• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 19 de agosto de 2017

Barcelona: Polícia encontra criança desaparecida em ataque

Julian Cadman: O garoto australiano Julian Cadman desaparecido após atentado de Barcelona
foto:reprodução
A polícia de Barcelona confirmou a dois jornais espanhóis que encontrou a criança australiana de sete anos, identificada como Julian Cadman. O menino estava desaparecido desde quinta-feira (17), quando se separou da mãe durante no atentado terrorista de quinta-feira em Barcelona.
A mãe, Jom Cadman, está entre os feridos no ataque. O filho estava com ela poucos momentos antes do atentado que matou pelo menos 13 pessoas e feriu outras 80Não há informações, porém, sobre o estado de saúde de Julian.
Uma depois que se separou da mãe,  A família afirmou nesta nesta sexta-feira (18) que o pai do menino, partiu de Sidney, na Austrália, rumo à Espanha para tentar encontrá-lo.
Conforme o jornal inglês Daily Mail, acredita-se que Julian estava vestindo uma camiseta branca, óculos de aviador e um boné no momento em que ele se separou da mãe.
A família fez contatos com as autoridades locais pela internet e ao mesmo tempo distribuiu uma foto recente do menino desaparecido.
Fonte: MNS/Com EFE/

Eleições 2018: Lula cita Jaques Wagner e o Gov. Rui Costa como alternativas


                    O gov.  da Bahia Rui Costa,, o ex- presidente Lula e o ex- ministro Jaques Wagner -foto:Rui Costa/facebook/reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta sexta-feira, 18, a possibilidade de ser impedido de disputar a eleição do ano que vem e listou possíveis substitutos. Em longa entrevista ao jornalista Mario Kertész, da Rádio Metrópole, de Salvador, o petista admitiu que “o golpe não fecha” sem a sua interdição eleitoral e citou o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, os governadores petistas de Minas Gerais, Fernando Pimentel, da Bahia, Rui Costa, do Ceará, Camilo Santana, e do Piauí, Wellington Dias, como possíveis substitutos caso seja condenado em segunda instância e impedido de disputar o pleito de 2018.
Aos 71 anos de idade, foi condenado em 12 de julho a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo juiz Sérgio Moro. Se a decisão do magistrado for mantida pela 2.ª instância, Lula poderá ser impedido de se candidatar com base da Lei da Ficha Limpa. 
O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ficaram de fora da lista de Lula.
"A gente tem (Jaques) Wagner, que tem um pedigree político como ninguém tem nesse País. O cara que acabou com o carlismo (domínio da política local pelo grupo do ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães), se elegeu duas vezes. Tem Rui (Costa, atual governador, do PT) que está indo maravilhosamente bem. 
Ontem vi o carinho do povo com ele, um carinho assim de gente grande. Então, na hora que for necessário escolher, a gente escolhe", afirmou.
Em conversas com dirigentes petistas, Lula tem citado Wagner, Costa e Pimentel como possíveis substitutos. Para o ex-presidente Haddad, segundo relatos, seria o nome natural se tivesse ao menos chegado no segundo turno na eleição pela prefeitura de São Paulo.
"Você tem o (Fernando) Pimentel, em (governador de) Minas Gerais; Camilo (Santana, governador), no Ceará; nosso Índio (José Wellington), no Piauí , que é um gênio da política”, listou.
Ao Estado, na terça-feira, 15, Lula disse que Haddad “vai ter a função que ele quiser” na campanha de 2018, mas evitou falar sobre qual cargo o ex-prefeito deve disputar. “Ainda não estamos falando em eleição. Por enquanto o papel do Haddad é coordenar um forte programa de governo nas área da educação já que ele foi o melhor ministro da educação que o Brasil teve”, disse Lula.
A possibilidade de Haddad substituir o ex-presidente divide o PT. Parte do partido defende seu nome e outra parte torce o nariz por causa de críticas que o ex-prefeito fez à legenda e à presidente afastada Dilma Rousseff.
fonte:MSN Estadão

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

7º BPM e prefeitura conclui mais seis turmas do Proerd em Irecê






Estudantes de seis turmas do 5º ano das Escolas Duque de Caxias, Sinésia e Nossa Senhora Aparecida, participaram, nessa sexta-feira (18), da cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento aconteceu em  um clube da cidade  e contou com a presença do prefeito de Irecê, Elmo Vaz(PSB) do secretário de Educação Prof. Agnaldo Freitas, do vereador Figueiredo, presidente da Câmara de Vereadores, do Major do 7º BPM, Carlos Augusto, de outros integrantes da PM,  professores e familiares dos alunos.

“O Proerd é um programa social e preventivo, em que policiais militares selecionados e capacitados atuam em todo o país envolvendo a escola, a polícia e a família na prevenção ao uso de drogas e a prática de violência nas escolas”, explica o soldado do 7º BPM e também instrutor, Josevaldo Amaral.

O curso, que foi realizado pelo 7º BPM em parceria com a Prefeitura de Irecê, teve a duração de quatro meses, com encontros semanais, e atendeu a 190 crianças entre 10 e 12 anos. 

“Não temos medido esforços, diante de todos os desafios, para que a Educação do nosso município seja cada vez melhor, e que programas como esses sejam garantidos e ampliados” pontuou  o secretário de Educação, Agnaldo Freitas.

O prefeito Elmo destacou  que a iniciativa é fundamental para que os alunos compreendam a importância de se valorizar a vida ao evitar o uso de drogas e práticas de violência. “Agradecemos à Polícia Militar pela parceria na realização deste curso, que tem a participação não só de alunos e professores, como também da família e comunidade. E os pais têm um papel fundamental nessa prevenção ao uso de drogas e à violência, participando, acolhendo, e dialogando”afirmou o gestor.


Fonte:Ascom / Secretaria de Governo C/ADAPTAÇÕES
fotos:Ascom

MEC prorroga prazo de inscrições para cursos técnicos do Pronatec



O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até terça-feira (22) o prazo de candidatura ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Oferta Voluntária, que terminaria hoje. São oferecidas mais de 500 mil vagas gratuitas, tanto presenciais, quanto a distância, em cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica.
Podem se candidatar todos os cidadãos brasileiros com mais de 15 anos. Os cursos, com duração mínima de 160 horas, são oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária, e englobam as mais diversas áreas.
Após efetivar a inscrição online, o candidato deverá validar a matrícula entre os dias 28 de agosto e 22 de setembro, no site da Instituição que ofertará o seu curso. As aulas terão início a partir de 28 de agosto.
fonte:Agência Brasil

Em Salvador: PM instaura inquérito para apurar invasão de policiais em terreiro

A Polícia Militar decidiu instaurar um procedimento administrativo para apurar a conduta dos policiais envolvidos na invasão ao terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, um dos mais tradicionais do país, na Rua Direta do Curuzu, bairro da Liberdade. A decisão aconteceu depois de duas horas e meia de uma reunião, que incluiu representantes da polícia e do próprio terreiro, na manhã desta sexta-feira (18).
“Daremos início a uma investigação com um procedimento administrativo e caberá ao comandante-geral dar o parecer final”, declarou o coronel Valter Menezes, comandante do Policiamento Regional da Baía de Todos-os-Santos (BTS), um dos integrantes da comissão.
A invasão ao terreiro aconteceu durante uma ocupação da Polícia Militar no bairro, através da Companhia Tática de Patrulhamento Móvel (Patamo) e da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade), nesta quinta-feira (17).
Porta que dá acesso a área sagrada do terreiro após ser derrubada por PMs
  • Porta que dá acesso a área sagrada do terreiro após ser derrubada por PMs (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO/reprodução)
  • Comissão reunida para discutir invasão da PM a templo religioso
    Comissão reunida para discutir invasão da PM a templo religioso (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
  • Membros do terreiro, representantes de entidades e PM em terreiro no Curuzu
    Membros do terreiro, representantes de entidades e PM em terreiro no Curuzu (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
  • Terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, no Curuzu, foi fundado há 127 anos e é tombado
    Terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, no Curuzu, foi fundado há 127 anos e é tombado (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
Segundo o doté (pai de santo) Amilton Costa, sacerdote do templo há mais de 30 anos, três PMs arrombaram uma das portas do terreiro e acessaram a parte sagrada da casa, onde ficam recolhidos os filhos de santo que estão em obrigação religiosa. “Eles (policiais) não são meros indivíduos. Eles representam o Estado, que ao mesmo tempo tem instituições voltadas para proteger as religiões de matriz africana. É contraditório”, declarou o pai de santo durante relato à comissão, por volta das 10h30.
Desculpas
Logo após, o comandante da 37ª CIMP, major Edmilton Reis, declarou que a operação foi planejada. Ele pediu desculpas e explicou que os policiais estavam em perseguição a dois criminosos que faziam parte de um grupo que atirou contra duas guarnições. “Tivemos a informação de que dois marginais tinham corrido em direção ao terreiro. Encontraram indícios”, justificou.
O major Reis também reconheceu a perseguição sofrida pelos adeptos do candomblé. “Historicamente, sabemos que a PM foi usada para reprimir o candomblé, mas hoje é diferente. (A invasão) Foi uma decorrência da ação de ontem”, afirmou.  
Reparos 
De acordo com o major Paulo Peixoto, da Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os danos causados pelos policiais serão reparados. “Faremos o conserto do patrimônio e a atitude dos policiais não é a orientação da secretaria. Tudo será apurado”, garantiu.

A diretora de patrimônio da Fundação Gregório de Matos (FGM), Milena Tavares, disse que as providências serão cobradas.
“Vamos encaminhar um ofício aos órgãos competentes para que isso não aconteça novamente. O terreiro é um templo tombado. É um lugar religioso. Isso foi um ato violento”, avaliou Milena.
Já Walmir França, coordenador do Centro de Referência de Combate ao Racimo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, da Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial), afirmou que outros órgãos também acompanharão a apuração da incursão policial não autorizada. “A secretaria vai notificar o Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública para acompanhar a investigação”, declarou.
Veja vídeo com relato do pai de santo Amilton Costa sobre a invasão.

fonte:Correio da Bahia

Bahia: "Nosso governo mudou a realidade de oportunidades para o povo" diz Lula em Cruz das Almas

Presente em Cruz das Almas durante sua caravana pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve seu tom de “messianismo” ao afirmar que seu governo mudou a realidade das oportunidades para brasileiros. O discurso foi realizado para universitários durante o Festival da Juventude na praça municipal. De acordo com Lula, foi o seu governo que “resolveu” o problema de desigualdade social. “O que aconteceu aqui no Brasil foi que foi dado pela primeira vez a oportunidade de um filho de pedreiro tem o direito de ser engenheiro, de um filho de empregada doméstica ter o direito de ser médica. 
Porque nesse país, antes da gente chegar no governo, dependendo do hospital que a criança nascia a gente sabia se a criança seria pedreiro ou engenheiro”, disse Lula. O presidente apontou os programas sociais Programa Universidade para Todos (Prouni), Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) como responsáveis por isso. “Porque antigamente existia alguns dos programas mas não tinha fiador para garantir o dinheiro. E no nosso governo nós admitimos que o Estado seria o fiador”, bradou. Informações do BN.
Sem Título-3.jpg
 fotos:Site conversa afiada

Bahia: "Amigos" morrem após um atirar no outro por causa de R$ 15 em Wanderley


Amigos morrem após um atirar no outro por causa de R$ 15


Uma briga por conta de R$ 15 provocou a morte de dois amigos na madrugada desta sexta-feira (18), na cidade de Wanderley, na região oeste da Bahia.

Segundo o site G1, a polícia informou que Davi Barros e Gileno Santana atiraram um contra o outro após discordarem sobre quem deveria pagar o valor de R$ 15 que restava para fechar a conta em um bar, onde haviam assistido a um jogo de futebol. Durante a briga, Davi teria dito ao amigo que não pagaria o valor, uma vez que teria sido convidado, e foi ameaçado por Gileno com um revólver.

Davi então teria deixado o estabelecimento e minutos depois voltou ao local com uma arma e atirou contra Gileno, que revidou. Os dois foram socorridos para o hospital municipal da cidade, mas não resistiram aos ferimentos e morreram a caminho da unidade.

fonte:Acordacidade/G1

Ribeirão Preto: Bolsonaro leva ovada em lanchonete;veja o vídeo

O deputado Jair Bolsonaro (PSC) levou uma ovada durante uma visita a Ribeirão Preto (SP) na tarde desta quinta-feira (17). Um vídeo mostra o político caminhando pelas ruas e entrando em uma cafeteria, onde é alvo da ação hostil por parte de uma manifestante.
Bolsonaro estava cercado por apoioadores, fazendo vídeos e fotos, quando a mulher se aproxima. Ela toca no ombro do político, que se vira, e então a mulher aperta o ovo contra o peito dele. Depois, ela ainda tece críticas às posições políticas de Bolsonaro.
A manifestante logo foi detida. Bolsonaro saiu do local e prestou queixa em uma delegacia. A suspeita pela ovada e um homem foram levados pela PM para a unidade policial. 
"Lamentável uma atitude dessa. Queremos um Brasil melhor e estamos apresentando opções para restabelecermos a ordem em meio ao caos que está o país", afirmou o presidente do PEN de São Caetano Gilberto Costa, que acompanha a agenda de Bolsonaro.
fonte:Correio da Bahia

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Bahia: UFRB aciona AGU sobre cancelamento de título ao ex- presidente Lula



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) solicitou que a Advocacia Geral da União (AGU) tome as medidas cabíveis para a alterar a decisão da Justiça Federal que suspendeu a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela instituição. 

Em nota divulgada nesta quinta-feira (17), a universidade disse que “recebeu com surpresa” a determinação do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador, e defendeu que a medida judicial “fere um dos princípios fundamentais das universidades públicas que é a autonomia universitária”. “Reza a Constituição Federal que ‘Art. 207 – As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão’. Portanto, a quebra da autonomia universitária gera perigoso precedente, de consequências danosas, para todas as universidades públicas brasileiras”, alerta a instituição. No texto, a UFRB diz que a honraria a Lula é um “antigo desejo de setores da comunidade universitária da UFRB, pela implicação do seu governo com a expansão e a interiorização do ensino público superior”. “Oportunamente, com a agenda pública do ex-presidente comunicando passagem pela Bahia e por Cruz das Almas, cinco membros do CONSUNI propuseram a concessão do título honorífico, conforme artigo 9º da resolução Consuni nº 006/2011, que regulamenta a concessão de títulos desta natureza”, completa a nota.  

A entrega do título em sessão solene do Conselho Universitário está programada para as 11h desta sexta-feira (18). No texto, a UFRB não informa se há possibilidade de cancelamento da programação e diz, apenas, que aguarda o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Violência: Confira o que se sabe até agora do atentado em Barcelona; EI assume autoria

Giannis Papanikos/AP
foto:reprodução

Confira a reportagem e site do site UOL notícias sosbre o dia em Barcelona na Espanha quando um veículo Van matou dezenas de pessoas e feriu outras  num dos pontos turísticos mais frequentado da da cidade.
Confira ano link abaixo:


https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/08/17/o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-atentado-em-barcelona.htm

acesso em 17/08/17 às 23:27min.

Salvador: Onze anos depois, garoto de Lauro de Freitas reencontra Lula

 
Símbolo da campanha a reeleição no ano de 2006 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o jovem Everton Conceição Santos reencontrou nessa quinta-feira (17) o petista.
 
Everton ficou famoso após correr para ver Lula que na época visitava a cidade de Lauro de Freitas. Vencendo toda a multidão, o garoto foi erguido pelo seu vizinho e conseguiu tocar em Lula. A imagem, captada pelo fotógrafo oficial da Presidência, tornou-se o grande símbolo da campanha de reeleição em 2006.
 
De família bem pobre, o garoto revelou na época à Folha de São Paulo que a vida de sua família “melhorou para melhor” durante o governo Lula: sua mãe conseguiu trabalho e, com a ajuda da renda extra do Bolsa Família, conseguiu comprar TV a cores, geladeira e comida.

“Ele tá com medo do que posso fazer daqui pra frente”, responde Lula a vereador em Salvador

O ex-presidente Lula (PT) não deixou passar em branco no seu discurso a decisão liminar concedida pelo juiz Evandro Reis, da 10ª Vara Federal Cível, que suspendeu a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula (PT) na UFRB, em Cruz das Almas, nesta sexta-feira (18).
O petista, sem citar o nome do vereador Alexandre Aleluia (DEM), autor da ação popular, mas com referências a vereador do DEM, rebateu o caso.
“Eu queria falar para esse vereador que não conheço que ele tem o direito de não gostar de mim porque ele é do DEM e quem é do DEM não precisa gostar de mim porque eu não gosto deles. Não gosto por uma questão pessoal. Não gosto por divergência ideológica. Por concepção de País, de política, de inclusão social”, disse.
“O que ele não sabe é que pra mim receber o título é importante, mas eu já recebi quando foi aprovado na universidade, pois ela é a dona do título. (...) Todo mundo sabe o que eu fiz aqui na Bahia. Ele tá com medo que eu receba o título para o que nós vamos fazer daqui pra frente”, completou. 


fonte: BNEWS/reprodução

Bahia: Estado ocupa 3º lugar em número de desempregados no Brasil, diz IBGE

Resultado de imagem para desemprego na bahia 2017
foto:reprodução/google


A Bahia tem cerca de 1,3 milhão desempregadas, segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nesta quinta-feira (17). O dado refere-se ao 2º trimestre do ano. No 1º trimestre, o estado ocupava o primeiro lugar em número de pessoas desempregadas no país. Com a nova pesquisa, passou a ocupar a 3ª colocação, atrás de Pernambuco e Alagoas.
 
Na variação entre o primeiro trimestre do ano (janeiro até março) e o segundo trimestre (abril até junho), houve uma redução de 75 mil pessoas desocupadas e 92 mil passaram a trabalhar de maneira formalizada. 
 
Já no Brasil, a taxa de desocupação no 2º trimestre de 2017, foi estimada em 13%. Este indicador apresentou queda de 0,7% em relação ao trimestre anterior (13,7%).
 
A região Nordeste permaneceu apresentando as maiores taxas de desocupação ao longo da série histórica (início em 2012), e no 2º trimestre de 2017 foi de 15,8%. Informações do Bocâo News.

Bahia ultrapassa o Rio como melhor destino turístico,diz pesquisa

   Salvador - Crédito foto:Brinquedoteca Art Vida -Cabula -SSa/reprodução


A Bahia foi eleita como melhor como melhor estado de destino turístico do Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo. Segundo a pesquisa, 17% dos entrevistados de todo o país adota o território baiano como principal lugar para se conhecer. O estudo foi feito em dois períodos, de 9 a 14 de junho, e também de 16 a 26 de julho.
 
Ainda de acordo com o levantamento, logo em seguida aparecem o Rio de Janeiro, Santa Catariana, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraná, Paraína, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pará.
 
O resultado foi comemorado pelo secretário de Turismo do Estado, José Alves. “É o estado com 13 zonas turísticas, é um estado do tamanho de um país, como a França, e graças a Deus temos turismo pra todos os tipos de gostos, com terras, praias, aventura. Quando você faz uma pesquisa, no caso a Folha de São Paulo, isso demonstra a força que o Estado tem. 

Do ano passado para cá, conseguimos organizar e melhorar mais de 117 municípios turísticos do estado e saltamos para 150 cadastrados. Para ser município turístico, precisa ter um conselho, uma secretaria de turismo e um orçamento. São requisitos que o ministério do turismo exige”, disse em entrevista ao apresentador José Eduardo, na Rádio Metrópole. Informações do B.News.

Cultura: Edufba realiza XIV Festival de Livros e Autores com descontos de 50% e 40%

O XIV Festival de Livros e Autores da UFBA reúne, nesta quinta-feira (17), das 17h às 20h, além dos já publicados, 11 novos títulos da editora da instituição (Edufba).
 O evento ocorre na Reitoria da UFBA, localizada no Canela. O festival conta com a presença dos respectivos autores ou organizadores das novas obras. Todos estarão disponíveis para sessão de autógrafos e bate-papos após os lançamentos.
Com o objetivo de difundir e promover maior acesso às produções científicas de diferentes áreas do conhecimento, a editora vai oferecer descontos de 50% para os seus lançamentos, e de 40% para os livros publicados no primeiro semestre de 2017. 
Confira abaixo os títulos que serão lançados no XIV Festival de Livros e Autores.

"É um Romance Minha Vida": Dona Farailda, uma "Casamenteira" no Sertão Baiano, de Vânia Nara Pereira Vasconcelos:

Preço especial de lançamento: R$ 17,50
A obra biográfica narra a trajetória de Dona Farailda, uma "casamenteira" de Serrolândia, localizada no sertão baiano, mesclando entrevistas, realizadas com ela, com seus familiares e casais que com ela efetivaram "casamentos de contrato", costume compartilhado pela comunidade sertaneja como uma afirmação de valores "tradicionais". Respaldada por sólido referencial teórico, a obra também oferece um panorama da sociedade de Serrolândia reunido a uma rica historiografia, submetidos a densa reflexão.

A Cidade-Atração: a Norma de Preservação de Áreas Centrais no Brasil dos anos 1990, de Marcia Sant’Anna:
Preço especial de lançamento: R$ 35,00
A Cidade-Atração investiga os programas e projetos que, a partir dos anos 1990, incorporaram o patrimônio de cidades brasileiras como um ativo urbano destinado a contribuir para a transformação de quadros de desvalorização econômica e de uso e apropriação popular. Com base em processos deflagrados nas áreas centrais de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, busca compreender os sentidos subjacentes à proliferação e à banalização de práticas preservacionistas e apontar outras possibilidades socialmente mais significativas de uso do patrimônio urbano.
Disputas em Torno do Espaço Urbano: Processos de [re]produção/construção e Apropriação da Cidade, organizado por John Gledhill, Maria Gabriela Hita e Mariano Perelman:
Preço especial de lançamento: R$ 25,00
A publicação é resultado de uma série de textos que dão conta de processos sociais que têm efeitos sobre os modos como as pessoas vivem na cidade. Seus organizadores propõem o fomento de discussões em torno de temas como as perspectivas históricas sobre o processo urbano no Brasil, o acesso ao espaço público e a securitização do espaço urbano e o acesso de diferentes atores sociais aos espaços da cidade. A importância dessas discussões partem do pressuposto de que diálogos interdisciplinares são essenciais para compreender e amadurecer os debates sobre o que ocorre hoje nas cidades, especialmente latino-americanas.

Encontros e Desencontros de Lá e de Cá do Atlântico: Mulheres Africanas e Afro-brasileiras em Perspectiva de Gênero, organizado por Cláudio Alves Furtado e Patrícia Gomes:

Preço especial de lançamento: R$ 22,50
O título aborda temas de gênero no contexto da África Subsaariana e do nordeste do Brasil, e foi estruturado pela necessidade de repensar e questionar algumas das concepções eurocêntricas no âmbito do estudo sobre mulheres e gênero, e reavaliar a eficácia da sua aplicabilidade nessas realidades. A partir da análise dessas, a obra procura possíveis formas de diálogo entre as experiências das mulheres africanas e afro-brasileiras, e busca proporcionar ao leitor uma visão mais ampla e articulada dos processos históricos nessas realidades "(in)distintas" do continente africano e do Brasil.

Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: Contribuições da Pesquisa Científica (Série Paralaxe, n. 3), organizado por Tais Dantas e Diana Santiago:

Preço especial de lançamento: R$ 16,50
O livro é uma coletânea de artigos oriundos das pesquisas sobre Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM)  realizadas no Programa de Pós-graduação em Música da UFBA nos últimos anos. O ECIM vem sendo difundido de forma crescente no Brasil nas últimas décadas. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi pioneira na institucionalização das metodologias e das práticas de ECIM no âmbito das universidades brasileiras, por meio da criação das oficinas de música, do projeto de extensão ligado a Escola de Música, e da produção apresentada no Programa de Pós-Graduação em Música.

Gregório de Mattos e Guerra: uma Re-visão Biográfica, de Fernando da Rocha Peres:
Preço especial de lançamento: R$ 15,00
A obra biográfica  revelando certos aspectos da vida de  Gregório de Mattos e Guerra, utilizando-se de documentos de arquivos e poemas apógrafos, que servem para situar e datar o homem e (re)modelar o seu "mito" e desmantelar a visão estereotipada a respeito do poeta que perdura até hoje. O livro retoma Gregório de Mattos e Guerra, sem intenções de restaurar, mas buscando dar uma nova luz a esse autor que existe como um "fantasma literário", através de seus textos apógrafos.

Nas Fronteiras da Linguagem: Língua, Literatura e Cultura, organizado por Silvania Núbia Chagas:
Preço especial de lançamento: R$ 17,50
Dividida em quatro partes, a publicação é o resultado do trabalho de diversos estudiosos de Linguística e Literatura, que constroem saberes para refletir sobre a trajetória das Ciências Humanas. Na obra, são exploradas diferentes formas de apresentação da linguagem, seu dinamismo e a forma como ela se atualiza e integra os povos culturalmente, discute o ensino da língua e suas transformações nos diferentes âmbitos da linguística, e analisa a plurissignificação da palavra nas malhas discursivas do poema, entre outros temas que demonstram que a linguagem não é apenas veículo de comunicação, uma vez que transcende e ultrapassa todos os limites impostos pelo cotidiano.

Os Sentimentos Sociais com Base em Laços de Tom Positivo: uma Contribuição da Psicanálise Freudiana aos Estudos Culturais, de  Denise Maria de Oliveira Lima:

Preço especial de lançamento: R$ 12,50
A autora retoma neste livro uma estrada que tem palmilhado passo a passo, que é o favorecimento do encontro da psicanálise com a sociologia, trazendo agora o conceito de identificação, por ser um ponto de convergência privilegiado para se tecer a articulação dessas duas vertentes do pensamento. O exame do conceito de identificação em toda a obra de Freud contribui de forma pioneira para os Estudos Culturais, para uma análise dos dilemas da desigualdade e diferença no mundo atual, proporcionando a discussão de mecanismos que possam promover, no futuro, relações sociais em que as diferenças serão tratadas como manifestações de expressões distintas e complementares de humanidade. As fronteiras não serão mais defendidas com muros e grades, e sim espaços de circulação e trânsito, abertos ao convívio e à troca afetiva.
Perspectivas de Interpretação, Teoria e Composição Musical (Série Paralaxe, n. 2), organizado por Heinz Karl Schwebel:
Preço especial de lançamento: R$ 17,50
O livro trata do paralaxe, que é a lacuna entre os dois modos constituintes da presença da música em nossas universidades hoje: teoria e composição. Busca-se a contraposição subversiva e confrontamento igualitários entre os modos, acreditando que é do alinhamento desses modos que podemos estabelecer um rumo que tenha mais sentido para quem empreenda essa jornada em uma universidade. Compositores e intérpretes focam nas teorias "além" de suas práticas – buscando sentidos mais coerentes para estas, ou que vão nortear seus discursos de cunho mais teorizante através de práticas por eles realizadas.

Sequências para o Ensino de Geometria do Ensino Básico, organizado por Saddo Ag Almouloud, Maria José Ferreira da Silva e Luiz Márcio Santos Farias:
Preço especial de lançamento: R$ 25,00
A obra tem o objetivo de propor reflexões e atividades oriundas de estudos de fatores, analisando o processo de aprendizagem com a Teoria das Situações, juntamente com alternativas que influenciam o ensino e a aprendizagem de noções geométricas para o Ensino Fundamental, apresentando situações-problema desenvolvidas para a capacitação de professores e alunos do Ensino Básico. Essas atividades foram desenvolvidas com o intuito de permitir ao aluno desenvolver certas competências e habilidades (agir, se expressar, refletir, evoluir por iniciativa própria), assim como construir novos conhecimentos e estratégias de resolução de problemas.

Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos, de Berenice Bento:
Preço especial de lançamento: R$ 45,00
O livro reúne textos cuja temática gira em torno das disputas que acontecem na sociedade em torno das sexualidades e dos gêneros. Nele, as questões trans são examinadas por diversas angulações, como as visões biomédicas e o pensamento crítico sobre transexualidade, as reformas legais, as modificações corporais, e os direitos de identidade social e de acesso à saúde, por exemplo. Na publicação também são exploradas as discussões sobre discriminações cruzadas ou "intersecionalidade" entre classe, raça e gênero, as armadilhas das políticas de identidade e dos discursos de direitos humanos e os efeitos perversos da institucionalização.

Clique aqui para conferir outros títulos da editora (que também estarão disponíveis no evento).

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Salvador: Médica acusada de provocar acidente que matou dois irmãos vai a júri popular


Resultado de imagem para MÉDICA BAIANA kÁTIA aLVES
A médica Kátia Leal -foto:reprodução G1.Bahia

                                           Os irmãos Emanuel e Emanuelle estavam  em uma  moto -foto:reprodução
A médica Kátia Vargas Leal Pereira, 48 anos, acusada de provocar o acidente dos irmãos Emanuel Gomes, 21 anos, e Emanuelle, 23 anos, no bairro de Ondina, em Salvador, no dia 11 de outubro de 2013, vai a júri popular no dia 7 de novembro. A sessão será aberta ao público a partir das 8h no Fórum Ruy Barbosa.
De acordo com o advogado da família dos irmãos, Daniel Keller, a acusação está confiante. “Estamos nos preparando para o julgamento e temos toda a certeza de que ela será condenada”, disse ao BNews na noite desta quarta-feira (16).
Keller ainda contou que conversou com a mãe dos jovens, Marinúbia Gomes, que está satisfeita com o encaminhamento. “Ela não quer mais dar declarações, pois quer se preservar um pouco. Mas ela está muito satisfeita e espera que Kátia seja condenada”, contou.
A médica é acusada por duplo homicídio qualificado e pode pegar de 24 a 60 anos de detenção em regime fechado.
O caso
Dia 11 de outubro de 2013, os irmãos Emanuel e Emanuelle estavam em uma moto quando sofreram uma batida pelo carro dirigido por Kátia Vargas, em frente ao Ondina Apart Hotel. Segundo a conclusão do inquérito policial e acusação do Ministério Público (MP), a colisão foi provocada de maneira intencional pela médica. Ela havia discutido com Emanuel perto de um sinal pouco antes.
Em dezembro do ano passado foi realizada a constituição do crime, feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Testemunhas, que não foram nomeadas no despacho da Justiça, participaram da reconstituição. No mesmo ano do acidente, a família conseguiu com o que caso fosse a júri popular. O Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido da defesa da médica para que isso não ocorresse. A defesa da oftalmologista já havia recorrido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também negou.
De acordo com o inquérito policial da 7ª Delegacia (DT/Rio Vermelho), a oftalmologista arremessou o veículo que dirigia contra uma moto pilotada por Emanuel Gomes Dias que trazia na garupa sua irmã Emanuele Gomes Dias, projetando-os contra um poste, em frente ao Ondina Apart Hotel, resultando na morte instantânea dos irmãos. Imagens gravadas do local mostram o carro da médica seguindo atrás da moto antes da batida. A médica ficou presa por quase 2 meses no Conjunto Penal Feminino, no Complexo da Mata Escura, em Salvador.