• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bahia: Greve da PM chega ao fim


Em uma nova assembleia realizada na noite deste sábado, 11, os policiais militares da Bahia decidiram acabar com a greve que já durava 12 dias no Estado. A categoria aceitou a proposta de 6,5%, retroativa a janeiro passado, feita pelo governo. Também foi aceita a proposta do pagamento da GAP - Gratificação por Atividade Policial - a partir de novembro próximo. Segundo o comando geral da PM, 100% do efetivo da polícia já se encontra em atividade.


O governo da Bahia, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que não vai revogar as prisões dos policiais acusados de promover atos de vandalismo, formação de quadrilha e depredação do patrimônio público durante a greve. Também não haverá negociação de anistias.


Haverá, no entanto, a revogação do corte do ponto da sexta-feira e deste sábado, conforme anúncio prévio do comando da PM. Para o comando, a greve havia sido considerada encerrada desde a quinta-feira, dia 09, logo na sequência da desocupação da sede da Assembleia Legislativa, na última quarta à noite.


O comando da greve disse que vai brigar na justiça pela revogação das prisões dos 12 policiais que tiveram mandados expedidos durante a paralisação.
Assembleia - Depois de 12 dias da greve dos policiais militares, deflagrada inicialmente pela Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), os mesmos PMs ligados à entidade decidiram pôr fim à resistência grevista por parte dos associados. O anúncio foi feito pelo porta-voz da Aspra, soldado PM Ivan Leite, que passou a integrar a comissão grevista depois da prisão do dirigente da associação, o ex-PM Marco Prisco, que está na Cadeia Pública.


De acordo com Ivan, o ponto crucial para a decisão dos associados à Aspra teria sido a proposta que o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, teria anunciado na última sexta-feira, de anistiar administrativamente os militares que faltaram ao serviço nos dias de greve. “Foi uma decisão da categoria, em nome da população baiana, que era quem estava sofrendo nesse período, diante da intransigência do governo ”, discursou Ivan, após quase cinco horas de negociação com os colegas.


Conforme Ivan, as negociações envolvendo os prazos para o pagamento das gratificações por atividade policial (GAP), nível IV e V, continuarão, “sem greve”. Segundo ele, não foi colocado na pauta de votações o relaxamento das prisões dos 12 grevistas.


Sem anistia - Segundo o secretário de comunicação do Estado, Robinson Almeida, os policias que foram presos antes da greve não serão anistiados. “Só a justiça poderá dizer isso. Eles devem entrar com advogados. Não compete ao governo isso. E reafirmo que não haverá anistia para eles”.


A greve parcial da Polícia Militar começou no dia 31 de janeiro, após decisão de integrantes da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), na Bahia. No mesmo dia, policiais ocuparam a sede da Assembleia Legislativa, no CAB e tinha como reivindicações o cumprimento do pagamento da Gratificação por Atividade Policial IV e V (GAP IV e V) e a não punição administrativa para os policiais. Após 10 dias de greve, o presidente da Aspra, ex-policial militar e chefe do motim, Marco Prisco foi preso durante desocupação da Alba.


Fonte:Redação atardeonline.

Bahia: Bandidos explodem caixa do BB em Amélia Rodrigues

Mais um caixa explodido -Foto:Cleide Almeida/folhapress/reprodução

Uma agência do Banco do Brasil do município de Amélia Rodrigues (a 80 km de Salvador), foi alvo de criminosos na manhã deste sábado. Os ladrões explodiram um dos caixas eletrônicos do banco e levaram uma quantia ainda não conhecida pelos funcionários.O crime aconteceu por volta de 7h30 da manhã deste sábado, e foi visto por moradores que transitavam pela rua que se surpreenderam com o barulho da explosão.

A ação dos bandidos teria sido rápida."Eu ví um carro passando em disparada e achei estranho. Momentos depois, quando cheguei ao banco e ví o caixa detonado foi que percebi que os homens correndo no carro eram os autores da explosão", disse um cliente da agência.Segundo moradores, o grupo fugiu em alta velocidade e ninguém conseguiu identificar a placa do carro. Mesmo os funcionários da agência estão sem informações e aguardavam a chegada da perícia.

Até o final da manhã, a agência esteve completamente interditada, pois, segundo a polícia, em um dos caixas ainda constava uma quantidade de dinamites, que ainda colocava em risco a área isolada.Informações da Tribuna da Bahia.

Brasil: Ex- Presidente Lula volta a ser internado em SP

O ex-presidente luta contra um câncer desde outubroFoto: Ricardo Stuckert/Institutot Cidadania/Divulgação


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado neste sábado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com a assessoria de Lula, a internação foi por volta das 17h. O boletim médico divulgado pela instituição informa que ele chegou com queixa de perda de apetite e fadiga e, após avaliação, "foi constatada apenas presença de inflamação de mucosa da laringe e esôfago, decorrentes da radioterapia".


A equipe médica optou por internação hospitalar para observação e intensificação das medidas de suporte nutricional, fisioterápicas e fonoaudiológicas. O boletim afirma que o estado de saúde do ex-presidente é bom e não há alteração no plano de tratamento radioterápico. A equipe médica que assiste Lula é coordenada por Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e João Luís Fernandes da Silva.


Ontem, o ex-presidente não compareceu às comemorações pelos 32 anos de fundação do PT. Na carta enviada à direção do partido, Lula justificou a ausência e afirmou estar em uma "rigorosa disciplina" para se curar.


"Meu tratamento de saúde entrou em sua etapa final e devo manter rigorosa disciplina para que volte o mais rápido possível à militância social e política que tanto nos apaixona e mobiliza", disse Lula em trecho da carta.


Na quinta-feira, reportagem do jornal Folha de S.Paulo afirmou que, por recomendações médicas, Lula também deveria cancelar sua participação no desfile da escola de samba de São Paulo Gaviões da Fiel, que, neste ano, traz o político como tema.


Com o tema 'Homenagem da nação corintiana ao povo brasileiro', a escola é a sexta a entrar na avenida no sábado de Carnaval. Lula iria desfilar no último carro alegórico. De acordo com os médicos, mesmo com a boa evolução clínica de Lula, a exposição em um desfile é "expressamente proibida". Estava prevista para a sexta-feira da semana que vem, dia 17, a última sessão de radioterapia do ex-presidente. Após isso, ele deve passar por uma bateria de exames para avaliar o resultado do tratamento.


O câncer de LulaApós queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.


O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.


Fonte:Portal terra/reprodução

Governo Dilma: Bispo diz que nova ministra é "mal-amada e irresponsável"




O bispo de Assis (SP), d. José Benedito Simão, presidente da Comissão pela Vida da regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse ontem ao Grupo Estado que a nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci(foto), "é uma pessoa infeliz, mal-amada e irresponsável", que "adotou uma postura contra o povo e em favor da morte" ao defender o aborto em declarações dadas à imprensa. Informada, a ministra não quis comentar as críticas feitas pelo bispo.
"Recebo com muita indignação as palavras da nova ministra, cuja pasta tem uma grande responsabilidade em favor da vida da mulher", afirmou d. José - para quem a ministra abriu polêmica que pode criar um confronto entre Igreja e governo.
O bispo também disse que vai seguir de perto os pronunciamentos da ministra. "Vamos acompanhar seu trabalho. Se os discursos forem nessa mesma linha (de defesa do aborto), vamos tomar algumas medidas de protesto, que podem ser panfletos ou manifesto público", acrescentou d. José.


Fonte:Ag.Estado/reprodução

Foto:reprodução

Bahia: PMs que morreram em acidente na BR-324 serão sepultados neste sábado

Serão enterrados na tarde deste sábado (11) os dois policiais militares que morreram em um acidente na BR-324, na noite desta sexta-feira (10), na altura do bairro de Águas Claras. Segundo informações da polícia, o subtenente Reinaldo Beneta Pimenta Júnior e o soldado Gustavo Augusto Quenaza faziam rondas pela localidade.


O sepultamento do soldado Gustavo será às 16h, no cemitério do Subúrbio, enquanto o do subtenente Reinaldo será às 15h30 no Bosque da Paz. Os dois eram lotados na Rondesp/Baía de Todos os Santos.Também estavam na viatura, no momento do acidente, o soldado Roberval Gomes Pereira e a soldado Mônica Bião. Roberval foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) e Mônica para o Hospital do Subúrbio. Segundo informações da polícia, os dois apresentam estado de saúde que exige cuidados, porém estável.AcidenteAlém dos dois policiais, uma passageira de um dos veículos morreu no acidente, que envolveu uma van, uma viatura da Rodesp e um caminhão na noite de ontem na BR-324.


Acidente


O acidente aconteceu quando o caminhão, que vinha sentido Salvador, bateu no fundo da viatura, que bateu em outro carro, perdeu o controle, atravessou o canteiro e se chocou de frente com a van, que trafegava no sentido Feira de Santana. O acidente aconteceu em frente ao Makro, em Águas Claras. A viatura vinha em comboio com outras duas no momento da batida. Depois do acidente, o motorista do caminhão container fugiu. A PRF suspeita que ele dirigia embriagado. A van trazia doze pessoas e uma delas morreu. Dois policiais que estavam na viatura acidentada, o soldado Gustavo Augusto dos Santos Quereza e o sagento Reinaldo Benatá Pimenta Jr. também morreram. A viatura da Rondesp envolvida no acidente ficou completamente destruída com a batida. Além da PRF, foram para o local do acidente a Viabahia, responsável pela rodovia, e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fizeram o resgate das vítimas.


Fonte: CorreiodaBahia

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Concursos: Inscrições para UFBA já estão abertas





As inscrições para o concurso público para o cargo de servidor técnico-administrativo nos níveis superior, médio e de apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBa) foram abertas nesta sexta-feira (10). As 53 vagas reservadas são destinadas aos campi Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras, além do Centro Experimental de Oliveira dos Campinhos. As provas, que acontecem no mês de abril, serão realizadas nessas cidades e também em Cruz das Almas. As inscrições podem ser feitas através do site do concurso da universidade. Mais informações e dúvidas relativas ao concurso podem ser obtidas ou resolvidas no endereço eletrônico.

Irecê: Polícia prende mulher que servia crack e cocaína em bar

Foto: Reprodução/PC -Irecê


Neide Gama Alves, presa na tarde desta sexta-feira, 10, acusada de comercializar drogas em um bar, no município de Irecê (a 476 km de Salvador), está custodiada na 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
No estabelecimento, conhecido como Bar da Neide, a proprietária vendia crack e cocaína para os clientes com ajuda de dois funcionários. Maria Aparecida Ribeiro Souza, 27, que ajudava nas vendas, e o traficante Marlon Santos Campos, 21, que cuidava da segurança do estabelecimento, foram presos com a proprietária do bar.
Uma adolescente de 16 anos, que auxiliava nas vendas, e um menino de 15, que ajudava na segurança, também foram apreendidos pela polícia.
Apreensão - No Bar da Neide, localizado na Avenida 1º de Janeiro, os investigadores da 14º Coorpin encontraram dois revólveres calibre 38 (um em poder de Marlon e outro com o adolescente), além de 11 pedras de crack e seis papelotes de cocaína.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, os clientes do bar, que também eram usuários das drogas, foram conduzidos para a delegacia, onde confirmaram a compra e venda dos produtos no local. Todos foram liberados após serem ouvidos pela polícia.
Os traficantes foram presos em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma e corrupção de menores. Neíde, Maria Aparecida e Marlon estão custodiados na 14ª Coorpin, em Irecê, e os adolescentes foram levados para casa, após os pais assinarem termos de compromisso para apresentá-los ao Ministério Público.


Fonte:Redação de atardeonline atualizada às 21:02

Greve da PM: Policiais decidiram continuar o movimento grevista

faixa em frente ao Sindicato dos Bancários,onde estão sendo realizadas as assembleias-Foto:reprodução

Mais um capítulo da greve dos PMs na Bahia. Os policiais militares de três associações (APPM, Aspra e Associação de Sargentos e Sub-tenentes de Polícia Militar) decidiram continuar a paralisação no estado, mesmo após o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, anunciar que a greve da policiais e bombeiros militares terminou. A decisão foi tomada em assembleia realizada no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, nesta sexta-feira (10). Iniciada às 18h, a assembleia acabou pouco antes das 20h - e uma nova reunião acontece no mesmo local amanhã às 16h.

O grande entrave das negociações está relacionado ao pagamento da Gratificação por Atividade Policial IV (GAP IV) e às prisões de 12 policiais militares decretadas pela Justiça baiana. Os PMs em greve reivindicam o pagamento imediato da GAP IV e o relaxamento das prisões, além de anistia para os grevistas. Segundo Ivan Carlos Leite, porta-voz dos grevistas, não houve nenhuma nova tentativa de negociação por parte do governo.
O governo, entretanto, já suspendeu as negociações e propõe iniciar o pagamento da GAP IV apenas em novembro e de forma escalonada. Além disso, os policiais desejam que o pagamento da GAP V seja feita no máximo até 2013, enquanto o governo apresenta a proposta de pagar até 2015. O governo também propõe aumento de 6,5% da remuneração retroativo ao mês de janeiro deste ano.

Em resposta ao anúncio do fim da greve pelo comandante geral da PM, o porta-voz dos policiais militares grevistas disse nesta sexta-feira que a greve de PMs ainda não terminou. “A polícia ainda não retornou. É simples. Quem para é a categoria, e quem decide voltar também é a categoria. Queremos agora que haja uma conversa com o comandante-geral, que a tropa possa ouvir a proposta dele, porque esta proposta de não anistiar os policiais pode ser um novo estopim”, afirmou.



Fonte:CorreiodaBahia

Brasil: OAB-BA vai mover ação contra amazonense que falou em "dinamitar" a Bahia

Fonte:reprodução/internet

O presidente da Ordem dos Advogados Do Brasil, seccional Bahia, Saul Quadros, disse ao "Terra Magazine" que a entidade irá tomar "providências legais" contra a amazonense que disse no Facebook que deveriam "dinamitar" a Bahia . Quadros classificou a declaração de Silvia Fernandes como "infeliz".


Com a repercussão do episódio na internet, Silvia pediu desculpas e disse que estava arrependida, declarando que fez o desabafo por estar com "pura raiva da greve" de policiais militares que acontece na Bahia.


"Já houve uma deliberação do conselho. Tivemos uma reunião do nosso conselho seccional, assim que soubemos das declarações. Vamos tomar providência de ordem legal, semelhante a que foi adotada em Pernambuco. Estou com o meu pessoal da área de direito penal estudando o caso. Esse é um tipo de racismo. Ela (Silvia) pode se arrepender. Minimiza, mas não apaga o que fez. Essas coisas não podem passar em branco. Senão, tornam-se um estímulo à repetição", disse Quadros, lembrando o caso de Mayara Petruso, quando a OAB-PE moveu ação contra a paulista.


O presidente da OAB-BA acredita que é hora da população começar a ter mais responsabilidade no uso das redes sociais. "Eu tenho perdido dias e noites na tentativa de uma composição para resolver o problema (greve) da Bahia. Graças a Deus, hoje, pelo menos, 80% do efetivo policial já está nas ruas. Há pequeníssimas resistências no interior. Graças a um esforço enorme que a Ordem dos Advogados fez, juntamente com a Arquidiocese de Salvador e a Defensoria Pública. Uma moça como essa, que está de fora, vem e dá uma declaração infeliz", concluiu.

Declarações na internetNo texto publicado no último dia 7, Sílvia Fernandes (Sheeva) diz que a Bahia deveria ser dinamitado e devolvida à África. Além de fazer referências à greve dos PMs, a internauta, que diz ser moradora de São Paulo, critica a música baiana e fala que os "baianos q não fazem o tipo Axé sempre debandam", destacando que nem mesmo a cantora baiana Pitty quer morar lá [na Bahia]". Na conclusão, Sheeva revela sua indignação sobre a cobertura da greve feita pela imprensa: "já ocupou tempo demais na mídia. Chega!!!", desabafa.






Fonte: CorreiodaBahia/reprodução

Greve da PM: Comando dá ultimato a militares grevistas





 Um PM passa pelo cordão isolamento na saída da AL ontem(9) Foto: Raul Spinassé/reprodução
O comandante da Polícia Militar (PM), coronel Alfredo Castro, deu um ultimato nesta sexta-feira (10) para que os PMs retornem ao trabalho. "A partir de hoje a ausência ao trabalho não vai ser mais vista como adesão ao movimento grevista. A ausência está sendo vista como uma falta ao serviço, que, se confirmada, será punida com o rigor da lei". De acordo com ele, os policiais faltosos podem ter o dia não trabalhado descontado do salário ou até mesmo ser presos em unidade militar.
O coronel afirmou ainda que a greve da corporação, que hoje completa 11 dias, terminou. Segundo ele, 85% do efetivo já está trabalhando em toda Bahia. Ele não especificou a situação em Salvador. As afirmações foram feitas em entrevista coletiva realizada no Quartel dos Aflitos.
Apesar da informação do comandante, a assembleia dos policiais grevistas está mantida para esta tarde, às 16 horas, no Ginásio do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos. Nesta manhã, não foram vistos manifestantes no local, mas a estratégia do grupo mudou desde que eles desocuparam a Assembleia Legislativa da Bahia nesta quinta. Eles decidiram só se reunir para votar o rumo do movimento.
De acordo com o comandante, mesmo com o retorno dos PMs ao trabalho, ainda há bairros vulneráveis. "Há dificuldade de policiamento na Suburbana e Cajazeiras, mas isso não é motivo para que as pessoas tenham medo de ir para a rua. O policiamento está cada vez mais se normalizando", disse.

Momo -  O comandante, coronel Alfredo Castro, também afirmou que o Carnaval está mantido em Salvador. Segundo ele, 3.200 homens farão a segurança na rua entre policiais de Salvador e das cidades vizinhas. O Exército vai reforçar o efetivo e continua na cidade enquanto a situação não estiver normalizada, de acordo com o comandante.
Fonte:da Redação, com informações de Maíra Azevedo e Wagner Ferreira de atardeonline até 12:30hs.

Concursos: STJ inscreve para concurso público a partir do dia 22



Começa no dia 22 as inscrições para o concurso para técnico e analista judiciário do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao todo são 28 vagas distribuídas entre nível médio e superior com salários de R$ 4.052,96 e R$ 6.611,39, respectivamente. O concurso objetiva formação de cadastro reserva e provimento de vagas.
As oportunidades para nível superior contemplam os cursos de medicina, psicologia, psiquiatria, biblioteconomia e direito. Para nível médio é exigida especialização em telecomunicações e eletricidade.
As inscrições para o concurso público poderão ser feitas no endereço http://www.cespe.unb.br/, de 22 de fevereiro até 16 de março. As taxas são de R$ 80 para nível superior e de R$ 50 para técnico.
Provas - Composta por provas objetivas de 120 questões, a avaliação exige noções de direito administrativo, direito constitucional, português, informática e atualidades, além de conhecimentos específicos para cada área.
Os candidatos às vagas de técnico judiciário também farão prova prática de áudio, vídeo e eletricidade, enquanto os que buscam a carreira de analista farão prova discursiva. Todas as provas serão realizadas em Brasília (DF).
O professor de direito administrativo José Aras destaca os assuntos que costumam cair na prova. "Atos administrativos e controle da administração são temas que estarão na prova de 2012 com certeza", diz.
O professor também lembra que aqueles que prestarão concurso para analista da área jurídica devem ter um estudo mais profundo nas disciplinas de direito que os demais. "Para eles a abordagem é diferente, mais aprofundada. Não basta contar apenas com o curso universitário”, diz.



Fonte:atardeonline

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Política: Senador Magno Malta chama ministro de "meia boca"

                                     Senador Malta chama ministro Gilberto Carvalho de "meia boca"-Foto:Google/reprodução
 
O senador Magno Malta (ES), líder do PR na Casa e aliado do governo Dilma Rousseff, declarou guerra santa ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a quem chamou de “safado”, “mentiroso”, “irresponsável”, “cara de pau”, “camaleão” e “ministro meia-boca”. A discussão entre Malta, que é evangélico, e o ex-seminarista Carvalho teve início durante o Fórum Social em Porto Alegre (RS), e ganhou força em Brasília. Durante o evento, o ministro aconselhou os movimentos sociais a se aproximarem dos evangélicos, “uma gente que emerge para a classe média, mas continua dominada por telepastores”. Em discurso nesta quarta-feira (8), Malta reagiu. “Mente com muita facilidade, escamoteia, tem comportamento dúbio [...] Temos que reagir a essa fala irresponsável desse ministro meia-boca. Vou falar uma coisa agora porque depois vou ser processado: safado”, bradou na tribuna. Informações do jornal Folha de São Paulo. 

Fonte:BN

Greve da PM: Marcos Prisco é preso no 10º dia da Greve

O presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Marco Prisco, foi preso nesta quinta-feira (9), décimo dia de greve, após se render. Prisco e outro líder da greve dos policiais militares, Antônio Paulo Angeline, saíram pelo fundo da Assembleia Legislativa da Bahia, de acordo com o tenente-coronel Márcio Cunha, chefe de comunicação da 6ª Região do Exército.


De acordo com um dos advogados dos manifestantes, Rogério Andrade, Prisco teria pedido uma saída discreta, evitando sair pela porta da frente da Assembleia, por onde os demais manifestantes deixaram o local.


Eles seguiram de carro até o estacionamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de onde seguiram em helicópteros para a sede da Polícia do Exército (PE), na Paralela. Eles vão ficar a disposição da justiça.


Após a desocupação da Assembleia, homens do Exército e da Polícia Federal fazem uma varredura no prédio do Parlamento.

O tenente-coronel disse que os outros 8 mandados de prisão, dos 12 expedidos pela Justiça, serão cumpridos.

A denúncia do Ministério Público diz que os presos vão responder por roubo qualificado com uso de arma de fogo, disparo de arma de fogo em via pública, ameaça e formação de quadrilha.


Desocupação - A movimentação de rendição começou nesta madrugada, quando cinco manifestantes deixaram o acampamento. As negociações de rendição foram conduzidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Federal (PF) e Exército.


Por volta de 1 hora, advogados chegaram ao local para negociar a entrega do presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Marco Prisco, que tem mandado de prisão em seu nome.

Segundo Rogério Andrade, Prisco decidiu se entregar por conta da "inflexibilidade do governo para negociar" e com o objetivo de evitar um conflito armado. Andrade explica que a rendição inviabiliza a continuidade da greve. "Na teoria o movimento acabou, porque o comando é retirado do movimento, que está fragilizado", explica.


A desocupação começou por volta de 6h25, com a saída de mulheres e homens da Assembleia. Os manifestantes passaram por um cordão de isolamento formado por homens do Exército e em seguida passaram por revista feita por policiais federais, onde é verificado se eles têm mandado de prisão em seus nomes.

Os grevistas saíram em pequenos grupos. Entre 250 e 300 policiais e familiares estavam acampados no Parlamento.


Fonte:redaçãoatarde/reprodução

Vestibular: UEFS divulga resultado 2012.1

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou, nesta quarta-feira (8), o resultado do vestibular 2012.1. A lista de aprovados no processo seletivo já está disponível no www.uefs.br. O período de matrícula é de 27 de fevereiro a 9 de março, em data diferenciada por curso. Além disso, a pagina da Uefs na internet também disponibiliza a relação de documentos necessários para efetuar a matrícula.

Fonte:BN

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Concursos: CEF vai oferecer 12 mil vagas

 
 
A Caixa Econômica Federal contratará 12  mil novos funcionários este ano. A informação foi dada na terça-feira (7) pelo presidente do banco, Jorge Hereda. De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, o contingente será preenchido por meio de um novo concurso público que será realizado ainda neste semestre e também por aprovados dos três concursos que ainda têm validade em vigor. Atualmente são cerca de 85 mil funcionários.

“A contratação dos candidatos aprovados será realizada mediante a existência de vagas em todo o território nacional, contemplando sempre os concursos vigentes à época da disponibilidade das vagas”, informou a Caixa.

O novo concurso, segundo a assessoria da Caixa, será para os níveis iniciais da carreira administrativa (técnico bancário novo) e profissional (cargos de nível superior).

O salário inicial da carreira profissional, com carga horária de 8 horas, é R$ 7.931,00. Já a remuneração inicial para técnico bancário novo é R$ 1.784,00. O auxílio alimentação/refeição e o auxílio cesta alimentação foram reajustados e correspondem, respectivamente a R$ 435,16 e R$ 339,08.

A validade dos concursos do banco é de um ano e pode ser prorrogada por igual período. Os concursos da Caixa são sempre para cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados de acordo com a demanda.
O prazo de validade dos três concursos realizados em 2010 foi prorrogada. Os três editais, para formação de cadastro de reserva, foram lançados em março daquele ano. Dois deles eram para os cargos de técnico bancário novo - um em nível nacional e outro para o Rio de Janeiro e São Paulo. O terceiro concurso era para a carreira profissional, em cargos de nível superior, para advogado, arquiteto e engenheiro.

A validade do concurso para técnico bancário em São Paulo e no Rio de Janeiro vai até 13 de junho de 2012. Já o de técnico bancário em nível nacional tem validade até 28 de junho de 2012 e, no caso do concurso para nível superior, até 29 de junho de 2012.

Os três concursos realizados em 2010 receberam o total de 760.953 inscrições. As seleções para técnico bancário tiveram 700,2 mil inscritos - 248.688 para São Paulo e Rio de Janeiro e 451.523 para nível nacional. Para os cargos de nível superior, o concurso recebeu o total de 60.742 inscrições.

A CEF afirma que admite aprovados tendo em vista ainda a necessidade de preenchimento de vagas decorrentes de desligamentos por motivo de rescisão contratual, aposentadoria e falecimentos. “Como a convocação dos candidatos decorre do aumento do quadro de pessoal ou, ainda, da reposição de empregados desligados, o banco não tem como prever quantas vagas devem surgir até o prazo final de validade do concurso, nem em quais localidades haverá maior chance de se chamar mais candidatos”, informa.

 


Fonte:Globo.com/tribunadaBahia/reprodução


Greve da PM: 132 homicídios foram registrados em Salvador desde o início da greve

Chegou a 132 o número de homicídios registrados em Salvador e região metropolitana desde o início da greve dos policiais militares da Bahia. Nesta quarta, três pessoas foram assassinadas, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.

O último óbito foi anotado no início da manhã. Um homem de identidade ignorada foi morto em Jaguaripe, na Grande Salvador. A capital baiana registrou dois homicídios durante a madrugada. Uma jovem de 19 anos foi assassinada no bairro Barros Reis e um homem até agora não identificado foi morto no bairro Ribeira.

Sem acordo entre o governo e grevistas, a paralisação entrou hoje no nono dia. O cenário em frente à Assembleia Legislativa, onde estão acampados os PMs amotinados, voltou a ficar tenso pela manhã, após uma madrugada tranquila. Os cerca de 500 policiais militares que estão concentrados do lado de fora da Assembleia Legislativa da Bahia ameaçam fechar a avenida Paralela, via expressa que liga o aeroporto ao centro de Salvador. Houve um princípio de confronto quando homens do Exército mudaram a posição das cercas que estão posicionadas ao redor do Parlamento.

O presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, que lidera a paralisação, declarou que os grevistas se preparam para um embate. "A movimentação está diferente e também estamos nos preparando", afirmou ele.

Desde a manhã de hoje, as tropas federais não estão deixando entrar mais alimentos e água para os amotinados que permanecem no Parlamento, ao contrário de ontem, quando houve uma flexibilização do comandante da operação, o general Gonçalves Dias. O militar, que completava 62 anos, recebeu um bolo de presente dos grevistas e se emocionou. A cena de carinho teria desagradado o Palácio do Planalto, que entendeu ser uma manifestação de fraqueza de Dias. Ele teria recebido ordens para mudar seu estilo e "apertar" o cerco.
A todo o momento, chegam mais reforços do Exército. O efetivo, que ontem era de 1.038 homens, aumentou para 1.308 homens na manhã desta quarta. Além disso, o local também é vigiado por tropas da Força Nacional, da Polícia Federal e de PMs da Caatinga e do Semi-Árido nordestino. Nesta manhã, toda a Assembleia está cercada, ao contrário dos primeiros dias, quando o foco do efetivo federal estava em frente ao Parlamento. Os acessos ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) voltaram a ser fechados.
A greve
A greve dos policiais militares da Bahia teve início na noite de 31 de janeiro. Cerca de 10 mil PMs, de um contingente de 32 mil homens, aderiram ao movimento. A paralisação provocou uma onda de violência em Salvador e região metropolitana. O número de homicídios dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado. A ausência de policiamento nas ruas também motivou saques e arrombamentos. Centenas de carros foram roubados e dezenas de lojas destruídas.
Em todo o Estado, eventos e shows foram cancelados. A volta às aulas de estudantes de escolas públicas e particulares, que estava marcada para 6 de fevereiro, foi prejudicada. Apenas os alunos da rede pública estadual iniciaram o ano letivo.

Para reforçar a segurança, a Bahia solicitou o apoio do governo federal. Cerca de três mil homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança foram enviados a Salvador. As tropas ocupam bairros da capital e monitoram portos e aeroportos.

Dois dias após a paralisação, a Justiça baiana concedeu uma liminar decretando a ilegalidade da greve e determinando que a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) suspenda o movimento. Doze mandados de prisão contra líderes grevistas foram expedidos.

A categoria reivindica a criação de um plano de carreira, pagamento da Unidade Real de Valor (URV), adicionais de periculosidade e insalubridade, gratificação de atividade policial incorporada ao soldo,anistia, revisão do valor do auxílio-alimentação e melhores condições de trabalho, entre outros pontos.



Policiais da força Nacional estão cercando a AL-Foto:Eloi Correa/Ascom gov./divulgação/reprodução




Fonte:Portal Terra/reprodução às 13:51hs

Greve da PM: TRE suspende expediente no CAB enquanto durar a greve

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, nesta quarta-feira (8), suspender o expediente de trabalho no local enquanto durar a greve dos policiais militares baianos, que ocupam o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. As atividades no tribunal haviam sido retomadas nesta terça (7), após a liberação do acesso de funcionários de secretarias e órgãos públicos com sede na região. No entanto, com a nova interdição das vias esta manhã e a intensa movimentação de manifestantes e tropas do Exército, o TRE interromperá as atividades como forma de garantir a segurança no local. Informações do BN.

Luto: Morre o Cantor Wando

O cantor Wando morreu na manhã desta quarta-feira (8) no Biocor Instituto, em Nova Lima (MG), onde estava internado desde o dia 27 de janeiro devido a fortes dores no peito e no estômago. Segundo o médico João Carlos de Souza Dionísio, Wando teve uma parada cardiorrespiratória às 8h e não resistiu. O cantor, cujo nome de batismo é Wanderley Alves dos Reis, recebeu o célebre apelido da avó. Ele estreou em disco em 1973, cantando sambas.Informações do BN.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Educação: MEC divulga 2ª chamada do ProUni






O Ministério de Educação (MEC) liberou nesta terça-feira a segunda chamada do Programa Universidades para Todos (ProUni). Os candidatos podem consultar a lista dos pré-aprovados na página do programa na internet http://siteprouni.mec.gov.br


Os selecionados terão até 15 de fevereiro para apresentar a documentação às instituições para as quais foram aprovados.


Este ano, o MEC está priorizando a primeira opção dos candidatos. Isso significa que os pré-selecionados para a segunda opção de curso na primeira chamada continuaram concorrendo à vaga indicada como primeira opção, independentemente da matrícula. Caso sejam convocados nesta segunda chamada, para a primeira opção de curso, e optem por nele se matricular, eventual matrícula anterior será automaticamente cancelada.


Quem não foi classificado em nenhuma das duas chamadas ainda pode compor uma lista de espera. Essa lista será usada pelas instituições de ensino superior para preencher as vagas que permanecerem ociosas.


Os interessados devem se inscrever na lista de espera também pela internet, entre os dias 22 e 24 de fevereiro. A primeira chamada da lista de espera será divulgada no dia 27, com prazo de apresentação de documentos do dia 28 de fevereiro a 2 de março. A segunda chamada será liberada em 9 de março, com matriculas de entre os dias 12 a 15 do mesmo mês.



Fonte:Estadão/reprodução

Greve da PM: Justiça nega habeas corpus a Marcos Prisco

O advogado disse que vai dar entrada novamente no pedido-Foto:Max Haack
A Justiça negou nesta terça-feira (7) o pedido de habeas corpus preventivo a cinco dos doze membros da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia (Aspra), que tiveram mandados de prisões expedidos após a deflagração da greve. Entre eles, está o presidente da entidade Marcos Prisco. De acordo com o advogado do grupo, Jonas Benícios, que esteve nesta tarde nas imediações da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a determinação do desembargador Jeferson Alves para negar a ação foi por conta da ausência de provas pré-constituidas para a liberação dos réus, que são acusados de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público. "Eu não tive como preparar a defesa porque não tive acesso aos autos do processo que pede a prisão dos diretores da Aspra, mas agora, com base em provas fornecidas pela imprensa levantarei dados e provas para entrar com novo pedido", disse.





Fonte:Davi Mendes/Bahianotícias/reprodução

Greve da PM: Grevistas que estão na AL voltam a ter energia elétrica

Soldados do Exército de prontidão e o prédio da AL voltou a ter energia -Foto:Beto Junior/Ag.Haack/Bahianotícias

Vinte e quatro horas após o fornecimento de energia elétrica ter sido cortado, a iluminação do prédio da Assembléia Legislativa da Bahia, onde mais de 200 policiais grevistas estão acampados desde a semana passada, voltou a ser restabelecido na noite desta terça-feira (7). De acordo com os deputados estaduais oposicionistas que permanecem na área externa da Casa Legislativa, a ordem partiu do general Gonçalves Dias, após um acordo firmado entre os manifestantes e o Comando da 6ª Região Militar. Na manha desta terça, o general já tinha autorizado a entrade de mantimentos e produtos de higiene. Segundo o porta voz do Exército, tenente coronel Marcio Cunha, a medida foi tomada devido ao bom comportamento dos grevistas. Informações do BN.

Futebol: Falcão é apresentado como novo técnico do Bahia

Falcão ao lado do Presidente do Bahia -Foto: BN/reprodução

Por volta das 14h50, quase com um hora de atraso, o novo treinador do Bahia pisou em uma das salas do Hotel Bahia Plaza Resort, em Busca Vida. Ao lado do presidente Marcelo Guimarães Filho e do auxiliar Julinho Camargo, o técnico Paulo Roberto Falcão foi apresentado oficialmente à imprensa e concedeu a primeira entrevista coletiva como comandante do tricolor. Entre os temas abordados, o ex-comentarista e jogador explicou a escolha pelo Bahia e como será o reencontro com o ex-companheiro da Roma, Toninho Cerezo, hoje treinador do Vitória.




Fonte:BN c/acréscimo

ARTIGO: RESPEITEM À BAHIA


O Estado da Bahia há muitas décadas vem passando por um processo de degradação que nos causa tristeza. É a nossa capital extremamente mal- tratada em todos os aspectos, do Abaeté a Paripe permeia o abandono, a ausência dos poderes públicos devidamente constituídos na efetivação de medidas para proporcionar melhor qualidade de vida aos soteropolitanos. Nós que estamos no interior já estamos perdendo a capacidade de indignação, tamanha é a falta de atenção para conosco, onde o que temos de concreto de responsabilidade do Executivo é um precário sistema de saúde pública, obras importantes iniciadas e sem prazo para conclusão, a ausência de toda infraestrutura para o pleno funcionamento da segurança pública, onde mesmo com a dedicação dos nobres componentes da Polícia Militar e Civil no exercício de suas funções, não encontram o retorno necessário nas condições de trabalho e remuneração percebida que não lhes proporciona nenhum incentivo, no Poder Judiciário não é diferente, falta Juízes, Promotores, Defensores Públicos, técnicos nas comarcas, e para completar o tripé, temos um Legislativo omisso, lento e chantagista.


A greve da PM deflagrada em 31/01 retrata a situação que o Estado vive atualmente, onde se deixa as coisas acontecerem para depois se apontar “culpados”, é inadmissível que para um governo dito democrático se deixar chegar a uma situação ora enfrentada, que o país assiste, e com repercussão internacional, onde vidas de cidadãos foram brutalmente ceifadas, pânico instalado, enormes prejuízos para toda a cadeia produtiva da economia baiana, principalmente num momento que em que há uma enorme injeção de recursos no mercado por causa do carnaval em Salvador.


As dificuldades enfrentadas pela PM baiana vêm desde os governos chamados “Carlistas”, é verdade, além da questão salarial é a falta de viaturas para o interior, é combustível insuficiente, dentre outros fatores, mas não podemos mais olhar para o passado, pois, os nobres componentes da PM acreditaram e votaram também no atual governador com a promessa de mudar a situação, e é isso que a sociedade espera.


O governador do Estado da Bahia tem a obrigação de buscar, sentar ou delegar alguém numa mesa de negociação e por fim ao movimento grevista com uma ampla negociação, onde se possa trazer o mais breve possível à normalidade em todo o Estado. Se houve excessos, badernas cometidas pelos policias grevistas que se puna dentro do que a lei determina, agora, a população baiana não pode mais conviver numa Bahia onde os nossos governantes ficam passivos aos reclames de sua população, pois, já dizia o sábio Rui Barbosa “ governar é prever, para prover.”



Autor: Jorge Luiz/blogueiro

Greve da PM: Sindilojas pode processar o Estado por causa dos prejuízos

O popular comércio da baixa dos sapateiros ontem com apenas soldados do exército nas ruas-Foto:reprodução

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) estima que desde o início da greve de policiais militares, na terça-feira passada, os prejuízos dos comerciantes já somem R$ 234 milhões e, por isso, uma assessoria jurídica já está sendo preparada para que os lojistas possam requerer indenizações do Estado.

O Sindilojas informou que disponibiliza suporte jurídico para quem quiser processar o Estado. Os comerciantes que tenham sofrido prejuízos nas estruturas onde atuam ou tenham tido produtos saqueados devem fazer um Boletim de Ocorrência detalhando todos os itens danificados ou perdidos.

Também podem mover ações conhecidas como de lucro cessante, que é quando há obstáculos para o funcionamento normal da atividade comercial. Três outras entidades baianas, entre elas a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), contrataram um escritório de advogados para mover ações coletivas indenizatórias contra o Estado.

“As ações serão movidas em grupo de dez empresas ou associações. Os interessados devem apenas apresentar ao advogado os últimos balancetes financeiros e o contrato social”, explica o advogado Candido Sá. A Abrasel avalia que os prejuízos para donos de bares e restaurantes correspondem a cerca de 25% do faturamento esperado para o período.

Fonte:CorreiodaBahia

Greve da PM: Comércio de Irecê estará aberto hoje(7)

Em entrevista hoje (7) pela manhã a emissora de rádio Caraíbas FM, no jornal da manhã aos radialistas André Luiz e José Bastos, o Cel. Walter comandante da cipe-semiárido(caesa) afirmou que estará com três viaturas na cidade de Irecê e fazendo também a cobertura das demais cidades da região.


Com a presença da cipe-semiárido na cidade e o trabalho da Polícia Civil, mesmo com um número reduzido, garante que o Comércio estará aberto normalmente.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Greve da PM: Irecê vive tarde de medo nessa segunda-feira

Tentativa de assalto,tiros, muita gente da sociedade civil armada,e a cidade de Irecê vivenciou uma tarde que nunca viu em sua história.


Após uma tentativa de assalto em uma joalheria no centro da cidade onde um marginal foi baleado e se encontra internado no Hospital Regional de Irecê. Segundo informações das emissoras de rádio da cidade, assaltantes aproveitando a ausência da PM nas ruas, tentaram assaltar a joalheria Nascimento, onde houve uma reação de um homem, que consegui balear um assaltante e o outro fugiu, e o pânico tomou conta do centro com o tiroteio ocorrido. O marginal baleado foi Eberton de Souza Filho de 22 anos. O comércio fechou, as aulas foram suspensas em todos os colégios particulares e públicos como também na UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI-Irecê e as faculdades particulares.



Nesse final da tarde, também um Moto-Taxista foi executado com três tiros na rua principal do bairro do Vivendas. Mesmo com a presença do policia Civil nas ruas, mas como o efetivo é bastante reduzido, não dar para a população se sentir segura na cidade.

Greve da PM: Comércio de Irecê está todo fechado

Bancos fechados mais cedo, todo o comércio fechado,escolas particulares e públicas adiaram o inicio das aulas hoje,como também as faculdades da cidade. Um clima de muita insegurança nessa tarde de segunda(6) na cidade de Irecê após a adesão do efetivo da PM da região ao movimento grevista iniciado em 31/01/12 na capital.
A população está muito preocupada tendo em vista que a única viatura que estava rodando hoje pela manhã, foi recolhida ao 7º batalhão segundo informações das emissoras de rádio local.






UNEB: UNEB transfere datas de matrículas para os novos alunos





A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB comunica aos candidatos aprovados na primeira chamada do Vestibular 2012 que o procedimento de matrícula realizado hoje (dia 6 de fevereiro) foi encerrado às 14h. Já as matrículas previstas para serem realizadas amanhã e quarta-feira (dias 7 e 8 de fevereiro) serão transferidas para os dias 13 e 14 deste mesmo mês, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h. Ficam mantidas as demais cláusulas do Edital de Matrícula nº 015/2012, publicado na página 30 do Diário Oficial do Estado de 1º de fevereiro de 2012.
Salvador, dia 6 de fevereiro de 2012.
José Bites de Carvalho
Pró-reitor (Prograd)

Fonte:site da instituição

Greve da PM: Consulado dos EUA emite nota recomendando que viagens a Salvador sejam adiadas


O Consulado dos Estados Unidos da América (EUA) emitiu um comunicado oficial na última sexta-feira (3) com informações sobre a greve de parte dos policiais militares no estado da Bahia com a recomendação de que seja adiada “qualquer não-essencial viagem às áreas em questão até que as condições de segurança se estabilizem”. O documento é destinado a qualquer cidadão estadunidense que esteja no Brasil ou com alguma viagem programada. O consulado fala que as regiões afetadas “incluem o popular, turístico e econômico destino de Salvador” e relata que recebeu informações sobre saques a lojas, bloqueios de grandes ruas e avenidas e de arrastões pela cidade. “Cidadãos estadunidenses são instados a monitorar informações da imprensa sobre as condições de segurança em Salvador e no Estado da Bahia e a considerar atrasar qualquer não-essencial viagem às áreas até que as condições de segurança se estabilizem”, diz a nota (livre tradução). Nesta segunda, setores ligados ao trade turístico disseram estimar que cerca de 10% das reservas nacionais destinadas à Bahia nos próximos dias foram canceladas.  
 
Fonte:Bahianotícias

Greve da PM: Efetivo de Irecê adere ao movimento grevista

Após os policiais da cidade da região de Jacobina aderirem ao movimento grevista da PM ontem(5) iniciado no último dia 31/01, hoje(6) pela manhã os policiais lotados no efetivo de Irecê aderiram também ao movimento.

Segundo informações das emissoras de rádio da cidade, os policiais estão na sede do 7º Batalhão e não tem policiamento nas ruas da cidade.

Greve da PM: Cel. Sturaro pede que grevistas ajam com equilibro

                                                                 Foto:BN/reprodução
 
No sétimo dia de greve da Polícia Militar (PM) no estado e a chegada de homens do Exército para reforçar a segurança na capital baiana e nos municípios do interior sinalizam para a perda de comando da PM na Bahia. “Hoje, o comando da segurança em nosso estado não pertence mais a nós e nem à Secretaria de Segurança Pública, mas ao Exército brasileiro. Estou preocupado porque a situação não está mais sob o nosso comando e isso o policial militar tem que entender”, lamentou o coronel Humberto Sturaro, diretor de Comunicação da PM, em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5. O coronel teme as repercussões negativas que o movimento grevista pode gerar entre a população e teceu duras críticas aos policiais que lideraram ações que causaram pânico nos soteropolitanos. “Fico triste e envergonhado ao abrir os jornais e ver estampado nas matérias que a atuação de policiais se assemelha à de bandidos. Isso dói muito para quem tem a corporação como uma verdadeira paixão. [...] Não adianta ter reivindicação atendida e não ter o respeito da população. O respeito não enche panela, mas enche o coração e o ego”, discursou em tom emocionado. Sobre o tumulto em torno da desocupação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no CAB, na manhã desta segunda, Sturaro mandou um recado aos grevistas. Pediu para que ajam com equilíbrio, “ouçam seu comandante, porque vocês têm comandante” e retomem as negociações. “Me sinto como um pai que vê o filho em uma situação e não pode fazer nada a não ser pedir ‘me atenda , me ouça, porque você escolheu um caminho que não tem retorno. Pare por aqui, venha para o meu lado e vamos recomeçar’ porque da maneira que está chegará ao extremo que só me restará chorar”, metaforizou com a voz embargada.

Fonte:BN/reprodução



Governo Dilma: Roberto Muniz já foi exonerado do Ministério das Cidades


 






No dia de sua posse, marcada para esta segunda-feira (6), o "Diário Oficial da União" publicou o primeiro ato do novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Decreto assinado por Ribeiro e pela presidente Dilma Rousseff exonerou o secretário-executivo da pasta, Roberto de Oliveira Muniz, que era ligado ao ex-ministro Mário Negromonte, que pediu demissão na última quinta (2). Negromonte saiu após meses de denúncias de irregularidades na pasta, o que ele sempre negou.

Fonte:G1/reprodução/correiodaBahia
Foto:Reprodução

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bahia: Marcelo Nilo pede a desocupação da AL ao Exército



O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Marcelo Nilo, pediu ao comandante das forças de segurança na Bahia, coronel Judias, que tome providências para desocupação da Casa o mais rápido possível. O apelo foi feito em coletiva por volta das 17h30 deste domingo (5), no Quartel do Exército, localizado na Mouraria, em Salvador. O discurso de Nilo foi rápido e ele não chegou sequer a sentar. Ninguém do Exército comentou qual será a estratégia adotada para retirar os policiais militares grevistas que estão acampados no local há seis dias. Após o comunicado, general Gonçalves Dias convocou reunião com outros comandantes da Polícia Federal, Aeronáutica e Força Nacional para avaliar o pedido. Pouco antes das 17h30, dois helicópteros realizaram voos baixos na AL-BA para obs.



Homens da PF chegam a Salvador



Por determinação do governo federal, 40 homens do Comando de Operações Táticas, a “tropa de elite” da Polícia Federal (PF), desembarcaram em Salvador na tarde deste domingo (5) para executar os mandados de prisão expedidos contra integrantes do movimento grevista da Polícia Militar (PM). Os policiais federais especializados ficarão à disposição do governo do Estado para remoção dos detidos aos presídios federais. Além disso, outros 15 homens do Grupo de Pronta Intervenção da PF na Bahia darão apoio às operações. Militares das Forças Especiais do Exército e da Brigada de Paraquedistas também desembarcaram na Base Aérea de Salvador para reforçar a segurança no estado enquanto durar a paralisação da PM.ervar os grevistas.



Fonte:G1.com

Bahianotícias

Foto:Google