247 - O governo de Israel não autorizou a saída de brasileiros e de outros estrangeiros da Faixa de Gaza neste sábado (14). O aval do país é fundamental para o sucesso da operação de evacuação. Na sexta (13), o governo israelense tinha sinalizado a autoridades que permitiria a passagem de brasileiros até a fronteira de Gaza com o Egito.
O Governo Brasileiro acertou nesta sexta-feira os detalhes com o Egito para a passagem de seus nacionais por sua fronteira. Ao mesmo tempo, enquanto faziam a fuga, o Brasil informou à Israel a placa e o trajeto do ônibus utilizado por nós para salvar os brasileiros de Gaza.
De acordo com Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, hoje pela manhã os brasileiros conseguiram deixar a escola onde estavam abrigados e seguiram rumo ao Egito. Mas Israel bombardeou Khan Yunis, uma cidade por onde passaria nosso ônibus, e os brasileiros ficaram retidos em Gaza. A última informação que se tem é que os 19 brasileiros estão abrigados em uma residência na região.
A casa foi alugada pela Embaixada do Brasil em Tel-Aviv, que implorou à Israel para que não seja bombardeada. No meio tempo, Israel proibiu a saída de todos os estrangeiros de Gaza. O Egito já havia permitido a saída de estrangeiros pela fronteira de Raffah. A situação agora está crítica e tensa, com diplomatas e embaixadores de Israel, Brasil, Egito e outros países discutindo e tentando achar uma saída para o impasse criado pelo governo de Netanyahu.
Fonte:Brasil 247 - 14/10/2023
0 comentários:
Postar um comentário