• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de outubro de 2024

SP: Filha diz que médico citado em laudo falso de Marçal nunca trabalhou em clínica; veja vídeo


                                                     foto:Danilo Verpa/FolhaPress

Outra filha também se pronunciou afirmando que assinatura não era do profissional. Confira o vídeo e a reportagem completa no link abaixo da Folha de São Paulo de hoje (5):

 https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/10/filha-diz-que-medico-citado-em-laudo-falso-de-marcal-nunca-trabalhou-em-clinica-veja-video.shtml

Líbano: Avião da FAB decola de Beirute com 229 brasileiros a bordo

 

                                        foto:Divulgação/FAB


O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, às 13h18 deste sábado (5/10), em Beirute, capital do Líbano, que sofre com ataques aéreos de Israel.

A aeronave ficou cerca de duas horas em solo libanês, que sofre com bombardeios das forças armadas israelenses. Estão a bordo da aeronave 229 cidadãos brasileiros e familiares, sendo 10 crianças de colo e três animais de estimação.

Antes de retornar ao Brasil, o avião faz escala em Lisboa, capital de Portugal, para reabastecimento. A previsão de chegada do voo ao Brasil é na manhã de domingo (6/10), na Base Aérea de Guarulhos (SP).

Fonte: Metrópoles - 05/10/2024

SP: “Assinatura não é dele”, diz ex-secretária de médico usado por Marçal

                              foto:reprodução


São Paulo — Uma ex-funcionária de José Roberto de Souza, médico que consta como o responsável pelo laudo falso contra Guilherme Boulos (PSol) publicado por Pablo Marçal (PRTB) afirmou que não reconhece a assinatura do profissional que consta no documento.

Iolanda Rodrigues disse ao jornal O Globo neste sábado (5/10) que a assinatura do médico é diferente da que aparece junto às supostas informações sobre Boulos.

“Trabalhei 31 anos com o doutor José Roberto. Aquela assinatura não é dele. Ele sempre falava: ‘Faço a assinatura desse jeito porque nunca ninguém vai conseguir falsificar’. Quando vi aquela assinatura, isso veio na minha cabeça e decidi zelar pelo nome dele”, disse Iolanda.

 A secretária enviou para a publicação imagens de um certificado de conclusão de um curso que ela própria fez no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Campinas (IHHC), avalizado pelo antigo chefe.

Iolanda disse ainda que o médico, com quem trabalhou por mais de três décadas, nunca trabalhou na clínica Mais Consultas, nome do consultório que está no laudo falso contra Boulos.

José Roberto de Souza, que era hematologista e patologista, morreu em 2022 vítima de câncer. O IHHC era um banco de sangue fundado por ele próprio nos anos 90. O certificado da profissional, que trabalhava como secretária do médico, é de 1996.

Entenda o caso

O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSol, Guilherme Boulos, pediu a prisão do influencer Pablo Marçal (PRTB) após o adversário divulgar, na noite dessa sexta-feira (4/10), um suposto receituário médico com a informação de que o psolista teria sido internado por uso de cocaína.

No post do influencer aparecia um prontuário da clínica Mais Consultas constando que Boulos teria sido atendido em 2021 na unidade, localizada no Jabaquara, na zona sul de São Paulo, em surto psicótico causado por presença da droga no sangue.

Fonte:METRÓPOLES - 05/10/2024



 

SP: Dono de clínica que emitiu suposto laudo de Boulos já foi condenado por falsificar diploma de medicina

 

                                            foto:reprodução/insagram

Sentença afirma que ele usou documentos falsos para se inscrever em conselho de Medicina. Confira a reportagem completa no link abaixo da coluna de Mônica Bergamo de hoje (5):

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Eleições 2024: Dono de clínica que emitiu suposto laudo de Boulos é amigo de Marçal

 

                                     

O médico Luiz Teixeira da Silva Júnior, sócio da clínica que emitiu o suposto laudo atestando uso de cocaína de Boulos, é amigo de Marçal - foto:reprodução/instagram


São Paulo – O médico Luiz Teixeira da Silva Júnior (foto em destaque), sócio da Mais Consulta, clínica médica responsável pelo suposto laudo de que Guilherme Boulos (PSol) teria utilizado cocaína, é ligado ao influenciador Pablo Marçal (PRTB).

Boulos alega ser falso o documento publicado por Pablo Marçal na noite desta sexta-feira (4/10), que diz que o psolista teria sofrido um “surto psicótico grave” por uso de cocaína em janeiro de 2021.

Na sequência, o deputado federal abriu uma live no Instagram na qual acusou Marçal de mentira, disse que entrará com um pedido de prisão contra o influenciador e disparou imagens e vídeos que mostram a relação de Marçal com Luiz Teixeira, dono da Mais Consulta.

Luiz Teixeira é sócio da clínica desde agosto de 2016, quando ela foi aberta. Nas redes sociais, ele afirma ser patologista clínico e perito judicial e ostenta fotos com nomes como o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“O dono da clínica do documento que ele publica tem um vídeo com o Pablo Marçal. É apoiador dele”, disse Boulos na live. “O parceiro dele falsificou o documento usando um CRM de um médico que faleceu há dois anos para que ninguém possa ser responsabilizado como médico.”

Luiz Teixeira tem vídeos, fotos e publicações ao lado de Marçal, incluindo registros de atendimentos não só do candidato do PRTB como também da mulher dele, Carol Marçal.

VEJA A PUBLICAÇÃO DO CANDIDATO BOULOS NO FINAL DA NOITE DE SEXTA-FEIRA(3) VÍDEO TV GGN

Fonte:METRÓPOLES C/ADAPTAÇÕES -03/10/2024

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

CNU: Justiça do DF suspende divulgação de notas das provas do Bloco 4






A Justiça do Distrito Federal determinou, nesta quinta-feira (3/10), a suspensão dos efeitos das provas do Bloco 4 do Concurso Nacional Unificado (CNU), que versam sobre Trabalho e Saúde do Servidor. Isso significa que o governo não poderá divulgar as notas dos candidatos que fizeram o exame até o julgamento final do caso. 

O motivo da suspensão é a abertura de um malote com as provas em Recife, em que os candidatos de uma sala tiveram 11 minutos de acesso ao caderno com as questões da tarde, ainda no período da manhã.

"Na espécie objetiva-se a concessão de liminar com vistas à suspensão dos efeitos da prova do Bloco 4 do CNU, em razão de vazamento da prova na cidade de Recife (Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon), uma vez que o caderno de questões do turno da tarde teria sido entregue por equívoco no turno da manhã. Em sua manifestação preliminar, a União confirma o equívoco, mas nega o vazamento do conteúdo, pois defende que os cadernos de questões teriam sido recolhidos antes da autorização para o início das provas. Contudo, o autor popular trouxe aos autos provas que contradizem as alegações da União", expõe a Justiça. 

"Sendo assim, em que pese a União alegar que o equívoco teria sido sanado a tempo de não causar prejuízo à lisura do certame, as provas dos autos indicam que os fatos não se limitaram à violação do malote com os cadernos de questões, mas avançaram para o vazamento do conteúdo das próprias questões, o que, ao tempo em que viola a isonomia entre os candidatos, contamina o prosseguimento do concurso com a pecha da imoralidade, exigindo-se, assim, a pronta atuação do Judiciário no caso concreto", afirma a magistrada responsável pelo caso.

Na decisão, a Justiça determinou a intimação do governo e da Fundação Cesgranrio, responsáveis pela aplicação das provas, e do Ministério Público Federal, para apresentar parecer a atos conclusos para julgamento.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela organização do concurso, disse ao Correio que ainda não foi notificado da decisão. "O Governo reafirma o seu empenho para garantir a regular continuidade do certame", completa a nota. 

Entenda o caso

O MGI confirmou o episódio em agosto, mas sem dizer em qual cidade teria acontecido. Segundo o órgão, fiscais entregaram o caderno de provas por engano e o MGI tomou ciência do acontecimento no próprio dia de aplicação das provas, em 18 de agosto.

Em nota, a pasta alegou que fiscais entregaram o caderno de provas do Bloco 4 da tarde ainda no período da manhã. Após identificarem o erro, os cadernos de provas foram lacrados novamente e ficaram sob guarda de fiscalização e do certificador externo do Ministério.

Fonte: Correio Braziliense/Eu Estudante
- 03/10/2024

Estudantes cotistas se destacam no ensino superior em 2023, mostra Censo


                                      Foto:reprodução


Os estudantes que ingressaram no ensino superior federal através do sistema da cotas tiveram uma taxa de conclusão de curso maior que os não cotistas em 2023, de acordo com o Censo da Educação Superior 2023.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (03) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, apontou que, entre os cotistas da rede federal, 51% se formaram, enquanto apenas 41% dos não cotistas concluíram o curso.

No Brasil, há 69 universidades federais e 41 institutos federais/Cefets, além de 10 faculdades e um centro universitário, a Academia Militar das Agulhas Negras, voltada à formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército.

Taxa de conclusão entre os estudantes da rede privada

Nas instituições de ensino superior privadas o apontamento se repete. Alunos que contam com programas de apoio federal — como o Prouni, que oferece bolsas de estudo, e o Fies, que financia a graduação — tem uma taxa de conclusão maior que os demais.

Segundo dados do estudo, 58% dos alunos que faziam parte dos beneficiários do Prouni concluíram seus cursos, enquanto apenas 36% dos alunos que não tinham o benefício se graduaram.

Alunos com o Fies tiveram uma taxa de conclusão de 49%, ao passo que os alunos que não participavam do programa tiveram apenas 34% de conclusão.

 fonte: ICL NOTÍCIAS 03/10/2024

Alagoas: Tenente-Coronel dá tapa na cara de advogada em ato eleitoral; Vídeo

                                                   Vídeo:UOL/YOUTUBE/REPRODUÇÃO


Confira a reportagem de Carlos Madeiro no site UOL desta quinta-feira (3) conforme link abaixo:

https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2024/10/03/tenente-coronel-bate-na-cara-de-advogada-em-ato-eleitoral-em-alagoas-veja.htm

SP: HÁ 3 DIAS DA ELEIÇÃO, BOULOS LIDERA, NUNES E MARÇAL EMPATAM, DIZ DATAFOLHA

A três dias do primeiro turno, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 3, sobre a intenção de votos à Prefeitura de São Paulo aponta que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 26% da preferência do eleitorado, seguido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24%, e pelo empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), que também registra 24%. 

Os índices apontam para empate técnico triplo dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes estão em empate técnico triplo na disputa pela prefeitura de SP, diz Datafolha Foto: Felipe Rau/Estadão

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) tem 11%, enquanto o apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB) registra 4% e a economista Marina Helena, do Novo, figura com 2% de menções. Bebeto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP), Altino (PSTU) e Pimenta (PCO) não pontuaram. São 6% os que pretendem votar branco ou nulo e 3% estão indecisos.

Eleições 2024: Como ler, entender e não se perder no mundo das pesquisas eleitorais

O Datafolha realizou 1.806 entrevistas presenciais na capital paulista com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-09329/2024.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em 26 de setembro, havia empate técnico na liderança entre Nunes e Boulos. O prefeito tinha registrado 27% de menções no cenário estimulado, enquanto o candidato do PSOL teve 25% de citações. Eles estavam em empate técnico dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. Boulos também estava em empate técnico com Pablo Marçal, que havia registrado 21% de preferência na rodada anterior.

Em relação ao levantamento anterior, Nunes recuou três pontos percentuais, indo a 24% e perdendo a liderança numérica para Guilherme Boulos, que oscilou um ponto percentual, dentro da margem de erro. Pablo Marçal cresceu três pontos percentuais, indo a 24%.


Fonte: ESTADÃO - C/ADAPATAÇÕES  - 03/10/2024

Brasil: Último post de Cid Moreira é uma homenagem a Tom Cavalcante

 


                                   foto:reprodução


Cid Moreira, icônico apresentador brasileiro, morreu nesta quinta-feira (3) aos 97 anos. A notícia foi confirmada por Fátima Sampaio, esposa do comunicador, durante participação no "Encontro com Patrícia Poeta".

Segundo a viúva, nos últimos dias em que esteve internado, ele estava lúcido e conversando com ela. Em sua última publicação nas redes sociais, Cid publicou uma homenagem ao humorista e amigo Tom Cavalcante, na última quarta-feira.

"Abraço, querido Tom! Gravo a abertura do seu show quando você quiser! Uma honra!", escreveu ele na legenda do vídeo em que o comediante aparece exaltando a carreira e a voz de Cid Moreira. "Uma hora dessas vou querer que você faça a abertura do meu show", pediu Cavalcante.

Nos comentários, o ator elogiou o comunicador: Cidão Brilhante! Extraordinário! Ser humano do Bem! Meu Deus, será maravilhoso ter sua voz brilhante me anunciando nos teatros do Brasil e do Mundo", respondeu ele na última quarta (2).

Assista:

FONTE: PORTAL IG - 03/10/2024

PF desvenda golpe aplicados por médicos para faturar em escalas de plantões


                                                  Médicos realizavam escalas irregulares e recebiam sem cumprir a devida carga horária -foto:Divulgação PF
                                            

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Jaleco Fantasma, em Macapá, que investiga um possível esquema criminoso no qual médicos estariam fraudando a escala de serviços. Até o momento, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de R$ 75 mil em espécie e € 4 mil, nas residências dos suspeitos.

Segundo a PF, os investigados atuam no Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (HCAL), em Macapá, e estariam cometendo as fraudes desde abril de 2022, o que prejudicou o atendimento ao público no hospital.

A Justiça também determinou o afastamento cautelar de dois servidores de seus cargos públicos. Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, falsificação ideológica de documento público e organização criminosa. Se condenados, as penas podem chegar a 25 anos de reclusão, além do pagamento de multa e da perda do cargo público.

Como funcionava a fraude

De acordo com a Polícia Federal, a investigação revelou que, para uma determinada especialidade médica, eram feitas duas escalas de plantões: uma oficial, publicada no site da Secretaria de Saúde, e outra paralela, que não era divulgada. Combinando ambas, cada médico deveria cumprir, em média, 24 plantões de 12 horas por mês. Cada plantão tinha um custo de cerca de R$ 1 mil, totalizando aproximadamente R$ 24 mil pagos por médico, por plantões que, na realidade, não eram cumpridos.

Durante a investigação, também foi observado que, apesar de receberem pelos plantões, os servidores públicos não estavam cumprindo os horários de serviço para os quais foram escalados. Em vez disso, estavam realizando atividades diversas, incluindo viagens ao exterior.

Foi constatado que mais de R$ 3 milhões foram pagos indevidamente desde abril de 2022, por plantões não realizados. Esse valor também corresponde aos bens dos investigados que foram bloqueados judicialmente.


Fonte: BNEWS -03/10/2024

RJ: Médico detalha últimos dias de vida de Cid Moreira


                                            foto:reprodução                    

O médico de Cid Moreira, ícone da TV brasileira que morreu aos 97 anos nesta quinta-feira (3/10), deu detalhes sobre a morte do primeiro apresentador do Jornal Nacional, da TV Globo. Cid estava tratando pneumonia, além de uma doença crônica no rim, e ficou 29 dias internado em um hospital de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos.

Nélio Gomes Júnior explicou que Cid já fazia hemodiálise em casa, por conta de uma insuficiência renal crônica, mas apresentou uma infecção e precisou ser levado ao hospital.

“Ele já vinha apresentando uma certa dificuldade para andar, já tinha um certo grau de atrofia muscular e de locomoção, e a situação se complicou com trombose venosa nos membros inferiores”, disse o médico, no programa Encontro, de Patrícia Poeta.

De acordo com Nélio, Cid ficou acamado. “Um paciente de 97 anos, que fica mais tempo acamado, com complicações de trombose venosa e evoluindo com um desgaste natural do organismo de três anos de diálise, o paciente se torna mais grave, para cuidados mais intensivos”, completou.

Ele explicou que vários médicos estavam envolvidos no tratamento multidisciplinar de Cid. O uso constante de antibióticos e as trocas dos remédios levaaram a um desgaste natural do organismo. “Infelizmente, é um paciente de 97 anos com múltiplas comorbidades, que acaba evoluindo para falência múltipla de órgão”, relatou.

Por fim, ele contou que Cid Moreira teve um tratamento digno e que estava com a cabeça boa todos os dias.

Quem foi Cid Moreira

Nascido em Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 29 de setembro de 1927, Cid Moreira começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que encontrou seu verdadeiro palco.

Ao longo de 27 anos à frente do Jornal Nacional, Cid foi responsável por noticiar alguns dos momentos mais marcantes da história do Brasil e do mundo, desde eleições presidenciais até tragédias e grandes conquistas.

Com uma dicção perfeita e um estilo único, ele se tornou referência no jornalismo, sendo lembrado pela forma calma, porém firme, com que transmitia os acontecimentos.

Salvador: Suspeito é baleado e invade campus da UNEB no Cabula; universidade suspende atividades nesta quinta (3)

                                     Foto:reprodução

Um suspeito que foi baleado durante uma troca de tiros na localidade do Buracão invadiu o campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no bairro do Cabula, em Salvador, na noite desta quarta-feira (2). Um vídeo encaminhado ao BNews mostra o homem sentado em uma área do restaurante universitário da instituição. Por conta da violência, a reitoria suspendeu as atividades matutinas desta quinta (3).

Segundo informações de uma fonte do BNews, o suspeito ferido fugiu para a instituição de ensino, onde foi socorrido pelos funcionários. Posteriormente, foi levado para o Hospital Roberto Santos e encaminhado para o Hospital Geral do Estado. Não há detalhes sobre seu estado de saúde.

Por meio de nota, a Reitoria da UNEB informou que dialogou com as direções dos departamentos do Campus I, no bairro do Cabula, e decidiu suspender as atividades acadêmicas e administrativas da unidade desta quinta-feira (3) "devido ao cenário de insegurança que se estabeleceu na região, no início da noite desta quarta-feira (2)".

"A Gestão Universitária já acionou as forças de segurança pública para apuração dos fatos recentes, demandando medidas que garantam a segurança e o bem-estar da comunidade universitária e do entorno", disse.

uneb

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

DF: Saiba quem era a assistente social morta após explosão de airbag

                                          FOTO:REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

A assistente social Marcela Gonçalves Feitosa de Melo (foto em destaque), de 37 anos, morreu após peça do airbag do veículo atingir a carótida dela, no Distrito Federal, na terça-feira (1º/10).

Nascida em Inhuma (PI), Marcela morava em Taguatinga. A assistente social trabalhava no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e também prestou serviços à UniProjeção.

Por nota, o CIEE lamentou o falecimento de Marcela. A instituição também afirmou que tem prestado todo o auxílio necessário à família.

O carro de Marcela não passou por recall. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a montadora anunciou o chamado para reparos em 2020. Até terça-feira (1º/10), data da tragédia, o serviço estava pendente.

Marcela dirigia um Toyota/Etios SD XS, 2015/2016. A motorista morreu após acidente em via movimentada entre o Sudoeste e o Cruzeiro, por volta das 16h30.

Perfuração

Segundo a Polícia Militar (PMDF), o airbag do veículo foi acionado, e a espoleta — sensor responsável pelo acionamento do equipamento — perfurou a carótida da condutora.

De acordo com o portal do Senatran, a montadora anunciou, em novembro de 2020, o recall dos airbags fixados nos assentos do motorista e do passageiro.

Segundo o chamado, o serviço era necessário para corrigir eventual ruptura da carcaça do deflagrador, com risco de dispersão de fragmentos metálicos com a bolsa do airbag.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o acidente ocorreu em frente ao terminal rodoviário do Cruzeiro.

Quando chegaram ao local, as equipes de socorro já encontraram a vítima sem vida. O caso é investigado pela Polícia Civil (PCDF).

Montadora lamenta e reforça recall

Por nota, a Toyota lamentou a morte de motorista. A montadora confirmou que o veículo foi chamado para recall e que o pedido estava pendente. A empresa ressaltou a importância de os motoristas estarem atentos às campanhas de recall.

ota se solidariza com a família da vítima e lamenta o ocorrido. Com relação ao veículo, informa que se encontra com campanha de recall pendente desde 2019. Para que a Toyota possa fornecer maiores informações, será necessária perícia técnica.

Aproveitamos para pedir aos proprietários que verifiquem se os seus veículos estão envolvidos na campanha de recall pelo site https://www.toyota.com.br/meu-toyota/servicos/recall, pelo Toyota Assistência 24 horas no telefone 0800 703 0206 ou diretamente com o concessionário mais próximo. Caso o veículo esteja envolvido na campanha de recall, pedimos que o proprietário entre em contato com a Rede de Concessionárias Toyota para realizar o agendamento. O serviço consiste na substituição do deflagrador da bolsa do airbag, tem duração estimada de até 1 hora e é realizado de forma gratuita.

Fonte: METRÓPOLES - 02/10/2024

No Líbano: ‘São pessoas explodindo’, diz brasileira à espera de resgate

                                         foto:reprodução

A brasileira e dona de casa Lindaura Lianes Hijazi, de 51 anos, está vivendo em um abrigo lotado de desabrigados na capital do Líbano, em Beirute, com o marido e dois filhos pequenos. Ela deixou a própria casa depois que o bairro em que vive, ao sul da cidade, foi devastado pelos bombardeiros de Israel. A família de Lindaura aguarda o avião enviado pelo governo brasileiro para poder deixar o país.

“Esses mísseis derrubaram mais de sete edifícios pertinho da minha casa. O lugar em que eu morava está todo devastado. Uma bomba dessas explode um edifício inteiro. Na última vez em que estava em casa, eles jogaram mais de dez bombas. e sem avisar ninguém. Treme tudo igual terremoto. Eu achei que ia morrer na hora”, relatou a brasileira natural de Assis Chateaubriand, no interior do Paraná.

Lindaura vive no Líbano desde 1991 e presenciou outras duas guerras. Ao todo, ela têm seis filhos, sendo dois menores de idade. A dona de casa relatou o horror que foi o ataque de Israel por meio dos pagers, quando centenas de rádios portáteis de comunicação explodiram em diversos pontos do Líbano visando lideranças do Hezbollah. Ao todo, morreram ao menos doze pessoas e 3 mil ficaram feridas.

“Você andava na rua e via as pessoas explodindo para todo lado. Era no shopping, era em todos os lugares. Perto da minha casa explodiram dois. Os rins do cara caíram no chão. Estourou um apartamento inteiro só por um aparelho desses”, relatou a brasileira.

Lindaura decidiu abandonar a residência depois do quinto bombardeio em seu bairro e que toda essa região da cidade hoje está vazia. Ele lamentou ainda que o banco dela não permite realizar saques maiores que US$ 300 dólares por mês e que, por isso, não consegue comprar passagens aéreas para deixar o Líbano.

“Agora a gente está esperando, se Deus quiser, o presidente Lula para a gente pegar o avião para nos resgatar. Se não fossem meus dois filhos pequenos, eu ficava aqui”, destacou a brasileira.

Lindaura falou também sobre a pressão psicológica que ela, os filhos e a família têm sofrido. “Minhas crianças são fortes igual eu, mas elas gritam e se desesperam quando caem as bombas. Minha cunhada, que é libanesa, fica desesperada ao ouvir os sons das bombas. Ela começa a bater na própria cabeça e a ficar branca. Ela não consegue ficar em pé”, disse.

Entenda o conflito no Líbano

Desde o último dia 23 de setembro, Israel tem realizado bombardeios massivos contra cidades libaneses. Estima-se que, em pouco mais de uma semana, mais de 1 mil pessoas morreram e 1 milhão precisaram abandonar suas casas, segundo agências das Nações Unidas (ONU).

Israel alega que os ataques contra o Líbano visam destruir a infraestrutura e as lideranças do Hezbollah, grupo político e militar que tem realizado ataques contra o norte de Israel em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza. O grupo promete manter os ataques enquanto continuar a ocupação de Gaza pelas forças israelenses.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decorou do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (02/10) com destino a Beirute. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano.

Este é o número de pessoas que procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute com pedido de repatriação. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está justamente no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.

 Fonte: AG BRASIL - 02/10/2024

No México: Lula decola em avião reserva após pane e pousa hoje em Brasília


                                                               foto:reprodução

O presidente Lula decolou em um avião reserva da Presidência, na madrugada desta quarta-feira (2/10), após a aeronave em que estava apresentar problemas, no México. A nova decolagem foi feita do aeroporto Felipe Angeles, na capital mexicana.

Planalto informou que a previsão é que Lula pouse em Brasília na manhã de hoje. Antes de retornar ao solo no México, o piloto teve de fazer com que o avião desse voltas por quatro horas e meia, com apenas um dos motores, para gastar o combustível e fazer a aterrisagem em segurança.

De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a pane no avião principal ocorreu por conta de uma ave que teria sido sugada pela turbina.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Mundo: Inexplicável ONU não ter autoridade para fazer Israel conversar, diz Lula

 

                                                   foto:reprodução/PR


Em meio à escalada dos ataques no Oriente Médio nesta terça-feira (1º/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o governo Benjamin Netanyahu, de Israel. Para ele, é "inexplicável" que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não tenha autoridade para fazer com que o país "sente na mesa para conversar, em vez de só saber matar".

O petista falou brevemente com jornalistas na Cidade do México, antes de participar da solenidade de posse da presidente Claudia Sheinbaum. O chefe do Executivo também disse achar importante a repatriação de brasileiros no Líbano, ordenada por ele ontem (30/9).

  • "Eu acho que é importante. Nós vamos fazer isso em todo lugar que for preciso. Agora, o que eu lamento, lamento, é o comportamento do governo de Israel. Sinceramente, é inexplicável que o Conselho da ONU não tenha autoridade moral e política para fazer com que Israel sente na mesa para conversar, em vez de só saber matar", respondeu Lula ao ser questionado pela imprensa sobre a repatriação no Líbano.
A ordem para evacuar brasileiros no país, que está sendo invadido pelas forças israelenses, foi autorizada pelo presidente Lula ontem após reunião com o chanceler Mauro Vieira, ainda no México. A expectativa do governo é que 240 cidadãos sejam repatriados em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) ainda nesta semana. A operação, porém, enfrenta dificuldades com a intensificação dos ataques na região.

Fonte: Correio Braziliense - 01/10/2024