• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de setembro de 2022

Ex- vereador Gabriel Monteiro renuncia candidatura após impugnação do TRE-RJ

Cassação Gabriel Monteiro- RJ 1Aline Massuca/ Metrópoles

O vereador cassado Gabriel Monteiro (PL-RJ) desistiu de tentar uma candidatura a deputado federal nestas eleições. Ele, que havia tido o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), resolveu não recorrer a instâncias superiores e entregou à Justiça Eleitoral neste sábado (10/9) a renúncia à candidatura.

O parlamentar cassado, que também é ex-policial, alegou “motivos pessoais” para a desistência.

Em março deste ano, a Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito para apurar um vídeo de relação sexual entre Gabriel Monteiro, que era uma das grandes apostas do PL para a eleição, e uma jovem de 15 anos.

O TRE-RJ havia negado em 31 de agosto o pedido de candidatura do ex-vereador. A decisão foi tomada em pedido de impugnação feito por André Barros, candidato a deputado federal pelo PSol. Monteiro ainda poderia recorrer a instâncias superiores.

Fonte: Metropoles 10/09/2022

RS: Militante bolsonarista armado enta agredir Ciro Gomes e PF precisou intervir

                                            foto:reprodução

A campanha do candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) denunciou à polícia uma tentativa de agressão ao presidenciável e equipe durante agenda de campanha no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre (RS), na tarde deste sábado (10/9).

De acordo com a equipe de comunicação de Ciro, o homem, que não teve a identidade divulgada, estava armado, é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou a agredir fisicamente integrantes da comitiva e tentou agredir o candidato do PDT.

O suspeito foi retirado do evento por policiais federais que fazem a segurança do candidato à presidência. Não há informações sobre as investigações.

“Todas as medidas estão sendo tomadas para que a polícia apure e o caso e a Justiça determine punição ao agressor”, informou a campanha de Ciro, em nota.

O presidenciável faz campanha neste sábado no Rio Grande do Sul. Mais cedo, ele esteve em Passo Fundo e voltou a criticar o PT, ligando o partido ao crescimento impune do crime organizado.

Fonte: Metropoles - 10/09/2022 23h:50

STF: Moraes nega pedido da PGR e mantém apuração contra empresários bolsonaristas

 

Moraes nega pedido da PGR e mantém apuração contra empresários bolsonaristas
Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou nesta sexta-feira (9) um recurso da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra a investigação que mira empresários bolsonaristas.
 

Horas antes, em manifestação enviada a Moraes, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defendeu o trancamento da apuração sob a alegação de que "inconstitucionalidades e ilegalidades" foram cometidas durante sua tramitação.
 

Moraes sequer entrou no mérito dos argumentos da representante da PGR. Afirmou que o recurso é "manifestamente intempestivo, pois foi protocolado somente em 9/9/2022, após 18 (dezoito) dias da intimação [da PGR]" da ordem que autorizou a ação da Polícia Federal contra os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e, portanto, sequer deve ser analisado.
 

Lindôra havia pedido a Moraes, caso ele entendesse em sentido diverso e não acatasse seus argumentos, que o recurso da PGR fosse submetido a órgão colegiado do tribunal, o que não ocorrerá.
 

No dia 23 de agosto, a PF cumpriu mandados de busca contra empresários integrantes de um grupo de mensagens privadas em que se defendeu um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula (PT) vença Bolsonaro nas eleições presidenciais de outubro.
 

Foram realizadas buscas e apreensão de equipamentos dos investigados, além de outras medidas como bloqueio de contas bancárias e de suas respectivas redes sociais.
 

Moraes também autorizou que eles fossem interrogados pela polícia. Entre os alvos estão Luciano Hang, da Havan, José Isaac Peres, da rede de shopping Multiplan, Ivan Wrobel, da Construtora W3, José Koury, do Barra World Shopping, André Tissot, do Grupo Sierra, Meyer Nigri, da Tecnisa, Marco Aurélio Raymundo, da Mormaii, e Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu.
 

As conversas entre os empresários foram reveladas pelo site Metrópoles. A Folha mostrou que a ordem do ministro teve como única base reportagens jornalísticas.
 

De acordo com um documento elaborado pelo gabinete de Moraes, apenas 2 dos 8 empresários vinham sendo mencionados previamente em inquéritos sobre ataques às instituições e à democracia.
 

"As meras suposições e conjecturas, aliadas à atipicidade penal das condutas que será tratada em tópico próprio desta petição, não podem justificar as invasivas medidas cautelares decretadas, além de que o bloqueio de TODAS [destaque feito pela vice-PGR] as contas bancárias das pessoas físicas, sem estipulação de limite, afronta a dignidade da pessoa humana", diz um trecho da manifestação de Lindôra.
 

Ela avalia ter demonstrado em seu parecer que há "inconstitucionalidades e ilegalidades que sobressaem desta investigação, com a nulidade absoluta de todos os atos judiciais e investigativos já materializados, bem como da manifesta atipicidade das condutas investigadas e de ausência de substrato indiciário mínimo, a evidenciar flagrante constrangimento ilegal".
 

Portanto, conclui Lindôra, "urge seja adotada a excepcional via do trancamento desta petição por meio de concessão de ordem de ofício pelo órgão colegiado do Supremo Tribunal Federal".
 

A vice-PGR também aborda no documento o fato de o órgão ter sido notificado sobre as medidas cautelares somente após a decisão de Moraes.
 

"Não foram remetidas à Procuradoria-Geral da República as petições e documentos que deram ensejo à instauração do procedimento e tampouco a representação policial por medidas cautelares e elementos que a subsidiaram", afirma.
 

Ela diz que o ministro deferiu integralmente, sem consulta prévia à Procuradoria, as representações da PF por busca e apreensão e afastamento de sigilo telemático.
 

E que decretou por iniciativa própria (de ofício), sem que tenha sido solicitado pela polícia ou pelo Ministério Público Federal, diligências investigativas como o afastamento do sigilo bancário de pessoas físicas e jurídicas, além do bloqueio de contas bancárias.
 

Lindôra sustenta ainda que as medidas foram desproporcionais e, baseadas apenas em matéria jornalística, desprovidas de lastro probatório mínimo.
 

Não há nos autos, segundo ela, elementos que corroborem a prática de qualquer crime que pudessem justificar a adoção de ações policiais "tão invasivas".
 

"Diante dos fatos noticiados, o caminho normal que se espera dos órgãos estatais de persecução é, inicialmente, buscar averiguar, por meio de diligências prévias e preliminares, a veracidade e autenticidade das informações e analisar, à luz do ordenamento jurídico, se os fatos representados constituem, em tese, infrações penais", diz.


fONTE:Folhapress- 10/09/2022

Fome, inflação e informalidade desafiam discurso de Bolsonaro sobre 'economia pujante'

 

Fome, inflação e informalidade desafiam discurso de Bolsonaro sobre 'economia pujante'
Foto: Reprodução / Flickr Palácio do Planalto

Fome, precariedade no mercado de trabalho e corrosão do poder de compra provocada pela inflação, que se manteve em dois dígitos durante quase um ano, ainda desafiam o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL), em campanha pela reeleição, sobre o Brasil ressurgir com uma economia pujante.
 

Apesar de dois meses seguidos de deflação (queda de preços) puxada pela redução das alíquotas de ICMS sobre combustíveis e energia elétrica, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 8,73% em 12 meses.
 

O aumento no custo da alimentação no mesmo período chegou a 13,43%, embora o ritmo de elevação tenha perdido força em agosto (0,24%).
 

Comida cara castiga sobretudo os mais pobres. Nem sempre o cardápio do almoço ou do jantar vai além do prato de arroz e feijão na casa de Francisca Maria do Nascimento Bezerra, a Dona Caçula.
 

"Às vezes, a gente acha [carne] na lixeira e come, mas quando é para comprar, só de mês em mês, compra um frango, toucinho. Carne vermelha não dá para comprar, não", conta a mulher que vive em situação de vulnerabilidade e desinfeta o alimento tirado do lixo com limão e vinagre antes do consumo.
 

Caçula paga R$ 200 mensais em um apartamento em um conjunto de baixa renda em Brasília. Para trabalhar como catadora de materiais recicláveis, no entanto, acaba vivendo com o marido ao lado de outras famílias em uma ocupação no Noroeste.
 

Aos 55 anos, ela ganha até R$ 350 por mês com o que recolhe de bicicleta pelas ruas. Como seu marido recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que paga um salário mínimo a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência --caso do marido de Caçula--, ela não tem direito ao Auxílio Brasil.
 

"O rapaz que compra o material está falando que vai baixar cada vez mais, as coisas vão ficar mais difíceis, tudo subindo, arroz, óleo e feijão são muito caros" diz a catadora.
 

A história de Caçula e seus vizinhos mostra uma realidade diferente da expressa por Bolsonaro, que disse que não existe "fome para valer" no Brasil.
 

Em discurso nas comemorações do dia 7 de Setembro em Brasília, o presidente chegou a dizer: "Quando parecia que tudo estaria perdido para o mundo, eis que o Brasil ressurge, com uma economia pujante, com uma gasolina das mais baratas do mundo, com um dos programas sociais mais abrangentes do mundo, que é o Auxílio Brasil, com recorde na criação de empregos, com inflação despencando".
 

O 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, da Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), indicou que 33 milhões de pessoas passam fome no país.
 

"A insegurança alimentar, que é um problema de saúde pública e compromete o futuro da sociedade, está relacionada a diversas causas. O desemprego, a queda do rendimento médio das famílias e a inflação estão entre elas", afirmou o sociólogo Rogério Baptistini, professor do CCSA (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas) da Universidade Mackenzie.
 

A comida cara tem levado a classe média a mudar seus hábitos de compra. Elis Regina Dias de Assis, servidora pública, está sempre atenta a promoções e não se apega a marcas na hora de escolher os produtos.
 

Com a alta dos preços, diminuiu o consumo de carne vermelha, tem evitado comprar feijão e passou a fazer pão caseiro. Vez ou outra, leva para casa uma caixa de leite.
 

O orçamento mais apertado levou Elis Regina a mudar o plano na academia, a deixar o carro próprio encostado na garagem e ir ao trabalho de transporte público. Buscou um apartamento com aluguel mais barato, ainda que mais distante.
 

"Seis salários mínimos antigamente era algo bom, já não é mais. Meu padrão de vida diminuiu, sim. Agora, a gente tem de pensar bem antes de comprar muita coisa", afirma.
 

O economista Heron do Carmo, professor da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), ressalta que, "mesmo que a inflação dê um certo alívio daqui por diante, não dá para [o consumidor] esquecer o saldo dos aumentos anteriores".
 

A inflação, que ficou na casa dos dois dígitos de setembro de 2021 a julho deste ano, corroeu o poder de compra dos brasileiros ao longo do último ano.
 

Os preços dos alimentos estão indiretamente ligados aos dos combustíveis. O litro da gasolina ficou mais barato no Brasil em meio ao corte de ICMS. O movimento de baixa, contudo, não foi acompanhado no mesmo ritmo pelo diesel, afetado por um descompasso entre oferta e demanda mundial em decorrência da Guerra da Ucrânia.
 

Flávio Console, no ramo de transporte de cargas desde 1994, sofre com a queda da sua margem de lucro nos últimos meses. Está decidido a vender sua "segunda casa", um caminhão que o acompanha há 12 anos.
 

"Tempos atrás, o nosso custo de combustível por viagem era em torno de 40%. Só de combustível, hoje chega a 60% do valor do frete", disse o motorista, ao preparar-se para pegar a estrada rumo a Araguari (MG), levando soja para exportação.
 

Em média, ele faz duas viagens por semana. "Uma viagem de R$ 4.400 de frete, ida e volta são 740 km, o custo é na faixa de R$ 2.600 só de óleo [diesel]", detalhou. "Isso sem contar pneu, desgaste de veículo, trabalho do motorista, comida, pedágio. Está ficando difícil trabalhar nesse ramo."
 

O auxílio distribuído pelo governo aos caminhoneiros em seis parcelas de R$ 1.000 mensais até dezembro não é suficiente para fazer Console desistir de abandonar as estradas.
 

Na visão de especialistas, outro ponto sensível politicamente para a gestão Bolsonaro é a precarização do mercado de trabalho.
 

Embora a taxa de desemprego tenha recuado para 9,1% no trimestre encerrado em julho, o número de trabalhadores informais chegou a 39,3 milhões, de acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE.
 

Caio Cardoso, nos últimos meses, tem feito bicos de pintor ao lado do pai, atuado como ajudante de pedreiro e participado da montagem de tendas para eventos, serviço que lhe rende R$ 120 por dia.
 

Ele trabalhou durante três anos na limpeza e mais um na jardinagem, como operador de micro trator, em uma empresa de serviços gerais. Viu a carga de trabalho aumentar após corte de 50% do pessoal durante a pandemia até ter seu contrato rescindido.
 

"Moro de aluguel, tenho minha esposa, meu filho. A gente vai fazendo do jeito que consegue", afirma. Em agosto, recebeu a última parcela do seguro-desemprego de R$ 1.200. A queda da renda nos próximos meses preocupa Cardoso, pai de um menino de 2 anos.


FONTE: FOLHAPRESS- 10/09/2022

Rei Charles 3º será chefe de Estado no Reino Unido e outros 14 países

O rei Charles 3º assumiu o trono britânico após a morte da mãe, a rainha Elizabeth 2ª, na quinta-feira (8)
Reprodução: commons - 08/09/2022
O rei Charles 3º assumiu o trono britânico após a morte da mãe, a rainha Elizabeth 2ª, na quinta-feira (8)


 O rei Charles 3º, que assumiu o trono britânico após a morte da rainha Elizabeth 2ª, na quinta-feira (8) , será monarca não só do Reino Unido, como de outros 14 países, assim como foi sua mãe.

Um grupo de 56 países nas Américas, África, Ásia, Europa e Pacífico formam a Comunidade Britânica, um conjunto de antigas colônias britânicas. Desses, 14 ainda mantêm o monarca do Reino Unido como chefe de Estado. São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu. Até novembro do ano passado, Barbados também tinha a rainha Elizabeth como chefe de Estado, mas rompeu com a monarquia britânica e tornou-se uma república.

É importante ressaltar que, ao atingirem sua independência ao longo dos anos, essas nações passaram a não ser mais controladas pela Coroa. Atualmente, a função do rei nesses lugares é limitada e está restrita à participação em cerimoniais e outras formalidades, como a entrega de títulos de nobreza e a recepção a governantes estrangeiros. 

Charles 3º já é considerado o rei e, no sábado (10), um conselho o proclamará monarca. Deve levar pelo menos alguns meses, no entanto, para que ele seja coroado. A cerimônia de coroação, a ser realizada na Abadia de Westminster, exige um tempo de preparação que pode ir de meses a anos.

Fonte:Portal IG -10/09/2022

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Eleições 2022: Lula continua na liderança com 45% dos votos, diz DataFolha


O Instituto Datafolha divulgou hoje(9) a sua mais nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Confira no vídeo acima no Youtube/TV Cultura

Entre ruim e regular atinge 67% dos brasileiros sobre governo Bolsonaro



Jair Bolsonaro Congresso Aço Brasil 2022Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Veja os resultados:

  • Ótimo/bom: 31%
  • Ruim/péssimo: 42%
  • Regular: 25%
  • Não sabe: 1%

O Datafolha ouviu 2.676 pessoas, nos dias 8 e 9 de setembro, em 191 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-07422/2022.

Essa é a primeira pesquisa de intenção de voto publicada pelo instituto após os atos políticos realizados em 7 de Setembro, data em que foi comemorado o Bicentenário da Independência.

Fonte: Metrópoles - 09/09/2022

Renan Bolsonaro promoveu empresa acusada de dar golpes virtuais; Vídeo

Jair Renan, filho numero 4 de Bolsonaro. Ele tem cabelos e barba pretos - MetrópolesIgo Estrela/ Metrópoles

Uma empresa promovida nas redes sociais pelo influenciador digital Jair Renan Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, foi acusada, num registro de ocorrência feito na Polícia Civil do Distrito Federal, de praticar golpes virtuais em vendas de passagens aéreas e celulares. Uma das supostas vítimas da Aerotrip é um ex-assessor de Jair Renan.

No boletim de ocorrência, de 20 de julho, a fotógrafa Dáleth Mendes e o influenciador digital Diego Pupe, que era assessor de Jair Bolsonaro até aquele mês, relataram ter comprado dois smartphones que nunca foram entregues pela Aerotrip.

De acordo com o boletim, a empresa oferecia iPhones novos pela metade do preço. Para tentar se mostrar confiável, enviava aos possíveis clientes um vídeo de 14 segundos em que Jair Renan Bolsonaro promovia a firma.

“Fala, galera, quem está falando aqui é o Renan Bolsonaro. Vim indicar uma agência de viagem para vocês. Ela se chama Aerotrip. Segue lá os caras. Quem falar meu nome ganha um desconto aí, um super desconto, na verdade. Tamo junto. Valeu”, disse Jair Renan no vídeo, compartilhando o perfil da empresa no Instagram. A página da Aerotrip atualmente está desativada na rede.

O dono da empresa, Fábio Ferreira, recebeu R$ 5,2 mil de auxílio emergencial do governo federal. Procurado, Ferreira não foi localizado. Ninguém atendeu às tentativas de contato pelo telefone da empresa Aerotrip, localizada em Praia Grande (SP).

Assista ao vídeo:


Outros influenciadores gravaram vídeo fazendo propaganda da firma: Douglas Costa, ex-jogador do Grêmio e da Juventus, atualmente no Los Angeles Galaxy; Marina Liberato, filha do apresentador Gugu Liberato; e o ator Bruno Gissoni. Procurados, eles não responderam.

Em conversa com a coluna, uma das vítimas, Dáleth Mendes, afirmou que acreditou na empresa quando viu o vídeo de Jair Renan e dos outros famosos no Instagram.

“Quando eu vi os vídeos eu pensei: ‘Não é possível que o filho do Bolsonaro vai divulgar um golpe’. Eu acreditei. E perdi R$ 4.800. Me sinto lesada”, disse. Segundo a fotógrafa, ela foi avisada da oferta da empresa em julho pelo então assessor de Jair Renan Bolsonaro, Diego Pupe, em um grupo de WhatsApp de influenciadores digitais. Transferiu R$ 4,8 mil por Pix, em cinco pagamentos por um iPhone 13 pro Max, que nunca foi entregue.

De acordo com Mendes, o dono da Aerotrip, Fábio Ferreira, informou que a empresa tinha muitas milhas aéreas a vencer e, assim, conseguia trocar por celulares. Ferreira disse à vítima que entregaria um recibo para ser trocado por um iPhone em uma loja oficial da Apple.

“Com certeza há mais vítimas. Depois que cobrei um posicionamento da empresa em comentários no Instagram, fui procurada nos últimos dias por um homem de São Paulo que disse ter sofrido um golpe de R$ 6 mil por uma passagem de São Paulo a Dubai”.

Procurado, o ex-assessor de Jair Renan também disse ter sido lesado: “Também fui uma vítima, perdi R$ 2,6 mil. Outra pessoa para quem eu indiquei o serviço está me cobrando o dinheiro que ela perdeu, e também me ameaçando”. Pupe afirmou que no fim de junho, quando assessorava o filho de Jair Bolsonaro, foi procurado pela empresa. A oferta era de viagens aéreas com 50% de desconto. Ele alega que as passagens nunca foram emitidas.

Procurado por meio de seu advogado, Fred Wassef, Jair Renan Bolsonaro não respondeu. O espaço está aberto a manifestações.

Economia: Tempo para abrir empresa segue em aceleração, mas fechamentos crescem

 

Tempo para abrir empresa segue em aceleração, mas fechamentos crescem
Foto: Reprodução / Contábeis

O tempo gasto para a abertura de empresas no país segue em queda, de acordo com os dados do Ministério da Economia.
 

Acelerado com a digitalização da pandemia, o ritmo chegou a 23 horas em média no segundo quadrimestre deste ano. É uma economia de 17 horas em relação ao quadrimestre anterior, conforme os dados do governo, que atribui o movimento a melhorias regulatórias.
 

Em 2019, girava em torno de quatro dias e dez horas.
 

A quantidade de aberturas de empresas, porém, deu sinais de desaceleração neste quadrimestre e veio acompanhada de um aumento no fechamento de negócios.
 

O número de aberturas ficou em torno de 1,4 milhão, que representa um crescimento de 2% em relação ao período anterior, mas uma queda de 3% na comparação com o mesmo quadrimestre de 2021.
 

Já os fechamentos chegaram a 600 mil entre maio e agosto. É cerca de 10% maior do que o registrado no quadrimestre anterior e quase 25% superior ao patamar do mesmo período no ano passado.


Fonte: FOLHAPRESS - 09/09/2022

O Negócio do Jair: Jornalista Dal Piva lança livro sobre patrimônio do clã Bolsonaro e caso das rachadinhas





No UOL News, a colunista Juliana Dal Piva, que está lançando o livro "O Negócio do Jair: A história proibida do clã Bolsonaro" fala do momento atual do caso das rachadinhas no gabinete do então deputado federal Flávio Bolsonaro, filho mais filho do presidente Jair Bolsonaro. Confira o vídeo acima do UOL/YOUTUBE de hoje(9)

MT: bolsonarista que matou apoiador de Lula já responde por latrocínio





O juíz Carlos Eduardo Pinho Bezerra de Menezes, da 3ª Vara da Comarca de Porto Alegre do Norte, converteu em preventiva a prisão do bolsonarista Rafael Silva de Oliveira, 24 anos, suspeito de matar o petista Benedito Cardoso dos Santos, de 42 anos, na manhã de quinta-feira (8/9), em uma zona rural de Mato Grosso.

Os dois tiveram uma discussão política e Rafael, exaltado, teria dado várias facadas em Benedito, e dito que o objetivo ainda era decapita-lo.

Além do crime bárbaro, o juiz destacou que ele já responde por latrocinio na 3ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, além de recentemente ter sido preso em flagrante pela suposta prática dos crimes de estelionato e falsificação de documento particular.

Leia mais no portal RD News, parceiro do Metrópoles em 09/09/2022.

Clã Bolsonaro: Bolsonaro diz que já avisou parentes sobre possível operação; Vídeo


Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), disse ter ligado para familiares do Vale do Ribeira alertando sobre uma possível operação de busca e apreensão na casa deles no contexto de investigações sobre compra de imóveis com dinheiro vivo. A afirmação foi feita em live nessa quinta-feira (8/9), sem que o mandatário deixasse claro se era uma suposição ou informação antecipada.

“Já liguei para os meus irmãos, os meus parentes. Cuidado que vão fazer uma busca e apreensão na casa de vocês. Já estou avisando. Vão fazer busca e apreensão na casa de vocês daqui a poucos dias para ter aquele escândalo na mídia”, afirmou.

Veja:

Desde a década de 1990 até hoje, 107 imóveis foram negociados pelo presidente e por cinco irmãos, três filhos, a mãe e duas ex-mulheres do mandatário. O uso de dinheiro vivo ocorreu em pelo menos 51 transações, segundo informações levantadas pelo site Uol e reiteradas por declarações dos familiares de Bolsonaro.

Embora a compra de bens utilizando dinheiro vivo esteja em conformidade com a lei, a Justiça e a polícia consideram que essa modalidade pode apontar indícios de ilegalidade quando os valores são muito altos.

No caso dos parentes de Bolsonaro, hoje candidato à reeleição, as aquisições “em moeda corrente nacional” totalizaram R$ 13,5 milhões. Atualmente, com a correção do IPCA, a quantia chega a R$ 25,6 milhões.

O mandatário tem sustentado que não há problema na compra de imóveis com dinheiro vivo.

Em entrevista à Jovem Pan na última terça-feira (6/9), Bolsonaro já havia citado essa possibilidade.

“Só falta essa semana, semana que vem, fazerem busca e apreensão na casa desses parentes meus no Vale do Ribeira. Eu acho que, tenho quase certeza, que vão fazer buscas e apreensão na casa de parentes meus para dar aquele: ‘Olha, a família de corruptos’”, afirmou.

Fonte:Metropoles - 09/09/2022


Eleições 2022: Haddad continua liderando em São Paulo

Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcisio de Freitas
Reprodução - 11.08.2022
Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcisio de Freitas

De acordo com o relatório publicado pelo o instituto de pesquisa, o ex-prefeito da capital paulista alcançou 36% das intenções de votos. O candidato do presidente Jair Bolsonaro atingiu 21%, enquanto o atual governador do estado conquistou 16%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Vinicius Poit (Novo), Altino Junior (PSTU), Carol Vigliar (UP) e Gabriel Colombo (PCB) atingiram 1% cada. Elvis Cezar (PDT), Antonio Jorge (DC) e Edson Dorta (PCO) foram citados pelos entrevistados, mas não conseguiram pontuar.

Fonte:Pòrtal IG - 09/09/2022

Tite convoca Pedro para dois amistosos antes da Copa do Mundo

 

Tite convoca Seleção Brasileira para os últimos dois amistosos antes da Copa do Mundo
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (9) a Seleção Brasileira para os dois últimos amistosos antes da disputa da Copa do Mundo de 2022. O Brasil enfrenta Gana no próximo dia 23 de setembro, uma sexta, no estádio Oceane, em Le Havre, e quatro dias depois encara a Tunísia, no Parque dos Príncipes, em Paris. O atacante Pedro é a grande novidade da lista.

 

Pentacampeão mundial, o Brasil integra o grupo G da Copa do Mundo. A estreia do time Canarinho no Mundial do Catar será em 24 de novembro, às 16h no horário de Brasília, contra a Sérvia. O segundo compromisso acontece no dia 28 do mesmo mês, às 13h, diante da Suíça. Por fim, no encerramento da primeira fase, o selecionado brasileiro enfrenta Camarões, 2 de dezembro, às 16h.

 

Confira a lista de convocados para os amistosos contra Gana e Tunísia:

 

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Alex Sandro (Juventus-ITA), Danilo (Juventus-ITA) e Alex Telles (Sevilla-ESP)

Zagueiros: Bremer (Juventus-ITA), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Ibañez (Roma-ITA), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING)

Meias: Bruno Guimarães (Newcastle-ITA), Casemiro (Manchester United-ING), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING) e Paquetá (West Ham-ING)

Atacantes: Antony (Manchester United-ING), Firmino (Liverpool-ITA), Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP), Neymar (PSG-FRA), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona-ESP), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP) e Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)


Fonte: BN - 09/09/2022

Clã Bolsonaro: As evidências de dinheiro vivo em cada um dos 51 imóveis



CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NO LINK ABAIXO DA REPORTAGEM DO UOL ASSINADA  PELA Juliana Dal Piva e Thiago Herdy


https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/09/09/como-rastreamos-que-o-cla-bolsonaro-pagou-com-dinheiro-vivo-51-imoveis.htm 

Concurso: Professores aprovados na Uneb alegam prejuízo após suspensão

Desempregado e de mãos atadas: é assim que está um dos 134 candidatos aprovados no concurso público da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para vagas de professor auxiliar nível A. O profissional, que preferiu não se identificar, já tinha sido convocado para apresentar os documentos obrigatórios à inspeção  médica, mas não poderá — ao menos, por enquanto — ser nomeado ou empossado no cargo.

É que o certame, realizado em 22 municípios baianos, foi suspenso na terça-feira (6), após decisão liminar do juiz Marcelo de Oliveira Brandão, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador. Uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público estadual (MP-BA), no último dia 26, apontou uma série de irregularidades durante o desenrolar do concurso e pede a nulidade do processo seletivo, cujo edital tinha sido publicado em 23 de abril, com resultado homologado em 1º de julho.

“Deixei um emprego formal como docente numa instituição privada, para assumir as 40 horas exigidas pelo concurso”, conta o professor. Ele ainda relata que trabalhava em ‘uma das três maiores universidades privadas da cidade [Salvador]’. “Saí sem nenhuma verba trabalhista: direito a saque de FGTS, aviso prévio indenizado ou seguro-desemprego.”

Para o candidato, que concorreu a uma vaga na capital, onde mora, a decisão de ter suspendido o concurso foi precipitada. “Este órgão [MP-BA] fez uso de elementos pontuais, sem qualquer profundidade de investigação para atingir todo o concurso, sem observar, em nada, os prejuízos ao orçamento público já empregado para o processo seletivo, o prejuízo presente à educação pública e os prejuízos às centenas de candidatos aprovados”, reclama.

Por meio da ação, o promotor de Justiça Adriano Assis diz que, após a realização da prova, no dia 9 de junho, o MP-BA passou a receber diversas reclamações sobre as instruções dadas aos candidatos quanto à necessidade de identificação de todas as folhas de respostas, com nome completo, rubrica ou número de CPF.

Ainda segundo o órgão, a Uneb foi procurada, mas não houve retorno. Por causa do ‘aparente desinteresse de cooperação por parte da universidade’, o Ministério Público afirma que decidiu seguir com a investigação por meio dos candidatos que tinham feito as denúncias.

Ao longo da apuração, entre outras irregularidades, também foram identificados problemas na composição das bancas examinadoras, como existência de afinidade entre examinadores e candidatos aprovados, e modificações nas bancas durante o período de correção das provas objetivas; adoção irregular do caráter eliminatório na prova de títulos; e intervalo de tempo insuficiente entre a data de divulgação do cronograma de sorteio do ponto para a realização da aula pública.

Interesse público versus interesse particular
No mesmo documento, o MP-BA defende que a demanda proposta visa “assegurar a preservação do patrimônio público e da moralidade administrativa, valores cuja tutela lhe foi entregue, exatamente por transcender a individualidade dos cidadãos, evidenciando o interesse social na sua proteção”.

A medida tomada pela 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador no momento tem caráter liminar, mas, de acordo com o especialista em Direito Público Alexandre Medeiros, caso sejam comprovadas as irregularidades, o concurso pode, sim, vir a ser anulado. “Nós temos, aí, a aplicação do princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado.”

Também sem se identificar, uma das candidatas aceitou conversar com a reportagem e disse concordar que a decisão judicial possa causar ‘sérios prejuízos a todos os envolvidos no certame’. Mas o problema dela é outro: a vaga de professora auxiliar para a qual tinha sido selecionada está lotada no campus da Uneb em Camaçari, região metropolitana da capital — e um dos municípios onde foram indicadas irregularidades pelo Ministério Público. “Todo esse cenário de incerteza não me permite tomar grandes decisões, o que gera sérios transtornos”, conta.

Nesse sentido, o especialista Alexandre Medeiros faz referência a uma tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no fim de 2020, que abarcaria situações como essa e que deve ser acatada pelos demais órgãos judiciários. “O Estado pode ser responsabilizado por danos materiais causados a candidatos quando provas forem canceladas por indícios de fraude”, explica.

A responsável pelas possíveis irregularidades — que necessitam de comprovação — seria a universidade, organizadora do certame e que, embora seja vinculada ao governo estadual, é uma autarquia, ou seja, tem personalidade jurídica própria.

“Como o concurso foi realizado pela Uneb, então, a própria Uneb é que deveria ser responsabilizada diretamente, por esses danos, [se] comprovados, causados aos candidatos, como eventuais custos de viagem e de hospedagem”, avalia Alexandre Medeiros. “Somente no caso de a banca [Uneb] estar insolvente é que o Estado poderia vir a ser responsabilizado de forma subsidiária”, acrescenta.

Com a decisão, a instituição de ensino deve, dentro de até dez dias, a contar de terça (6), demonstrar, nos autos, o cumprimento da decisão, estando sua reitora, Adriana Marmori, suscetível a sanção, por improbidade administrativa.

Além disso, precisa apresentar, em um prazo de 30 dias, cópias das folhas de respostas da etapa da prova escrita, com um levantamento de, em quantas delas, houve identificação de candidato, agrupando-as por município em que se realizou o exame. Procurada pela reportagem, a universidade não respondeu até o fechamento desta matéria.

FONTE: Correio da Bahia - 09/09/2022

Milton Nascimento diz que Salvador 'não poderia ficar de fora' de sua turnê de despedida

 

Milton Nascimento diz que Salvador 'não poderia ficar de fora' de sua turnê de despedida
Foto: Marcos Hermes

Milton Nascimento é um dos maiores artistas da música popular brasileira. Ele não só marcou gerações como ainda conquista novos públicos com músicas que ficaram consagradas na cultura nacional. Agora, para celebrar seus 80 anos de idade e 60 anos de carreira, Milton realiza turnê “A Última Sessão de Música”, em que se despede dos palcos e revive toda a sua trajetória musical. 

 

O show, que rodou a Europa e cidades brasileiras, e desembarca em Salvador nesta sexta-feira (9), é também uma homenagem do artista para os fãs. Ao BN Hall, Milton declarou que a capital baiana não poderia ficar de fora desse momento especial. 

 

“Praticamente todas as minhas turnês passaram por Salvador, é um dos lugares que eu mais amo no mundo. Onde tenho a maior amiga da minha vida, que está comigo desde que participei do meu primeiro festival, em 1966. Sem falar que o público da Concha Acústica tem uma das energias mais incríveis do mundo. Não poderia ficar de fora”, destacou. 

 

Segundo o filho do cantor, Augusto K. Nascimento, Salvador sempre esteve nos planos para receber a turnê, porém foi algo que precisou ser pensado para ver como o “Bituca” reagiria à estrada. “Não quis marcar tantos shows e logo quando soltamos a divulgação da turnê com as rotas iniciais, que eram as que nós tínhamos certeza que faríamos, o pessoal de Salvador ficou muito ‘down’ e cobrou muito. Recebemos muitas mensagens e reclamações. Quando vimos que dava para estender a turnê, a primeira cidade que sabíamos que teríamos que colocar seria Salvador”, explicou Augusto. 

 

Para que os shows pudessem proporcionar um ambiente mais leve para o Milton, Augusto se preocupou em oferecer todo o suporte que seu pai necessita, com objetivo de que a turnê não fosse um trabalho, mas sim uma diversão para o artista. “A produção é toda voltada para o conforto dele, para que ele possa chegar no palco e brilhar sem ter que se preocupar com nada. E tem dado certo, tem sido um momento muito feliz. A ideia da produção toda é pautada totalmente no bem-estar do meu pai enquanto artista e uma pessoa de mais idade que precisa de todo amparo”, ressaltou. 

 

Diante dos momentos de companheirismo com o filho, Milton revela que às vezes nem parece que está em turnê e que essa tem sido uma experiência única. Nos palcos por onde o “Bituca” passa, o público pode notar a felicidade com que se apresenta. E nos bastidores, onde o cantor expressa seu lado mais íntimo, Milton conta ao seu filho a satisfação em estar exercendo o que mais ama fazer. 

 

“Acho que o mais legal é que, de todos os shows que fizemos até agora, ele tem saído do palco sorrindo. Chegou no camarim, me olhou e falou: ‘hoje foi foda, né?’. [...] Ele tem saído feliz com o que ele entregou, e isso tem sido o grande lance por detrás das câmeras que tem acontecido”, disse Augusto. 

 

Questionado pelo BN Hall sobre a semelhança entre o Milton da primeira turnê para o artista que se apresenta atualmente em espetáculo de despedida, o “Bituca” respondeu: “A principal semelhança tem sido a vontade de cantar para as pessoas, isso sempre permaneceu do mesmo jeito. E agora mais do que nunca, ainda mais nesse clima de despedida”.

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.



Fonte: Alexandre Brochado C/ADAPTAÇÕES 09/09/2022