• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de outubro de 2009

Bahia: Em Conquista família procura estudante desaparecido


O jovem da foto acima é Diego da Silva Santos, de 21 anos, que está desaparecido desde o dia 1º de outubro. Diego é estudante de farmácia da Ufba de Vitória da Conquista, interior do estado. A família está à procura, e quem tiver alguma informação sobre o jovem, que tem aproximadamente 1,75 m de altura, favor entrar em contato nos telefones: (77) 3425-0593 e (77) 8811-6436, de Vitória da Conquista, e (71) 9923-1459, de Salvador.


Fonte:Bahianotícias

Olimpíadas Rio 2016: Salvador receberá partidas de Futebol

A escolha do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas em 2016 é também uma vitória para os baianos. Não apenas por patriotismo, mas também devido ao fato de que, com isso, a Fonte Nova será palco de partidas do futebol feminino e masculino dos Jogos Olímpicos no Brasil. As garantias para a realização de partidas em Salvador foram aprovadas em maio pelos deputados estaduais. O comitê organizador exigiu a aprovação visando, entre outras coisas, a proteção de marcas e símbolos das Olimpíadas. A capital baiana receberá algumas partidas do futebol ao lado de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda não estão definidas as fases que serão realizadas na capital baiana. O certo, no momento, é de que a final acontecerá no Maracanã, no Rio de Janeiro. Nilton Vasconcelos, secretário do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte do Estado, explica assim a escolha de Salvador: "Salvador está muito falada para a Copa de 2014, é a terceira maior capital do País e um grande atrativo para o turismo".

Fonte:BN

Eleição 2010: PDT vai requerer mandatos de Deputados


Tão logo foi confirmada a ida do deputado federal Severiano Alves para o PMDB, o presidente regional do PDT, Alexandre Brust, prometeu requerer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o mandato do parlamentar. A medida se estende ainda ao novo secretário municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão, Sérgio Brito, que se filiou ao PSC. Conforme o pedetista, além da regra de fidelidade partidária, a sua legenda é a única do país que prevê que o cargo eletivo pertence à agremiação. Como o coeficiente da sigla é de 168 mil votos e Severiano obteve 61 mil no último pleito e Brito 46 mil, Brust entende que ambos só foram eleitos por causa do partido. Sobre a justificativa de Severiano de que tinha abandonado o PDT porque a legenda tinha ficado impregnada de carlistas, o presidente rebateu: “Eu quero lembrar ao deputado a origem dele e de onde ele veio.”


Fonte:Bahianotícias

Em Salvador: Cantora Ivete Sangalo comemora chegada de Marcelo


Nasceu, de cesariana, por volta 20:51,do dia 02/10, Marcelo, o primeiro filho da cantora baiana, Ivete Sangalo, com o estudante de nutrição, Daniel Cady. O bebê está saudável, pesa 4kg e tem 52 centímetros. Ivete também passa bem. No oitavo andar do Hospital Português, o pai da criança e os irmãos de Ivete, estão numa festa só. De acordo com o irmão da cantora, Jesus Sangalo, o bebê é uma mistura dos pais. "Ele é lindo, lindo, lindo. Parece com os dois. Sou o tio mais feliz do mundo. O clima aqui no Hospital é inenarrável", disse.


Fonte:Driele Veiga/BN
c/adaptações
Foto:Bn

Salvador: Pivô do caso Popô é preso


Jonatas Almeida Dantas, que acusa o ex-pugilista Acelino Popó Freitas de ter lhe ameaçado de morte e também ordenado a morte de outro homem devido a um envolvimento com a sobrinha do campeão, foi preso na tarde desta sexta (2). Ele prestava depoimento na Corregedoria de Polícia Civil por volta das 15h sobre o polêmico caso e os investigadores descobriram, durante os questionamentos, o envolvimento de Jonatas em crimes anteriores que não havia admitido em outras declarações. Diante disto, recebeu voz de prisão da delegada Francineide Moura, que preside o caso Popó. Segundo a polícia, o acusador do pugilista estava “guardado” na Corregedoria, procedimento que ocorre para garantir-lhe proteção devido às acusações que faz contra o ex-campeão e policiais militares. Jonatas, no entanto, estava desacompanhado de seus advogados, o que indicaria, segundo o defensor Vilobaldo Ramos Filho, que os policiais procuravam apenas um pretexto para enquadrar o jovem, que agora passaria de vítima a réu. Os advogados afirmam que pedirão a revogação do ato no Tribunal de Justiça.

Fonte:Lucas Esteves/BN

DEFINIDO: Rio Sediará Olimpíadas de 2016

O Rio será a sede das Olimpíadas de 2016. Em eleição realizada nesta sexta-feira, 2, em Copenhague, na Dinamarca, a cidade brasileira derrotou Chicago, Tóquio e Madri, ganhando o direito de organizar os Jogos Olímpicos pela primeira vez na história da América do Sul. Assim, o Brasil receberá os dois maiores eventos do esporte mundial num período de dois anos, porque também será palco da Copa de 2014.Apontada como forte concorrente, a norte-americana Chicago foi eliminada logo na primeira rodada da eleição desta sexta-feira, por ter sido a menos votada entre as quatro candidatas. Depois, foi a vez da japonesa Tóquio sair da disputa. Assim, Rio e Madri se enfrentaram na grande final, quando a cidade brasileira levou a melhor sobre a rival espanhola, por 66 votos a 32, e conquistou o direito de receber a Olimpíada 2016, entre os dias 5 e 21 de agosto, e a Paraolimpíada, de 7 a 18 de setembro. Apenas Atenas, na escolha para 2004, chegou a um número tão expressivo de votos - os mesmos 66 da candidatura carioca. A diferença de 34 votos também é recorde, e iguala a de Pequim, eleita sede de 2008 na segunda rodada de votação.
Logo após o anúncio da vitória, o presidente Lula distribuiu abraços em políticos, dirigentes esportivos e atletas da comitiva brasileira. "Estou muito emocionado porque foi um trabalho extraordinário de todos brasileiros que queriam a Olimpíada. O trabalho do governo federal, estadual e municipal com o COB. Hoje, o Brasil conquistou a cidadania internacional. Quebramos o último preconceito. Provamos que temos competência para fazer a Olimpíada", afirmou.A Bahia também pode se beneficiar com a escolha do Rio para os Jogos de 2016. Se até lá o futebol continuar incluído entre os esportes olímpicos, Salvador tem grandes chances de ser uma das quatro sedes do torneio masculino e feminino, junto com São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Isso porque só a final seria no Maracanã e o Engenhão, outro estádio carioca, estaria sendo usado para as provas de atletismo. Já existe até lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Jaques Wagner. O documento, de número 11.472, entrou em vigor no último dia 15 de maio e disciplina temas como mobilidade urbana e os logotipos oficiais dos Jogos. Entre seus 17 artigos, destaque para o 13, que proíbe a realização de "grandes eventos" de 28 de julho a 20 de agosto de 2016 no município de Salvador, a menos que seja autorizado pelos órgãos competentes.Vitória na quarta tentativa brasileira - Essa foi a quarta ocasião em que o Brasil entrou na disputa para receber uma Olimpíada, depois de duas tentativas frustradas com o próprio Rio e outra com Brasília. Dessa vez, porém, veio a sonhada vitória. Com um projeto consistente, que teve amplo apoio governamental e popular, a candidatura brasileira apostou no ineditismo do evento na América do Sul e conseguiu ganhar o voto de confiança dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Apesar da forte concorrência de Chicago, Madri e Tóquio, a candidatura brasileira fez uma intensa campanha, principalmente nos últimos dias, já em Copenhague, onde aconteceu a eleição do COI. Comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a comitiva do Brasil tinha ministros, políticos, esportistas e celebridades. O trabalho foi convencer os eleitores da importância que a Olimpíada terá para o Rio e comprovar que a cidade tem condições de cumprir o prometido.
O orçamento do Rio prevê investimentos de cerca de US$ 14 bilhões, divididos entre a organização do próprio evento, a construção de instalações esportivas e as obras de infraestrutura na cidade - dinheiro que virá em grande parte dos cofres públicos. Mas o legado que a Olimpíada deixará foi um dos maiores argumentos da candidatura brasileira, principalmente diante de rivais como Chicago, Madri e Tóquio, potências que não precisam de tantas melhorias quanto o Rio.
Dessa vez, o temor da violência carioca não foi problema. O sucesso dos Jogos Pan-Americanos de 2007, quando o Rio viveu clima de tranquilidade, ajudou bastante nesse quesito. Mas o COI já lembrou que o Brasil terá muito trabalho pela frente, com diversos problemas para serem resolvidos, principalmente na infraestrutura da cidade, e grandes obras a serem realizadas. Portanto, a festa brasileira não pode se alongar muito: já é hora de começar a preparação para 2016.

Fonte:atardeonline

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Artes e Literatura: Exposição recria período de Euclides da Cunha


Exposição no Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória) recria o clima do período em que o grande escritor esteve em Salvador como correspodente d'O Estado de São Paulo, cobrindo a guerra de Canudos. O material reunido conta com peças raras como um exemplar d'Os Sertões de 1903.
Fonte:Bahianotícias

EconomiaxEducação: Ministério bloqueou Bolsa família de mais de 400 mil famílias baianas

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome bloqueou, este mês, o Bolsa Família de 401.321 famílias que não declararam a freqüência escolar de seus filhos nos dois primeiros bimestres letivos do ano, informação exigida para recebimento do benefício. Na Bahia 68.278 benefícios foram bloqueados, de um total de 1.476.700 famílias inscritas no programa.
Fonte:Bahianotícias

Futebol: Paulo Carneiro se desliga do trocolor baiano


A saída do diretor de futebol Paulo Carneiro foi confirmada nesta quarta-feira (30) pelo site oficial do Bahia. A definição aconteceu em uma reunião realizada durante a tarde com quase toda cúpula tricolor, sem a presença do gestor. No finalzinho do dia, Paulo Carneiro já ligava para os funcionários mais chegados para se despedir. A diretoria espera que a chegada de Elizeu Godoy sirva para amenizar os ânimos da torcida e que levante a moral do elenco de jogadores junto com o novo treinador, Paulo Bonamigo.
Fonte:Bahianotícias/Esporte

Educação: Idosa de 100 de anos comemora alfabetização


A aposentada Enedina Pereira da Silva, de 100 anos, teve um dia especial nesta quarta-feira (28), quando obteve duas conquistas dignificantes. Ela comemorou um centenário de vida e o acesso à alfabetização pelo programa Todos pela Educação (Topa). A medida pretende ensinar dois milhões de baianos a ler e escrever, para que o déficit educacional histórico do estado seja amenizado. Além de dona Enedina, o seu filho, Lourival Rodrigues, de 61 anos, frequenta as aulas na mesma sala da aposentada em Ilhéus, no sul da Bahia.

Educação:UFBA está proibida de cobrar taxas de estudantes

A Universidade Federal da Bahia está proibida de cobrar dos estudantes para realizar serviços como trancamento parcial ou total de disciplinas, expedição de diplomas, emissão de certificados, transferências, históricos escolares, avaliação curricular e outros. A decisão foi tomada pela juíza federal substituta da 6° Vara Federal, Marla Consuelo Santos Marinho, que julgou pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) no ano de 2007. Segundo os promotores que propuseram a ação, a não-cobrança está prevista na Constituição e que a prática viola expressamente a lei que rege o país. Segundo ela, o ensino público proíbe tanto pagamento de mensalidades como de serviços. Segundo a juíza, a Ufba alegou que as taxas pagas pelos estudantes são revertidas para projetos de assistência estudantil, mas que o argumento não é válido para sustentar a cobrança.
Fonte:Bahianotícias

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Em Brasília: Presidente defende a chamada "boquinha"

O presidente Lula revelou nesta segunda-feira (28) ser favorável à ocupação dos postos de trabalho em órgãos públicos aos seus partidários. A chamada “boquinha” é um dos aspectos que mais incomodam a oposição, que reclama que os empregos são distribuídos aos amigos, em detrimento ao conhecimento técnico necessário para a realização da atividade. “Como se já teve na historia Brasil algum partido que empregasse todos os inimigos e deixasse os amigos de fora. Isso é pra gente não mexer nos deles que estavam lá”, avaliou. O discurso aconteceu durante a cerimônia de posse do ministro Alexandre Padilha, novo coordenador político do governo.
Fonte:Bahinotícias

Campeonato Brasieliro série A: Rugro negro baiano volta a sonhar com a Libertadores

Parece que a derrota para o River Plate, por 4 x 1, na última terça-feira não abalou muito o elenco do Vitória. Jogando no Engenhão, o rubro-negro passou por cima do Botafogo e venceu a equipe carioca por 3 x 1, mantendo o bom momento, pelo menos na Série A. Agora, já são três triunfos nas três últimas rodadas. Com esse resultado, o Leão baiano volta a sonhar com a Taça Libertadores da América do ano que vem. O time comandado por Mancini ocupa a sétima colocação, com 39 pontos. E o foco, agora, volta a ser a Sul-Americana. Na quarta-feira, no estádio Manoel Barradas, às 19h15, o rubro-negro tem que fazer 3 x 0 nos uruguaios para se classificar à próxima fase da competição.
Mesmo sem apresentar um bom futebol, o Vitória procurou explorar os seus laterais para sair vencedor no primeiro tempo. Nesses primeiros 45 minutos, os visitantes chutaram apenas duas bolas ao gol de Jéferson. Já a equipe carioca tentou em onze finalizações acertar o gol rubro-negro. Porém, em um desses dois chutes, o Leão abriu o placar. O lateral-esquerdo Leandro invadiu a área e tentou cruzar para Roger, mas a bola desviou na zaga alvinegra e foi parar no fundo das redes. Com esse resultado parcial, os comandados de Mancini seguraram o ímpeto botafoguense, que estava desesperado ocupando a zona de rebaixamento. No segundo tempo, parecia que o jogo terminaria com esse placar, mas o rubro-negro fez mais dois gols no finalzinho. Leandro Domingues, aos 42min, marcou um golaço, ao partir com a bola desde o meio campo e tocar na saída do goleiro Jeferson. Um minuto depois, Gláucio fechou o caixão, ao roubar bola na zaga alvinegra e chutar no ângulo. A estrela solitária ainda diminuiu com Laio, que cabeceou forte no canto de Gléguer.

Fonte:Bahianotícias/esportes
Foto: o Globo

domingo, 27 de setembro de 2009

Pelo Mundo: Berlusconi volta a chamar Obama de "bronzeado"

O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi voltou a se referir ao presidente dos EUA, Barack Obama, como "bronzeado", estendendo a gafe à primeira-dama americana Michelle Obama. Em 2008, pouco depois da vitória democrata nas eleições presidenciais, o líder italiano mencionou o novo presidente como 'jovem, bem apessoado e bronzeado". De retorno dos EUA, onde participou da conferência do G20, na cidade americana de Pittsburgh, Berlusconi participava de uma reunião festiva com militantes de seu partido, em Milão, quando disparou: devo comunicar a vocês as saudações de um homem que se chama, que se chama, esperem, era alguém bronzeado. Qual o seu nome? Ah, Barack Obama".
Michelle Obama foi outro "alvo" do italiano, ao mencionar que a esposa do "cara" também era "bronzeada".
O primeiro-ministro é mundialmente conhecido por suas gafes. Em seu país, ele já enfrenta um escândalo sexual. Giancarlo Tarantini, empresário acusado de corrupção em Bari, no sul do país, afirmou ter contratado cerca de 30 mulheres dispostas a manter relações sexuais, "se solicitadas", durante 18 festas organizadas para Berlusconi, em suas casas de Roma e da Sardenha, de setembro de 2008 a janeiro de 2009, de acordo com a imprensa local.
O premiê já afirmou que tudo não passava de uma campanha de difamação e alegou não reconhecer o rosto ou o nome de uma das prostitutas envolvidas no caso, Patrizia D'Addario, que afirmou ter mantido relações sexuais com ele. Berlusconi negou ainda ter pago por sexo.
Fonte:Folhaonline/associatedPress
Foto:Reuters


Eleição 2010: Prefeita do PT não vota em candidatos do partido


A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (foto) do PT, já avisou que não vai apoiar nenhum candidato petista nas eleições proporcionais do ano que vem. Ao contrário do que acontece em municípios como Lauro de Freitas e Conceição do Coité, onde a relação entre petistas e pepistas é de guerra declarada, a gestora morre mesmo de amores é pelos candidatos do PP. Para deputado federal, a prefeita disse a entrevistas de rádio da região que vai apoiar o atual secretário de Infraestrutura, João Leão (PP). Para estadual, o nome preferido dela é Antonio Calmon, que já governou São Francisco do Conde e atualmente está, acreditem, no DEM, mas que pode virar pepista para receber o apoio de Rilza Valentim. O apoio a Antonio Calmon seria uma retribuição à ajuda que ele deu para elegê-la prefeita. Já com Leão os laços seriam de amizade mesmo.
Fonte:Bahianotícias

VESTIBULAR 2010: Uneb inscreve até 13/10


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas até o dia 13 de outubro para o processo seletivo 2010. O procedimento é feito exclusivamente pela internet, nos endereços eletrônicos da Uneb ou da Consultec. A taxa de inscrição é de R$ 80. Jovens carentes oriundos da rede pública de ensino e alunos do pré-vestibular social Universidade para Todos que obtiverem 75% de frequência nas aulas estão isentos da taxa. Os cerca de oito mil candidatos beneficiados com gratuidade terão que efetivar a inscrição no processo seletivo utilizando o cadastro gerado no pedido de isenção. As provas do vestibular estão agendadas para os dias 6 e 7 de dezembro. No site do vestibular de 2010 da Uneb, está disponível o manual do candidato, no qual os candidatos poderão esclarecer todos os tipos de dúvidas. Pioneira na implantação do sistema de cotas no País, a universidade reserva 40% das vagas para os candidatos negros de escolas públicas e 5% para os indígenas. A instituição está oferecendo 7.620 vagas distribuídas em 145 cursos, nas modalidades presencial (5.415) e deensinoa distância (2.205), espalhados pelos campi da Uneb sediados em 24 municípios baianos, além dos 20 polos de ensino a distância, que estão autorizados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).
Fonte:Bahianotícias

Educação: Pesquisa da UFBA mostra que sistema de cotas tem mais eficiência social



Pesquisa feita pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) mostra que a conjugação do sistema de cotas sociais com o de cotas raciais, utilizado pela instituição, pode ser um meio eficiente de dar acesso à universidade aos setores populacionais mais excluídos.
Desde 2004, a universidade destina 45% de suas vagas para os alunos oriundos de escolas públicas. Dentro dessa cota primária é aplicado o segundo corte, preenchido de forma proporcional à composição de raça/cor da população – no caso da região metropolitana de Salvador, 85% são pretos ou pardos. Os candidatos às vagas universitárias devem fazer autodeclaração quanto a sua cor, mesma metodologia utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para definir a cor dos entrevistados no Censo Demográfico.
Na avaliação do reitor da instituição, Naomar Monteiro de Almeira Filho, o sistema “é muito mais eficiente e dá resultados mais rápidos do que outros modelos de discriminação positiva”, diz, comparando o modelo baiano ao sistema de bônus para alunos egresso de escolas públicas, utilizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e ao sistema de cotas raciais, como o da Universidade de Brasília (UnB).
“Entre os quatro modelos, o nosso foi o que o MEC [Ministério da Educação] acolheu e apresentou como proposta ao Congresso Nacional”, ressalta o reitor se referindo ao projeto de lei em discussão no Senado Federal que institui cotas para as universidades federais. “O modelo que a gente concebeu, ao secundarizar a questão da cor e dar prioridade à origem social e escolar, produz a equidade”, avalia.
Quase 70% dos cotistas da UFBA vêm de famílias que recebem até três salários mínimos. “Isso destrói o mito de que o sistema de cotas privilegia os alunos negros da elite ou do colégio militar”, considera o reitor para quem “o sistema está colocando na universidade gente realmente pobre”.
Segundo Naomar Filho, a “eficiência social” do sistema da universidade pode ser verificado no significativo aumento de chance de os alunos pobres ingressarem na universidade. Há cinco anos, a chance de aprovação no vestibular de um aluno com renda familiar de até três salários mínimos era 5,5 vezes menor do que a chance de um aluno com renda acima de 20 salários mínimos ou mais. Hoje a diferença é de apenas 1,6 vezes.
O reitor relata que a universidade mudou o seu perfil demográfico e, hoje, apenas 51% são oriundos de colégios particulares. Segundo Naomar Filho, não houve protestos da classe média alta contra a “subtração de vagas”, porque a inclusão de cotistas é feita com a ampliação do número de vagas na instituição. Houve também, nesse período, a interiorização da universidade com a instalação de novos campi universitários e abertura de cursos noturnos (3.660 vagas), viabilizados com o financiamento do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Em 2004, a UFBA ofereceu 3.900 vagas. No vestibular para 2010 serão 7.916 vagas.
Outros indicadores levantados pela pesquisa da UFBA mostram que o desempenho dos alunos cotistas é satisfatório. “A performance relativa ao ponto de entrada é sempre melhor. Todos os anos os cotistas melhoram mais e os não cotistas pioram o seu desempenho”, afirma o reitor destacando que “quanto mais pobre, maior o progresso; e quanto mais rico, pior o desempenho relativo".
"A hipótese de explicação é que fazer universidade tem mais valor para os mais pobres do que para os mais ricos”, acredita Naomar Filho.


Fonte:agência estado