• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de abril de 2015

Opinião: O PMDB nosso de cada dia





O país vive um momento político e economicamente delicado, no que se refere às incertezas que o governo Dilma repassa a sociedade. A indefinição do controle da inflação, o aumento das tarifas de serviços, os cortes no orçamento em áreas essenciais como a Educação, operação “Lava Jato”, e o gerenciamento de sua base política nos apresenta um quadro de instabilidade que vão de encontro aos projetos, obras e execução orçamentária, principalmente nas áreas de infraestrutura que foram pautadas e defendidas na última campanha eleitoral de 2014 pela Presidente.

Após o processo da redemocratização do Brasil, no início da década de 1980, e da assunção de José Sarney à Presidência, em 1985,ao segundo mandato da presidente Dilma, os seis ocupantes do Palácio do Planalto foram feitos reféns da chamada “base aliada” comandado pelo PMDB.   

Sempre como maior partido, líderes extremamente experientes e habilidosos, o PMDB ao longo dessa três décadas, esteve em todos os cargos mais importantes da república e continua com o apetite voraz em ampliar sua atuação no governo da presidente Dilma, principalmente no atual cenário, prova disso, foi a repentina mudança do discurso do Presidente da Câmera Deputado Eduardo Cunha com relação ao planalto, após um jantar restrito e a nomeação do Henrique Alves para o ministério do Turismo. Jantar esse que contou com a presença do ex-governador da Bahia Jaques Wagner, inclusive, Dilma, pagou caro em não colocar Wagner na linha de frente de sua articulação política e teve de ceder ao seu Vice-Presidente e presidente do partido Michel Temer fazer um papel que caberia a ela designar logo no início desse segundo mandato. 

Na Bahia, o partido comandado pelos irmãos Vieira Lima, após participar ativamente da eleição e governo de Wagner, foi para oposição antes do término do 1º mandato do então governador, e teve um papel fundamental na eleição de ACM Neto a Prefeitura da Capital, em 2012, e quer ampliar esse papel para as principais cidades do interior da Bahia nas eleições municipais do ano que vem, e prova disso foi as recentes investidas aos nomes de petistas conhecidos no Estado, dentre esses, o do ex-Prefeito de Irecê José das Virgens que admitiu o convite do partido e para refrescar nossa memória, não foi o presidente Lúcio que em entrevista a emissoras de rádio da cidade não citava o nome de Zé das Virgens na campanha de 2008 a Prefeitura de Irecê? Aliás, em 2016, a sucessão do Prefeito Luizinho Sobral(PTN) vai passar mais uma vez pelo PMDB, leia-se, o ex-Prefeito Adalberto Lélis e a atual vice Dorinha Lélis.

Contemplamos um cenário não muito promissor para o Estado brasileiro, tendo em vista que o partido da presidente Dilma está acuado, o planalto necessitará cada vez mais do Congresso e consequentemente do PMDB, e vamos ver e ouvir muito falar de reforma política,tributária, mas, sem ações concretas, pois, é necessário primeiro, mudar o perfil do nosso eleitorado nas eleições em todos os níveis.

 Jorge Luiz
Pedagogo


 

                                                                                                                                                                                             

Indonésia confirma a família a execução do brasileiro Rodrigo Gularte


 Rodrigo Gularte, que está no corredor da morte na Indonésia, é visto na prisão de Tangerang
 Rodrigo em foto da agência Reuters
 
A família do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, foi informada oficialmente neste sábado (25) de que ele será executado.

A data das execuções, que são por fuzilamento, não foi anunciada. A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência, o que foi feito neste sábado, disse à BBC Brasil Ricky Gunawan, advogado de Gularte.

Assim, as penas poderão ser cumpridas a partir da tarde de terça-feira (horário local).

Gularte, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

A família tentava convencer autoridades a reverter a pena após Gularte ter sido diagnosticado com esquizofrenia.

Uma equipe médica reavaliou o brasileiro na prisão em março à pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.

Ele poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas.

Autoridades não divulgaram quais presos deverão ser executados. Dez condenados estão no corredor da morte, incluindo cidadãos de Austrália, França e Nigéria. Apenas um é indonésio.

Representantes das embaixadas que representam os estrangeiros foram informados das execuções em reunião com autoridades da Procuradoria Geral em Cilacap, a 400 km de Jacarta, neste sábado.

A cidade fica próxima à prisão de Nusakambangan, onde os condenados estão presos e as sentenças deverão ser cumpridas.

Último recurso

Diplomatas brasileiros em Cilacap se encontrariam com Gularte na prisão ainda neste sábado para informá-lo da execução.

O advogado de Gularte disse que entrará com recurso na segunda-feira para tentar reverter a decisão.

"Condenamos fortemente esta decisão. Isto prova que o sistema legal indonésio não protege os direitos humanos. O fato de que um prisioneiro com uma doença mental possa ser executado é mais do que um absurdo", disse.

A mãe de Gularte, Clarisse, está no Brasil e não está claro se viajará à Indonésia, disse o advogado.

O presidente indonésio, Joko Widodo, que assumiu em 2014, negou clemência a condenados por tráfico, dizendo o país estão em situação de "emergência" devido às drogas. Em janeiro, seis presos foram executados, inclusive Marco Archer Cardoso Moreira.

Brasil e Noruega convocaram seus embaixadores na Indonésia em protesto e, em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff recusou temporariamente as credenciais do novo representante indonésio no Brasil em meio ao impasse com Jacarta diante da iminente execução de Gularte.

O encarregado de negócios da Indonésia no Brasil foi convocado pelo Itamaraty na sexta-feira para discutir a questão diante da iminência do fuzilamento do brasileiro.

Austrália e França alertaram que as relações com o país poderiam ser afetadas se seus cidadãos fossem executados. Grupos de direitos humanos também têm pressionado a Indonésia para cancelar a aplicação das penas.

Fonte:Site do uol c/ agências internacionais

Reajuste servidores: Estado concede 6,41% em duas parcelas, APLB é contra



                                                          Imagem: reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e os servidores públicos do Estado fecharam um acordo para o reajusta salarial da classe. Segundo o acerto, o funcionalismo público receberá 6,41%. O projeto de lei já foi enviado, nesta sexta-feira (24), para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). O pagamento será parcelado: 3,5%, retroativos a março, e 2,91% em novembro. Os servidores que permanecerão com vencimentos abaixo do salário mínimo, mesmo após a concessão dos 3,5%, sairão desta faixa no mês de novembro, quando receberão, além dos 2,91% previstos, um reajuste complementar de 2,43%, totalizando um ganho de 8,84%.

O acordo foi fechado após reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e de sindicatos de diversas categorias do funcionalismo. O secretário da Administração, Edelvino Góes, avalia que “este é um momento importante e valoroso, conseguimos em rodadas de discussões com os sindicatos onde a gente evidenciou as dificuldades financeiras deste ano e construímos uma proposta que garante a reposição da inflação do ano passado, de 6,41%, e também a garantia da manutenção das promoções e progressões, dos ganhos já assumidos. Isso vai na direção da nossa política de valorização do funcionalismo”. Professores e coordenadores em efetivo exercício têm assegurado, através da Lei 13.185, uma promoção extraordinária para junho deste ano, que propiciará um ganho médio de 8% aos professores e trará um impacto de R$ 122 milhões para a folha estadual. 

Contatado pelo Bahia Notícias, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Rui Oliveira, disse ser contra a proposta. "APLB é contra. Não concordamos com a decisão do governo e dos outros sindicatos. Hoje (nesta sexta), realizamos um ato com os professores e não sei o que eles debateram e nem como chegaram neste entendimento, pois eu estava com minha classe, na Praça da Piedade", afirmou, em entrevista ao BN.

SINDIMED CONTRA

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindmed) se manifestou através do seu vice-presidente  Luiz Américo, o parcelamento do aumento de 6,41% anunciado pelo governador Rui Costa não está "agradando a classe". "O problema não é nem esse reajuste. O problema é o parcelamento. Ele coloca uma parte em novembro e outra em março, mas queremos a primeira em janeiro, que a data base", explicou. Segundo Américo, está é uma posição primário do sindicato em relação ao anúncio, mas uma assembleia será convocada e a proposta será colocada para discussão.



Fonte:BNc/adpatações.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Professor lança livro que escreveu a partir de conversas pelo Whatsapp

Clóvis de Barros Filho - filósofo ensina matéria de maneira escrachada na sala de aula (Foto: Divulgação)
  Prof. Clovis Filho - foto:divulgação/reprodução

Filósofo nada convencional, apesar de formado pela Sorbonne e professor da USP, Clóvis de Barros Filho ganha a vida explicando filosofia de modo escrachado, nas salas de aula, palestras, e agora também na literatura. 

No dia 28, ele lança o livro Somos Todos Canalhas, escrito a partir de diálogos com o professor de Direito Júlio Pompeu, via Whatsapp. “Foi a forma mais rápida e prática que encontramos de realizar nosso projeto. Ele gravava um áudio, eu respondia com outro. Isso deu ao texto uma leveza, e por isso o livro é bem fácil de ler. Apesar de ser papo de filósofo”, diz ele, que define a obra como “um anti-manual de sobrevivência na selva social”.

Por que somos todos canalhas?

Claro que o título é uma provocação e um apelo para vender mais. Sou um tirador de sarro. Ser canalha não é exatamente atributo de uma pessoa, é uma conduta. Nós não somos canalhas, apenas agimos canalhamente. O que significa desrespeitar e até agredir a convivência social em nome da nossa mera comodidade. Quando estacionamos na vaga destinada a deficientes, apenas por 30 minutos, temos consciência de que estamos desrespeitando o direito do outro. Isso é agir canalhamente.

E você, age canalhamente?

Eu me atrevo a dizer que diariamente todos nós agimos, porque estamos sempre buscando comodidades.

A Internet contribui para a falta de ética?

A Internet tem um problema ético fundamental que é o anonimato. Mas estamos vivendo em uma sociedade em busca de novos valores. Nunca se falou tanto em ética, o que revela uma busca coletiva do aperfeiçoamento da convivência. E o único jeito para esse aperfeiçoamento é uma formação moral mais consistente. Mas precisamos discutir mais os conceitos de conduta na família e na escola. Eu sempre digo que moral é aquilo que você faria mesmo que fosse invisível.



Fonte: Coluna Bruno Astuto/revista época online de 24.04.15






Lula aconselha Dilma não fazer pronunciamento no 01/05

Para evitar 'panelaço', Dilma avalia não fazer pronunciamento do Dia do Trabalho
Foto: José Cruz/ Agência Brasil/reprodução
A presidente Dilma Rousseff analisa a possibilidade de não fazer o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho (1º de Maio) para evitar um novo panelaço durante sua fala, como ocorreu no dia 15 de março deste ano. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, auxiliares da petista recomendam que ela só se exponha após a amenização da crise política e econômica, o que não é previsto para curto prazo. 
Entre os que sugerem que ela não faça um discurso estão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o marqueteiro João Santana e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva – que ainda em abril, afirmara que a presidente não se assustaria com os protestos contra sua administração. Informações do BN.

IFBaiano oferta vaga professor substituto em Língua Portuguesa



O Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus Governador Mangabeiraestá com inscrições abertas até 26 de abrilpara a contratação de professor substituto na área de Língua Portuguesa (uma vaga).

carga horária é de 40 horas semanais e com remuneração que varia de R$ 2.764,45 a R$ 4.699,21. O contrato é para o período de um ano, podendo ser prorrogado.

A seleção acontecerá em duas etapas: realização de aula pública (análise de desempenho didático) prova de títulos(currículo lattes emitido da Plataforma Lattes – www.cnpq.br).
Para se inscrever, ocandidatos deverão preencher a ficha de inscrição e encaminhar para oe-mail concursos@gm.ifbaiano.edu.br . A inscrição é gratuita.

Ascom/Jornalismo/Reitoria


Bandidos explodem mais uma agência bancária, agora, C. do Jacuípe

Bandidos explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal, na madrugada desta sexta-feira (24), no centro de Conceição do Jacuípe. A ação durou cerca de 30 minutos e ocorreu por volta das 3h, na praça Benjamin Costa.
(Foto: Reprodução/ Jacuípe Notícias)
Segundo o Jacuípe Notícias, assustado com o barulho da explosão, um morador saiu de casa pensando se tratar de um acidente e foi rendido pelos bandidos. O telefone celular da vítima também foi roubado. Além disso, o grupo roubou um veículo gol de outro morador que passava pelo local enquanto ia para o trabalho.
Antes de fugir, os homens colocaram objetos perfurantes (miguelitos) em uma das avenidas da cidade, a Getúlio Vargas, para impedir o trânsito de veículos. Ninguém ficou ferido.
(Foto: Reprodução/ Jacuípe Notícias)
 


Fonte: Acorda cidade

quinta-feira, 23 de abril de 2015

MEC prorroga para 29/05 prazo para renovação do Fies






O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. 
 
Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), "para  dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”.

Em nota, o MEC informou que uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar. Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

De acordo com o último balanço divulgado pelo MEC, foram firmados 242 mil novos contratos. Em relação às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Faltam ainda 296 mil contratos para serem renovados. 

Fonte:Agência Brasil

Bahia: Morre também mãe de cigano assassinado em Ibotirama

A mãe do cigano assassinado em Ibotirama, cidade localizada a 450 km de Salvador, não resistiu aos ferimentos sofridos durante o atentado e morreu na noite da quarta-feira (22). A vítima, Teresa da Silva Brito, estava internada no Hospital de Ibotirama e seria transferida ainda ontem para o Hospital do Oeste. A informação foi confirmada pela instituição médica. 
Morre mãe de cigano assassinado em Ibotirama; polícia suspeita de vingança(Foto: Reprodução/Sigi Vilares)

Além dela e do filho, outras duas pessoas foram baleadas - entre elas uma criança. O crime aconteceu na manhã de ontem (22), na frente da casa de Adarlan Silva Brito, conhecido como Rogê. De acordo com a delegacia da cidade, um grupo armado se aproximou da residência do cigano de carro e começou a atirar. Adarlan estava na frente da residência com a mãe, uma empregada doméstica e uma criança, que ficaram feridas. 

O delegado Antônio Rosélio afirmou ao Correio24horas que a polícia trabalha com várias hipóteses, mas a principal é a de que se trata de um caso de acerto de contas entre ciganos. "O principal suspeito no momento é um cigano de Iraquara, que teve o irmão assassinado no final do ano passado e achava que ele (Adarlan) tinha algo a ver com o crime". 

Segundo o delegado, Aderlan chegou a prestar queixa na delegacia contra o cigano da outra cidade por conta das ameaças. "Tem uma ocorrência. Ele recebeu ameaças por telefone e registrou. Moradores conhecidos dele também estavam sempre alertando", contou o delegado. 

O grupo que atacou o cigano era formado por quatro pessoas, que chegaram em uma L 200 prata. A polícia tenta recuperar imagens de dois radares de segurança que ficam na entrada e saída da cidade para tentar localizar a placa e chegar ao dono do veículo. 

"Investigadores foram na Polícia Rodoviária ver se conseguem imagens", acrescenta o delegado. A esposa do cigano estava em casa no momento do crime, mas não presenciou a ação. Ela já foi ouvida na delegacia e relatou que o marido sofria de fato ameaças. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu os feridos para o Hospital do Oeste. A criança, que segundo a polícia foi atingida de raspão, teve alta médica. A empregada doméstica, que não teve a identidade divulgada, foi transferido no lugar de Teresa para o Hospital do Oeste.
Já Adarlan não resistiu aos ferimentos e morreu no local momentos após ser baleado.  

Crimes

Adarlan tinha várias passagens policiais. Em 2006, ele foi preso pela 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) acusado de dois duplo homicídios - um em Cristópolis e outro em Xique-Xique. Ele já tinha passagens por homicídios, tentativa de homicídio, receptação, porte ilegal de arma, ameaça e maus tratos a animais. 

Na época da prisão, a polícia apreendeu na casa de Aderlan e da esposa 43 relógios, colares, pingentes, brincos, braceletes e joias. Também foram apreendidas munições de uso restrito, carregadores para pistola 9 mm e várias armas brancas.
Ainda foram apreendidos 331 cheques de bancos, 97 notas promissórias, 26 fragmentos de cheques e 21 talões de cheques. No quintal da casa, uma arena para briga de galos era mantida e havia animais confinados. Na época, o delegado disse haver sinais fortes de "agiotagem".

Fonte:Correio da Bahia/reprodução

Bahia: Teto de escola desaba e deixa feridos em Itarantim

caiu

Alunos e professores da escola  Vasco Neto no distrito de Ribeirão do Salto, que faz parte da rede municipal de ensino de Itarantim no sudoeste do Estado tiveram um grande susto na manhã desta quinta-feira (23), quando o teto de uma sala da escola desabou na manhã de hoje(23) e feriu levemente alguns alunos e um professor na cabeça.

O  fato ocorreu momentos antes da merenda escolar ser servida, numa sala que fica separada aos fundos da escola, momento em que alunos e professores estavam na sala, quando o teto veio abaixo deixando todos assustados com o barulho.


Um morador do distrito informou que a causa do desabamento pode ter sido a existência de cupins no madeiramento da sala, que inclusive é antiga. Segundo ele, havia numa peça de madeira duas casas de cupins e que os bichos haviam comido duas pontas da peça. “Não tinha sustentação e o teto desabou”, relatou o morador.

Vários veículos do distrito serviram como ambulância e ajudaram a transportar os feridos para os hospitais de Itarantim e Maiquinique. Felizmente não houve vítimas fatais.

Fonte: Itarantinonline c/adaptações

Governador autoriza UNEB abrir nova seleção para professor substituto





A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vai abrir nova seleção pública para contratação de professor substituto para Departamentos dos Campi da capital e do interior do estado.

Serão oferecidas mais de 100 vagas para contratação imediata de docentes com titulação de doutor, mestre e especialista. Os contratados deverão cumprir carga de 40 horas-aula semanais e receberão remuneração mensal de R$ 3.246,00, mais incentivo funcional (60% para doutores, 40% para mestres e 20% para especialistas).

A realização da seleção pública docente foi autorizada pelo Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, durante reunião com o Reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho. O edital do certame será divulgado nos próximos dias.

Fonte:Ascom da instituição/reprodução

Câmera conclui e projeto da terceirização vai ao Senado

A Câmara dos Deputados concluiu, na noite desta quarta-feira (22), a votação das emendas e destaques apresentados ao projeto de lei que regulamenta a terceirização na iniciativa privada e estabelece normas e critérios para a terceirização. Com a conclusão da votação das emendas e destaques que visavam a modificar o texto apresentado pelo relator, deputado Arthur Oliveira Maia (SDD-BA), e aprovado pelos deputados no inicio de abril, o projeto vai agora para o Senado. 
Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados/reprodução

Nas votações desta quarta, os deputados aprovaram emenda aglutinativa que prevê a terceirização inclusive da atividade-fim no setor privado e estabeleceu que as empresas passam a ser solidárias nas questões dos direitos trabalhistas e previdenciários, tornando-as corresponsáveis nas ações trabalhistas. Em outra votação, os parlamentares aprovaram emenda que estabelece a aplicação de cota de contratação de pessoas com deficiência para todos os trabalhadores da empresa entre os próprios e os terceirizados. 
Os deputados também aprovaram emenda que estende os direitos previstos no projeto da terceirização aos trabalhadores terceirizados na administração pública direta e indireta. Outra emenda aprovada proíbe a terceirização para as guardas portuárias vinculadas às administrações dos portos.

Ministros e lideranças governistas contrárias à aprovação de alguns dispositivos constantes do projeto participaram hoje, na Câmara, de reuniões para tentar impedir a aprovação dessas propostas, principalmente nas questões de arrecadação e da permissão da terceirização de atividade-fim das empresas.
Caberá agora ao Senado a apreciação do projeto, se ele for alterado pelos senadores, a matéria terá que voltar para Câmara a fim de nova apreciação dos deputados.

Fonte:Agência Brasil

Petrobras divulga balanço auditado e revela prejuízo de R$ 21,587 bilhões em 2014


 
 Petrobras divulga balanço auditado e revela
prejuízo de R$ 21,587 bilhões em 2014 (Foto: Reprodução)

 
A Petrobras divulgou nesta noite de quarta-feira (22) o aguardado balanço auditado referente ao ano de 2014 e reportou prejuízo líquido de R$ 21,587 bilhões. Este é o primeiro prejuízo desde 1991, quando a estatal reportou prejuízo de R$ 92 mil, segundo dados coletados junto à Economática, que ajustou os números para o real. O ano de 2014 foi marcado pelo início da Operação Lava Jato, na qual a Polícia Federal investiga casos de corrupção e cartel na Petrobras. 
 
"O prejuízo de R$ 21,587 bilhões no exercício de 2014 é devido à perda de R$ 44,636 bilhões por desvalorização de ativos (impairment). O valor da baixa de gastos adicionais capitalizados indevidamente no ativo imobilizado oriundos do esquema de pagamentos indevidos descoberto pelas investigações da Operação Lava Jato (baixa de gastos adicionais capitalizados indevidamente) foi de R$ 6,194 bilhões", destaca a Petrobras, em relatório que acompanha suas demonstrações financeiras.

A última vez em que a Petrobras divulgou um balanço auditado foi em agosto do ano passado, quando foram apresentados os dados referentes ao segundo trimestre de 2014. Em novembro último, a estatal deveria ter apresentado os números do terceiro trimestre, porém, a auditoria PwC não deu aval em função do desenrolar da Lava Jato. Esses dados foram divulgados apenas no dia 28 de janeiro deste ano, mas sem a inclusão de baixas contábeis associadas aos casos de corrupção já identificados pela Polícia Federal. Pela mesma razão, a PwC não havia auditado o documento.

Após mais de cinco meses de impasse desde então, a Petrobras volta a divulgar um balanço auditado. O documento aponta que o resultado de 2014 foi afetado por desvalorização de ativos (impairment). Tais fatores também pressionaram o Ebitda ajustado anual da Petrobras, que totalizou R$ 59,140 bilhões, uma retração de 6% em relação a 2013. A receita líquida, por outro lado, apresentou salto de 11%, para R$ 337,260 bilhões ante cifra de R$ 304,890 bilhões em 2013, influenciada pelo aumento da produção e pelo dólar mais favorável à exportação, além do preço mais elevado dos combustíveis vendidos no mercado doméstico.

Quando considerado apenas o quarto trimestre, a Petrobras reportou prejuízo líquido de R$ 26,600 bilhões, ocasionado pela contabilização de perdas oriundas de operações fraudulentas envolvendo ex-diretores da estatal. A estatal também informou prejuízo de R$ 5,339 bilhões no terceiro trimestre ante lucro de R$ 3,087 bilhões divulgado em janeiro. Além disso, a companhia realiza, sempre no fechamento do ano, um ajuste contábil sobre o valor recuperável dos ativos, prática conhecida como impairment. No quarto trimestre de 2014, o ajuste levou em consideração a forte desvalorização do petróleo e de derivados do petróleo no mercado internacional, além de ajustes internos realizados pela estatal.

O prejuízo do quarto trimestre de 2014 contrasta com o lucro de R$ 6,281 bilhões acumulado no mesmo intervalo do ano anterior. A Petrobras também reportou Ebitda ajustado de R$ 20,057 bilhões no quarto trimestre, expansão de 28,95% em igual base comparativa. A receita líquida totalizou R$ 85,040 bilhões, alta de 4,95% sobre os três últimos meses de 2013.

Este é o primeiro resultado trimestral divulgado pela nova diretoria da Petrobras, comandada por Aldemir Bendine, que veio do Banco do Brasil, desde o início de fevereiro. Os números de 2014, contudo, foram resultado ainda da administração da ex-presidente Maria das Graças Foster, que deixou o cargo em meio às investigações da Lava Jato.

Fonte:Estadão/Correios

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Concurso: DPU oferta 143 vagas para Nível Médio e Superior

DPU lança edital de concurso público; são disponibilizadas 143 vagas
Foto: Reprodução
As inscrições para o concurso público da Defensoria Pública da União (DPU) foram abertas nesta quarta-feira (22) e termina no dia 11 de maio. São 143 vagas ofertadas para cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 3.817,98 e R$ 5.266,18, respectivamente. Haverá cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas pelo site da Cespe e a taxa é de R$ 100 para nível superior e R$ 70 para nível médio.Os cargos de nível superior são para analista técnico-administrativo, arquivista, assistente social, contador, economista, psicólogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social – jornalismo.
As oportunidades são para o Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. As vagas de nível médio são para agente administrativo. As provas objetivas serão aplicadas no dia 21 de junho. O concurso terá validade de um ano e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.
Fonte:BN

Reajuste servidores: SAEB E SEFAZ recomendam que Gov. Rui faça renegociação


 
 Fazenda e Administração recomendaram renegociar acordo com professores, diz Rui
 
Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias/reprodução
 
Após o impasse entre sindicatos de servidores públicos e o governo do estado sobre o reajuste linear de 2015, o governador Rui Costa (PT) ressaltou estar “indo além dos limites” para cumprir os acordos feitos durante o governo anterior, sob a tutela do também petista Jaques Wagner. “Estou indo além dos limites. Além dos conselhos que recebi da Fazenda e da Saeb [Secretaria de Administração], que aconselhavam mais prudência, inclusive chamar os sindicatos para tentar uma renegociação do que foi acordado. Apesar de toda a dificuldade nós vamos perseguir esse esforço”, afirmou o petista. 
 
Segundo ele, há uma dificuldade generalizada em todo o país para negociar o reajuste dos servidores. “Nós estamos longe de corresponder ao que está no orçamento do ponto de vista da arrecadação. Tanto é que nenhum dos governadores do país fala de reajuste. 

O estado de São Paulo está mais de 30 dias em greve e até hoje não conseguiu uma solução para negociação com os professores. No nosso caso estamos com muito esforço honrando os acordos, o que significa um esforço grande”, sinalizou o governador. “Fizemos e refizemos conta e oferecemos um conjunto de propostas aos sindicatos e parcelamos em duas vezes o reajuste”, completou Rui. Informações do BN.

Na Chapada: Bandidos explodem agência BB em Ibitiara

Agência do BB de Ibitiara é explodida
Fotos: Reprodução / Portal Bahia News
 
 Uma agência do Banco do Brasil (BB) de Ibitiara, na Chapada Diamantina, foi explodida na madrugada desta quarta-feira (22). Segundo a Delegacia Regional, em torno de oito homens participaram da ação que durou cerca de 20 minutos. Depois da explosão, os bandidos fugiram a bordo de uma Hylux cinza no sentido da cidade de Novo Horizonte. Com a ocorrência, a cidade, de aproximadamente 16 mil habitantes, fica sem serviços bancários.
 

 

A agência do BB é a única do município e pela segunda vez sofre na mão de assaltantes. Em 2013, bandidos explodiram a agência e ainda balearam e fizeram reféns na ação. No caso da explosão desta quarta, até o momento não há informações precisas se os bandidos conseguiram levar o dinheiro do banco. A polícia segue em investigação sobre os criminosos que ainda estão foragidos. Informações do BN.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Consórcios assumem operação de ônibus em Salvador, confira o que muda

A partir desta quarta-feira (22), os ônibus do transporte coletivo de Salvador passam a ser operados pelos três consórcios vencedores da licitação que reestrutura o transporte coletivo da cidade. Com o início da operação - com prazo de 25 anos -, os coletivos passam a ter o mesmo padrão visual, diferenciando-se apenas pelas cores: os da OT Trans, que circulam no miolo da cidade, serão verdes; os da Plataforma, que opera no Subúrbio, amarelos; e os da Salvador Norte, responsável pelas linhas da orla e do Centro, azuis.
Consórcios assumem amanhã operação de ônibus em Salvador; saiba o que muda(Foto: Divulgação)
Por conta da separação dos ônibus por bacias de operação, foi preciso fazer o remanejamento de 200 linhas, das 600 que operam na cidade - no último dia 15, o secretário municipal da Mobilidade, Fábio Mota, havia falado em 160 linhas. Passageiros que escolhem o ônibus pela cor ou pelo nome da empresa devem ficar atentos às mudanças, que começaram a ser feitas no último sábado

É importante ressaltar que, enquanto as cores dos veículos serão modificadas, número, nome e itinerário das linhas continuam inalterados. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageirtos de Salvador (Setps), o remanejamento atingiu 740 ônibus e folhetos estão sendo distribuídos nas principais estações da cidade: Mussurunga, Pirajá, Lapa e Iguatemi. 

“Se o passageiro não vê o nome da sua linha na lista da redistribuição, então não aconteceu nada na linha dele”, lembra Angela Levita, diretora técnica Setps. Os ônibus antigos que ainda não foram pintados de acordo com o padrão Integra - igual aos que já circulam desde janeiro, com entrada pela frente do veículo - devem esconder o nome da antiga empresa e colocar um adeviso com o padrão do consórcio e cor da bacia onde circulará. No final da semana, alguns coletivos já aplicaram o adesivo. 

O prazo para que toda a frota da cidade se adeque ao padrão é de um ano.

Fonte:Correios da Bahia.

VEJA AS MUDANÇAS ABAIXO (CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)

Concurso: TRF -1ª região oferta 228 vagas para Juiz Substituto


 Resultado de imagem para TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL

 
Estão abertas, até 28 de abril, as inscrições  para 228 cargos vagos de Juiz Federal Substituto do concurso público do Tribunal Regional Federal da 1ª Região com vagas para Salvador. 

O subsídio é R$ 23.997,19.A participação pode ser confirmada no site www.cespe.unb.br/concursos/trf1_15_juiz e a taxa é R$ 239. Podem concorrer  candidatos bacharelados em Direito há, no mínimo, três anos; mesmo período exigido de atividade jurídica exercida, desde que seja comprovada. 

Fonte:Cartão de ponto Correio

Dilma sanciona orçamento da União em 2015


 Com quase cinco meses de atraso, Dilma sanciona Orçamento de 2015
 
 Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/reprodução
 
 
A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou na noite desta segunda-feira (20) o Orçamento Geral da União de 2015, confirmou o Palácio do Planalto. A lei só será publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (22), quando será possível saber se pontos incluídos pelo Congresso Nacional, como a ampliação do Fundo Partidário, foram mantidos ou vetados. Agora, o governo tem 30 dias para definir o contingenciamento (bloqueio) de verbas para o resto do ano. Até lá, vale o decreto que limita os gastos discricionários (não obrigatórios) entre janeiro e abril aos montantes gastos nos mesmos meses de 2013. 
 
Os cortes são necessários para que o setor público alcance a meta de superávit primário – poupança para pagar os juros da dívida pública – de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) em 2015. Com a sanção do Orçamento, o governo poderá executar investimentos, como obras públicas e compras de equipamentos, com verba do ano corrente. 
 
Desde o início de 2015, todos os investimentos vinham sendo feitos por meio de restos a pagar – verbas empenhadas (autorizadas) em anos anteriores. A sanção do Orçamento ocorre com quase cinco meses de atraso. Tradicionalmente, a lei orçamentária é aprovada pelo Congresso Nacional no fim do ano anterior e sancionada nos últimos dias de dezembro. O Orçamento de 2015 só foi aprovado pelo Congresso Nacional em março. O prazo para a sanção do texto acabava na segunda. Informações do BN.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Barcelona: Aluno de 13 anos mata professor e fere quatro

Um estudante de 13 anos matou um professor e deixou feridos dois colegas e dois professores em uma escola de Barcelona, na Espanha, na manhã desta segunda-feira (20). O adolescente entrou no instituto de ensino médio Joan Fuster portando uma besta - arma que dispara flechas  -, um punhal e uma pistola.
Colegas afirmaram que na semana passada ele repetia que iria matar todos os professores e, em seguida, se mataria. Os colega, por sua vez, não acreditaram no que ele realmente tentaria cometer um crime e não deram importância.
Aluno de 13 anos invade escola, mata professor e fere quatro em Barcelona(Foto: AFP/reprodução)
Ao entrar na sala, o jovem disparou contra uma professora de espanhol e em seguida apunhalou a filha dela, também aluna da escola. Um professor que tentou socorrer as vítimas foi atingido por um dardo na barriga e morreu na hora. O jovem ainda conseguiu ferir outro estudante e um terceiro professor antes de ser contido.
De acordo com as leis espanholas, o jovem não poderá responder judicialmente pelo crime por ser menor de 14 anos. Em respeito às vítimas, o governo catalão decretou um dia de luto. O presidente Mariano Rajoy manifestou seu pesar em um comunicado no Twitter. Informações do Correio da Bahia.

Concurso: Depen oferta 258 vagas para Nível Médio e Superior


Depen abre Concurso Público com 258 vagas de níveis médio e superior













O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) divulgou, abertura de concurso público para 258 vagas nos cargos de especialista em assistência penitenciária, agente penitenciário federal e técnico de apoio à assistência penitenciária.

As remunerações iniciais são de R$ 5.403,95 para agente penitenciário federal, R$ 5.254,88 para especialista em assistência penitenciária e R$ 3.679,20 para técnico de apoio à assistência penitenciária. As provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras.

Segundo informações do Correio, as inscrições estarão abertas entre 27 de abril e 17 de maio, no link
http://www.cespe.unb.br/concursos/DEPEN_15/  As taxas são R$ 75 para técnico, R$ 90 para agente e R$ 95 para especialista.

As vagas são para profissionais formados nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Além disso, há oportunidades para nivel médio e técnico em enfermagem.

Os selecionados serão lotados na sede do Depen ou em uma das cinco penitenciárias federais localizadas em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).

Fonte:Acorda cidade

domingo, 19 de abril de 2015

São Paulo: Chacina em galpão de torcida do Corinthians faz 8 mortos






Fonte imagem:Editoria de arte/folhaopress/reprodução

Oito pessoas morreram na noite deste sábado na sede da Pavilhão 9, uma das torcidas organizadas do Corinthians, localizada na Ponte dos Remédios, próximo à Marginal Tietê, na capital paulista. Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 23h. Ao menos dois homens armados teriam invadido o galpão. Foram encontrados no local cartuxos de pistola 9mm.

A polícia fala em chacina porque as vítimas foram encontradas deitadas próximas umas das outras. Quando os policiais atenderam a ocorrência, sete pessoas já estavam mortas. Uma oitava foi levada ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com informações do canal SporTV, sete vítimas já foram identificadas. Um dos mortos é Fábio Neves Domingos, de 34 anos, ex-presidente da organizada e um dos corintianos que ficaram presos em Oruro, na Bolívia, após a morte do jovem torcedor Kevin Espada, em 2013. Fábio também esteve envolvido em uma briga nas arquibancadas do estádio Mané Garrincha, em Brasília, durante uma partida entre Corinthians e Vasco, válida pelo Campeonato Brasileiro de 2013.

Os outros nomes confirmados são os de Ricardo Júnior Leonel do Prado, de 34 anos; André Luiz Santos de Oliveira, de 29 anos; Mateus Fonseca de Oliveira, 19 anos; Jhonatan Fernando Garzillo Massa, 21 anos; Marco Antônio Corassa, 19 anos; e Mydras Schmidt, de 38 anos.

A página do Pavilhão 9 no Facebook exibe uma mensagem de luto, mas nenhum representante da torcida se pronunciou sobre o assunto.

O caso será investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Até o momento, a hipótese mais plausível para os crimes seria o envolvimento com tráfico de drogas. Ao jornal Folha de S. Paulo, o delegado do DHPP, Arlindo José Negrão Vaz, disse que uma relação entre os assassinatos e as rixas entre torcidas está temporariamente descartada. Neste domingo à tarde, o Corinthians enfrenta o Palmeiras em uma das semifinais do Campeonato Paulista.

Fonte: Veja