• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 2 de outubro de 2021

Bahia: Quatro suspeitos de assaltos a banco morrem em ‘acampamento’ em Camacan

Carabina, explosivos, pistolas, revólver, munições e coletes balísticos foram apreendidos com suspeitos de assaltos a banco no sul da Bahia, em ação integrada das polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o flagrante ocorreu na sexta-feira (1), na cidade de Camacan.

Após trocas de informações e denúncias anônimas, as forças de segurança chegaram a um acampamento, na zona rural daquele município. Cerca de 10 homens foram avistados e, na aproximação, os assaltantes atiraram contra os policiais.

Houve confronto e quatro criminosos acabaram atingidos. Eles foram socorridos, mas não resistiram. O restante da organização criminosa escapou pelo matagal e segue sendo procurado.

Foto: Divulgação/SSP

Ainda segundo a SSP, no local os policiais apreenderam uma carabina calibre 380, duas pistolas calibres 7,65 e 380, um revólver calibre 38, munições, explosivos, coletes balísticos e 390 reais.

Participaram da operação equipes do CPE, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), das Cipes Cacaueira e Sudoeste, do 15° BPM e da PRF.

Fonte: Correio da Bahia - 02/10/2021

Após 32 meses: Bombeiros localizam corpo de vítima da tragédia de Brumadinho

 

Polícia Civil investiga se corpo encontrado é de uma das nove vítimas desaparecidas
Reprodução: iG Minas Gerais/Polícia Civil investiga se corpo encontrado é de uma das nove vítimas desaparecidas


O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que localizou um corpo nas áreas de buscas da tragédia de Brumadinho na manhã deste sábado (02). De acordo com a corporação, a estrutura óssea da vítima está preservada, mas ressaltou que apenas a Polícia Civil poderá determinar se é uma das vítimas da tragédia.

O corpo foi encontrado mais de 2 anos e oito meses depois do estouro da barragem da Vale na cidade mineira. A tragédia aconteceu em 25 de janeiro de 2019, matando 261 pessoas. Outras nove ainda estão desaparecidas.

A vítima, segundo os bombeiros, foi localizada por volta de 11h, em local próximo ao último corpo encontrado. Em agosto, a corporação localizou o corpo de Juliana Resende Silva. Ela era mãe de gêmeos e esposa de Dennis Silva, também morto na tragédia.

Os Bombeiros ressaltaram que manterão os trabalhos de buscas até a localização dos nove desaparecidos.

Confira os nomes de vítimas desaparecidas na tragédia

  1. Angelita Cristiane Freitas de Assis
  2. Cristiane Antunes Campos
  3. Lecilda de Oliveira
  4. Luís Felipe Alves
  5. Maria de Lourdes da Costa Bueno
  6. Nathalia Porto Araújo
  7. Olímpio Gomes Pinto
  8. Tiago Tadeu Mendes da Silva
  9. Uberlândio Antônio da Silva

Indenização para sobrevivente

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou a mineradora Vale a indenizar em R$ 100 mil um sobrevivente do desastre de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro de 2019, que matou 270 pessoas. 

O homem trabalhava no local durante o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, mas conseguiu escapar do mar de lama. Na ação judicial, ele afirmou que chegou a temer pela própria vida. 

O motorista adicionou que precisou custear tratamento psicológico após testemunhar a morte de colegas e precisar lidar com traumas do ocorrido. Ele foi diagnosticado com estresse grave e transtorno de adaptação. 

A Vale argumentou na Justiça que o homem, de Sarzedo (MG), a 20km do local do incidente, não conseguiu provar ter sofrido danos passíveis de indenização e que ele não era morador de Brumadinho. Além disso, disse que o homem voltou a trabalhar em 15 dias, o que provaria o bom estado psicológico. No entanto, a juíza responsável pelo caso negou as justificativas da mineradora. 

Fonte:PORTAL IG -02/10/2021 - 20h:45min.

Bahia: Interior também registram atos contra Bolsonaro neste sábado

Municípios do interior da Bahia registram atos contra Bolsonaro neste sábado


                                         foto: Feira de Santana | Foto: Divulgação / DAP Brasil

Diversos municípios do interior baiano registraram atos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado (2), com destaque para as manifestações realizadas em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna.


 

Em Feira de Santana, maior cidade do interior do Nordeste, o protesto foi realizado no bairro Cidade Nova, com a presença de entidades, movimentos sociais, coletivos e partidos políticos.

 

De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), além do “fora Bolsonaro”, a pauta da manifestação era a defesa da vida, dos empregos, da moradia e da renda, além de melhorias no serviço público, luta contra a fome, enfrentamento da pobreza, contra a reforma administrativa e as privatizações.

Manifestantes em Feira de Santana | Foto: Divulgação / DAP Brasil

 

Em Vitória da Conquista, os manifestantes caminharam pelas avenidas Brumado, Régis Pacheco e Lauro de Freitas, até chegar na Praça 9 de Novembro, no centro da cidade. O grupo, com centrais sindicais, entidades estudantis, movimentos sociais e representantes de partidos políticos, pediu mais vacinas, o aumento do valor do auxílio emergencial, alimento para todos e a saída de Bolsonaro.

Ato em Vitória da Conquista | Foto: Reprodução / Blog do Anderson

 

No município de Itabuna, o ato foi realizado na Avenida Cinquentenário, com a presença de organizações sindicais, estudantis, sociais e partidárias. O grupo foi às ruas em protesto contra o aumento da fome e do desemprego no país. A Associação dos Docentes da Uesc (Adusc) definiu o governo Bolsonaro como “corrupto e genocida”.

Manifestantes em Itabuna | Foto: Divulgação / Adusc

 

Por fim, em Ilhéus, o protesto ocorreu no centro da cidade. Sindicatos, movimentos sociais, estudantis, indígenas e partidos políticos também pediram a saída do presidente Jair Bolsonaro, apelidado em faixas de manifestantes como “Bolsocaro”, em referência ao aumento dos preços do gás, da gasolina e da alimentação no Brasil.

Protesto em Ilhéus | Foto: Divulgação / Adusc

 

Ao total, pelo menos 33 municípios baianos realizaram atos contra Bolsonaro neste sábado. Além de Feira, Conquista, Itabuna e Ilhéus, houve protestos também em Salvador, Alagoinhas, Amargosa, Camaçari, Cícero Dantas, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itanhém, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Mairi, Monte Santo, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Porto Seguro, Prado, Quijingue, Santa Maria, Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Serrinha e Teixeira de Freitas.


Fonte: bn -02/10/2021 - 19h:30min.

Jovem de 15 anos morre de Covid-19 dias antes de ser vacinada

 Uma jovem britânica de 15 anos morreu vítima de Covid-19 dias antes de ser vacinada contra a doença.

Mãe aconselha outros jovens a serem vacinados.© Facebook Mãe aconselha outros jovens a serem vacinados. - 

Jorja Halliday testou positivo à Covid-19 depois dos sintomas daquilo que pensava ser uma gripe terem piorado, ao ponto de não conseguir comer e de os seus batimentos cardíacos terem-se multiplicado.

A menina morreu quatro dias depois de saber que estava infetada.

Jorja foi internada no Queen Alexandra Hospital, em Portsmouth, e esteve ligada a um ventilador, mas acabou por não resistir. Dados preliminares da autópsia indicam que  morreu de miocardite Covid, uma inflamação cardíaca causada pelo vírus.

A sua mãe, Tracey Halliday, conta que a jovem já tinha a sua vacinação agendada, mas que como estava obrigada a cumprir isolamento esta não lhe foi administrada.

Agora, compartilha a história da filha para incentivar outros a vacinarem-se contra o vírus mortal.

fonte:Estadão 02/10/2021 19h:15min.

SP: Ato contra Bolsonaro tem presença de organizações evangélicas

Líderes evangélicos discursaram em carro de som em frente ao Masp, na Avenida Paulista, neste sábado, 2, contra o presidente Bolsonaro. Ao lado de representantes budistas e católicos, pastores rejeitaram a associação dos evangélicos ao governo federal, criticaram a gestão do governo frente à pandemia e pediram a manutenção da Democracia. "Os evangélicos não são capachos do Bolsonaro", disse Samuel Oliveira, integrante da Bancada Evangélica Popular. "Não somos um único bloco, somos muitos".

"Os evangélicos não são capachos do Bolsonaro", disse Samuel Oliveira, integrante da Bancada Evangélica Popular. "Não somos um único bloco, somos muitos"
© Getty Images "Os evangélicos não são capachos do Bolsonaro", disse Samuel Oliveira, integrante da Bancada Evangélica Popular. "Não somos um único bloco, somos muitos"

Nos arredores, membros da Coalizão Evangélica Contra Bolsonaro carregam cartazes com críticas ao presidente. Simony dos Anjos, articuladora da coalizão, explica que o grupo reúne diversos coletivos contrários ao presidente, como a Frente Evangélica pelo Estado de Direito, Cristãos contra o Fascismo, Rede de Mulheres Negras Evangélicas, entre outros. "Nos juntamos para fazer intervenções nos atos com o objetivo de nos contrapor aos evangélicos que apoiam o governo", afirmou Simony.

Fonte: Estadão ao minutos - 02/10/2021

Bolsonaro desiste de Mendonça e avisa que não indicará Aras ao STF, diz site


Jair Bolsonaro, André Mendonça e Augusto Aras

Jair Bolsonaro, André Mendonça e Augusto Aras (Foto: Reuters | Marcello Casal Jr/Agência Brasil | Antonio Cruz/Agência Brasil)


O Procurador Geral da República, Augusto Aras, tem procurado interlocutores na política e na mídia para dar a notícia: Jair Bolsonaro desistiu definitivamente de ter o terrivelmente evangélico André Mendonça no STF, e já avisou que o próprio Aras perdeu a condição de "segunda opção" para a vaga.

A decisão explicaria a desenvoltura com que a PGR passou a agir em temas sensíveis para o bolsonarismo. Aras, por exemplo, acaba de pedir ao Supremo que seja mantida a quebra de sigilo fiscal de Frederick Wassef, advogado do senador Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas e responsável por esconder o arquivo ambulante Fabrício Queiroz em Atibaia (SP).

Nos bastidores da política, o quadro está sendo definido assim: "Aras agora está livre". O PGR passa a atuar sem compromissos com o Palácio do Planalto, encerrando a fase de  vergonhosa submissão.

Bolsonaro fez chegar aos meios jurídicos que pensa em dois nomes para o lugar do moribundo André Mendonça: Luiz Felipe Salomão, ministro do STJ, ou William Douglas (desembargador federal no Rio, e também evangélico). 

A nova nomeação para o STF pode ser entendida como parte do acordo em que Bolsonaro recua de posições mais espetaculosas, para salvar o mandato e o pescoço dos filhos. O presidente desiste de impor um nome ao Supremo, aceita negociar um ministro mais palatável, salvando as relações com o Senado e com os partidos conservadores. Mas, ao mesmo tempo, abre um flanco perigoso na PGR.

Se é verdade que Aras agora está livre e cheio de apetite, isso acontece exatamente na hora em que a CPI entregará à PGR material para um banquete de ações contra o presidente e seus filhotes.

Fonte: 

Salvador: Manifestantes vão encerrar ato contra Bolsonaro na Castro Alves

 

Manifestantes se concentram na Castro Alves para encerramento de ato contra Bolsonaro
Foto: Bahia Notícias / Francis Juliano

Após caminharem da Praça do Campo Grande em direção a Praça Castro Alves, os manifestantes que protestam contra o governo Bolsonaro neste sábado (2), estão se concentrado para um ato cultural no local. Um palco foi montado em um dos carros de som que está em frente ao cinema Glauber Rocha. Diversos partidos políticos e entidades representativas participaram da manifestação. 

 

Presente no ato, o vereador André Fraga (PV) criticou a postura do governo federal em relação a pauta ambiental. "Qualquer pessoa que acredite que a pauta ambiental é estratégica para o Brasil, precisa se posicionar contra o atual governo federal. O que ele vem fazendo com nossos biomas, florestas e com a pauta ambiental é um grande ecocído", defendeu. 

 

Já a integrante do coletivo de mulheres do PSOL, Isadora Salomão, que também atua na relatoria de direitos humanos no partido, apontou dificuldades para garantir direitos durante o atual governo. "Desde quando ele assumiu, passou a ser mais difícil a gente garantir que não ocorra tanta violação de direitos. Esse governo é malquisto dentro dos sistemas relacionados aos direitos humanos em todo o mundo", disse. 

 

Além de entidades de classe como APUB, APLB, CTB, Unegro, também participaram do ato deste sávado os partidos: PT, PCdoB, PSB, PSOL, PDT, REDE, PV, PCO e PCB. 


FONTE: BN -02/10/2021 13h:35min.

Mundo: Atos contra Bolsonaro são registrados em diversas cidades europeias

 

mobilização deste sábado (2) contra o presidente Jair Bolsonaro também é internacional. Além dos mais de 300 atos que estão sendo realizados no Brasil, dezenas de manifestações já estão sendo registradas em cidades da Europa.

Nesta manhã, protestos foram realizados em Paris (França), Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha), Madri (Espanha), Áustria (Viena), entre outras grandes cidades do Velho Continente. Há ainda protestos em metrópoles europeias marcados para a parte da tarde.


Abaixo, veja alguns registros das manifestações na Europa.enora da GloboNews comete preconceito linguístico, ataca Lula e gera polêmica nas redes

fonte;Revista Fórum/ 02/10/2021 11h:31min.

Como os EUA influenciaram na criação da Lava Jato: desembargador revela conversa que teve no Banco Mundial

Alfredo Attié

Alfredo Attié (Foto: Alfredo Attié)


O desembargador Alfredo Attié, do Tribunal de Justiça de São Paulo, revelou em entrevista à TV 247 uma conversa que teve no Banco Mundial que indica que a Lava Jato já era do conhecimento das autoridades americanas antes mesmo da operação ser deflagrada, em fevereiro de 2014.

“Eu estive durante muito tempo indo a algumas agências internacionais, participando de trabalhos, levando conhecimento sobre essa questão de parcerias, pequenas parcerias, como é que as comunidades, as cooperativas fazem para resolver os próprios problemas, e conversando com pessoas de várias escolas. Um dos lugares em que estive foi no Banco Mundial. Certa feita, no final do encontro, que durou aí uns três dias lá no Banco Mundial, eu sentado em uma mesa de almoço fui indagado por um advogado (norte-americano) que estava ali participando há muito tempo dos trabalhos do Banco Mundial, e ele me perguntou sobre a questão da corrupção no Brasil. E eu falei: o Brasil tem corrupção, é claro, como em muitos lugares e a gente precisa ter uma compreensão mais ampla de corrupção, e corrupção não é apenas essa história de dar um dinheiro e receber um favor, nada disso. A corrupção é um abuso de poder. Então, a corrupção pode existir no próprio Poder (Judiciário). Quando um juiz contraria a lei, isso é corrupção. Isso é cometer corrupção, claramente. Mas ele me disse assim: ‘Bom, mas”. E eu falei: eu sei que nos Estados Unidos vocês também vivem esse problema de corrupção, vocês viveram isso com muito mais intensidade, e isso foi superado lá na época do Franklin Delano Roosevelt, por causa dessa questão da crise, etc, etc. E ele me disse assim: ‘Mas como é que vocês vão resolver o problema da corrupção? Por que no Brasil não se resolve o problema da corrupção?’ E eu falei: bom, as sociedades vão se desenvolvendo, vão se informando, a educação. E ele me disse assim: ‘Mas você não acha que o grande problema é que o Brasil não tem um herói anticorrupção?’ E eu disse assim: “O Brasil não tem um herói anticorrupção, ainda bem. E o Brasil não precisa desse herói. Isso foi às vésperas de iniciar esse processo da Lava Jato, em que se criou essa figura do herói anticorrupção”.

Para Attié, a conversa indicou a ele que "isso (a Lava Jato) “já estava sendo planejado há muito tempo, e isso foi feito propositalmente.” Attié, que é presidente da Academia Paulista de Direito, acredita que a Lava Jato teve a influência do Estado norte-americano. “Houve a influência sobre esse Direito brasileiro elitista brasileiro”.

.

O desembargador diz que não foi a influência do povo americano, mas "dessa estrutura conservadora dos EUA”. Ele lembra que, até então, o Brasil vinha sendo governado de “forma maravilhosa, diga-se de passagem, porque, fora desse ambiente, só se ouvia absolutamente elogios. Tudo aquilo que o Brasil conquistou, sobretudo no século XXI — claro, méritos pela estabilização da moeda, ótimo, sem problema nenhum. Mas a gestão genial de um trabalhador na Presidência da República, isso é uma coisa que precisa ser dita, sem nenhum espírito partidário. Uma gestão de pessoas que foram auxiliá-lo nesse projeto, figuras extraordinárias, como foi o caso do Celso Amorim. Foi uma grande reviravolta importantíssima nas relações exteriores brasileiras, e fez o Brasil ser absolutamente respeitado”.

Como se sabe, depois da Lava Jato, o País viu a economia encolher. Segundo levantamento do Dieese, o Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Socioeconômicos, o Brasil perdeu 4,4 milhões de empregos e houve desinvestimento de mais de R$ 170 bilhões. A maior empresa de engenharia brasileira, a Odebrecht, quase foi levada à falência e a Petrobras perdeu valor. O Brasil era a sexta economia do mundo e não está mais nem entre as dez maiores.

Ao mesmo tempo, Sergio Moro — o herói a que o advogado norte-americano ligado ao Banco Mundial provavelmente fez referência — enriqueceu, assim como o coordenador da Lava Jato, o procurador da república Deltan Dallagnol.

Quatro anos depois dessa conversa de Attié no Banco Mudnial, o Brasil elegeu um político que, durante a campanha, bateu continência para a bandeira dos Estados Unidos.

FONTE: SITE 247 - 02/10/2021 -10h:45min.

Está claro ou é preciso desenhar o que aconteceu?

STF: Rosa Weber diz que parecer negacionista da PGR em defesa de Bolsonaro gera perplexidade

                                    imagem:reprodução

 A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber afirmou que o parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República) que não vê crime na conduta do presidente Jair Bolsonaro de não usar máscaras contra a Covid-19 "gera alguma perplexidade" e pediu nova manifestação do órgão.

Ao cobrar um nova análise sobre o caso, Weber escreveu em seu despacho que a "referida construção teórica, analisada contextualmente, gera alguma perplexidade". Na primeira manifestação, a PGR colocou em xeque a eficácia do equipamento no controle da doença.

A magistrada afirmou ainda que "os eixos de sustentação do parecer ministerial estão a revelar dubiedades que, a meu sentir, devem ser objeto de esclarecimentos".

Weber determinou à PGR a reabertura de vista dos autos e pediu uma nova manifestação do órgão referente aos "pontos ainda irresolutos".

"Bem por essa razão, sem antecipar juízo prévio sobre o tema, entendo pertinente que a Procuradoria-Geral da República melhor esclareça o embasamento de sua conclusão no sentido do questionável 'grau de confiabilidade em torno do nível de efetividade da medida de proteção', escreveu.

Segundo a Procuradoria, em manifestação enviada ao STF em agosto, desrespeitar leis e decretos que obrigam o uso de máscara em local público é passível de sanção administrativa, mas não tem gravidade suficiente para ensejar punição penal.

O parecer foi assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo uma das pessoas mais próximas do procurador-geral, Augusto Aras, e foi enviado ao Supremo no âmbito das notícias-crime apresentadas pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e por parlamentares do PSOL contra o chefe do Executivo.

Na primeira notícia-crime, Gleisi critica as aglomerações de Bolsonaro e diz que o presidente teria gastado verba pública de maneira indevida para custear a utilização de aeronaves militares e a mobilização de grande aparato de segurança em suas viagens.

Na segunda, o PSOL cita o fato de o chefe do Executivo ter retirado a máscara do rosto de uma criança.

A PGR, porém, diz que não há crime de Bolsonaro nesses casos e que "os estudos que existem em torno da eficácia da máscara de proteção são somente observacionais e epidemiológicos".

"Afastou-se, então, legalmente, a possibilidade de se considerar criminosa a conduta de quem, no atual contexto de epidemia, deixa de usar máscara

de proteção facial, equipamento cujo grau de eficácia preventiva permanece indefinido", diz.

A PGR afirma que para haver consumação de crime de infração de medida sanitária preventiva é necessário que se crie, de fato, situação de perigo para a saúde pública. "É preciso que a conduta possa realmente ensejar a introdução ou propagação de doença contagiosa", disse a PGR.

"Essa conduta [não usar máscara] não se reveste da gravidade própria de um crime, por não ser possível afirmar que, por si só, deixe realmente de impedir introdução ou propagação da Covid-19."

Quanto às aglomerações mencionadas no pedido de investigação feito pelo PT, a Procuradoria afirmou que o acúmulo de pessoas não pode ser atribuído exclusiva e pessoalmente a Bolsonaro.

De acordo com ele, todos que compareceram aos eventos, embora tivessem conhecimento suficiente acerca da epidemia da Covid-19, responsabilizaram-se, espontaneamente, pelas eventuais consequências da decisão tomada.

Embora a PGR coloque em dúvida a eficácia da utilização do item de proteção, diversos estudos já comprovaram como as máscaras, principalmente aquelas mais ajustadas ao rosto e com melhor filtragem, como as N95 ou PFF2, são eficientes para prevenir a infecção pelo coronavírus.

Fonte:FOLHA S. PAULO - 02/10/2021 10h:30min.