• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de janeiro de 2010

Saúde: Vacinação contra meningite C começa na próxima quarta-feira



Começa nesta quarta-feira, 3, a campanha de vacinação contra a meningite C em Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). As vacinas serão administradas nas crianças de 2 meses até 4 anos e 11 meses, grupo mais suscetível à contaminação e que tem o maior índice de letalidade pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
As crianças com idade inferior a um ano terão de tomar duas doses de vacina, com reforço entre 12 e 24 meses. Aquelas com idade acima de um ano vão receber dose única. A imunização estará disponível gratuitamente nos principais postos de saúde. No total, serão 130 postos à disposição do governo do Estado para a campanha de vacinação.
Os primeiros lotes da vacina contra o meningococo C chegam a Salvador neste sábado, 30. O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, acompanhado do consultor do Ministério da Saúde, Adson França, e da superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Lorene Pinto, visitará a Central de Armazenamento de Imunobiológicos da Sesab para acompanhar a chegada do produto.
O governador Jaques Wagner anunciou a compra de 1,5 milhão de doses da vacina contra a meningite meningocócica do tipo C, que é considerada a mais grave. O investimento do governo, com o apoio do ministério da Saúde, será de aproximadamente R$ 30 milhões.
Casos - Foram contabilizados, até o mês de novembro, 1.195 casos de meningite causada por diversos agentes, com 128 óbitos, em todo o Estado. Já doença meningocócica foi responsável por 178 casos e 48 mortes na Bahia. Em Salvador, foram 92 casos e 32 óbitos.

Fonte:atardeonline

Estradas: Mais uma vitíma fatal na BR-116 em menos de 24 horas

Um acidente entre duas das carretas causou a morte do caminhoneiro Adeilton Novaes de Jesus, mais conhecido por “Dedê”, 46 anos, na tarde deste sábado, 30. A colisão aconteceu na Serra do Mutum, na BR-116, por volta das 13h30.
De acordo com informações da Policia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu quando o caminhão tanque dirigido por “Dedê”, pertencente a empresa Petroserra, de placa TON-5101 (Itaquara-Bahia), foi desviar de um buraco e bateu de frente com um caminhão baú de placa DPF-4315 (Tupã-São Paulo). O veículo estava sendo conduzido por Sérgio Sidney Lopes, que saiu ileso.
Funcionários da via Bahia e peritos técnicos da Polícia Civil que estiveram no local, fizeram o levantamento cadavérico da vítima e encaminharam o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. Este é o segundo acidente com vítima fatal em menos de 24 horas na rodovia Santos Dumont (BR-116). Nesta sexta-feira, seis pessoas morreram num acidente de trânsito envolvendo sete veículos, a 20 quilômetros do município de Jequié. Quatro carros pegaram fogo, dentre eles uma carreta com uma carga de cosméticos.
Foto:Zenilton Meira/ag.atarde
Fonte:atardeonline

Futebol: Santos dorme líder do Paulistão

No dia em que Robinho chegou ao Brasil para voltar a defender o Santos, a nova geração dos garotos do clube paulista voltaram a dar conta do recado. Longe de uma atuação cheia de brilho, como nas goleadas sobre o Rio Branco e Barueri, Neymar e companhia fizeram o necessário para conseguir vencer o Oeste por 2 a 0 e assumir, ainda que provisoriamente, a liderança do Campeonato Paulista com 10 pontos.
Já pelo campeonato carioca, o Botafogo virou em cima do América de Bebeto e Romário, na estréia de Joel Santana no comando da equipe.
No campeonato mineiro, o Cruzeiro com um time reserva perdeu para o ipatinga por 3x0. No baianão, a expectativa para os jogos de amanhã, por parte o tricolor, terá a estréia do atacante Edilson e do meia rogerinho que atuarão ao lado de Rogrido gral que já tinha jogado no Ba-vi da semana passada.Já o Rugro negro vai a Princesa do sertão, a cidade de Feira de Santana jogar contra o fluminense defendendo a liderança do grupo.
Foto:Portal Terra
Fonte:Terra c/acréscimo

Esporte: Brasileiro é campeão juvenil no aberto da Austrália


O alagoano Tiago Fernandes, de 17 anos, se sagrou campeão juvenil do Aberto da Austrália neste sábado. O título histórico foi alcançado com a vitória sobre o australiano Sean Berman, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, na decisão do primeiro Grand Slam da temporada.Com a conquista, o brasileiro se igualou a Gustavo Kuerten, Maria Esther Bueno (simples e duplas) e Thomaz Koch (duplas mistas), que também já faturaram um torneio deste nível. O último a levantar o troféu foi Kuerten, em 2001, ao levar o tricampeonato de Roland Garros. Fernandes, que completou 17 anos há dois dias, se tornou também o segundo brasileiro a vencer na Austrália. Somente Maria Esther havia sido campeã em Melbourne, em 1960, nas duplas. O alagoano foi ainda o primeiro brasileiro a levantar o troféu no juvenil."É um Grand Slam, e eu estou muito feliz por ser o campeão", comemorou o tenista, que foi comparado à Gustavo Kuerten pela imprensa estrangeira. Para alcançar tal feito, Fernandes precisou reagir no início do jogo deste sábado, após estar perdendo por 2 games a 0. O brasileiro virou para 3 a 2 e aproveitou os erros do adversário para vencer a primeira parcial. No segundo set, o alagoano abriu vantagem no começo, ao fazer 3 a 0. Na sequência, chegou a perder o saque, mas se recompôs e faturou a parcial, fechando a partida após 1h50min.
Fonte:Ag.Estado

Educação: Atenção candidatos, UFBA divulga o resultado do vestibular 2010



A UFBA- Universidade Federal da Bahia, divulgou na tarde deste sábado o resultado da 2ª fase do processo seletivo vestibular 2010. Os candidatos poderão acessar o site http://www.resultado.ufba.br/, e conferir o resultado.Os candidatos aprovados poderão verificar também, datas de matrículas,documentação.A universidade informa que nos próximos dias divulgará o boletim individal dos candidatos. Aos que passaram parabéns, e os candidatos que não tiveram sucesso, não desanimem, e continuem estudando.

Politica: FHC lança livro e assuntos polêmicos são temas principais

O livro "Relembrando o que escrevi: da reconquista da democracia aos dias atuais", que chega neste sábado, 30, às livrarias, pode contribuir para o debate eleitoral deste ano. Trata-se de uma coletânea de trechos de entrevistas e artigos do sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, organizada pelo diplomata Miguel Darcy de Oliveira, seu assessor para assuntos internacionais.O material coletado procura refazer a trajetória do pensamento de Fernando Henrique por um período de mais de 30 anos, entre 1972 e 2006. É uma aula de política, na qual passeia por temas variados e, sobretudo, polêmicos, como a esquerda e a política, a democracia diante do fantasma dos capitais especulativos, a mídia, a liberdade e a teologia do mercado.Sobre todos esses temas paira a questão da redefinição do papel do Estado em um novo momento da ordem mundial. Falando de maneira incansável sobre o assunto, Fernando Henrique apresenta de forma detalhada e provocante seus pontos de vista no debate que opõe privatização e estatismo e permite entender melhor as razões que o levaram, em oito anos de poder, a reduzir substantivamente a presença do Estado na economia.O título do livro, lançado com o selo Civilização Brasileira, da Editora Record, é uma brincadeira com a incômoda frase "esqueçam o que eu escrevi", insistentemente atribuída ao ex-presidente. Ele já negou e o livro repete a negativa, dizendo que se trata de "pura maldade". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte:Roldão Arruda/Ag.Estado


Brasil: Após exames Lula diz que vai continuar viajando

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (30), ao deixar o Instituto do Coração, em São Paulo, onde realizou um check-up, que ficou preocupado com a crise hipertensiva que teve na noite de quarta-feira (27), no Recife, mas que continuará viajando. "Vamos ter que encontrar um jeito. O problema é que temos que continuar viajando pelo Brasil. Temos muita coisa pra fazer. Este ano é o último ano [de governo] e não podemos deixar a peteca cair. Se a gente esmorece, todo mundo esmorece", disse. Ele argumentou que suas viagens são necessárias para fiscalizar o andamento das obras e cobrar agilidade na execução delas. O presidente declarou ainda que sua saúde e os exames estão "perfeitos". Com informações da Globo.com.
Fonte:Bahianotícias

Goiás: Desaparecimento de 06 jovens em Luziânia completa um mês

O mistério do desaparecimento dos seis jovens em Luziânia (GO) completa um mês neste sábado (30). As vítimas são todas do sexo masculino, com faixa etária entre 13 e 19 anos, sumiram nas primeiras horas do dia e moravam no Parque Estrela Dalva. A Polícia Civil de Goiás investiga os casos separadamente, mas ainda não tem pistas sobre o que aconteceu com os garotos. Cirlene Gomes Rabelo, 42 anos, mãe de George Rabelo dos Santos, 17 anos, desaparecido desde terça-feira (12), disse ao G1 não ter receio de que o filho esteja morto.
Ela disse que o filho "estava sempre sorrindo" e tinha um sonho de comprar uma casa perto de onde vive com a mãe. "Eu saio todos os dias para procurá-lo nas ruas, nos buracos, nas matas e em todos os terrenos. Não deixo de ver um lugar sequer. Quero ver meu filho de novo, com ou sem vida. Dói dizer isso, pois tenho fé, mas já perdi o medo de que meu filho esteja morto."
Investigação sem pistas
O delegado José Luis Martins de Araújo, responsável pela Delegacia Regional de Luziânia, disse ao G1 que o trabalho de investigação fica prejudicado a cada dia que passa. "Por isso resolvemos destacar uma equipe de investigadores para cuidar de cada caso. O objetivo é correr contra o tempo e solucionar os desaparecimentos o quanto antes."
Os familiares dos jovens desaparecidos reclamam da falta de informação passada pelos policias desde a notificação dos sumiços. "Já disseram que tinha um carro envolvido na história, que tinha o retrato-falado de um suspeito. Não sabemos o que a polícia já sabe ou o que ela fez", disse Cirlene.
Para Josuemar de Oliveira, delegado chefe da Polícia Judiciária de Goiás, os casos de desaparecimentos são considerados comuns pelos policiais. "O que faz desses casos mais intrigantes são as características do perfil de cada um dos jovens. Tudo aconteceu em um prazo pequeno de tempo, os jovens são da mesma faixa etária, moram perto um do outro e não se conheciam. Outro fato atípico são os horários dos desaparecimentos, que ocorreram entre 9h e 12h."
Olveira descartou as hipóteses iniciais de que os jovens teriam sido vítimas de uma seita religiosa, da ação de sequestradores para trabalho escravo, de tráfico de seres humanos e de órgãos. "Já eliminamos algumas hipóteses, mas o que temos de focar agora é a solução completa dos casos. Só assim poderemos ter certeza do que aconteceu com os meninos."
O delegado disse que é impossível que os desaparecimentos não tenham sido testemunhados por moradores da região. "Faço um apelo para que as pessoas que tiverem algum tipo de informação sobre os meninos procurem a delegacia ou liguem para (62) 197 - Disque Denúncia. Não é preciso se identificar."

Fonte:Glauco Araújo G1/Sp
Foto:Divulgação P.Civil de Goiás

Eleições 2010: Governador da Bahia diz que Dilma deve escolher o Vice

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse ontem que pertencer a um partido da base aliada não é o bastante para indicar o vice numa chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Ele se posiciona na ala petista que defende que a ministra escolha seu companheiro de chapa. "Não basta ter partido, tem de ser convidado. Essa é uma esfera de decisão exclusiva da Dilma", afirmou, antes da abertura oficial do Fórum Social Mundial Temático da Bahia, realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador.Segundo Wagner, há dois componentes para se definir um vice, seja de prefeito, governador ou presidente. "O primeiro é que tem de ser de um partido importante da base aliada, que é o caso de Michel Temer; o segundo é o convite da candidata", defendeu, referindo-se ao deputado paulista e presidente licenciado do PMDB.Na sucessão estadual, Wagner disse estar tranquilo com o fato de o PMDB ter saído da base do governo para lançar a pré-candidatura do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Com isso, a ministra Dilma pode ter de subir em dois palanques no Estado. Wagner, contudo, disse estar tranquilo. "Já disse à ministra e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a Bahia está fora do rol dos estados-problema para a ministra Dilma". Segundo ele, se a separação dos partidos será ideal ou não, só o tempo dirá. "Eu tentei construir uma unidade do PT com o PMDB, mas é um fato consolidado que teremos duas candidaturas da base governista. Muita gente acha que um palanque é melhor, mas quem sabe dois tenham mais gosto?", brincou.O governador vai concorrer à reeleição e deverá ter como adversário, além do ministro Geddel Vieira Lima, o ex-governador Paulo Souto (DEM). Wagner liderava a mais recente pesquisa do Datafolha, de dezembro, com 39% das intenções de voto, seguido por Souto (24%) e Geddel (11%).
Fórum
Antes da abertura oficial do Fórum temático baiano, Wagner rebateu as críticas contra a participação do governo no evento. "O governo é uma conquista da sociedade. Não há por que ter algum tipo de preocupação de a gente ajudar o Fórum", disse. O governo da Bahia é um dos apoiadores do evento, junto com os governos federal e municipal, a Petrobras, faculdades e universidades públicas do Estado.
Fonte:Ag.Estado
Foto:Ascom/Uneb

Bahia: Mais um final de semana de Sol

De acordo com informações do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o final de semana vai ser de sol na maior parte da Bahia. Uma massa de ar quente e seco que já está no Nordeste deve se intensificar, reduzindo a nebulosidade, o que consequentemente diminui as chuvas no estado. Isso acontece nas regiões norte, nordeste, na Chapada Diamantina, Recôncavo, sudoeste e sul. Já nas regiões oeste e São Francisco o tempo fica nublado e com chuvas fracas, por conta da umidade que vem da Amazônia e encontra as temperaturas elevadas da Bahia. Litoral. Para o litoral baiano, incluindo Salvador, a previsão é de tempo parcialmente nublado e com chuvas fracas e isoladas, geralmente nas madrugadas. A temperatura deve variar entre mínima de 22°C e máxima de 33°C.
Fonte:Bahianotícias
Foto:BN

Porto Seguro: Testemunha do crime dos professores sofre atentado



Foi alvejada com 12 tiros na noite do dia 19 deste mês, uma testemunha do assassinato dos professores sindicalistas da APLB de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, Álvaro Henrique Santos, 28, e Elsiney Pereira dos Santos, 32, ocorridos no dia 17 de agosto do ano passado. O fato só revelado nesta sexta-feira (29) e estava sob sigilo da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual (MPE). No dia do crime, ocorrido no bairro Campinho, a testemunha foi levada em ambulância escoltada pela polícia para um hospital de Eunápolis. Sua identidade e seu paradeiro continuam sob sigilo. De acordo com o promotor público estadual Dioneles Leone Santana Filho, a vítima do ataque será incluída no programa de proteção a testemunhas da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Na manhã desta quinta-feira (28), a promotoria pública fez um pedido de prova antecipada e o juiz da Vara Crime de Porto Seguro, Roberto Costa Freitas Filho, coletou o depoimento da testemunha ainda no hospital. Com informações do jornal A Tarde.

Fonte:Bahianotícias

Educação: Estudantes encontram dificuldades na inscrição para as universidades federais



O grande número de acessos ao site do Ministério da Educação dificultou na sexta-feira a inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam o Enem no processo seletivo. Em nota divulgada na sexta-feira, o ministério explicou que a dificuldade para acessar o site foi provocada por uma falha técnica na rede e pela queda da internet.
Segundo o ministério, o equipamento danificado já foi substituído e o sistema foi normalizado. Até as 20h30 de ontem, cerca de 45 mil estudantes já haviam feito a inscrição. O Sisu suporta até 200 mil acessos. Ao todo, são oferecidas 47,9 mil vagas em 51 instituições.
Fonte:Folhaonline

Salvador: Gerente de hotel é morto por bandidos



O idoso Carlos Alberto Lisboa Quadros, 62 anos, gerente do Hotel Sol Bahia, localizado na praia da Armação, foi morto a tiros por volta das 17h da sexta (29) dentro da garagem do estabelecimento por dois bandidos que estavam em uma motocicleta vermelha. Segundo informações da 9ª Delegacia (Boca do Rio), os criminosos seguiram Carlos após ele sacar uma quantia em dinheiro de uma agência bancária.
Ainda de acordo com a delegacia, a vítima foi baleada na cabeça por um dos assaltantes que, após Carlos estacionar o carro, desceu da moto, efetuou o disparo e fugiu em seguida. O gerente foi encaminahdo para o Hospital Geral do Estado onde não resistiu aos ferimentos. A quantia do roubo não foi informada. A polícia investiga a autoria do crime.
Fonte:correiodabahia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brasil: Governo recua e vai alterar texto que trata da discriminalização do aborto

O ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) reafirmou nesta sexta-feira que o governo irá alterar o texto que trata da descriminalização do aborto no 3º Programa Nacional dos Direitos Humanos. Vannuchi admitiu que errou ao incluir no texto a defesa do aborto, o que segundo ele não corresponde à opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Vannuchi disse que a nova versão do texto deve estar pronta em duas semanas, após reunião da Secretaria Especial de Direitos Humanos com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
"A formulação que nós fizemos é a única que nós já anunciamos com humildade e reconhecimento de erro, que é sobretudo meu. A defesa do aborto no texto ela se assenta na autonomia das mulheres para decidir sobre seu próprio corpo. É uma formulação do movimento feminista, mas não corresponde à opinião do presidente Lula", disse ao visitar a Campus Party Brasil, em São Paulo.
O ministro ressaltou, no entanto, que a nova redação não será um ponto final na discussão sobre o tema. Segundo ele, o texto deverá ter apenas uma linha alterada em relação ao documento atual e deixará o debate em aberto.
"Para fazer a formulação que corrige, sem criar uma nova controvérsia, eu preciso fazer uma discussão com a CNBB, que tomou a iniciativa, e com quem mais queira, desde que não envolva recuar no debate sobre a questão do aborto. Em direitos humanos é preciso valorizar sempre o direito à divergência, a verdade é sempre filha do tempo", disse.
No último dia 27, o ministro afirmou que a maior polêmica do texto atual é a citação explícita da autonomia feminina sobre o próprio corpo.
"'Apoiar a descriminalização do aborto', se terminasse aí, o tema era menos polêmico, mas o que vem em seguida, 'tendo em vista a autonomia das mulheres para decidir sobre seu próprio corpo', é uma bandeira do movimento feminista. E o governo, o próprio presidente Lula, não tem essa visão. Se o presidente não tem, isso evidentemente tem que ser mudado", afirmou Vannuchi.
Ontem, em entrevista à Agência Brasil, feministas criticaram a revisão do trecho que trata do aborto e classificaram a decisão do governo de retrocesso.

Fonte:ag. Brasil
c/Folhaonline

Forum Mundial Social: Ministro Patrus Ananias vai representar Lula em Salvador

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, vai representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Social Mundial Temático da Bahia. A programação do encontro previa a participação de Lula na mesa Diálogos e Controvérsias entre Chefes de Estado da América Latina e África amanhã (30).Por causa de uma crise hipertensiva, o presidente passou a noite da última quarta-feira (27) internado no Real Hospital Português, em Recife (PE). Ele teve alta no início da manhã de ontem (28) mas deve ficar afastado de seus compromissos até a próxima segunda-feira (1º). A permanência da comitiva presidencial em Salvador chegou a ser interpretada pelo comitê organizador como um sinal de esperança de que ele ainda poderia comparecer ao evento.Nove líderes africanos e oito latino-americanos já estão confirmados para participar da mesa Diálogos e Controvérsias em Salvador. Até o momento, 15 mil pessoas se inscreveram para participar dos debates do fórum.
Fonte:CorreioBraziliense
Foto:Google

Estradas: Grave acidente na BR 116 Jequié deixa seis mortos


Mais um grave acidente ocorrido nas estradas, tirou a vida de seis pessoas, na manhã desta sexta-feira (29), na BR-116, a 20 quilômetros da cidade de Jequié, no Sudoeste do Estado. A colisão, que aconteceu no local conhecido com Curva da Jibóia, envolveu sete carros. Quatro deles pegou fogo, após a batida.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um veículo, com placa de Maceió, teria realizado uma ultrapassagem indevida , e acabou batendo de frente com um ônibus fretado, que seguia de João Pessoa, para Belo Horizonte. No momento do acidente, outros veículos de passeio que vinha logo atrás, não conseguiram desviar e iniciaram um verdadeiro engavetamento.
Devido a forte colisão envolvendo um carro de passeio, duas carretas e um caminhão tanque, os veículos se incendiaram e os ocupantes não tiveram chance de sair dos carros. O Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar as chamas. Seis corpos completamente carbonizados foram encontrados pelos bombeiros entre as ferragens dos veículos.
As vítimas só poderam ser identificadas através de DNA ou arcada dentária. Os mortos foram os motoristas de uma carreta da empresa Perdigão e do caminhão tanque, além de dois adultos e de uma criança que estavam em um carro de passeio, modelo Corsa. Os bombeiros também encontraram o corpo de um homem, ainda sem identificação que estava em um outro veículo pequeno, não identificado.

Fonte:Silvana Blessa
TribunadaBahia

Futebol e Economia: Corinthians apresenta novo patrocinador das camisas


O atacante Ronaldo e o lateral-esquerdo Roberto Carlos posaram para fotos, nesta sexta-feira, no gramado do Parque São Jorge, com a nova camisa do Corinthians, que será utilizada na temporada 2010.
A nova camisa já será utilizada no clássico contra o Palmeiras, no próximo domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.
A camisa tem estampada no peito a marca do laboratório Neo Química Genéricos, do Grupo Hypermarcas, que também tem seus produtos estampados em outras regiões da camisa (Bozzano nas mangas, Avanço nas axilas e Assim nos ombros).
O valor e tempo de contrato com a Hypermarcas não foram divulgados, mas o acordo deve girar em torno de R$ 38 milhões, somando-se os valores de todas os patrocínios.
No ano do centenário, com Ronaldo e Roberto Carlos, o clube esperava atingir R$ 60 milhões em patrocínios do uniforme, o que seria um dos cinco maiores do mundo, atrás apenas de Real Madrid (ESP) e Bayern Munique (ALE), que recebem R$ 63,5 milhões por ano, e Liverpool e Manchester United, respectivamente 57,2 mi e 54,7 mi.
O Corinthians, por ora, deve ter o maior patrocínio do Brasil. O São Paulo, que não renovará contrato com a LG, diz ter recusado uma proposta de R$ 24 milhões e esperar R$ 30 milhões para estampar a marca no peito da camisa.
Já o Flamengo fechou acordo de R$ 22 milhões com a Batavo e ainda negocia valores para mangas e ombros.
Fonte:Folhaonline
Foto:Rubens Cavallari/Folhaimagem

Eleições 2010: Marina diz que internet é ferramenta para quem tem coerência política

A senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência da República, ressaltou nesta sexta-feira a importância do uso da internet na campanha eleitoral. Durante visita a Campus Party Brasil, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, Marina disse que a web é uma ferramenta para quem tem coerência política.
"A internet pode ser uma ferramenta importante na eleição para aqueles que têm mensagem e coerência política. A tendência é as pessoas, voluntariamente, se ligarem a projetos que não sejam de poder pelo poder", afirmou a senadora, ao ressaltar que os políticos não sabem usar a internet.
Marina chegou à feira por volta das 15h para assistir a uma aula de inclusão digital para cerca de 70 crianças carentes. Durante cerca de 20 minutos, a senadora aprendeu a usar o aplicativo Google Maps. Após a aula, recebeu um diploma pela participação.
A senadora foi assediada pelos adolescentes que participam da feira e em vários momentos da visita teve que parar para tirar fotos.
Perguntada sobre como via o uso da internet pelo governo federal, Marina disse que o trabalho desenvolvido está aquém do esperado.
"O governo tem apresentado bons resultados, mas não vou aproveitar a condição de pré-candidata para falar mal da Dilma [Rousseff], do [José] Serra ou do Lula. Mas o serviço [de internet] está aquém", disse.
Além de Marina, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata à Presidência, também participa da Campus Party. Não está previsto que Dilma e Marina se encontrem na feira.
Por volta das 18h, Dilma deve se encontrar com Lawrence Lessig, palestrante da Campus Party e professor da Universidade de Stanford (EUA). Lessig é um dos fundadores do Creative Commons --modelo de licenciamento de direitos autorais na internet.

Fonte:Daniel Roncaglia/folhaonline
Foto:Google

Economia: Bovespa fecha em baixa e tem pior mês desde Outubro 2008



O PIB melhor do que as expectativas dos EUA no fim de 2009 e dados corporativos animadores foram insuficientes para sustentar a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que fechou os negócios desta sexta-feira no vermelho, fechando janeiro com a pior performance mensal desde outubro de 2008. De acordo com dados preliminares, o Ibovespa, principal índice do mercado, recuou 0,62%, para 65.182 pontos. No mês, o índice caiu 5%. O giro financeiro da sessão foi de R$ 5,7 bilhões.
O avanço de 5,7%, em base anualizada, da economia americana no quarto trimestre, a maior taxa em seis anos, e o aumento da confiança do consumidor do país para o maior nível em dois anos, além de dados corporativos acima das expectativas, não conseguiram animar o mercado, que seguiu realizando lucro.
Na bolsa paulista, ações da blue chip (uma das com maior peso no índice) Petrobras, refletindo a queda do petróleo, e do setor financeiro, foram as que mais caíram.
Saiba mais O mercado acompanha de perto o desempenho do Ibovespa porque este é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. O índice retrata o comportamento dos principais papéis negociados na bolsa. A pontuação do Ibovespa aumenta na medida em que sobe o valor das ações.
Fonte:Reuters News

Futebol: Cruzeiro-MG acerta a volta de Roger ao Futebol Brasileiro

O vice-presidente do Cruzeiro, Gustavo Perrella, confirmou em sua página no Twitter nesta sexta-feira o acerto com o meia Roger e o atacante Ernesto Farías. Mais detalhes serão divulgados pelo clube em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira à tarde, na Toca da Raposa 2.
"Sai Kleber... Chega Roger e Ernesto Farias", disse o cartola, que não entrou em detalhes sobre as negociações. Farias chega como moeda de troca da negociação com o Porto, enquanto Roger estava no Qatar SC.
Apesar de o clube dar como certa a vinda de Farías, o Cruzeiro ainda não fechou com o atacante do Porto. Há uma diferença salarial de R$ 520 mil e essa pendência deverá ser acertada até neste sábado.
Roger começou no Fluminense e também teve passagens por Benfica, Corinthians, Flamengo. O meia, o terceiro reforço confirmado pelo time mineiro, estava recentemente no Qatar.
Vale acrescentar que o meia Roger antes de ir para o Qatar, atuou no Grêmio de Porto Alegre.
Fonte:Redação Terra
c/acréscimo blogueiro
Foto:Google

Haiti: Briga também pelas sobras dos escombros


Em meio à destruição de Bel Air, região central de Porto Príncipe, um caos generalizado se mantém instalado pelas ruas e escombros desde o terremoto do dia 12. É o lugar mais perigoso e devastado da cidade. A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo caminhou pela região nos últimos dois dias. Apesar do monitoramento de tropas militares em algumas esquinas, virou rotina a briga pelas sobras dos prédios arruinados. Anteontem, três tiros foram ouvidos. Ontem, mais um. São disparos, na maioria das vezes, que partem da polícia do Haiti. Quando preciso, as tropas estrangeiras tentam acalmar a população e espantar as gangues que se movimentam pela região. Esses grupos tentam controlar quem retira e o que é retirado dos escombros. O destino de qualquer sucata de melhor qualidade passa pelo crivo deles. Mais de duas semanas após o terremoto, os saqueadores ainda encontram, em meio a uma poeira sem fim, portas, janelas, cadeiras, restos de material de escritório, entre outras coisas, para tirar dali.Além deles, os donos de casas e prédios destruídos tentam, aos poucos, encontrar alguma coisa. Ontem, um grupo de haitianos foi contratado pelo dono de uma imobiliária destruída para tentar ajudá-lo a salvar seus pertences. Segundo Tomaz, um dos "funcionários", pedaços de corpos ainda são encontrados em meio aos destroços, misturados a notas fiscais e relatório de despesas. Um pouco mais abaixo, em outro prédio destruído, seguranças privados protegem os escombros, enquanto um grupo de haitianos retira entulho e documentos. No meio do concreto, surge uma moto intacta. Uma retroescavadeira assume a tarefa de retirá-la da montanha de entulho. Uma multidão se aproxima, mas os seguranças afastam as pessoas com cassetetes. Em outro edifício, há um tronco humano em decomposição, confirmando que o número de mortos deve aumentar a cada dia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Fonte:ag.estado
Foto:Tiago Petinga/EFE

Educação: UESC divulga resultado do vestibular 2010

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) divulgou nesta sexta-feira, 29, a lista dos candidatos aprovados no Vestibular 2010. A lista está disponível no site da universidade, no menu "Notícias em Destaque" http://www.uesc.br./ Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula de forma presencial entre os dias 03 e 05 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nos colegiados dos respectivos cursos dentro do campus universitário, localizado no Km 16 da Rodovia Ilhéus-Itabuna, em Ilhéus.

Fonte:atardeonline
c/adaptações
Foto:Google

Televisão: Professor baiano faz cordel para criticar BBB e Pedro Bial



Depois da polêmica causada com o cordel "Caetano Veloso: um sujeito alfabetizado, deselegante e preconceituoso", o cordelista baiano Antônio Barreto, de 54 anos, dirige suas críticas agora ao Big Brotehr Brasil, reality show da Rede Globo, e ao apresentador da atração e jornalista, Pedro Bial.
No cordel "Big Brother Brasil, um programa imbecil", o baiano de Santa Bárbara, que vive há mais de 30 anos em Salvador, afirma que "A moral e a inteligência / Não são mais valorizadas. Os 'heróis' protagonizam um mundo de palhaçadas / Sem critério e sem ética / Em que vaidade e estética / São muito mais que louvadas".
Em entrevista ao A TARDE ON Line, Antônio Barreto diz que, apesar de "fútil", o programa é um sucesso porque a Rede Globo é uma emissora poderosa. "A emissora é influente, consegue controlar o público, que não preza pelo hábito da leitura, pelo bom gosto. São pessoas dominadas pela estética da beleza, pelo filme de violência. Então é facil para a Globo criar um programa desse e ter sucesso".
O cordelista questiona ainda as cenas editadas pela emissora e que são exibidas na televisão, o que considera um mau exemplo para as crianças. "Um progarma que não passa nada de instrutivo, sobretudo para crianças e adolescentes. Não há um refinamento maior para quem está começando a ver a vida agora".
Para ele, contudo, o BBB não deveria acabar e, sim, ser reformulado, propondo e levando para o público discussões a respeito de temas relevantes para a população, a exemplo da educação, violência, preconceito, economia e política, dentre outros temas. "Seria interessante se todas aquelas pessoas pudessem sentar numa mesa redonda e discutir temas importantes, ao invés de expor o corpo, a sexualidade, a futilidade. Os homessexuais, ao invés de beijar na boca, poderiam discutir o quanto são discriminados. Eu mesmo, sou contra a homofobia. Poderia ser aberto para o público, mas de uma outra maneira. Se fosse de outro jeito, não faria o cordel, não criticaria a Globo e o BBB".
Sobre os participantes inteligentes e bem informados que já passaram pelo reality show, a exemplo do jornalista Jean Willis e da doutora em linguística Elenita (atual confinada), Antônio disse que eles deveriam ter uma liberdade maior para expor suas ideias no programa, provocando uma discussão mais enriquecedora.
"Jean Willis deu a sua contribuição enquanto intelectual e homossexual. Só que há uma conveniência da Globo, evitando uma discussão maior. Pessoas inteligentes como o Jean Willis e outras que já participaram, deveriam ter mais liberdade para discutir, mas o que se vê é a exploração estética e sexual. Nao adianta ter pessoas inteligentes, se elas nao conseguem falar sobre questões críticas que se passam no país. O que está acontecendo é que estão vivendo em clima de quase orgia".
foto:Haroldo Abrantes/atarde
Fonte:atardeonline

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Brasil: PF indicia irmã do banqueiro Daniel Dantas

O Polícia Federal pediu no dia 18 de dezembro o indiciamento de Verônica Valente Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, do banco Opportunity. Executiva do banco, ela estaria envolvida na tentativa de suborno do delegado Vitor Hugo Rodrigues Alves.
O indiciamento de Verônica foi feita no mesmo dia que o ministro Arnaldo Esteves Lima, STJ (Superior Tribunal de Justiça), concedeu liminar determinando a suspensão do processo contra o Opportunity até o julgamento do processo movido contra o juiz Fausto Martins De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo. O banco questiona a isenção do juiz no julgamento do processo.
Em julho de 2008, De Sanctis determinou a prisão temporária de Dantas com base em vídeo mostrando Hugo Chicaroni e Humberto Braz, que trabalhavam para o banqueiro, tentando subornar Vitor Hugo. Eles teriam oferecido R$ 1 milhão para livrar o banqueiro e seus familiares, entre eles Verônica, da investigação da Satiagraha.
Verônica já havia sido indiciada, na Satiagraha, pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, quadrilha, gestão fraudulenta de instituição financeira e empréstimo vedado.
Também foram indiciados, neste pedido entregue em dezembro, os advogados Wilson Mirza e Pedro Rotta, acusados pela PF de serem intermediários de Dantas na tentativa de suborno. O inquérito contra a irmã de Dantas está parado na Justiça Federal.
"Nunca houve a prática de corrupção, muito menos qualquer participação de Verônica Dantas nos fatos apurados", afirma o advogado Juliano Breda, em nota do Opportunity.
O advogado disse que, na verdade, houve uma simulação de corrupção. "Verônica Dantas não conhece e jamais se encontrou ou conversou com o advogado Pedro Rotta, com Hugo Chicaroni, com o delegado Vitor Hugo ou com qualquer outra autoridade envolvida na investigação."
Breda disse ainda que o indiciamento de Verônica foi ilegal, já que ela não foi ouvida. "A defesa tentou por várias vezes agendar a sua oitiva, e foi surpreendida com a conclusão precipitada do inquérito." Ele afirmou que a conclusão do inquérito desrespeitou a liminar do STJ.



Fonte:Folhaonline
Foto:folhaonline

América do Sul: Evo Morales pede que militares sejam "anticapitalistas"



O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta quinta-feira que quer Forças Armadas "anticapitalistas" para consolidar, em seu recém-iniciado segundo governo, o processo de "refundação" do país sul-americano.
Morales defendeu uma renovação ideológica da instituição militar durante a cerimônia em que foi reconhecido formalmente como o capitão-general, seis dias depois de prestar juramento como presidente do período 2010-2015 do que agora se chama Estado Plurinacional, em substituição da velha "república liberal".
A convocação pareceu não deixar dúvidas de que o líder de esquerda pretende seguir cultivando uma estreita relação com os militares, a quem agradeceu o apoio à nacionalização dos hidrocarbonetos, decretada por ele em 2006, e ao pagamento de populares bônus para estudantes, idosos e mães.
"As Forças Armadas têm de ir se adequando a este Estado Plurinacional, é sua nova responsabilidade", disse Morales, cujo discurso anti-Estados Unidos se parece com o do venezuelano Hugo Chávez, mas está cada vez mais perto, no que tange à economia, da linha moderada do também aliado Luiz Inácio Lula da Silva.
"Meu grande desejo, meu grande sonho é que as Forças Armadas da Bolívia sejam reconhecidas no nível internacional como Forças Armadas anticapitalistas, e não temo dizer isso de maneira sincera e na frente de vocês", afirmou.
Ele acrescentou que os militares bolivianos, segundo ele "obedientes ao império" no passado, devem adotar agora uma ideologia "anticapitalista" porque "o capitalismo está trazendo danos não apenas aos seres humanos, mas também ao planeta".
Fonte:Reuters La paz
Foto:google

Brasil: Líder do MST promete campanha contra Cutrale



O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) João Pedro Stedile criticou hoje a ação da Polícia Civil de São Paulo na prisão de nove pessoas ligadas ao MST, disse que "ocupar terra pública não é crime" e prometeu uma campanha "de denúncia" contra a Cutrale por injustiças que atribuiu às atividades da fabricante de suco. "Vamos mobilizar nossos amigos em todo o mundo", afirmou, dizendo que a campanha começaria no Fórum Social Mundial (FSM), onde hoje participou de seminário."Vamos aproveitar o fórum para denunciar a forma como a Cutrale produz esse suco, que depois ela entrega para a Coca-Cola", declarou, em entrevista após o seminário no FSM. A Operação Laranja, que resultou nas prisões, foi desencadeada pelas investigações para apurar os responsáveis pela invasão da Fazenda Cutrale em Borebi (SP), em outubro. Sete nomes estavam na lista dos mandados de prisão que seriam cumpridos e dois foram detidos por porte ilegal de armas.Ao ser questionado sobre as prisões, Stedile disse que "ocupar terra pública não é crime, é um dever". O líder do MST acrescentou que "a Polícia Civil de São Paulo está exagerando por motivação política" e considerou que a ação "aproveitou o calendário político", citando que em fevereiro o Congresso volta do recesso e recomeçam os trabalhos da CPI que vai investigar denúncias de irregularidades em convênios entre a União e entidades ligadas ao MST. Segundo o líder do MST, a área foi ocupada para denunciar "que a Cutrale é invasora de uma terra pública que tem escritura em nome da União".


Fonte:Ag.Estado
Foto:google

Eleições 2010: Co-Presidente da Natura será vice na chapa do PV, diz Marina Silva

A senadora Marina Silva (PV-AC) confirmou nesta quinta-feira o empresário Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da Natura, como provável candidato à vice de sua chapa para a Presidência da República.
"Há o desejo de ambas as partes, do PV e de grande parte do empresariado brasileiro", disse em entrevista coletiva em Porto Alegre. Marina está na cidade para atividades do Fórum Social Mundial.
Leal disse que a confirmação da chapa passará por um processo de amadurecimento, como a composição de outras candidaturas, que, assim como a de Marina, ainda não anunciaram formalmente os vices.
"Quando me filiei foi um gesto político. Tinha o significado de que estou a serviço do movimento que a Marina está promovendo. Os desejos, as disponibilidades políticas estão colocadas, precisam ser amadurecidas", afirmou o empresário.
Segundo Marina, Leal é um empresário que discutia e se preocupava com a sustentabilidade "quando o tema ainda não era moda".
A senadora e pré-candidata à Presidência da República minimizou o anúncio do PSOL de que não apoiará oficialmente sua candidatura e reafirmou que, apesar da ausência de aliança, vai apoiar a candidatura de Heloísa Helena para o Senado por Alagoas.
Marina também evitou polemizar sobre o apoio que o candidato do PV à Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2008, deputado Fernando Gabeira, recebeu do PSDB e do DEM. "São questões regionais."
A senadora afirmou que como todos os pré-candidatos ainda não definiu uma plataforma de governo, mas que suas propostas deverão reconhecer e manter avanços das duas gestões anteriores, a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em relação às críticas sobre a pouca experiência como gestora, Marina lembrou os mais de cinco anos à frente do Ministério do Meio Ambiente e disse que o debate não pode ser reduzido a esse aspecto.
"Governar um país vai além da gestão. Se bastasse um técnico, com certeza o Lula nunca teria sido presidente, porque ele não tinha experiência de gestão", disse.
Filiação
Guilherme Leal se filiou ao PV em 30 de setembro passado, durante um evento em São Paulo. Desde então, o empresário é cotado para ser o candidato a vice de Marina Silva.
Na época, Leal rejeitou comparações com o vice-presidente José Alencar, que também é empresário, e negou ter um projeto político. Porém, ele não descartou a possibilidade de sair candidato.
"Estou a serviço de um projeto para o país sob a liderança de Marina Silva. Quem assina uma ficha antes de 3 de outubro se coloca à disposição de um projeto político", afirmou Leal no dia de sua filiação.
Fonte:Ag.Brasil
Ag.Folha

Educação: MEC divulga resultado do ENEM 2009


O Ministério da Educação divulgou o resultado do Enem 2009, para o candidato ter acesso ao resultado pode acessar, o site www.sistemasenem2.inep.gov.br/enem2009.
Com a nota em mãos, a partir de sexta-feira os estudantes poderão se candidatar a uma vaga nas universidades federais que aderiram ao Enem. Isso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada, cuja regulamentação foi publicada na edição dessa quarta-feira do Diário Oficial da União.
É possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem através do CPF do candidato e a senha contida no cartão de confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou com o número de inscrição para o exame, com a senha.
Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema, informando CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. No sistema, também é possível resgatar o número de inscrição. Não são permitidas alterações nos dados cadastrais.
Os candidatos recebem quatro médias diferentes, uma para cada área avaliada no exame, calculadas na metodologia da teoria de resposta ao item (TRI). Também está disponível a média na redação.
Os participantes que realizaram o exame em janeiro também poderão acessar suas notas a partir desta quinta-feira. As médias agregadas do Brasil, estados e escolas serão divulgadas posteriormente, segundo o ministério.
O Enem 2009 foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro e avaliou quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, mais a redação.
Cerca de 40 universidades federais aderiram à proposta de substituir o vestibular tradicional por um novo modelo de seleção por meio do Enem. Algumas substituíram totalmente seus processo seletivos pelo exame, outras vão usar a nota como integrante do vestibular.

Confira a lista das Universidades Federais que vão utilizar a nota do Enem em seus vestibulares.

Região Norte- Universidade Federal do Amazonas (Ufam): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas. O exame também será utilizado para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Acre (Ufac): Utilizará o Enem a partir de 2009 para preencher as vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Tocantins(UFT): Utilizará o exame como fase única para preencher 25% das vagas, além das remanescentes.
- Universidade Federal de Rondônia (Unir): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 10% das vagas.
Região Nordeste- Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
- Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.
- Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido(Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Alagoas (Ufal): Em 2009 vai usar o novo Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame vai substituir o vestibular.
Região Centro-Oeste- Universidade Federal de Goiás (UFG): Utilizará 40% da nota do Enem na primeira fase do vestibular. O exame também será usado para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): Utilizará o Enem para seleção em fase única e para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame será utilizado como fase única para preencher um percentual específico das vagas, ainda a ser definido.
Região Sudeste- Universidade Federal do ABC (UFABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Viçosa (UFV): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
- Universidade Federal Fluminense (UFF): O Enem será utilizado para compor 50% da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(UFRRJ): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.
- Universidade Federal de Alfenas (Unifal): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Itajubá (Unifei): Adota o Enem como primeira fase.
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.
- Universidade Federal de Lavras (UFLA): O Enem será utilizado como fase única.
- Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop): Já em 2009 vai adotar o Enem como primeira fase do vestibular.
- Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): De 10% a 25% das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Adota o Enem como primeira fase.
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): Vai utilizar o Enem para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais e para preencher vagas remanescentes primeira fase do vestibular.
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU): O Enem substituirá a primeira fase do vestibular.
Região Sul- Universidade Federal do Rio Grande (Furg): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.
- Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): A nota do Enem poderá ser considerada no resultado do vestibular. O aluno decidirá se o desempenho no Enem deve ser levado em conta ou não.
Fonte:Redação Terra
Colaborou com esta notícia o internauta Guilherme Vieira, de Piumhi (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

Brasil: Presidente Lula tem alta após crise hipertensiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta e deixou o Hospital Português, no Recife, por volta das 5h55 (6h55 no horário de Brasília) após ter sido internado por causa de uma crise hipertensiva. Segundo assessores, Lula desembarca em São Paulo nesta manhã e segue para São Bernardo do Campo, onde vai descansar por alguns dias.
Lula passou a noite descansando no hospital após receber tratamento para estabilizar a pressão, que estava em 18 por 12 quando os médicos diagnosticaram a crise. O presidente passou mal durante um jantar na noite dessa quarta e recebeu o diagnóstico dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) quando se preparava para embarcar rumo à Zurique. Lula não comparecerá ao Fórum Econômico Global de Davos, onde receberia o prêmio de Estadista Global, e será substituído pelo presidente do Banco Central Henrique Meirelles.
De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente passou o dia indisposto e cansado na capital pernambucana. As avaliações preliminares da equipe do médico Cléber Ferreira, que acompanha o presidente, já haviam registrado uma alteração de pressão, e Lula teve de passar por uma bateria de exames.
No hospital, o presidente se submeteu a exames de eletrocardiograma, raio X do tórax, tomografia do tórax, ecocardiograma e exames de sangue. Ao descartar um quadro clínico grave, a equipe médica recomendou diurético a Lula, que passou a noite internado.
O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, irá ao Fórum Econômico Global de Davos em seu lugar. Lula participou de uma cerimônia em memória às vítimas do Holocausto em Recife, na noite dessa quarta, e deveria chegar em Zurique às 12h30 desta quinta.
A ministra da Casa Civil Dilma Rousseff passou a noite no hospital, ao lado do ministro da Comunicação Social Franklin Martins e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
fonte:Redação Terra
foto:Ricardo Stuckert/divulgação

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Comentário no Blog Politica & Cidadania do jornalista Paixão Barbosa no jornal atarde -SSa


O PT e a chapa carlista
Biaggio Talento
01.09.10
Continua vivo o desejo de setores petistas, de compor a chapa majoritária de reeleição do governador Jaques Wagner (PT) com dois nomes oriundos do carlismo como candidatos a senador, o conselheiro Otto Alencar (que deve deixar o Tribunal de Contas dos Municípios nos próximos dias para se filiar ao PP) e o senador César Borges (PR), ex-governador e muito chegado ao falecido senador Antonio Carlos Magalhães.
Como mostrou matéria da repórter Lília de Souza, publicada na edição desse sábado de A TARDE, pragmaticamente seria um “xeque-mate” nos adversários do governador, entendem seus colaboradores adeptos da política de ampliação de alianças partidárias.
Isso, analisam essas fontes, deixaria sem muitas opções de compor suas chapas majoritárias o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB). Wagner, assim, enfraqueceria seus adversários. O problema ai é saber como o eleitorado que votou maciçamente em Wagner em 2006 contra o grupo carlista, vai encarar essa guinada do governador em direção às forças que ele derrotou de forma acachapante.


· Maurício Disse:
·
· Jorge Luiz,
· Esqueça isso de mudança, são todos iguais só muda o partido. O PT mostrou sua cara logo que assumiu o governo, despreparado e muito incompetente e o pior de tudo cercado de gananciosos por dinheiro.Votei em Wagner como funcionário Público do estado da Bahia acreditando na mudança e o que vejo é um grande retrocesso, um governo que me enganou e enganou a todo o funcionalismo e porque não dizer também o povo baiano, minha instituição está destroçada com as ações absurdas de Wagner e sua equipe.Mais a vida é assim mesmo, acreditamos que é póssivel mudar e que vai melhorar mais nada mudou e agora para finalizar com chave de ouro Wagner que trazer para seu lado seus adversários políticos, ou seja esqueçeu todo seu passado e quer ganhar de qualquer jeito, mesmo que tenha que fazer aliança com o diabo, pois o importante é o poder.Sinto muito Wagner concerteza você já perdeu meu voto e de minha família.
Jorge Luiz -Irecê disse:
9 de janeiro de 2010 às 11:09
Entendemos que a maturidade politica que respiramos hoje na Bahia e no restante do país é grande e isso é bom para a democracia, pois não há mais espaço para o radicalismo desenfreado.Agora não tem como não ficar triste quando se ler notícias como essa.Povo da Bahia, passamos décadas combatendo,vivenciando as mazelas da concentração do poder , vendo a perseguição a funcionários públicos ,mostrando insatisfação com o poder denominado “Carlismo” e onde estava o atual Senador Cesar Borges e também Otto Alencar? Ambos que já foram governador e aqui na região de Irecê, temos sofrido dificuldades ao longo de anos por falta de investimento e determinação politica e atenção a nossa gente, e o governador Wagner querer compor chapa com essa gente, em detrimento de politico da nobreza de um Walter Pinheiro, de uma Lídice da Mata, que tem excelentes condições de representar nossa Bahia com qualidade e respeito no Senado da República. Enfim, vou torcer que o governador reflita muito bem, pois as futuras gerações não podem ter uma Bahia somente para os mais privilegiados, se não vai ter que mudar o slogan do governo Wagner “Bahia, para compor com todos nós”.

Violência: SSP afasta policial que matou a esposa


O secretário de Segurança Pública César Nunes (foto)decretou o afastamento do policial civil Evaristo Santana Filho, que assassinou a esposa a tiros no domingo (25). Na determinação, que será publicada no Diário Oficial de quinta-feira (28), o oficial da Coordenação de Operações Especiais (COE) deverá cumprir suspensão de 60 dias, além de devolver as armas de fogo da Polícia que estão sob sua posse. Também será iniciado um processo administrativo para apurar o assassinato. Informações dão conta que Evaristo não foi aprovado no psicoteste da Polícia Civil.
Fonte e Foto:Bn

Economia: Ex-Sócio da Casas Bahia pode virar concorrente

O empresário Saul Klein, que deixou a sociedade da Casas Bahia em agosto, pode voltar ao varejo de eletroeletrônicos e móveis ainda neste ano. O investidor, que recebeu cerca de R$ 4 bilhões pela sua fatia na venda da rede para o grupo Pão de Açúcar, já afirma que pretende se juntar a empresas menores do setor, como Insinuante e Ricardo Eletro. A meta é construir um grupo com capacidade de incomodar a nova varejista de eletroeletrônicos resultante da união entre Casas Bahia e Pão de Açúcar.

fonte:Livia Cortizo/BN
Foto:BN

Brasil: Filha de Lula defende o filme "Lula, o filho do Brasil" em carta ao "The New York Times"



Em carta ao jornal “The New York Times”, Lurian Cordeiro da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu o fato de o filme “Lula, o filho do Brasil” não ter abordado o relacionamento entre seus pais e seu nascimento.
Em artigo publicado no dia 11 de janeiro, o jornal afirmou que o filme falha ao não mencionar que Lula "abandonou sua namorada, Miriam Cordeiro, grávida de seis meses” e relata que a produtora do filme, Paula Barreto, disse que não incluiu o episódio no longa porque a família de Miriam Cordeiro teria ameaçado ingressar com uma ação na Justiça.
Na carta endereçada ao jornal, a filha do presidente diz que sua mãe não foi “abandonada”. O G1 confirmou a autoria da carta com a chefia de gabinete de Lurian na secretaria de Ação Social de São José (SC), órgão que ela dirige desde janeiro do ano passado.
“Apesar do fim do relacionamento com meu pai, ele pagou todas as despesas médicas, incluindo pré-natal e o parto. Ele me registrou no mesmo dia em que nasci. Isso não se encaixa no perfil de alguém que abandona mulheres grávidas”, disse Lurian, na carta.
Ela também argumenta que nenhum dos outros filhos de Lula aparece no filme. “Por que eu seria? Se o filme é sobre a trajetória de um imigrante pobre que se torna líder sindical, onde eu e meus irmãos nos encaixamos?”, questiona.
A filha de Lula encerra dizendo que adorou o filme e que o longa "só fortaleceu minha admiração por esse homem, que não é somente meu pai, mas um líder mundial, simbolizando o ‘homem comum’. Concordo com o presidente Obama: Lula é o cara!”
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação

Salvador: Policial é baleado em tentativa de assalto no CAB

No início da tarde desta quarta-feira (27), o policial militar Carlos Torres dos Santos foi baleado em uma tentativa de assalto ao Banco do Brasil do Centro Administrativo da Bahia (CAB). De acordo com policiais da 11º Delegacia (Tancredo Neves), ele foi encaminhado ao Hospital Roberto Santos.
O policial é lotado na 48ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), em Sussuarana. Segundo colegas do PM, oito homens tentaram assaltar o banco, mas foram impedidos pelo soldado. Houve troca de tiros, um dos disparos atingiu um assaltante e Carlos Torres foi baleado na região do abdômen. Os assaltantes conseguiram fugir em dois carros. Um dos veículos foi abandonado pelos bandidos e encontrado na Avenida Luis Eduardo Magalhães.
Fonte:CorreiodaBahia

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Educação: INEP deve divulgar resultado do ENEM dia 28.01



Brasília - Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes previstos para fevereiro, devem ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta quinta-feira (28). As provas foram realizados nos dias 5 e 6 de dezembro por cerca de 4 milhões de estudantes.
De posse da nota, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades federais que aderiram ao Enem em substituição aos seus vestibulares. A escolha será feita pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que deve entrar no ar após a divulgação das notas do Enem.
Cerca de 40 universidades federais aderiram à proposta de substituir o vestibular tradicional por um novo modelo de seleção por meio do Enem. Algumas substituíram totalmente seus processo seletivos pelo exame, outras vão usar a nota como integrante do vestibular.
Fonte:Amanda Cieglins/ag. Brasil

EDUCAÇÃO: UNEB divulga lista de aprovados processo seletivo 2010

A Universidade do Estado da Bahia-UNEB divulgou lista dos candidatos aprovados no processo seletivo 2010, presencial e à distância. Para acessar basta clicar http://www.uneb.br/, onde encontrará também datas de matrícula. Parabéns a todos os aprovados, especialmente aos futuros alunos do nosso Campus XVI-Irecê, em Pedagogia e Letras.
Foto:Sede Campus XVI-Irecê/Rodrigo Santos

Forum Mundial Social: Criador defende papel secundário para ONGs

Porto Alegre - O sociólogo Emir Sader, professor aposentado da USP e um dos idealizadores do Fórum Social Mundial, expôs uma divisão entre os movimentos sociais e as organizações não-governamentais (ONGs). Ele conversou com jornalistas após participar de uma das mesas de discussões na manhã desta terça-feira, 26, em Porto Alegre.
"A particularidade do Fórum é ter movimentos sociais. As ONGs têm papel secundário, que é de ajudar os movimentos sociais a se organizar. Tem que abrir caminho. Mas não. O comitê organizador do FSM, essas pessoas que estão aí desde o início, são de oito organizações, e seis são ONGs! É tão sem representatividade que tem uma lá que é Abong, Associação Brasileira de ONGs. Usurpam o espaço dos movimentos. No início do FSM foi importante porque não havia espaço para os movimentos sociais. Mas agora eu acho que eles deveriam se retirar do primeiro plano e ajudar os movimentos sociais a protagonizarem", afirmou.
Sader disse apreciar a atitude de solidariedade das ONGs, mas criticou a limitação delas ao intercâmbio: "Então acabou o evento e vamos todos pra casa, enriquecidos ou não. Mas a realidade está pedindo outras propostas. Nós podemos estabelecer propostas consensuais, como a regulamentação do capital financeiro, a água como bem público. A vida das ONGs não está ruim, tem financiamento. Mas quantas pessoas as ONGs levam na marcha?", questiona.
Para ele, essa postura das ONGs acaba limitando a ação do Fórum. "Agora o Fórum tem de mostrar alternativas", afirma.
"A denúncia vale, mas é para mostrar um diagnóstico. A denúncia da crise não foi acompanhada no FSM de Belém por alternativas, quem esteve lá não saiu armado. não quero que tenha uma, quero que tenham várias alternativas. Inclusive há uma coisa catastrofista: o neoliberalismo acabou. Não é verdade. A crise é oportunidade, mas oportunidade pra eles também. Estamos dando tempo e espaço pra eles se recomporem. Então eu acho que pra ser coerente com esse diagnóstico, que se revelou correto, o Fórum não deve ser apenas diagnóstico e intercâmbio. O fórum tem que ter alternativa. Qual é o Estado que queremos?"
O sociólogo cita a Bolívia como exemplo de "outro mundo possível". "Isso o FSM não toma conhecimento. Se não for o que está acontecendo na Bolívia, eu não sei que outro mundo é possível".
Sader criticou também que o Fórum ainda não tenha criado um canal de comunicação mais eficiente. "Nós não temos uma cadeia de televisão! Pela internet, que seja."
Governo Lula
"Eu preferia que Lula não fosse a Davos", diz Sader. Mas ele vem ao Fórum como o primeiro presidente que está levando a cabo uma política externa independente, um presidente que pela primeira vez reduziu a desigualdade no Brasil. O FHC esteve oito anos lá, com toda a imprensa a favor dele, o queridinho da mídia... Quebrou o País três vezes e tinha uma política externa subalterna aos EUA. O governo Lula em tudo é melhor. Por isso que a oposição não gosta da comparação. Não gostam do filme Lula, façam um filme do FHC..."
Ele classificou ainda como "simplistas" algumas afirmações sobre a preservação do meio ambiente. "Isto deveria estar no centro do Fórum: um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade ecológica e social. O governo Lula não é nenhuma maravilha, mas diminui a desigualdade social. A discussão das políticas sociais deveria estar no centro do debate".

Fonte:Jair Stangler/Estadão
Foto: Marcos de Paula/AE