Material cedido ao Metrópoles/ reprodução
Cidadãos brasileiros aguardam sinal verde para deixar a Faixa de Gaza, neste sábado (14/10). O governo federal do Brasil contratou um ônibus para fazer o transporte do grupo até a fronteira com o Egito e aguarda a liberação pela passagem de Rafah para o país africano.
Por volta das 12h em Gaza, cerca de 19 brasileiros chegaram a colocar malas no ônibus para embarcar. No entanto, ainda não receberam aval para fazer a passagem.
Assim sem a segurança necessária, os brasileiros voltaram para uma escola onde estão, na cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa de Gaza. Por volta das 14h — 8h no Brasil —, ainda não havia liberação para conclusão do trajeto.
No total, 28 pessoas — 22 brasileiros, três imigrantes palestinos e três parentes palestinos — pediram para deixar a região. Na escola, há 19 brasileiros, dos quais 11 são crianças; cinco são mulheres; e três, homens.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou, neste sábado (14/10), que o Egito aceitou receber brasileiros interessados em sair da Faixa de Gaza. Ele acrescentou que a população confinada na região sairá pela passagem de Rafah, na fronteira entre a parte sul de Gaza e o país vizinho.
“O que propusemos é que os brasileiros saíssem e fossem levados para um aeroporto, uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), estará esperando”, disse Vieira em entrevista coletiva a jornalistas após do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
0 comentários:
Postar um comentário