• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 14 de abril de 2018

Suspeito de assassinar delegado de Barra da Estiva morre na BR 116 (Rio-Bahia)

Suspeito de matar delegado de Barra da Estiva morreu após perseguição policial na BR 116
Marcos Torres, a  Ranger roubada em Jequié e a picape que pertencia ao Delegado -foto montagem:reprodução do Blog Junior Mascote


Um bandido morreu depois de uma perseguição policial na Rodovia Santos Dumont(Rio-Bahia) na altura do município de Nova Itaranaonde  existe a suspeita que o meliante tenha envolvimento na morte do delegado da Polícia Civil da cidade de Barra da Estiva Dr. Marcos Torres. 

O delegado havia desaparecido quando saiu de Barra da Estiva com destino a Vitória da Conquista, no trajeto ele foi assaltado, em seguida os meliantes atearam fogo na picape, próximo a Anagé, e um corpo foi encontrado carbonizado possivelmente sendo do delegado. 

Na tarde desta sexta-feira policias da PRF, PM, CIPE e Polícia Civil se depararam com um dos suspeitos nas proximidades da Praça de Pedágio da Via Bahia em Nova Itarana e no confronto um bandido tombou, os demais fugiram. 

Em Jequié:

Os bandidos são os mesmos que roubaram uma picape Ranger em Jequié, nesta festa feira (13) pertencente ao dono do Supermercado Laço de Ouro. A Polícia continua mobilizada para capturar os demais integrantes da quadrilha. 


fonte:Junior Mascote c/adaptações

Concurso: UEFS vai ofertar 72 vagas para Técnico e Analista Universitário; veja o Edital

Confira o edital do concurso público da Uefs; inscrições começam dia 19
foto:reprodução


Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou o edital do concurso público para preenchimento de 72 vagas permanentes do quadro de funcionários, além de cadastro reserva. As inscrições começam dia 19 de abril e seguem até o dia 7 de maio no site do Instituto AOCP
empresa organizadora do certame.


São 50 vagas para o cargo de Técnico Universitário (nível médio e técnico) e 22 para o cargo de Analista Universitário (nível superior).

As vagas de técnico são para as seguintes áreas: 

Administrativa, Arte final, Nutricional, Laboratorial, Edificações, Eletrotécnica, Infraestrutural, Mecânica, Química, Radialismo e Segurança do Trabalho. 

Já as vagas para analista universitário contemplarão as áreas de: Administração, TI, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Pedagogia e Serviço Social.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 27 de maio.



fonte:Acorda cidade c/adaptações

Irecê: Prefeitura realiza III Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


                          O prefeito Elmo Vaz prestigiou o evento foto:divulgação/ascom/PMI

Com a apresentação musical dos alunos integrantes do Projeto AABB Comunidade, foi aberta a III Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com o tema “As Escolas de Irecê cuidando das Águas”. Realizada pela Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Educação, a ação aconteceu na manhã dessa sexta-feira (13), no Cineteatro da Praça CEU, abordando as temáticas trabalhadas nas Conferências das Escolas, apresentação de projetos de ação escolhidos e seleção para a etapa territorial; bem como eleição dos delegados para a mesma.

Presente no evento, o prefeito Elmo Vaz parabenizou a Secretaria de Educação pela iniciativa. “Nosso governo tem buscado cada vez mais contribuir, na condição de poder público, para os avanços nessa pauta ambiental, que vão desde políticas públicas até ações efetivas na área”, pontuou.

Representando os estudantes da Rede Municipal, Rafael Figueiredo, aluno do 5° ano da Escola Luiz Viana Filho, falou sobre as atividades feitas em sala de aula. “Tudo isso é muito importante, pois na conferência que tivemos na escola, fizemos projetos e aprendemos sobre como cuidar das nossas águas sem desperdícios, pois ela pode acabar, e nós não vivemos sem ela”. 

A Conferência Municipal é a segunda etapa do projeto, que iniciou com as conferências nas escolas. “Se acontecer a etapa territorial levaremos nossos alunos, e posteriormente para a estadual. Nosso desejo é chegar à etapa nacional e tê-los nos representando, divulgando o nosso município, e, sobretudo, reconhecermos a capacidade que as nossas escolas e alunos têm em desenvolver suas propostas” explicou a diretora de divisão de meio ambiente na Secretaria de Educação, Marilza Pereira (Índia).

fonte:ASCOM/PMI

Salvador receberá a exposição internacional Mandela: de Prisioneiro a Presidente

Resultado de imagem para exposição de Nelson mandela
foto:divulgação

Salvador está entre as cidades brasileiras que receberá a exposição internacional Mandela: de Prisioneiro a Presidente. A mostra marca as comemorações do centenário do líder sul-africano Nelson Mandela e vai acontecer no Palacete das Artes – Museu Rodin, de 18 de outubro a 30 de novembro. 

Esta semana, o diretor do Museu do Apartheid, Christopher Till, idealizador da mostra e autor da curadoria, visitou o espaço onde será montada a exposição que traça o percurso da vida de Mandela desde o início do ativismo contra o regime racista do governo sul-africano, passando pelos 28 anos de prisão até as conquistas do Prêmio Nobel da Paz e da eleição como primeiro presidente negro da África do Sul. 

A mostra reunirá fotos e vídeos produzidos por diversos artistas, além de uma réplica da cela da Ilha de Robben, onde ele ficou preso. Idealizada em 2008, a exposição já passou pela França, Suécia, Estados Unidos, Equador, Argentina, Peru e Luxemburgo e foi vista por mais de um milhão de pessoas.Informações da coluna de Ronaldo Jacobina do Correio da Bahia.

Em maio: Festival de Lençóis terá Maria Rita, Saulo e Atoxxa

foto:Divulgação

O Festival de Lençóis, que no ano passado teve sua 19ª edição suspensa por falta de patrocínio, volta à Chapada Diamantina entre os dias 31 de maio e 2 de junho. 

Na programação, os cantores Maria Rita (sexta), Saulo (sábado) e Attoxxa (quinta). Além destes, o evento terá ainda as bandas Spectro (tributo ao Pink Floyd) e a The Baggios, que toca blues rock dos anos 1970. Informações da coluna de Ronaldo Jacobina do Correio da Bahia.

Bahia: SEC divulga resultado da 2ª Etapa e convocação para 3ª Etapa do concurso para professor e coordenador pedagógico





O Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (14) publica o resultado definitivo da primeira etapa – provas objetivas – do concurso público da Educação, voltado ao preenchimento de 3.760 vagas de professor e coordenador pedagógico na Bahia. A publicação, veiculada em caderno especial pela Secretaria da Administração (Saeb), traz ainda o resultado provisório da segunda etapa do certame, composta por prova discursiva, e a convocação dos habilitados para a terceira fase do concurso, destinada à avaliação de títulos.
As publicações também estarão disponíveis no Portal do Servidor www.portaldoservidor.ba.gov.br

 e no site da Fundação Carlos Chagas – FCC www.concursosfcc.com.br


Os candidatos que tiverem interesse poderão realizar interposição de recurso com relação ao resultado provisório da segunda etapa do certame, a ser apresentado dentro do prazo de dois dias úteis a partir da publicação. Já a avaliação de títulos deverá observar as orientações listadas na convocação, com entrega da documentação no período de 16 a 19 de abril.


fonte:Site Educação c/adaptações e acréscimo do Blog.

Economia: O que explica o aumento da pobreza extrema no Brasil?

O número de brasileiros em situação de extrema pobreza aumentou 11,2% de 2016 para o ano passado, aponta um levantamento realizado a partir da Pesquina Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, divulgado nesta semana. 
De acordo com o estudo, da da LCA Consultores, ao todo, 14,83 milhões de pessoas viviam com até 136 reais mensais em 2017, linha de corte adotada pelo Banco Mundial para países de desenvolvimento médio-alto e seguida pelos pesquisadores. Em relação a 2016, o número de pessoas em extrema pobreza no país aumentou em 1,49 milhão.
Tais dados contrastam com os indicadores macroeconômicos. Após dois anos de retração, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1% em 2017, enquanto a inflação oficial fechou o ano em 2,95%, a menor taxa desde 1998. O que explicaria, então, a piora na renda de brasileiros que já vivem com pouco?
De acordo com economistas de diferentes correntes ouvidos pela DW Brasil, a análise do tema passa, necessariamente, pela taxa de desemprego. No ano passado, a desocupação média ficou em 12,7%, a maior taxa registrada desde 2012.

© picture-alliance/dpa/F. Teixeira/reprodução

Bruno Ottoni, pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e do IDados, recorre à evolução demográfica da população brasileira para detalhar a trajetória negativa da renda apesar do crescimento econômico.
"O Brasil ainda passa por um bônus demográfico. Ou seja, há um número expressivo de pessoas entrando na força de trabalho anualmente. Para que se consiga absorver bem a entrada delas no mercado de trabalho, sem aumento do desemprego, é necessário um crescimento bem expressivo do PIB. Não foi o caso", diz.
"Não necessariamente o aumento do PIB implica redução de pobreza. Você pode ter um aumento do PIB puxado pelas classes mais ricas, mantendo as classes mais pobres no mesmo patamar", comenta o pesquisador.
Marcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que é necessário analisar o que alavancou o crescimento do PIB entre 2016 e 2017 para que se entenda o aumento da pobreza extrema no Brasil.
"Essa evolução resultou de uma expansão de 13% da agropecuária, um setor com pouco impacto no emprego e renda. A indústria não cresceu, e os serviços variaram 0,3%. Comparativamente, tivemos uma redução do crédito nesse período, que é fundamental para qualquer recuperação econômica e expansão", aponta. "O que expandiu foi o consumo das famílias, por conta de medidas heterodoxas tomadas pelo governo (liberação do FGTS), apesar de sua orientação ortodoxa."

"Uma coisa é renda, outra é despesa"

Com relação à taxa de inflação, Ottoni aponta que sua redução não tem como consequência natural um aumento de renda, mas a melhoria do poder de compra da população, independentemente de sua condição econômica.
"Uma coisa é renda, outra é despesa. O aumento da pobreza reflete uma queda do primeiro fator. A inflação baixa significa que, apesar de terem ficado extremamente pobres, essas pessoas não tiveram tanta perda do poder de compra com aquele dinheiro que ganhavam", explica. "A inflação baixa não vai colocar ou tirar a pessoa da extrema pobreza, mas pode ajudar na vida que essa pessoa leva, evitando que perca tanto na capacidade de consumo."
Pochmann endossa o argumento do pesquisador do FGV IBRE e diz que a inflação baixa pode sinalizar uma fraqueza da economia. "Como não há reativação do consumo e da atividade, a tendência é haver taxas de lucros menores e, portanto, os empresários não repassam o aumento de custos para os preços", afirma.
Ao mesmo tempo, a alimentação tem apresentado uma trajetória de queda, relacionada à melhora da agricultura brasileira. Especialmente relevantes no orçamento das famílias de menor renda, os alimentos ficaram 4,85% mais baratos em 2017, na comparação com o ano anterior. Artigos importantes na cesta básica dos brasileiros caíram de preço, como arroz (-10,9%), feijão preto (-36,1%), macarrão (-2,91%) e mandioca (-17,30%).

Desempenho econômico x benefícios sociais

Ante o ingresso de 1,49 milhão de pessoas na extrema pobreza, os especialistas buscam compreender não apenas o que levou a essa situação, mas também os caminhos para sair dela. Ottoni acredita que o mau desempenho econômico tenha impacto maior do que cortes de programas sociais feitos pelo governo.
"Eu atribuiria [o aumento do número de pessoas em extrema pobreza] à crise, pois foi ela que gerou um problema fiscal. Não é só uma questão de o governo estar cortando benefícios sociais em virtude de uma visão política diferente. Está muito relacionado ao problema fiscal, que está ligado a problemas mais estruturais. Aí, está a raiz da questão", afirma.
"Com a atividade econômica piorando, cresce o desemprego, o que afeta tanto a economia como a situação fiscal do governo, pois reduz a arrecadação", argumenta.
Pochmann defende uma mudança na orientação econômica adotada pelo governo, afirmando que a recuperação econômica é a base para pensar melhor a direção de políticas sociais.
"A gente teve uma expansão das ocupações no ano passado. A literatura especializada classifica esse grupo de working poor. São ocupações precárias, informais. Muitas vezes, no rastro da reforma trabalhistas feita no Brasil. A chave para interromper essa trajetória é mudar o modelo econômico", considera.
Fonte:João Soares/reprodução

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Mundo: EUA, França e Reino Unido bombardeiam a Síria

https://f.i.uol.com.br/fotografia/2018/04/14/15237040345ad1e0e284990_1523704034_5x2_th.jpg
foto:reprodução
Em um dia de seguidas notícias negativas para sua imagem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (13) a realização de ataques aéreos contra alvos do regime de Bashar al Assad na Síria.
O bombardeio está acontecendo nesta sexta(14) e é realizado em parceria com as Forças Armadas da França e do Reino Unido, que ao longo da última semana se juntaram desde o primeiro momento às acusações contra Assad. Explosões já foram registradas na capital Damasco.
A operação é uma resposta ao ataque químico ocorrido no último sábado (7) em Duma, na região de Ghouta Oriental, e que é atribuído pelos rebeldes ao regime. O governo sírio e a Rússia, sua principal aliada, negam o uso de armas tóxicas.
“A Rússia precisa decidir se vai continuar por esse caminho escuro ou se se juntará às nações civilizadas como uma força de estabilidade e paz. Talvez um dia nós estaremos juntos com a Rússia e  até com o Irã, ou talvez não”, declarou. 

Duma – O ataque em Duma deixou entre 70 e 100 mortos

 e foi denunciado pelos White Helmets (Capacetes Brancos), ONG de defesa civil que 

atua em áreas controladas pelos rebeldes. 

A cidade, situada às portas de Damasco, era um dos

últimos focos de resistência em Ghouta Oriental.

A ação química ocorreu no momento em que Assad estava perto de retomar o controle total da região e após uma série de vitórias na guerra civil síria, inclusive contra o Estado Islâmico. Em 2013, a mesma região fora palco de um ataque com armas tóxicas, mas, naquele momento, o regime colecionava derrotas para a oposição.
Aquele ataque gerou comoção mundial e forçou Assad a entregar seu arsenal tóxico para a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), vencedora do Nobel da Paz em 2013.
No entanto, em abril de 2017 o regime foi acusado novamente de usar armamentos químicos, desta vez na província de Idlib, o que fez os Estados Unidos bombardearem a base militar de Shayrat com 58 mísseis. A operação teve pouco impacto na guerra e não impediu as vitórias subsequentes de Assad.
Cenário interno – A sexta-feira foi recheada de notícias negativas para Trump, a começar pela revelação de trechos do livro do ex-diretor do FBI James Comey, demitido no ano passado.
Na obra, Comey compara o republicano a um “mafioso” e o acusa de ser “movido pelo ego”.
Embora não revele nenhuma conduta ilegal, o livro repercutiu na imprensa norte-americana, que tratou sobre esse assunto durante todo o dia. Além disso, Trump viu seu advogado pessoal, Michael Cohen, virar alvo de um inquérito do FBI, que apreendeu documentos em seu escritório em Manhattan.
Cohen admitiu ter dado US$ 130 mil a uma atriz pornô para silenciá-la sobre um caso extraconjugal com o magnata, no que pode ser entendido como contribuição ilegal de campanha. O pagamento ocorreu em 2016, às vésperas das eleições presidenciais. (ANSA)
fonte:Istoé

Salvador: Mais um sequestrador do ex-prefeito de Valença é preso

[Mais um sequestrador de ex-prefeito de Valença é preso em Salvador]
 Cleber Freire foi preso em Sussuarana foto:reproduçãoBNews

Ontem(13), mais um dos sequestradores do ex-prefeito de Valença, Ramiro José Campelo de Queiroz, foi preso por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Segundo a Polícia Civil, Cleber dos Santos Freire, de 40 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido quando saía da casa da filha, no bairro de Sussuarana, em Salvador.
O delegado Cleandro Pimenta, da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, do Draco, explicou que Cleber era responsável por vigiar o ex-prefeito no cativeiro, localizado em Dias D'Ávila. Ele disse que com a prisão do suspeito foi possível chegar a um dos locais onde a vítima foi mantida em cárcere.
O imóvel foi alugado por Márcio Reis dos Santos, o "Bradock", um dos integrantes da quadrilha que foi preso em 14 de fevereiro, em São Paulo, junto com mais três sequestradores: Geraldo Alves de Carvalho Neto, Carlos Eduardo Rabello e André Luís Maciel Santos. Eles dividiam os $451 mil pagos pela família da vítima. Informações do BN.

PGR denuncia Jair Bolsonaro ao STF por racismo


Procuradoria Geral da República denuncia Jair Bolsonaro ao STF por racismo
foto:reprodução

A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou nesta sexta-feira (13) o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) por racismo. A denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) tem como base uma declaração dada em abril do último ano, quando o pré-candidato à Presidência da República fez críticas à demarcação de terras quilombolas. "Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles", declarou Bolsonaro durante discurso no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro.

Na avaliação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a conduta dele incitou o ódio e é inaceitável, especialmente por se tratar de um parlamentar. "Jair Bolsonaro tratou com total menoscabo os integrantes de comunidades quilombolas. Referiu-se a eles como se fossem animais, ao utilizar a palavra 'arroba'. Esta manifestação, inaceitável, alinha-se ao regime da escravidão, em que negros eram tratados como mera mercadoria, e à ideia de desigualdade entre seres humanos, o que é absolutamente refutado pela Constituição brasileira e por todos os Tratados e Convenções Internacionais de que o Brasil é signatário, que afirmam a igualdade entre seres humanos como direito humano universal e protegido", escreveu Dodge. 

A denúncia também cita contra mulheres dita por Bolsonaro: “Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”. A procuradora-geral da República comentou que na oportunidade ele fez um paralelo da formação de sua família para “destilar preconceito contra as mulheres”.

fonte:BN

Na Colômbia:Equador confirma assassinato de jornalistas sequestrados


Resultado de imagem para jornalistas  do equador sequestrados na côlombia
Jornalistas e motorista foram mortos -foto:reprodução google
O presidente do Equador, Lenín Moreno, confirmou nesta sexta-feira (13) o assassinato em cativeiro dos dois jornalistas e do motorista do jornal El Comercio e anunciou ações militares na fronteira com a Colômbia, onde foram sequestrados em 26 de março por guerrilheiros dissidentes das Farc.
“Lamento informar que se cumpriram as 12 horas de prazo estabelecido. Não recebemos provas de vida e, infelizmente, temos informação que confirma o assassinato dos nossos compatriotas”, expressou o chefe de Estado em declaração à imprensa em Quito. presidente ordenou, ainda, ações “militares e policiais” na conturbada fronteira com a Colômbia contra o sequestradores.“Reiniciamos (…) as operações militares e policiais na região fronteiriça que foram suspensas e dispusemos imediatamente a mobilização de unidades de elite das Forças Armadas e da Polícia Nacional para este território”, disse Moreno.
O governo responsabilizou pela morte do repórter Javier Ortega (32 anos), do fotógrafo Paúl Rivas (45) e do motorista Efraín Segarra (60) dissidentes envolvidos no tráfico de drogas, que operam na fronteira entre os dois países.
Na véspera, Moreno havia dado prazo de 12 horas aos captores para que entregassem uma prova de vida dos sequestrados, depois que as autoridades receberam da emissora de TV colombiana RCN fotografias de cadáveres que correspondiam aos reféns.
Moreno afirmou que “para além dos esforços realizados, se confirmou que estes criminosos aparentemente nunca tiveram vontade de entregá-los sãos e salvos, é muito provável (…) que o único que quisessem era ganhar tempo”.
fonte:Istoé

Brasília: Comunidade Acadêmica da UnB protesta contra cortes na Universidade


10.abr.2018 - Servidores, professores e alunos da UnB protestam em frente ao MEC contra o corte de gastos na instituição
Comunidade acadêmica faz protesto em defesa da instituição -foto:reprodução

A Comunidade Acadêmica da UnB- Universidade de Brasília pararam suas atividades ontem(12) em protesto contra o corte no orçamento na instituição que o MEC anunciou que fará. A redução da verba provocará dentre outras coisas a redução de funcionários terceirizados, o aumento do preço no restaurante universitário, cancelamento de contratos de estágios. A comunidade acadêmica quer uma audiência com o ministério público visando discutir as contas da instituição.

Confira a reportagem completa no link abaixo do repórter Jonas Valente da  agência Brasil.


https://educacao.uol.com.br/noticias/2018/04/12/estudantes-ocupam-a-reitoria-da-universidade-de-brasilia-por-mais-recursos.htm

Mãe e bebê morrem após parto; pai acusa negligência médica em Itabuna


Itabuna: Mãe e bebê morrem após parto; pai acusa negligência médica
Foto:TV Santa Cruz/reprodução  Mãe e bebê morrem após parto; pai acusa negligência médicaFoto: Reprodução / TV Santa Cruz

Uma mulher, de 31 anos, e o bebê que ela esperava morreram após um parto em uma maternidade de Itabuna, sul baiano. Familiares acusam negligência médica. Segundo o G1, eles contam que o bebê, do sexo feminino, deveria ter nascido um mês antes. O parto de Rosineide Costa – que morava em Itapé, na mesma região – ocorreu na maternidade Esther Gomes, na última quarta-feira (11). 

O marido de Rosineide Costa, o motorista Laércio dos Santos, declarou que a mulher sentia dores desde o início de março e que foi pelo menos seis vezes até a maternidade. No entanto, os profissionais teriam dito que não era a hora do parto. Ainda segundo o motorista, a mulher fez uma consulta em uma clínica particular da cidade, onde foi constatado que o feto estava com 4,3 kg e que a placenta apresentava grau 3 de maturidade, o máximo na escala. Laércio ainda disse que o médico que fez o exame na clínica alertou que o parto não poderia passar do dia 7 de março. De volta à maternidade, o parto não foi realizado mais uma vez. 

O procedimento só ocorreu às 10h da quarta-feira, mas o bebê não sobreviveu. Transferida para o Hospital de Base, em Itabuna, Rosineide não resistiu à hemorragia e veio a óbito às 16h do mesmo dia. Informações do BN.

Bahia: Corpo de delegado de Barra da Estiva é encontrado em Anagé


foto:Brumado notícias/reprodução
O delegado titular de Barra da Estiva, município da Chapada Diamantina, Marco Antonio Torres, de 52 anos foi encontrado morto após desaparecer na última quinta-feira (12). Segundo informações passadas ao Jornal da Chapada, seu corpo foi encontrado por uma equipe do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), já nesta sexta (13), carbonizado dentro do veículo que ele conduzia, que foi incendiado, próximo ao trevo de Anagé. 
A perícia foi acionada para fazer o levantamento e confirmar que o corpo é do delegado.

Torres saiu da cidade antes de 15 horas da quinta com destino a Vitória da Conquista e não chegou, isso deixou as polícias em alerta, tanto a Civil quanto a Militar. Ele estava em uma caminhonete branca Hiluz de placa PKV-9845 e levava uma moto Biz na caçamba. Amigos do policial estiveram em busca de informações e devem analisar imagens de câmeras de segurança, além de procurar os postos de combustível do caminho que Marco percorreu. 
foto:Jornal da chapada/reproduução

fonte:reprodução do Jornal da Chapada com informações de Informe Ituaçu.












fonte:Blog do Rodrigues Ferraz/reprodução



quinta-feira, 12 de abril de 2018

SEC faz mais uma convocação para professor educação básica e do campo; Seis cidades do NTE-01 Irecê









A SEC  Secretaria de Educação do Estado da Bahia fez mais uma convocação referente ao REDA do Edital nº 003/2017 para professor da Educação básica e do Campo. Na região de Irecê foram  convocados candidatos de 06 cidades integrantes do NTE -01 -Irecê. Confira o Edital completo abaixo e os convocados abaixo que foi publicado no Diário Oficial do dia 11/04/2018.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Cargo -Professor Educação Básica e Básica no Campo

O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e considerando a homologação em 07/06/2017 do Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado, Edital SEC/SUDEPE Nº 005/2017 de 23/02/2017, da Seleção Pública para contratação temporária de pessoal na função de Professor da Educação Básica e Básica no Campo, em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo - REDA.
RESOLVE:
Art. 1º- Ficam convocados os candidatos, por ordem de classificação, constantes no presente  Edital,  a comparecer  no prazo de 10 (dez) dias úteis, a partir da data desta publicação, no horário das 8h30 às 11h30  e das 14h00 às 17h30, nos seguintes  locais:
Os candidatos aprovados para o Interior do Estado deverão comparecer nas sedes dos NTE (Núcleo Territorial de Educação) a que pertence o município para o qual foram aprovados.
Os candidatos aprovados   da Região Metropolitana de  Salvador, deverão comparecer na Secretaria da Educação situada na Avenida Luiz Viana Filho n° 550, 5ª avenida , CAB (Centro Administrativo da Bahia), 1º andar, sala 138
Art. 2º-  Os candidatos deverão comparecer munidos dos seguintes documentos em original e fotocópia:
a) original e cópia do diploma, devidamente registrado de conclusão do curso de nível superior para a função temporária que concorreu expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC;
b) original e cópia Diploma de Conclusão do Curso, relacionado a função temporária com pré-requisito/escolaridade de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC;
c) original e cópia dos títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso;
d) original e cópia carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento,se for o caso;
e) original e cópia da certidão de nascimento ou RG dos dependentes;
f)) número de conta corrente do Banco do Brasil;
g) original e cópia título de eleitor e dos comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral fornecida pelo respectivo cartório eleitoral;
h) original e cópia  do ato de exoneração ou do requerimento no ato da posse para o candidato que ocupe cargo, emprego ou função pública inacumulável na forma do art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal;
i) declaração de bens;
j) original e cópia PIS/PASEP (caso seja inscrito);
k) Original e Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS para comprovação da experiência profissional conforme informado na Ficha de Inscrição Obrigatória;

l) declaração de não-acumulação de cargos, empregos e funções, ainda que não remunerados;
m) original e cópia certificado de reservista para os homens;
n) 03 (três) fotos 3x4;
o) original e cópia comprovação de residência dos últimos 08 (oito) anos;
p) certidão negativa dos setores de distribuição dos foros criminais dos lugares em que tenha residido, nos últimos 08 (oito) anos, da Justiça Federal;
q) certidão negativa dos setores de distribuição dos foros criminais dos lugares em que tenha residido, nos últimos 08 (oito) anos, da Justiça Estadual;
r) folha de antecedentes da Polícia Federal de onde tenha residido nos últimos 08 (oito) anos, expedida, no máximo, há 06 (seis) meses;
s) folha de antecedentes da Polícia do(s) Estado(s) onde tenha residido nos últimos 08 (oito) anos, expedida, no máximo, há seis meses;
t) certidão negativa da Justiça Militar Federal, inclusive para os candidatos do sexo feminino;
u) certidão negativa da Justiça Militar Estadual ou do Distrito Federal, inclusive para os candidatos do sexo feminino;
w) certidão negativa da Justiça Eleitoral;
v) certidão negativa do Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa do Conselho Nacional de Justiça;
x) certidão negativa do Conselho de Classe ou órgão profissional competente;
y) declaração de que:
I - não tenha contra si decisão condenatória transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 08 (oito) anos após o cumprimento da pena pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação a perda do cargo ou a inabilitação para o exercício da função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga a de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando;
II - não tenha perdido cargo eletivo de governador e de vice-governador do Estado e de prefeito e de vice-prefeito, por infringência a dispositivo da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município, nos últimos 08 (oito) anos;
III - não tenha contra si representação julgada procedente pela justiça eleitoral em decisão transitada em julgado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político nos últimos 08 (oito) anos;
IV - não tenha contra si decretação da suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou por órgão judicial colegiado, por ato doloso e de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 08 (oito) anos após o cumprimento da pena;
V - não tenha sido excluído do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 08 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário;
VI - não tenha sido demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de 08 (oito) anos, contados da decisão, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário;
VII - no caso de Magistrado e de membro do Ministério Público, não tenha sido aposentado compulsoriamente por decisão sancionatória, que não tenha perdido o cargo por sentença ou que não tenha pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, pelo prazo de 08 (oito) anos;
VIII - não tenha sido responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por conselho de contas de Município;
IX - não tenha sido punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;
z) procuração para os candidatos que optem por se fazerem representados por terceiro, com firma devidamente reconhecida em cartório;
aa) comprovação de ter exercido efetivamente a função de jurado;
ab) Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, expedido por Médico do Trabalho ou Serviço Médico Especializado em Medicina Ocupacional;
ac) Cópia dos exames apresentados quando da realização da avaliação médica.

O candidato que, na data da contratação, não reunir os documentos requisitados e enumerados acima, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.

E XAMES
VALIDADE DO EXAME
 Hemograma
3 meses
Glicemia
3 meses
Sumario de urina
3 meses
Parasitológico de Fezes
3 meses
Acuidade visual (emitida por medico Oftalmologista)
3 meses
Rx de Tórax (PA) com Laudo
6 meses
Eletrocardiograma com Laudo(a partir dos 40 anos)
6 meses
PSA da próstata (homens a partir dos 40 anos)
6 meses


Salvador,10 de abril de 2018
WALTER PINHEIRO
Secretário da Educação

NTE
01        



MUNICÍPIO
AMÉRICA DOURADA           



DISCIPLINA
GEOGRAFIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL

0170113416
ROSILENE LIMA DA SILVA
00512387567
24.00
1
MUNICÍPIO
CAFARNAUM



DISCIPLINA
GEOGRAFIA             



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170110866
EDINEIA ARAÚJO BASTOS MARTINS
99047519515
20.00
1
MUNICÍPIO
CENTRAL



DISCIPLINA
BIOLOGIA         



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170105727
JANAINA PEREIRA DE SOUZA
30199224889
26.00
2
MUNICÍPIO
IBIPEBA



DISCIPLINA
PORTUGUES     



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170109842
CLEA PIRES VIEIRA
00465962599
25.00
6
MUNICÍPIO
JUSSARA            



DISCIPLINA
BIOLOGIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170106604
JULIANA LOPES DA SILVA
01616132507
32.00
2
0170113447
RAFAELA TEIXEIRA MIRANDA
03682657576
27.00
3
DISCIPLINA
EDUCAÇÃO FÍSICA     



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170102202
VITOR ALVES ROCHA
03351124554
27.00
1
DISCIPLINA
PORTUGUÊS            



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170108906
TAÍS FERNANDA DA GAMA E SILVA
02752234503
36.00
1
0170113458
KÁTIA GAMA DOS REIS
90686616553
32.00
2
MUNICÍPIO
PRESIDENTE DUTRA



DISCIPLINA
BIOLOGIA           



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170109629
LEILA JANAINA BRITO GONÇALVES
00247805530
30.00
1
NTE
03



MUNICÍPIO
IRAQUARA



DISCIPLINA
FILOSOFIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170101613
ÉCIA DE CARVALHO
41770617515
22.00
3
DISCIPLINA
FÍSICA     



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170105044
NEILTO TEIXEIRA DA SILVA
04068268541
20.00
3
DISCIPLINA
MATEMÁTICA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170107428
ARGILEU CAETANO DE SOUZA
00338360514
25.00
4
DISCIPLINA
QUÍMICA   



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170109858
TATIANA MACEDO DE JESUS
01360033548
28.00
2
DISCIPLINA
PORTUGUÊS          



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170108864
MARIA HELENA CAETANO XAVIER
04882335506
34.00
2
MUNICÍPIO
SOUTO SOARES



DISCIPLINA
GEOGRAFIA   



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170112023
SHELEY ALVES DOS SANTOS
32634167822
20.00
6
NTE
04



MUNICÍPIO
ARACI



DISCIPLINA
GEOGRAFIA   



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170106517
JAIANE SANTOS CARNEIRO
01702457567
22.00
3
MUNICÍPIO
CONCEIÇÃO DO COITÉ



DISCIPLINA
GEOGRAFIA 



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170101178
ADROALDO OPES DA SILVA
00402212533
25.00
7
0170106003
DAVID DIAS DA SILVA
00740374559
24.00
8
0170110849
LAIZE RODRIGUES DA SILVA
04575005576
24.00
9
MUNICÍPIO
TEOFILANDIA



DISCIPLINA
BIOLOGIA   



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170108868
RENATA RODRIGUES DOS SANTOS
02313195503
27.00
2
NTE
05



MUNICÍPIO
FLORESTA AZUL



DISCIPLINA
MATEMATICA 



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170101691
JOSÉ RAIMUNDO ALMEIDA DOS SANTOS
02950795501
25.00
3
NTE
06



MUNICÍPIO
JAGUARIPE



DISCIPLINA
LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170112581
ADRIANA SANTOS SANTOS
78238773504
27.00
4
DISCIPLINA
SOCIOLOGIA 



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170110935
CAROLINE CUNHA FARIA
13465062728
29.00
2
MUNICÍPIO
VALENÇA



DISCIPLINA
MATEMATICA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170106980
PEDRO PEREIRA DOS SANTOS
83949259520
27.00
4
NTE
07



MUNICÍPIO
MEDEIROS NETO           



DISCIPLINA
GEOGRAFIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170109915
JOSELHA FERREIRA COSTA
05093998605
22.00
5
NTE
09



MUNICÍPIO
AMARGOSA



DISCIPLINA
BIOLOGIA     



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170103366
LEONARDO ROCHA RODRIGUES
00826495532
29.00
2
DISCIPLINA
HISTÓRIA         



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170102370
CAMILA BARRETO SANTOS AVELINO
01237795532
31.00
1
MUNICÍPIO
JAGUAQUARA



DISCIPLINA
GEOGRAFIA            



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170112288
ROZIANE SOUSA DE ALMEIDA ANDRADE
01434070581
24.00
8
NTE
11



MUNICÍPIO
ANGICAL



DISCIPLINA
 GEOGRAFIA  



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170112477
CÁSSIA GARDENE DE OLIVEIRA PASSOS
04730140508
21.00
3
MUNICÍPIO
BARREIRAS



DISCIPLINA
BIOLOGIA    



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170111628
JULIANA MARQUES DOS SANTOS AZEVEDO
01642069574
28.00
4
MUNICÍPIO
SÃO DESIDÉRIO



DISCIPLINA
SOCIOLOGIA     



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170106589
ACÁCIA ROBERTA SILVA DE LIMA
00064458539
27.00
1
MUNICÍPIO
WANDERLEY



DISCIPLINA
MATEMATICA    



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170111808
CARLUCIO FERREIRA DE SALES
82180393172
23.00
2
NTE
14



MUNICÍPIO
BOA VISTA DO TUPIM



DISCIPLINA
PORTUGUES     



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170111528
EUDSON SA TELES MACEDO
03013289511
27.00
3
MUNICÍPIO
ITABERABA



DISCIPLINA
BIOLOGIA       



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170109018
EMANUELA DANTAS ABREU CAMPOS CASTRO
00818169524
25.00
2
NTE
15



MUNICÍPIO
IPIRÁ



DISCIPLINA
BIOLOGIA         



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170104964
GERLIANE DA SILVA ALMEIDA SANTOS
03855225508
30.00
3
MUNICÍPIO
PÉ DE SERRA



DISCIPLINA
BIOLOGIA    



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170108405
MARISA CARLA SANTANA RIOS
71780319568
23.00
1
NTE
16



MUNICÍPIO
MIRANGABA



DISCIPLINA
MATEMATICA     



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170101737
JAILSON DE JESUS CRUZ
00219724512
24.00
3
NTE
17



MUNICÍPIO
ANTAS



DISCIPLINA
MATEMATICA        



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170112156
TEOTONIO DA SILVA CARVALHO
02701160529
27.00
2
NTE
26



MUNICÍPIO
CAMAÇARÍ



DISCIPLINA
MATEMATICA            



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL

0170111162
ELVIS GOMES CÔRTES
05587769577
31.00
1
DISCIPLINA
QUÍMICA 



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170110076
MAURA BARRETO BITENCOURT
37220616520
22.00
4
MUNICÍPIO
SALVADOR



DISCIPLINA
ARTES



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL

0170103674
MARIA DE FÁTIMA BRITO SALVA
13141279500
31.00
12
DISCIPLINA
BIOLOGIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL

0170103060
GEIVA SANTOS DÓRIA DE SANT’ANNA
04056916535
35.00
6
0170109366
FABIANA OLIVEIRA XAVIER
80044433549
34.00
7
0170104880
RAFAELA SANTOS CHAVES
01852610514
34.00
8
0170102050
MARIA APARECIDA SANTANA PIMENTEL SIMÃO
01841438537
34.00
9
DISCIPLINA
FÍSICA    



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170102296
TAIALA PATRÍCIA CERQUEIRA
82905673591
28.00
14
0170111690
ÉBERLON RODRIGUES PROCÓPIO ARAÚJO
03124221567
28.00
15
DISCIPLINA
GEOGRAFIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170103720
MICHEL SAMPAIO FERREIRA
01221737597
30.00
9
0170108713
GRACINEIDE SILVA DE ALMEIDA
24839957568
30.00
10
0170106882
EDISON VIOLANTE NETO
04140736577
30.00
11
0170109288
MARCUS AURÉLIO SANTOS VIRGÍLIO
01992675538
30.00
12
DISCIPLINA
HISTÓRIA   



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170107869
WILTÉRCIA SILVA DE SOUZA RIBEIRO
66853435591
31.00
9
0170105823
MARIANA AUGUSTA NASCIMENTO DE ALMEIDA
82008507572
31.00
10
0170110976
IURI MEDEIROS SACERDOTE
02768948551
31.00
11
0170112941
CRISTIANE SANTOS DE JESUS
78183766587
31.00
12
DISCIPLINA
LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS        



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170103778
MARIA EUGÊNIA DE FIGUEIREDO CARIBÉ DE ARAÚJO
83553932520
34.00
6
0170110438
RAUL MENDES
02997227593
33.00
7
0170113028
JOÃO NASCIMENTO MOURA RIBEIRO
01226203566
33.00
8
DISCIPLINA
QUÍMICA     



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170100669
EMMANUELLE FERREIRA REQUIÃO SILVA
02003204598
32.00
3
0170113661
ALDEMIR FRANCISCO RIBEIRO JÚNIOR
02369495510
31.00
4
0170103142
MÁRCIO MATOS LIMA
94755728568
31.00
5
MUNICÍPIO
SIMÕES FILHO



DISCIPLINA
BIOLOGIA  



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170109282
MARIA LUCILENE BAHIA JESUS
02798153522
25.00
6
0170105986
ARIANA DE JESUS CONCEIÇÃO
01500076554
24.00
7
0170106365
SUZANE DE FREITAS DOS ANJOS
02697131582
21.00
8
DISCIPLINA
GEOGRAFIA       



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170104855
ADILSON BATISTA SANTOS
82544476591
26.00
7
DISCIPLINA
HISTÓRIA   



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170102045
NORANEIDE DE SOUZA SILVA
92756344591
31.00
1


CANDIDATOS  CONVOCADOS PARA VAGAS RSERVADAS PARA OS NEGROS

NTE
05



MUNICÍPIO
ITACARÉ



DISCIPLINA
BIOLOGIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170106684
GABRYELLE SANTOS NASCIMENTO
05225030556
28.00
1
NTE
26



MUNICIPIO
SALVADOR



DISCIPLINA
BIOLOGIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170108658
MAÍRA FRÓES DE OLIVEIRA DOS SANTOS
02047006554
31.00
2
DISCIPLINA
GEOGRAFIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170112255
FERNANDA CARDOSO FRANÇA
79611443587
23.00
3
DISCIPLINA
HISTÓRIA



INSCRIÇÃO
NOME
CPF
NOTA FINAL
CLASSIFICAÇÃO
0170100261
ERICA SILVA FRANÇA
02137366592
24.00
3