• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 14 de outubro de 2023

Educação: SEC divulga edital de inscrições para curso de gestão escolar na rede estadual

                                        Colégio Luiz Viana Filho - foto:Acervo/Blog Fique Informado

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, no Diário oficial deste sábado (14), o edital nº 12/2023, de abertura de inscrições para curso de gestão escolar com certificação em unidades escolares da rede estadual de ensino, voltado para professores e coordenadores pedagógicos do quadro efetivo do magistério público do Estado da Bahia. O curso tem por objetivo contribuir no desenvolvimento das competências básicas para o exercício efetivo das funções de diretor e de vice-diretor, para atuação nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Serão oferecidas 13 mil vagas e as inscrições poderão ser feitas, de 1º de novembro de 2023 a 26 de janeiro de 2024, no Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br

Os requisitos mínimos para participação no curso são: ser ocupante de cargo permanente da carreira de magistério, enquadrando-se nos termos da Lei Estadual nº 10.963 de 16 de abril de 2008 e estar em efetivo exercício no âmbito da SEC; de mandato eletivo em entidade sindical; em qualquer órgão ou entidade da administração pública estadual, em atividade do regime de disposição; ou em cargo eletivo. 

"O Governo do Estado vem investindo na modernização de toda a rede de ensino. Este edital faz parte dessas ações, no sentido de valorizar professores e coordenadores e contribuir para o aprimoramento da gestão escolar", destaca a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.

No momento da inscrição, o participante deverá optar por Núcleo Territorial de Educação (NTE) e município. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número da matrícula, o número do CPF, a indicação do NTE e do município ao qual o participante pertence. O curso será ofertado na modalidade a distância por Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com cinco módulos de estudos e carga horária de 140 horas.
 
Para o primeiro acesso ao ambiente virtual do curso, o servidor receberá, por meio do e-mail registrado no endereço eletrônico divulgado, o nome do usuário e a senha inicial, antes do início do curso. Já para a realização do curso e da respectiva prova de certificação, o servidor deverá acessar o AVA, após a efetiva abertura do curso, em 26 de fevereiro de 2024, com previsão de conclusão em 22 de julho do mesmo ano. Os horários para acesso ao ambiente serão estabelecidos pelo próprio servidor, de acordo com sua disponibilidade, observados os cronogramas estabelecidos em cada módulo.

Será aplicado exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de duas provas objetivas, de caráter eliminatório, cada uma abordando o tema de um dos módulos estudados, sendo aplicadas em duas etapas. As provas serão disponibilizadas para realização na plataforma, no período de 12 a 19 de agosto de 2024. 

O gabarito oficial, juntamente com a resultado final do curso, serão divulgados, na data provável de 9 de setembro de 2024, após finalizado o processo de interposição e julgamento dos recursos. Os participantes poderão acessar o resultado individual através do endereço www.educacao.ba.gov.br/certificacaodegestores

Mais informações sobre o curso podem ser acessadas no mesmo link ou pelo e-mail: certificacaodegestores@enova.educacao.ba.gov.br

Fonte: Tribuna da Bahia - 14/10/2023

Israel x Palestina: Israel não permite saída de brasileiros pela fronteira com Egito

Brasileiros na Faixa de Gaza

Brasileiros na Faixa de Gaza (Foto: REUTERS | Arquivo pessoal)
                                                                    Vídeo: Autoria da Embaixada do Brasil na palestina/UOL/Youtube.

247 - O governo de Israel não autorizou a saída de brasileiros e de outros estrangeiros da Faixa de Gaza neste sábado (14). O aval do país é fundamental para o sucesso da operação de evacuação. Na sexta (13), o governo israelense tinha sinalizado a autoridades que permitiria a passagem de brasileiros até a fronteira de Gaza com o Egito. 

O Governo Brasileiro acertou nesta sexta-feira os detalhes com o Egito para a passagem de seus nacionais por sua fronteira. Ao mesmo tempo, enquanto faziam a fuga, o Brasil informou à Israel a placa e o trajeto do ônibus utilizado por nós para salvar os brasileiros de Gaza.

De acordo com Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, hoje pela manhã os brasileiros conseguiram deixar a escola onde estavam abrigados e seguiram rumo ao Egito. Mas Israel bombardeou Khan Yunis, uma cidade por onde passaria nosso ônibus, e os brasileiros ficaram retidos em Gaza. A última informação que se tem é que os 19 brasileiros estão abrigados em uma residência na região. 

A casa foi alugada pela Embaixada do Brasil em Tel-Aviv, que implorou à Israel para que não seja bombardeada. No meio tempo, Israel proibiu a saída de todos os estrangeiros de Gaza. O Egito já havia permitido a saída de estrangeiros pela fronteira de Raffah. A situação agora está crítica e tensa, com diplomatas e embaixadores de Israel, Brasil, Egito e outros países discutindo e tentando achar uma saída para o impasse criado pelo governo de Netanyahu.

Fonte:Brasil 247 - 14/10/2023

Israel x Palestina: Ataque a "rota segura" indicada por Israel deixou mortos em Gaza; Vídeo




Um ataque a uma "rota segura" indicada por Israel deixou 70 pessoas mortas ontem em um comboio que fugia do norte de Gaza. Entre as vítimas, havia crianças e mulheres. Os civis foram atingidos por um míssel em uma das duas rotas de saída, segundo a BBC News.

A estrada estava com movimentação intensa após ordem de evacuação feita por Israel para que palestinos migrassem do norte para o sul de Gaza em 24 horas. Cerca de 1,1 milhão de pessoas vivem no norte. Informações do site UOL/Youtube.

Israel x Palestina: Ataques se intensificam em Gaza; palestinos falam em crianças mortas



                                           foto: reprodução


 Em meio à desocupação do norte da Faixa de Gaza, Israel segue com ataques na área. Autoridades da Palestina denunciam que mísseis israelenses teriam matado civis que deixavam a região do conflito e que, entre as vítimas, havia mulheres e crianças.

Nessa sexta-feira (13/10), segundo informações da agência BBC News, um comboio de palestinos foi atingido por um míssil israelense ao sair da cidade de Gaza. A rede britânica teve acesso a um vídeo que mostra ao menos 12 corpos, inclusive de crianças.

O Ministério da Saúde da Palestina responsabilizou Israel pelo ataque e afirmou que a ação deixou ao menos 70 mortos. As forças de segurança israelenses informaram que vão investigar a situação.

Os ataques ocorrem em meio à determinação do Exército de Israel de que a área norte da Faixa de Gaza fosse desocupada em pouco mais de 24 horas, o que levantou fortes possibilidades de haver uma invasão por terra de grandes proporções na Palestina.

Ainda na sexta-feira (13/10), militares de Israel entraram na Faixa de Gaza para recuperar reféns e destruir estruturas associadas ao grupo extremista Hamas, segundo o jornal israelense Haaretz.

Fonte: Metrópoles c/adaptações 14/10/2023

Itamaraty pede que Israel não bombardeie prédio onde estão brasileiros

 

                                            foto:reprodução

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv avisou às Forças Armadas de Israel a localização do edifício onde estão hospedados os brasileiros em Khan Younes, no sul de Gaza, para que o prédio não seja bombardeado.

Dezenove brasileiros aguardam autorização para deixar a cidade neste sábado (14/10).

O governo do Brasil contratou um ônibus para levá-los até a fronteira com o Egito e espera a liberação pela cidade de Rafah. No total, são 11 crianças, cinco mulheres e três homens.Informações do Guilherme Amado do Metrópoles em 14/10/2023.


Israel x Palestina: Brasileiros chegam ao sul de Gaza e aguardam aval para entrar no Egito

                                           Material cedido ao Metrópoles/ reprodução

Cidadãos brasileiros aguardam sinal verde para deixar a Faixa de Gaza, neste sábado (14/10). O governo federal do Brasil contratou um ônibus para fazer o transporte do grupo até a fronteira com o Egito e aguarda a liberação pela passagem de Rafah para o país africano.

Por volta das 12h em Gaza, cerca de 19 brasileiros chegaram a colocar malas no ônibus para embarcar. No entanto, ainda não receberam aval para fazer a passagem.

Assim sem a segurança necessária, os brasileiros voltaram para uma escola onde estão, na cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa de Gaza. Por volta das 14h — 8h no Brasil —, ainda não havia liberação para conclusão do trajeto.

No total, 28 pessoas — 22 brasileiros, três imigrantes palestinos e três parentes palestinos — pediram para deixar a região. Na escola, há 19 brasileiros, dos quais 11 são crianças; cinco são mulheres; e três, homens.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou, neste sábado (14/10), que o Egito aceitou receber brasileiros interessados em sair da Faixa de Gaza. Ele acrescentou que a população confinada na região sairá pela passagem de Rafah, na fronteira entre a parte sul de Gaza e o país vizinho.

 “O que propusemos é que os brasileiros saíssem e fossem levados para um aeroporto, uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), estará esperando”, disse Vieira em entrevista coletiva a jornalistas após do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Fonte: Metróples c/adaptações 14/10/2023

Bahia: Líder do BDM é procurado pela Justiça após fugir de prisão domiciliar

Ednaldo Freire Ferreira foi liberado após ter pedido de prisão domiciliar concedido

O ireceense Ednaldo Freire Ferreira(dadá)  foi liberado após ter pedido de prisão domiciliar concedido pelo TJ-BA|  Foto: Reprodução Internet

                         

Ednaldo Freire Ferreira, o “Dadá”, um dos fundadores da facção Bonde do Maluco (BDM), está sendo procurado pela Justiça da Bahia após ter sido liberado pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça, no dia 1º de outubro, para cumprir prisão domiciliar. A decisão chegou a ser revogada pelo desembargador Julio Travessa, da 2ª Câmara Crime 1ª Turma, mas ele não foi mais encontrado e é considerado foragido.

Em março deste ano, “Dadá” foi um dos criminosos alvo da “Operação Tarja Preta” para desarticular a facção responsável por crimes como homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo e lavagem de dinheiro em Salvador. Ele nasceu em Irecê e e sua ascensão no mundo do tráfico se deu com a morte de José Francisco Lume, o Zé de Lessa, ocorrida em 2019.

Prisão domiciliar

A decisão tomada pelo Plantão Judiciário a favor de “Dadá” foi com base ao pedido da defesa, que alegava que o filho autista dele tem “crise de convulsão em razão da desregulação emocional causa pela ausência da figura paterna”. Se fosse beneficiado, o traficante deveria de segunda a sexta estar em casa às 20h e não sair nos finais de semana, não estar armado, não beber e nem usar drogas, não frequentar festas.


Segundo bastidores, o argumento do transtorno da criança foi usado em favor de “Dadá” em outro momento, levando-o à prisão domiciliar. Na ocasião, ele não cumpriu as condições e foi preso no dia 5 de setembro deste ano, com uma habilitação falsa, em um carro avaliado em R$ 400 mil, na cidade de Sertânia (PE).

Em nota enviada à TV Bahia, a PRF disse que ele apresentou uma carteira de habilitação em nome de outra pessoa para tentar enganar os agentes. No entanto, o suspeito foi descoberto e logo identificado como um foragido da justiça baiana. Em seguida, foi levado para um presídio de segurança máxima, em Pernambuco, mas não ficou lá por muito tempo.

Revogação da decisão

Ainda de acordo com informações da TV Bahia, a decisão de permitir a reclusão domiciliar de Ednaldo Freire Ferreira foi questionada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que pediu a revogação do habeas corpus. No documento, o órgão estadual questiona a decisão ter sido tomada no plantão judiciário, "haja vista que não se verifica a crucial urgência da medida pleiteada, a merecer atendimento imediato e extraordinário".


O MP-BA ressaltou também que o preso não é o único responsável pelos cuidados especiais do filho, e que não há comprovação de que ele seja fundamental para o desenvolvimento do menor.

O TJ-BA acatou os argumentos apresentados pelo Ministério Público. Em sua decisão, o desembargador Júlio César Lemos Travessa declarou que a competência funcional do plantão judiciário para atuar no caso em questão estava totalmente afastada, inclusive por uma questão de razoabilidade.

O MP-BA foi procurado pelo CORREIO nesta sexta-feira (13), mas informou que o expediente foi suspenso em virtude do feriado de 12 de outubro. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e o TJ-BA também foram procurados, mas não responderam até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.


Fonte:Correio da Bahia - 14/10/2023

Israel x Palestina: Jornalista Jorge Pontual defende extermínio palestino e provoca revolta nas redes; Vídeo


                                   Foto:reprodução/Globo News

Durante participação no programa “Em Pauta”, da GloboNews, o jornalista Jorge Pontual fez um comentário a respeito da guerra Israel-Hamas, que causou revolta nas redes sociais.

Pontual se posicionou contra o cessar fogo e defendeu a continuidade do massacre de Israel na Faixa de Gaza e o consequente extermínio do povo palestino.

“Um cessa fogo agora é ajudar o Hamas. O cessa fogo é o que o Hamas quer. O Hamas sai ganhando. Nesse momento, reconhecer o direito de Israel de se defender é reconhecer o direito de Israel de atacar o Hamas, de eliminar o Hamas, porque não há diálogo com esses bárbaros. Não há negociação possível. A única saída, agora, é militar. Um cessar fogo agora seria um erro, seria dar a vitória ao Hamas. Isso não pode acontecer”, afirmou Pontual.

A reação na web foi imediata. Veja alguns comentários:

 

 

 

FONTE: REVISTA FÓRUM - 14/10/2023

Bahia: Mulher morre após ser atacada por três cães da raça rotweiller

Uma mulher de 42 anos morreu, nesta sexta-feira (13), após ser atacada por três cachorros da raça rotweiller em Ilha Grande, na cidade de Camamu, no baixo sul da Bahia. As informações são da Polícia Civil.
Maria Bárbara Conceição de Jesus andava pela ilha com o companheiro quando foi surpreendida e mordida pelos cães. O homem relatou que não foi atacado pelos cachorros.
Após o ataque, o companheiro da vítima a colocou em uma embarcação e a levou para Camamu em busca de atendimento médico.
Quando chegaram, uma equipe do Samu já estava no local e a levou para um hospital da cidade. No entanto, Maria chegou à unidade de saúde sem sinais vitais.
O animais são criados em uma propriedade privada. De acordo com moradores da ilha, os cachorros costumavam ficar soltos à noite. No entanto, eles cavavam a areia do imóvel e passavam por debaixo da cerca de proteção.
Familiares da vítima enviaram ao g1 um vídeo no qual é identificado que a cerca de proteção da propriedade é frágil diante do porte dos cães. "A cerca é uma merda, os cachorros passam por baixo", diz o autor da gravação.
Ao g1, o líder comunitário João Goes relatou outros dois casos em que os mesmos cães atacaram familiares dele do lado de fora da propriedade.
"Meus primos foram vítimas dos cachorros. Eles passaram pela propriedade e os cães passaram por debaixo da cerca. Eles ainda chegaram a morder o pé de minha prima. Ela caiu e, por milagre, conseguiu fugir", disse.
Não há detalhes de como os cachorros conseguiram sair do imóvel no ataque contra Maria Bárbara. Caseiros que trabalham na propriedade foram à delegacia para prestar esclarecimentos.
A vítima deixa três filhos e o caso é investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1/Bahia.




Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas sorrindo

Israel x Palestina: Cinegrafista da Reuters morre com disparo de Israel e GloboNews mostra ao vivo;Vídeo


                                  Cinegrafista da Reuters morre em ataque israelense ao vivo. Reuters/Reprodução

A guerra travada no Oriente Médio entre Israel e o grupo radical Hamas, iniciada após os ataques dessa organização palestina contra alvos civis e militares do Estado judeu, deflagrados no último sábado (7), matou o cinegrafista Issam Abdallah, da agência Reuters, nesta sexta (13), e deixou a repórter que o acompanhava ferida, numa região ao norte de Israel, na fronteira com o Líbano, onde ocorre o embate entre as IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) e o grupo Hezbollah. Os jornalistas foram vitimados por uma peça de artilharia disparada pelos israelenses.

O canal a cabo GloboNews, de propriedade do Grupo Globo, transmitia ao vivo imagens geradas pela dupla da Reuters no programa ‘Conexão’, quando a explosão ocorreu. De acordo com informes reportados do local, Abdallah morreu na hora, ao passo que sua companheira de trabalho, desesperada, seguiu gritando no ar após ficar gravemente ferida.

“O que aconteceu? O que aconteceu?”, questiona desesperada a jornalista, enquanto um terceiro homem tenta acalmá-la, embora claramente também esteja em choque. Na sequência, a repórter, que ainda não teve sua identidade revelada, diz insistentemente que “não pode sentir as pernas”.

Nos estúdios da GloboNews, Daniela Lima, igualmente assustada, tentou explicar à audiência o que havia ocorrido, lembrando que a transmissão era em tempo real.

“Nós estamos com os nossos colegas das agências internacionais se movimentando neste momento. Você viu ao vivo o momento em que um bombardeio atingiu o local onde a imprensa estava. Nós vamos manter no ar porque é um registro histórico do que está acontecendo”, disse.

Veja o momento que os repórteres são atingidos:

 

Fonte: Revista Fórum - 14/10/2023