• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de junho de 2017

Economia: Companhia aérea quer passageiros em pé para baratear passagens

VivaColombia
© image/jpeg VivaColombia/reprodução
Na busca por ideias para baratear os preços das passagens, a companhia aéreaVivaColômbia causou polêmica nesta semana ao sugerir uma alternativa para tal: colocar os passageiros viajando em pé. A informação foi divulgada por veículos como o jornal colombiano El Espectador e o americano The Miami Herald.
“Há pessoas pesquisando se é viável que passageiros possam viajar em pé”, disse William Shaw, CEO da empresa, “e estamos interessados em qualquer coisa que torne as viagens mais baratas”, continuou ele em entrevista à publicação americana.
Shaw falou sobre o assunto também à uma rádio da Colômbia. “Se uma pessoa pode aguardar uma horinha em pé no TransMilenio (um sistema de ônibus rápidos da cidade de Bogotá), por que não poderia passar uma hora em pé em um avião enquanto viaja para Cartagena?”, perguntou o CEO.
Especulações deixadas de lado, o executivo reconheceu que as chances de a aérea de baixo custo conseguir colocar esse plano em prática são remotas devido às regulações do setor de aviação civil. E a Aeronáutica Civil, agência reguladora do país prontamente se manifestou sobre “o plano”, com críticas.
“Não compartilho dessa ideia”, disse Alfredo Bocanegra, diretor da entidade, ao El Espectador. De acordo com ele, a proposta poderia resultar em um tratamento indigno com as pessoas não tem dinheiro para viajar em assentos. Além disso, lembrou dos perigos de haver pessoas em pé em aeronaves em casos como os de turbulências, por exemplo.

Nova frota

A ideia de Shaw foi ventilada durante um evento no qual apresentava a nova frota da VivaColombia, que agora contará com 50 aeronaves A320, a primeira delas passará a operar em 2018.
Esses aviões terão mais assentos, serão mais eficientes e terão custos menores de manutenção. Ainda segundo o executivo, essas novidades devem resultar em uma economia para a empresa e que poderá ser repassada para o bolso dos consumidores.

Proposta não é novidade

Embora as declarações de Shaw tenham chamado a atenção nesta semana, a proposta de se ter passageiros de aeronaves viajando em pé não é uma novidade. Em 2009, a chinesa Spring Airlines foi uma das primeiras a tocar no assunto. A irlandesa RyanAir também manifestou interesse em estudar o assunto em 2012.
Apesar das vontades das aéreas, pesquisas acadêmicas ainda não encontraram formas de fazer com que as pessoas que estiverem em pé estejam em segurança. Fabricantes de aeronaves tampouco enxergam a viabilidade nesse conceito. Pelo menos por enquanto.
fonte:Revista Exame/MSN

PE: Ator Fábio Assunção é detido por desacato em Arco Verde

Ator Fábio Assunção é detido em Pernambuco e xinga policiais dentro de viatura; assista
Foto: Divulgação
O ator Fábio Assunção foi detido, na madrugada deste sábado (24), no município de Arcoverde, em Pernambuco. Em entrevista ao Bahia Notícias, um agente da delegacia de polícia da cidade confirmou que o global permanece no local, pois foi "autuado em flagrante" e que será apresentado em audiência de custódia. Depois, o juiz decidirá se irá para penitenciaria ou responderá em liberdade. Segundo testemunhas, Fábio estava alcoolizado e teria se exaltado após o carro que estava, juntamente com a namorada a atriz Pally Siqueira, bater em uma viatura. Em dois vídeos divulgados, é possível ver o artista xingando os militares. Assista: 

fonte:BN

Irecê: Em seu segundo dia, São João continua superando todas as expectativas


     O prefeito Elmo Vaz, o cantor Marcio Greyck e a primeira dama Cynara foto:facebook pessoal/reprodução

    O cantor Dorgival Dantas no show de ontem na praça do São João -foto:facebook Elmo/reprodução

O segundo dia do São João em Irecê no centro norte do Estado continuou atraindo milhares de visitantes. Ontem(23) era intensa a movimentação na rodoviária da cidade com pessoas chegando de várias partes do Estado e fora dele, além da movimentação intensa de veículos chegando pela principal rodovia, a BA- 052(estrada do feijão).

Hotéis e pousadas, restaurantes da cidade cheios, uma movimentação muito boa no comércio e a medida da prefeitura em transferir o feriado de hoje(24) para a próxima segunda-feira(26) foi acertada, pois é notável a presença dos visitantes, principalmente aqueles que não conheciam a cidade no comércio local.

No circuito Mercadão do Zé Bigode, a principal atração no final da tarde foi o cantor e compositor Marcio Greyck, ídolo da jovem guarda que atraiu milhares de pessoas. Já na praça Clereston Andrade,(a praça do São João, o cantor Dorgival Dantas levou o público ao delírio com suas canções, bem como a banda Fulô do Mandacaru, vencedora da última edição do programa superStar fez uma bela apresentação.



PF conclui que áudio de diálogo de Joesley Batista e Temer não foi adulterado

 Resultado de imagem para joesley batista e Temer
foto:reprodução
Polícia Federal concluiu que o áudio da conversa gravada pelo empresário Joesley Batista com o presidente Michel Temer, no dia 7 de março, no Palácio do Jaburu, não foi editado ou adulterado. O Estado apurou que o laudo sobre a gravação aponta para mais de cem interrupções, mas que nenhuma delas foi causada por agente externo ou realizada posteriormente à gravação.
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a perícia realizada no Instituto Nacional de Criminalística relaciona as interrupções ao gravador utilizado pelo empresário do Grupo J&F, do qual faz parte a JBS.
Um perito afirmou ao Estado que o modelo do aparelho de gravação utilizado efetua os cortes em momentos em que há silêncio. A ação espontânea do gravador tem como finalidade economizar bateria e espaço na memória do aparelho, mas não tem condições de alterar o áudio.
Ainda segundo fontes ouvidas pela reportagem, o software utilizado pelos peritos tem a capacidade de separar todos os sons captados pelo gravador e separá-los por faixas. A partir dessa técnica, disse um perito, foi possível até melhorar a qualidade de alguns trechos inaudíveis.
O áudio da conversa de Joesley com Temer deu início à negociação de delação premiada dos acionistas e executivos da JBS. Após a revelação da gravação, o presidente disse que o áudio havia sido adulterado. “Essa gravação clandestina foi manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos e incluída no inquérito sem a devida e adequada averiguação”, disse Temer, em pronunciamento dois dias após o áudio ser tornado público pelo Supremo Tribunal Federal.
A defesa do presidente contratou um perito para analisar o material, que apontou que a gravação era “imprestável”.
Após pedido da defesa do peemedebista ao STF e também do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o áudio foi encaminhado à Polícia Federal para a realização de perícia. A PGR não havia periciado o áudio antes de pedir a abertura de inquérito contra o presidente.
A expectativa agora é de que a perícia seja incluída na denúncia que será oferecida por Janot contra Temer na semana que vem.
Anteontem, 22, o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, responsável pela defesa de Temer, afirmou, em São Paulo, que será difícil pedir a anulação do acordo de colaboração premiada de Joesley Batista se a perícia não mostrasse adulteração na gravação da conversa do empresário com Temer. “Aí preocupará”, disse Mariz, quando perguntado sobre a possibilidade de o laudo da Polícia Federal não mostrar adulteração.
A perícia no áudio gravado por Joesley era aguardada por procuradores para a apresentação da acusação formal contra Temer. O presidente é investigado pelos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa. Uma parte da conversa questionada pela defesa de Temer é considerada crucial para imputar ao peemedebista a acusação de obstrução de Justiça.
Na conversa no Jaburu, Joesley indica realizar pagamentos ao deputado cassado Eduardo Cunha e ao corretor Lúcio Funaro para evitar que os dois assinassem um acordo de colaboração com a Lava Jato. Joesley diz que “zerou” as “pendências” que possuía com Cunha e passou a manter um bom relacionamento com o deputado cassado. Temer respondeu: “Tem que manter isso, viu?”, ao que Joesley diz: “Todo mês”.
Devido à má qualidade do áudio, a perícia é peça importante para confirmar que não houve edição neste trecho da conversa. Para a PGR, este trecho do diálogo mostra que Temer anuiu com a obstrução de Justiça.

fonte;Estadão/Istoé 24.06.17

Relação a Obama: Trump produz menos deportações e mais prisões de imigrantes



Um balanço dos cinco primeiros meses de governo Donald Trump mostra que, em comparação com a administração de Barack Obama, houve uma queda na quantidade de deportações porém um maior número de prisões de imigrantes indocumentados não criminosos – 150% a mais que mesmo período do governo anterior. Além disso, foram retiradas medidas de proteção, como a proibição da deportação de pais de crianças nascidas nos Estados Unidos.
Na semana passada, o governo Trump anunciou o cancelamento da chamada Ação Diferida para os Pais de Americanos e Residentes Permanentes (Deferred Action for Parents of Americans and Lawful Permanent Residents – DAPA), um instrumento criado em 2014 pela gestão de Obama. Antes, imigrantes sem documentos, com filhos americanos, tinham acesso à ação diferida que podia ser usada para impedir a deportação. A ação não era um status legal completo, mas permitia que o portador do DAPA trabalhasse no país.
Nos primeiros três meses de governo Trump foram deportadas quase 26 mil pessoas, muito menos que o último trimestre do governo Obama, que deportou entre outubro de 2016 e 20 de janeiro deste ano, mais de 70 mil pessoas. Ao todo, a gestão Obama foi a que mais deportou imigrantes desde 1986: mais de 2, 8 milhões de pessoas em oito anos.

Donald Trump anuncia cancelamento do acordo entre Estados Unidos e Cuba
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
EPA/Agência Lusa/Cristobal Herrera

A característica mais marcante até agora da política migratória da gestão Trump é o aumento das prisões de imigrantes. O aumento global foi de 40% o que inclui todas as detenções entre janeiro e abril, de imigrantes indocumentados que cometeram crimes comuns e hediondos e também para aqueles que não praticaram ações criminosas, exceto pelo fato de estarem irregulares nos EUA.  A  quantidade de pessoas presas somente por não terem permissão legal para estar no país triplicou é o que mais chama a atenção até agora.
Entre janeiro e abril foram quase 11 mil prisões não criminais, em comparação com 4.200 em 2016, número três vezes maior.  O diretor da Agência de Imigração dos EUA (U.S. Immigration and Customs Enforcement – ICE), Thomas Homan, atribuiu o aumento de prisões à direção clara dada pela administração Trump para coibir ameaças à segurança pública nacional.
Chama atenção o fato de que, na quantidade geral de prisões, somente 20% dos imigrantes indocumentados presos entre janeiro e abril deste ano têm histórico de crimes violentos.
Isso porque a nova política migratória deu mais poder aos agentes de imigração para deportar de maneira sumária – sem necessidade de audiência judicial – imigrantes com até dois anos no país. Crimes antes considerados simples, foram reclassificados como graves – como usar documento falso, mentir ou dirigir sem carteira de motorista – o que ampliou a quantidade de detenções.
Em uma entrevista coletiva, Homan ponderou que a prioridade é a segurança, mas que o ICE vai “continuar a perseguir todos os imigrantes ilegais que  receberam uma ordem final de remoção por um juiz de imigração, inclusive aqueles que não possuem antecedentes criminais”.
O advogado George Handersman, especializado em imigração, disse que a tendência é que aumente ainda mais a quantidade de prisões. Segundo ele, o processo de deportação não é tão rápido como se pensa. “Há um processo legal e um custo para o governo. Mas se há mais detenções, Trump passa uma mensagem que está cumprindo sua promessa de uma política anti-imigração ilegal massiva”, destacou.
Menos vistos
Logo no início de sua gestão, Trump tentou limitar a entrada nos EUA de cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Iraque, Iêmen, Irã, Síria, Líbia, Somália e Sudão). Com o bloqueio da medida pela Justiça, a Casa Branca reescreveu a ordem executiva, deixando de fora o Irã, mas manteve os demais países.
A nova ordem não chegou a entrar em vigor, mas direta ou indiretamente o reflexo aparece na quantidade de vistos concedidos para os seis países da lista, que caiu 21% em março deste ano na comparação ao mesmo período do ano passado. A redução global na quantidade de vistos de entrada para os Estados Unidos foi de 15%.
A queda para o Brasil até agora foi de 4%. A imprensa latina no país ouviu analistas que afirmam que ainda não é possível dizer se a redução global é reflexo de uma queda na procura dos vistos por cidadãos estrangeiros ou ocorreu porque os consulados e embaixadas americanas estão sendo mais criteriosos para liberar novos vistos.
Medo constante
Entre os imigrantes que já vivem nos Estados Unidos, o clima é de maior temor agora que nos anos anteriores.  A artesã e artista brasileira Neide Silva vive entre o Canadá e os Estados unidos há trinta anos. Ela já tem cidadania canadense, por isso pode entrar e sair facilmente dos EUA, mas não tem permissão para trabalhar no país.
Neide vive de seu artesanato, de peças trabalhadas em madeira, mas quando a situação econômica aperta ela diz que faz faxinzas em casas. No ano passado, ela comprou um trailer e realizou o sonho de poder viver viajando pelo país.
Ela contou à Agência Brasil que o ambiente piorou muito para os imigrantes sem documentação. “Eu nunca vivi uma época tão delicada quanto agora aqui. O governo Trump está espalhando o medo e o terror para os imigrantes”, afirmou.
Na comparação entre os dois governos, ela disse que a política de deportação era mais constante e houve, de fato, muitas deportações. “Agora, as pessoas têm mais medo de dirigir sem carteira e ir para a prisão. A sensação de que algo vai acontecer e a incerteza aumentaram muito”, opinou.
O aumento da “pressão” do governo sobre imigrantes se reflete no cotidiano das famílias. José Silva (nome fictício) vive nos Estados Unidos há 14 anos, sem documentação. Ele havia entrado com um pedido para a DAPA, a ação diferida para pais de pessoas nascidas nos Estados Unidos, e que foiextinta na semana passada. Agora, não tem mais acesso à proteção.
Casado com uma brasileira e com três filhos menores de 10 anos, José trabalha na construção civil e diz que vive atemorizado. “Em 2010, eu estava dirigindo em alta velocidade e fui multado. Havia tomado duas cervejas e aqui é muito sério dirigir depois de beber”, disse. Por conta disso, ele respondeu a um processo e teve a infração de trânsito registrada.
Embora tenha pago e respondido pela infração e não tenha voltado a dirigir sob o efeito do álcool, ele conta que o fato o colocou em uma lista de prioridades para deportação. “Se eu conseguisse a DAPA teria uma ajuda para estar mais seguro sobre estar aqui com minha família. Agora, a gente tem que esperar e estar muito cuidadoso”, comentou.
fonte:Ag.Brasil

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Irecê: Show de Jorge e Mateus registra público recorde na praça do São João


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
O prefeito Elmo Vaz e  sua esposa  batendo um papo com a dupla antes do show -foto:reprodução Facebook/Elmo 


"Será uma festa inesquecível, um evento histórico para a nossa cidade", previu o prefeito Elmo Vaz, ainda pela manhã, referindo-se à expectativa quanto ao São João de Irecê. E assim foi!

A festa teve início nesta quinta (22) registrando um público de mais de 70 mil pessoas, número além das expectativas da organização.

Principal responsável pelo feito, a dupla goiana Jorge e Mateus colocou todo mundo para cantar seus grandes sucessos no Arraiá das Caraíbas, na Praça Clériston Andrade.

Os milhares de fãs, munidos com faixas e cartazes, entoaram sucessos como Vou Voando, Sosseguei, Logo Eu , Amo Noite e Dia e até mesmo Eu Amei te Ver, de Tiago Iorc. "Que festa linda, Irecê!", dizia Jorge, entre uma música e outra, admirado.
 
Artista da terra, Claudinho do Acordeon abriu o Circuito Principal, com seu autêntico forró pé de serra. As bandas Massapê, Xinela de Couro e a dupla Nil e Ângelo fecharam a 1ª  noite.


fonte: ASCOM/PMI c/adaptações
 

Moro pisoteia as leis para servir aos EUA,diz colunista

   O Juiz Sergio Moro, e o Senador afastado Aécio  Neves(PSDB)Foto: reprodução
A qualquer momento, o “juiz” Sergio Moro deve proferir uma sentença sobre Lula. Até as pedras sabem que o processo relativo a um apartamento no Guarujá é uma das maiores farsas jurídicas já construídas no Brasil.
Não há nenhuma prova contra Lula. Meses e meses de investigação não conseguiram demonstrar que Lula era o dono do imóvel. Não há nenhum documento, nenhum grampo, nenhuma evidência cabal de que Lula tenha sido beneficiário de transações ilícitas. Nada.
Diferentemente, por exemplo, das evidências estarrecedoras que pesam contra gente como Temer, Aécio Neves e a quadrilha instalada no Planalto. Estes, no entanto, continuam livres, leves e soltos.
Contra Lula, existe apenas um infame Power Point e um conjunto de “convicções” de procuradores e de um “juiz” que assumiram publicamente posições partidárias em vez de agirem como promotores e magistrados dignos desse nome.
Agora, surge uma nova evidência dos métodos desta gente. Reportagem de Gustavo Aranda publicada no site Jornalistas Livres escancara os métodos de que se vale o togado de Curitiba para produzir “provas” contra desafetos, bem como a serviço de quem ele trabalha. (https://jornalistaslivres.org/2017/06/moro-autorizou-producao-de-documento-falso-e-abertura-de-conta-secreta-para-agente-de-policia-dos-eua/).
Com todas as letras, lá está o conluio do “juiz” paranaense com arapongas americanos para burlar as leis brasileiras com o intuito de fabricar provas. Sem informar as autoridades nacionais, às costas do Ministério Público e pisoteando leis e procedimentos vigentes no Brasil, Moro ordena a criação de CPF e conta bancária FALSOS para servir aos EUA. Um escândalo que em qualquer país sério levaria ao afastamento sumário e imediato do “juiz” curitibano.
Mas cadê o Conselho Nacional de Justiça, o Supremo Tribunal Federal, a rede Globo, a Folha etc nestas horas?
Isto não vem ao caso.
fonte;Jornalista Joaquim Xavier do Site Conversa Afiada/PHA

PT discute se Lula deve fugir do país em caso de condenação, diz colunista

                                   O ex- presidente Lula no Diretório do  PT em SP-foto:Ascom/PT

A iminente sentença do juiz Sérgio Moro, numa das ações em que Lula é acusado de corrupção, levou próceres petistas a retomarem a discussão sobre alternativas de fuga do País. Fonte ligada à cúpula do PT confirmou as discussões, mas nega ser uma “fuga”, e sim “período sabático” em outro país. Uma das opções do ex-presidente seria o Uruguai, cujo governo lhe teria oferecido asilo, em caráter reservado. 

A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Um filho de Lula, Luiz Cláudio, réu por corrupção, chegou a se mudar para o Uruguai em 2016, sob a proteção do governo.
As opções para o “período sabático” se limitam a países governados por aliados de Lula, e com forte controle sobre o sistema judicial.
O cuidado dos lulistas que defendem o “exílio” é que o país anfitrião não atenda eventuais pedidos de extradição da Justiça brasileira.
Entre os países listados para o “período sabático” de Lula estão, além do Uruguai, Bolívia, Venezuela, Equador e Nicarágua.

fonte:Diário do Poder

Jornal dos EUA diz que Bolsonaro é o ‘Trump brasileiro’

      foto:reprodução gazeta do povo.com.br
Após o deputado Jair Bolsonaro aparecer em segundo lugar em pesquisas de intenções de votos à Presidência, o jornal norte-americano “Quartz” publicou uma comparação entre o brasileiro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que também era tido como candidato improvável nas eleições à Casa Branca em 2016. “A eleição de Trump ensinou aos norte-americanos que qualquer candidato, não importa o quanto ele pareça, deve ser levado a sério por todos antes que seja tarde demais”, diz o texto.   
De acordo com a publicação, embora a população dos EUA não conheça a história de Bolsonaro, ela é parecida com a do republicano e, portanto, “os brasileiros precisam entender isso agora”.   
O deputado, que representa o Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados do Brasil, tem feito reivindicações racistas, homofóbicas e xenófobas desde que entrou na política em 1988.”Eu não tento agradar a todos. Eu não sou bom, mas os outros são muito ruins. Eles tentam me derrubar, mas continuo a subir nas pesquisas”, declarou o brasileiro ao portal “Vice News”.   
O “Quartz” define Bolsonaro como um “fenômeno popular” na política brasileira e suas declarações polêmicas podem ser comparadas por diversas vezes as de Trump. O magnata também é conhecido por seu estilo excêntrico e politicamente incorreto. Segundo o jornal, o discurso do deputado é centrado em suas visões conservadoras sobre uma série de questões sociais. Ele já deixou claro que “preferiria ter um filho morto do que um homossexual” e que a comunidade LGBT está tentando assumir a sociedade. Para Bolsonaro, “esses grupos querem alcançar nossos filhos para transformá-los em adultos gays para satisfazer a sexualidade dos homossexuais no futuro”, diz a publicação. O deputado do Partido Social Cristão (PSC) irá se candidatar à presidência nas eleições de 2018, principalmente após a onda de escândalos e corrupção que envolvem a maior parte dos políticos.   
De acordo com o jornal, “os brasileiros, assim como os norte-americanos, estão com sede de mudança. A inflação é alta, o crime é alto, o desemprego é alto, mas o quadro de políticos é corrupto. Bolsonaro tem uma mensagem diferente que se encaixa” no atual cenário.   
“Eu sou uma pessoa autêntica. Minhas propostas são diferente de tudo o que está lá fora”, disse ao “Vice News” o político que acredita que um retorno à lei e à ordem significa mudar a política de direitos humanos no Brasil, porque “não podemos tratar os criminosos como vítimas. Você luta contra a violência com violência”.   
No texto norte-americano é destacado outro ponto que teria impulsionado Bolsonaro: o movimento evangélico do Brasil. No Congresso, a Igreja está cada vez mais dominante, inclusive a maioria de seus membros votaram a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.   
Além disso, a publicação ressalta que a população conservadora sente que o país está perdido com políticas liberais e a solução é ter políticas mais duras como as do futuro candidato ao Palácio do Planalto.   
O Brasil enfrenta a sua pior recessão econômica desde a década de 1930. Quatro brasileiros em cada 10 estão desempregados. A ascensão de Bolsonaro, segundo o “Quartz”, tem gerado repercussão mundial. “Eu faço novidades, então é claro que as pessoas etão atrás de mim”, disse o deputado ao jornal.   
Mas Bolsonaro ainda acredita que a mídia o retrata injustamente.   
A narrativa de como a mídia e a oposição estão tentando sufocar seu movimento também está presente no discurso do político. Esta é mais uma das histórias que os norte-americanos estão familiarizados. Trump já denunciou diversas vezes que as declarações da imprensa sobre sua vida pessoal e política são “mentirosas”.   
A publicação ainda diz que o brasileiro se compara com outros candidatos de extrema-direita. “Da mesma forma que a oposição está tentando sufocar o movimento de Le Pen na França, eles estão tentando prejudicar minhas chances em 2018”, ressaltou Bolsonaro na entrevista.   
As chances de Bolsonaro de serem eleitas começaram a aumentar.   
Em 30 de abril, ele apareceu com 15 % das intenções de votos atrás apenas no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, o petista é alvo de investigação por corrupção e lavagem de dinheiro.   
Na publicação, Bolsonaro ainda argumenta que os resultados da pesquisa também podem ser enganadores. Ele cita as pesquisas de opinião pública norte-americanas que não previram a vitória de Trump. “Apesar do retrato da mídia dele, ele ainda ganhou”, disse.   
Para o jornal, mesmo que Bolsonaro não vença no próximo ano, essa perda não descarta futuras campanhas. “Os brasileiros estão com sede de mudança e estão procurando por alguém diferente – um estranho. É hora de começar a pensar seriamente em Bolsonaro”, finaliza a publicação. (ANSA)
fonte:Istoé

quinta-feira, 22 de junho de 2017

São João: Confira o que funciona nos dias 23 e 24/06 em Salvador

    Foto:Brinquedoteca Arte e Vida/reproduç


Ponto facultativo nas repartições públicas  no dia 23/06(sexta)  e o o feriado junino, que acontece no dia 24 (sábado), altera o horário de funcionamento de vários serviços públicos e estabelecimentos comerciais. Os serviços essenciais de saúde e segurança funcionarão normalmente. 
Os bancos permanecem com o horário normal, de 10h ás 16h, sem atividades nos finais de semana, já os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia terão os serviços interrompidos na sexta (23) e só retornam na segunda-feira (26). 
Confira abaixo como ficará o funcionamento de shoppings, supermercados, lazer, e outros serviços. 
Serviços:
Bancos:
Sexta-feira (23): Funcionamento normal das 10h às 16h
Sábado (24): Não funcionará
SAC
Sexta-feira (23): Não funcionará
Sábado (24): Não funcionará
Correios
Sexta-feira (23): 5 agências funcionarão em horários variados:
Bahia Bella - 13h
Caetano Moura - 16h
Da Paz – 12h
Farol da Barra – 15:30h
Kalilandia – 15h
As demais agências não funcionarão
Sábado (24): Não funcionará
TRE-BA
Sexta-feira (23): Não funcionará
Sábado (24): Não funcionará
Salvador Card
Sexta-feira (23):
Estação Pirajá: 6h às 20h
Posto Lapa: 7h às 17h (Auto Atendimento)
Posto Comércio: 7h às 17h (Auto Atendimento)
Demais postos não funcionarão
Sábado (24):
Estação Pirajá: 7h às 15h
Demais postos não funcionarão
Metrô
Sexta-feira (23): Funciona normalmente de 5h à 0h
Sábado (24): Funciona normalmente de 5h à 0h
Procon
Sexta-feira (23): Não funcionará
Sábado (24): Não funcionará
Shoppings: 
Outlet Premium
Sexta-feira (23): Lojas e praça de alimentação abertas das 9h às 18h.
Sábado (24): Lojas e praça de alimentação estarão abertas das 9h às 18h.
Salvador Norte Shopping
Sexta-feira (23): Funcionará das 9h às 18h. O Supermercado Hiper Bompreço fica aberto das 8h às 22h
Sábado (24):  A praça de alimentação funcionará das 12h às 18h e o cinema das 12h às 22h. O Hiper Bompreço fica aberto das 8h às 21h. Demais lojas estarão fechadas
Shopping Piedade
Sexta-feira (23):  Funcionamento das 9h às 18h
Sábado (24): Fechado
Shopping Cajazeiras 
Sexta-feira (23): Lojas estarão abertas das 9h às 17h. Praça de alimentação funciona das 10h às 17h
Sábado (24): Apenas a praça de alimentação funciona das 12h às 21h
(O espaço Play Kids estará aberto das 12 às 21 horas de sexta a domingo. O cinema terá sessões das 13h30 às 21 horas também durante os dois dias)
Shopping Center Lapa
Sexta-feira (23): Todas as operações funcionam das 9h às 17h
Sábado (24): Todo o shopping estará fechado
Shopping da Bahia
Sexta-feira (23): Lojas estarão abertas das 9h às 17h, já os espaços de lazer (Playland e Planeta Criança) funcionarão das 9h às 17h, o serviço de alimentação funciona das 9h às 17h e o cinema a partir das 12h30 até o fim do dia
Sábado (24): Lojas não funcionarão, apenas área de lazer, praça de alimentação e cinema das 12h ás 21h
Shopping Itaigara
Sexta-feira (23): Funcionamento integral das 9h às 16h
Sábado (24): Apenas o Bompreço estará aberto das 7h às 18h
Shopping Barra
Sexta-feira (23): As Lojas e a praça de alimentação vão funcionar das 9h às 17h. Os espaços Barra Gourmet e Madero também funcionarão das 12h às 18h
Sábado (24): Lojas estarão fechadas. Praça de alimentação, Barra Gourmet Madero e cinema funcionarão das 12h às 21h
Shopping Paseo
Sexta-feira (23): Lojas, praça de alimentação e serviços irão funcionar das 9h às 16h
Sábado (24):  Apenas a praça de alimentação funcionará, das 12h às 19h
Salvador Shopping
Sexta-feira (23): As lojas funcionarão das 09h às 18h e os serviços de alimentação das 09h às 18h. O Bompreço fica aberto das 7h às 19h, e as áreas de lazer das 12h às 22h. Haverá sessões de cinema até às 22h.
Sábado (24): A praça de alimentação vai funcionar 12h às 18h. Já o Bompreço funcionará das 8h às 20h e os espaços de lazer das 12h às 22h. As Lojas Americanas, Le Biscuit, Mercado Orgânico e as farmácias Drogasil, Pague Menos, Sant’Ana funcionarão das 12h às 20h. Haverá sessões de cinema até às 22h.
Shopping Bela Vista
Sexta-feira (23): Lojas, lazer e áreas de alimentação irão funcionar das 9h às 18h
Sábado (24): Apenas as áreas de alimentação, espaços de lazer e GBarbosa abrirão das 12h às 21h 
Shopping Paralela
Sexta-feira (23): o shopping estará aberto de 9h às 17h
Sábado (24): Praça de alimentação funcionará das 12h às 21h
Lojas e supermercados 
Extra
Sexta-feira (23):
Paralela – O dia inteiro. 
Rótula do Abacaxi e Vasco da Gama – 7h às 00h
Sábado (24):
Paralela – O dia inteiro.
Rótula do Abacaxi e Vasco da Gama – 7h às 10h
GBARBOSA 
Sexta-feira (23):
Iguatemi e Cabula: das 7h às 21h
Costa Azul e Lauro de Freitas: das 7h às 22h 
Brotas: das 7h30 às 20h
San Martin e Guarajuba: das 8h às 21h
Pau da Lima: das 7h30 às 20h30
Sábado (24):
Iguatemi, Costa Azul e Lauro de Freitas: das 7h às 19h
San Martin e Guarajuba: das 8h às 18h
Cabula: das 7h às 18h
Brotas: das 7h30 às 14h
Pau da Lima: das 7h30 às 18h
Bompreço e Hiper Bompreço 
Sexta-feira (23): Funcionamento normal de 7h ás 22h
Sábado (24): Funcionará normalmente entre 7h e 22h, com exceção das unidades situadas em shoppings, que seguirão o horário de funcionamento do próprio estabelecimento
Maxxi Atacado 
Sexta-feira (23): 7h ás 21h
Sábado (24): 8h às 14h
Mercantil Rodrigues
Sexta-feira (23): Todas as lojas funcionarão normalmente
Sábado (24): As unidades do Ogunjá, Calçada, Lauro de Freitas e Pirajá irão funcionar das 7h às 18h
Perini
Sexta-feira (23): Funcionamento normal de 6:30h ás 22h
Sábado (24): 6h às 20h 
TodoDia 
Sexta-feira (23): 7h ás 21h
Sábado (24): Funcionará entre 7h e 20h
Sam´s Club 
Sexta-feira (23): 8h ás 21h
Sábado (24):  8h ás 18h
Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha)
Sexta-feira (23): 7h às 16h
Sábado (24): Não funcionará
Ferreira Costa
Sexta-feira (23): 8h às 18h
Sábado (24): Não funcionará
Lazer
MAM (Museu de Arte Moderna)
Sexta-feira (23): Das 13h às 18h 
Sábado (24): Apenas Jam no MAM a partir das 18h
Museu da Misericórdia
Não funcionará durante o período junino
Zoológico 
Sexta-feira (23): Funcionamento normal das 08:30h ás 17h 
Sábado (24): Das 08h30 às 17h

fonte:Correio da Bahia c/adaptações