso negociar com a empresa. Quem negocia com a empresa é o nível administrativo, não o ministro. Se o ministro... Jamais deve receber uma empresa, o senhor [senador Renan Calheiros] deveria saber disso", disse Pazuello à CPI.
 

No vídeo, um empresário que Pazuello identifica como "John" agradece a oportunidade do ministro recebê-lo e diz que podem ser feitas outras parcerias "com tanta porta aberta que o ministro nos propôs".
 

O grupo majoritário da CPI da Covid quer chamar John a explicar a oferta. Três pessoas que acompanharam a reunião disseram que o vídeo foi gravado mesmo antes de Pazuello conhecer o preço da vacina.
 

A reunião dos empresários foi marcada com o gabinete de Elcio Franco, que recebeu o grupo. Segundo ex-assessores da pasta, Pazuello foi chamado à sala, ouviu o relato da reunião e fez o vídeo.
 

Após a gravação, de acordo com os relatos colhidos pela Folha de S.Paulo, parte da equipe do ministro pediu que os empresários não compartilhassem o vídeo, que foi feito por meio do aparelho celular do empresário identificado como "John".
 

Um dos assessores de Pazuello teria alertado o general após a reunião de que a proposta era incomum, acima do preço, e a empresa poderia não ser representante oficial da fabricante da vacina.
 

Caso o negócio fosse adiante, as doses seriam as mais caras contratadas pelo ministério, posto hoje ocupado pela indiana Covaxin (US$ 15), que tem o contrato suspenso por suspeitas de irregularidades.
 

O Ministério da Saúde afirmou, em nota divulgada após a publicação da reportagem, que desconhece qualquer memorando de entendimento feito pela gestão Pazuello. "A atual gestão da pasta não tem conhecimento de memorando de entendimentos para aquisição de doses da Coronavac", disse. Atual secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz disse à Folha de S.Paulo que soube do caso apenas pela imprensa.
 

A Saúde, porém, não respondeu quem pediu para a reunião ser marcada, e quais empresários e autoridades da pasta participaram da conversa.
 

Para a CPI da Covid, o governo desdenhou de negociações diretas com fabricantes como a Pfizer, enquanto abriu as portas para representantes de intermediárias que atuavam sem o aval dos laboratórios.
 

Procurados, Pazuello, Franco e a Casa Civil -onde os militares hoje despacham como assessores de Bolsonaro- não se manifestaram sobre a reunião do dia 11 de março.
 

Em nota, a Sinovac disse que APENAS (em letras garrafais, na resposta em inglês) o Instituto Butantan pode oferecer a Coronavac no Brasil.
 

O empresário identificado como "John" afirmou à Folha de S.Paulo que havia uma cota da Coronavac que poderia ser ofertada ao Brasil.
 

Ele disse ser um "parceiro" da World Brand, mas encerrou a conversa telefônica com a reportagem quando foi questionado sobre detalhes das negociações e nomes dos presentes na reunião, como o dele mesmo.
 

A World Brands disse apenas: "Proposta efetuada, nenhuma resposta efetiva recebida, negócio não efetuado". A empresa não quis informar o nome dos participantes da reunião e se eles tinham de fato aval da Sinovac para a venda ao governo.



Fonte: FOLHAPRESS - 17/07/2021 12h

Em Boituva: 'Não posso ver minha cidade virar um lixo', diz prefeito que expulsou moradores de rua da cidade

(Reprodução)

A prefeitura de Boituva, no interior de São Paulo, registrou boletim de ocorrência por violação de direitos humanos, após uma van desembarcar na periferia da cidade com dez moradores de rua transportados de Monte Mor, cidade distante 86 quilômetros, na região de Campinas. Boituva acionou também o Ministério Público estadual.

Os sem-teto foram abordados pela Guarda Civil Municipal na praça da rodoviária na última terça. Eles foram levados para passar a noite no Ginásio de Esportes.

Aos profissionais do Serviço de Obras Sociais, eles disseram que foram forçados a entrar na van por funcionários da prefeitura de Monte Mor. Segundo ele, outros moradores de rua foram levados para outras cidades do interior e para a capital.

"Os serviços de acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Inclusão e o Serviço de Obras Sociais, que fizeram o acolhimento dessas pessoas, apuraram através de seus relatos e de contato com a assistência social da cidade de Monte Mor que esta foi uma iniciativa da prefeitura de lá", informou a prefeitura.

Em vídeo divulgado em redes sociais, o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PTB), afirma que as vans da prefeitura fizeram seis viagens para levar pessoas em situação de rua para outras cidades. "Foram embora para Rio das Pedras, Bauru, Campinas, São Paulo, Orquídeas (bairro de São Bernardo do Campo)", disse.

O vídeo, em forma de live, foi veiculado em seu perfil no Facebook às 7 horas do dia 14. Na gravação o prefeito pede à população que não dê marmitas para moradores de rua porque eles jogam fora e pede que levem doações à assistência social. "Preciso cuidar da minha cidade. Pessoas do bem, me ajudem, me apoiem nessa ação."

Em outro trecho, ele afirma que a maioria da população fica sustentando "esse povo" com marmita. "Quem vai trabalhar se tem a pinga deles, a marmita deles?", perguntou. "Não posso ver minha cidade virar um lixo. A partir de hoje, moçada, eu vou começar a mostrar como se governa uma cidade. Fiquem bravos comigo. Pode ficar bravo. Mas agora tem prefeito essa cidade (sic). Sei que muita gente vai xingar eu (sic), mas estou fazendo o certo. Querem ajudar alguém, ajude um pai de família", disse.

No vídeo, ele justifica a expulsão das pessoas em situação de rua alegando que o entorno da rodoviária está sendo revitalizado e que a cidade limpa e organizada atrai investimento de empresários.

A live do prefeito gerou repercussão em redes sociais. "Não pode ver sua cidade virar lixo, prefeito? Que tal dar condições de moradia a todos, oferecer abrigo aos desabrigados, alimento aos famintos... Varrer pessoas como se elas fossem lixo mostra o tipo de pessoa que você é. Lamentável", postou um internauta na página do prefeito no Facebook.

A Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Campinas, reproduziu a live e repudiou as ações e declarações do prefeito. O prefeito foi procurado pela reportagem, mas a assessoria informou que ele estava em agenda externa e impossibilitado de atender.

Fonte:Correio da Bahia -17/07/2021  11h:21min.

Riachão do Jacuípe: Dois jovens mortos e um ferido em um bar no bairro Alto do Cemitério

 Dois jovens identificados como Rafael da Silva Rios e Mamara Sena, 27 anos, foram mortos a tiros na noite de sexta-feira, 16, quando estavam próximo a um bar no Bairro Alto do Cemitério em Riachão do Jacuípe. Além deles outra pessoa não identificada também ficou ferida, mas não há  informações sobre seu estado de saúde.

A Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses relatou ao CN que a equipe foi acionada por volta das 21h30, mas quando chegou ao local, Rafael também conhecido como “Guela” estava sem os sinais vitais. Duas jovens também teriam sido baleadas e foram socorridas por um carro particular para o Hospital Municipal. Mamara morreu horas depois, não tivemos a informação se a mesma chegou a ser transferida e o estado de saúde da terceira pessoa.

Os disparos provavelmente foram feitos de pistola, já que no local há muitas cápsulas de projéteis, Rafael foi atingido por aproximadamente dez disparos. Quanto as jovens baleadas a Polícia deverá investigar se Mamara e a colega foram vítimas de balas perdidas ou intencional.

Criminosos teriam tentado matar uma pessoa em outro bairro antes do duplo homicídio

Segundo informações do Blog Hora da Verdade, momentos antes dos criminosos chegarem atirando no Alto do Cemitério teria tentando matar uma pessoa no Bairro do Cruzeiro. Um carro prata de dados não anotados adentrou o bairro com três homens a bordo que teriam efetuado disparos e tentado matar um jovem, mas não tiveram êxito.

Um carro com as mesmas características chegou ao bairro Alto do Cemitério e encontrou um grupo de jovens próximo à uma distribuidora de bebidas, entre eles estava Rafael, dois homens desceram atirando e moradores relataram ter ouvidos muitos tiros e comprovado posteriormente quando encontraram Rafael morto.

Ainda de acordo com o Blog, após o ato os suspeitos entraram no carro e um deles teria dito, “agora vamos para o da Bela Vista”, outro Bairro de Riachão, o que leva a crer que mais alguém estava na mira.

Redação CN

DF: Terceirizado na Caixa, irmão de Michelle Bolsonaro recebeu auxílio emergencial

 

Eduardo Torres, irmão de Michelle Bolsonaro, recebeu R$ 3,6 mil em auxílio emergencial do governo federal em 2020. Torres é funcionário terceirizado da Caixa Econômica Federal e atua como fotógrafo e editor audiovisual em eventos com o presidente da estatal, Pedro Guimarães.

Torres recebeu o benefício mensal de julho a dezembro de 2020. Uma das exigências para obter a ajuda do governo durante a pandemia é ter uma renda familiar mensal de até R$ 3,3 mil. A Caixa não informou quanto pagou ao funcionário. Procurado, Eduardo Torres não respondeu.

Reproduçãoauxílio emergencial Eduardo Torres, irmão de Michelle Bolsonaro




Desde 2009, Torres presta serviços audiovisuais para a Caixa, por meio de uma agência terceirizada. Segundo a Caixa, a partir de 2017, no governo Temer, o fotógrafo passou a atuar no cerimonial do banco. No governo Bolsonaro, começou a atuar em eventos institucionais com a participação do presidente da estatal. Em 2021, trabalhou em lives de Guimarães e Bolsonaro no Palácio da Alvorada e foi a uma motociata em apoio ao presidente, em meio à pandemia.

Em 2018, Torres tentou uma vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo PRP, sigla que lançou o então bolsonarista general Paulo Chagas a governador. Eduardo Torres chegou a dividir um trio elétrico com Bolsonaro em Ceilândia, onde morava a família de Michelle Bolsonaro, e disse em vídeos que era “cunhado de Bolsonaro”, mas não se elegeu.

Fonte:Metrópoles - 17/07/2021 11h

Em Salvador: 'Doria teve seus enfrentamentos ao longo da trajetória política', diz Eduardo Leite

 

'Doria teve seus enfrentamentos ao longo da trajetória política', avalia Eduardo Leite
Foto: Vitor Castro/ Bahia Notícias

Em Salvador para articular apoios à sua campanha para ser o nome do PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou que não vai brigar pelo posto com foco nos problemas de seus oponentes. Ao ser questionado se ele se vê como um candidato em situação mais favorável em comparação com o correligionário João Doria (SP), ele disse que uma série de fatores precisam ser levados em conta.

 

"O governador João Doria teve seus enfrentamentos ao longo da sua trajetória política, que gerou a ele seus ativos e seus passivos. Isso tem que ser analisado pelo partido", afirmou. "O partido precisa discutir a capacidade eleitoral, ela não é apenas do candidato, ela está ligada ao contexto, precisa ser entendido como o contexto eleitoral que o cidadão está procurando para o futuro, pra entender qual o perfil, qual o estilo que melhor vai conseguir se conectar a esse sentimento que está presente na sociedade", defendeu. 



ACM NETO


Na noite de ontem (16), ele participou de um jantar na casa do ex-deputado federal e prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) junto ao ex-prefeito de Salvador e também presidente nacional do DEM, ACM Neto (DEM).

 

O encontro foi divulgado pelos políticos nas redes sociais. Em postagem no Instagram, Neto disse que "é um prazer" receber Leite, "um dos grandes nomes da nova geração de políticos do Brasil", na capital baiana. "Fico muito esperançoso no futuro por ver que a nossa geração tem bons exemplos de integridade, liderança e gestão pública. Com diálogo, podemos construir um caminho para o nosso país", compartilhou na rede social.

 

 Ainda em Salvador, logo mais, na manhã deste sábado (17), Leite vai participar de uma coletiva de imprensa.





Informações do Bahia Notícias c/adaptações em 17/07/2021.

Bahia: Após passar mal ministro Rogério Marinho está internado em Teixeira de Freitas

 

Rogério Marinho é internado em Teixeira de Freitas com 90% das veias obstruídas
Foto: EBC

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, está internado em Teixeira de Freitas, no interior da Bahia. Ele sofreu um mal estar súbito na noite desta sexta-feira (16), ao desembarcar no município vizinho, Porto Seguro.

 

Segundo nota oficial, divulgada pela prefeitura de Porto, surgiu a suspeita de que o ministro tenha sofrido um início de infarto e, por isso, ele foi levado às pressas para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde foi atendido pela médica Mariana Cancela. Já no hospital, após os exames, não ficou claro se ele sofreu o princípio de infarto, mas, por precaução e pelo fato de Marinho já fazer uso de stent, um tipo de tubo que é inserido em um conduto do corpo para prevenir ou impedir a constrição do fluxo sanguíneo, os médicos acharam prudente ele ser transferido. Com isso, o ministro foi levado para o hospital de Teixeira de Freitas, onde pôde fazer um cateterismo.

 

Já na madrugada deste sábado (17), a angioplastia indicou 90% de obstrução das veias. De acordo com a nota, isso significa que, se ele não tivesse um atendimento rápido, correria sério risco de morte. Depois de se alimentar, o ministro descansa no leito hospitalar e tem previsão de alta para às 16h de hoje. 

 

A prefeitura de Porto Seguro soube que quando o mal estar aconteceu ele estava chegando à cidade para passar uma semana de férias com a esposa e a filha. Diante da intercorrência, o prefeito Jânio Natal prestou o apoio necessário e acompanhou o ministro até que ele fosse levado para Teixeira de Freitas. Agora, a gestão afirma que Marinho pretende retornar ao município para aproveitar as férias assim que for liberado do hospital. Informações do Bahia Notícias.

Produtora de Ivermectina bancou quase R$ 300 mil em anúncios do “Kit Covid” em jornais



O oftalmologista Antônio Jordão com Jair Bolsonaro e Osmar Terra (Reprodução)


A farmacêutica Vitamedic, uma das principais produtoras de Ivermectina no Brasil, bancou quase R$ 300 mil em anúncios em jornais da Associação Médicos pelo Brasil para promover o “tratamento precoce” com o chamado “kit Covid”, mix que inclui o medicamento além da cloroquina, que é propalado por Jair Bolsonaro (Sem partido).

Segundo informações de Raquel Lopes, na edição deste sábado (17) da Folha de S.Paulo, a farmacêutica pagou R$ 217.295,05 em anúncio no jornais Zero Hora e o Globo, além de R$ 78.080,62 para a publicação na própria Folha.

O anúncio foi divulgado no mês de fevereiro, quando o tratamento precoce já era descartado pela comunidade científica internacional, e foi autorizado pelo oftalmologista Antônio Jordão, que aparece ao lado de Jair Bolsonaro e do deputado Osmar Terra (MDB-RS) no vídeo da reunião no Planalto em setembro de 2020. O vídeo foi divulgado pelo presidente em suas redes sociais.

Em dados enviados à CPI, a Vitamedic diz que aumentou em 1.230% a venda de caixas da Ivermectina, passando de 5,7 milhões em 2019 para 75,8 milhões em 2020. Informações da Revista Fórum em 17/07/2021.

VÍDEO: Avião sobrevoa Nova York com faixa “Stop Bolsonaro”



Nesta sexta-feira (16) a população de Nova York, nos Estados Unidos, foi surpreendida por uma mensagem contra o presidente brasileiro Jair Bolsonaro circulando pelo céu. Na verdade, voando.

Isso porque avião com uma faixa de protesto sobrevoou os arredores da Estátua da Liberdade, um dos monumentos mais visitados do mundo, e a região de Wall Street, coração do capitalismo estadunidense.

A frase “Save de Amazon, Save Lives. Stop Bolsonaro”, que em português significa “Salve a Amazônia, Salve vidas. Pare Bolsonaro”, pode ser vista por milhares de pessoas em diferentes pontos da metrópole.

O ato foi uma iniciativa do coletivo Brazilian Resistance Against Democracy Overthrow de Nova York (BRADO-NY).vid-19 recepcionista bolsonarista de 35 anos que se recusou a tomar vacina

“Um alerta à comunidade internacional sobre a crise que assola o Brasil, graças à gestão de caráter genocida e de descaso ao meio-ambiente de Jair Bolsonaro”, dizem os organizadores.

Confira vídeos e fotos do sobrevoo

*Vídeo e fotos: Livia Sá - fonte:Revista Fórum - 17/07/2021 10h:45min.