• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 16 de julho de 2022

Salvador: Guilherme Arantes se apresenta na capital baiana em setembro

                                          foto:divulgação
Guilherme Arantes se apresenta na capital baiana em setembro. Considerado um dos principais cantores e compositores do País, Guilherme Arantes traz para Salvador o show de lançamento do álbum “A Desordem dos Templários”. Acompanhado do seu inseparável teclado, o artista apresenta algumas das canções deste recente trabalho, além de grandes sucessos dos seus mais de 46 anos de carreira.

A apresentação acontece no dia 3 de setembro, às 21h, no Teatro Castro Alves. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e através da plataforma Sympla.

“O álbum traz muitas visões metafísicas, filosóficas, espirituais, cosmológicas, mas o importante mesmo é que é um disco romântico, que fala de amor”, conta o artista. Informações do Correio da Bahia.

De 2018: É montagem o boletim de urna com 9 mil votos para Fernando Haddad em uma seção com 777 eleitores

A imagem de um boletim de urna que teria computado 9909 votos para o então candidato à presidência Fernando Haddad (PT), em uma seção com apenas 777 eleitores aptos, foi compartilhada mais de 1500 vezes desde 13 de julho de 2022. Mas a foto, que circula desde 2018, é uma montagem. O boletim de urna original foi feito em uma cidade japonesa e mostra que, nessa seção eleitoral, o candidato do PT obteve 9 votos, não 9909.

“FRAUDE 2018 VAI VENDO BRASIL Tem 0777 eleitores nessa seção O Haddad teve 9909 votos Bolsonaro teve 0”, dizem as publicações compartilhadas no TwitterFacebook e Instagram. O conteúdo circula desde 2018.

O vídeo também foi enviado ao WhatsApp da AFP Checamos para verificação.

É montagem o boletim de urna com 9 mil votos para Fernando Haddad em uma seção com 777 eleitores
© Fornecido por AFP Fact CheckÉ montagem o boletim de urna com 9 mil votos para Fernando Haddad em uma seção com 777 eleitores
Captura de tela feita em 15 de julho de 2022 de um tuíte ( . / )

A imagem viralizada mostra um boletim de urna com o nome de 12 candidatos à presidência no primeiro turno das eleições gerais de 2018. Ao lado da lista com os nomes dos candidatos, há uma coluna que indica qual era o número correspondente a cada e uma terceira coluna indicando quantos votos cada um obteve.

Na imagem, Haddad, cujo número correspondente é o 13, aparece com 9909 votos, enquanto os então candidatos Jair Bolsonaro (então postulante do PSL), e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem com 0 votos (0000, na numeração do boletim).

Abaixo da lista de candidatos, o suposto boletim também informa que, naquela seção, existiam 777 eleitores aptos a votar, e que foram computados 477 votos - incluindo brancos e nulos.

Questionado pela AFP em 13 de julho de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que a imagem viralizada é uma montagem: “Trata-se de reprodução adulterada de boletim oficial, que apresenta os mesmos códigos de verificação mostrados na imagem e que foi publicado pela Justiça Eleitoral”.

O Tribunal forneceu o documento ao Checamos que detalha que ele foi emitido numa seção eleitoral na cidade japonesa de Nagoia.

No documento, é possível verificar que, naquela seção eleitoral, Haddad obteve 9 votos, e não 9909. Ciro Gomes (PDT) teve 24 votos, e não 4 como exibido na montagem.

Bolsonaro e Alckmin, que aparecem com 0 votos na imagem adulterada, na verdade receberam, respectivamente, 372 e 11 votos.

Com os dados fornecidos pela documentação encaminhada pelo TSE, como a localização e a seção eleitoral, o Checamos achou o boletim de urna original em uma das plataformas oficiais da autoridade eleitoral.

Uma comparação entre a imagem viralizada e o boletim de urna encontrado na plataforma do TSE permite identificar uma série de códigos e números correspondentes:

É montagem o boletim de urna com 9 mil votos para Fernando Haddad em uma seção com 777 eleitores
© Fornecido por AFP Fact CheckÉ montagem o boletim de urna com 9 mil votos para Fernando Haddad em uma seção com 777 eleitores
Comparação feita em 14 de julho de 2022 entre uma das publicações viralizadas (E) e o boletim de urna consultado na plataforma do TSE ( . / )

Além disso, outro elemento que indica que a imagem foi manipulada é o fato de que boletins de urna verdadeiros não exibem o nome de candidatos que não obtiveram nenhum voto, como explicou a corte eleitoral ao Checamos.

É o caso deste outro boletim de urna obtido na plataforma do TSE, que não exibe os nomes dos candidatos Vera, Eymael e João Goulart Filho, por exemplo.

Portanto, se Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin de fato não tivessem recebido votos naquela seção eleitoral, seus nomes não deveriam constar na lista de candidatos.

Checagem semelhante foi feita pelo projeto Comprova, do qual a AFP Checamos faz parte.

FONTE: AFP/BRASIL - 16/07/2022

Em Salvador: Mulher encontrada morta na praia de Piatã é empresária desaparecida de São José dos Pinhais

                                             foto:reprodução
O corpo da mulher encontrado na praia de Piatã, em Salvador, na última quinta-feira (14), foi identificado pela Polícia Civil. Trata-se de Cintia Mara Pepplow da Silva, de 47 anos, uma empresária do ramo da construção civil, no estado do Paraná. Cintia estava desaparecida havia uma semana. No dia em que sumiu, a empresária brigou com o marido e saiu de casa. Ela foi vista pela última vez no sábado (9), na zona rural de São José dos Pinhais, onde morava com a família.O corpo da empresária foi encontrado por pessoas que passavam pela orla de Piatã, na capital baiana, e que chamaram a equipe da Limpurb, que fazia a limpeza do local. Comerciantes que trabalham na região chegaram a identificar o corpo e informar que pertencia a uma garota de programa.

O corpo do Cintia apresentava sinais de escoriações na face, causadas pelo atrito do corpo com a areia. A morte da empresária é investigada como afogamento.


Abalado, o marido da vítima esteve na manhã deste sábado (16) no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, para resolver a liberação e translado do corpo para o Paraná. Segundo ele, Cintia já saiu outras três vezes de casa sem revelar o destino. Ainda de acordo com o relato do empresário à TV Bahia, a esposa chegou a ser levada ao psiquiatra com a ajuda da filha, que é médica, mas o tratamento não foi bem aceito. 

Marido de Cintia esteve em Salvador para buscar corpo da esposa (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Fonte:Correio da Bahia - 16/07/2022

Em seu primeiro desaparecimento, Cintia deixou a família sem notícias por algumas horas. A situação foi se intensificando nos últimos anos e, nos demais episódios, ela chegou a ficar três dias fora, mas sempre reaparecia na região onde morava, conforme reportagem da TV Bahia.

A filha da empresária acreditava que a mãe estava na região de Curitiba, pois recebeu uma denúncia nas redes sociais. "Ela está desaparecida desde sábado. Ontem fiz um post no Facebook e uma pessoa entrou em conta e disse que a viu no Centro de Curitiba, que estaria vagando no bondinho", disse ao site Banda B na sexta-feira (15). Cintia deixa marido e dois filhos.

Eleições 2022: Quatro estados concentram quase metade do eleitorado do país

 Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que o estado de São Paulo continua a ser o maior colégio eleitoral brasileiro, com 22,16% de todos os votantes. Isso significa que, a cada cinco votantes no país, um reside em São Paulo. Junto a Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, esses estados reúnem mais de 75 milhões ou 47,98% dos eleitores.

Em contrapartida, os três estados com menor eleitorado estão na região Norte, que responde por apenas 8,03% dos eleitores. Roraima (0,23%), Amapá (0,35%) e Acre (0,38%) são as unidades da Federação com menos eleitores, respectivamente.

Ainda com relação às regiões, o Nordeste vem logo após o Sudeste, com 27,11% do eleitorado. Na sequência aparecem o Sul (14,42%), Norte (8,03%) e Centro-Oeste (7,38%).

Depois de São Paulo, aparecem os estados de Minas Gerais, com 10,41% do total de eleitores, e Rio de Janeiro, com 8,2%. Ao todo, a região Sudeste concentra 42,64% de todo o eleitorado nacional. Fora da região, a Bahia aparece como o quarto estado com mais eleitores, com 7,2%.

Ainda com relação às regiões, o Nordeste vem logo após o Sudeste, com 27,11% do eleitorado. Na sequência aparecem o Sul (14,42%), Norte (8,03%) e Centro-Oeste (7,38%).

Brasília é a terceira cidade

Entre os municípios brasileiros, São Paulo também detém o maior número de eleitoras e eleitores, com 9.314.259 de pessoas. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (5.002.621), Brasília (2.203.045), Belo Horizonte (2.006.854) e Salvador (1.983.198).

Os menores colégios eleitorais, em contrapartida, estão nos municípios de Borá (SP), com 1.040 eleitores; Araguainha (MT), com 1.042; Serra da Saudade (MG), com 1.107; Engenho Velho (RS), com 1.213; e Anhanguera (GO), com 1.234.

Fonte:Metropoles c/adaptações - 16/07/2022

Ministro rejeita recurso de Dallagnol em processo no TCU

O ex- procurador no auge da Lava Jato- foto:reprodução
O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, rejeitou os embargos de declaração do ex-procurador Deltan Dallagnol na 6ª feira (16.jul.2022). O tribunal apura possíveis irregularidades de Dallagnol na gestão da Opera
ção Lava Jato, principalmente em relação aos valores gastos com diárias, passagens e gratificações. Eis a íntegra do despacho (132 KB).

Segundo apurou o Poder360, o entendimento do TCU é de que Dallagnol tenta atrasar o andamento do processo, como no julgamento pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) sobre uma apresentação em powerpoint, que apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe de organização criminosa na Petrobras.

Dallagnol alega que houve “obscuridade” no despacho de uma das peças do processo, mas o tribunal disse que “não assiste razão ao embargante”.

Não é a 1ª vez que o ex-procurador tenta atrasar o andamento deste processo no TCU. Antes, Dallagnol já havia pedido prorrogação do processo na corte, que foi aceito por Dantas. Em seguida, judicializou e travou o andamento por 30 dias.

Em 2020, Dallagnol também conseguiu mais tempo em outro órgão para se defender de outras acusações. Naquele ano, o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) chegou a adiar 41 vezes o julgamento contra o ex-procurador pela apresentação em powerpoint.

À época, o ex-presidente disse que o então coordenador da Lava Jato em Curitiba foi parcial na condução dos processos contra ele. O ex-presidente argumentou que foi considerado culpado pela suposta corrupção na estatal antes de ser julgado.

Fonte: Poder 360 - 16/07/2022

MG: Advogada de brasileira condena na Tailândia é detida por tráfico de drogas em Pouso Alegre


                                     A brasileira Mary na Tailândia  foto: reprodução

A advogada Talita Franco, uma das representantes da brasileira Mary Hellen Coelho Silva, de 22 anos, condenada na Tailândia, foi presa na manhã desta sexta-feira (15) pela Polícia Civil por tráfico de drogas, em Pouso Alegre (MG). As informações são do G1.

A polícia frisou que a prisão de Talita é temporária.

A advogada Kaelly Cavoli Moreira – que faz parte da defesa de Mary e agora também representa Talita – informou que não teve acesso ao inquérito que causou a prisão da colega de trabalho. Ela apenas disse que a detenção “tenha sido um grande mal entendido” e que acredita que Talita estará “o quanto antes em casa”.

A Ordem dos Advogados de Pouso Alegre (OAB-Pouso Alegre) comunicou que não vai se manifestar sobre o caso.

A notícia sobre a prisão foi dada por Mary por meio de áudio. “Ela me mandou um áudio desesperada falando que tinha sido presa na Tailândia. Pediu para eu ajudar ela de alguma forma, entrar em contato com a embaixada brasileira. Só que eu não tinha noção da dimensão daquilo, não sabia da gravidade. Pra mim, ela estava viajando para Curitiba atrás de algum namorado, estas coisas que os jovens fazem”, contou Mariana Coelho, a sua irmã mais velha.

Ainda segundo Mariana, a família não desconfiava de que a jovem estava envolvida com tráfico. “Ela trabalhava com carteira assinada em uma churrascaria da cidade. Ela tinha o serviço dela, tudo certinho. A gente não sabe o que levou ela a fazer isso. A gente ficou em estado de choque, estamos desesperados”.

Mary Hellen nasceu no Rio de Janeiro e se mudou com a mãe e os quatro irmãos para Pouso Alegre (MG).

Segundo a família, ela queria ganhar dinheiro para custear o tratamento de câncer no útero que a mãe sofria. Porém, infelizmente, a mulher morreu em abril deste ano.

No dia 8 de maio, ela foi condenada a nove anos e seis meses de prisão. Contudo, ela declarou-se culpada e a sua pena mudou para sete anos e seis meses de detenção.

Fonte:ISTOÉ - 16/07/2022

Pix-caminhoneiro não paga 10% do combustível para metade da categoria, diz levantamento


Voucher para caminhoneiro não paga 10% dos combustíveis para metade da categoria
Marcos Escrivani
Voucher para caminhoneiro não paga 10% dos combustíveis para metade da categoria

O Congresso promulgou nesta quinta-feira (14) a PEC Eleitoral , que prevê, entre outros benefícios, um  voucher de R$ 1.000 para caminhoneiros . O montante, no entanto, não cobre nem 10% da média gasta com abastecimento de combustíveis para mais da metade da categoria. 

Levantamento do Clube da Estrada, plataforma de relacionamento com caminhoneiros, revela que mais da metade dos motoristas gasta acima de R$ 10 mil mensais com combustível. Ainda assim, a pesquisa aponta que 66,3% desses profissionais acreditam que o auxílio diesel será um alívio nos gastos.

Da base de respondentes, 14,1% disseram que apenas o voucher não resolverá o problema de gastos com combustível e 19,6% negaram que o auxílio aliviará o orçamento.

“Um dos objetivos do Clube da Estrada é que a sociedade entenda mais a fundo as necessidades dos caminhoneiros e os impactos de determinadas ações na sua rotina de trabalho. É um público fundamental para a economia do nosso país em diversos aspectos”, afirma Thomas Gautier, CEO do Freto, logtech mantenedora e gestora do Clube da Estrada.

Respondida entre os dias 02 e 11 de julho, a pesquisa ouviu mil caminhoneiros em diversos pontos do país e aponta que 40,2% dos motoristas afirmam gastar acima de R$ 6 mil com diesel e 54,9% rodam acima de 9.000 km por mês nas estradas, sendo que 82,7% dizem carregar grãos com maior frequência.

Pix-Caminhoneiro - R$ 5,4 bi até dezembro

  • A PEC cria um auxílio para caminhoneiros autônomos de R$ 1.000 mensais
  • Para atingir esse público, o governo usará um cadastro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualizado até o fim de maio. O objetivo é que não haja uma corrida por novos cadastros.
  • Os dados da ANTT apontam que, até maio, havia 872.320 transportadores autônomos de cargas no país.
Fonte:Portal IG -16/07/2022

Em sessão histórica, OAB-BA aprova paridade de gênero e cotas raciais na lista sêxtupla do quinto constitucional

Foto: OAB-BA

Em sessão extraordinária histórica, nesta sexta-feira (15) o Conselho Pleno da OAB-BA aprovou por unanimidade resolução que estabelece paridade de gênero e equidade racial na formação da lista sêxtupla do quinto constitucional da advocacia para o TJ-BA. A norma, assinada pela presidenta da seccional, Daniela Borges, ainda nesta sexta, já valerá para a eleição que acontecerá este ano e foi uma proposta da diretoria da OAB-BA.

A resolução aprovada estabelece que 50% dos candidatos devem ser mulheres e 30% devem ser advogadas e advogados negros. Além disso, o texto regulamenta como o processo de escolha como um todo deve acontecer, determinando horário, modo de votação e apuração, as regras para que o advogado esteja apto a votar, dentre outros pontos.

Segundo a regra, caso a consulta à classe não resulte em uma lista que atenda os pré-requisitos raciais e de gênero presentes na resolução, o presidente da Comissão Especial Temporária para o Quinto Constitucional, grupo que será nomeado pela Diretoria do Conselho Seccional, proporá uma lista que desconsiderará parcialmente a ordem de votação, de forma que possam figurar na relação os candidatos mais bem votados por gênero e que permita que ao menos dois candidatos negros estejam entre os seis escolhidos.

Fonte: Acorda Cidade - 15/07/2022

Covid-19: MS diz que vai distribuir Coronavac para crianças

ministro da saúde marcelo queirogaIgo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou à coluna, nesta sexta-feira (15/7), que a pasta decidiu distribuir a vacina da Coronavac contra a Covid-19 para aplicação em crianças de 3 a 5 anos.

Na prática, o Ministério da Saúde acatou a decisão da Anvisa, que aprovou, na quarta-feira (13/7), por unanimidade, o uso do imunizante para essa faixa etária da população.

Queiroga informou que a decisão teve o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 da Secretaria de Vigilância em Saúde e será anunciada em comunicado oficial.  Informações do colunista Igor Gardelha do Metropoles.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Bolsonaro ataca Fachin e erra ao dizer que presidente do TSE tirou Lula da prisão

 

Bolsonaro ataca Fachin e erra ao dizer que presidente do TSE tirou Lula da prisão
Foto: Marcos Corrêa / Presidência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou nesta sexta-feira (15) a colocar sob suspeita a atuação do ministro Edson Fachin na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
 

O presidente tem feito reiterados ataques golpistas contra o sistema eleitoral e já deixou claro, assim como aliados, que pode questionar resultado que não seja a sua vitória.
 

Nesta sexta, Bolsonaro criticou o fato de Fachin ter dado decisões a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atualmente conduzir o processo eleitoral no país.
 

"Quem foi que tirou o Lula da cadeia? Foi o ministro Fachin. Onde está o Fachin hoje em dia? Conduzindo o processo eleitoral. Suspeição, ou não é? disse, durante encontro com evangélicos em Juiz de Fora, em Minas Gerais.
 

Em 2021, Fachin anulou as condenações do ex-presidente na Lava Jato, devolvendo os direitos políticos ao petista e mudando completamente o xadrez da eleição presidencial de 2022.
 

Lula, porém, não foi solto por uma decisão de Fachin, como disse Bolsonaro. O ex-presidente ficou preso por 580 dias em Curitiba e foi solto após o STF, de forma colegiada, ter mudado entendimento sobre prisão após segunda instância, determinando que só pode ocorrer após o trânsito em julgado (fim dos recursos).
 

Desde então, Lula acumulou vitórias nos tribunais, sendo a mais significativa a ocorrida logo depois, com o julgamento da corte que declarou que o ex-juiz Moro foi parcial ao conduzir procedimentos em Curitiba.
 

Com a declaração de parcialidade, foram anuladas também as ações dos casos do sítio de Atibaia e Instituto Lula, também resultantes da Lava Jato.
 

É a primeira vez que o presidente vai a Juiz de Fora depois da facada que sofreu na cidade durante a campanha eleitoral de 2018.
 
Fonte: BN -15/07/2022

 

MG: Ex- presidente Lula continua liderando no 3º maior colégio eleitoral, diz instituto Paraná

 

Paraná Pesquisas: Com 42%, Lula lidera em Minas Gerais
Foto: Reprodução

No estado de Minas Gerais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), lidera a corrida neste momento ao Palácio do Planalto.  Segundo dados levantados pelo Instituto Paraná Pesquisas, parceiro do Bahia Notícias, Lula tem 42% no cenário estimulado, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) que surge com 34%.

 

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 6,5%, Simone Tebet (MDB) com 2,1%, André Jonanes (Avante) com 2,0% e Pablo Marçal (PROS) com 1,3%. Além deles, foram citados Vera Lúcia (PSTU)  com 0,7%  e Felipe D’Avila (Novo) 0,5%. Os outros pré-candidatos somaram 0,4%. Não sabem ou não responderam somam 3,7% e nenhum, branco ou nulo 6,8%.

 

Para o levantamento destes dados, o instituto utilizou uma amostra de 1640 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal.

 

Os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais telefônicas com eleitores com 16 anos ou mais em 80 municípios entre os dias 09 a 14 de julho de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

 

A Paraná Pesquisas está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob Situação Eleitoral o n.º BR-01100/2022 para o cargo de Presidente.


Fonte: BN - 15/07/2022

Eleições 2020: TSE mantém cassação do prefeito e da vice de Maiquinique

 

TSE mantém cassação do prefeito e da vice de Maiquinique
Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação dos mandatos do prefeito Jesulino de Souza Porto (DEM) e da vice Marilene Gusmão (PMB), da cidade de Maiquinique, no sudoeste baiano. A determinação do ministro Alexandre de Moraes foi dada nesta segunda-feira (11).  

 

 

A cassação foi determinada a partir de uma ação movida pelo PODEMOS, que foi representado no processo pelo advogado André Requião Moura.  Os ex-gestores foram condenados por terem feito distribuição de combustível a proprietários de veículos e motocicletas, com recursos públicos, para realização de carreata dos então candidatos, no dia 17 de outubro de 2020.

 

 

“Nesse cenário, fica demonstrada a gravidade da conduta, tendo em vista que houve a distribuição gratuita e sem controle de combustível, nos valores de "R$ 30,00 (trinta reais) para automóveis e de R$ 15,00 (quinze reais) para motocicletas”, em flagrante violação ao princípio da paridade de armas, afetando a normalidade e a legitimidade das eleições, especialmente se considerado que os investigados venceram o pleito "por 396 votos, o que significa que esta doação indiscriminada a todos os eleitores e para quem quisesse, sem qualquer limite a não ser a quantidade de gasolina por carro ou moto pode, sim, ter interferido no resultado do pleito”, ressaltou o ministro.

 

 

Há sete meses, a justiça eleitoral, por meio da juíza da 91ª Zona Eleitoral Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro, havia determinado a cassação dos mandatos do prefeito e da vice-prefeita por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições de 2020.

 

Além de Jesulino e Marilene, Edes Antunes Luz, que foi fiscal tributário e coordenador da campanha dos eleitos, também foi afastado do serviço público.


Fonte: BN -15/07/2022

Governo Bolsonaro: Suposto golpe é alimentado por 4 generais do entorno de Bolsonaro, diz Coronel da reserva; vice Mourão bloqueou no Twitter

                                            foto:reprodução

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, bloqueou nesta sexta-feira (15/7) no Twitter o coronel do Exército Marcelo Pimentel. Crítico da adesão de militares ao bolsonarismo, o coronel da reserva disse nesta semana que a “ameaça de golpe” do governo Bolsonaro “envergonha”.

“A ameaça de golpe envergonha. Não há adesão das Forças Armadas para um golpe”, afirmou Pimentel à coluna na última segunda-feira (11/7).

Segundo o coronel que passou à reserva em 2018, o discurso bolsonarista de suposto golpe é alimentado por pelo menos quatro generais do entorno do presidente: Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa; Walter Braga Netto, provável vice de Bolsonaro; Augusto Heleno, ministro do GSI; e Luiz Eduardo Ramos, auxiliar de Bolsonaro na campanha.

Pimentel ironizou o fato de ter sido bloqueado no Twitter por Mourão: “O general ‘democrata’ bloqueia”. Em pré-campanha, Mourão disputará o governo do Rio Grande do Sul pelo Republicanos.

Fonte:Guilherme Amado/Metropoles - 15/07/2022

Eleições 2022 têm recorde de pessoas aptas a votar, mais de 156 milhões

Fotografia colorida de mulher em cabine de votaçãoRafaela Felicciano/Metrópoles


Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que a eleição de 2022 têm 156,4 milhões de pessoas aptas a votar. De acordo com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, esse é o maior eleitorado cadastrado da história brasileira.

Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral, houve um aumento de 6,21% do eleitorado desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. Naquele pleito, o número de eleitoras e eleitores habilitados a votar era de 147.306.275 milhões.

“Este é mais um serviço que a Justiça Eleitoral presta, como tem feito em 90 anos de existência, e em mais de 25 anos do sistema eletrônico de votação em prol da democracia, em prol de um sistema seguro, transparente e auditável”, comemorou.

 Nas eleições deste ano, 2.116.781 milhões de jovens de 16 e 17 anos poderão votar; em 2018, essa faixa etária alcançou 1.400.617, um crescimento de 51,13%. Somente nos quatro primeiros meses de 2022, o Brasil ganhou mais de dois milhões de novos eleitores jovens.

A votação vai ocorrer em 496.512 mil seções eleitorais distribuídas em 2.637 mil zonas eleitorais. O primeiro turno é em 2 de outubro.

Neste ano, 4,1 milhões de eleitores tiveram o cancelamento do título revertido para as eleições deste ano diante do contexto da pandemia de Covid-19.

Veja destaques do eleitorado brasileiro:

  • Nos últimos quatro anos, o eleitorado no exterior saltou de 500.727 mil em 2018 para 697.078 mil em 2022, o que representa um aumento de 39,21%.
  • Ao todo, são 82.373.164 milhões de eleitoras, o que equivale a 52,65% do total.
  • São Paulo continua a ser o maior colégio eleitoral brasileiro, com 22,16% de todos os eleitores. Isso significa que, a cada cinco votantes no país, um reside em São Paulo.
  • O eleitorado acima de 70 anos também cresceu. O salto foi de 23,82%, indo de 12.028.608 milhões em 2018 para 14.893.281 milhões de idosos em 2022. Esse número representa 9,52% de todo o eleitorado apto a votar no dia 2 de outubro.

Fonte: Metropoles -15/07/2022

Escritório não deve pagar indenização trabalhista a advogado, decide TRT-2

 O operador do Direito que aceita participar de uma sociedade advocatícia tem pleno conhecimento, inclusive técnico, do tipo de acordo firmado, por isso não tem razão para reivindicar vínculo empregatício quando deixa o escritório. Com esse entendimento, a 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (Grande São Paulo e litoral paulista) deu provimento ao recurso de uma banca que em primeira instância havia sido condenada a pagar direitos trabalhistas a um advogado.

O advogado teve seus pedidos negados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Tero Vesalainen

A decisão da 31ª Vara do Trabalho de São Paulo deu razão ao causídico, condenando o escritório Nelson Wilians Advogados a pagar horas extras, correção salarial baseada no piso da categoria e outros benefícios ao autor da ação. Em seguida, a banca recorreu à corte regional, que modificou a sentença.

Segundo a relatora do recurso, desembargadora Dóris Ribeiro Torres Prina, o advogado tinha inequívoca ciência da natureza jurídica associativa do contrato por ele assinado. Esse tipo de acordo é previsto no Estatuto da Advocacia e da OAB, a Lei nº 8.906/1994, e disciplinado no regulamento geral da classe, bem como no Provimento nº 169/2015 do Conselho Federal da OAB. "O reclamante, na condição de profissional do Direito, dispõe de capacidade intelectual suficiente para discernir acerca da modalidade da contratação", argumentou a relatora. 

Além disso, foi apresentada prova testemunhal da inexistência de horários ou jornada de trabalho, da preservação da autonomia técnica do profissional e até mesmo da possibilidade de formar clientela particular. Também foi observada a ausência de qualquer tipo de poder disciplinar entre as partes ou de imposição de metas.

"A despeito das razões de decidir do magistrado de primeiro grau, que houve por bem reconhecer o vínculo de emprego nos moldes consolidados no período de 23/7/2018 a 9/5/2019, entendo que o conjunto probatório favorece a tese da defesa, tendo o reclamado se desincumbido satisfatoriamente do ônus que lhe cumpria quanto à regularidade do contrato de associação e desenvolvimento de atividades sem subordinação jurídica", disse a desembargadora.

Assim, o escritório Nelson Willians se viu livre da obrigação de pagar qualquer indenização trabalhista ao advogado, que, por ser beneficiário da Justiça gratuita, não precisará pagar as custas processuais.

Clique aqui para ler o acórdão
RE 1000537-69.2021.5.02.0031

Fonte: CONJUR - 15/07/2022

Prefeito de Brumado segue em UTI após infarto



Após passar por um cateterismo na madrugada desta sexta-feira (15), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos(Sem Partido), está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Samur, na cidade de Vitória da Conquista.

Vasconcelos sofreu um infarto na noite de quinta-feira (14) e precisou realizar o procedimento. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, foi implantado um stent em Eduardo e o procedimento terminou por volta de 01h da madrugada. Lima segue em observação na UTI, mas seu estado de saúde é estável. Informações do site Achei Sudoeste.

Ensino Superior: Aposta em ensino a distância gera demissão em massa de professores universitários

Quando definia o foco de seu novo estudo, o pesquisador Yuri Lima considerou primeiramente analisar o impacto da covid-19 no Brasil sobre uma gama ampla de profissões. Mas a situação dos professores chamou sua atenção a ponto de se tornar o eixo principal do trabalho.

Lima observou que a aposta de instituições privadas no ensino a distância (EaD), uma tendência que vem dos anos 2010 e se consolidou fortemente na pandemia, tinha relação com o ritmo de diminuição dos quadros de funcionários e precarização das condições de trabalho de docentes.

Em listas sobre as profissões que têm "mais futuro", como um importante estudo da Universidade de Oxford (Inglaterra) de 2013, os professores aparecem entre as funções com mais chances de resistir à automação.

Mas o pesquisador do Laboratório do Futuro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) diz que o ensino a distância surge como "uma forma indireta de automação", que "está embutida no modelo de negócios de certas empresas".

Atualmente, parte da carga horária dos cursos é ocupada por vídeos gravados previamente, que podem ser usados durante anos pelas faculdades, e substituem o material dado de forma presencial por um professor.

Rodrigo Barbosa e Silva, pesquisador-sênior de políticas públicas em tecnologias do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade de Columbia (EUA), explica que "vemos talvez há quase duas décadas uma série de cursos online na área de lato sensu [cursos voltados para atualização e especialização] em que a aula era gravada, algumas vezes com estudantes presencialmente ou interagindo à distância."

"E o que acontece com essa aula? Já vi contratos em que essa aula fica válida por três anos com possibilidade de prorrogação. A aula que foi feita por um docente, vamos dizer por 10 horas, acaba sendo retransmitida ao longo de três anos ou mais."

O principal ponto de virada da tecnologia é o tamanho das turmas: uma sala presencial com, por exemplo, 50 alunos, que seria considerada "inchada" a depender do espaço físico, hoje dá lugar a salas virtuais que comportam em alguns casos até mil alunos.

Essas mudanças têm permitido uma redução significativa de custos para empresas educacionais nas suas folhas de pagamento.

Ensino virtual foi intensificado durante a pandemia
© Getty ImagesEnsino virtual foi intensificado durante a pandemia

A BBC News Brasil pediu posicionamento sobre a situação dos professores para a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que representa faculdades particulares em todo o país, mas a entidade preferiu não se manifestar.

Entre março de 2020 e dezembro de 2021 o número de docentes em faculdades particulares caiu 7,14%, com a saída de quase 30 mil profissionais, segundo o Ministério do Trabalho.

O ano de 2020, o primeiro da pandemia do coronavírus, também marcou a primeira vez na história que graduações à distância tiveram mais alunos novos do que cursos presenciais. Em dez anos, o crescimento do EaD foi de 428% no país.

Antes mesmo da pandemia, uma portaria assinada pelo então ministro da Educação Abraham Weintraub permitiu que graduações presenciais pudessem ter 40% de aulas virtuais em relação à carga horária total (uma exceção é o curso de Medicina).

O Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação, órgão independente associado ao MEC que formula e avalia a política nacional de ensino, não responderam aos pedidos de posicionamento da BBC News Brasil sobre o tema.

"A diferença entre as duas modalidades é significativa do ponto de vista de estrutura. O presencial exige muitos professores em sala de aula. Exige uma infraestrutura física, administrativa, muito grande", diz Lima.

Yuri Lima faz questão de enfatizar que o ensino a distância não deve "ser visto como vilão" nem que seu estudo representa uma postura "neoludita" (referência ao movimento de trabalhadores que destruíam as novas máquinas que os substituíram durante a revolução industrial inglesa).

"Eu, como uma pessoa que vem da área de tecnologia, acredito muito no potencial dela para melhorar a educação", diz. "É possível utilizar a tecnologia de forma que amplie a qualidade em vez de precarizar o ensino e o trabalho."

Para Barbosa e Silva, "é importante observar que o fenômeno não está na tecnologia — não é a existência do EaD e das possibilidades de comunicação e interação a distância que estão causando esse problema. E, sim, a estrutura social por trás da educação ou de necessidades financeiras para instituições educacionais".

Demissão por "pop-up"

O professor Rodrigo Mota Amarante soube de sua demissão do quadro da faculdade Uninove, em São Paulo, por meio de um pop-up: uma mensagem que surgiu na tela do computador quando iniciava sua jornada semanal.

"A demissão por pop-up é muito esquisita, né? Os professores simplesmente entraram no sistema para dar aula, era uma segunda-feira, dia de aula normal. Então, você acessa o sistema para dar aula e você está bloqueado: você foi demitido."

"É muito frio, é muito distante. Cruel, para ser bem sincero", diz.

Amarante, que somava quase 25 anos de carreira como docente, foi desligado em um corte de 300 profissionais da Uninove em 22 de junho de 2020.

As atividades do dia para os estudantes foram substituídas por uma palestra motivacional com participação do ex-secretário municipal de Educação Gabriel Chalita e do Padre Fábio de Mello intitulada "Fortaleça o seu interior e acredite em você".

'Pop-up' surgiu na tela de acesso do professor Rodrigo Mota Amarante no sistema da Uninove
© Arquivo pessoal'Pop-up' surgiu na tela de acesso do professor Rodrigo Mota Amarante no sistema da Uninove

Em dezembro do mesmo ano ocorreu mais uma demissão em massa na Uninove. Segundo o Sindicato dos Professores de São Paulo, o total de cortes em 2020 representou quase metade do antigo corpo docente da faculdade.

A BBC News Brasil tentou entrar em contato com a Uninove em duas ocasiões, mas, apenas para encaminhar os questionamentos, a empresa exigiu que o repórter cedesse uma série de dados pessoais, como CPF. Isso foi recusado.

Amarante também relata que, de 2017 para 2018, foram demitidos todos os professores do curso 100% EaD de engenharia de produção na Uninove.

"Era um curso que pagava o mesmo valor de hora-aula que era pago ao professor de sala de aula física. O que fizeram na sequência foi a contratação de tutores. Saíram os professores que fizeram os materiais, que gravaram as aulas, e contrataram estagiários ou recém-formados, com um salário menor."

Lima, do Laboratório do Futuro da UFRJ, explica que "a grande função do tutor é acumular essas capacidades de interação com o aluno que não sejam relacionadas a preparo da aula, entrega da aula. Tirar uma dúvida do conteúdo, resolver um problema às vezes administrativo, (por exemplo): ele manda no chat um problema com a mensalidade. Então quando a gente olha para essa estrutura, o conteúdo está pronto".

"Dizem hoje que a melhor maneira de ser demitido por uma faculdade é terminando o doutorado. Porque você se torna um profissional muito caro para instituição. É perceptível este movimento em que se busca alguém para dar uma aula magna, para ser o que se chama muitas vezes o professor convidado, e existem tutores ou muitas vezes estagiários da própria instituição, ainda cursando a graduação, para fazer o que se chama de mediação", diz Barbosa e Silva, pesquisador-sênior na Universidade de Columbia.

"Com o advento da reforma trabalhista de 2017, consolidou-se o regime horista. Esse regime ficou sedutor para essas instituições que não querem investir tanto na pesquisa e na extensão [trabalho da universidade de volta para a comunidade, como atendimento de saúde] e sim contratar docentes de uma maneira que pode ser chamada de 'uberização'".

"Se a pessoa está numa posição de carreira, de 40 horas, ela consegue conversar com estudante sobre pesquisa, sobre o conteúdo da aula, sobre o próprio futuro profissional. Essas pessoas que são só contratadas por disciplina ou regimes horistas nem são pagos por esse tempo. Mas não deixam de atender quando os estudantes estão em contato."

Reflexo na qualidade do ensino

Yuri Lima afirma que, além dos reflexos na qualidade de ensino, há um predomínio do que chama de "EaD conteudista" na formação do estudante.

Rodrigo Mota Amarante deixou docência e trabalha agora como especialista em dados em empresa varejista
© Arquivo pessoalRodrigo Mota Amarante deixou docência e trabalha agora como especialista em dados em empresa varejista

"O quanto que eu consigo desenvolver habilidades com uma pessoa sentada dentro de casa, assistindo a vídeos e respondendo um questionário? Isso não atende as demandas do mercado de trabalho mais moderno", diz.

"São vários fatores a observar nessa transformação do ensino superior e se questionar o quanto que ela está indo no sentido que a gente gostaria para a educação no país."

Ele afirma que outro desafio "é de entregar empregabilidade para essas pessoas estão se formando, ou seja, a capacidade de um aluno egresso de uma instituição de ensino conseguir entrar no mercado de trabalho com um emprego de qualidade".

Falta explorar no currículo educacional o que "a automação e a tecnologia ainda não são capazes de fazer".

O professor Amarante, de sua parte, diz que sente "muita falta de sala de aula", mas que "financeiramente não vale a pena".

Hoje, ele trabalha como especialista de dados de uma empresa varejista.

"O horário de saída ou de intervalo era um momento de troca. Às vezes você ia para a sala dos professores conversando com dois ou três alunos e o papo era bom. Muitos deles aproveitam isso. Uma conversa sobre o estágio ou o trabalho, as expectativas dele. A gente não tem como substituir esse tipo de conversa porque ela é uma conversa espontânea, não é planejada."

Fonte:BBC NEWS/REPRODUÇÃO - 15/07/2022