• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 29 de março de 2013

Governo Dilma: Presidente não segue conselho de Lula



                                                  A presidente do Brasil Dilma Rousseff -Foto:google/reprodução



As declarações da Presidente Dilma sobre economia que abalou o mercado e onde até mesmo o palácio do planalto  teve de emitir nota no site oficial ainda repercute na mídia brasileira. Confira o que disse a coluna politica mais acessada de Brasília sobre esse episódio e também sobre o ex- Ministro da Integração Geddel Vieira Lima que ainda sonha com o governo do Estado da Bahia em 2014.


AVE LULA


Lula aconselhou Dilma a não ser ministra da Fazenda, e preocupar somente com política. Não foi ouvido, e deu no que deu. Em Durban,  declarações arrevesadas sobre inflação causaram pânico no mercado.


SOLIDÃO

Os tempos de poder do ex-ministro Geddel Vieira Lima ficaram para trás. Agora, ele pode ser visto almoçando sozinho no célebre Piantella, de Brasília, sem cumprimentar ninguém. Nem ser cumprimentado.

Fonte:Site de Claudio Humbero/reprodução

Violência: Mais um PM é assassinado na Bahia

O policial militar Antônio Lopes da Silva Junior, que foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (29) em Jauá, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foi o mesmo que encontrou um bebê dentro de uma caixa de sapato no último dia 22. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.

O carro dele, um Vectra Hatch preto, foi encontrado abandonado na noite da quinta-feira (28), em Vida Nova, no município de Lauro de Freitas. Ele estava estacionado nas proximidades da loja de brinquedos Acalanto.
Bebê recém nascido encontrado em Salvador (Foto: Divulgação/PM) 
Policial posou ao lado da equipe médica após o resgate (Foto: Divulgação/PM)

O veículo do soldado tinha marcas de disparos de arma de fogo e vestígios de sangue no teto. Ainda de acordo com a PM, buscas estão sendo realizadas com a intenção de localizar e prender os autores do crime, cuja autoria e motivação ainda não foi divulgada pela polícia.

O policial, da Operação Gêmeos, resgatou a criança abandonada pela mãe em um ponto de ônibus no bairro do Lobato. Ele percebeu que o bebê ainda estava com cordão umbilical e parte da placenta e o socorreu até o hospital do Subúrbio.
O estado de saúde do recém-nascido é considerado delicado, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O bebê continua internado na Maternidade Albert Sabin e não tem previsão de alta médica. Ele contraiu uma infecção e o quadro clínicio piorou na terça-feira (26).
Mãe é procurada
Investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca) estão em busca da mãe do recém-nascido. A delegada Simone Malaquias acredita que a mãe do bebê pode ser uma aluna, funcionária ou ter alguma ligação com a escola Landulfo Alves. "As duas camisas de uniforme escolar são pistas importantes para se saber quem e o que levou ao abandono do recém-nascido", diz. A delegada está mantendo contato constante com o Juizado da Infância e do Adolescente.
Ela acredita ainda que o bebê esteve exposto a riscos até de morte por ser deixado sozinho no ponto. "Ele poderia ter desidratado ou ser atacado por algum animal", explica.
Para a delegada, o fato de não poder criar o filho não justificaria a ação de deixá-lo na rua. "O primeiro passo para evitar o abandono é procurar pelo Juizado da Criança e Adolescente ou o Conselho Tutelar para receber orientações". Ainda sem nome, o menino ganhou o apelido de Albertinho pelos funcionários da maternidade onde está internado.  

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

quinta-feira, 28 de março de 2013

Bahia: Estado vai conceder 5,84% aos Servidores

 
 
 
 
 
 
O governo da Bahia definiu, ontem, o percentual de reajuste salarial dos cerca de 260 mil servidores estaduais ativos e aposentados: 5,84%, o mesmo da inflação oficial de 2012, medida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 
O projeto de lei com o aumento da categoria será enviado para análise da Assembleia, na segunda-feira, pelo governador Jaques Wagner (PT), que passou parte da noite reunido com técnicos do Palácio de Ondina para fechar o teor da proposta. Contudo, permanece em sigilo a validade da medida. Se será retroativa a janeiro, a partir da data-base do funcionalismo do estado, como querem os sindicatos e a oposição, ou se passará a valer somente em abril, como defende a equipe econômica no estudo para o reajuste enviado ao petista. A decisão final caberá a Wagner.

Fonte: Coluna Jairo Costa Junior/correio daBahia/reprodução

Salvador: Tarifa dos ônibus não vai subir neste ano, diz Prefeito

A partir do próximo domingo, a população de Salvador tem acesso ao benefício do programa “Domingo é Meia”, com meia-passagem para os usuários de transporte coletivo, prometido pelo então candidato a prefeito ACM Neto (DEM), tendo a garantia de que não haverá aumento da tarifa de ônibus em 2013. “Neste ano não haverá aumento de tarifa dos ônibus. Não imaginem que os custos do programa ‘Domingo é Meia’ serão repassados para a tarifa porque não serão. Não haverá aumento no preço da passagem”, garantiu o prefeito. O anúncio aconteceu em meio a uma coletiva com tom de prestação de contas, a menos de 90 dias do começo da administração. “Confesso que não esperava em três meses conseguir dar vazão a tantas coisas, até pelas sérias restrições orçamentárias e financeiras que nós estamos vivendo, mas a gente percebe que com trabalho e empenho consiga fazer muito, mesmo com pouco dinheiro”, comemorou o prefeito.  Informações do site  política Livre

quarta-feira, 27 de março de 2013

Semana Santa: Confira o que abre e fecha em Salvador

Por conta do feriado da Semana Santa (entre sexta-feira, 29, e domingo, 31), os órgãos públicos, shoppings, supermercados e demais estabelecimentos comerciais ou de lazer da capital baiana alteram seus horários de funcionamento. Em alguns locais, os horários são modificados desde a quinta, 28, já que muitos antecedem o descanso dos funcionários. No entanto, o período entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa é quando acontecem as principais alterações.

Veja o que funciona durante a Semana Santa:
| Lazer |
Zoológico: funciona normalmente, das 8h30 às 17h. Na segunda, 1º, estará fechado para manutenção.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): Na quinta, 28, funcionará normalmente, das 13h às 19h. Na sexta, 29, não vai funcionar. Já no sábado, 30, e no domingo, 31, tem funcionamento normal, das 14h às 19h.
Museu de Arte da Bahia (MAB): Na quinta, 28, no sábado, 30, e no domingo, 31, funciona das 14h às 19h. Já na sexta, 29, não vai funcionar.
Mercado Modelo: De quinta, 28, a sábado, 30, funcionará normalmente, das 9h às 19h. Já no domingo, o horário de funcionamento é das 9h às 14h.
| Shoppings |
Shopping Piedade: Na quinta, 28, e no sábado, 30, funciona normalmente, das 9h às 21h. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, não vai funcionar.
Shopping Yemanjá Trade: Na quinta, 28, e no sábado, 30, funciona normalmente, das 9h às 19h. O estabelecimento não funcionará na sexta, 29, e no domingo, 31.
Shopping Itaigara: Na quinta-feira, 28, funcionará normalmente, das 9h às 21h. Já na sexta, 29, não funcionará. No sábado, 30, as lojas e os serviços funcionam das 9h às 20h. E no domingo, 31, apenas o restaurante Terraço, localizado na Praça de Alimentação, ficará aberto ao público (somente para o almoço), das 11h às 15h; os demais serviços e as lojas estarão fechadas.
Pituba Parque Center: Na quinta-feira, 28, funciona em horário normal, das 9h às 19h. As lojas também abrirão normalmente no sábado, 30, das 9h às 18h. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, não funciona.
Shopping Paseo: Na sexta, 29, lojas e serviços não funcionarão. O cinema funciona normalmente e os serviços de alimentação abrem opcionalmente, a partir das 12h. No sábado, 30, funciona normalmente, das 9h às 21h. No domingo, 31 de março, lojas e serviços funcionam em caráter opcional, das 14h às 20h; os serviços de alimentação abrem opcionalmente, a partir das 12h; e o cinema funciona normalmente.
Shopping Iguatemi: Na quinta, 28, funcionará normalmente. Na sexta, 29, as lojas estarão fechadas e as praças de alimentação funcionarão das 12h às 21h. A área de lazer (Playland e Planeta Criança) vai abrir a partir das 10h e o Multiplex inicia às 10h. No sábado, 30, o funcionamento será normal, das 9h às 22h. Já no domingo, 31, as lojas abrem das 13h às 21h e a praça de alimentação funcionará das 12 às 21h. A área de lazer (Playland e Planeta Criança) estará aberta a partir das 12h às 21h e o Multiplex a partir das 10h.
Salvador Shopping: Na sexta, 29, o horário de funcionamento vai das 12h às 21h. A praça de alimentação abre a partir das 12h. No sábado, terá funcionamento normal, das 9h às 22h. Já no domingo, 31, funciona das 12h às 21h.
Shopping Salvador Norte: Na sexta, 29, o horário de funcionamento vai das 12h às 21h. A praça de alimentação abre a partir das 12h. No sábado, terá funcionamento normal, das 9h às 22h. Já no domingo, 31, funciona das 12h às 21h.
Shopping Center Lapa: As lojas e a praça de alimentação abrem normalmente na quinta-feira, 28, e no sábado, 30,  das 9h às 21h. Na sexta, 29, e no domingo, 31, apenas a praça de alimentação será aberta, das 12h às 20h. O cinema funcionará em horário normal nos quatro dias.
Shopping Paralela: na sexta-feira, 29, as lojas estarão fechadas, e a Praça de Alimentação abrirá das 12h às 20h. No sábado, 30, funcionará normalmente, das 9h às 22h. No domingo, 31, as lojas abrirão das 14h às 20h, e a Praça de Alimentação das 12h às 21h.
Shopping Barra: Até quinta, 28, o shopping estará aberto em horário normal, das 9h às 22h. Já na sexta, 29, a Praça de Alimentação funcionará das 12h às 20h e as lojas estarão fechadas. No sábado, 30, e no domingo, 31, o Shopping retoma seus horários normais: sábado das 9h às 22h e domingo das 14h às 20h, sendo que a Praça de Alimentação funcionará a partir das 12h. Durante o período, os cinemas manterão sua programação normal, assim como os restaurantes do Barra Gourmet, localizados na área da expansão, no Piso L1.
Shopping Bela Vista: Na sexta, 29, apenas a área de alimentação e as salas de cinema estarão abertas ao público das 12h às 21h; as lojas ficarão fechadas. O funcionamento volta a ser normalizado no sábado, 30, quando as lojas abrem das 9h às 22h. As nove salas de cinema funcionam até às 22h. No domingo, 31, abre das 13h às 21h.
>> Confira a programação dos cinemas no Cineinsite.
| Supermercado |
Extra: todas as lojas funcionam em horário normal durante a semana santa. O Extra Hiper Paralela funciona 24h, já o  Extra Hiper Rótula do Abacaxi e o Extra Hiper Vasco da Gama funcionarão das 07h às 0h.
GBarsosa: Todas as lojas funcionam em horário normal na quinta, 28, no sábado, 30, e no domingo, 31. Na sexta, 29, as lojas do Iguatemi, Costa Azul, San Martin, Lauro de Freitas, Cabula e Guarajuba abrirão das 7h às 18; já as lojas de Fazenda Grande, Brotas, Pirajá e Ogunjá, funcionam das 7h às 13.
Hiperideal: Todas as lojas funcionarão normalmente durante o feriadão.
Perini: Todas as lojas funcionarão normalmente na quinta, 28, e no sábado, 30. Na sexta, 29, as unidades da Pituba e da Graça abrirão das 6h às 22h; já as da Vasco da Gama e Barra, das 6h30 às 14h. No domingo, 31, as unidades da Pituba e da Graça abrem das 6h às 22h; a da Vasco da Gama, das 6h30 às 20h, e a da Barra, das 7h às 20h.
Makro: De quinta, 28, a sábado, 30, a loja de Pirajá abre das 7h às 20h30. Já no domingo, 31, funciona das 7h às14h. A loja do Iguatemi funcionará das 7h às 22h na quinta, 28, e das 7h30 às 15h na sexta, 29, no sábado, 30, e no domingo, 31.
Bom Preço e Hiper Bom Preço: Todas as lojas funcionarão normalmente, das 7h às 23h. Já as unidades instaladas dentro dos shoppings seguirão o horário de funcionamento dos estabelecimentos.
Sam's Club: Na quinta, 28, e no sábado, 30, a loja funciona em horário normal, das 7h às 21h. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, o horário de funcionamento é das 8h às 18h.
Atakadão Atakarejo: as lojas terão horários modificados. A unidade da Estrada do Coco funciona na quinta, 28, e no sábado, 30, em horário normal. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, o horário de funcionamento é das 7h às 21h. A unidade da Calçada abre normalmente na quinta-feira e no sábado, das 7h às 20h. Já na sexta e no domingo, 31, abre das 7h às 13h. No Caminho de Areia, o horário de funcionamento na quinta será das 7h às 22; na sexta, das 7h às 18h; no sábado, das 7h às 22h; e no domingo, das 7h às 18h. A unidade do Iguatemi funcionará na sexta das 7h às 18h e no sábado, em horário normal, das 7h às 22h. Já no domingo, abre das 7h às 18h.
Atacadão: funciona normalmente na quinta-feira, 28, das 7h às 21h. Na sexta, 29, abre das 7h às 18h e no sábado, 30, das 7h às 21h. Já no domingo, 31, funciona das 7h às 14h.
| Serviço |
Simm: os postos funcionarão somente até quarta-feira, 27. Na quinta, 28, na sexta, 29, no sábado, 30, e no domingo, 31, não vão funcionar.

Fonte:atardeonline/reprodução
SineBahia: terá funcionamento normal na quinta-feira, 28, das 8h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas a partir das 6h30. Na sexta, 29, no sábado, 30, e no domingo, 31, não funciona.
Salvador Card: Abre na quinta, 28, das 7h às 20h, e no sábado, 30, das 7h às 15h. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, não funciona.
SAC: Os 44 Postos e Pontos Cidadão da rede estarão fechados na sexta, 29. Os Pontos Cidadão de Santa Maria da Vitória, Itaberaba, Curaçá, Maracás e Coaraci, além do SAC Candeias, também não funcionam na quinta, 28. No Sábado, 30, apenas seis postos funcionam, quatro deles na capital (SAC Barra e SAC Iguatemi, das 7h às 13h, e os Postos do Paralela e Salvador Shopping, das 9h às 15h. Na Região Metropolitana de Salvador, a unidade de Lauro de Freitas abrirá das 8h às 13h, e o SAC Feira II, em Feira de Santana, terá expediente das 7h às 13h. As unidades não funcionam no domingo, 31. Mais informações no site do SAC (www.sac.ba.gov.br) ou pelo telefone 0800 071 5353.
Repartições públicas Municipais:  Conforme a Agencia de Comunicação da Prefeitura (Agecom), todos os órgãos da prefeitura terão ponto facultativo na quinta-feira, 28. Na sexta, 29, cada órgão  fará seu esquema de plantão, assim como no sábado e no domingo, no entanto, os horários não foram informados.
Repartições públicas estaduais: Funcionam em horário normal na quinta, 28. Já na sexta, 29, os serviços serão suspensos, exceto os essenciais, como os prestados por delegacias e hospitais, como já ocorre aos sábados e no domingos.
Comércio: o comércio varejista de rua irá funcionar de acordo com a convenção entre lojistas e comerciários e o horário fica a critério dos donos de lojas. No shoppings, as lojas seguem os horários estabelecidos pelos centros comerciais.
Bancos: Na quinta, 28, as agências funcionam normalmente, das 10h às 16h. Já na sexta, 29, não haverá atendimento bancário em todo Brasil. As contas com vencimento marcado para sexta, como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês, poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, na segunda,  1º, sem incidência de multa.
Hemoba: Não informou.
Escolas públicas: estão em recesso escolar. As aulas retornam no dia 3 de abril.
Correios: As agências abrirão normalmente na quinta, 28, exceto as unidades da UFBA, Fórum Ruy Barbosa, CAB e Tribunal de Justiça.  As agências que funcionam em órgãos públicos obedecerão aos horários de atendimento dos órgãos. No sábado, 30, o funcionamento também será normal. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, todas as agências estarão fechadas, exceto a do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, que funcionará em regime de plantão, das 8 às 12 horas.
Detran-BA: funciona normalmente até a quinta, 28, das 8h às 16h. Na sexta, 29, no sábado, 30, e no domingo, 31, não vai funcionar.

UNEB divulga 4ª chamada do Vestibular de 2013





A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, divulgou hoje(27) a 4ª Chamada do processo seletivo Vestibular de 2013. A matrícula dos candidatos convocados será realziada no próximo dia 02/04/13. Confira a lista dos convocados no link abaixo.

 
http://www.vestibular2013.uneb.br/wp-content/uploads/CONVOCADOS-4ª-CHAMADA-VESTIBULAR-2013.pdf

Opinião: A Sucessão de Wagner



                                                                     Foto:reprodução 

A decisão da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores - PT na Bahia em escolher o candidato à sucessão do governador Jaques Wagner até agosto do corrente ano, movimentou bastante os bastidores da politica baiana principalmente a base política do governo, antecipando a corrida sucessória em 2014.
Diante desse cenário e segundo os interlocutores, o partido tem quatro nomes, o do atual secretário de planejamento José Sergio Gabrielli, o ex- prefeito de Camaçari e ex-presidente da União Prefeituras da Bahia - UPB Luiz Caetano, o atual chefe da Casa Civil, o deputado federal licenciado Rui Costa e o Senador Walter Pinheiro que podem se for o caso, participarem do processo de discussões internas do partido. Entre os partidos da chamada “base aliada” há movimentações em seus respectivos partidos, o PSB da Senadora Lídice da Mata e o PDT de Marcelo Nilo e ainda o PP de Mario Negromonte correndo por fora para assegurar a vaga de vice na chapa, tendo em vista que é praticamente certa a candidatura do Vice-governador Otto Alencar (PSD) a única vaga da Bahia ao Senado, aliás, no final do mês de setembro de 2012, pontuava isso em outro artigo.
Não é segredo que a preferência do governador é o nome de Rui Costa, como também é fato, que o ex- presidente Lula gostaria de ver o nome de Gabrielli despontando, ficando os nomes de Luiz Caetano e Walter Pinheiro, que são bons articuladores e conhecidos em todo o interior do Estado.
Do lado da oposição, praticamente não se tem até o momento um nome que desponte com condições reais de enfrentar o candidato governista. O Prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) que tem juízo e creio que tenha consciência do desgaste a sua carreira politica disputar o governo estadual, mesmo que fizesse uma “revolução” em Salvador até abril/14.       
Em seu segundo mandato, o governo de Jaques Wagner ainda tem dificuldades na condução dos destinos de nossa Bahia. No primeiro mandato foi possível esperar pelos ajustes político - administrativos que o Estado precisava, mas, no segundo mandato não. Esperava-se que se imprimisse com mais celeridade mudanças que fizessem e façam o seu governo avançar em várias linhas, seja em projetos, recursos, na execução orçamentária, na conclusão de obras, pois, os problemas ainda são do tamanho da Bahia, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança pública, pois não lhe falta apoio politico na AL e nem no Planalto.
Nesse contexto, entendo que o governador não pode ficar refém da disputa interna do seu partido e dos partidos da base aliada, pois a antecipação da sucessão em nosso Estado pode trazer mais dificuldades nas ações que precisam ser executadas, visto que, os interesses são diversos e a mídia pronta para especular. 

  
Jorge Luiz  S. Rocha
Pedagogo

Economia: Após prejuízo, só água gratuita nos voos da Gol

                                   Os voos nacionais correspondem a 95% da operação da companhia -foto:reprodução/google 


A fim de reduzir custo e obter mais receita, a Gol acabará até maio com o serviço de bordo gratuito em todos os seus voos domésticos. De graça, só um copo de água será oferecido -ainda assim, a quem pedir.
A medida é tomada no momento em que a Gol anuncia prejuízo de R$ 1,5 bilhão no ano passado, o dobro das perdas registradas em 2011.
No quarto trimestre de 2012, a empresa registrou perdas de R$ 447,1 milhões em meio a alta nos custos de combustível e gastos adicionais com o fim da Webjet.
O resultado negativo anunciado ontem ocorreu apesar do avanço de 7,5% nas receitas no ano passado, para mais de R$ 8 bilhões.
A informação sobre o fim do serviço de bordo gratuito está em comunicado distribuído a pilotos e comissários, a que a Folha teve acesso. 

Os voos nacionais correspondem a 95% da operação da companhia, que é a única a oferecer venda a bordo no Brasil. O processo começou em 2009 e hoje abrange metade dos voos nacionais. Na TAM, na Avianca e na Azul, o serviço é grátis.

Desde segunda-feira, o cardápio pago foi estendido para os voos da ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. Isso significa que, neles, a opção grátis se restringe a água.
Até a semana passada, os passageiros da ponte aérea recebiam, de graça, amendoim, suco e refrigerante.
Também anteontem a Gol estreou quatro novos kits de cardápio: café da manhã e lanche nas versões "saudável" e "tradicional". Cada kit custa R$ 10 e só é aceito pagamento em dinheiro.
Um café da manhã saudável, por exemplo, traz suco de caixinha, queijo processado light, pãozinho, barra de cereal e geleia light. Não há sanduíches entre as opções.
Por enquanto, cada voo terá apenas 26 kits -para uma média de 150 passageiros.
No mundo, a venda a bordo é prática comum; companhias de baixo custo, como Ryanair e Easyjet, foram as precursoras do modelo. 

Nos últimos anos, mesmo as companhias aéreas que oferecem serviço gratuito passaram a reduzi-lo.
"Acreditar no sucesso deste serviço é o início de tudo. Tenham certeza de que estamos disponibilizando um produto de qualidade. Sejam multiplicadores dessa ideia", disse a Gol no texto destinado aos funcionários.
O combustível, que subiu 18% anuais em dois anos, é um dos motivos para o prejuízo. Outros fatores citados pela Gol são a alta do dólar e o aumento acima de 30% nas tarifas aeroportuárias. 

Fonte:folhaonline/reprodução

Sslvador: Ingresso mais barato vai custar R$90 na Fonte Nova

 
 
                                                                                                     Foto:divulgaçao
 
 
Os ingressos para a inauguração da Arena Fonte Nova, que contará com a partida válida pelo campeonato baiano entre Bahia e Vitória, além de apresentações artísticas, começarão a ser vendidos na próxima sexta-feira (29) nas bilheterias e na internet. A inauguração da nova praça esportiva está marcada para o próximo dia 7 de abril. Segundo os organizadores, o preço mínino para conhecer o novo estádio da capital baiana é de R$ 90. “Exclusivamente no evento de inauguração, que terá um espetáculo antes da partida, os ingressos custarão a partir de R$45, a meia entrada, a depender do setor escolhido”, informou em nota enviada à imprensa o consórcio que administra o espaço. No total, serão disponibilizados 40 mil ingressos, cerca de 10 mil a menos do que a carga máxima de torcedores que o estádio pode receber. 
Como mandante, o Bahia terá direito a 23,2 mil ingressos, 58% do total. O Vitória ficará com 16,8 mil bilhetes, 42% dos assentos disponíveis. As bilheterias localizadas no setor Norte – Ladeira Fonte das Pedras – serão destinadas à torcida do Esquadrão de Aço e as bilheterias do setor Sul – Dique do Tororó – para torcedores do Leão da Barra. Só será permitida a compra de 2 ingressos por pessoa, mediante apresentação e cadastro do RG. O pagamento pode ser feito em espécie ou cartão de crédito e débito. Os bilhetes também podem ser adquiridos a partir da zero hora da próxima sexta pelo site da Arena. É preciso efetuar um cadastro, escolher o tipo de ingresso e pagar uma taxa de conveniência de 10% do valor do total. Serão aceitos os cartões de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard e o limite por cadastro é de 4 ingressos. O voucher deverá ser trocado pelo ingresso entre os dias 3 e 6 de abril, das 10h às 19 h, nas bilheterias. "Não haverá troca de ingresso no dia do evento (7 de abril)", informou os organizadores. Clique aqui e confira as localizações e quanto custa os ingressos.
 

Fonte:Bahianotícias/reprodução

Bahia: Prefeita de Madre de Deus Carmen Gandarela(PT) renuncia



                                               Alegando problemas de saúde, a prefeita renunciou -foto:reprodução

Conforme antecipado esta manhã pelo Política Livre, a prefeita de Madre de Deus, cidade localizada na região metropolitana de Salvador, Carmen Gandarela, do PT, anunciou hoje a renúncia de seu mandato. O comunicado de renúncia foi lido no fim da tarde, na Câmara Municipal. Segundo a assessora de comunicação da prefeitura, a gestora alegou problemas de saúde e disse que precisaria ficar um tempo afastada da cidade para realizar o tratamento necessário. A doença não foi detalhada. Ela não quer dar entrevista, informou a assessoria. 
A prefeitura vai ser assumida pelo vice-prefeito, Jeferson Andrade, do PP. No início do texto, a prefeita disse que era o momento mais triste da vida dela, informou a assessoria. Ela foi eleita prefeita em eleição suplementar realizada no mês de março de 2012, com 65% dos votos, e reeleita nas últimas eleições, no mês de outubro. A eleição ocorreu porque a então prefeita, Erenita de Brito Oliveira, e o vice, Edmundo Antunes Pitangueira, foram cassados.

Fonte:políticalivre

terça-feira, 26 de março de 2013

Bahia: PF deflagra operação na Prefeitura de Simões Filho



                                                                  A operação tevbe início às 6h. foto:reprodução/BN


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 26, uma operação na Prefeitura de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Agentes cumprem mandados de busca e apreensão na sede do governo municipal de Simões Filho e em imóveis na Pituba, em Salvador. As primeiras informações são de que a ação combate fraudes na Previdência Social.

De acordo com servidores municipais, os policiais estão na sede da Prefeitura desde às 6 horas apreendendo documentos em algumas secretarias de Simões Filho. O vice-prefeito Manuel Almeida acompanha o trabalho dos policiais federais. O prefeito Eduardo Alencar não está no prédio do governo municipal.

A ocupação da sede da Prefeitura surpreendeu os funcionários do órgão que chegaram para trabalhar nesta manhã. O expediente está suspenso por conta da operação. Os policiais cercaram o prédio e colocaram cones para controlar a movimentação no local. Informações de atardeonline.

segunda-feira, 25 de março de 2013

BC vai ofertar 515 vagas para analista,técnico e procurador



  O Ministério  do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou concurso do Banco Central (BC) para 400 vagas de analista, 100 de técnico e 15 de procurador. A Portaria nº 81 foi publicada na edição desta segunda-feira (25/3) do Diário Oficial da União.

Na portaria, ficou estabelecido que o provimento dos cargos dependerá de prévia autorização do ministério. Para isso, será necessário haver vagas na data da nomeação e declaração que mostre a adequação da despesa com a Lei Orçamentária Anual e a compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

O ministério também estabelece que a responsabilidade pela realização dos concursos públicos será do diretor de Administração do BC, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses.

Fonte:Kelly Oliveira/ag.Brasil - Tribuna daBahia

Rio de Janeiro: Neta de Cândido Portinari é encontrada morta



                                                                           Foto:reprodução


Maria Candida Portinari, 16 anos, neta do pintor Candido Portinari, foi encontrada morta neste domingo no banheiro de sua casa, no Rio. A família suspeita que um vazamento de gás no aquecedor provocou a morte da jovem.

O pai encontrou a jovem por volta das 16h e pediu ajuda a um vizinho, médico, que tentou reanimá-la. A jovem ainda estava viva e teve uma parada cardíaca enquanto era socorrida.

"Meu pai entrou em desespero. Foi um trágico acidente. Ninguém poderia imaginar. Ela era uma jovem alegre e brincalhona. Adorava ficar na internet e ver os filmes de Harry Potter", disse o arquiteto João Carlos Portinari, de 46 anos, irmão de Maria, ao jornal O Globo.

O Corpo de Bombeiros disse que chegou à casa da família por volta das 16h10m após receber um chamado para vazamento de gás. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML).

Fonte: correiodaBahia

Brasil: Revista traz reportagem sobre os torcedores Corinthianos presos na Bolívia

                                                                  Foto: reprodução/isto é

 
Em reportagem de capa dessa semana, a  revista Isto é  traz uma reportagem especial sobre o drama dos torcedores Corinthianos que continuam presos na Bolívia. A reportagem " o drama dos brasileiros presos na Bolívia".  Vale a pena ler, conforme link abaixo.


http://www.istoe.com.br/reportagens/285264_O+DRAMA+DOS+BRASILEIROS+PRESOS+NA+BOLIVIA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

domingo, 24 de março de 2013

Governo Dilma: Presidente sai em defesa de Lula no caso das viagens ao exterior pagas por empreiteiras

                                                                O ex-presidente Lula - foto:reprodução

A presidente Dilma Rousseff saiu em defesa de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva após a Folha revelar que o petista teve quase metade de suas viagens ao exterior pagas por empreiteiras desde sua saída do Palácio do Planalto, em 2011.
De acordo com documentos oficiais obtidos pela reportagem, as viagens de Lula foram feitas para países na África e na América Latina, nos quais as empreiteiras tinham interesses. As duas regiões foram prioridades da política externa do petista em seus dois mandatos.

Dilma afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não é possível deduzir que Lula teria atuado a favor das empreiteiras. Ela destacou que o ex-presidente tem prestígio internacional.
"Eu me recuso a entrar nesse tipo de ilação sobre o presidente Lula. O presidente Lula tem o respeito de todos os Chefes de Estado da África e deu grande contribuição ao País nessa área".
A fala da presidente foi publicada na edição de hoje do jornal "Estado de S. Paulo" e confirmada pela assessoria do Planalto.
O ex presidente Lula durante encontro com o chanceler turco Ahmet Davutoglu no Qatar. De acordo com documentos oficiais obtidos pela Folha, Lula essas viagens foram feitas para países na África e na América latina, nos quais as empreiteiras tinham interesses. As duas regiões foram prioridades da política externa do petista em seus dois mandatos.
A assessoria do ex-presidente diz que ele trabalha para promover "interesses da nação" e não das empresas que bancam suas atividades.
Mas políticos e empresários familiarizados com as andanças de Lula disseram à Folha que ele ajudou a alavancar interesses de gigantes como Camargo Corrêa, OAS e Odebrecht nesses lugares.
Desde 2011, Lula visitou 30 países, dos quais 20 ficam na África e América Latina. As empreiteiras pagaram 13 dessas viagens. Na última terça-feira, Lula iniciou novo giro africano, começando pela Nigéria, e patrocinado por Odebrecht, OAS e Camargo Corrêa.

GASTOS
 
A Folha revela na edição de hoje que o governo teve gastos com as viagens do ex-presidente. Em parte dos deslocamentos, Lula recebeu apoio de embaixadas, por meio de funcionários locais ou diplomatas enviados do Brasil para acompanhá-lo. Há também pagamento de almoços e aluguéis de material para a comitiva. 

Segundo advogados e procuradores da República, gastos não previstos na legislação podem gerar ações para ressarcir os cofres públicos.

A lei que trata dos direitos de ex-presidentes não prevê apoio diferenciado no exterior --como no Brasil, são previstos oito assessores pagos pelo governo, como seguranças e motoristas.

Mas a tradição diplomática costuma considerar isso uma cortesia.

Fonte:

Judiciário: Bahia tem um déficit de 100 juízes, diz TJ

                                                           Sede do TJ no CAB em Salador- foto:reprodução
 

 
O número de juízes no Estado está muito abaixo do que é considerado ideal. De acordo com estimativas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), hoje há um déficit de cerca de 100 magistrados. Conforme a assessoria de comunicação do órgão, este déficit já considera a nomeação, até junho, de 99 novos juízes em concurso cuja terceira fase ocorre neste domingo, 24. 
Levantamento do TJ-BA indica que 12 varas em Salvador e 164 no interior estão sem juízes titulares. Nelas, atuam juízes substitutos, que são magistrados titulares em outras varas. No total, são 220 juízes atuando na capital e mais 287 distribuídos pelas 236 comarcas do interior. Eles são responsáveis por algo em torno de três milhões de processos que tramitam na Justiça da Bahia – estimativa do TJ-BA. “Essa é uma questão muito séria. Não adianta estabelecer celeridade no andamento dos processos sem pessoal suficiente. Um processo criminal julgado tardiamente, por exemplo, reforça a impressão de que há impunidade”, alertou César Faria, professor de processo penal da Universidade Federal da Bahia. Faria, que também é presidente do Instituto Baiano de Direito Processual Penal, sugeriu que os juízes passem a contar com o auxílio de assessores. “Há processos em que a pessoa leva uma semana apenas para ler. Acredito que o juiz deveria contar com bacharéis em direito para ajudá-lo”, ilustrou.

Fonte:politica Livre