• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de fevereiro de 2016

C.do Jacuípe: Bandidos explodem agência do BB e metralharam sede da PM


Fotos:Berimbau notícias/reprodução



Por volta das 2h20 da madrugada deste sábado (5) bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil no município de Conceição do Jaicuípe (Berimbau). Os assaltantes arrombaram a agência, e subtraíram uma quantia ainda não calculada. Eles ainda estouraram o cofre central do banco e levaram todo o montante.

Segundo a polícia, eles ainda metralharam o pelotão e mataram um cão do quartel durante a fuga. De acordo com relatos do segurança do banco, as pessoas invadiram o interior da agência e saquearam o restante do dinheiro que estava espalhado.

Informações apuradas apontam, que além de utilizar dinamites para arrombar os caixas, diversos tiros de fuzis também foram disparados. A agência ficou totalmente destruída. A polícia ainda não sabe ao certo quantos indivíduos praticaram o crime, a suspeita é que tenham sido cerca de 10 elementos em três carros.

A polícia vai colher imagens do circuito interno de filmagens da agência e passar para a Delegacia de Patrimônio, que vai investigar. Há três dias a Agência dos Correios da cidade também foi alvo de bandidos. Ninguém foi preso até o momento.

Fonte:Acorda Cidade

Lava Jato:Novo delator menciona suborno ao ex-ministro Negromonte


O ex-ministro das Cidades Mario Negromonte (PP), apontado por delatores como destinatário de propina
O atual conselheiro do TCM -BA Mario Negromonte

O novo delator da Operação Lava Jato, comandada pela PF, Frank Geyer Abubakir, ex-presidente e acionista da petroquímica Unipar Carbocloro, confirmou ter pago pelo menos R$ 18 milhões em propina ao ex-ministro do governo Dilma Mário Negromonte (PP) e ao ex-deputado do PP José Janene, morto em 2010, segundo publicação da Folha de São Paulo de hoje(6)
o empresário contou ao Ministério Público Federal, em novembro, que procurou Negromonte e Janene para ajudá-lo a “manter a Unipar no mercado”. confira a reportagem no link abaixo:


http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1737444-novo-delator-menciona-suborno-ao-ex-ministro-negromonte.shtml

Governo Dilma: Presidente sanciona alterações no novo Código de Processo Civil

 
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (5) a Lei 13.256/2016, que faz alterações pontuais no texto original do novo Código de Processo Civil (CPC). O código foi sancionado no ano passado e entrará em vigor no dia 16 de março. Com o novo texto, os juízes não serão obrigados a seguir ordem cronológica de julgamento de ações cíveis. As mudanças foram feitas pelo Congresso após críticas de magistrados e parlamentares.
 
O texto original, sancionado no ano passado, previa que os juízes deveriam obedecer à ordem cronológica para proferir sentenças. Com a alteração, os magistrados devem dar preferência à ordem de entrada.
 
Outra mudança aprovada com o novo texto é a análise prévia, pelos tribunais estaduais, de recursos submetidos aos tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Se a medida fosse mantida, o STJ receberia o dobro de recursos que recebe atualmente, sem dispor de estrutura para receber a carga de processos. Informações da agência Brasil.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Artigo:O Aproveitamento da Água da Chuva no Semiárido, Região Noroeste do Estado da Bahia

Por Darcy Castro*Darcy Castro
Como sabemos ou deveríamos saber, a água é um recurso natural indispensável para a vida no planeta. Para termos uma ideia dessa dimensão, a maior riqueza de fauna e flora está concentrada nas regiões tropicais onde a disponibilidade de agua é maior. A humanidade, aprendendo com a natureza, e como parte dela (deveria), também procurou habitar essas regiões por conta de oferecer condições para a sua sobrevivência, bem-estar e acumulação de recursos, dentre outras razões. Contudo, algumas regiões do mundo com problemas com a seca e habitadas pelo homem desde a sua antiguidade, a exemplo do Egito, já represavam a água da chuva, especialmente, na época das cheias do Rio Nilo, para fins de uso dela no período de seca. Eles faziam pequenas barragens a partir das quais usavam a água para pequenas atividades de pecuária, agricultura e consumo humano (CHASSOT, 2008).
Mais de 20 séculos após a realização da experiência sustentável com água no Egito, regiões áridas, a exemplo do semiárido brasileiro, ainda enfrentam dificuldades de convivência com a seca. Apesar disto, algumas experiências têm logrado êxito nessa região, a exemplo das pequenas barragens construídas no norte do estado de Minas gerais, seguida de atividades de reflorestamento de alguns corpos d’ água locais, incluindo as micro barragens. Nessa região, a comunidade conseguiu melhorar o clima (umidade, pluviosidade, temperatura…) e aumentar a produtividade nas atividades de agropecuárias e também a biodiversidade animal.
Neste sentido, as pequenas barragens ou pequenas escavações no solo, em formato geralmente semicircular podem funcionar como reservatórios naturais, abertos nas áreas mais baixas da região para onde fluem as enxurradas. Ao cair a chuva, essas estruturas se enchem com enxurradas, evitando que a água escorra rapidamente e provoque erosões, armazenando água durante curto período de tempo e promovendo uma infiltração lenta (ARAÚJO & RIBEIRO, 2015). Após a chuva, a água retida penetra no solo, abastece o lençol freático, proporciona umidade ao solo e também do ar, principalmente se acompanhada de reflorestamento, bem como pode contribuir para a renovação de nascentes (EMBRAPA, 2007). Além do uso direto da água nessas áreas para consumo humano e animal, essas áreas podem ser ainda utilizadas para a plantação de verduras, legumes e frutas, além de contribuir para o aumento da renda das famílias e na alimentação humana e animal.
Para a nossa região (Noroeste da Bahia), Território de Identidade de Irecê- TII, especialmente no município de Central, com relevo acidentado, é comum a presença de reservatórios naturais como lagoas, “caldeirões”, “canoões” [… ] ou mesmo artificiais (tanques, cacimbas…) que, uma vez manejados, podem segurar a água por mais tempo. É comum também serem acompanhadas de nascentes ou “minadouros” de água (remanescentes) que, por sua vez, são protegidos por “manchas” de vegetação arborescente de Caatinga, Cerrado ou remanescentes de mata atlântica que servem de refúgio para muitas espécies da nossa fauna ameaçada de extinção, a exemplo do michila ou tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla), do cachorro do mato (Cerdocyon thous) e jacu (Penelope ochrogaster) (CASTRO, 2013). Nas últimas décadas, o manejo e a preservação desses ambientes foram deixadas em último plano, em decorrência da seca na sua relação em microescala com a ampliação das áreas para plantios, pastagens, ou pelo abandono dos moradores das suas propriedades rurais, da oferta de água pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento Ambiental (EMBASA), entre outras causas.
Dorst (1995) relata que há mais de meio século foi anunciada a necessidade de (re) aproximação do ser humano da natureza, como condição de equilíbrio com esse meio a partir de uma nova racionalidade em que dentro da família poder-se-á encontrar uma terceira via ou forma alternativa para convivência com a natureza e para o desenvolvimento sustentável do planeta. Hoje, parece iminente, na prática, esse retorno, ao menos para algumas famílias que têm se deslocado de forma inversa: da cidade para o campo. No caso do nosso município, território ou região, o retorno de pessoas para o campo, na perspectiva ora mencionada, implica na necessidade de mudança de hábito e desenvolvimento de atitude, sendo que isto deve começar pelo uso da água, recurso sem o qual nenhuma atividade relacionada a vida pode ser exercida […]. Esta mudança vale também para as pessoas que permanecem na zona rural e dela fazem o uso de recursos do meio ambiente. Neste sentido, a abertura de pequenas barragens nas propriedades rurais, bem como a construção, preservação e/ou revitalização de reservatórios naturais e artificiais seria um potencial mecanismo para uma melhor convivência com o semiárido pelas razões ora expostas.
Bem sabemos que ações como essas podem não ser bem vistas atualmente, pois renegar a cultura pode ser mais fácil do que resgatá-la, ou preservar o que dela ainda existe em detrimento de uso indiscriminado dos recursos do meio e do consumismo supérfluo, imediatista e incessante, a ponto de contribuir escassez total do nosso recurso mais precioso para a vida que é agua, com importância para permanência da fauna, da flora e o ser humano na região […].
Vale ressaltar que os prejuízos com as águas das enxurradas são incalculáveis a cada chuva, a cada estação de chuva na região, tanto na zona rural, como na cidade na qual a água que desce pelas calhas das casas ou estabelecimentos poderia ser melhor armazenada e aproveitada, a exemplo do uso dela no jardim ou para construção civil, entre outros fins. Além disto pode facilitar a criação de ambientes (lixo, mato…) propícios para proliferação de animais vetores de doenças (mosquitos, ratos…). Na zona rural, a enxurrada destrói as culturas agrícolas (plantações), amplia a degradação do solo e dificulta a recuperação da sua cobertura vegetal (a desertificação), e, por conseguinte, reduz a sua produtividade para o plantio.
Para Chassot (2015), as pessoas não fazem o que se fazia antes, mas criticam quem pensa e/ou faz algo do passado (manejo e abertura de reservatório), simplesmente por acharem que estarão na contramão da história e do desenvolvimento da humanidade. Vale ressalvar que a cultura pode não ser totalmente resgatada, mas pode ser (res) significada ou melhorada com auxílio do conhecimento e de tecnologia desenvolvidas no presente relacionadas com atividade outrora realizada pela comunidade, a exemplo do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), informações educativas sobre o uso da água, entre outras ações.
Essas ações precisam ser repensadas pela escola, pelas organizações sociais de base, pelas famílias, já que tem sido difícil esperar a mudança nesse cenário mediante ações realizadas de cima baixo (Poder Público) que, quando realizadas, são geralmente de alto custo e não atendem as demandas da comunidade em tempo hábil e/ou a contento, É preciso que se desenvolva iniciativas de baixo para cima e de menor custo, pois cada família pode construir micro barragens na sua propriedade, até mesmo com trabalhos manuais, bem como revitalizar seus reservatórios naturais e artificiais, afim de criar condições para um melhor uso da água, de preferência com acompanhamento técnico e/ou apoio de pessoas que já iniciaram experiências nessa área (ações).
Na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus XXIV, Xique-Xique-BA, o curso de Pós-graduação em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional-EABCR, além dos Cursos de Biologia (PARFOR), Engenharia de Pesca e Engenharia Sanitária e Ambiental, tem se preocupado e discutido sobre a questão da convivência do sertanejo com a seca, especialmente no que diz respeito ao aproveitamento da água. Esse curso tem como uma das metas principais desenvolver trabalhos com as escola e comunidade, no sentido de oferecer condições para estimular o uso sustentável da água, entre outros recursos ambientais. Esse exemplo pode ser iniciado na própria universidade onde a perda da água que cai pelas calhas é muito grande, ao mesmo tempo que necessita desse recurso para manutenção da sua área verde interna e externa. Para isto, precisa ser potencializada a criação de um reservatório ou sistema de canalização da água diretamente para a referida área (proposta dos alunos da segunda turma de pós-graduação).
Para fins de se alcançar maior êxito com tais iniciativas é necessário também que apareçam pessoas comprometidas com a causa, que forme e/ou incentive o ressurgimento de novas lideranças, como resultado da organização da sociedade civil (organização não governamentais, associações…), que sejam cidadãos e cidadãs capazes de desenvolver e multiplicar atitudes e ideias voltadas para a convivência com a seca na região.
Vale lembrar finalmente sobre a importância de se criar condições para melhor aproveitamento da água no período de chuva, pois acredita-se que só nesse mês de janeiro já choveu mais do que ano de 2015 (cerca de 500 mm na região). Tem-se notícias de que os reservatórios naturais e artificiais, até então em funcionamento na região, não deram conta de armazenar o volume de água proveniente da chuva.
As formas de aproveitamento da água da chuva aqui relatados podem vir a ser uma eficiente alternativa de buscar no passado, o conhecimento prático das pessoas para fins de auxiliar na resolução e/ou amenização dos problemas decorrentes da seca na região.  Isto pode motivar as gerações atuais e futuras para o uso sustentável dos recursos naturais (especialmente a água), a partir do aperfeiçoamento da cultura da comunidade ou da criação de novos mecanismos voltados para o enfrentamento e convivência com a seca no semiárido.

*Prof. Darcy Castro ,natural de Central, é Doutor em Ciências pela Universidade Federal da Bahia –UFBA. Professor Adjunto  na UNEB, Campus XXIV-Xique-Xique-BA.
Fonte:Centralnotícia/reprodução

Bahia:Professor aposentado da UFBA foi assassinado em Jaguaripe

Professor aposentado da Ufba é assassinado em Jaguaripe

Foto: Reprodução/ Facebook

Um professor aposentado do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi assassinado na noite desta quinta-feira (4) no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano. Marcus Vinicius de Oliveira Silva, conhecido como Marcus Matraga, 57 anos, foi sequestrado por dois homens armados em casa e levado até uma estrada do povoado onde foi morto com um tiro na cabeça. A polícia do município investiga o crime e a hipótese de emboscada.
De acordo com o investigador Marcos Pinto, da delegacia de Jaguaripe, dois homens foram até a casa do professor, por volta das 19h, e disseram que uma amiga dele passava mal. Um dos suspeitos se identificou como neto da mulher. Ao sair de casa para prestar socorro à amiga, o professor foi rendido e levado de carro até uma estrada de terra do povoado. Lá, ele foi executado com um tiro na cabeça. Os criminosos fugiram em seguida.
"Pelas investigações, concluímos que ele era uma pessoa muito querida. Mas estamos ouvindo testemunhas para apurar se havia algum tipo de conflito envolvendo o professor", disse o investigador ao CORREIO.
Marcus Vinicius nasceu em Minas Gerais e tinha mestrado em Saúde Pública pela Ufba e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo Ilka Bichara, professora do Instituto de Psicologia da UFBA, o professor foi um dos pioneiros na luta pela reforma antimanicomial e criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS.
"Ele era muito engajado nas políticas públicas de saúde. Foi uma pessoa muito importante dentro e fora do Instituto de Psicologia", lamentou a diretora.
O corpo do professor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Valença e deve ser levado para Sete Lagoas (MG), onde mora a família, para ser cremado. Alunos e colegas lamentaram nas redes sociais a morte do professor, que, nos últimos anos, mediava conflitos de terra entre indígenas e fazendeiros.
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, onde Marcus Vinicius foi diretor durante uma década e esteve responsável pela Comissão Nacional de Direitos Humanos, lamentou a morte. "[Ele] foi uma grande liderança na construção de uma profissão comprometida com a justiça e a igualdade e da sua democratização. Foi também um dos grandes militantes da Luta Antimanicomial no país".

Fonte:Correio da Bahia

Bahia: Feira de Santana registra 33 crimes violentos em 35 dias de 2016


                                             Mais um jovem foi morto na 2ª maior cidade do Estado foto:reprodução

Com mais dois homicídios registrados em Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado, a escalada da violência não para. Hoje(5) a princesa do sertão elevou o número a seis de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no mês de fevereiro e para 33 no ano, até a presente data.


Um dos crimes aconteceu à noite no Loteamento Amaralina, no bairro Gabriela, quando Noé Santos da Silva, 20 anos, foi morto com tiros no rosto, ombro e tórax. Ele morava na Rua, Caminho 06, no mesmo loteamento onde foi assassinado.

Também na noite de quinta-feira, por volta das 23h, um homem ainda não identificado foi morto, também a tiros, na Rua Lázaro Ludovico, no bairro Brasília. Ele foi baleado em várias partes do corpo e morreu no local.

A polícia está investigando os dois crimes e até o momento as autorias e motivos são desconhecidos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte:Acorda cidade c/adaptações

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Bahia:Turista espanhol está desaparecido na região da Chapada Diamantina


Espanhol de 27 anos está desaparecido na região da Chapada Diamantina
foto:divulgação/PF

Está desaparecido na Bahia, região da Chapada Diamantina há mais de um mês o espanhol Hugo Ferrara Tormo, de 27 anos. Ele desembarcou no município de Seabra no dia 20 de dezembro de 2015 e até o momento a família não teve nenhuma notícia sua.

De acordo com familiares, ele pretendia ir para Lençóis, a cerca de 70 quilômetros de distância de Seabra. A família informou à Polícia Federal que o jovem não costuma ficar sem manter contato durante muito tempo.

A Polícia Civil de Seabra investiga o desaparecimento do espanhol. Informações sobre o desaparecimento podem ser passadas pelo telefone da delegacia: (75) 3331-4523.

Fonte:acordacidade


No Sudoeste: Ônibus intermunicipal é incendiado por manifestantes na BA -262




Foto:  WhatsApp | BLOG DO ANDERSON
Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON/reprodução

A buraqueira na BA-262,principalmente no trecho entre as cidades de Poções e Ibicuí  tem sido alvo de protesto há mais de quatro anos, pela população que trafega nessa região. Várias reportagens já foram feitas pelo Blog do Anderson da cidade de Vitória da Conquista, mas até o momento nenhuma providência de recuperação por parte da Secretaria de Infraestrutura do Estado foi tomada.
12695413_981933341887300_208117859_o
Na manhã desta quinta-feira (4) a rodovia voltou a ser fechada, mas os manifestantes partiram para outro rumo. Um ônibus da empresa Viação Salutaris/Aguia Branca que fazia a linha Salvador/Itapetinga foi incendiado. Ninguém ficou ferido. A polícia civil vai investigar o fato.

Fonte:Blog do Anderson c/adaptações

PM envolvido em acidente que vitimou mulher em Lauro será ouvido após o Carnaval

O soldado da Polícia Militar envolvido no acidente que matou a instrumentadora cirúrgica Thais Nunes Torres, 31 anos, no último domingo (31), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, só será ouvido pela Polícia Civil após o Carnaval. De acordo com as informações do titular da 23ª Delegacia Territorial, delegado Joelson Reis, o advogado de Márcio Santos Conceição, 40, procurou a delegacia na tarde de quarta-feira (3) para agendar a apresentação do soldado.
Segundo Reis, o advogado pediu um tempo para apresentar o cliente alegando que ele estava de atestado médico por causa do acidente. O delegado investiga os motivos do acidente ter sido registrado pelo agente de trânsito da Secretaria de Trânsito Transporte e Ordem Pública (Settop) às 20h15, mas o caso só ter sido registrado às 23h55 na delegacia.
"A princípio, trata-se de homicídio culposo da direção do veículo. O que pode mudar são as investigações do inquérito policial", informou Reis ao jornal Correio.
André Reis de Oliveira, 32, marido de Thaís, foi ouvido formalmente na manhã desta quinta-feira (4). No momento do acidente, ele estava no banco de trás do carro com o filho do casal, de apenas quatro meses. 

Fonte:Bocão News                                                                           Thaís tinha 31 anos e deixou dois filhos - foto:reprodução/facebook

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

IFBA divulga resultado do processo seletivo 2016


Foto :IFBA/Irecê

O IFBA - Instituto Federal da Bahia, divulgou hoje(3) o resultado do processo seletivo de 2016 de seus cursos. Confira no link abaixo, o resultado:



Bahia:Confira o que abre e fecha no carnaval de Salvador


Na maioria dos shopping, as lojas ficarão fechadas na segunda, 8, e terça, 9 - Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDE
Foto:Margarida Neide ag.atarde/reprodução
A partir da quinta-feira, 4 de fevereiro, até o dia 10 (quarta-feira de Cinzas), os soteropolitanos comemoram o Carnaval. Com o festejo, o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos será alterado.
Veja o que funciona:
| Lazer |
Zoológico: Estará fechado da quinta, 4, a quarta, 10.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): Estará fechado da quarta, 3, a quarta, 10.
Museu de Arte da Bahia (MAB): Na segunda, 1º, e terça, 2, funcionará das 13h às 19h. Da quarta, 3, a quarta, 10, estará fechado.
Mercado Modelo: Não divulgou.
| Shoppings |
Shopping Piedade: Abrirá da quarta, 3, a sexta, 5, das 9h às 18h. Já do sábado, 5, a terça, 9, não funcionará. Na quarta de cinzas, 10, abrirá das 12h às 21h.
Shopping Yemanjá Trade: Não divulgou.
Shopping Itaigara: No sábado, 6, o centro de compras ficará aberto das 9h às 16h. Já no domingo, 7, segunda, 8, e terça, 9, o shopping ficará fechado.
Shopping Paseo: Na quinta, 4, e sexta, 5, o funcionamento será normal, das 9h às 21h. Já no sábado, 6, o local abre das 9h às 15h. Do domingo, 7, a terça, 9, apenas os restaurantes funcionarão opcionalmente, a partir das 12h. Na quarta de Cinzas, 10, todo o shopping funciona das 12h às 21h. O cinema tem funcionamento normal durante todo o Carnaval.
Shopping da Bahia: No sábado, 6, abrirá das 9h às 21h. Do domingo, 7, a terça, 9, as lojas estarão fechadas e a abertura dos restaurantes será opcional, enquanto o cinema abrirá às 13h e as opções de lazer às 12h até às 21h. Na quarta de Cinzas, o local abre das 12h às 22h.
Salvador Shopping: Na quinta, 4, e sexta, 5, funcionará das 9h às 22h. No sábado, 6,  funcionarão lojas e quiosques (9h às 20h), praça de alimentação e restaurantes (opcional após as 20h); cinema e Game Station (9h às 22h) e Bompreço (7h às 22h).
Já do domingo, 7, a segunda, 9, o cinema abrirá das 13h às 22h; os pontos de alimentação serão opcional das 12h às 21h; Bompreço (8h às 20h); Game Station (11h às 21h); Palácio das Bolinhas (12h às 21h); Americanas (13h às 22h).
Na quarta de cinzas, 10, só funcionam o Bompreço (7h às 22h) e as lojas e quiosques (12h às 22h).
Shopping Salvador Norte: O shopping terá funcionamento especial apenas entre os dias 6 e 9. No sábado, 6, lojas, quiosques e praça de alimentação estarão abertos das 9h às 20h, enquanto cinema e Game Station, das 9h às 22h.
Do domingo, 7, a terça, 9, o Game Station funciona das 11h às 22h, o Cinema das 13h às 22h e Lojas Americanas  das 12h às 20h. Já a Praça de Alimentação funciona de forma opcional das 12h às 21h.
Shopping Center Lapa: Na quarta, 3, e quinta, 4, o funcionamento será das 9h às 18h. Já na sexta, 5, o fechamento será às 16h. O cinema seguirá o horário de funcionamento do shopping. Do sábado, 6, a terça, 9, o local estará fechadom, retornando na quarta de Cinzas, 10.
Shopping Paralela: O local só terá funcionamento especial nos a partir do domingo, 7. Desta data até a terça, 9, as opções de lazer e alimentação de ficarão abertas das 12h às 21h. Já na quarta de Cinzas, todos os estabelecimentos funcionarão das 12h às 22h.
Shopping Barra: Da quinta-feira, 4, a terça-feira, 9, o complexo gastronômico Barra Gourmet (1º piso) e o Restaurante Madero (4º piso) irão funcionar das 12h às 18h; na quarta-feira, 10, será das 12h às 23h. O UCI Orient funcionará durante todos os dias de Carnaval.
Já as lojas e Praça de Alimentação seguirão o seguinte horário: na quinta, 4, das 9h às 17h; na sexta, 5, das 9h às 15h; no sábado, 6, das 9h às 14h. Já no domingo, 7, segunda, 8, e terça, 9, estarão fechadas. Na quarta-feira de Cinzas, dia 10, funcionarão das 12h às 22h.
Shopping Bela Vista: Na sexta, 5, vai abrir normal. No sábado, 6, as lojas abrem das 9h às 20h, o SAC das 7h às 13h e as áreas de alimentação, lazer e o GBarbosa, das 9h às 21h. No domingo, 7, somente as áreas de lazer, alimentação e o G Barbosa vão funcionar, das 12h às 21h. Enquanto que na segunda, 8, e terça, 9, o funcionamento das operações de alimentação e lazer será facultativo.
Na quarta de Cinzas, 10, as lojas, áreas de lazer, alimentação e o G Barbosa funcionam das 12h às 22h, enquanto o SAC abre das 12h às 18h.
Shopping Cajazeiras: Não foi divulgado.
Outlet Premium: No sábado, 6, domingo, 7, segunda, 8 e terça, 9, funciona das 11h às 19h, com a praça de alimentação e lojas. 

| Supermercado |

Extra: Ainda não foi divulgado.
GBarsosa: As unidades terão o funcionamento alterado na segunda, 8, e terça, 9. No Hiper Iguatemi, Costa Azul, Pau da Lima e Cabula os supermercados abrirão das 7h às 21h, na segunda, e das 7h às 18h na terça. Em San Martin, o funcionamento na segunda será das 8h às 21h e na terça, das 8h às 18h. Já no Engenho Velho de Brotas, será das 8h às 19h na segunda e das 8h às 14h na terça.
Hiperideal: Funcionará normalmente. A unidade da Vasco da Gama abre das  7h às 0h; a unidade da Rótula do Abacaxi, das 7h às 22h; e a loja do Extra, na avenida Paralela, funciona 24h.
Makro: Na unidade do Pirajá, o funcionamento será especial no domingo, 7, (8h às 14h), segunda, 8, (7h às 18h), e na terça, 9, (8h às 14h). Já no Iguatemi, o local vai funcionar das 7h às 21h no sábado, 6, e das 7h às 15h na terça, 9.
Bom Preço e Hiper Bom Preço: As unidades fecharão mais cedo na terça, 9. Não foi informado o horário.
Sam's Club: Ainda não foi divulgado.
Atakarejo: Ainda não foi divulgado.
Mercantil Rodrigues: A unidade de Pirajá abrirá das 8h às 14h, na sgeunda, 8. Já as unidades da Calçada, e Ogunjá, abrirão das 7h às 14h, na terça, 9. Já a de Pirajá, abrirá das 8h às 14h. No restante dos dias de Carnaval, o funcionamento será normal.
| Serviço |
Simm: Ainda não foi divulgado.
SineBahia: A unidade central ficará fechada da sexta, 4, à quarta de Cinzas, 10. O funcionamento das demais unidades ainda não foi divulgado.
SAC: Ainda não foi divulgado.
Comércio: Ainda não foi divulgado.
Bancos: Não funcionam na segunda, 8, e terça, 9.
Repartições públicas: Ainda não foi divulgado.
Correios: Na quarta, 3, funcionarão apenas as unidades da ABI e Pelourinho, a partir das 12h. A partir de quinta, 4, fecharão as agências do Campo Grande, Agnelo Brito, Jardim Apipema e Farol da Barra. E a partir da sexta, 5, fechará a da Gomes Costa.
No sábado, 6, estarão abertas as unidades dos locais: Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, Pituba, Shopping Paralela, Ponto Alto, Dunas de Itapuã, Salvador Shopping e postos dos Correios localizados nos Shopping da Bahia e Shopping Bela Vista.
Entre o domingo, 7, a terça, 9, todas agências estarão fechadas. Já na quarta de Cinzas, 10, não abrirão as unidades da Agnelo Brito, Jardim Apipema, Caetano Moura, Farol da Barra, Gomes Costa e Largo da Lapinha. O restante tem funcionamento normal partir das 12h.
Hemoba: As unidades vão funcionar na segunda, 8, e terça, 9, das 7h30 às 18h30. Na quarta de Cinzas, 10, abrirá a partir das 12h.
Escolas estaduais: O ano escolar só começa no dia 15 de fevereiro.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Salvador: PM envolvido em acidente com morte não foi submetido a exame de alcoolemia

Thaís tinha apenas 31 anos. foto:reprodução/facebook
O soldado da Rondesp Central Márcio Santos Conceição, 40 anos, envolvido no acidente de trânsito que matou a instrumentadora cirúrgica Thais Nunes Torres, 31, no domingo, em Lauro de Freitas, não foi submetido ao exame de alcoolemia. A informação é da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e Ordem Pública (Settop).


André mostra o ferimento na delegacia. foto:Bruno Wendel/CORREIO/reprodução)

Segundo a Settop, quando os agentes de trânsito chegaram, Márcio deixava o local em uma guarnição da Polícia Militar. Em seguida, os agentes foram até o Hospital Aeroporto, para onde Márcio foi levado. No entanto, o soldado já estava sob a responsabilidade de outros policiais militares. Então, os agentes seguiram para a 23ª DP, onde registraram a ocorrência. 
Ainda de acordo com a Settop, a intensão dos agentes era conduzir Márcio para à 23ªDP, onde a Polícia Civil ficaria responsável pela realização do exame de alcoolemia, através do Departamento de Polícia Técnica, já que o teste do bafômetro ainda não é realizado na cidade. Um convênio entre a prefeitura de Lauro de Freitas e o Detran falta ser fechado para ampliar as ações de ordenamento do trânsito na região.
Ofício
O delegado Joelson Reis, titular da 23ª DP, disse que encaminhou um ofício para o Comando-geral da Polícia Militar pedido a identificação funcional de Márcio e da mulher, Marlucia Lubarino Lima, que também é policial militar. “Precisamos das informações oficias para então marcar o dia para ouvi-los”, disse o delegado.
Fonte:Correio da Bahia

Eleições 2016: Sen. Pinheiro reafirma que não irá concorrer a prefeitura de Salvador

Resultado de imagem para senador walter pinheiro
Foto:reprodução site Senador

O senador Walter Pinheiro (PT) em entrevista ao site Bahia Notícias de Salvador, reafirmou que não irá concorrer a nenhum cargo em 2016. Segundo o senador, ele  “não está em nenhuma disputa interna”, como afirmou em entrevista o ministro  da Cultura e pré-candidato do PT à prefeitura de Salvador, Juca Ferreira.  “De forma bem clara, não, não e não. Eu não tenho feito nenhum debate. Meu primeiro debate é: não serei candidato, diz Pinheiro. O PT lançou o nome deles [Gilmar Santiago, Valmir Assunção e Juca Ferreira], foi para o Bonfim com os nomes e não tem problema nenhum”, afirmou. 

Na mesma entrevista, o senador disse que suas conversas com o governador Rui Costa(PT) não discutem sucessão em Salvador e que tem muito tempo que não fala com o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação.

Ainda de acordo com o Pinheiro, não há também disputa para a candidatura à reeleição para o Senado, em 2018. “O PT pode ocupar a vaga do senado com quem ele quiser. Seria uma verdadeira ofensa ao povo de Salvador eu dizer que vou ser candidato visando 2018". afirmou o senador.

Presidente da Câmera:Mais uma manobra e processo de cassação volta para estágio inicial

Aliado de Cunha manobra e processo de cassação volta para estágio inicial
Foto: Fabio Pozzebom/ Agência Brasil/reprodução
O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA) determinou que o Conselho de Ética anule a sessão em que foi aprovada a admissibilidade do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com a Folha, com esta manobra, o caso retorna praticamente para o início, suspendendo a votação do relatório de Marcos Rogério (PDT-RO), aprovado em 15 de dezembro. O ofício foi enviado por Maranhã ao presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), na tarde desta terça-feira (2).

A determinação foi em resposta a um recurso do deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que reclamou da ausência da possibilidade de pedido de vista do parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO). Com a manobra, Maranhão, que é aliado de Cunha e também é investigado na Operação Lava Jato, tenta atrasar ainda mais o processo, cuja representação foi protocolada em outubro mas só dois meses depois conseguiu vencer o estágio inicial. 


Fonte:BN