• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de outubro de 2020

Salvador: Confira o que a abre e fecha no feriado de 12/10


   Av. Sete de Setembro - Centro em Salvador - foto:ACM Neto/facebook

Lojas, centros de compras, supermercados e outros serviços vão ter alguns horários de funcionamento alterados para o Feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta segunda-feira (12), em Salvador. Os bancos, por exemplo, não funcionam. Já as operações de shopping tem horários especiais e funcionamento limitado.

Na data que também é comemorado o Dia das Crianças vale ficar atento ao que realmente vai estar aberto. O CORREIO listou a seguir, alguns destes serviços. Confira.

SHOPPINGS

Shopping Barra As lojas âncoras, entre elas a Zara, Renner, C&A, Riachuelo, Le Biscuit, Lojas Americanas e Centauro funcionam das 12h às 21h. As demais estão fechadas. Já a Praça de alimentação vai operar das 12h às 21h. A Academia Alpha também funciona das 9 às 13h. O SAC fica fechado.

Center Lapa Somente as lojas da C&A, Riachuelo, Marisa e Lojas Americanas estão abertas e funcionam das 11h às 19. Praça de Alimentação, das 11h às 20h.

Shopping da Bahia A loja do Pão de Açucar e as farmácias funcionam das 12h às 21h, assim como as âncoras e megalojas, Praça de Alimentação e restaurantes. Outras lojas e quiosques ficam fechados. Já a Academia Bodytech fica aberta das 9h às 13h. As salas de cinema funcionam normalmente de acordo com a programação no site.

Salvador Shopping A Praça de Alimentação fica aberta das 12h às 21h. Já o Espaço Gourmet, das 12h às 23h. Os salões de beleza, farmácias e as lojas âncoras da Marisa, C&A, Americanas, Renner, Le Biscuit e Riachuelo funcionam das 12h às 21h. O Bompreço também vai abrir das 8h às 21h. As outras lojas e quiosques estarão fechados. O cinema permanece inativo.

Salvador Norte Shopping Lojas ancoras, megalojas e farmácias abrem às 12h e funcionam até às 21h. O Big Bompreço, das 7h às 21 e a Academia Smart Fit, das 9h às 15h. Todos os outros estabelecimentos e quiosques ficam fechados. Já a Praça de Alimentação está aberta das 12h às 21h. O cinema também funciona das 13 às 23h.

Shopping Itaigara As lojas, bancos e restaurantes estarão fechados. Só o Bompreço vai funcionar das 8h às 18h.

Shopping Bela Vista Lojas âncoras e alimentação (associados ao Sindicato dos Bares e Restaurantes), assim como farmácias e supermercado G. Barbosa abrem das 12h às 21h. Lojas e quiosques, a unidade do SAC e também o SAC Móvel, estarão fechados. A academia Alpha Fitness vai funcionar das 9h às 13h. Já as salas de cinema vão funcionar com base na programação das salas que pode ser consultada no site.

Shopping Paralela Estão abertas as lojas do segmento de brinquedos (Estação Games e PBKids), âncoras, Praça de Alimentação, supermercado e farmácias, com horário de funcionamento das 12h às 21h. O cinema vai operar conforme a sua programação de exibição.

Shopping Paseo Itaigara As lojas e serviços estarão fechadas. Já os restaurantes têm funcionamento opcional de 11h às 20h. A Academia Alpha abre das 9 às 13h.

Shopping Piedade As lojas âncoras, C&A, Americanas e Le Biscuit ficam abertas das 11h às 19h. Já as áreas alimentação e serviços tem abertura facultativa. As demais lojas estarão fechadas.

Feira Boulevard (Feira de Santana) As lojas funcionam das 12h às 20h, assim como a Praça de Alimentação. O Big Bompreço, das 8h às 20h e Farmácia BigFort também.

Parque Shopping Bahia (Lauro de Freitas) O centro de compras vai estar aberto das 12h às 21h.

***

SUPERMERCADOS
GBarbosa
 O horário de funcionamento vai variar de acordo com a unidade: Iguatemi e Costa Azul, das 7h às 18h. Brotas, Pau da Lima e Cabula, das 7h30 às 16h. San Martin, 7h às 16h. Lauro de Freitas também a partir das 7h só que fecha às 19h. Guarajuba, o funcionamento vai ser das 8h às 19h. Já a unidade do Horto Bela Vista vai seguir o horário de funcionamento do shopping.

Perini As unidades da Graça, Pituba, Barra e Vasco da Gama vão abrir as lojas das 6h30 às 20h. Costa Azul, das 7h às 18h e Guarajuba das 8h às 20h. A Perini dos shoppings da Bahia, Barra, Paralela e Salvador Shopping seguem o horário de funcionamento dos centros de compra.

Mercantil Rodrigues Ogunjá, Pirajá, Calçada e Lauro de Freitas estão com as lojas abertas das 7h às 21h.

Extra Hiper Em Salvador, todas as unidades funcionam das 7h às 22h.

Pão de Açúcar A loja localizada no bairro do Costa Azul abre das 6h às 20h, com horário exclusivo para clientes com 60 anos ou mais das 6h às 9h. A unidade dentro do Shopping da Bahia, segue o horário do centro de compras e funciona das 13h às 21h.

Atakarejo As lojas do Iguatemi, Boca do Rio, Caminho de Areia, Cabula, Piatã, Amaralina e São Cristóvão abrem das 7h às 20h. Alagoinhas, Camaçari, Pernambués, Via Expressa, paripe e Lobato fecham às 21h. Feira de Santana e Castelo Branco, às 22h. A loja da Calçada também abre às 7h, porém, fecha mais cedo, às 18h. O Atakarejo da Baixa do Fiscal tanto para pessoa jurídica quanto física não vai abrir. Já a loja de Feira de Santana abre às 6h e só fecha às 22h.

RedeMix Alphaville, Amazonas, Imbuí, Horto, Itaigara, Pituba, Vilas Vila Laura abrem normalmente às 6h30 e funcionam até às 20h. Já as lojas no Iapi, Itapuã, Lauro (centro), Sete Portas, Paripe e Simões Filho fecham às 13h.

Hiper Ideal O horário de funcionamento de cada unidade específica está disponível no site www.hiperideal.com.br/institucional/nossas-lojas.

Assaí As lojas Calçada, Guanambi, Paripe e Vitória da Conquista abrem das 7h às 18h. Em Ilhéus das 7h às 19h. Já as unidades de Feira de Santana, Serrinha, Juazeiro atenderão ao público das 8h às 18h. A loja em Camaçari, das 6h às 20h. A unidade Pau da Lima (Golf Club) das 07 às 20h. Em Lauro de Freitas o horário será das 6h às 21h. As lojas dos municípios de Itapetinga, Jequié, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim estarão fechadas.

***

OUTROS ESTABELECIMENTOS E SERVIÇOS


Ferreira Costa 
A loja não vai funcionar na segunda-feira (12).

Bancos Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de Outubro. As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros.

Ferry e lanchas As viagens irão acontecer nos horários de 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h, com algumas saídas extras nos momentos de maior demanda, de acordo com a disponibilidade dos ferries. O serviço de Hora Marcada está suspenso.


FONTE: CORREIO DA BAHIA - 10/10/2020

Meio Ambiente: Em protesto, ativistas do Greenpeace erguem estátua de Bolsonaro no Pantanal

 

Em protesto, ativistas do Greenpeace erguem estátua de Bolsonaro no Pantanal
Foto: Greenpeace Brasil/Divulgação

Um estátua do presidente Jair Bolsonaro com quatro metros de altura foi erguida por ativistas do  Greenpeace em uma área do Pantanal afetadas incêndios. A estátua foi erguida como forma de protesto. 

 

A manifestação também contou com uma mensagem em que se lia "Pátria queimada, Brasil". 

 

No mês de setembro as queimas na região foram 180% maiores que no mesmo período do ano passado. O fogo que já destruiu mais de 3,9 milhões de hectares do bioma, segundo dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) Prevfogo em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ).

 

De acordo com reportagem do G1, o Greenpeace foi procurado e informou que por motivo de segurança, o local, valor e quem arcou com os custos da construção da estátua não serão revelados. Informações do BN c/adaptações.

Em SP: Bolsonaro diz que 30% das mortes por covid poderiam ser evitadas com cloroquina

No dia em que o Brasil chegou à marca de 150.023 mortes por covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que 30% dos óbitos poderiam ser evitados com o uso da cloroquina, um medicamento sem comprovação científica contra a doença e rejeitado pela comunidade científica mundial.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o chefe do Planalto não comentou o número de mortos pelo vírus que o País atinge neste sábado, 10. Disse lamentar as vítimas e voltou a criticar medidas de isolamento social tomadas durante a pandemia.

Mesmo sem eficácia comprovada, as drogas viraram aposta do presidente Jair Bolsonaro na estratégia de resposta à pandemia no Brasil. Na gestão do general Eduardo Pazuello, que começou em maio, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de remédios desde os primeiros sintomas da covid-19, contrariando orientações de entidades médicas e científicas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em transmissão pelas redes sociais ao lado de uma apoiadora em Guarujá (SP), Bolsonaro citou um suposto estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia afirmando que a hidroxicloroquina não causa arritmia cardíaca. “Eu sei que eu não sou médico. Mas conversei com muitos médicos ou você acha que eu inventei a cloroquina?”, questionou Bolsonaro, dirigindo-se à câmera no vídeo ao vivo.

De acordo com Bolsonaro, o estudo de que a cloroquina evita mortes pela covid-19 vai chegar um dia. “Vou chutar aqui, vou chutar. Por volta de 30% das mortes poderiam ser evitadas com hidroxicloroquina usando na fase inicial”, declarou o presidente. Outra solução, nas palavras de Bolsonaro, é a vitamina D. “Uma maneira de você conseguir vitamina D é pelo sol e a vitamina D ajuda aí a combater o vírus”, declarou, ao falar das praias fechadas na crise.


Mais cedo, em passeio pelo Guarujá, Bolsonaro posou para fotos, abraçou e conversou com apoiadores sem usar máscara de proteção. Na transmissão, ele pediu à apoiadora que tirasse a máscara que usava no início do vídeo ao vivo.

Mortes

Na mesma transmissão, Bolsonaro “chutou” outro número. De acordo com ele, o número total de mortes no Brasil neste ano é “parecido” com a quantidade de óbitos do mesmo período em 2019, antes da pandemia. “Se você for analisar, eu não fiz as contas ainda, nós estamos agora, faz de conta que acabou setembro, se pegar o número de mortes de janeiro a setembro do ano passado e janeiro a setembro deste ano… fez as contas aí, Cid. (chefe da Ajudância de Ordens que acompanha o presidente”. Se bobear, está parecido”, afirmou o mandatário.

Dados oficiais, porém, contrapõem o presidente. De acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN Brasil), o País teve 1.069.456 mortes de janeiro a setembro de 2020. A quantidade é maior do que o mesmo período de 2019, quando 949.699 óbitos foram registrados – quase 120 mil mortes a mais. Além disso, todos os meses, individualmente, registraram mais mortes neste ano do que em 2019.

fonte:Estadão/Istoé - 10/10/2020

Mourão “fere decoro do cargo” ao reverenciar o “carrasco” Ustra, diz Comissão Arns




A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns – divulgou nota de repúdio nesta sexta-feira (10) à declaração do vice-presidente, general Hamilton Mourão, que em entrevista ao programa Conflict Zone, da TV alemã Deutsche Welle, classificou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos mais notórios torturadores da ditadura, como “homem de honra e que respeitava os direitos humanos de seus subordinados”.

“Ao proferir tais elogios, Hamilton Mourão conspurca, de saída, a honra dos militares brasileiros. Ao fazê-lo na condição de vice-presidente, constrange a Nação e desrespeita a memória dos que tombaram sob Ustra. E, ao insistir em reverenciar o carrasco, fere mais uma vez o decoro do cargo em que foi investido sob juramento de respeitar a Constituição. É ela que nos ensina: ‘Tortura é crime inafiançável, insuscetível de graça ou anistia’”, diz a nota, encabeçada por Margarida Genevois, presidente de honra da Comissão Arns.

No texto, a Comissão lembra que a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, liderada por Dom Paulo Evaristo Arns, reuniu mais de 500 denúncias de tortura no DOI-Codi comandado por Ustra.

“Passaram-se mais de 30 anos para que, finalmente em 2008, Ustra fosse reconhecido como autor de sequestro e tortura, em ação declaratória movida pela família Telles, cujos membros puderam sobreviver para testemunhar as crueldades perpetradas por esse militar e seus “subordinados”, nos porões da ditadura”.

Para a comissão, “as palavras do vice-presidente, que é um general reformado do Exército, não apenas desonram as Forças Armadas, como agridem a dignidade dos que padeceram nas mãos desse torturador já condenado pela Justiça”.

Em repúdio à manifestação de Mourão exaltando Ustra

Em nota pública, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns manifesta seu mais veemente repúdio à declaração do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em entrevista para a rede alemã Deutsche Welle, de que o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra foi “um homem de honra, que respeitou os direitos humanos dos seus subordinados”. As palavras do vice-presidente, que é um general reformado do Exército, não apenas desonram as Forças Armadas, como agridem a dignidade dos que padeceram nas mãos desse torturador já condenado pela Justiça.

Não é de hoje que autoridades do atual governo exaltam a figura macabra do ex-chefe do DOI-Codi do 2º Exército, em São Paulo, de cujos porões emergiram inesquecíveis relatos de terror e sadismo contra cidadãos brasileiros. Para se ter ideia da barbárie autorizada como política da Estado, entre 1970 e 1974, a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, liderada por Dom Paulo Evaristo Arns, patrono da Comissão Arns, reuniu mais de 500 denúncias de tortura no DOI-Codi comandado por Ustra.

Passaram-se mais de 30 anos para que, finalmente em 2008, Ustra fosse reconhecido como autor de sequestro e tortura, em ação declaratória movida pela família Telles, cujos membros puderam sobreviver para testemunhar as crueldades perpetradas por esse militar e seus “subordinados”, nos porões da ditadura.

Hoje e sempre, serão inaceitáveis homenagens a esse violador da Carta Constitucional de 1967/9, do Código Penal Militar de 1969 e das Convenções de Genebra de 1949, como documentado no Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Ao proferir tais elogios, Hamilton Mourão conspurca, de saída, a honra dos militares brasileiros. Ao fazê-lo na condição de vice-presidente, constrange a Nação e desrespeita a memória dos que tombaram sob Ustra. E, ao insistir em reverenciar o carrasco, fere mais uma vez o decoro do cargo em que foi investido sob juramento de respeitar a Constituição. É ela que nos ensina: “Tortura é crime inafiançável, insuscetível de graça ou anistia”.

São Paulo, 9 de outubro de 2020

Margarida Genevois, presidente de honra da Comissão Arns

José Carlos Dias, presidente da Comissão Arns, ex-coordenador da Comissão Nacional da Verdade

Paulo Sérgio Pinheiro, ex-presidente e membro da Comissão Arns, ex-coordenador da Comissão Nacional da Verdade

Ailton Krenak, líder indígena e ambientalista

André Singer, cientista político e jornalista

Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, advogado, ex–presidente da OAB-SP

Belisário dos Santos Jr., advogado, membro da Comissão Internacional de Juristas

Cláudia Costin, professora universitária, ex-ministra da Administração

Dalmo de Abreu Dalari, advogado, professor emérito e ex-diretor da Faculdade de Direito da USP

Fábio Konder Comparato, advogado, doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, professor emérito da Faculdade de Direito da USP

José Gregori, advogado, ex-ministro da Justiça

José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares

Laura Greenhalgh, jornalista

Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista, ex-ministro da Fazenda, da Administração e da Reforma do Estado

Luiz Felipe de Alencastro, historiador, professor da Escola de Economia da FGV-SP e professor emérito da Sorbonne Université

Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, professora da USP e da Universidade de Chicago, ex-presidente da Ass. Bras. De Antropologia

Maria Hermínia Tavares de Almeida, cientista política, professora titular da Universidade de São Paulo

Maria Victoria Benevides, socióloga e cientista política, professora titular da Faculdade de Educação da USP

Oscar Vilhena Vieira, jurista, professor da Faculdade de Direito da FGV-SP

Paulo Vannuchi, jornalista, cientista político, ex-ministro de Direitos Humanos

Sueli Carneiro, filósofa, feminista, ativista antirracista e diretora do Geledés

Vladimir Safatle, filósofo, professor do Departamento de Filosofia da USP

fonte:Revista Fórum - 10/10/2020 16h:25min.

Bahia: Chuva de granizo deixa estragos neste sábado em LEM; veja vídeo

 

LEM: Chuva de granizo assusta moradores e deixa estragos neste sábado; veja vídeos
Foto: Leitor BN / WhatsApp

Uma chuva de granizo surpreendeu a população de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, por volta de 14h da tarde deste sábado (9). Moradores relatam que o fenômeno durou cerca de 40 minutos. Houve ainda registros de queda de energia, galhos de árvores caídos e telhados de casas danificados pelas pedras de gelo. 

 

Um dos vídeos enviados por leitores do BN mostra um momento da chuva de granizo. As imagens foram registradas na área externa da casa de um leitor, além das pedras de gelo é possível ouvir o barulho que o fenômeno causou.Em outro é possível ver o momento em que as pedras caem em uma piscina. 

 

Um leitor relatou que há dias a região sofre com altas temperaturas e tempo seco. Mas na manhã deste sábado o céu amanheceu nublado, e por volta das 13h começou uma chuva fraca na cidade. Depois ocorreu o episódio da chuva de granizo.  

 

A previsão do tempo para a cidade feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) era de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura máxima de 39ºC e mínima de 25ºC, e umidade em no máximo 70%, além de ventos fracos. Informações do Bahia Notícias.

 

Assista os vídeos:

 

Justiça dá 15 dias para Olavo pagar R$ 2,9 milhões a Caetano

                           o guru do presidente Bolsonaro -foto:reprodução

Guru do bolsonarismo, o escritor Olavo de Carvalho tem 15 dias para pagar cerca de R$ 2,9 milhões ao cantor Caetano Veloso, informa o UOL. A ordem partiu da juíza Renata Gomes Casanova, da 50 Vara Cível do Rio de Janeiro.

O valor é referente a uma multa por não cumprimento de uma liminar. Em 2017, a Justiça determinou que Olavo apagasse mensagens relacionando Caetano Veloso à prática de pedofilia. O escritor, porém, manteve as mensagens no ar. Mesmo intimado em sua casa nos Estados Unidos, Olavo se recusou a remover as mensagens. Ele ainda ainda tenta impugnar o valor da multa e entrou com recurso que será julgado pela 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. Informações da ISTOÉ.

Brasil: 'Volto logo' e 'tô apavorado': as últimas mensagens de vítimas da Covid-19


Pouco antes de ser intubada, a médica Monique Batista enviou mensagens ao noivo - Arquivo pessoal
Pouco antes de ser intubada, a médica Monique Batista enviou mensagens ao noivoImagem: Arquivo pessoal

Leia a reportagem completa da BBC Brasil no link abaixo do site UOL de hoje(10)


https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2020/10/09/volto-rapido-e-to-apavorado-ultimas-mensagens-de-vitimas-da-covid-19.htm 

Salvador: Sargento da PM é assassinado após assalto na Liberdade

 

Policial militar é morto a tiros após assalto na Liberdade, em Salvador
PM foi levado ao Hospital da Cidade, mas não resistiu | Foto: Divulgação

Um policial militar foi morto a tiros na noite desta sexta-feira, em uma localidade conhecida como Guarani, bairro da Liberdade, após um assalto.

 

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi o sargento Ueldon Luís Farias de Santana, de 52 anos. Ele passava pela ladeira do Guarani quando foi abordado por dois homens armados que pediram o celular da vítima. 

 

Ainda segundo a PM, após pegar o aparelho, a dupla se afastou e realizou disparos de arma de fogo contra o sargento, fugindo em seguida num veículo Ford EcoSport.

 

A vítima foi socorrida por populares para o Hospital da Cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Guarnições da 37ª CIPM e da Rondesp fizeram rondas nas imediações, mas não encontraram nenhum suspeito.

 

Ueldon estava na corporação há 25 anos e deixa esposa e dois filhos. O sepultamento será realizado no Cemitério Bosque da Paz, neste sábado (10), em horário a ser confirmado. Em nota, a PM manifestou pesar pela morte do sargento. Informações do BN.

STJ nega pedido de Flávio Bolsonaro para anular decisões do caso das 'rachadinhas'

 

STJ nega pedido de Flávio Bolsonaro para anular decisões do caso das 'rachadinhas'
Senador é acusado de chefiar esquema criminoso | Foto: Pedro França/ Ag. Senado

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) para anular todas as investigações sobre a prática de "rachadinhas" em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), quando era deputado estadual. 

 

A decisão foi publicada na última quinta (8). A defesa de Flávio pedia anulação de todas as decisões proferidas pelo juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio, como mandados de busca e apreensão e quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico dos investigados, como, por exemplo, o ex-assessor Fabrício Queiroz. 

 

Queiroz é apontado pelo Ministério Público do Rio como responsável por chefiar o suposto esquema de repasses salariais no gabinete da Alerj. Em junho deste ano a Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça fluminense reconheceu o foro privilegiado do senador, que passou a ter o caso investigado pelo Órgão Especial do TJ. 

 

No entanto, as decisões de Itabaiana foram mantidas, incluindo as quebras de sigilo, mesmo sem o juiz de primeira instância à frente do caso. 

 

Para o ministro, o TJ acertou ao considerar válidas as decisões de Itabaiana no julgamento que reconheceu o foro. “Assim, os atos anteriormente praticados pelo d. Juízo de Primeiro Grau, declarado incompetente supervenientemente, devem ser preservados, sejam eles meramente instrutórios ou decisivos”, pontuou Fischer. 


A defesa do senador disse que vai recorrer da decisão. Informações do BN.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Eleições 2020: Gov. Rui reclama e pede colaboração de candidatos na prevenção a Covid-19

 

Rui reclama de 'micaretas' vistas em campanhas eleitorais e pede colaboração de candidatos
Foto: Divulgação/GOVBA


As aglomerações que tem acontecido em eventos relacionados a campanha eleitoral tem preocupado o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que nesta sexta-feira (9) reiterou a necessidade do novo decreto de calamidade pública publicado na quinta-feira (8), por conta da pandemia.

 

Rui esteve em viagem ao município de Itaberaba nesta sexta e pediu o apoio dos candidatos de todo o estado para evitar a disseminação do coronavírus e o crescimentos de óbitos causados pela Covid-19.

 

“Apesar de algumas pessoas acharem que a pandemia já foi embora, isso não é verdade. Em algumas cidades está crescendo o número de contaminados porque, infelizmente, algumas pessoas estão achando que a pandemia acabou. Quero alertar a quem está pedindo voto dos baianos e baianos, candidatos a vereadores e prefeitos para que, por favor, coloquem a saúde pública em primeiro lugar”, pediu o petista.

 

O governador classificou como inadmissíveis "verdadeiras micaretas” vistas em campanhas, em vários municípios. “Isso é uma temeridade. Vai provocar o crescimento do número de casos, e internamentos e a volta do crescimento de mortes. Até aqui conseguimos conter a pandemia, que está em queda, mas a gente já percebe, nessas duas últimas semanas, que em vários municípios, como os da região oeste, os casos já começam a crescer. Isso provavelmente pelos episódios de aglomerações do momento eleitoral”, argumentou Rui.

 

O novo decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para apoiar as ações de resposta ao desastre. Estado e municípios poderão acessar recursos federais via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para que sejam utilizados no combate à pandemia da Covid-19. 

 

O documento foi encaminhado ao Governo Federal para que seja obtido o reconhecimento da União. O novo decreto substitui o anterior, publicado pelo Governo do Estado, em abril, e que tinha validade 7 de outubro.


fonte:BN - 09/10/2020 18h:11min.

Faroeste: Juíza Marivalda Moutinho articulava apoio de Gesivaldo Brito para vaga no TRE-BA

 

Faroeste: Marivalda Moutinho articulava apoio de Gesivaldo para ser juíza do TRE-BA
Foto: Montagem/ Bahia Notícias

Ré no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por integrar organização criminosa acusada de vender sentenças no Judiciário baiano, a juíza Marivalda Moutinho procurou apoio do ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e também réu no caso, Gesivaldo Brito, para obter vaga como juíza efetiva do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

 

Trocas de mensagens entre os dois, obtidas no celular da magistrada apreendido pela Polícia Federal, mostram que Marivalda esperava que Gesivaldo, na época à frente do TJ-BA, usasse sua influência a favor dela na disputa pelo posto no TRE-BA. As conversas estão em relatório da PF anexado ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) para manter a prisão de réus na Operação Faroeste (veja aqui), obtido pelo Bahia Notícias, e revelam como a proximidade entre os dois era importante para operação do esquema e ia para além do esquema de venda de sentenças (entenda mais sobre o caso aqui).

 

 

“Bom dia, meu presidente. Quero de [SIC] dizer que contando com seu apoio eu consigo a vaga no TRE. Grata eternamente”, diz Marivalda, em uma das mensagens, de maio de 2019. Gesivaldo responde que ela precisaria se articular com o “grupo das meninas porque o meu voto não vai lhe garantir a eleição!”. Depois, aconselha que a magistrada “entre em campo” na disputa, pois os outros dois candidatos na corrida teriam “chances zero”.

 

As mensagens entre os dois são marcadas pelo tom afetuoso. Eu uma delas, Marivaldo chega a dizer “te amo” para o ex-presidente. São constantes também entre eles as trocas de emojis de coração e de beijos com coração. Tanto afeto, no entanto, não rendeu para Marivalda o que ela almejava. Para a vaga no TRE, foi escolhida a juíza Zandra Anunciação, substituta de Patrícia Kertzman (relembre).

 

 

Trocas de mensagens obtidas pela Polícia Federal mostram relação afetuosa entre os dois

 

PROTEÇÃO
Acuada com processos no TJ e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por sua atuação no oeste baiano, onde deu várias decisões em processos sobre conflitos de terra que são atualmente alvo de investigações, Marivalda também recorreu a Gesivaldo para tentar se proteger. 

 

Em uma das conversas obtidas pela PF, ela demonstra preocupação com processo aberto pelo então corregedor das Comarcas de Interior, Salomão Resedá, para apurar a atuação dela naquela região. “Preciso da sua ajuda porque ele quer me afastar isso é injusto”, escreve. O então presidente da Corte tenta acalmá-la. “Estou acompanhando e fique tranquila, pois não tem nada de afastamento. Não é bem assim, ok? [...] Fique tranquila Amiga”, responde. 

 

Receosa, Marivalda recorre a Gesivaldo, mostram conversas obtidas pela PF

 

O pedido de socorro explica um pouco de como funcionava a rede criminosa, segundo a PF e o MPF. Como presidente, Gesivaldo indicou Marivalda para assumir comarcas no oeste do estado, onde tramitavam os processos de interesse daqueles que compravam as sentenças favoráveis de juízes e desembargadores. 

 

Lá, a magistrada proferiu decisões que beneficiavam determinados grupos, apontam as apurações. Como a atuação passou a chamar atenção e entrar na mira de investigações internas do próprio TJ, Gesivaldo poderia atuar, como presidente, para evitar que os casos avançassem e fossem desvendados. 

 

Outro ponto em comum entre o ex-presidente e Marivalda chama-se Antônio Roque Neves, ex-secretário judiciário da gestão Gesivaldo. De acordo com as investigações, ele funcionava como uma espécie de “corretor” de decisões judiciais, além de participar da designação de juízes que integrariam o esquema criminoso.

 

A análise de metadados de decisões assinadas por Marivalda mostram que algumas delas eram redigidas, na verdade por Neves e também pelo advogado Aristótenes dos Santos Moreira, investigado na Faroeste por sua proximidade com a desembargadora Maria da Graça Osório, também ré na operação. 

 

Análise de metadados mostra que Marivalda não redigiu decisões assinadas por ela

 

Segundo a PF, isso aconteceu em pelo menos quatro processos nos quais a juíza proferiu decisões. Os investigadores descrevem no relatório o esquema se dava da seguinte forma: Neves enviava mensagem com o número de determinado processo e um arquivo contendo minuta de sentença. Pouco tempo depois, Marivalda emitia decisão relativa àquele caso, usando o mesmo conteúdo da peça redigida pelo ex-secretário judiciário. No exemplo abaixo, a PF desenha como tudo acontecia.

 

“Na referida decisão, a magistrada indefere os embargos/ de declaração opostos e mantem a decisão originária de reintegração de posse em benefício de JOSÉ VALTER DIAS. Ao acessar os metadados do arquivo confirma-se que ele foi elaborado em 22/08/2019, às 15h04min. O autor do arquivo, contudo, está identificado como ‘aristotenes moreira’. E como último autor ‘rnneves’, diz trecho do relatório. Para a polícia, Aristótenes é o advogado Aristótenes Moreira e ‘rnnneves” refere-se a Antônio Roque Nascimento Neves.



FONTE:BN- 09/10/2020 16h:11min.

Eleições 2020: TV Record terá que mudar número de WhatsApp que beneficia Crivella sob pena de sair do ar

 

Record terá que mudar número de WhatsApp que beneficia Crivella sob pena de sair do ar
Imagem: Record News

A TV Record foi condenada a alterar o número de WhatsApp que usa para contato com o telespectador no Rio de Janeiro. Isso porque o número tem final 1010 e tem sido utilizado, segundo a decisão judicial, como propaganda para o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos). O político tenta se reeleger.

 

Segundo a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o juiz eleitoral Flavio Quaresma tomou essa decisão com base em uma representação feita pela campanha de Eduardo Paes, também candidato. Lançado apenas recentemente, o número é repetido por apresentadores da emissora, que dizem: "Não esqueça: dez, dez". Pela decisão, eles terão que se abster de fazer referência ao número, "sob pena de retirar a emissora do ar".

 

"Os documentos demonstram que a ré vem efetuando o uso do número 10 na sua programação de forma a prejudicar o equilíbrio entre os concorrentes ao cargo de prefeito da cidade do Rio de Janeiro", entendeu o magistrado. Dois dias antes, uma outra decisão já havia proibido os apresentadores de se referirem ao número. Informações do BN.

Bolsonaro ataca governo da Argentina e diz que argentinos tem 'o que merecem'

 

Bolsonaro ataca governo da Argentina e diz que argentinos tem 'o que merecem'
Presidente da Argentina, Alberto Fernández | Foto: Reprodução / Agência Brasil

Jair Bolsonaro chamou de "esquerdalha" o governo do presidente da Argentina, Alberto Fernández. O presidente criticou, nesta quinta-feira (8), a gestão do país vizinho e disse que isso é o que o povo argentino "merece".

 

A fala ocorreu durante transmissão em rede social, quando Bolsonaro se comparou ao ex-presidente argentino Maurício Macri para tentar rebater críticas que vem sofrendo dos próprios apoiadores, nas redes sociais, por decisões recentes do governo. Apoiadores criticam o presidente pela indicação de Kassiano Nunes para o Supremo Tribunal Federal (STF).

 

"O Macri se elegeu na Argentina há cinco anos, discurso parecido com o meu. Um dos primeiros países que conseguiram se ver livres da turminha do Foro de São Paulo. Era a turminha da Cristina Kirchner, da Dilma. [Macri] Não conseguiu fazer tudo que queria, tinha problemas. Que que o pessoal fez com o Macri? Porrada nele o dia todo, inclusive chamando de abortista", disse Bolsonaro, segundo o UOL.

 

Citada por Bolsonaro, Cristina Kirchner foi primeira-dama entre 2003 e 2007, presidente entre 2007 e 2015 e é atual vice-presidente da Argentina. 

 

Além dos ataques ao país vizinho, o presidente brasileiro ainda repassou informações falsas sobre o governo de Fernández. O presidente argentino não anunciou nenhuma medida ligada ao aborto nas últimas semanas. A proposta de legalizar e regulamentar a interrupção da gravidez está parada na Argentina desde o início da pandemia do novo coronavírus.  Informações do BN.

Irecê: 237 candidatos disputam as 15 vagas à Câmera Municipal



Câmera Municipal de Irecê - foto:Central Notícias/reprodução

A cidade de Irecê, no Centro Norte do Estado, tem 4 candidatos a prefeito da cidade neste pleito de 2020. Já para a Câmera Municipal é um total 237 candidatos, disputando 15 vagas, o que dar praticamente 16 candidatos disputando uma vaga. Em 2016, foram 141 candidatos, em um aumento de  quase 69% para esse pleito.

Dos atuais vereadores, apenas dois, não vão para reeleição, o atual presidente da casa, Paulinho e o vereador Léo da Unibel, que é candidato ao executivo.

Com esse número de candidatos, destaca-se o número de Professores da Rede Municipal e Estadual de Educação. Onde 16 candidaturas estão registradas junto ao TSE, sendo 9 candidatos de oposição ao atual prefeito Elmo Vaz(PSB) e 7 de partidos que apoiam a candidatura a reeleição do atual gestor, conforme distribuição abaixo.

Rede: 2

PT: 1

PL: 1

PCDO B: 1

PSB: 2

Oposição

DEM: 2

PSD: 1

PRÓS: 1

REPUBLICANOS: 5



Em entrevista: Blogueiro preso pela PF Oswaldo Eustáquio diz que ministra Damares quis investigar pastor Heiderich

 

oswaldo eustaquioREPRODUÇÃO

Oswaldo Eustáquio, o blogueiro que foi preso pela PF suspeito de liderar grupos que pediam, pela internet, o fechamento do STFpediu direito de resposta à coluna após ser citado na entrevista do pastor Felipe Heiderich. Durante a conversa, Oswaldo fez algumas revelações como a que quem pediu para que ele investigasse a fundo o processo dos pastores Felipe Heiderich e Bianca Toledo foi a ministra Damares.

O blogueiro garantiu que vai se candidatar a senador da República, pois só eles têm direito a pedir impeachment dos ministros do STF. Oswaldo também contou que já recebeu mais de 160 ameaças de morte.

Confira a entrevista completa:

fonte: Coluna de Léo Dias no site da Metrópoles - 09/10/2020 09h:46min.

Nos EUA: FBI frustra complô para sequestrar governadora democrata

             Membros do grupo de extrema direita Wolverine Watchmen vigiavam casa de Gretchen Whitmer para depois realizar um 'julgamento por traição' 

Nos Estados Unidos, treze homens foram detidos nesta quinta-feira, 8, acusados de “incitar uma guerra civil” e planejar o sequestro de Gretchen Whitmer, governadora democrata do estado do Michigan.

Confira a reportagem completa no link da revista Veja.com abaixo:

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Chapada: Brigadistas de Barra da Estiva combatem incêndio no Morro Santa Bárbara e reclamam da falta de equipamentos

Um incêndio florestal de grande proporção foi combatido rapidamente e controlado por brigadistas voluntários na região do Morro Santa Bárbara, município de Barra da Estiva, no sul da Chapada Diamantina, mesmo sem os devidos equipamentos para a ação. 

Nesta quinta-feira (8), em contato com o Jornal da Chapada, o presidente da Brigada ‘Os Guerreiros’, Edvaldo Miranda, disse que as chamas foram difíceis de controlar e que sem equipamentos adequados as chances de acidentes foram enormes. Mesmo com todos os esforços, o fogo retornou na noite desta quinta do outro lado do morro.

De acordo com Edvaldo, apenas a prefeitura local está dando assistência com logística e alimentação, mas que falta equipamentos de segurança para o combate. “Estamos sem equipamentos. Tanto que eu deixei o combate porque não estou com coturno apropriado para esse tipo de ação e queimei meu pé de manhã. E tem outro brigadista que também queimou o pé por falta de materiais, mas conseguimos controlar as chamas”, salienta o combatente. Ele atualizou os dados no início da noite desta quinta e disse que mais equipes seguem para o combate.

O fogo retornou na região do Morro Santa Bárbara | FOTO: Divulgação |

Ainda conforme Miranda, uma equipe tinha iniciado o processo de rescaldo e que teve ajuda de um carro-pipa para conter o fogo que destruiu quase 70% da vegetação do Morro Santa Bárbara, onde fica antenas de transmissões. “Estamos com apoio apenas da prefeitura municipal. O secretário de Meio Ambiente disponibilizou carro-pipa e almoço para as equipes. Ele tem usado o carro particular dele para carregar a gente para o combate. E com água deu para combater, fizemos o período de rescaldo, mas o fogo voltou de noite, e mais equipes vão para o combate”, completa. Existe combate a incêndio também entre Andaraí e Mucugê (veja aquiAtualizado às 18h15.

FONTE: Jornal da Chapada/ 08/10/2020 22h:19 min.

Vídeos: Jornal da Chapada

Confira vídeos do incêndio