• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de julho de 2020

Igreja de Edir Macedo processa ex-aliado por uso de símbolos e até pela 'marca' Jesus Cristo

POLÊMICA GOSPEL: pastor promete tomar igreja Universal de Edir ...
foto:reprodução/google
Igreja Universal do Reino de Deus | Notícias Gospel
logomarca da igreja que Panceiro criou e Edir Macedo questiona
A Igreja Universal do Reino de Deus, comandada pelo líder religioso Edir Macedo, decidiu brigar na Justiça com o ex-número dois da instituição, o bispo Romualdo Panceiro, pelo uso de marcas e símbolos supostamente pertencentes à denominação, inclusive "Jesus Cristo" e "Pomba".
Apontado por Macedo como o seu sucessor, Panceiro rompeu com o antigo chefe e lançou, no início de junho, a sua própria igreja.
O nome é praticamente idêntico ao da Universal: Igreja das Nações do Reino de Deus. A nova denominação usa como um de seus símbolos uma pomba branca, semelhante à utilizada pelo grupo de Macedo, embora esteja junto de uma cruz.
No caso de Jesus Cristo, o questionamento é motivado pela representação gráfica do nome, que segundo a Universal seria muito similiar à sua.
A Universal entrou, então, com uma ação na 1ª. Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem do Fórum Cível de São Paulo reivindicando o direito de imagem.
A igreja de Macedo afirmou ter o registro das marcas "Universal", "Universal Igreja do Reino de Deus", "Universal Jesus Cristo é o Senhor" e "Reino de Deus".
Também disse que Panceiro utilizou "indevidamente" as marcas e outros símbolos da Universal, como "Jesus Cristo" e "Pomba", segundo o texto da ação judicial, para "solicitar doações de fiéis por meio de depósitos bancários, induzindo-os a erro".
A Universal requereu a concessão de tutela de urgência para que Romualdo e a Igreja das Nações "se abstenham imediatamente de utilizarem indevidamente e de maneira não autorizada o nome, imagem e marcas registrada da entidade religiosa", a fim "de obter vantagem econômica indevida ao induzir fiéis".

Romualdo Panceiro em vídeo gravado em maioDireito de imagemFACEBOOK/REPRODUÇÃO
Image captionRomualdo Panceiro em vídeo gravado em maio, na sede em construção: igreja fica próxima ao Templo de Salomão

A juíza Paula da Rocha e Silva Formosa, no entanto, indeferiu a imediata suspensão do uso do nome. Panceiro disse na terça-feira (21), por meio de um porta-voz, não ter sido notificado oficialmente.
"Não sei do que se trata o processo, mas estou perplexo com essa atitude. Eu só quero fazer uma coisa: com base na Bíblia sagrada, ganhar almas falando da fé", declarou. Procurada, a Universal não retornou até o fechamento desta reportagem.
'Concorrência' próxima
O ex-número dois na hierarquia da Universal inaugurou a sua igreja na avenida Celso Garcia, no bairro do Brás, região central de São Paulo, nas proximidades do Templo de Salomão, o gigantesco centro religioso erguido por Edir Macedo.
Ex-responsável pela Universal no Brasil e em Portugal, Panceiro deixou a instituição em 2018. Estava na igreja havia mais de 30 anos. Sua saída foi atribuída oficialmente a "condutas inadequadas". Fora flagrado em adultério, segundo ex-colegas.
Em um vídeo divulgado no YouTube em 2018, Macedo confirmou o seu desligamento e o chamou de Sambalá — o personagem da Bíblia considerado traidor, que se opôs à obra de reconstrução do muro de Jerusalém.
Em uma gravação, disse que o ex-aliado estava "no inferno". Em um culto no Rio de Janeiro, no ano passado, atacou novamente Panceiro e outro ex-bispo da igreja, João Leite.
Disse que os dois eram "pastores apagados" e viviam "em pecado", "na rua da amargura". Panceiro, segundo Macedo, teria se envolvido "com mulheres da rua".
Macedo tinha uma avaliação de Panceiro completamente diferente até há alguns anos. Na biografia O Bispo, escrita em parceria com o jornalista Douglas Tavolaro e lançada em 2007 (Editora Larousse), apontou Panceiro como "o maior milagre da Igreja Universal".
E anunciou: "Se eu morrer hoje, o Romualdo assume tudo. E tenho certeza de que os demais bispos irão respeitá-lo como me respeitam hoje. A Igreja Universal não é um trabalho pessoal, mas uma obra espiritual", garantiu.
Além da falha comportamental apontada, o que mais pesou no afastamento de Panceiro foi a desistência de Macedo de alçá-lo ao posto de líder máximo da igreja no futuro. Macedo passou a dar maior espaço e visibilidade na igreja ao bispo e genro Renato Cardoso, casado com a sua filha Cristiane.
Cardoso foi consolidado como o herdeiro, o futuro comandante do império de Macedo, um conglomerado que abrange, além da igreja, a TV Record, o Banco Renner (agora Digimais) e dezenas de empresas nos mais diversos ramos, de hospitais e plano de saúde a seguradora e companhias de transporte e segurança.
Com o genro no comando, Macedo optou por deixar a igreja e os negócios com a família. A ascensão de Cardoso desagradou profundamente Panceiro, gerando atritos com o antigo líder.
Outros religiosos antigos e influentes na Universal têm feito oposição ao crescimento de Cardoso, gerando desgastes e riscos de novas rupturas.
Apesar de não ser ainda tão conhecido fora do mundo evangélico, Panceiro é visto como uma forte liderança da Universal, com ascendência sobre muitos bispos e pastores — pois ajudou a formar muitos deles —, e com poder e prestígio suficientes para arrebanhar uma leva significativa de fiéis. Internamente, tinha uma liderança maior do que, por exemplo, o bispo Valdemiro Santiago, que rompeu com Macedo e fundou, em 1998, a Igreja Mundial do Poder de Deus.
O outro concorrente da Universal mais conhecido é o missionário RR Soares, cunhado de Edir Macedo e fundador da denominação, hoje, à frente da Igreja Internacional da Graça. RR era o número um da Universal quando saiu, em 1980.

Mulher com as mãos entrelaçadas reza sobre uma BíbliaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionUniversal está entre as agremiações neopentecostais, que enfatizam a cura e o milagre e se identificam com a Teologia da Prosperidade

Romualdo Panceiro tem um histórico parecido com o de outros líderes da igreja. Ex-cortador de cana, foi viciado em drogas.
"Eu passava os finais de semana me drogando. Meu pai era louco. Eu não tinha o que comer. Não havia futuro para mim", contou o então aliado de Edir Macedo, na obra O Bispo.
De mero frequentador da igreja, tornou-se evangelista, depois obreiro e pastor. Dirigiu uma igreja em Copacabana, no Rio. Chegou a bispo e acumulou poder na hierarquia. Mas a relação entre ele e Macedo estremeceu. Chegaram a ter discussões ásperas, segundo ex-colegas.
No início do mês, Panceiro utilizou a sua conta no Instagram para responder a ataques que teria sofrido de Macedo.
Segundo ele, Macedo teria, em uma reunião de pastores, lhe chamado de "endemoniado" e rotulado a sua igreja de "botequim".
O ataque teria sido motivado pelo telefonema de um fiel que denunciara um suposto aliciamento de Panceiro a pastores da Universal, a fim de fortalecer a sua igreja.
"É um desrespeito chamar a casa de Deus de botequim. Eu cometi erros, mas falei dos meus erros ao senhor (Macedo), e pedi perdão. E o senhor disse que eu iria morrer. Essa é a palavra que se deve dar a uma pessoa que cometeu erros, dizer que ela vai morrer? Ou é dar uma palavra de fé para que ela possa se levantar?", questionou o antigo aliado.
Panceiro considerou que Macedo deveria ser grato a ele por ter devolvido à igreja tudo o que mantinha em seu nome, até sua saída. Entre outros bens, havia emissoras de rádio e TV em Campos, no Rio de Janeiro.
"O endemoniado aqui que o senhor chama assinou os documentos e passou uma procuração para a igreja, tirando todos os bens do seu nome. Eu poderia ficar com tudo e estar muito bem, mas eu não achei justo", afirmou Panceiro.
"Com uma procuração, entraram na minha conta. E para validar a situação movimentaram mais de R$ 12 milhões. Fizeram doações para instituições da igreja ou para a própria igreja. Eu tenho provas disso. Tudo isso está declarado no meu imposto de renda. Inclusive, foi feito pela contabilidade da igreja. Eu não fiquei com um tostão", garantiu o ex-integrante da Universal, na rede social.

Outras disputas

Além de Romualdo Panceiro, outros nove bispos deixaram a Universal nos últimos quatro anos. No ano passado, Rogério Formigoni, ex-apresentador do programa religioso Nação dos 318 (ex-Congresso para o Sucesso), dirigido a empresários e transmitido pela TV Record, foi afastado.
Formigoni abriu recentemente, em Belo Horizonte, a Igreja Hospital da Alma. O ex-bispo da Universal João Leite fundou, também em 2019, no Rio, a Igreja do Tratamento Espiritual.
Vários outros antigos bispos da Universal foram removidos por Macedo nos últimos anos, estrategicamente, para outros países. A ideia era deixar o terreno livre no Brasil para o crescimento de seu genro, Renato Cardoso.
Criticado por atuais e ex-colegas, Cardoso é visto como "inexperiente", alguém que "não ralou" e não teria contribuído "para o crescimento da instituição".
As maiores igrejas evangélicas hoje no Brasil são a Assembleia de Deus (12,3 milhões de fiéis), a Igreja Batista (3,7 milhões) e a Congregação Cristã do Brasil (2,2 milhões).
A Universal (1,87 milhão) é a quarta, e a maior entre as chamadas neopentecostais. São as igrejas que enfatizam a cura e o milagre e se identificam com a Teologia da Prosperidade, doutrina que considera a riqueza material uma benção de Deus.
FONTE: BBC NEWS -25/07/2020 - 22h:36nin.

Primeiro caso "suspeito" de coronavírus na Coreia do Norte

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, visita as obras do Hospital Geral de Pyongyang
foto:reprodução AFP
Um primeiro caso "suspeito" de coronavírus foi registrado na Coreia do Norte, que está em "emergência máxima", anunciou a agência de notícias oficial KCNA neste domingo (horário local, noite de sábado no Brasil). 
Trata-se de uma pessoa que "voltou em 19 de julho depois de ter cruzado ilegalmente a linha de demarcação" que faz fronteira com a Coreia do Sul, segundo a KCNA. 
A agência descreve a pessoa suspeita de ter sido infectada como "um fugitivo que foi para o sul há três anos" e teria sido encontrado na cidade de Kaesong, na fronteira com a Coreia do Sul. 
Essa pessoa "foi inicialmente submetida a uma quarentena rigorosa, e todas as pessoas que estiveram em contato com ela e as que estiveram nesta cidade nos últimos cinco dias estão sendo investigadas minuciosamente", informou a KCNA.
Pyongyang afirmou anteriormente não ter casos de coronavírus e que as fronteiras do país permaneceriam fechadas. 
Para lidar com a "situação perigosa" e "que poderia levar a uma catástrofe mortal e destrutiva", o líder norte-coreano Kim Jong Un convocou uma reunião do gabinete político no sábado para adotar um "sistema de emergência máximo e emitir um alerta de alto nível" para conter a epidemia, disse a agência oficial.
Apesar das medidas estritas de quarentena, "parece que o vírus entrou no país", disse Kim Jong Un, segundo a KCNA. 
O líder norte-coreano disse que o governo tomou "a medida preventiva para confinar completamente a cidade de Kaesong" em 24 de julho, acrescentou a fonte.
FONTE:AFP -25/07/2020

Bolsonaro recorre ao STF contra suspensão de perfis de aliados


CONTRA-ATAQUE – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido): documento entregue neste sábado tem o intuito de reverter decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes - Andressa Anholete/Getty Images 


O presidente Jair Bolsonaro(sem partido) entrou neste sábado(25) com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) via AGU, no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter as decisões do ministro Alexandre de Moraes que do STF que bloqueou contas no facebook e twitter de aliados dos presidente Bolsonaro.

O presidente escreveu via redes sociais " - Agora às 18hs, juntamente com a AGU, entrei com uma ADIn no STF visando ao cumprimento de dispositivos constitucionais.
- Uma ação baseada na clareza do Art. 5°, dos direitos e garantias fundamentais.
- Caberá ao STF a oportunidade, com seu zelo e responsabilidade, interpretar sobre liberdades de manifestação do pensamento, de expressão, ... além dos princípios da legalidade'.

fonte:Veja.com c/adaptações


Em 24 horas, Bahia registra novos 3.632 casos e 44 óbitos pela Covid-19


Praça do Feijão  - Centro da cidade de Irecê no centro norte do Estado -foto:Blog Fique Informado


O estado da Bahia, segundo informações da Secretaria de Saúde (Sesab), registrou nas últimas 24 horas novos 3.632 casos de infecção pelo novo coronavírus. No mais recente balanço divulgado pela pasta foram contabilizados mais 44 óbitos pela doença, totalizando, até o momento, 3.140 mortes pela Covid-19 no território. 

De acordo com mesmo levantamento, foram registrados no mesmo período 4.206 curados. No total, a Bahia já registra 128.739 recuperados. Desde o início da pandemia, num período de quatro meses, o estado notificou 146.399 casos de infecção pela Covid-19 em 407 dos 417 municípios. Salvador apresenta 36,13% dos acometidos. 


Região de Irecê


Nesta semana, houve um acréscimo de mais de 200 novos casos do novo coronavírus na região, dentre esses novos casos estão idosos residentes a ABAI que cuida de idosos na cidade de Irecê, onde 32 idosos testaram positivo, como também funcionários instituição, tendo um idoso vindo a óbito. 

E diante deste quadro e após reunião de 18 prefeitos com o governador Rui Costa e o Secretário de Saúde Fabio Villas Boas, o Estado resolveu adotar o toque de recolher em todos os municípios da região com exceção de Xique-Xique, pelo menos na publicação do Decreto de nº 19.859/2020 do Diário Oficial de hoje não saiu a cidade de Xique-Xique, cujo gestor é o prefeito Reinaldo Filho do MDB. A medida será adotada por uma semana iniciando no domingo(26) até o dia 02/08, no horário das 18h às 05h, 

A região já registrou até este sábado(25) 1.275 casos confirmados, com 1001 pessoas recuperadas,com 14 óbitos (6 em Irecê, 4 em João Dourado, 1 em Uibaí, 1 em Ibititá, 01 em Mulungu do Morro e 01 em Lapão) e 260 casos positivos ativos.

A cidade de Irecê lidera em números de casos ativos com 62, seguida de Cafarnaum com 58 e em 3º lugar vem a cidade de João Dourado com 29.

Ação conjunta: Draco e COE capturam sequestradores paulistas em Feira

Foto: Alberto Maraux

Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil da Bahia ajudaram na finalização de um sequestro que ocorria em São Paulo.

 Dois criminosos paulistas, que se escondiam no município de Feira de Santana, acabaram presos, na manhã deste sábado (25).

A Polícia Civil da Bahia atuou, após pedido de apoio da Delegacia Antissequestro de São Paulo. Os policiais civis baianos montaram uma campana e conseguiram interceptar um dos sequestradores, em um veículo modelo BMW, placa FGP-5978. Durante conversa preliminar ele informou onde o seu irmão estava. As equipes foram até o bairro Campo Limpo e efetuaram a prisão.

ssp
Foto: Alberto Maraux


Após cumprimentos dos mandados, os criminosos informaram onde a vítima estava, na cidade de Mongaguá, em São Paulo. No local do cativeiro, outros quatro sequestradores foram capturados e a vítima liberada. Os criminosos, após exames de rotina, serão encaminhados para São Paulo.

"Atuamos sempre em parceria com as outras polícias estaduais. Ações conjuntas, com troca de informações, nos colocam sempre à frente das organizações criminosas", declarou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.


Fonte: Ascom / Alberto Maraux

Paulo Marinho diz ao MPF que valores movimentados por Queiroz eram superiores a R$1,2 milhões

foto:reprodução
Trechos do depoimento do empresário Paulo Marinho ao Ministério Público foram divulgados na sexta-feira (24) pelo Jornal Nacional, da TV Globo. Suplente de senador de Flávio Bolsonaro (Republicanos- RJ), Marinho afirma que a Polícia Federal deu informações privilegiadas ao filho do presidente sobre investigações que envolviam o ex-assessor Fabrício Queiroz.
Durante o depoimento, o empresário disse que o advogado Victor Granado, ex-assessor de Flávio, contou que, após saber das movimentações financeiras atípicas de Queiroz, obrigou o ex-PM a lhe passar as senhas do banco.
Conforme Marinho, Granado contou que ao verificar os extratos viu que o montante de dinheiro movimentado “era bem superior” ao que era noticiado na imprensa.
“”Aí o Victor começou o relato. Ele disse: ‘olha, eu ontem estive com o Queiroz e eu obriguei o Queiroz a me repassar todas as senhas das contas bancárias dele, e eu passei essa madrugada toda entrando nas contas do Queiroz e os montantes que eu descobri, que informei agora de manhã para o Flávio, são muito superiores a esses que a imprensa está noticiando. Inclusive, porque eles se referem a anos anteriores a esses que a imprensa está noticiando'”, disse Marinho.
Marinho foi questionado pelo MPF se estava se referindo ao valor de R$1,2 milhão identificado na ocasião pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) como fruto de movimentações financeiras suspeitas. Ele confirmou.
Também em depoimento ao Ministério Público do Rio, o senador Flávio Bolsonaro afirmou desconhecer vazamento de informações da operação policial. Informações da Istoé

COVID-19: Minas passa dos 110 mil casos e registra 2,4 mil mortes pela doença

5 bilionários têm mesmo que 50% mais pobre no Brasil, diz Oxfam ...
Belo Horizonte -capital das Minas Gerais - foto:Exame/reprodução

Minas Gerais tem mais de 110 mil casos confirmados de coronavírus. É o que aponta o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) deste sábado, que registrou 3.281 notificações da doença nas últimas 24 horas, totalizando 110.093 pessoas infectadas. Ao todo, 2.404 vidas foram perdidas pela COVID-19, sendo 89 notificações de óbitos no período de um dia. 

Ao todo, 370 municípios mineiros registram pelo menos uma morte por COVID-19. O boletim também aponta 123 óbitos em investigação. Já o número de cidades com ao menos um caso confirmado de coronavírus está em 792, o que corresponde a 92,84% do território estadual. O estado também informou que 82.447 pessoas já se recuperaram da doença.

A taxa de letalidade em Minas está em 2,1%. A maior parte das vidas perdidas por COVID-19 no estado foram de homens, com 58% (1.385 mortes). Dos 2.404 óbitos, 1.834 (76,28%) foram de pessoas que tinham acima de 60 anos de idade. A média de idade das vítimas é de 69 anos. O boletim ainda aponta que 83% dos óbitos a pessoa apresentava ao menos uma comorbidade.

fonte:O Estado de MInas - 25/07/2020

EUA bloqueiam entrada de estudantes estrangeiros que teriam aulas remotas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: JIM WATSON/AFP
O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, DONALD TRUMP. FOTO: JIM WATSON/AFP


O serviço de imigração e controle de aduanas americano (ICE) informou nesta sexta-feira 24 que novos estudantes estrangeiros cujas aulas forem exclusivamente remotas não poderão entrar no país, depois que o governo desistiu de impor uma nova regra, após uma onda de indignação.

“Os estudantes com matrículas novas ou com status posterior a 9 de março não poderão entrar nos Estados Unidos para seguirem cursos em escolas como estudantes não-imigrantes no outono caso seus programas sejam 100% on-line”, informou a direção do ICE.
O governo de Donald Trump, que mantém uma política austera contra a imigração irregular e que, durante a pandemia, suspendeu a emissão de vários vistos, anunciou, no começo do mês, que não receberia, nem permitiria, que estudantes cujos programas fosse exclusivamente remotos devido à pandemia permanecessem no país.
Depois que universidades renomadas, como Harvard e MIT, protestaram contra a decisão e recorreram à Justiça, o governo americano voltou atrás, no último dia 14.
Os Estados Unidos contabilizam cerca de 1 milhão de estudantes estrangeiros (5,5% do total) e muitas instituições dependem, em grande parte, dos pagamentos dos mesmos.

fonte:Carta Capital -25/07/2020

Bolsonaristas driblam bloqueio imposto pelo STF e continuam atacando Moraes nas redes

Resultado de imagem para sara winter
foto:reprodução
Bolsonaristas estão driblando o bloqueio a seus perfis nas redes sociais imposto na sexta-feira (24) por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito das fake news.
Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, como a suspensão é restrita apenas ao território nacional, os apoiadores do presidente modificarem as configurações de suas contas e, no mesmo dia, já estavam tuitando e atacando o próprio ministro.
De acordo com a publicação, a ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, líder de um grupo armado de extrema direita, chamou Moraes de “cabeça de piroca” e “ditador de merda” em sua conta bloqueada para o Brasil. Ela foi presa em junho em operação do inquérito dos atos antidemocráticos, também sob relatoria do ministro. Na ocasião, disse que infernizaria a vida dele.
Outro que foi alvo do bloqueio, o blogueiro Bernardo Küster divulgou um passo a passo de como alterar as configurações da conta para fora do país e continuar utilizando. Perfis com localização fora do Brasil conseguem visualizar essas contas ocultadas pela decisão de Moraes.
Por meio de nota, o Twitter afirmou que quando recebe “uma solicitação válida e adequadamente definida de uma entidade autorizada, pode precisar reter o acesso a determinados conteúdos em um país específico”. Informações do Bahia.Ba