• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de setembro de 2011

Politica: ACM Neto quer ser candidato ao governo da Bahia em 2014

Faltando 13 meses para a próxima eleição municipal em 2012, a movimentação politica já é intensa tanto nas capitais como no interior. Mas para o Deputado Federal ACM Neto, a disputa para o palácio Thomé de Souza em Salvador está descartada, pelo menos, até a presente data.

Assistindo a debandada geral de integrantes de seu partido, o DEM para o PSD do atual Vice-Governador Otto Alencar principalmente no interior do Estado, o Deputado já sentiu que o máximo que pode fazer para a eleição em Salvador é apoiar um candidato de oposição ao governador Wagner que já sinalizou que o nome do PT a prefeitura de Salvador é do Deputado Nelson Pelegrino(PT).

Em entrevista recente em veículo da imprensa nacional admitiu que em 2014, a disputa do Palácio de Ondina faz parte de seus planos. Movido talvez pela sinalização do governador Wagner que admitiu que o nome do atual Presidente da Petrobrás José Gabrielli seria um excelente nome para governar a Bahia,ACM Neto não quer perder tempo.

Fica no ar apenas uma pergunta: Será que todos estarão vivos até lá?

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Irecê: Após protestos,comunidade escolar comemora retorno da Diretora da Direc-21

Profa. Maria Conceição -Foto:Reprodução

Após intensos protestos da comunidade escolar dos 28 municipios pertencentes a DIREC-21, a professora Maria da Conceição Araújo Correia retornou ao cargo hoje(2) após a publicação no Diário Oficial de ontem(1) do decreto tornando sem efeito sua exoneração realizada no último dia 25/08.



Vale registrar a mobilização de todos os profissionais da área educacional tanto do Estado como de toda rede municipal,contando com o apoio dos alunos, tendo em vista o bom trabalho que a professora vem fazendo a frente da DIREC-21 desde 2007, e quem trabalha com gestão sabe o quanto é difícil está a frente de um orgão tão abrangente e importante como uma diretoria regional de Educação, por isso a comunidade reagiu a uma atitude politica do Deputado Estadual Joaci Dourado(PT) em solicitar ao Estado a exoneração da professora, onde após a reação da comunidade, afirmou em entrevista a uma emissora de rádio local que o cargo "lhe pertence".



Passado este episódio, desejamos a professora que renove suas forças e continue desenvolvendo seu trabalho com muita competência que lhe é peculiar.Confira abaixo o decreto



O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

R E S O L V E



Considerar sem efeito, a partir da data de sua edição, a exoneração de MARIA CONCEIÇÃO ARAÚJO CORREIA do cargo de Diretor, símbolo DAS-2D, da Diretoria Regional de Educação de Irecê - DIREC 21, da Secretaria da Educação, publicada no Diário Oficial do Estado de 25.08.2011.

Fonte:DOE 01/09/11

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bahia: Assembleia Legislativa aprova privatização de cartórios

Filas e demora são constantes em cartórios-Foto:reprodução

O projeto de lei que determina a privatização dos cartórios extrajudiciais da Bahia foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa em sessão na noite desta terça-feira (30). Agora, o projeto número 18.324/2009 terá 120 dias para sua implementação. O Tribunal de Justiça, que é contra a privatização de uma só vez, deve entrar com recurso contra a decisão.

Foram dois anos de discussões. Agora, os 1.549 cartórios extrajudiciais devem passar para o controle da iniciativa privada - antes, o governador Jaques Wagner deve sancionar a lei.

A proposta do TJ era de que os 614 cartórios vagos fossem privatizados imediatamente. Para os demais, haveria, segundo a proposta, um planejamento de privatização anual, que terá como critério o tempo do oficial na chefia da unidade. No primeiro ano, seriam privatizados os cartórios onde os titulares têm mais de 25 anos no cargo. No segundo, seria a vez das unidades onde o oficial tivesse 20 anos, e assim sucessivamente.

Pelo projeto aprovado pela Assembleia, no entanto, todos os cartórios serão privatizados de uma vez.

Nesta quarta-feira (31) é a vez de outro projeto polêmico ser votado pelos deputados: o que determina mudanças no atendimento do Planserv, plano de saúde dos servidores estaduais. Para pressionar e em protesto, servidores estaduais estão em greve por 48h.

Denúncias e queixas
A Bahia era o único estado do Brasil que tinha os cartórios ainda atrelados ao estado. Denúncias e queixas de favorecimento e subornos se tornaram rotina recentemente. Em matéria publicada no dia 29, o CORREIO denunciou um esquema de pagamento de suborno que envolvia despachantes e até uma servidora de cartório.

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Telma Brito, chegou a afirmar que a má qualidade dos serviços dos cartórios extrajudiciais da Bahia é também culpa dos próprios servidores. "Peço desculpas aos servidores, mas não posso aceitar, por exemplo, que haja fila com entrega de 20 senhas para autenticação de documento. Um serviço muito rápido”.

A privatização já havia sido determina pelo Conselho Nacional de Justiça em 2008.

Fonte: Repórter Leo Barsan do Correio da Bahia

Educação: Xerox leva polícia a quatro Universidades Baianas




A cultura de tirar fotocópias de parte ou de toda a obra de autores que são de uso recorrente nos cursos de ensino superior, em boa parte das vezes estimulada pelos próprios professores, foi alvo de ação da Polícia Civil baiana. Nesta terça-feira (30), após denúncia da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), quatro agentes da delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) vistoriaram quatro faculdades da capital baiana. Na gráfica do campus da Federação da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), os agentes apreenderam 100 livros. Outros 50 foram encontrados nas Faculdades de Tecnologia e Ciências (FTC) e na Ruy Barbosa. No Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), as versões originais sequer existiam – cerca de 90 mil as obras estavam digitalizadas, em PDF, prontas para a impressão. A cópia de um livro sem autorização do autor é crime com pena prevista de 2 a 4 anos para quem obtém lucro com as obras. Todo o material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). As provas serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MP-BA) para a abertura de inquérito criminal. Informações do BN.


Foto:Ilustrativa

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bahia: Violência no Estado ganha página no The New York Times

Foto:Reprodução/site NYT


A violência relacionada ao tráfico de drogas na Bahia tomou repercussão internacional. Na reportagem publicada nesta terça-feira (30) do jornal norte-americano The New York Times, a Bahia é considerada um dos estados mais perigosos do Brasil. “No nordeste, a região que mais se beneficiou com os programas de transferência de riqueza que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu durante seus oito anos no cargo, a taxa de homicídios quase dobrou no período de 10 anos, transformando esta área do país na mais violenta”, diz o texto da publicação. Alguns bairros de Salvador, como Calabar (que recentemente recebeu uma base de segurança), Pelourinho e Nova Constituinte são citados como as localidades com menos segurança do estado. Na região de Nova Constituinte, é lembrada uma série de assassinatos relacionados com as drogas, que tem atormentado a área durante os últimos cinco anos, inclusive o massacre de seis adolescentes pegos no fogo cruzado de gangues rivais. Informações do BN.

Educação: UNEB vai ganhar restaurantes e residências universitárias

o professor Marcelo Paixão da UFRJ palestrou na abertura da conferência -Foto:Cindi Rios/Ascom
A administração central da UNEB vai inicar, até o final do ano, a contrução de restaurantes universitários nos campi de Salvador, Alagoinhas e Juazeiro e de novas residências estudantis em Serrinha e Itaberaba.

As novidades foram anunciadas pelo reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, durante a abertura da Conferência universitária de ações afirmativas da UNEB: a construção de um programa permanente, na noite de ontem (29), no teatro da instituição, no Campus I, em Salvador.

“Além de possibilitar o ingresso nas graduações e pós-graduações de nossa universidade, estamos adotando medidas para fortalecer a fixação e garantir a permanência desses estudantes nos cursos”, completou o reitor.


Reitor Valentim salientou que medidas são para contribuir com permanência dos estudantes
Presidindo a abertura, Valentim exaltou ainda o êxito do sistema de cotas na universidade, que atualmente conta com aproximadamente 18 mil cotistas matriculados.

As ações afirmativas da UNEB também foram ressaltadas pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), Marcelo Paixão, que ministrou palestra sobre a temática.

“Estamos debatendo uma política justa e que precisa dar certo. Esse evento mostra a organização dessa instituição para discutir uma proposta de programa inclusivo, que vai servir de referência para as demais universidades brasileiras”, ressaltou Marcelo.

Para o docente carioca, as discussões acerca das políticas de ações afirmativas suscitadas pela UNEB têm importância para o ensino superior de todo o país.


Wilson Mattos lembrou que um documento será produzido e encaminhado para apreciação do Consu
“As cotas, além de funcionar como instrumento de reparação social, possibilitam a identificação e a inserção de talentos adormecidos no ambiente acadêmico brasileiro”, considerou Marcelo.

Gestores e representantes dos três segmentos da universidade se reuniram na oportunidade, a convite do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia), para dar início às discussões sobre a implantação de um programa permanente de ações afirmativas.

Segundo o secretário municipal da Reparação (Semur), Ailton Ferreira, a UNEB tem fornecido “a régua e o compasso” para que os gestores do Executivo promovam políticas públicas inclusivas e também tem se mostrado fiel aprendiz do movimento negro no estado.

“Essa instituição de ensino é a mais negra da Bahia. Espero que a parceria entre nossa secretaria e a UNEB mantenha-se firme, e que a universidade possa estar presente para a população do estado assim como o afoxé Filhos de Gandhy, que têm pelo menos um representante em cada família baiana”, destacou o secretário.

Para Amélia Maraux, superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Bahia (Sudeb), o evento ratifica o pioneirismo da UNEB em ações afirmativas.

“A inserção de cotistas em uma universidade formadora de docentes tende a tornar o ensino público no estado mais qualificado e inclusivo”, considerou Amélia.

Participaram também da abertura a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Carine Limeira, o pró-reitor de Assistência Estudantil (Praes) da UNEB, Paulo Gonçalves, a gerente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Dayse Lago, o coordenador do Cepaia, Wilson Mattos, a juíza da 18ª Vara de Substituições de Salvador, Luislinda Valois, e o professor da Universidade do Estado de Kwara (Nigéria), Sakah Mahmoud.

Programa permanente

Luislinda Valois, primeira magistrada afrodescendente do país, prestigiou as atividades
Após a implementação das cotas para negros da rede pública de ensino em 2003, e da extensão do sistema de reserva de vagas para indígenas em 2008, a UNEB caminha para a realização de outra ação democrática e inclusiva, com a elaboração de um programa unificado de ações afirmativas.

“Essa conferência é uma iniciativa pioneira. Após as discussões, enviaremos documento sobre os debates para apreciação do Conselho Universitário (Consu)”, explicou Wilson Mattos.

O coordenador frisou ainda que a iniciativa está de acordo com as leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede pública de ensino a obrigatoriedade de temáticas acerca desses grupos étnicos historicamente excluídos.

Para Luislinda Valois, primeira magistrada afrodescendente do país e importante parceira da UNEB no setor judiciário para implantação das cotas, a universidade está fortalecendo “a parceria com a negritude baiana, que tem orgulho de ser brasileira e também quer participar da gestão deste país”.


Conferência está reunindo a comunidade acadêmica na construção de programa permanente
O pró-reitor de Assistência Estudantil (Praes), Paulo Gonçalves, além de destacar os esforços para a implantação de uma efetiva política de ações afirmativas na instituição, destacou que o principal desafio da universidade é “desconstruir as convenções racistas da sociedade brasileira”.

A conferência segue com programação no Teatro UNEB. Destaque para a apresentação dos resultados da pesquisa Os egressos do sistema de cotas da UNEB, que acontece hoje (30), e à aprovação do documento final da conferência prevista para amanhã (31), último dia do evento.

A iniciativa, promovida pelo Cepaia em parceria com o grupo de pesquisa Firmina Pós-Colonialidade: Educação, História, Cultura e Ações Afirmativas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), tem apoio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Afrouneb) e do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS), ambos do Campus V (Santo Antônio de Jesus), e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), do Campus I (Salvador).




Fonte: Danilo Oliveira do núcleo de jornalismo/ascom da instituição

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bahia: Servidores do Estado vão parar dois dias

Os trabalhadores da Educação e os outros servidores do Estado decidiram cruzar os braços nesta terça (30) e quarta-feira (31) para que todos os funcionários públicos, tanto do interior quanto da capital, pressionem os deputados a votarem contra o projeto do governo baiano que altera as regras do Planserv. A vigília na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) está prevista para começar às 8h e vai até a noite de quarta, dia em que os parlamentares devem votar a proposta que limita o número de atendimentos de urgência dos servidores que utilizam o plano. O projeto prevê ainda o aumento da contribuição do servidor à rede assistencial em até 45,93%. Informações do BN.

Saúde: "Ainda é cedo para falar em sequelas", diz Médico sobre Ricardo Gomes






O médico Marco Aurélio Cunha, ex-dirigente do São Paulo e amigo pessoal de Ricardo Gomes, declarou ao Terra que é precipitado falar sobre possíveis sequelas ao acidente vascular cerebral sofrido pelo técnico do Vasco no último domingo, durante o clássico contra o Flamengo, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Seria precipitado fazer um comentário sobre esse aspecto hoje. Não se tem uma ideia ou uma dimensão do que vai acontecer. Nós vamos saber daqui um tempo as consequências", afirmou Marco Aurélio. Ricardo Gomes está internado desde domingo no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro.

Próximo do treinador, o médico expressou toda a torcida pela recuperação do amigo. "Estou aqui muito esperançoso, passei uma noite horrível. Amigos próximos quando passam por isso é muito difícil de assimilar. O importante é que ele esteja no nosso meio, pregando a ética e responsabilidade. O Brasil precisa de homens como o Ricardo", acrescentou.

O hematoma cerebral de Ricardo Gomes foi totalmente removido, após a drenagem que o treinador do Vasco foi submetido na noite de domingo. Em boletim médico divulgado nesta manhã de segunda, foi informado que a pressão intracraniana do treinador está sob controle.

Entenda o caso
O acidente vascular cerebral (AVC), ou acidente vascular encefálico (AVE), chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida da função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais. Trata-se de uma doença de início súbito na qual o paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e déficit visual súbito de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais. Informações do portal Terra.

domingo, 28 de agosto de 2011

Brasil: Técnico do Vasco sofre AVC e estado de saúde é gravíssimo




O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, deixou o estádio do Engenhão de ambulância neste domingo. O estado do treinador é considerado gravíssimo pela equipe do Hospital Pasteur, no Méier, Rio de Janeiro. Os exames revelaram que o comandante vascaíno sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico.

O médico do Vasco, Clóvis Munhoz, informou que a intervenção deve durar pelo menos 3 horas. "Ele está em coma induzido e respira por aparelhos. Os médicos vão fazer uma drenagem do coágulo que está na caixa craniana. Não há alternativa, se não operar ele morre. E na cirurgia também pode acontecer o pior. Depois da cirurgia precisaremos esperar pelo menos 72 horas para saber se ele terá sequelas".

Além da família, estão no hospital o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, além de dirigentes do clube, o ex-jogador Geovani e o meia Felipe que falou da preocupação do elenco: "Tá todo mundo triste e torcemos para o Ricardo voltar o mais rápido possível".

Osmar de Oliveira, médico e jornalista da TV Bandeirantes, disse que conversou com três médicos ligados ao Vasco: "Eles informaram que a tomografia computadorizada acusou que 70% do área do cérebro de Ricardo Gomes estão tomados pela hemorragia. Um outro fato grave é que a ambulância utilizada não tinha UTI, o que é obrigatório, pelo Estatuto do Torcedor"

Ricardo Gomes passou mal por volta de 20 minutos do segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo. O treinador vascaíno foi, inicialmente, atendido pelos médicos do clube no banco de reservas. Em seguida, com dificuldades de se movimentar, o treinador foi levado para o centro médico do estádio.

Após o atendimento, Ricardo Gomes foi transferido para o Hospital Pasteur, que fica próximo ao estádio.

A assessoria do Fluminense, clube formador do atleta Ricardo Gomes, divulgou uma nota oficial onde diz que "se une aos familiares, atletas e admiradores do técnico Ricardo Gomes na torcida para que ele tenha uma pronta recuperação do acidente vascular cerebral hemorrágico sofrido na tarde deste domingo. Ricardo Gomes faz parte da história do Fluminense. Como jogador, vestiu somente uma camisa de times brasileiros: a tricolor. Com ela, o zagueiro conquistou o Tricampeonato Carioca (1983, 1984 e 1985) e o Campeonato Brasileiro de 1984. Em 2004, Ricardo voltou ao Fluminense como técnico", encerra a nota. Informações do uol esporte.


Foto:Reprodução

Esporte: Confira os resultados da 19ª rodada do Brasileirão

O técnico Ricardo Gomes passou mal e foi atendido no posto médico do estádio -Foto:Reprodução

Rio de Janeiro:



Vasco da Gama 0 x 0 Flamengo



Presidente Prudente:


Corinthians 1 x 2 Palmeiras



Fortaleza:


Ceará 3 x 0 Bahia



Santos:



Santos 1 x 1 São Paulo



Porto Alegre:



Grêmio 2 x 1 Internacional



Curitiba:



Curitiba 1 x 1 Atlético (ontem)



Rio de Janeiro:



Botafogo 2 x 1 Fluminense(ontem)



Jogos das 18h.



Minas:



Atlético x Cruzeiro



Santa Catarina:



Avaí x Figueirense

Mundo: Furacao Irene já deixa 12 mortos nos EUA

O furacao deixa rastro de destruição-Foto:Folha/Reprodução

Mesmo após perder força e ser rebaixado para tempestade tropical, o Irene deixou ao menos 12 mortos em sua trajetória pela costa leste dos EUA e causou enchentes e prejuízos em diversos Estados, entre eles a Carolina do Norte e Nova Jersey. Serviços de emergência americanos consideram que a cidade de Nova York foi "poupada", embora tenha enfrentado alagamentos, blecautes e quedas de árvores na manhã deste domingo.

O número de vítimas tende a aumentar, no entanto, e a emissora CNN já menciona ao menos 15 mortos em decorrência dos efeitos da tempestade.

A secretária de Segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, disse em conferência de imprensa que "o pior já passou para a maior parte da costa leste" e que a tempestade prossegue agora para a região da Nova Inglaterra e o leste do Canadá, já muito enfraquecida.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse a repórteres que considera acertada a decisão de retirar mais de 370 mil moradores de suas casas, e afirmou ter ido pessoalmente a abrigos congratular os nova-iorquinos que deixaram as áreas de risco.

Autoridades municipais disseram ainda que os aeroportos da cidade podem voltar a operar já na segunda-feira.

Durante a manhã deste domingo, a companhia de energia elétrica Con Edison afirmou que 21 mil pessoas estavam sem energia no Queens, 7,5 mil no Brooklyn e 6,7 mil no Bronx, além de 18,2 mil pessoas em Staten Island, enquanto quase 66 mil seguem sem luz no condado de Westchester e 166 mil no Estado vizinho de Nova Jersey. A companhia ainda não divulgou um balanço atualizado.

Seis pessoas morreram na Carolina do Norte, três na Virginia, duas em Nova Jersey e uma em Connecticut, Flórida e Maryland. As vítimas faleceram em acidentes de trânsito, por ataque cardíaco ou em quedas de árvores, incluindo um menino de 11 anos atingido por uma árvore dentro de casa na Carolina do Norte.

"Atualmente é possível ver algo do céu", afirmou Joseph Bruno, comissário dos serviços de emergência da cidade, ao canal CNN. "Há áreas da cidade que estão inundadas, mas em geral considero que superamos", destacou.

Bruno lembrou, no entanto, que a cidade tem muitos danos, como milhares de árvores derrubadas, as áreas inundadas e o lixo.

A brasileira Andrea Dandrea enviou relato à Folha dando conta de que muitos voltaram às ruas da cidade, embora os efeitos da tempestade estejam por toda a parte.

"Aparentemente, Manhattan sobreviveu ao Irene. A cidade que nunca dorme (e que, apesar dos ventos fortíssimos, dormiu essa noite) volta a ter pessoas correndo no Central Park e passeando pela rua Central Park West, mas os vestígios da força do vento estão em toda a parte. Equipes de limpeza já iniciam o trabalho em Upper West Side. O vento ainda é forte, mas sem chuvas", disse.

EFEITOS

Durante a manhã o sul de Manhattan, sobretudo a região de Battery Park, foi afetado pelo transbordamento dos rios Hudson e East River, mas horas depois a água retrocedeu.

A tempestade passou por Nova York com ventos de até 104 km/h, mas meteorologistas da CNN indicam que seu centro expandiu-se consideravelmente ao passar pela cidade. Como resultado, os ventos mais intensos ficaram nas bordas da formação da tempestade, e não no "olho", que passou sobre Manhattan.

Em momentos da cobertura ao vivo do canal, nesta manhã de domingo, repórteres chegaram a ver aberturas de sol no sul de Manhattan enquanto em Nova Jersey ainda havia forte chuva.

Os bairros de Coney Island, no Brooklyn e a região de Long Island foram as zonas mais afetadas pelo fenômeno.

A tempestade Irene se desloca para o norte a uma velocidade de 40 km/h. Já passou por Cape Cod, no Estado de Massachussetts, e pode ainda atingir Boston, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

NOVA YORK

Garoto flutua em caixa de jornais em rua alagada de Manhattan após a passagem do furacão Irene por Nova York

Os efeitos do Irene começaram a ser sentidos na cidade já na noite de sábado, com fortes chuvas, relâmpagos e ventos fortes. No entanto, após uma inédita ordem de retirada para mais de 370 mil pessoas, Nova York quase ilesa do temido furacão rebaixado a tempestade tropical, o primeiro a ameaçar a cidade desde o Gloria, em 1985.

Nova York virou uma "cidade fantasma" desde o meio-dia de sábado, com transportes públicos suspensos, aeroportos e lojas fechadas.

PREJUÍZOS

Os danos provocados pela passagem do furacão Irene podem alcançar bilhões de dólares, afirmou o governador do Estado de Nova Jersey, Chris Christie, em entrevista à emissora NBC.

"Devo imaginar que a estimativa dos danos ficará em bilhões de dólares, ou em dezenas de bilhões", acrescentou.

Vista de Manhattan a partir do rio Hudson na manhã deste domingo. Irene perdeu força mas causou transtornos

Analistas estimavam prejuízos ainda maiores se Nova York, capital econômica do país e sua cidade mais populosa, com 19 milhões de habitantes, registrasse danos graves em sua infraestrutura.

O Irene tocou o solo pela segunda vez nos Estados Unidos neste domingo, desta vez em Nova Jersey, ainda como um furacão de categoria um, com ventos de 120 km/h.

Mais de 8.000 voos foram cancelados, em particular nos aeroportos de Nova York, JFK, LaGuardia e Newark.



Fonte: Folha de São Paulo

Brasil: Músicos da banda Asa de Aguia escapam de acidente aéreo em Caruaru

Foto: Folha

Um jatinho que levava a banda Asa de Águia quase bateu de frente com um avião monomotor que havia acabado de pousar no pequeno aeroporto de Caruaru (PE). A aeronave que transportava o grupo baiano se preparava para alçar voo, quando um avião de instrução pousou na pista. De acordo com a Folha Online, ao perceber que estava diante do ultraleve modelo Paulistinha, o jato decolou antes da hora. Isso quase fez a aeronave de médio porte cair, já que a decolagem precoce comprometeu a sustentação necessária para se manter no ar. Dentro do jatinho, um Citation 550, estavam o piloto, o co-piloto e mais seis músicos do Asa de Águia que retornavam de um show. O episódio ocorreu na manhã do último domingo (21), mas só agora a notícia do incidente e as imagens foram divulgados. Segundo a Folha, que obteve um relatório sobre a quase colisão, a Aeronáutica investiga o caso. Os aviões chegaram a ficar a apenas cinco metros de distância um do outro. Informações do BN.