• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 19 de novembro de 2011

Rio: Filho de Carlinhos de Jesus é assassinado em Realengo

O corpo do músico Carlos Eduardo Mendes de Jesus, o Dudu, 32 - filho do coreógrafo Carlinhos de Jesus será enterrado às 10h deste domingo, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio, segundo informações da assessora de imprensa do artista.
                                                              Reprodução/Twitter
O filho do coreógrafo Carlinhos de Jesus, o músico Dudu, 32, foi assassinado com oito tiros no Rio de Janeiro
   o músico Dudu, 32, foi assassinado com oito tiros no Rio de Janeiro

Dudu foi assassinado com oito tiros na madrugada deste sábado, quando deixava o bar Boteco Carioca, na avenida Marechal Fontenele, em Realengo, zona oeste da cidade.
O músico chegou a ser levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos. A assessoria de Carlinhos de Jesus disse que o dançarino está muito abalado e, por isso, não dará entrevistas hoje. Ela afirma que Dudu deixa um filho de 8 anos.
Segundo policiais do 14º Batalhão de Bangu, dois homens numa moto efetuaram os disparos contra a vítima, por volta das 3h45. Em seguida, eles fugiram. Até as 12h, a polícia ainda não tinha informações sobre o paradeiro dos suspeitos.
A Polícia Militar informou ainda que Dudu foi socorrido por uma testemunha. Policiais da Divisão de Homicídios da Barra da Tijuca (zona oeste) investigam o caso.
O coreógrafo postou uma mensagem sobre a morte do filho na manhã deste sábado no Facebook. "Dor! Insuportável perder quem amamos! Perco meu filho brutalmente. Estou em Caxias do Sul tentando voltar o quanto antes", disse. Informações de Diana Brito para a folhaonline.

Irecê: DIREC-21 tem nova coordenadora da Educação Básica


Mapa da microregião de Irecê imagem:reprodução/google


O Diário Oficial do Estado de hoje(19) trouxe a nomeação da nova Coordenadora da Educação Básica da DIREC-21 que abrange 28 municipios com sede na cidade de Irecê, que tem como Diretora a Profa. Maria da Conceição Correa. Assumirá o cargo a Profa. Helena Graça Barreto Oliveira. Confira o decreto abaixo.

DECRETOS SIMPLES

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, resolve:


nomear HELENA GRAÇA BARRETO OLIVEIRA para o cargo de Coordenador de Desenvolvimento da Educação Básica, símbolo DAS-3, da Diretoria Regional de Educação de Irecê - DIREC 21, da Secretaria da Educação


PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 18 de novembro de 2011.



JAQUES WAGNER

Governador



Fonte:DOE






Salvador: Miséria é a principal herança da escravidão, diz a Presidente Dilma


Presidente Dilma em Salvadpor-19/11/11-Foto:Lucio Távora/ag.atarde/reprodução
A presidente da República Dilma Rousseff definiu a “invisibilidade da pobreza e a miséria” como a herança mais marcante da escravidão, ao fazer o discurso de encerramento do Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes (África XXI) no início da tarde desse sábado, (19).
Segundo ela, atrelada a essa herança, veio a visão das “elites” de que o País poderia crescer “sem distribuir renda e incluir”. Nesse sentido, lembrou os programas inclusivos iniciados com a gestão do ex-presidente Lula e seu lema de que “pais rico é país sem pobreza”.
Conforme Dilma, os afrodescendentes são os que mais sofrem com o desemprego, a violência e a extrema pobreza. Por essa razão, discursou, “reverter esse quadro é o objetivo da Carta de Salvador”, disse, defendendo as políticas públicas de promoção e igualdade social.
Ela destacou ainda que as políticas dos países latinoamericanos de estabelecer seus próprios mercados tem ajudado a América Latina a enfrentar a crise econômica internacional e permitir assim, o desenvolvimento de políticas públicas sociais.

Por outro lado, manifestou-se preocupada com os rumos da crise. Para ela “o risco de instabilidade pode agravar as desigualdades sociais em todo o mundo”. Ela lamentou que a recessão tenha sido imposta como receita para a crise na Europa. Sabemos que esse processo não dá certo, provoca desemprego, perda de ganhos sociais e não resolve o problema”, disse, receitando “expansão do consumo e inclusão social” para o enfrentamento do problema.
Lembrou que recorrer ao FMI não é um bom negócio, assinalando que o Brasil só conseguiu melhorar a economia após pagar sua dívida com o Fundo. Focando na proposta de maior participação do gênero feminino nos governos, Dilma disse que a valorização das mulheres em todos os campos é urgente.

Chefe de estados e representantes de 14 países participaram do evento. Um deles, o presidente do Uruguai, José Mujica, não só apoiou os termos da Carta de Salvador como defendeu a proposta de que todos os homens e mulheres de origem africana recebam educação de qualidade.
Mujica concorda que somente a educação é o caminho da igualdade social. “A negritude não quer esmolas, mas oportunidades e direitos iguais”, disse. Informações de Biaggio Talento da agência atarde.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Concurso: Ministério da Saúde convoca 533 aprovados para o programa saúde Indigena



foto:reprodução/google
O Ministério da Saúde convocou nesta quinta-feira (17) 533 profissionais de nível superior e médio aprovados no processo seletivo simplificado, realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em 2010. A contratação é imediata e as vagas são para atividades administrativas. Os profissionais vão recompor a força de trabalho na área de gestão nos 34 Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (Dsei) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O chamamento integra o projeto de Reestruturação e Qualificação da Atenção à Saúde Indígena no país.
Entre os 533 postos de trabalho, 171 são para atividades administrativas de nível  superior e 362 para nível médio. Entre os profissionais convocados, por meio de edital, estão: contadores, administradores, economistas, técnicos em contabilidade e pessoal para apoio administrativo. “Esses profissionais são um reforço à Sesai e aos DSEIs, na perspectiva da estruturação dos distritos como unidades gestoras autônomas, capazes de fazerem compras e licitações, por exemplo,”, explicou o secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza.
De acordo com o Edital nº 21/SE/MS, publicado no Diário Oficial da União de 17 de novembro, os 533 serão convocados por meio de telegrama, que será enviado para o endereço indicado no formulário de inscrição. Se o candidato não se pronunciar no prazo de dez dias úteis, contados a partir do recebimento da correspondência, será excluído do processo seletivo. Neste caso, será convocado o candidato com classificação subsequente. Conforme o edital, os profissionais deverão comparecer ao endereço do DSEI para a qual concorreram a uma vaga, no horário das 9 às 17 horas, portando a documentação necessária para a efetivação da contratação.
CONCURSO – No total, foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a contratação de 269 vagas para profissionais de saúde de nível superior (já convocados e contratados pelo Ministério da Saúde em 05 de maio de 2011) e 533 para atividades administrativas de nível superior e médio convocados nesta quinta-feira (17), que devem ser preenchidas por completo, respeitando os trâmites legais.  

Fonte:site do ministério da saúde

Brasil: Antonio Banderas e Salma Hayek estão no Rio para divulgar filme

Antonio Banderas e Salma Hayek foram vistos na noite da última quinta-feira (17) desembarcando no Galeão, o aeroporto internacional do Rio de Janeiro.
A dupla de atores veio ao Brasil para promover a animação O Gato de Botas, da Dreamworks e que entra em cartaz no dia 9 de dezembro.
Foto:Gabriel Reis e Deilson Silva/ag.News
O filme conta as aventuras solo do Gato de Botas originado de Sherek 2. Banderas dubla o personagem principal, já Salma faz a voz da gata Kitty Softpaws. Informações do portal terra.

Educação: ENADE reprova 46 instituições de Ensino Superior na Bahia



Imagem:reprodução/google
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) reprovou 46 instituições de ensino superior na Bahia, segundo resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União. O IGC leva em consideração a nota dos alunos no Enade, além de outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente. As notas vão de 1 a 5, sendo consideradas as médias 1 e 2 como insatisfatórias.
Outras 45 instituições na Bahia alcançaram o resultado considerado satisfatório. Duas foram avaliadas como boas – a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) – enquanto outras 17 instituições ficaram sem classificação, por ainda não terem formado alunos ou por não oferecer cursos nas áreas de saúde e ciências agrárias, que foram as áreas escolhidas para avaliação este ano.
Para Nadja Vieira, presidente da Associação Baiana das Mantenedoras do Ensino Superior (Abames), a maioria das pessoas ainda vê as instituições particulares de ensino como elas eram há mais de dez anos, quando iniciou-se um acelerado processo de expansão. Esta ideia é, nas palavras da professora “preconceituosa e prejudicial”. Segundo ela, as universidades, centros universitários e faculdades particulares baianas estão dispostas a mostrar para a sociedade que o segmento está hoje em outro patamar: o do profissionalismo.

Questionada sobre a avaliação do IGC, Nadja Vieira enfatiza que é preciso conhecer o que o índice representa, para que não haja uma avaliação precipitada a respeito da qualidade da instituição ou de um curso. “Não há uma avaliação do processo educacional. É um índice. Um e dois não quer dizer que não haja qualidade, é uma advertência, uma chamada de atenção aos avaliadores. In loco é que eles irão verificar a real situação. Não se deve tomar o IGC como um conceito institucional”, enfatiza.

Confira as Instituições de Ensino Superior reprovadas na Bahia:
- ÁREA1 - FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ILHÉUS
- CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA
- ESCOLA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA
- ESCOLA DE NEGÓCIOS DO ESTADO DA BAHIA - ENEB
- FACULDADE ADVENTISTA DE FISIOTERAPIA
- FACULDADE CASTRO ALVES
- FACULDADE CATÓLICA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA BAHIA
- FACULDADE CIDADE DO SALVADOR
- FACULDADE DE ARTES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
- FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALBERT EINSTEIN
- FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS
- FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
- FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PIEMONTE DA CHAPADA
- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA
- FACULDADE DELTA
- FACULDADE DO DESCOBRIMENTO
- FACULDADE DO SUL
- FACULDADE DO SUL DA BAHIA
- FACULDADE DOM PEDRO II
- FACULDADE EVANGÉLICA DE SALVADOR
- FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
- FACULDADE INTEGRADA EUCLIDES FERNANDES
- FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI
- FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA
- FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS
- FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
- FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS
- FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS
- FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
- FACULDADE SANTO AGOSTINHO
- FACULDADE SANTO ANTONIO
- FACULDADE SÃO CAMILO
- FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO
- FACULDADE SÃO SALVADOR
- FACULDADE SÃO TOMAZ DE AQUINO
- FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
- FACULDADE VASCO DA GAMA
- FACULDADE ZACARIAS DE GÓES
- FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA
- INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR
- INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS
- INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE SALVADOR
- INSTITUTO SALVADOR DE ENSINO E CULTURA
- INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DA BAHIA
Fonte:Redação de atarde e agência Brasil

Judiciário: OAB vai lançar selo para divulgação de instituições de ensino com índices satisfatórios

Presidente da OAB foto-ABr/reprodução
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, anunciou que a entidade lançará na próxima quarta (23), às 11h, o Selo OAB. A publicação trará os nomes das instituições de ensino que apresentam índices satisfatórios de qualidade no ensino em Direito, a partir do cruzamento dos dados do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgado no semestre passado, e os últimos resultados obtidos nas mais recentes edições do Exame de Ordem Unificado.Informações do site de ClaudioHumberto.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Educação: Bahia é o Estado com maior população de analfabetos, diz IBGE

A Bahia é o estado brasileiro que possui a maior população de analfabetos em números absolutos, de acordo com os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados, nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, são 1,729.297 milhões de cidadãos, com idade superior a 15 anos, que não sabem ler nem escrever, o que equivale a quase 16,6% da população baiana. Ao considerar todo o Brasil, onde os índices chegaram a 9,6% da população. Quando o critério observado é a etnia, os piores números da alfabetização no estado estão com os negros (17,8%), seguidos dos pardos (17,1%) e dos indígenas (18,9%). A população branca e a população amarela apresentam os menores índices, com 14,3% e 15% respectivamente. Se fosse considerada somente a proporção entre o total da população e a quantidade de analfabetos, a Bahia ocuparia a nona colocação. A liderança nacional pertenceria, nesse caso, a Alagoas, onde 24,3% da população é analfabeta. Informações do BN.
                                                                        Foto:reprodução

Brasil: Lula se antecipa ao tratamento contra o câncer, corta o cabelo e barba

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cortou o cabelo e a barba, nesta quarta-feira, 16, mantendo apenas o bigode, alterando uma imagem de décadas. A ex-primeira-dama Marisa Letícia foi quem raspou a barba e o cabelo de Lula, que se submete a sessões de quimioterapia em um tratamento contra um câncer na laringe.
Em nota, o Instituto Lula informa que o ex-presidente se antecipou à queda de cabelo decorrente do tratamento. A equipe médica do petista previa que, a partir desta semana, ele começaria a perder tanto a barba como o cabelo.
O ex-presidente permaneceu hoje em seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), onde foi submetido a um exame de sangue pela manhã. Na próxima semana, o ex-presidente realizará a segunda sessão de quimioterapia no combate contra o câncer.
Foto: Instituto Lula
Diagnosticado com um câncer no dia 29 de outubro, em exame realizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula iniciou o tratamento quimioterápico dois dias depois. Informações da agência Estado e redação de atardeonline.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Concursos: Inscrições para o TSE começa dia 30/11

Foto:reprodução


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou nesta segunda-feira (14), o edital de abertura do concurso público para o provimento de pessoal para o órgão. Os cargos oferecidos são de Técnico Judiciário (nível médio), com salário de R$ 4.052,96 e Analista Judiciário (bacharel ou licenciatura plena), com salário de R$ 6.611,39. As vagas ofertadas são para diversas áreas de formação.

As inscrições começam no próximo dia 30 e terminam no dia 5 de dezembro e podem ser feitas pelo site da http://www.consulplan.com/ responsável pela elaboração do concurso. As taxas de inscrição são de R$ 72 para analista e R$55 para técninco. A data de aplicação da prova, provavelmente, acontecerá no dia 12 de fevereiro do próximo ano, e acontecerão em dois turnos, permitindo que os candidatos de nível superior participem dos dois processos seletivos. Os cargos são para cadastro de reserva para suprir oportunidades disponíveis ou criadas após homologação do concurso. Informações da coluna BN Justiça do Bahianotícias.

Rio de Janeiro: Policia já apreendeu 69 fuzis na Rocinha

Foto:reprodução

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro informou na tarde desta terça-feira que as polícias Civil e Militar apreenderam 69 fuzis nas comunidades Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, ocupadas desde a madrugada de domingo.

Hoje, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreendeu uma metralhadora .30, cinco fuzis .30, cinco fuzis AK-47, dois fuzis FAL, dois fuzis FAP, um fuzil Parafal, um fuzil M-16, duas espingardas calibre 12, duas pistolas 9 mm, nove granadas e 123 carregadores para fuzil.

Na segunda-feira, policiais precisaram pedir apoio à Secretaria Municipal de Obras para que operários com britadeiras rompessem uma camada de concreto de uma cisterna onde foi encontrado um arsenal, com granadas, fuzis, pistolas e munição.

Nem e a tomada da Rocinha

O chefe do tráfico da favela da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, foi preso pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar no início da madrugada de 10 de novembro. Um dos líderes mais importantes da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), ele estava escondido no porta-malas de um carro parado em uma blitz por estar com a suspensão baixa, em uma das saídas da maior favela da América Latina -, que havia sido cercada por policiais na noite do dia 8 de novembro.

Desde o dia anterior, a polícia já investigava denúncias de um possível plano para retirar o traficante da Rocinha. Além de Nem, três homens estavam no carro. Um se identificou como cônsul do Congo, o outro como funcionário do cônsul, e um terceiro como advogado - a embaixada da República do Congo, entretanto, informou não ter consulados no Rio. Os PMs pediram para revistar o carro, mas o trio se negou, alegando imunidade diplomática. Os agentes decidiram, então, escoltar o veículo até a sede da Polícia Federal. No caminho, porém, os ocupantes pediram para parar o carro e ofereceram R$ 1 milhão para serem liberados. Neste momento, os PMs abriram o porta-malas e encontraram Nem, que se escondia com R$ 59,9 mil e 50,5 mil euros em dinheiro.

Nem estava no comando do tráfico da Rocinha e do Vidigal, em São Conrado, junto de João Rafael da Silva, o Joca, desde outubro de 2005, quando substituiu o traficante Bem-te-vi, que foi morto. Com 35 anos, dez de crime e cinco como o chefe das bocas de fumo mais rentáveis da cidade, ele tinha nove mandados de prisão por tráfico de drogas, homicídio e lavagem de dinheiro. Nem possuía um arsenal de pelo menos 150 fuzis, adquiridos por meio da venda de maconha, cocaína e ecstasy, sendo a última a única droga consumida por ele. Com isso, movimentaria cerca de R$ 3 milhões por mês, graças à existência de refinarias de cocaína dentro da favela.

O fim do domínio de Nem na Rocinha foi o último obstáculo à entrada das forças de segurança na favela para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Na madrugada do dia 13 de novembro, agentes das polícias Civil, Militar e Federal, além de homens das Forças Armadas, iniciaram a ocupação do local escoltados por um forte aparato. No entanto, os traficantes já haviam deixado a comunidade, e a operação foi concluída sem qualquer confronto.

Disque-Denúncia

Apenas nos dois primeiros dias da Operação Choque de Paz, entre domingo e ontem, o Disque-Denúncia recebeu 308 ligações relacionadas às comunidades da Rocinha e do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro. Nas três semanas anteriores, a média de ligações diárias durante um domingo ou segunda-feira sobre as comunidades era de apenas quatro.

Somando-se os primeiros 14 dias de novembro, o Disque-Denúncia recebeu 673 denúncias relacionadas às duas localidades - 30 vezes mais do que no mesmo período em 2010, quando foram recebidas apenas 22.



Fonte:Revistaistoéonline.

UFC: Junior 'Cigano' chega quinta-feira e vai ser recebido com festa em Salvador

Junior "cigano" foto:Reprodução

Campeão dos pesos pesados do UFC, o catarinense radicado em Salvador Júnior ‘Cigano’ dos Santos já tem um novo desafio na carreira. Mas esse não vai colocar seu cinturão em jogo. Dez dias antes da luta em que nocauteou o americano de origem mexicana Cain Velásquez, na madrugada do último domingo, o lutador torceu o joelho durante um treino de jiu-jitsu e teve uma lesão no menisco, uma cartilagem do joelho.

Cigano voltou a sentir a lesão no aquecimento para o combate, mas mesmo assim entrou no octógono. "Disse a ele que eu já tinha lutado com uma lesão e vencido e ele ia fazer o mesmo. Ele é um campeão da vida", revela o treinador Luiz Dórea, que desembarcou ontem em Salvador. Cigano deve chegar nesta quinta, passará por uma avaliação médica e, provavelmente, por uma artroscopia, uma cirurgia simples e de rápida recuperação.

Antes, porém, vai ter festa para o campeão. "Já consegui um carro do Corpo de Bombeiros para ele desfilar e estamos tentando um trio elétrico", contou Dórea. Já Vilsana Piccoli, esposa de Cigano, não pensa em nada especial para o marido. "Depois de tudo isso, ele só vai querer cair duro na cama", diverte-se. Para o treinador, a determinação e o boxe do pupilo foram fundamentais para a conquista do cinturão. "Ele estava muito focado e com muita garra. Se estava 90% fisicamente por causa da lesão, estava 100% mentalmente".

Dórea também enalteceu a estratégia de luta planejada pela comissão técnica. Para ele, Velásquez prefeiriu a luta de pé, o que favorecia o brasileiro. "Quanto mais ele viesse pra trocação, maior seria a chance de Júnior. Cigano é um artista do nocaute. Tudo que traçamos aconteceu.", contou. Depois, foi só alegria. A ficha ainda demorou a cair. "É um momento que a gente não consegue explicar em palavras. Passa um filme, lembro da evolução técnica dele... Nós baianos sabíamos da capacidade dele. Agora o mundo também sabe", afirma Dórea.

Dentro do octógono, o próximo desafio de Cigano será contra o vencedor da luta entre Brock Lesnar e Alistar Overeem, que será no fim de dezembro. Informações do Correio da Bahia.

Vestibular 2012: Confira os gabaritos da UFBA



Já está disponível no site da UFBA- Universidade Federal da Bahia, os gabaritos do processo seletivo Vestibular de 2012 dos dias 13 e 14/11/11. Os candidatos deverão acessar o site http://www.vestibular.ufba.br/ e a previsão de divulgação do resultados desta 1ª fase é o dia 06 de dezembro do corrente ano.