• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de julho de 2021

Imprensa internacional repercute protestos contra Bolsonaro neste sábado

As manifestações de rua contra o presidente Jair Bolsonaro neste sábado, 3, tiveram repercussão internacional na imprensa. Jornais, agências de notícias e redes de televisão registraram a insatisfação dos manifestantes diante da gravidade da pandemia no Brasil e das denúncias de superfaturamento na compra da vacina indiana Covaxin, assim como a pressão pela abertura de um processo de impeachment.

O jornal britânico The Guardian publicou a notícia “Brasileiros saem às ruas para exigir a remoção de Jair Bolsonaro”, destacando que os pedidos pela saída do presidente ganharam força após as suspeitas de corrupção na compra de vacinas contra a covid-19. A publicação informa que mais de 522 mil brasileiros já foram vítimas da doença e que a pandemia “continua longe de estar controlada” no País.

Veículos de imprensa internacionais destacaram os atos contra Bolsonaro no Brasil
© Reprodução/The Guardian Veículos de imprensa internacionais destacaram os atos contra Bolsonaro no Brasil

O norte-americano The New York Times cobriu as manifestações com a manchete “Escândalo de vacinas no Brasil ameaça Bolsonaro enquanto protestos se espalham”. O jornal destaca os últimos acontecimentos da CPI da Covid e a investigação aberta no Supremo contra o presidente. “A indignação atraiu dezenas de milhares de brasileiros para protestar em várias cidades no sábado”, informa a publicação.

A agência de notícias Associated Press também relacionou a mobilização popular com as suspeitas recentes sobre a compra da Covaxin em sua notícia “Corte autoriza investigação de Bolsonaro, que enfrenta protestos”. Outra agência internacional, a Reuters, afirmou que os brasileiros pedem a saída de Bolsonaro e reclamam sobre a falta de vacinas, fato que contribui para o Brasil ser o segundo país com mais mortes por covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.

Ao noticiar as manifestações, a BBC comparou a gravidade da pandemia no Brasil com outros países da América Latina e lembrou que Bolsonaro é “duramente criticado por não implementar uma resposta nacional coordenada e pelo seu ceticismo em relação a vacinas, lockdowns e uso de máscaras”. A rede de televisão Al Jazeera, a emissora alemã Deutsche Welle e o jornal argentino La Nación, entre outros veículos, também repercutiram os protestos.

Fonte:ESTADÃO - 03/07/2021 19h:36min.

No DF: Protesto contra Bolsonaro ocupa Esplanada dos Ministérios

 Mais de 300 cidades têm protestos marcados contra o presidente Jair Bolsonaro neste sábado (3.jul.2021). Em Brasília, os manifestantes se concentraram no Museu Nacional, a partir das 16h, e seguiram para a Esplanada dos Ministérios.

Manifestantes em ato contra Bolsonaro em Brasília neste sábado (3.jul)
© Marina Barbosa/Poder360 Manifestantes em ato contra Bolsonaro em Brasília neste sábado (3.jul)

A ideia inicial dos manifestantes era realizar o protesto na Praça dos Três Poderes. Porém, o Psol-DF disse nas redes sociais que a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do DF (Distrito Federal) não liberou o local.

“É lamentável a decisão da SSP de impedir que a Praça dos Poderes não possa cumprir o papel arquitetônico para o qual ela foi concebida inicialmente: ser ocupada pelo povo. Por esse motivo, vamos fazer um ato ainda maior nesse sábado, e mostrar toda nossa a indignação”, afirmou o Psol-DF.

Poder360 procurou a SSP-DF, que informou em nota que a Praça dos Três Poderes não tem estrutura necessária para manifestações e que a medida foi adotada em outros atos.

“Isso tem ocorrido sempre que a quantidade de manifestantes prevista é expressiva, pois o local não oferece condições estruturais que garantam a realização de eventos com a segurança necessária para os envolvidos – a Praça dos Três Poderes é composta por prédios tombados pelo patrimônio histórico que não permite o escoamento rápido em caso de uma necessidade imediata de dispersão”, afirmou a Secretaria. 

A manifestação deste sábado (3.jul.2021) é chamada de “3JForaBolsonaro” e foi organizada pela Campanha Fora Bolsonaro. Centrais sindicais, partidos de esquerda e de direita também apoiam o movimento.

Em Brasília, o ato conta com a participação de entidades como Sindicato dos Bancários, Central dos Sindicatos Brasileiros, Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural, União Brasileira de Mulheres, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e Pública Central do Servidor, além de partidos como PT, Psol, PCdoB, PDT, PCO.

Mais vacinas

Os manifestantes levam cartazes como “Mais de 520 mil mortes”“Fora Bolsonaro”,“Auxílio emergencial de verdade jᔓVacina para todos”“Impeachment jᔓNão tire a máscara, tire o Bolsonaro” e “Bolsonaro Genocida”, além de bandeiras do Brasil e do movimento LGBTQIA+.

Um pixuleco do presidente foi inflado pelos manifestantes. Muitos vestem vermelho. Há pessoas de todas as idades, inclusive famílias com crianças e idosos. As faixas da Esplanada do Ministério foram fechadas para o ato.

A dentista Mara Cristina Simoneto, de 40 anos, veio à manifestação com uma foto do marido, Tiago Rolim. Ele era professor e morreu em abril, aos 42 anos, vítima da covid, deixando 2 filhos de 5 e 8 anos. O cartaz da família diz que “Tiago estaria vivo com a vacina, mas escolheram a propina”.

“O sentimento é de revolta, porque ele teria se vacinado e porque Bolsonaro segue debochando das pessoas que morreram”, afirmou Mara. Ela tomou a vacina porque é profissional de saúde, mas diz que ainda é preciso acelerar a vacinação.

O estudante Caio Queiroz, de 21 anos, também está na manifestação e diz que não sabe quando estará imunizado contra o coronavírus por conta do posicionamento adotado pelo governo na pandemia. “Ninguém aguenta mais. O país sofre porque o presidente não providenciou vacina”, disse. Caio apoia o impeachment de Bolsonaro.

A servidora pública Juçara Ramos, de 69 anos, espera que as manifestações aumentem a pressão pelo impeachment. “Perdi minha mãe há 15 dias por sequela da covid. Não fosse o Bolsonaro, muitas pessoas já estariam vacinadas. Ele está prejudicando e roubando o país”, afirmou.

Servidores públicos usam a manifestação para também protestar contra pautas como a reforma administrativa e a privatização de estatais como a Eletrobras.

3º grande protesto

Este é o 3º grande protesto contra o governo de Jair Bolsonaro em 2021. O 1º ocorreu em 29 de maio e o 2º em 19 de junho. A manifestação deste sábado (3.jul.2021) estava marcada para o fim do mês, mas foi antecipada por conta das suspeitas de corrupção na compra da vacina Covaxin.

Este também é o 1º protesto contra o presidente após o “superpedido” de impeachment protocolado na Câmara dos Deputados por partidos de oposição e personalidades dissidentes do bolsonarismo.

Em nota conjunta, as centrais sindicais convocaram os trabalhadores para participar da manifestação e disseram que “o Brasil não aguentará o governo genocida, e agora investigado por corrupção, de Jair Bolsonaro até 2022. O impeachment é urgente, tem de ser agora”. Eis a íntegra.

Os sindicalistas também pediram o respeito aos protocolos sanitários de prevenção à covid-19, como máscara, álcool em gel e distanciamento social. E falaram que “quem não se sentir seguro para protestar nas ruas deve se engajar e ocupar todos os espaços nas redes sociais e aplicativos de mensagem com o #3JForaBolsonaro”.

SINTFUB (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília) também pediu respeito aos protocolos de prevenção à covid-19. Ainda assim, há aglomerações nos protestos.

Fonte: Poder360 - 03/07/2021 18h:07min.

Salvador: Fala de Lira sobre impeachment revela desejo de 'as ruas fazerem diferença', diz Daniel Almeida

 

Fala de Lira sobre impeachment revela desejo de 'as ruas fazerem diferença', avalia deputado
Foto: Gabriel Lopes/Bahia Notícias

Deputado federal pela Bahia, Daniel Almeida (PCdoB), participa, na tarde deste sábado (3), da mobilização contra o presidente Jair Bolsonaro, em Salvador. Par ele, ocupar as ruas é o mecanismo de pressão que pode “encurtar o drama que Bolsonaro está produzindo”. O movimento defende a queda do presidente da República e tenta pressionar pela aceitação de um processo de impeachment contra o gestor. 

 

Na última quinta-feira (1) um “superpedido”, que reúne outros 124 antes registrados na Câmara dos Deputados, foi protocolado na casa. A proposta, assinada por parlamentares de diferentes posições políticas, movimentos sociais e entidades da sociedade , listas de 20 crimes supostamente realizados pelo presidente. Para ter a tramitação iniciada, o pedido necessita da aceitação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP). Ele já chegou a afirmar que “não há ambiente” .

 

Sobre a postura do presidente da Câmara, Daniel Almeida avalia que a postura de Lira não é desprovida de “realidade”, mas pode também ser interpretada como um “estímulo” para que as pessoas ocupem as ruas. 

 

“Há alguma razão quando afirma que não foi feita nenhuma manifestação contundente de rua que pressione o Congresso. Tem também alguma avaliação que no Congresso, em função do fisiologismo, que nunca foi tão forte, o ambiente ainda não dá segurança do impeachment. Então, essa análise não é desprovida de realidade, mas isso também expressa um sentimento que ele tem de que as ruas pode fazer a diferença, um estímulo de que as pessoas estejam nas ruas”, diz Daniel Almeida. 

 

Para ele, o presidente da República é o “principal semeador do vírus e estimulador das mortes”, fatos que justificam as manifestações mesmo em um ambiente pandêmico.  


Fone: BN - 03/07/2021 18h

Por Covid: Palácio do Planalto tem dobro da taxa de contaminação do país

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

foto:Raimundo Sampaio/metrópoles

O Palácio do Planalto registrou 150 casos de Covid-19 entre janeiro e junho de 2021, número que se soma aos 405 contabilizados durante todo o ano de 2020. As informações foram passadas ao Metrópoles pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em resposta a um pedido feito via Lei de Acesso à Informação.

Segundo a Secretaria-Geral, o universo atual de servidores do Planalto é de 3.213 pessoas – no mês de maio de 2021, 563 estavam em trabalho remoto.

A taxa de infecção no Planalto é de 17,2%, o dobro da taxa de contaminação na população brasileira. Com estimativa de 212,8 milhões habitantes, o Brasil contabiliza 18,6 milhões de casos desde o início da pandemia, o que representa cerca de 8,7% do total.

Os primeiros registros de contaminação pelo coronavírus no Planalto ocorreram em março de 2020. O mês com a maior incidência foi julho do ano passado, com 112 casos. Já em 2021, março lidera o índice, com 48.

Abaixo, veja relação de casos de Covid-19 registrados no Planalto por ano e por mês:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não é adepto de medidas de distanciamento social e uso de máscara. Como reflexo dessa postura, funcionários do edifício são vistos frequentemente sem a proteção facial, mesmo aqueles que trabalham no atendimento direto ao público.


Em nota, a Secretaria-Geral afirmou que, desde o início da pandemia, “adotou medidas para garantir a segurança dos frequentadores do Palácio do Planalto, diminuindo drasticamente o fluxo e trânsito de pessoas no local”.

“Ainda em março de 2020, foram tomadas providências que culminaram em inovações tecnológicas dos protocolos de limpeza. Passou-se a fazer a desinfecção das áreas comuns com máquinas de alta tecnologia, limpeza detalhada de equipamentos dos servidores (computadores, teclados, telefones, etc.) e ampliação do fornecimento de dispenser de álcool em gel em suas dependências, seus anexos e adjacências”, informou a pasta.

Metrópoles também solicitou à Secretaria-Geral da Presidência dados sobre óbitos entre funcionários do Planalto. A pasta informou que em 2020 não foram notificadas mortes por Covid-19 na Presidência da República. Em 2021, até 1º de julho, o órgão computou três falecimentos. Um desses foi o de Silvio Kammers, ajudante de ordens do presidente, que morreu no mês de março em decorrência da Covid. O óbito foi confirmado pela Presidência da República.

O chefe do Executivo nacional, porém, já falou, mais de uma vez, que “seu prédio” não registrou mortes porque os funcionários fizeram uso do chamado tratamento precoce, que consiste no uso de medicamentos, como a hidroxicloroquina, que não possui eficácia comprovada no combate à Covid-19.

“No meu prédio mais de 200 pessoas pegaram Covid. Não sei se a maioria ou minorias, mas lá falava-se do tratamento e ninguém foi para o hospital. Para quê correr esse risco? Deixa de ser otário. Estamos vivendo um momento de crise. São vidas que estão em jogo. Pode ser que lá na frente falem que a chance é zero, que é placebo. Tudo bem. Paciência, me desculpem, tchau. Mas pelo menos não matei ninguém”, afirmou Bolsonaro em uma transmissão ao vivo em fevereiro último. Na época, havia mais de 400 casos de infecção no Planalto.

Fonte:Metrópoles - 03/07/2021 16h:25min.

Irecê: Secretaria da Saúde afirma que não houve aplicação de vacinas vencidas na cidade

                                         Praça da Prefeitura - foto:Blog Fique Informado


Diante de informações que circulam na imprensa, com a possível aplicação de vacinas vencidas em várias cidades do País, incluindo Irecê, com “duas doses”, a Secretaria de Saúde ratifica o posicionamento da Sesab, e informa que todas as doses aplicadas estavam dentro do prazo de validade.

De acordo com levantamento já realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, “os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registro no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina”.

O município de Irecê adota um rigoroso controle de entrada e saída dos imunobiológicos. Reafirmamos que as doses do lote 4120Z005 foram aplicadas dentro do prazo de validade informado (14/04/2021).

Irecê segue forte na luta contra Covid e a campanha de vacinação avança a cada dia. Nesta segunda-feira, dia 05, pessoas com 44 anos serão imunizadas. Já estamos chegando a marca de 26 mil vacinados com a primeira dose!

Fonte: Irecê Repórter - 03/07/2021 15h:40min.

Rui Costa da Bahia segue como governador que mais cumpriu promessas no Brasil, diz site

 

Rui Costa segue como governador que mais cumpriu promessas no Brasil, aponta site
Foto: Paula Froes/Govba

Apesar das dificuldades oriundas da crise econômica instalada no país e ajustes orçamentários em razão das ações de enfrentamento à pandemia, Rui Costa segue à frente no cumprimento das promessas de governo em relação aos outros gestores públicos estaduais do país. O balanço nacional feito pelo portal G1 divulgado neste sábado (3) mostra que, em dois anos e meio de mandato, o governador da Bahia cumpriu 36 promessas de campanha.

 

Em segundo lugar está São Paulo, com 22 e, em terceiro, empatam Amazonas e Maranhão, com 18.

 

Dentre as promessas cumpridas pelo Governo da Bahia desde o primeiro ano do segundo mandato estão:  criar o Programa Estadual de Combate ao Racismo Institucional; implantar ao menos um curso de formação profissional em cada unidade escolar do ensino médio; e finalizar a construção da Ponte Jorge Amado, em Ilhéus.

 

“Essa liderança é resultado de muito trabalho não só da minha parte, mas de todos os órgãos do Estado que, apesar das adversidades, não esmoreceram diante das dificuldades. Na próxima semana vamos inaugurar mais uma policlínica, entre outras obras que, diga-se de passagem, vão além do programa de governo. Seguiremos com total empenho para entregar ao povo baiano o que ele merece”, afirma Rui.


Fonte:BN -03/07/2021 13h:21min.

Bahia: Justiça determina suspensão de tramitação de PL sobre venda de bens do Estado

 

Justiça determina suspensão de tramitação de PL sobre venda de bens do estado
Foto:Antigo Centro de Convenções/ Divulgação

A Justiça baiana suspendeu a tramitação de um projeto de lei do governo estadual que previa a venda de 27 imóveis da capital e de outras cidades baianas. Entre os imóveis estão, por exemplo, a sede da atual rodoviária de Salvador, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do antigo Centro de Convenções da Bahia, no bairro do Stiep, além do Parque de Exposições Agropecuárias, na avenida Paralela. 

A decisão judicial veio após o desembargador Paulo Alberto Chenaud aceitar o pedido do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) para que o  Projeto de Lei (PL) nº 24.160/2021 tivesse sua tramitação suspensa. , enviada à Casa pelo governador Rui Costa (PT), que prevê a venda de imóveis públicos como a Rodoviária, do Detran, o antigo Centro de Convenções da Bahia e o Parque de Exposições.

De acordo com o deputado estadual, não há no PL dados importantes como mapas, localização, perímetro, metros quadrados, valor de mercado e outras informações “de fundamental importância” para subsidiar a decisão. “Sem essas informações, não dá para saber exatamente quais as áreas estão abrangidas pelo Projeto de Lei. Consequentemente, nós, parlamentares, ficamos impossibilitados de exercer plenamente nosso papel de vigilância. Não podemos nem ao menos apresentar emendas ao projeto, já que o prazo de pautas, quando devem ser apresentadas as emendas, se encerrou no dia 13 de maio, sem que tivéssemos uma devolutiva do governo do Estado sobre nossos questionamentos. O jeito foi judicializar”, informou o deputado.

Já o desembargador Paulo Alberto considerou que há "vícios formais observados no processo legislativo do Projeto de Lei nº 24.160/2021".  A partir da data da decisão, o governador tem 10 dias para prestar as informações requeridas por Hilton e também por grupos de pesquisa acadêmica e entidades de classe, como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA).

Fonte: BN -03/07/202113h:15min.

Bahia: Acidente envolvendo carro funerário e Corolla deixa um morto e 5 feridos na BA- 052(trecho de Anguera)

                                    foto:reprodução

Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas em um acidente envolvendo um Toyota Corolla e um carro de funerária, na BA-052, na entrada da localidade de Gameleira, cidade de Anguera. O acidente ocorreu três quilômetros após o município, sentido a Serra Preta, por volta das 7h40.

Segundo o Acorda Cidade a vítima que morreu no local do acidente viajava como carona no carro funerário. Ele não portava documentos de identificação. O motorista do veículo também ficou ferido e foi socorrido para um hospital da região.

Reprodução G1/BA

Ainda de acordo com Acorda Cidade, viajavam no carro de passeio Eudália Silva Carneiro Oliveira, de 49 anos, o marido dela, Evilásio Batista Oliveira, 52 anos, Simon Mendes, 24 anos, e a esposa dele, Daiane Carneiro Oliveira, 24.

Em entrevista ao portal, uma parente das vítimas que viajavam no Corolla, Paula Ariane Rodrigues Guedes, informou que eles  saíram da cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, para visitar familiares na cidade de Utinga na Chapada Diamantina. Eudália Silva Carneiro e Evilásio Batista Oliveira foram encaminhados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde passaram por exames no tórax.

Saimon Mendes também foi levado para a unidade hospitalar. Ele sofreu uma fratura na perna e passa por cirurgia. Já Daiane Carneiro foi encaminhada para uma unidade de saúde no distrito do Bravo, em Serra Preta. Ela teve ferimentos leves.

Fonte: CN | Acorda Cidade em 03/07/2021-11h

Religião: Vaticano ordena que cardeal demitido por Francisco seja julgado por fraude

 O Vaticano anunciou neste sábado (3) a convocação de seu tribunal criminal de dez pessoas, incluindo um influente cardeal, envolvidas no caso de financiamento fraudulento, via empresários italianos, de um edifício de luxo em Londres.

© AFP/File

O cardeal Angelo Becciu, 73, que foi um dos cardeais mais influentes do Vaticano e assessor próximo do papa, comparecerá ao tribunal da Santa Sé a partir de 27 de julho, de acordo com um comunicado do Vaticano.

Ele está sendo processado por peculato, abuso de poder e suborno de uma testemunha neste caso, cujos primeiros elementos começaram a aparecer na imprensa italiana em setembro de 2019, quando o Papa Francisco pediu a demissão de Becciu.

Angelo Becciu era o número 2 na Secretaria de Estado do Vaticano, a administração central da Santa Sé, quando o processo de compra do edifício de Londres começou, em 2014.

Entre os outros réus, consta o suíço René Brüllhart, ex-presidente da Autoridade de Informação Financeira (AIF), o fiscal financeiro da Santa Sé, deve responder por abuso de poder.

Dom Enrico Crasso, ex-administrador dos bens particulares do Secretário de Estado, também será julgado por extorsão e abuso de poder, num suborno de várias centenas de milhões de euros em grande parte do "Obolus de São Pedro", ou seja , as doações de pessoas físicas ao Vaticano.

Os outros réus são Tommaso Di Ruzza, ex-diretor da AIF; Cecilia Marogna, uma jovem consultora italiana a quem o ex-Secretário de Estado do Vaticano confiou meio milhão de euros em uma conta na Eslovênia; Raffaele Mincione, que supostamente enviou parte dos fundos fraudulentos; o advogado Nicola Squillace; Fabrizio Tirabassi, um ex-funcionário laico sênior do Vaticano, e Gianluigi Torzi, um empresário que supostamente atuou como um intermediário, todos eles presos em maio passado em Londres.

O investimento no centro do escândalo é um edifício no bairro chique de Chelsea, em Londres, com 17.000 m2 transformados em cerca de 50 apartamentos de luxo. A operação pode custar € 200 milhões, segundo um jornal italiano. Ao adicionar outros investimentos suspeitos, o dano ao Vaticano pode ser muito maior.

Fonte: RFI - Com AFP - 03/07/2021

Fiocruz indica qual local com mais risco de covid-19 nas cidades

 A crença de que as pessoas estão mais expostas a contraírem o novo coronavírus (Sars-CoV-2) no transporte público acaba de ganhar respaldo científico. Um novo estudo da Fiocruz Pernambuco – que recolheu amostras de superfícies situadas em vários pontos do Recife para identificar a presença desse vírus, causador da covid-19 – concluiu que os lugares com maior risco de contaminação são os terminais de ônibus, com 48,7% das amostras positivas, seguidos dos arredores de hospitais (26,8%).

Car movements and people practicing physical activities, walking and cycling on Avenida Paulista, a tourist destination in the city of São Paulo with a view of the city's arts museum (MASP).© Matheus Silva/istock/museu doMasp na Paulista-SP.

Para essa investigação, foram coletadas 400 amostras de superfícies muito tocadas por diferentes usuários, como maçanetas, torneiras, vasos sanitários, interruptores de luz, leitores de biometria, catracas, corrimão de escadas, entre outros, em diversos pontos da capital pernambucana.

Os lugares foram selecionados por atenderem a duas condições: grande fluxo e alta concentração de pessoas; e organizados em seis grupos: terminais de passageiros, unidades de saúde, parques públicos, mercados públicos, áreas de praia e centro de distribuição de alimentos. As amostras foram submetidas ao exame padrão ouro para detecção do novo coronavírus, o RT-qPCR.

Do total de amostras obtidas, foi confirmada a presença do Sars-CoV-2 em 97 (24%). Quase metade delas foi recolhida em terminais integrados de ônibus (47 amostras positivas ou 48,7%), onde as superfícies com maior índice de contaminação foram os terminais de autoatendimento e os corrimões.

O pesquisador da Fiocruz Pernambuco e coordenador do estudo, Lindomar Pena, ressalva que não foi detectado vírus ativo nos exames. “Porém em algum momento ele esteve ativo naquele local, o que demonstra serem ambientes onde há mais gente infectada circulando”, explica.

Outras áreas críticas

As áreas próximas às unidades de saúde ficaram em segundo lugar, com 26,8 % das amostras positivas. Seguidas dos parques públicos (14,4%), mercados públicos (4,1%), praias (4,1%) e outros lugares (2,2%). O vírus foi encontrado predominantemente em banheiros, terminais de autoatendimento, corrimões, playgrounds e equipamentos de ginástica ao ar livre.

Outro aspecto contemplado pelos estudiosos foi a classificação das superfícies pelo tipo de material. O vírus foi encontrado com maior frequência em superfícies  metálicas (46,3%) e plásticas (18,5%).

“Tomados em conjunto, os resultados indicaram contaminação extensa por Sars-CoV-2 em superfícies públicas, sugerindo a circulação de pessoas infectadas nessas áreas e um risco potencial de infecção. Os resultados podem ajudar as autoridades de saúde pública a priorizarem recursos e estabelecerem políticas eficazes para conter a transmissão comunitária do Sars-CoV-2 nos pontos de controle críticos da covid-19 identificados no estudo”, complementa Lindomar.

O doutorando em Biociências e Biotecnologia em Saúde (BBS) na Fiocruz Pernambuco e autor principal do artigo, Severino Jefferson Ribeiro, ressalta a importância dos achados da pesquisa.

“Além desses resultados servirem como subsídio para as autoridades de saúde, este trabalho permitiu observar que a população não está seguindo rigorosamente as medidas voltadas para prevenir a transmissão do vírus. E infelizmente, isso acaba refletindo no que estamos vivendo atualmente com o aumento descontrolado do número de casos de Covid-19 no estado”, explica Jefferson.

Além dele, outros dois pós-doutorandos, cinco doutorandos e duas mestrandas da instituição participam da pesquisa, que conta ainda com a participação do pesquisador da Universidade de Glasgow (Escócia) Alain Kohl.

Fonte: Catraca Livre - 03/07/2021 10h:30min.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

TV: Apresentador Rodrigo Faro pega covid e deixa Record e SBT em pânico

 

© Instagram/Rodrigo Faro
O ator e apresentador Rodrigo Faro testou positivo para covid-19 nesta sexta-feira (2/7). O apresentador cancelou as gravações de “A Hora do Faro”, da rede Record, e foi hospitalizado.

Mas a Record não foi o único canal que ficou em pânico com a notícia. É que Faro visitou o SBT na quarta (30/6) para uma ação de merchandising com Eliana. Segundo apurou o Notícias da TV, o apresentador não fez teste no ambulatório da emissora de Silvio Santos, como é praxe, apresentando o resultado negativo de um exame que havia realizado no mesmo dia.

Após o diagnóstico positivo desta sexta, tanto a apresentadora quanto os mais de 30 funcionários da produção do programa de Eliana foram afastados do trabalho. Eles serão submetidos a novos exames.

O SBT obriga todos os visitantes a passarem por uma triagem no ambulatório antes de entrarem em suas dependências. Com Faro não foi diferente. Mas, de acordo com o relato do Notícias da TV, o apresentador da Record rejeitou o teste e mostrou um exame feito fora da emissora, que apontava negativo para coronavírus.

Desde que esta regra foi implantada no SBT, Faro foi o único que conseguiu a exceção. Ele passou algumas horas na emissora gravando e tirando fotos com alguns funcionários, que aproveitaram a ocasião para tietá-lo sem máscaras.

Na quinta-feira (1/7), o apresentador relatou que não estava bem ao chegar na Record para gravar seu programa. Apesar da febre, cumpriu todo o cronograma de trabalho. Submetido a um exame devido aos sintomas, teve a contaminação confirmada nesta sexta. A Record ainda precisou afastar 40 funcionários pela falta de isolamento de Faro.

Em nota, a Record informou que “Rodrigo Faro faz teste antes de qualquer gravação. No dia [quarta], ele havia feito teste antes de ir para o SBT”. A emissora ressaltou que o resultado do exame tinha sido aceito pela rede de Silvio Santos antes de ele iniciar a gravação.

Em seu Instagram, Faro postou uma foto em que aparece deitado numa cama no hospital, acompanhada pela legenda “Vai dar tudo certo…” e um emoji de oração. Informações do site moderna em 02/07/2021 às 23h.

Blogueiro Bolsonarista diz que foi perseguido pela ministra Damares após denunciar traição

Ministra Damares e Oswlado EustáquioReprodução/Redes sociais

Oswaldo Eustáquio afirma que prisão foi armação de Damares após denúncia de corrupção e caso extraconjugal mantido pela ministra. -  foto:reprodução/redes sociais


O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que foi investigado pelo STF no inquérito dos atos antidemocráticos, afirmou em entrevista exclusiva ao Metrópoles que se tornou alvo da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves, após denunciar corrupção na pasta.

Eustáquio diz que Damares ameaçava constantemente demitir sua esposa de uma das principais secretarias do ministério. Segundo ele, as ameaças começaram após ele denunciar atos de corrupção dentro da pasta, além de um suposto caso com um homem casado mantido pela ministra.

Denúncias de corrupção

O blogueiro afirma que, em fevereiro de 2020, denunciou à ministra três servidores do seu gabinete por “fortes indícios de fraude” em contratos de informática, enquanto ainda trabalhavam no Ministério da Cidadania. Na semana seguinte, após a notícia ter saído em veículos de comunicação, a ministra teria demitido um deles. “Ela não me deu bola”, diz Eustáquio.

Ele também alega que Damares enviou um assessor à sua casa para ameaçá-lo e impedir que ele denunciasse Luiz Henrique Mandetta quando este era ministro da Saúde.

1

Segundo o bolsonarista, Damares mantinha um relacionamento extraconjugal com o pastor Humberto Lúcio Lima por cinco anos, cuja filha trabalhava na Secretaria de Igualdade Racial. “A menina mais nova desejava a morte do pai”, contou Eustáquio sobre a filha de Humberto.

Oswaldo Eustáquio diz que enviou uma carta a pastores pedindo que eles ajudassem Damares a “resolver o problema”, se referindo ao caso de traição. Ele afirma que, na carta, pediu que os pastores não divulgassem o caso e que a questão fosse tratada de maneira “eclesiástica”.

Procurada por Veja, Damares não quis comentar a carta, tampouco se já tomou ou pretende tomar medidas judiciais contra o jornalista.

e “cilada” para prisão

O blogueiro diz que acredita ter sido alvo de uma “armação” da ministra para que uma ordem de prisão contra ele fosse dada. O episódio teria acontecido no fim do ano passado, quando Eustáquio pediu uma reunião com Damares para denunciar supostas violações dos direitos humanos. O encontro aconteceu no ministério, descumprindo a ordem de prisão domicilar que Eustáquio cumpria.

Segundo ele, horas antes da reunião, foi enviado um documento que autorizava sua saída da residência. No entanto, o chefe de gabinete de Damares encaminhou um ofício ao ministro do STF Alexandre de Moraes alertando sobre um “provável descumprimento de decisão judicial”. Três dias depois, Moraes decretou uma nova ordem de prisão.

“Foi uma armação. E foi, possivelmente, porque Damares já sabia que eu tinha informação sobre o relacionamento extraconjugal dela e porque ela sabia que eu iria confrontá-la sobre isso”, afirmou Eustáquio.

Outro lado

Após a publicação da reportagem, Oswaldo Eustáquio enviou ao Metrópoles o ofício que o autorizava a sair da residência para ir até a reunião com a ministra Damares. Veja o documento abaixo:

Arquivo pessoal
Ofício que autoriza saída da residência de Eustáquio

O blogueiro também reiterou que a investigação já teve fim e que foi inocentado.

Fonte:Metrópoles - 02/07/2021 21h