• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de maio de 2009

Institutos Federais decidem adotar novo Enem


O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif) aprovou a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de estudantes candidatos a vagas nos cursos superiores de tecnologia e licenciatura. Reunidos em Palmas, os reitores discutiram a proposta do Ministério da Educação de criar um vestibular unificado para todas as instituições federais de educação superior e de utilização do Enem em substituição ao vestibular tradicional.
O próximo passo é aprofundar as discussões sobre os critérios a serem utilizados. Embora tenham aprovado a adesão à proposta do MEC, os reitores demonstraram preocupações com alguns pontos, como a oferta de vagas para as populações locais, que podem ficar prejudicadas com o vestibular unificado. Também foi levantado o problema da exclusão dos alunos do ensino médio que não tenham participado do Enem, já que o exame não é obrigatório. Segundo o presidente do Conif, as dúvidas e questionamentos serão tratados em encontro, na próxima semana, com representantes do MEC, em Brasília.
Redação Terra

Governador Critica Gestão da UESC

Em visita ao sul do estado na última quinta-feira, o governador Jaques Wagner mandou um recado bem dado ao reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Joaquim Bastos. A instituição passa por crise de falta de professores, mas o petista tratou de transferir a responsabilidade pelo fato do governo para a administração da universidade durante um de seus discursos. “É bom que se diga que muita gente [o reitor] ficou vendendo ilusão, abrindo muito curso e não preparou os orçamentos das universidades nem [fez] a contratação de professores”, disparou, em referência à gestão de Bastos. Na Uesc, faltam, além de professores, técnicos e laboratórios com estrutura o suficiente para proporcionar o ensino. As informações são do blog Pimenta na Muqueca



Debúblio desiste do PT

O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, expulso do PT em 2005 por causa do escândalo do Mensalão, desistiu nesta sexta (8) de voltar ao partido por causa de pressões feitas por emissários do presidente Lula. A decisão foi tomada e anunciada por um Delúbio que tinha lágrimas nos olhos e afirmava que nada do que fez durante o período ocorreu sem que o PT tivesse consciência. O ex-tesoureiro estava com a ficha de preenchimento para o retorno do partido em mãos, mas acabou desistindo do ato. Delúbio também disse em seu discurso, proferido durante a reunião do Diretório Nacional do PT, que nenhum partido atua sem realizar caixa dois. “Quantos são os políticos brasileiros que realizaram campanhas eleitorais sem que alguma soma, por menor que fosse, não tenha sido contabilizada?”.
Fonte: Bahianotícias

Procuradoria denuncia Protógenes Queiroz por Violação de sigilo e fraude Processual


O MPF (Ministério Público Federal) ofereceu para a 7ª Vara Federal de São Paulo denúncia contra o delegado Protógenes Queiroz pelos crimes de violação de sigilo funcional e fraude processual. Protógenes chefiou a primeira fase da Operação Satiagraha --que apura supostos crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Ele foi afastado das investigações e é alvo de inquérito da PF que investiga desvios cometidos à frente da operação.
Para os procuradores da República, Protógenes cometeu violação de sigilo funcional ao convidar um produtor de TV Globo para gravar a tentativa de assessores de Dantas --Humberto Braz e Hugo Chicaroni-- de subornar um delegado da PF para excluir o nome do banqueiro das investigações da Satiagraha. A tentativa de suborno foi gravada em 19 de junho de 2008, em um restaurante de São Paulo.
A assessoria de Protógenes informou que ele não vai comentar a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal.
Por meio de nota, a TV Globo diz que não vai comentar o caso "em respeito ao sigilo da fonte, que é um princípio assegurado pela Constituição. "Como a TV Globo disse desde o primeiro dia, a credibilidade do jornalismo da Globo faz com que ela tenha fontes na sociedade civil em geral e em todas as esferas do setor público. Não foi diferente na cobertura da Operação Satiagraha", diz a nota.
O crime de fraude processual, segundo a Procuradoria, foi cometido com a edição do vídeo da tentativa de suborno para excluir das imagens os jornalistas. Para a Procuradoria, a alteração foi feita para não revelar que o vídeo não foi feito pela PF.
Os procuradores da República Fábio Elizeu Gaspar, Roberto Antonio Dassié Diana, Ana Carolina Previtalli e Cristiane Bacha Canzian Casagrande, que assinaram a denúncia, entenderam que os jornalistas que fizeram as imagens não cometeram nenhum crime.
Abin
A Procuradoria concluiu que não houve crime na participação da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na Operação Satiagraha, que apura supostos crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.
Para os procuradores, a participação da Abin é prevista na lei do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência).

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Salvador: Após Cinco Dias de Chuva, Problemas Aumentaram

Ainda que a chuva tenha dado trégua no começo da manhã, a cidade continua sofrendo os efeitos do mau tempo. Motoristas começaram o dia enfrentando engarrafamento na BR-324, na região da Brasilgás e Jaqueira do Carneiro, sentido Feira de Santana por causa dos alagamentos que atingiram a via. A avenida Paralela também teve trânsito lento no sentido Aeroporto, também por causa da água na pista.A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador/SETIN) interditou, em decorrência das chuvas, algumas vias parcial ou totalmente como o Vale do Ogunjá - sentido Vasco da Gama/Bonocô - Acesso da Av. Centenário à Av. Garibaldi; Baixinha de Santo Antônio, no Retiro; Ladeira de Santa Tereza (ligação da Bonocô com o bairro de Luís Anselmo); Rua Santos Dumont, no Comércio, parcialmente; Estrada da Rainha, parcialmente.
A chuva também provocou o desabamento de parte do teto da residência universitária da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela, que também apresenta infiltrações, mofo e limo. Ninguém ficou ferido.
Os estudantes se reuniram no local e protestaram contra a falta de infraestrutura da residência. No final do mês de abril deste ano, o imóvel ficou alagado após uma tubulação romper. Na ocasião, eles ocuparam a Reitoria.
A Codesal registrou até às 17h20, 317 ocorrências, sendo 206 deslizamentos de terra, 33 ameaças de deslizamento, 42 ameaças de desabamento de imóveis, 8 desabamentos de imóveis, 18 alagamentos de áreas, 4 desabamentos de muro, 1 ameaça de desabamento de muro, 4 árvores caídas, em Itapuã, Plataforma, Peiperi e Pituba e um galho caído na rua 1º de Janeiro, no Bairro Cidade Nova. 19 de todas as solicitações pedidas vieram do bairro de Periperi.
A previsão para este fim de semana, 9 e 10, é de chuva, mas de forma moderada e fraca, de acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). Nos sete primeiros dias do mês, choveu 75% do esperado para maio, que é de 324,8 mm.
O tempo chuvoso é comum neste período do ano até junho. A instabilidade em Salvador é influenciada pelos ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico.
Fonte: atarde

Dom Luiz Cappio ganha Prêmio na Alemanha


O bispo de Barra, Dom Luiz Flávio Cappio, recebe neste sábado, 9, em Freiburg, na Alemanha, o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo em reconhecimento à sua luta pelos povos do Nordeste e contra a transposição do Rio São Francisco. Este é o segundo prêmio internacional que o bispo recebe. O primeiro foi o Prêmio Pax Christi, em outubro de 2008, na cidade de Sobradinho (558 km de Salvador). Para Dom Cappio, o prêmio é o reconhecimento internacional “a uma luta que é plural e em defesa da vida”. Além de receber o prêmio, ele aproveita para divulgar na Europa a campanha “Povos indígenas em favor do rio São Francisco e contra a Transposição”, lançada no dia 6 de maio juntamente com as comunidades indígenas trukás, tumbalalá, pipipã e kambiwá, entre outras, na qual denuncia como a transposição do Rio São Francisco afetará a vida dos índios da região Nordeste. O cacique Neguinho Truká, da Ilha de Assunção (PE), espera que a campanha ajude a resolver as questões indígenas que estão emperradas, principalmente quanto à demarcação das terras Trukás. Hoje existem 4.200 índios Trukás vivendo dentro da reserva da Ilha de Assunção e 1.800 fora da Ilha. “Todos aguardam que o governo acelere a demarcação das terras. Fomos a Brasília e entregamos a carta-denúncia a autoridades como Marina Silva e discutir temas de interesse das comunidades indígenas como as construções de barragens, a transposição e o efeito do PAC em áreas indígenas”, afirmou o cacique. Os problemas enfrentados pelos índios nordestino será levado ao conhecimento dos europeus por Dom Luiz Cappio. Na Alemanha e na Áustria, ele participa de atividades que incluem visitas a cinco cidades européias, encontros com políticos, tomadores de decisão, representantes religiosos e a sociedade civil organizada que o apoiaram na ocasião do jejum em 2007. Dom Luiz diz que o prêmio é direcionado “a todos aqueles que estão em sintonia com a luta pelo São Francisco, como os vários segmentos sociais e as várias ONGs que lutam pelos povos do rio como as comunidades ribeirinhas, as nações indígenas e o povo quilombola”. Apesar de feliz com os prêmios ressalta que fica triste e indignado “com aqueles que estão cegos, surdos e se calam diante dessa luta”. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a campanha tem intenção de pressionar o Supremo Tribunal Federal a julgar ações judiciais pendentes contra o projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco, em especial a que trata das terras indígenas afetadas. A pressão virá através de um conjunto de ações que incluem relatórios, mobilizações e petição popular e entre as reivindicações está a realização de Audiências Públicas democráticas, para garantir o direito de participação popular na formulação e implementação das políticas do Governo Federal na bacia do São Francisco. Uma das pendências a serem julgadas é a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4113 que aponta irregularidades cometidas no período anterior ao início das obras de transposição. Segundo a CPT, a Constituição Brasileira, no seu artigo 49, a implantação de empreendimento que envolve terras indígenas, deve ser precedido de consulta ao Congresso Nacional. “As obras de transposição foram implementadas ignorando essa condição e 33 tribos indígenas estão sendo afetadas pelo empreendimento”, afirmam.
Fonte: atarde

Rede Record Contrata Ana Paula Padrão

Depois de quatro anos no SBT, a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão assinou contrato com a Record para comandar o jornalismo da casa. O anúncio foi feito na tarde de quinta-feira pela emissora paulista, confirmando que Ana Paula apresentará o Jornal da Record juntamente com Celso Freitas. O contrato da jornalista é de quatro anos e, na próxima segunda-feira, Ana Paula Padrão assina com a Record, na sede da emissora, na capital paulista, às 11h. “Voltei porque o mercado exigiu”, declarou, deixando no ar uma insatisfação com o trabalho feito na TV de Sílvio Santos, notório por mudar de idéia sobre sua programação a cada instante. A ida da apresentadora para o SBT, em 2005, foi cercada de badalação, mas não produziu muitos resultados para o jornalismo da emissora.
Fonte:Bahianotícias

O Imperador Está de Volta ao Flamengo

Aproximadamente um mês após afirmar em coletiva que ficaria afastado do futebol por tempo indeterminado, o atacante Adriano – ex-Seleção e Inter de Milão - foi apresentado pelo Flamengo na tarde de quinta-feira (7). O Imperador foi recebido em grande festa organizada pelo Urubu, na Gávea, após oito anos longe do rubro-negro carioca.
Fonte: BahiaNotícias

TST Bateu o Martelo: Diarista Não Merece Direito de Empregada

O Tribunal Superior do Trabalho decidiu no mês passado que diaristas que trabalham apenas três dias por semana no mesmo domicílio não estabelecem vínculo trabalhista da mesma maneira que as empregadas domésticas e, portanto, não merecem os mesmos direitos destinados às últimas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da união apenas nesta segunda (4) e decide que registro em carteira, INSS, férias e 13º salário não precisam ser fornecidos às diaristas que não ficam mais de três dias no mesmo lugar. O tribunal se baseou na legislação do trabalho que diz que para haver vínculo empregatício é preciso haver um trabalho continuado. A assessoria do órgão afirmou, contudo, que cada caso é diferente no momento dos julgamentos, mesmo que haja o entendimento que dois ou três dias de trabalho de faxina por semana no mesmo lugar não é uma comprovação de atrelamento trabalhista.
Fonte: BahiaNotícias

quinta-feira, 7 de maio de 2009

MPF e MPE Recomendam a Não Liberação de Recursos para Setor Imobiliário

Na contramão do que defende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os Ministérios Públicos Federal e Estadual enviaram recomendação a nove bancos públicos e privados para que não liberem recursos para a construção de 33 empreendimentos imobiliários em Salvador – incluindo o Canal de Mussurunga, obra da prefeitura da cidade, o Parque Tecnológico, do governo estadual, e Shopping Paralela, e 30 outros investimentos ao longo da Avenida Paralela. Com essa orientação, ambos os MPs impedem a criação de 14 mil postos de trabalhos, promovem o atraso econômico de uma capital com sérios problemas de desemprego e afugentam o empresariado para outros mercados, onde as oportunidades de instalação e até mesmo de incentivos são bem mais atraentes, segundo especialistas no assunto. Os investimentos, que totalizam R$ 3,9 bilhões, podem virar entulho.Na recomendação, o MP diz que "as medidas são consequências de reclamações que iniciaram com a ação civil pública ajuizada por entidades da sociedade civil organizada, entre elas o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (CREA), Instituto de Arquitetos do Brasil - Seção Bahia (IAB), Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Federação dos Bairros de Salvador (FABS), Associação Baiana de Imprensa (ABI) e União por Moradia Popular. As entidades da sociedade civil também apresentaram, em fevereiro de 2009, moção de apoio ao trabalho realizado pelos Ministérios Públicos." Assinada pelo procurador da República Ramiro Rockebach da Silva Matos Teixeira de Almeida, cuja ação no processo é tida como suspeita por entidades ligadas aos setores imobiliários, e pela promotora de Justiça Cristina Seixas Graça, o documento afirma que o MP da Bahia pediu, ainda, o afastamento do atual superintendente do Ibama na Bahia por concluir que seu modo de atuar não tem proporcionado a adequada defesa do meio ambiente em Salvador, não levando em conta que o próprio Supremo Tribunal Federal se pronunciando, garantindo que não cabe ao Ibama a intervenção desejada pelo procurador. Aliás, aqui na capital, o MP chegou ao ponto de tentar governá-la,proibindo mudanças na orla marítima suspendendo empreendimentos no Litoral Norte e até a instalação de um stand de vendas no Cabula.Os nove bancos advertidos a não liberar recursos para os investimentos foram – Real, Santander, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Unibanco, Caixa Econômica Federal (CEF), HSBC, Banco do Brasil (BB), Itaú e Bradesco. De acordo com os MPs "vasta documentação levantada pelo Ministério Público – relatórios, estudos, vídeos, fotos e outros documentos – comprovam que as obras dos empreendimentos estão causando problemas ao meio ambiente como aterro de cursos d’água, lagoas e de áreas úmidas; supressão de vegetação de modo irregular; manejo de animais silvestres sem autorização e sem plano de afugentamento, salvamento e resgate de fauna; ausência de adequação à Lei de Mata Atlântica, entre muitas outras irregularidades". Procurada para se manifestar, a direção da Ademi/BA disse que hoje dará a posição da entidade, após consulta à sua assessoria jurídica. Os integrantes dos MPs prosseguem nas suas argumentações: "Além do desrespeito à Legislação de Meio Ambiente, o Ministério Público constatou uma série de irregularidades nas licenças e embargos promovidos pelos órgãos ambientais estaduais e municipais relativos aos empreendimentos. Outro grave problema é o perigo de dano à saúde pública gerado pela infestação de barbeiros silvestres transmissores da Doença de Chagas nas áreas de Mata Atlântica submetidas à expansão imobiliária na cidade. O caso já é objeto de estudo científico da Fundação Oswaldo Cruz." Condomínio Horto Bela Vista; Cemitério Memorial da Paz; Condomínio Art Ville; Absolutto Imbuí; Condomínio Manhattan Square; Palm Ville; Alpha Life; Reserva Arboretto; Prime Ville; Atlantic Garder; Condomínio Ikê; Condomínio Tamari; Salvador Ville; Senai-Cematec (ampliação); Le Parc;Carpe Diem Alphaville; Brisas Residencial Clube; Alphaville Salvador 2; Natura Ville; Ocean View; Reserva Alphaville; Residencial Laguna; Aterro Orlando Gomes; Morada dos Príncipes; Colinas de Piatã; One Life; Forest Ville; Vila Alegro; Garden Ville e Jardim Mediterrâneo.
Fonte: Tribuna da Bahia

Copa do Brasil: Rugro Negro Baiano Avança na Competição

Foi sofrido, foi nos pênaltis, mas o Vitória conseguiu a classificação para as quartas de finais da Copa do Brasil. Durante o jogo só deu Atlético. O Vitória tentou se segurar de todos os jeitos, mas acabou levando três gol, que levou a partida para a disputa de pênaltis. Viáfara brilhou mais uma vez e na última cobrança o goleiro garantiu a classificação do Rubro-negro. Agora o Vitória enfrenta o Vasco-RJ na próxima fase da competição. As informações são do site Bahianoticias

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gerson Gabrieli: "Berzoini Não Tem Moral"

O presidente do DEM em Salvador e da União das Bases Empresarias, Gerson Gabrielli, repudiou nesta quarta-feira (6), no programa Fala Bahia, da Bahia FM, as declarações do comandante nacional do PT, Ricardo Berzoini. O petista disse no dia do trabalho que os empresários que aproveitam a crise para demitir são “ladrões”. O democrata, por sua vez, em entrevista ao apresentador Emmerson José defendeu os empregadores e questionou a validade do discurso. “Ricardo Berzoini não tem moral para falar de empresários. Ele nunca abriu uma empresa, nunca gerou empregos. Sua declaração foi muito infeliz e ele deveria vir a público pedir desculpas aos empresários brasileiros”, provocou. O ex-deputado federal ressaltou ainda que o empresariado sempre contribuiu para o crescimento econômico do país. “Será que Berzoini sabe disso? Será que ele sabe do sofrimento dos empresários com a extorsiva carga tributária e uma das maiores taxas de juros do mundo”, afirmou.

Fonte: site Bahianotícias.

Cresce Números de Prefeitos Cassados no País

Pesquisa realizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral mostra que o número de prefeitos cassados por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa nas eleições de 2008 cresceu 52,56% em relação as últimas eleições, em 2004. De acordo com o levantamento, 357 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores foram cassados após serem eleitos no ano passado.
A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de março de 2009 e abrangeu 2.503 zonas eleitorais, o que corresponde a 83,74% do total do país.
No total, 119 prefeitos foram cassados em 2008 após o julgamentos de recursos. Algumas, no entanto, ainda estão pendentes de confirmação. Em 2004, foram 71 cassações e nas eleições de 2000, apenas 40.
Apesar de mais numerosos, o levantamento também mostra o mesmo número --119-- de vereadores foi cassado após serem eleitos em outubro do ano passado. Em 2000, esse número era 15 e em 2004, 73.
A região mais atingida pelas cassações de vereadores foi a Nordeste, com 50 casos. A mesma região também concentrou o maior número de cassação de prefeitos, com 39, seguida de perto pela região Sudeste, que registrou 38 cassações.
O número de mandatos interrompidos pode crescer ainda mais nos próximos meses. A corregedoria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda tem 4.000 processos relacionados a corrupção eleitoral para analisar. Destes, 3.124 são processos sobre compra de votos no último pleito.
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral atribuiu o aumento de cassações a aplicação da Lei 9.840, de 1999, que combate a corrupção eleitoral. O movimento é formado por 40 entidades da sociedade civil, movimentos sociais e igrejas.
Fonte: Folhaonline

Problema Antigo: 135 Municipios Baianos sem Delegados


Não existe delegado de Polícia Civil em mais de um terço dos municípios da Bahia de acordo com levantamento oficial fornecido pela Secretaria de Segurança Pública. Ao todo, dos 417 municípios do território, 135 não tem quem coordene as investigações de crimes. A situação faz com que os policiais que trabalham nestas unidades espalhadas pelo estado convivam com situações quase esdrúxulas, como coordenadores que aparecem nos municípios uma vez por semana, delegacias sem sequer identificação nos imóveis e funcionários contratados como oficiais de Justiça e sem nenhum conhecimento sobre a prática policial fazendo as vezes de investigadores. De acordo com o secretário César Nunes, há recomposição dos quadros, mas que um delegado não é um profissional que se forma da noite para o dia, pois o concurso para a profissão envolve diversas etapas. Ele também afirma que as cidades que já foram contempladas com a chefia de investigação rapidamente reduziram os índices de violência.As informações são do site Bahianoticias.

Na Terra de Gabriela: População Pressiona e Câmera Reprova o "Motocobra"

Nesta terça, a pressão da população, e em particular dos estudantes, de Ilhéus conseguiu fazer com que os vereadores da cidade recusassem a proposta para que os cobradores de ônibus do transporte coletivo municipal tivessem sua função eliminada, obrigando o motorista a fazer as vezes do homem do dinheiro, o que se convencionou a chamar na cidade de “Motocobra”. As duas empresas que operam o transporte na cidade, São Miguel e a Viametro, vinham querendo generalizar o sistema de motorista-cobrador depois de ter feito experiência em alguns veículos. Entretanto, os representantes votaram por uma alteração na Lei Orgânica Municipal proibindo os empresários a eliminarem os postos dos cobradores. Vale menção à emenda feita ao projeto de alteração da Lei feita pelo vereador Alisson Mendonça: a partir de agora, o cobrador será chamado de “comissário de bordo”. As informações são do site Pimenta na Muqueca.

Chuva Não Poupou Nem o Palácio Thomé de Souza

A chuva que castigou Salvador ontem (5) não poupou nem sequer o Palácio Thomé de Souza, ao lado do Elevador Lacerda, onde funciona a sede da prefeitura da capital. A estrutura metálica premoldada construída nos anos 80 foi invadida em grande parte pela inundação da água que veio do céu e obrigou funcionários a deixarem o local, entre eles o próprio prefeito João Henrique. O peemedebista foi obrigado a despachar na Secretaria da Educação, enquanto diversos outros órgãos tiveram de migrar para prédios da administração pública espalhados pela região. Um laudo técnico da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) atestou que desgaste das calhas de captação de água pluvial do prédio foi a fonte do problema e comunicou que, para que ele seja resolvido, o palácio precisa ser desocupado por pelo menos dois meses. O prefeito já obedeceu à solicitação e disse que não sabe quando voltará ao seu local de trabalho habitual. As informações são do A Tarde.

Ligações Perigosas

A agente da polícia civil Rita Vieira da Silva é suspeita de namorar um preso e usar a cela para visitas íntimas no município de Encruzilhada, de cerca de 39 mil habitantes, no sudoeste da Bahia. Na delegacia com quatro celas para 32 presos Cleber Bispo, que responde por homicídio qualificado, tinha tratamento especial. O homicida tinha cela especial para seus encontros íntimos com a agente. Segundo Cleber, a cela foi “presente” da agente. “Nosso relacionamento de amizade é mesmo forte, tanto com a família quanto comigo. E é uma pessoa maravilhosa”, diz Rita. Uma amizade que o carcereiro Elenilton Rocha confirmou. “A cela era aberta 24 horas. A única pessoa que tinha visita íntima era ele”. Um inquérito administrativo foi aberto para apurar as denúncias contra Rita. Há suspeita de que Cleber seja o pai do filho caçula dela que nasceu há um ano. Rita não responde quem é o pai de seu filho, afirma apenas que “meu filho é meu filho'. Cléber, condenado a 12 anos de prisão, perdeu todas as regalias depois da nomeação de um delegado que duas vezes na semana dá plantão na delegacia de Encruzilhada.
Fonte:Bahianoticias

PMDB Mais Perto de Serra que Dilma, Será?

O blog do Josias informa que o PMDB tende hoje mais para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), do que para a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) na formação de uma aliança para a chapa presidencial de 2010. O PMDB quer a vice dessa chapa. "Se tivéssemos que tomar uma decisão hoje, estaríamos mais perto de fechar com Serra, não com Dilma", disse um integrante da cúpula do PMDB ao blog. De acordo com o blog, esse dirigente fez levantamento nacional da situação da legenda e verificou que o acerto com o petismo revela-se viável somente em três estados: Ceará, Amazonas e Piauí (neste último, com a dissidência do senador Mão Santa). Nas outras 24 unidades da federação, o PMDB caminha para uma aliança com PSDB e DEM.

Fonte: Bahianotícias

terça-feira, 5 de maio de 2009

ACM NETO: "WAGNER POLITIZOU CAOS EM SALVADOR"

O deputado federal ACM Neto (DEM) declarou nesta terça-feira (5) no plenário da Câmara que o governador Jaques Wagner politizou a situação das chuvas que atingem Salvador. “Já tem duas semanas que a prefeitura pediu a emergência e só depois que a situação piorou, que a cidade se transformou no caos, é que o governador Jaques Wagner (PT) decide pegar o seu luxuoso helicóptero para sobrevoar a nossa capital e se mostra disposto a atender o pedido, como se tivesse fazendo um favor a Salvador. Parece que o governador não tem noção das suas responsabilidades e quer fazer política partidária com tragédia”, protestou. Um dos atrasos para o atendimento do pedido, conforme foi veiculado durante a semana em alguns veículos, foi a necessidade de a solicitação partir do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção. “Onde estão os técnicos do governo? Será que é preciso um secretário pedir ao governador que decrete a emergência em Salvador? Por que todo esse teatro político desnecessário?”, declarou. Comenta-se nos bastidores que o prefeito João Henrique estaria bastante chateado com a situação, que aprofundou ainda mais o abismo entre as figuras centrais da política baiana. As informações são do site bahia noticias.

Chuvas Faz Wagner Convocar Prefeitos da RMS

O governador Jaques Wagner convocou, no finalzinho de tarde desta terça feira, os prefeitos de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho para uma reunião emergencial em seu gabinete, marcada para as 19h, de modo a analisar e discutir os estragos causados pelas chuvas nestes municípios e as medidas a serem tomadas. Wagner sobrevoou a região e, após o que viu, convocou os prefeitos que estão se deslocando para a Governadoria. Os estragos causados pelas chuvas foram considerados dos maiores nos últimos tempos anos, alcançando o Recôncavo baiano e, principalmente, a Região Metropolitana de Salvador. As informações são do site Bahia Notícias.

Temporal Causa Mortes em Salvador

Dois homens morreram soterrados, devido ao desabamento de um imóvel na Travessa 1° de Janeiro, Rua Nova, no bairro de Pirajá, na tarde desta terça-feira, 5. Integrantes do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codesal) trabalham no resgate de uma terceira vítima, que continua debaixo dos escombros. Um temporal castigou Salvador por quase dez horas ininterruptas, causando uma série de transtornos à população. Pontos de alagamento e trânsito caótico foram apenas alguns dos problemas enfrentados. O mau tempo também gerou restrições nas operações no Aeroporto internacional Luiz Eduardo Magalhães, e alguns voos foram desviados e redirecionados para o aeroporto de Aracaju. Já na Paralela, motoristas foram assaltados por grupos que promoveram arrastões, aproveitando o engarrafamento. A falta de estrutura na cidade gerou protestos em bairros como Mussurunga, Estação Pirajá, Cajazeiras, Lobato e Alto do Cabrito. De acordo com informações da Transalvador, a Av. Dorival Caymmi está interditada também por conta de uma manifestação de moradores, revoltados com os danos causados pela invasão das águas em suas residências. O trânsito melhorou um pouco, mas ainda há lentidão na região da Bonocô, Imbuí, Paralela e Valdemar Falcão. Até as 16h, a Codesal registrou 282 ocorrências em virtude das chuvas, sendo 174 deslizamentos de terra, 13 desabamentos de muros, 13 desabamentos de imóveis, 11 árvores caídas, 25 ameaças de deslizamento, 7 ameaças de desabamento de muro, 25 ameaças de desabamento e 10 alagamentos de área.

Dia caótico - No Dique do Tororó, a água transbordou e invadiu o asfalto. O problema também foi verificado no Centro de Convenções, na entrada do Ogunjá, nas avenidas Centenário e Bonocô e no Rio Vermelho, deixando o trânsito lento. As águas chegaram a cobrir a roda dos veículos e carros quebrados ficaram pelo meio do caminho em diversas vias da cidade.Na Pituba, a avenida Paulo VI ficou totalmente alagada, assim como as transversais Rua das Hortênsias e Rua Almirante Carlos Paraguassu de Sá. Nesta região, lojas que ficam abaixo do nível da rua fecharam as portas para que funcionários ajudassem a retirar a água de dentro dos estabelecimentos. Os pontos comerciais viraram abrigos para as pessoas que esperavam o temporal passar. A estudante universitária Lenita Fagundes, 43, permaneceu por mais de três horas com o veículo parado na Rua das Hortênsias, ao tentar buscar os netos no colégio. Alunos do colégio Edvaldo Boaventura, na entrada do conjunto Vale dos Rios enfrentaram muita água na saída da escola. Na mesma região, carros foram levados pela chuva. Na avenida Tancredo Neves, os pontos de ônibus ficaram lotados. A capital ainda teve 6 desabamentos de muro, 44 deslizamentos de terra, 3 ameaças de desabamento de muro, 8 ameaças de desabamento de imóvel, 2 ameaças de deslizamento de terra, uma árvore caída e um alagamento na região de Mata Escura.
Mau tempo - O mau tempo na capital baiana é provocado pela instabilidade no Leste e Norte da Região Nordeste, além da influência de nuvens que estão sobre o Oceano Atlântico. Até esta segunda, 4, choveu 52,1 milímetros da média para os meses de maio, que é de 349,5 mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e nesta quarta, 6, deve continuar chovendo.Em caso de emergência, o cidadão deve ligar para 199 - a ligação é gratuita. A Defesa Civil recomenda que quem mora em área de risco fique atento a sinais de rachaduras, aumento repentino do nível de rios e riachos e inclinação de postes de iluminação e árvores. As informações são do jornal atarde.

Ciro Gomes: Governo Não Deve Ceder ao PMDB


O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse hoje, no Rio de Janeiro, não enxergar as pressões do PMDB em torno da pasta das Relações Institucionais, ocupada pelo ministro José Múcio Monteiro (PTB), e defendeu que o governo não recue da decisão de profissionalizar a diretoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Para ele, o governo não deve atender a pedidos do PMDB de olho na aliança nacional com o partido em 2010. "É um cheque em branco", definiu.O PMDB botou José Múcio no alvo dos ataques políticos desde a disputa para a presidência do Senado, no início do ano. Os peemedebistas não perdoam o fato do ministro ter trabalhado pela candidatura de Tião Viana (PT-AC), derrotado pelo senador José Sarney (PMDB-AP). O que o PMDB quer é trocar o apoio à pré-candidatura da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência pela abertura de um assento permanente? para o partido na coordenação política do governo. A legenda quer também a revisão de exonerações Infraero, que atingiram afilhados peemedebistas, o que iria contra a estratégia do governo de profissionalizar a estatal.Ciro Gomes ainda disse hoje que só a iniciativa dos parlamentares pode retomar uma agenda consistente no Congresso Nacional, após a série de escândalos envolvendo o uso indiscriminado de passagens aéreas. Para o deputado, falta visibilidade aos projetos que tramitam na Casa.
Fonte: Agência Estado

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ex. Presidente Fernando Collor Defende 3º Mandato de Lula

O ex-presidente e agora senador Fernando Collor declarou em entrevista ao jornal Valor Econômico que não só defende como também acredita em um novo mandato do presidente Lula, o terceiro seguido. Para o parlamentar que foi cassado nos anos 90 após uma série de escândalos, Lula só não conseguirá um novo período de 4 anos de governo se não quiser. As razões para isto são políticas, uma vez que 13 dos 17 partidos do Congresso Nacional são de sua base de aliados, e também populares. “Se perguntarmos à população se ela está de acordo com um terceiro mandato, pelo menos metade aprovará. Dos 17 partidos com representação no Congresso, 13 ou 14 fazem parte da base de sustentação do governo”. Para Collor, uma mudança na figura presidencial brasileira desagradaria diversos setores, em especial os empresários. Mesmo que este novo presidente seja Dilma Rousseff, a pré-candidata petista ao cargo.As infromações são do site Bahia Noticias.

MEC ESTUDA MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO

O Ministério da Educação pretende acabar com a divisão por disciplinas presente no atual currículo do ensino médio, o antigo colegial, informa reportagem da Folha desta segunda-feira. A proposta do governo é distribuir o conteúdo das atuais 12 matérias em quatro grupos mais amplos (línguas; matemática; humanas; e exatas e biológicas). Na visão do MEC, hoje o currículo é muito fragmentado e o aluno não vê aplicabilidade no programa ministrado, o que reduz o interesse do jovem pela escola e a qualidade do ensino. A mudança, informa a reportagem, ocorrerá por meio de incentivo financeiro e técnico do MEC aos estados (responsáveis pela etapa), pois a União não pode impor o sistema. O Conselho Nacional de Educação aprecia a proposta hoje e amanhã e deve aprová-la em junho (rito obrigatório). O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá substituir o vestibular das universidades federais, será outro indutor, pois também não terá divisão por disciplinas.
Fonte:~Reportagem da Folha.

FHC CRITICA DEFESA DE LULA AO CONGRESSO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem, em São Paulo, que seu sucessor no Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, estava apenas se justificando ao defender os congressistas no caso do escândalo das passagens aéreas. "Se ele deu (passagens aéreas quando era deputado federal), ele está se justificando", disse. Sobre Lula ter classificado como "hipocrisia" as críticas aos salários dos parlamentares, FHC afirmou discordar do petista: "Eu sou mais restritivo". Na sexta-feira passada, Lula disse que, durante sua passagem pela Câmara dos Deputados - ele foi eleito em 1986- auxiliou sindicalistas com sua cota de passagens aéreas. As informações são do site Bahianoticias.

Criança Suspeita de Gripe Suína em Salvador Recebe Alta

A criança de três anos de idade que estava internada no Hospital Aliança desde a semana passada para ser monitorada por conta de sintomas da gripe suína recebeu alta nesta segunda (4). Os médicos que participaram da monitoração afirmaram que os sintomas que a garota apresenta não são os da nova gripe e que, na verdade, sua internação foi uma questão de precaução devido a uma viagem que ela fez com a família recentemente para o México, e de onde voltou na última sexta (1). Os resultados dos exames deverão ser divulgados oficialmente até a terça ou quarta-feira.

domingo, 3 de maio de 2009

RUGRO-NEGRO BAIANO É TRI-CAMPEÃO

Mesmo com muitas novidades entre os titulares, o Bahia começou a partida melhor, e não demorou para abrir o placar. Aos 4 minutos o atacante Reinaldo Alagoano recebeu de Paulo Roberto e mandou para as redes do goleiro Viáfara, para alegria da torcida tricolor presente no Barradão.
O meio campo montado com quatro volantes pelo técnico Alexandre Gallo conseguiu anular o Vitória, principalmente as jogadas de Apodi, que não conseguiu aparecer durante todo a etapa inicial.
Para desespero do rubro negro, aos 46 minutos Ávine marcou o segundo gol do Bahia, resultado que garantia o título para o time tricolor.
No segundo tempo, o Vitória voltou com mais vontade e começou a ameaçar o Bahia. O gol, no entanto, só saiu na segunda metade da etapa complementar. O artilheiro Neto Baiano recebeu de Apodi e bateu no canto esquerdo de Marcelo para diminuir o placar.
O Vitória continuou pressionando, e aos 46 Ramon Menezes, em cobrança de pênalti, igualou a partida, o que praticamente acabou com o sonho do Bahia, que precisava vencer por dois gols de diferença.
Logo após o gol, os jogadores dos dois times se estranharam e iniciaram uma confusão, onde Jackson, meio campo do Vitória, levou a pior, após ser atingido pelo spray de pimenta utilizado por um dos policiais. A briga entre os atletas, no entanto, não atrapalhou a festa dos campeões com a torcida, que mesmo debaixo de chuva cantava e pulava com os atletas.
Com o empate, o Bahia totaliza oito anos sem títulos estaduais. A última vez que o clube tricolor venceu o Campeonato Baiano foi em 2001. O time tricolor, no entanto, aumentou o tabu, e está a quatro anos sem perder para o Vitória no Barradão.
Já o Vitória, além de campeão, determina uma hegemonia na década, com oito títulos nos últimos 10 anos. O time entra no brasileiro embalado, e ainda encara a Copa do Brasil, onde no meio de semana venceu o Atlético MG pelo placar de 3 a 0.
Fonte:Tribuna da Bahia

Mais Uma Suspeita de Gripe Suína em Salvador


Uma criança foi internada no Hospital Aliança sob suspeita da gripe suína, ontem (02).
A menina, com cerca de três anos, chegou do México na última sexta-feira (1º), apresentando sintomas da gripe suína, como tosse e febre alta.Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a menina está sendo monitoradada.As informações são da Tribuna da Bahia.