• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 8 de dezembro de 2012

Bahia: Acidente envolvendo atacante do Cruzeiro Anselmo Ramon deixa um morto e outro ferido

                   Foto:Divulgação                         Foto:Everaldo Lins /reprodução
 Um acidente envolvendo o jogador baiano Anselmo Ramon, de 24 anos, que disputou o Campeonato Brasileiro deste ano pelo Cruzeiro, deixou um ciclista morto e outro ferido em uma via de ligação da BA-099, a Estrada do Coco, na manhã deste sábado (8).
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo conduzido pelo jogador, modelo Chrysler 300 C, se chocou contra uma árvore e seguiu em direção aos dois homens, que não tiveram os nomes divulgados pela PRE. O ciclista que sobreviveu ao atropelamento foi encaminhado para o Hospital Geral de Camaçari (HGC) e está estável.
O corpo da vítima fatal permanece no local aguardando remoção. Ainda segundo a PRE, o acidente aconteceu na via de ligação A-10, entre a Via Parafuso, em Camaçari, e a cidade de Dias D'ávila, ambas da região metropolitana de Salvador.
O atacante do time mineiro deixou o veículo lúcido, mas também foi conduzido para o HGC. Não há informações sobre outras vítimas no veículo do atleta.


Fonte:CorreiodaBahia às 13:30h

Educação: MEC classifica 49 cursos de graduação como insatisfatório na Bahia



O Ministério da Educação (MEC)  classificou o desempenho de 49 cursos na Bahia como insatisfatório  foram avaliados 331 cursos nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial. Para quem já está no meio da graduação, é hora de cobrar por melhores condições de ensino.

Os dados foram divulgados na quinta-feira(6) A avaliação foi realizada em 2011 e leva em consideração o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Superior (Enade), mas não só isso. A prova tem peso 55% do índice, que também avalia a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

Na Bahia, três cursos ficaram na faixa  1, a mais baixa do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5. Outras 46 graduações ficaram com 2, mas ainda assim continuam na faixa considerada insatisfatória.

Outros 95 cursos foram avaliadas com conceito 3, considerado razoável, enquanto 48 com 4, e apenas um atingiu nota máxima, o de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus Barreiras, conforme tabela abaixo:



Outras 34 graduações ficaram sem conceito pois menos de dois alunos se submeteram ao Enade, e outros 104 cursos ainda não foram reconhecidos.

Punição

Segundo a assessoria de comunicação do MEC, as punições que serão impostas aos cursos com mau desempenho vão desde a visita in loco e a obrigação a assinar termos de compromisso de melhorias com prazos estabelecidos, à suspensão de participação em programas federais de financiamento estudantil como o Prouni e o Fies. Em casos extremos, alguns cursos podem ser obrigados a suspender o vestibular até a readequação, reduzir o número de vagas ou até mesmo extinguir o curso.

“Uma instituição que era 1 e continua 1 é inaceitável. Ponto. No ciclo de três anos, quem está estagnado analisaremos com muito rigor. Tomaremos medidas complementares, elas não só deixarão de ter acesso Prouni e Fies”, afirmou o ministro Aloízio Mercadante, ao apresentar os dados.

As piores O curso com a pior nota na Bahia foi o de bacharelado em Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas há a possibilidade de erros na computação dos dados, já que foram dadas notas 0 para itens como o número de docentes, mestrado e douturado.

Os outros dois cursos com nota 1 foram o de Engenharia Eletrônica e de Engenharia da Computação da Faculdade Area 1. Entre as piores, a Ufba possui mais dois cursos: os de bacharelado em Física, Matemática e Biologia, e as licenciaturas em Educação Física, Geografia e Química.

O pró-reitor de Graduação, Ricardo Miranda, minimiza o resultado negativo e o credita à boicote dos estudantes à prova do Enade. “Em Educação Física, por exemplo, a média do Enade  foi 1. Significa simplesmente que eles foram lá e deixaram a prova em branco”, disse, ressaltando que o CPC do curso foi 2, justamente porque indicadores que tratam da qualidade de infraestrutura e corpo docente foram bem avaliados.

O pró-reitor adianta que comunicará ao MEC que não concorda com nenhum das notas ruins atribuidas à Ufba, para que inspetores federais venham até a Bahia verificar a qualidade do ensino. “Tivemos esse problema no ano passado com Enfermagem, tivemos nota 2; quando eles vieram, elevaram para 5”, comparou.
Miranda disse que não viu o dado referente ao curso de Química, mas afirmou que deve haver algum erro nos dados.

Fonte:CorreiodaBahia

Politica: Diretório Nacional do PT defende a regulamentação da mídia

 
 
 
Uma resolução divulgada na tarde desta sexta-feira (7) pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) defende a regulamentação dos meios de comunicação no País. Segundo o documento, destinado a comentar o resultado das eleições do partido, é preciso ampliar os "espaços de debate, de informação e de circulação de ideias", o que é "fundamental para o combate aos preconceitos e às manipulações ideológicas, culturais e religiosas". A cúpula do partido saúda na resolução a vitória do partido nas eleições municipais, mesmo diante do que consideraram como uma "feroz campanha" movida pela oposição de direita. Apesar dos protestos públicos de dirigentes do PT, o documento não menciona o julgamento do mensalão. Em meados de novembro, a Executiva do partido criticou o que considera a "partidarização" do Supremo Tribunal Federal (STF). O partido também reconhece que avançou menos do que podia nas eleições, enquanto a "direita recuou menos do que mereceria". 

Salvador: Funcionário do Hiper Bom Preço é morto no local de trabalho


                                           O  homem foi morto no estacionamento no meio da tarde -Foto:Google/reprodução/BN


Um homem foi morto a tiros no estacionamento do Hiper Bompreço da Avenida ACM por volta das 15h desta sexta-feira (7). Segundo a 35ª Companhia de Polícia Militar do Iguatemi, a vítima era funcionária do estabelecimento comercial e teria recebido o recado que alguém o esperava na área externa. Ao sair, foi surpreendido por dois homens que efetuaram disparos e fugiram em uma moto. De acordo com a polícia, toda a ação foi registrada pelas câmeras do circuito de segurança do hipermercado. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital da Bahia, mas não resistiu. Informações do BN

Educação: Programa Educa Mais Brasil abre inscrições para bolsas de estudos



O programa do governo federal, Educa Mais Brasil, abre inscrições para bolsas de estudos parciais destinadas ao primeiro semestre letivo de 2013. Na Bahia, são disponibilizadas mais de 12 mil vagas para graduação e pós-graduação (presencial e EAD), contemplando as diversas áreas de conhecimento. O procedimento para inscrição é gratuito e feito exclusivamente pela internet, na página oficial do programa. As vagas são limitadas e será realizada enquanto houver processo seletivo nas instituições parceiras. O Educa Mais Brasil, conhecido por ser o maior programa de inclusão educacional do País, também oferece bolsas de estudo para o ensino básico, que são válidas por todo o ciclo escolar.

Fonte: Politicalivre

Mundo: Enfermeira que caiu em trote é encontrada morta em Londres










                                         Policiais fazem guarda em frente ao hospital King Edward VII, em Londres, onde a enfermeira trabalhava -Foto:Reuters/reprodução
Uma enfermeira do hospital que caiu em um trote de dois radialistas australianos que se passavam pela rainha Elizabeth II e pelo príncipe Charles foi encontrada morta nesta sexta-feira. A polícia suspeita que ela tenha se suicidado, informa o jornal britânico Daily Mail. A mulher foi identificada como Jacintha Saldanha.
O corpo foi encontrado nas proximidades do hospital King Edward VII, onde a duquesa Catherine Middleton esteve internada e onde a enfermeira trabalhava, por volta das 9h30 desta sexta-feira. Apesar dos esforços dos paramédicos para reanimá-la, Jacintha foi declarada morta no local.
"Com profunda tristeza, confirmamos a trágica morte de um membro de nosso pessoal de enfermaria, Jacintha Saldanha", declarou o hospital King Edward VII em um comunicado, no qual acrescenta que a enfermeira "foi recentemente vítima de uma ligação enganosa para o hospital". Policiais da Scotland Yard lançaram uma investigação sobre o caso e estão considerando a morte como "não explicada". Segundo uma fonte ouvida pelo Daily Mail, a mulher aparentemente se suicidou.
A direção da instituição lamentou profundamente o incidente, observando que o hospital "tem o maior respeito à confidencialidade" de seus pacientes, e que agora "iria rever seus procedimentos para chamadas telefônicas". Um porta-voz dos serviços do príncipe William e de sua esposa declarou estar ciente das informações que circulam sobre este telefonema, mas se recusou a comentar.
Na madrugada de terça-feira, uma dupla de radialistas australianos ligou para o King Edward VII e, se passando pela rainha Elizabeth II e pelo príncipe Charles, conseguiram informações sobre a saúde de Kate, que estava internada no hospital em decorrência de complicações em sua gravidez.
A polícia não informou se Jacintha era a funcionária que atendeu e passou a ligação ao quarto de Kate ou se ela era a enfermeira que conversou com os radialistas e passou as informações. O jornal Daily Mail informou que se tratava da recepcionista que atendera a chamada, mas a AFP disse que Jacintha estava no quarto de Kate.
A duquesa de Cambridge foi hospitalizada na segunda-feira com hiperêmese gravídica, um problema que afeta uma minoria das mulheres principalmente nos três primeiros meses de gravidez.

Fonte:AFP/reprodução

Brasil: Oscar Niemeyer é sepultado no Rio de Janeiro

            O corpo de Niemeyer foi  enterrado  no São João Batista-foto:reprodução

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer foi enterrado às 17h59 desta sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, sob aplausos e ao ritmo de samba. Integrantes da Banda de Ipanema tocaram "Cidade Maravilhosa" e "Carinhoso" durante a cerimônia. O velório aberto do arquiteto no Rio começou às 8h30 desta sexta, no Palácio da Cidade, também em Botafogo. A viúva Vera, o sobrinho Paulo, e o neto Carlos Oscar Niemeyer foram os primeiros a chegar. pouco antes de os portões serem abertos, o governador Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes entraram para uma breve cerimônia ao lado de familiares. Em seguida, centenas de pessoas começaram a entrar. Informações do site de Claudio Humberto.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Judiciário: OAB divulga locais da realização do Exame da Ordem

 
 
A relação dos locais de realização da prova objetiva do 9º Exame de Ordem Unificado foi divulgada, nesta sexta-feira (7), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A 1ª fase da prova será aplicada no dia 16 de dezembro, a partir das 14h, horário de Brasília. A relação pode ser conferida aqui. Os locais de realização da prova objetiva também estarão divulgados nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os inscritos também terão acesso ao Cartão de Informação, onde poderão consultar individualmente seus locais de provas, com a especificação do nome do estabelecimento, sala e endereço a que devem se dirigir na data do Exame. A Ordem lembra que é de responsabilidade exclusiva do examinando a identificação correta de seu local de prova. O exame será de múltipla escolha, com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta. O certame abrangerá disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental e Direito Internacional. A etapa subjetiva ou prova prático-profissional será aplicada no dia 24 de fevereiro de 2013, também com cinco horas de duração. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres.
Fonte:Coluna Justiça/BN/reprodução

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Politica: Imbassahy critica falta de ação do Estado no fechamento da fábrica da Azaleia


                                   " falta de ação é o que estamos assistindo" diz Imbassahay - Foto:divulgação

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) diz que o governo precisa esgotar todas as possibilidades antes de aceitar o fechamento da fábrica Vulcabras/Azaleia na Bahia, deixando milhares de pessoas desempregadas, entre elas muitos pais de família. No entendimento de Imbassahy, o governo do estado deveria ter se antecipado à decisão da empresa e atuado de forma a evitar a fuga de mais uma indústria do estado. Segundo ele, além da falta de ação em nível estadual, o governo federal não atua no sentido de proteger determinados segmentos industriais, diferentemente do que faz em favor de  segmentos como a chamada linha branca e indústria automobilística, que beneficiam o sudeste brasileiro. “O resultado dessa falta de ação é o que estamos assistindo: uma situação triste, de efeito devastador, com forte repercussão numa região tão importante  como Itapetinga, sem outras perspectivas econômicas. Enquanto famílias perdem o seu ganha-pão, às vésperas do Natal, o governos estadual e federal permanecem omissos, assistindo aos resultados do seu descaso”, critica. Informações do BN.

Bahia: Estado quer aumentar taxas de serviços no DETRAN




Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (4), um requerimento de urgência para que seja votado na Assembleia Legislativa, na próxima semana, o Projeto de Lei 20.060, que cria impostos e aumenta outros já existentes, com porcentual acima da inflação do ano, sobretudo em serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O líder da oposição na Casa, Paulo Azi (DEM), declarou “ser um absurdo” que a matéria seja votada sem que haja debate. “Às vésperas do Natal, o governador Jaques Wagner dá à população baiana um presente de grego, no apagar das luzes”, criticou o parlamentar. De acordo com um levantamento feito pela bancada da minoria, as taxas irão ter incrementos que variam entre 9,8% e 309,4% Um exemplo é a retirada de segunda via de documentos, em que o cidadão terá que desembolsar um valor 98% maior em condições normais e de 309,4% caso haja extravio. Se o contribuinte tiver o seu veículo apreendido e retido nos pátios do Detran, a diária crescerá 110%. Veja tabela abaixo:
Fonte:BN

Bahia: Bandidos sequestram gerente do BB em Iramaia na Chapada Diamantina


                                                  A cidade fica localizada na Chapada  Diamantina   -Foto imagem:Google/reprodução


A gerente do Banco do Brasil da cidade de Iramaia, localizada na Chapada Diamantina, foi sequestrada por bandidos na manhã desta terça-feira (4). Segundo informações da TV Bahia,  os suspeitos pediram a tesoureira da instituição que entregasse o dinheiro para pagar o resgate da vítima.

A quantia entregue aos assaltantes não foi divulgada pela instituição. A gerente do banco não ficou ferida. No município de Mundo Novo, também na Chapada Diamantina, dois gerentes, dois funcionários e três vigilantes da agência do Banco do Brasil foram levados como reféns em um assalto iniciado pouco depois das 11h de hoje (4). O assalto durou cerca de 30 minutos.


Fonte:CorreiodaBahia

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bahia: Mais 02 bancos são assaltados, Encruzilhada e Mundo Novo

 
                                            A agência do BB de Mundo Novo foi a escolhida do dia -foto:reprodução
 
 
Dois gerentes, dois funcionários e três vigilantes da agência do Banco do Brasil de Mundo Novo, na Chapada Diamantina, foram levados como reféns em um assalto iniciado pouco depois das 11h desta terça-feira (4). O assalto durou cerca de 30 minutos.
Segundo a Polícia Civil, cerca de 12 assaltantes chegaram em dois carros, invadiram a agência que fica na praça central do município e renderam os funcionários.
Segundo moradores, vários disparos foram efetuados pelos bandidos. Os tiros destruíram os vidros da agência. Ninguém ficou ferido. Após render os vigilantes e roubar o dinheiro dos caixas e dos terminais eletrônicos, eles fugiram levando os funcionários como reféns. Não há informações sobre a quantia roubada.

Um dos reféns foi liberado na BA-052, na Estrada do Feijão. Os outros foram liberados próximo à Fazenda Ingazeiras, na estrada que liga Mundo Novo ao município de Tapiramutá.

Policiais civis e militares de Mundo Novo, além de Macajuba, Tapiramutá, Piritiba e Miguel Calmon participam das buscas aos bandidos.

Encruzilhada

Um funcionário e um gerente do Banco Bradesco foram feitos reféns na cidade Encruzilhada, também na manhã desta terça-feira (04), a 607 quilômetros de Salvador, durante uma tentativa de assalto. Segundo o blog do Anderson, agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Sudoeste) foram encaminhados de Vitória da Conquista para fazer buscas na região pelos assaltantes.

Equipes do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) e policiais da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cândido Sales) também foram encaminhadas para a cidade para acompanhar o resgate dos gerentes.

Na manhã de segunda (3), um grupo assaltou uma agência do Banco do Brasil na cidade de Barra do Mendes, a 534 quilômetros de Salvador. Segundo informações da polícia, cerca de cinco homens armados abordaram os funcionários e clientes da agência que fica no centro da cidade.

Um carro, modelo Honda/Civic prata, usado pelos bandidos foi deixado na porta da agência. Eles fugiram em um Fiat/Strada preto levando o gerente da agência. O valor em dinheiro levado do banco não foi divulgado.
 
Fonte:CorreiodaBahia

Vestibular 2013: UNESP divulga lista aprovados da 1ª Fase



A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou na manhã desta terça-feira(4) a lista de aprovados na primeira fase do vestibular de fim de ano.

Veja a lista de aprovados na área de humanas
Veja a lista de aprovados na área de exatas
Veja a lista de aprovados na área de biológica
Veja a lista de aprovados entre os treineiros
A prova da segunda fase acontece nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, que terá questões dissertativas e uma redação. Ao todo serão 36 questões, sendo 12 de cada uma das seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.
Nesta edição, a Unesp está oferecendo carreiras novas: Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Química e Meteorologia.
Além das 23 cidades onde há oferta de vagas, os exames comuns acontecerão nas cidades de Americana, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas, Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba.
Para todos os cursos da capital e os de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, de Bauru, haverá ainda uma prova de habilidades para os que fizerem a segunda fase, marcada para o período de 9 a 12 de dezembro.
 
A lista de aprovados será divulgada dia 28 de janeiro de 2013.

Fonte:folhaonline

Educação: Estado estabelece novas normas para o Magistério Público

 
 
 
 O governo do Estado através de Lei nº 12.603/12 de 03 de Dezembro de 2012 e após aprovação pela AL, estabeleceu as novas normas de promoção  de carreira para o Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio no Estado.  A Lei foi publicada no DOE de hoje(4)  Confira na íntegra a Lei, onde consta também  a tabela com os valores do vencimento pra professor e coordenador pedagógico, que pode ser conferido pelo site   www.egba.ba.gov.br     na página do executivo.
 
 
 
 
 
LEI Nº 12.603 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2012


Estabelece normas de promoção da Carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia para os anos de 2012 e 2013, altera a sua estrutura e dá outras providências.


O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1º - O desenvolvimento do servidor nos graus da Carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio dar-se-á, nos anos de 2012 e 2013, por meio de promoção disciplinada por esta Lei, ficando suspensa, neste período, a avaliação de desempenho prevista na Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008.


Parágrafo único - Para os fins do disposto no § 2º do art. 8º e no art. 9º desta Lei, as promoções de que trata o caput deste artigo poderão ser concedidas, excepcionalmente, em período diverso ao ali fixado.


Art. 2º - Fica alterada a estrutura da Carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio, prevista na Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008, integrada pelos cargos de Professor e Coordenador Pedagógico, na forma do Anexo Único desta Lei.


Art. 3º - As promoções tratadas nesta Lei ocorrerão de um Grau para o imediatamente superior, dentro do mesmo padrão, condicionada à observância dos seguintes requisitos:


I - ser o servidor ocupante de cargo permanente de professor ou coordenador pedagógico e, até a publicação desta Lei, ter sido enquadrado, nos termos da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008;


II - estar em efetivo exercício no âmbito da Secretaria da Educação;


III - ter participado e concluído as etapas do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, observado o disposto nos arts. 6º a 9º desta Lei.


Art. 4º - Não poderá participar do processo de promoção o servidor que estiver:


I - afastado por motivo de licença com perda dos vencimentos;


II - afastado por motivo de suspensão disciplinar ou preventiva;


III - à disposição de qualquer órgão ou entidade da Administração Pública direta ou indireta, federal, estadual ou municipal, exceto, neste último caso, se o mesmo estiver em efetivo exercício na respectiva Secretaria da Educação.


Art. 5º - O Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, instituído mediante Portaria do Secretário da Educação e destinado aos Professores e Coordenadores Pedagógicos, será constituído por duas etapas, objetivando fortalecer a qualidade da Educação Básica no Estado da Bahia.


Parágrafo único - O regulamento do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas será estabelecido em ato específico do Secretário da Educação.


Art. 6º - Para efeito do disposto no inciso III do caput do art. 3º desta Lei, na promoção relativa ao ano de 2012, exigir-se-á a conclusão da primeira etapa do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária correspondente.


Parágrafo único - A promoção de que trata o caput deste artigo será concedida por ato do Secretário da Educação, com efeitos financeiros retroativos ao mês de abertura da inscrição no Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, conforme estabelecido em ato normativo específico.


Art. 7º - Para efeito do disposto no inciso III do caput do art. 3º desta Lei, na promoção relativa ao ano de 2013, exigir-se-á a conclusão do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária correspondente.


§ 1º - A frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na primeira etapa do Curso é requisito para que o servidor se habilite à etapa subsequente.


§ 2º - A promoção de que trata o caput deste artigo será concedida por ato do Secretário da Educação, após a conclusão do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, produzindo efeitos financeiros a partir de 1º de março de 2013.


Art. 8º - Aos servidores que concluírem com aprovação o estágio probatório até 31 de dezembro de 2013 serão asseguradas as promoções previstas nos arts. 6º e 7º desta Lei, desde que cumpridos os requisitos ali previstos.


§ 1º - Na hipótese de o servidor concluir com aprovação o estágio probatório entre as datas da abertura das inscrições e da conclusão do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, serão concedidas as promoções previstas nos arts. 6º e 7º desta Lei, produzindo efeitos financeiros a partir do mês subsequente ao término do referido Curso.


§ 2º - Na hipótese de o servidor concluir com aprovação o estágio probatório entre a data de conclusão do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas e 31 de dezembro de 2013, serão concedidas as promoções previstas nos arts. 6º e 7º desta Lei, produzindo efeitos financeiros a partir do mês subsequente ao da conclusão do referido estágio.


Art. 9º - Os atuais servidores integrantes da Carreira do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia que vierem a concluir, com aprovação, o estágio probatório nos anos de 2014 e 2015, deverão optar, alternativamente, por:


I - participar de nova edição do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, a ser instituído por novo ato do Secretário da Educação, caso em que poderão ser concedidas promoções, aplicando-se o regime previsto nos arts. 6º e 7º desta Lei, com efeitos financeiros a partir do mês subsequente ao término do referido estágio;


II - submeter-se ao regime de promoção previsto na Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008.


Art. 10 - Os dispositivos da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008, abaixo indicados, passam a vigorar com a seguinte redação:


Art. 3º - Os cargos mencionados no art. 1º desta Lei passam a ser estruturados nos Padrões P, E, M e D, de acordo com a titulação, compreendendo 11 (onze) Graus em cada padrão, da seguinte forma:

...........................................................................................................”


Art. 9º - .............................................................................................


I - interstício mínimo de 24 meses de efetivo exercício em cada Grau;

..............................................................................................................


§ 1º - Revogado


§ 2º - …............................................................................................”


Art. 11 - Para fins do disposto nos arts. 6º a 9º desta Lei, não será exigido o interstício previsto no inciso I do art. 9º da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008.


Art. 12 - As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão à conta dos recursos constantes do Orçamento do exercício, ficando o Poder Executivo autorizado a promover as alterações que se fizerem necessárias, observadas as disposições contidas na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, na Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e na Lei Estadual nº 2.322, de 11 de abril de 1966.


Art. 13 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Art. 14 - Revogam-se as disposições em contrário, especialmente o §1º, do art. 9º, da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008, e a Lei nº 12.364, de 25 de novembro de 2011.


PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 03 de dezembro de 2012.


JAQUES WAGNER

Governador


Rui Costa
Secretário da Casa Civil
Manoel Vitório da Silva Filho
Secretário da Administração


Osvaldo Barreto Filho

Secretário da Educação


Fonte:DOE/BA - 04/12/12


 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bahia: Quadrilha assaltam BB de Barra do Mendes

A cidade de Barra do Mendes fica localizada a 62 km de Irecê.
Uma quadrilha assaltou na manhã desta segunda-feira (3) a agência do Banco do Brasil do município de Barra do Mendes, na microregião de Irecê. Segundo informações da delegacia da cidade, cinco assaltantes fugiram em um Honda Civic prata e levaram um vigia da instituição financeira. Ainda não há informações sobre a situação do refém ou a quantia levada pelos bandidos. A ação ocorreu por volta das 9h, de acordo com a delegacia. Informações do BN.

Salvador: João Bacelar continuará na SEC no governo ACM Neto

                                            Bacelar vai continuar na SEC - Foto:Ag.Haack/BN-reprodução
 
O secretário de Educação do prefeito João Henrique (PP), João Carlos Bacelar, está confirmado no time de ACM Neto (DEM) que entra em campo a partir de 1º de janeiro. Uma reunião na última quarta-feira (28) selou o passaporte do deputado estadual pelo PTN para o novo governo municipal. A condição imposta por Neto para Bacelar assumir a pasta foi relacionada ao caso da Fundação Pierre Bourdieu. Durante a campanha eleitoral, a Secult foi alvo de denúncias de uso da máquina pública para beneficiar a campanha do PTN, partido comandado pelo secretário no estado, que dobrou a representação no Legislativo soteropolitano, de três para seis cadeiras. Bacelar teria se comprometido a reunir documentos da sua gestão e colaborar com uma possível investigação do Ministério Público Estadual. O Bahia Notícias tentou contato com o secretário, mas os telefonemas não foram atendidos. Informações do BN.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Brasileirão série A: Bahia vence e se garante na série A

     o goleiro Marcelo Lomba foi o grande destaque durante toda a campanha-Foto:reprodução
                                          
Com a vitória de 1x0 nessa tarde contra o Atlético em Goiânia no Serra Dourada, o tricolor baiano escapou do rebaixamento a série B  do Brasileirão. A equipe ficou com 48 pontos após as 38 rodadas.

O gol foi marcado pelo atacante Rafael  Gladiador aos 40 minutos do segundo tempo após a  falha do zagueiro do Atlético.          
  
Em  2013 teremos  BA X VI no Brasileirão da série A.