• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de março de 2017

Brumado: Professor e filho do prefeito trocam socos após sessão na Câmera, veja o vídeo




foto:Lay Amorim/brumadonoticias/reproduçãoFoto: Lay Amorim/Brumado Notícias


Logo após a sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (24), durante a qual foi 
aprovado o Projeto de Lei 004/2017, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB)
que rejeita a representação da APLB-Sindicato, houve uma briga na Câmara de Vereadores de 
Brumado. O Secretário Municipal de Agricultura, Rodrigo Cunha Vasconcelos, filho do prefeito
(no vídeo de camisa azul)compareceu à sessão acompanhando o irmão, o vereador Eduardo 
Vasconcelos(PSDB). 

Depois da votação, o secretário e o professor Gilvan Moreira entraram em luta corporal. Os dois 
foram separados pelos professores presentes e demais pessoas que estavam no parlamento. 

Em sua defesa, o professor disse que o secretário o agrediu verbalmente. O secretário registrou
queixa na delegacia, acompanhado do presidente da Câmara, Leonardo Quinteiro Vasconcelos 
(PDT), da assessoria jurídica do legislativo e da assessoria jurídica da prefeitura. O professor 
também registrou a ocorrência no local, onde compareceu ao lado de advogados e representantes 
da APLB-Sindicato. 







fonte:Brumado notícias
Vídeo: Bocão News/reprodução

Mundo: Testemunhas de Jeová se mobilizam após restrições na Rússia

Centro de Direção das Testemunhas de Jeová em São Petersburgo, na Rússia - Foto: Reprodução | Google Maps
CCentrooefoto:Reprodução | Google Mapsntro dCentro de Direção das Testemunhas de Jeová em São Petersburgo, na Rússiae Direção das TestemunhaCentro de Direção das Testemunhas de Jeová em São Petersburgo, na Rs de Jeová em São Petersburgo, na Rússia

As Testemunhas de Jeová fazem um apelo direto aos funcionários do Kremlin (sede do governo russo) e do Supremo Tribunal do país, após ter suas atividades suspensas, nesta quinta-feira, 23, por "extremismo", na Rússia.
A mobilização acontece por meio de uma campanha mundial de cartas. O Corpo Governante está convidando mais de 8 milhões de Testemunhas de Jeová no mundo todo para participar da ação.
8.340.982
esse é o número de Testemunhas de Jeová em todo o mundo
Uma mesma campanha global já foi realizada no passado. Na época, os membros da religião escreveram cartas para defender seus companheiros de adoração na Rússia por causa dos esforços de alguns representantes do governo para difamar as Testemunhas de Jeová. No passado, elas também escreveram cartas para pedir que funcionários do governo de países como Jordânia, Coreia e Malauí acabassem com a perseguição às Testemunhas de Jeová. 
O porta-voz das Testemunhas de Jeová na Rússia, Ivan Belenko, denunciou à Agência Efe que a decisão das autoridades russas privará o direito à liberdade ao culto de 175 mil membros dessa comunidade no país. A proibição definitiva da prática dessa religião na Rússia será decidida pela Suprema Corte no dia 5 de abril. 
Curiosidades
São 119.485 congregações; a religião alcança hoje 240 países e territórios; no Brasil são, em média, 808.710 membros.
Provas contra as Testemunhas de Jeová
Em 2016, autoridades da Rússia aumentaram esforços atrás de provas que acusassem que as atividades praticadas pelas Testesmunhas de Jeová são extremistas. Em vídeo publicado na Internet, é possível ver a ação das autoridades de Nezlobnaya fabricando provas contra os membros de um 
templo: 

fonte:atardeonline

Até quando? Choque de moto com cavalo na BA-046 mata dois jovens na região de Irecê


foto:reprodução BM News


Na noite de ontem(24) por volta das 21:35hs, mais dois jovens foram vítimas fatais de um acidente quando uma moto de placa NVS 4023-GO, conduzida por Jermano José dos Santos(30 anos) tendo como carona, o amigo Afonso Pedreira de Souza( que faria 20 anos hoje, segundo seu perfil no facebook) colidiu com um cavalo na BA- 046- que liga Barro Alto a cidade de Ibipeba na região de Irecê. 

O acidente foi próximo ao povoado de Muribeca de Ibipeba, e segundo testemunhas, o cavalo atravessava a pista quando se chocou contra a moto, causando a morte imediata dos jovens e também do animal.

Um dos jovens era filho do vereador Ninho de Miraltina(PP) da cidade de Barro Alto, onde o clima é mais uma vez de comoção. 

Esse acidente engrossa as estatísticas envolvendo animais nas pistas das BAs que cortam a região de Irecê, mas que ninguém toma uma providência contra esses proprietários que deixam animais soltos em beira das estradas asfaltadas e também vicinais ceifando a vida das pessoas brutalmente.

IFBA -Irecê

O instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologias- IFBA -Campus de  Irecê - divulgou nota de pesar pelo falecimento do jovem Afonso Souza.
A imagem pode conter: texto



fonte:BM News c/adaptações
Nota:  site da instituição IFBA-Irecê

Operação Carne Fraca: Ministro da Agricultura diz que queda de 90% nas exportações é 'coisa absurda'


Maggi: queda de 90% nas exportações é 'coisa absurda'
foto:reprodução

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, classificou como "uma coisa absurda" a queda de mais de 90% nas exportações de carne, após as revelações da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. As receitas recuaram de uma média diária de US$ 63 milhões para US$ 74 mil. Ele estimou que as exportações poderão ser regularizadas num prazo entre uma semana e 15 dias. Ainda assim, o prejuízo já ocorreu. No mínimo, os frigoríficos perderam de uma semana a 15 dias nos volumes de produção que haviam programado para este ano. 

Maggi informou que, após regularizado o comércio, fará uma viagem ao exterior e visitará os principais mercados da carne brasileira. Na próxima semana, ele recebe o comissário europeu para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis. Segundo explicou, a visita já estava programada, pois o europeu participará de um evento em Brasília. 

Maggi acrescentou que Andriukaitis já deu declarações avaliando que o Brasil é seguro e que não há problema com a carne brasileira. "Se ele disser isso no Brasil, vai nos ajudar muito." Sobre o recall de carne realizado nesta sexta-feira (24) pela Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, o ministro disse que "não acha nada". Ele classificou como natural que os órgãos do governo tomem suas providências. "Como não houve laudos, eu gostaria de esperar. O Ministério da Agricultura segue essa política", disse. Informações do Estadão.

Na AL-BA: Suplente Mario Jacó vai ao TRE por vaga do deputado Ângelo Almeida

Deputado Angelo Almeida       XResultado de imagem para MARIO JACÓ

















O deputado Angelo obteve 35.519 votos e  Jacó  obteve 35.210  em  2014. A base eleitoral de Angelo é em Feira de Santana e a de Jacó na região de Irecê -foto:reprodução
Mais um capítulo da discussão sobre a suposta infidelidade partidária do deputado estadual Ângelo Almeida(PSB) está por vir. É que o suplente de Mario Jacó (PT) reivindica a cadeira que, segundo ele, de fato e de direito pertence ao Partido dos Trabalhadores. 
Jacó entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), solicitando o mandato por infidelidade, já que Ângelo foi eleito em 2014 pela coligação da qual o PT fazia parte e foi para um partido que não estava na coligação, o PSB.
“O PT quer essa vaga, porque pertence ao partido. Ângelo está preocupado e chegou a interpretar a decisão do juiz de forma errada, porque o mesmo indeferiu a liminar, mas encaminhou para o Ministério Público dar o parecer e dar continuidade ao julgamento do mérito. A ação continua em tramitação”, explica o petista, que consultou especialistas no assunto, como os advogados José Maurício Vasconcelos Coqueiro e José Carlos Simões Franco.
De acordo com informações dos consultados, o prazo para julgamento do mérito da ação no TRE para dar posse a Jacó no lugar de Ângelo já está correndo e nos próximos 30 dias deve sair o resultado.

fonte:Tribuna da Bahia c/adaptações
Foto de Angelo: Site AL/reprodução
Foto de Jacó: Brumado notícias.com.br

sexta-feira, 24 de março de 2017

Cidadania: 17ª Edição do Voluntários do Sertão será em Irecê

                                      Coordenadores do projeto. a secretária de saúde Ana Cássia e o prefeito Elmo Vaz -foto:reprodução ASCOM/PMI

De 15 a 23 de abril, a cidade de Irecê vai receber a 17ª edição do “Voluntários do Sertão”. A ação vai trazer cerca de 300 especialistas nas  áreas médica, enfermagem, odontológica, previdenciária, psicológica e social, entre outras. A previsão da equipe é que cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas a partir da ação, com a realização de mais de 40 mil procedimentos.

O Voluntários do Sertão vai acontecer em diversos locais do município, como na Praça Cleriston Andrade, nos Colégios Estaduais Polivalente e Luiz Viana Filho,  no prédio do antigo Fórum da cidade, Hospital Municipal de Irecê, PSF Vivendas, Secretaria de Ação Social e em diversos bairros da cidade.

“O mutirão oferece estrutura completa à população que procura atendimento, desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, óculos de grau, orientações, enfim, com estrutura completa”, explica o presidente do Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, conhecido como Dorinho. “Tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito a essas pessoas”,

"A ação voluntária atenderá não só Irecê, como também municípios vizinhos”, explica Marta Meire, gestora do Voluntários do Sertão. “Os voluntários que atuam conosco são praticamente os melhores em suas áreas no país todo. Recebemos inscrições de candidatos a voluntários de todos os Estados, desejando participar e ajudar com trabalho e dedicação”, disse.

Segundo o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, a vinda do Voluntários do Sertão é de extraordinário significado para Irecê, visto que a saúde é a prioridade da sua gestão. “A vinda para o nosso município de um projeto tão grandioso como o Voluntários do Sertão vai nos ajudar a diminuir drasticamente a demanda reprimida de atendimentos na área”, explica. “A articulação para trazer para a cidade essa ação confirma o nosso compromisso com a nossa gente”.

Voluntários do Sertão – Em seu site oficial, http://www.voluntariosdosertao.com.br/
o movimento conta que foi criado “em 2000 pelo empresário Doreedson Pereira, (Dorinho) o projeto iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas, em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Atualmente o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui Kits de saúde e higiene pessoal.

Seu objetivo é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social. 

A ação é anual e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.

A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realizam uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia.


fonte:ASCOM/PMI c/acréscimo

Bahia: Professores que preferirem não se aposentar receberão bolsa do Estado



O governador Rui Costa(PT)  regulamentou a Lei de nº 13.595 de 01/12/16 que instituiu uma Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe aos professores do Estado.

  A bolsa, de R$ 800 para 20h e de R$ 1,6 mil para carga horária de 40 horas, será concedida aos educadores que optarem por permanecer em atividades, mesmo já tendo os requisitos necessários para a aposentadoria voluntária. “A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe será deferida por um período máximo de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período por uma única vez. Estamos tratando de professores com larga experiência, profissionais que dedicaram suas vidas à escola e que, portanto, podem optar em continuar contribuindo com a educação e com a formação dos nossos estudantes”, afirmou o  secretário da Educação, Walter Pinheiro.

 Para ter acesso ao benefício, o professor deve atender a requisitos como ter completado as exigências para a aposentadoria voluntária; estar lotado em uma unidade escolar e ter optado por permanecer em efetiva regência de classe.


Confira o decreto publicado hoje(24) no DOE na página do executivo:

DECRETO Nº 17.522 DE 23 DE MARÇO DE 2017

Regulamenta a Lei nº 13.595, de 01 de dezembro de 2016, que instituiu a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe para os Professores do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio, da Rede Estadual de Ensino, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso V do art. 105 da Constituição Estadual, e tendo em vista o que dispõe a Lei nº 13.595, de 01 de dezembro de 2016,

D E C R E T A

Art. 1º - A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe, instituída pela Lei nº 13.595, de 01 de dezembro de 2016, será concedida nos termos e condições estabelecidos neste Decreto, aos ocupantes de cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio que, tendo implementado os requisitos para aposentadoria voluntária, optem por permanecer em atividade.

Parágrafo único - A Bolsa de Estímulo de que trata o caput deste artigo será deferida por um período máximo de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogada por igual período, por uma única vez.

Art. 2º - Para ser beneficiado com a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe, o Professor deverá atender os seguintes requisitos:

I - ter completado as exigências para aposentadoria voluntária, nos termos da Lei nº 11.357, de 06 de janeiro de 2009;

II - encontrar-se lotado em unidade escolar;

III - ter optado por permanecer em efetiva regência de classe;

IV - ter desempenho individual satisfatório aferido pelo chefe imediato, comprovado mediante Certidão de Desempenho Individual;

V - não possuir em seu registro funcional mais de 06 (seis) faltas injustificadas no ano letivo imediatamente anterior ao do início da percepção da vantagem.

§ 1º - Além dos requisitos previstos no caput deste artigo, para o pagamento da Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe, o Secretário da Educação, tendo em vista critérios de conveniência e de oportunidade, e, levando-se em consideração a carência de pessoal, deverá indicar as áreas de conhecimento a serem contempladas.

§ 2º - As áreas de conhecimento, onde reconhecidamente haja carência de docentes na Rede Estadual de Ensino serão divulgadas, no início de cada exercício, através de ato do Secretário da Educação.

§ 3º - Caso o Professor exerça suas atividades de regência de classe em mais de uma unidade escolar da rede estadual de ensino, deverá ser avaliado em ambas as unidades.



Art. 3º - A carga horária do Professor beneficiado com a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe, de 20 (vinte) ou 40 (quarenta) horas semanais, em efetiva regência de classe, deverá ser distribuída conforme Anexo VII da Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia.

Parágrafo único - Na hipótese de acumulação legal de 02 (dois) cargos de Professor da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio, a concessão da Bolsa será analisada em cada um dos vínculos isoladamente.

Art. 4º - A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe será paga mensalmente e exclusivamente durante o ano letivo, nos valores constantes no Anexo Único da Lei nº 13.595, de 01 de dezembro de 2016, observado o regime de trabalho ao qual o Professor está submetido.

Art. 5º - A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe terá o seu pagamento suspenso quando o Professor se afastar da atividade, excetuados o afastamento em razão da participação em programa de treinamento regularmente instituído, o afastamento em razão de participação em júri e os afastamentos decorrentes de outros serviços obrigatórios por Lei.

Art. 6º - O número de Bolsas de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe destinadas aos professores será divulgado anualmente, indicando as disciplinas e unidades escolares a que se destinam.

Parágrafo único - Caso o número de Bolsas de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe seja inferior ao número de professores habilitados a percebê-la, a Secretaria da Educação - SEC selecionará os que receberão a vantagem por meio de lista classificatória, considerando os seguintes fatores:

I - maior Padrão no cargo de Professor da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio;

II - maior tempo de experiência na disciplina a que se destina a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe;

III - maior tempo de exercício na unidade escolar a que se destina a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe;

IV - maior idade.

Art. 7º - Após a divulgação do número de Bolsas de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe, os Professores deverão formalizar o Requerimento de Concessão da referida Bolsa, disponibilizado através do sítio http://sac.educacao.ba.gov.br/ ou do Núcleo Territorial de Educação - NTE de vinculação da unidade escolar, instruídos com a Certidão de Desempenho Individual, obtida no ano letivo imediatamente anterior ao do início da concessão da vantagem, conforme disposto no inciso IV do art. 2º deste Decreto.  

Parágrafo único - A unidade de Recursos Humanos da SEC apreciará os pedidos formulados pelos Professores interessados, verificando o cumprimento das condições necessárias à percepção da Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe.



Art. 8º - A Bolsa de Estímulo poderá ser revogada 01 (um) ano após sua concessão ou prorrogação, e não será incorporada aos vencimentos ou aos proventos da inatividade, bem como não servirá de base de cálculo para contribuição previdenciária ou quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

Art. 9º - O ato concessório da Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe será publicado no Diário Oficial do Estado pelo Secretário da Educação.

Art. 10 - Os demais atos complementares necessários ao cumprimento deste Decreto serão emitidos pelo Secretário da Educação.

Art. 11 - Os casos omissos e as dúvidas serão dirimidas pela Superintendência de Recursos Humanos da Educação - SUDEPE, da SEC.

Art. 12 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 23 de março de 2017.

RUI COSTA
Governador

Bruno Dauster
Secretário da Casa Civil
Walter de Freitas Pinheiro
Secretário da Educação

Edelvino da Silva Góes Filho
Secretário da Administração

fonte: DOE 24/03/17 -página do executivo

Bahia: Acidente na BR- 116 mata Cabo da PM em Serrinha

                                   Uma guarnição PM chegou minutos depois, mas Fonseca já não tinha sinais vitais-foto:reproduçã
O cabo PM Benedito Ramos Ferreira Fonseca( cabo Fonseca) de 45 anos, lotado na Companhia Independente de Policiamento de Guardas, no presídio de Serrinha, morreu no meio da tarde desta quinta-feira(23) quando retornava do trabalho a bordo de uma moto Honda Biz, para Serrinha onde residia. 
Segundo informações, sua motocicleta foi atingida por trás, por um veículo  Fiat Strada de dados não anotados, tendo o motorista fugido. O acidente aconteceu na BR- 116, na saída de Serrinha-Teofilândia,
O  cabo Fonseca como era conhecido foi a óbito no local. Seu corpo foi parar numa ribanceira e a moto ficou sobre o acostamento.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação do 16º Batalhão, Fonseca completaria 46 anos no próximo dia 4 de abril e estava na PM há 24. Equipes da Perícia Técnica e do Rabecão de Serrinha realizaram o levantamento cadavérico e o corpo foi levado para o DPT de Serrinha.
 foto: Site Calila notícias
Texto:Calila notícias c/adaptações

Bahia: Polícia apresenta mais dois suspeitos do ataque ao BB em Irecê




                                                    foto: site da SSP-BA/reprodução

Mais dois suspeitos do violento ataque a agência do BB na cidade de Irecê, no último dia 20, foram presos ontem ontem(23) no inicio da manhã no povoado de Batateira, localizado na zona rural do município de São Gabriel. Flaldemir Martins Lopes(Duda) e Damião de Souza estavam de posse . nove armas longas e um simulacro de fuzil. 

A polícia acredita que as armas foram utilizadas no ataque ao BB, quando os meliantes explodiram a parte da agência para chegar ao cofre, mas não obtiveram êxito, devido a atuação de uma guarnição da  Cipe/Semiárido que trocaram tiros com os meliantes por mais de 20 vinte minutos no centro da cidade, quando conseguiram balear um individuo, que posteriormente  foi capturado na  cidade de Muquém do São Francisco, há 332 km de Irecê. 

O material foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para confirmar as suspeitas, e a dupla foi ouvida na 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Irecê) pelo delegado titular Dr. Roberto Leal.

O Bope, a Cipe/Semiárido, o Draco  e  agentes da 14ª Coorpin participaram da prisão e continuam nas buscas por possíveis remanescentes da quadrilha.

Das oito pessoas que foram detidas na cidade  de Muquém, após depoimentos tomados na sede da 14ª Coorpin, apenas continuam presas, Gildivânia Lucas de Souza, esposa do meliante James Cleido(foto abaixo), que foi baleado na ação, e Tatiana Benício César acusadas de participação direta na ação.
James estava em uma casa na cidade de Muquém do São Francisco-foto:reprodução

Elmo reivindica da Codevasf a retomada das obras do Baixio de Irecê

                                                    O prefeito Elmo e a presidente da Codevasf Kênia Marcelino-foto:reprodução/ASCOM/PMI


Ao cumprir uma  agenda institucional na capital federal, tendo como principal audiência, o encontro com o presidente do Banco do Brasil, onde o prefeito Elmo Vaz(PSB) solicitou agilidade na reabertura a agência do BB na cidade de Irecê após o ataque realizado por bandidos no último dia 20/03, o prefeito também esteve na Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde foi recebido pela presidenta da instituição, Kênia Marcelino.

O prefeito que tão bem conhece a empresa por ter sido seu presidente, reivindicou da instituição, a retomada da obra do projeto Baixio de Irecê. "O Baixio de Irecê é um sonho antigo da região, que vai movimentar o agronegócio e pode gerar cerca de 4,5 mil empregos diretos e 8,5 mil empregos indiretos”, destacou o gestor de Irecê.





fonte:AScom/PMI c/adaptações

Bahia: Estado já definiu organizadora do concurso para PM e Bombeiros





O Governo do Estado definiu, na noite desta quinta-feira (23), a empresa organizadora do concurso público para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (24) o resumo da licitação, que sinaliza a contratação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para elaboração do edital e condução das etapas do concurso. Após a publicação desta sexta, a próximo passo na divulgação do certame é a publicação do edital, previsto para o início de abril.
Ao todo, serão ofertadas duas mil vagas para Soldados da Polícia Militar (PMBA) e 750 para o Corpo de Bombeiros Militar (BM). A remuneração, composta de soldo e gratificações, é de até R$ 2.484 (30h) e R$ 3.019 (40h), tanto para o PM como para o BM. Quanto à escolaridade, os candidatos devem ter o nível médio concluído. O concurso está sob a organização da Secretaria da Administração (Saeb).


fonte:Acorda cidade c/adaptações

Ao TSE: "Sem a Odebrecht, não ia ter Copa, não ia ter Olimpíada. Não ia ter nada", diz Marcelo

                                O executivo está preso desde junho de 2015 devido a operação Lava Jato - foto:reprodução


Em depoimento para a Justiça Eleitoral, o ex-presidente e herdeiro do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, usou o exemplo da construção da Arena Corinthians para dizer que tinha uma relação de "mendigo" com o governo federal. 
 
O empresário, que está preso desde junho de 2015 por causa da Operação Lava Jato, relatou que a empreiteira não tinha interesse em entrar no negócio e só realizou as obras para atender pedidos. 
 
Ele ainda afirmou que o projeto inicial do Itaquerão custaria R$ 200 milhões - ao final, o preço ficou em R$ 985 milhões, sem considerar juros dos empréstimos feitos. 
Marcelo também disse que entrou a contragosto no projeto da Vila dos Atletas, que abrigou delegações esportivas durante a Olimpíada no Rio, em 2016. 
 
"A gente não queria entrar na Vila dos Atletas. Era um pepinaço! Não queria entrar na Copa. Não queria entrar em estádio", declarou o empresário ao ministro Herman Benjamin, relator da ação que corre no no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, na eleição de 2014. 
 
"A gente só entrou na Arena Corinthians porque o governo tinha prometido financiamento para a realização da Copa do Mundo; aí depois não dão. Aí, eu passo uma grande parte do tempo lutando para conseguir o que eles tinham prometido para a gente entrar", reclamou Marcelo. 
 
E emendou: "Eu era um mendigo, porque eu ia lá [governo] para pedir coisas, na verdade, que eu só entrei porque eles tinham prometido". 
 
O ex-presidente do grupo baiano afirmou ainda que eventos como a Copa e a Olimpíada não teriam acontecido sem a Odebrecht. 
 
"Sem a Odebrecht, não ia ter Copa, não ia ter Olimpíada. Não ia ter nada". 
 
Outra queixa do ex-executivo é que, quase três anos após a realização da Copa, o Corinthians ainda não pagou o que deve à empreiteira. 
 
"Moral da história: eu fiz uma coisa que não interessava para a gente. Hoje, estou com um pepino, porque a gente tem uma garantia com a Caixa Econômica Federal] e o Corinthians não paga a gente". 
 
Na audiência, o empresário ainda detalhou como foram as primeiras conversas com políticos para que a empresa assumisse a obra. A reunião foi realizada depois que o estádio do São Paulo, o Morumbi, ficou fora do Mundial. 
 
"Aí tem uma reunião lá e tudo bem, então, vamos fazer o seguinte: vamos transformar o estádio do Corinthians no estádio da abertura da Copa do Mundo. Aí eu tenho um jantar lá em casa com o [governado] Alckmin, o [na época prefeito de São Paulo] Kassab, o Luciano Coutinho, (ininteligível), todo mundo promete fazer a sua parte! E a besta da Odebrecht:'tá bom, então a gente constrói'. No final, todo mundo foge. Aí eu fico pedindo... aí não tem financiamento, nós construímos tudo com dinheiro próprio. E eu tenho horas de reunião com o ministro da Fazenda para pedir coisas que eu só entrei por pedido deles", afirmou.
 
ESTRUTURAS PROVISÓRIAS

Entre as reclamações sobre a construção da Arena Corinthians, Marcelo Odebrecht destacou os R$ 100 milhões gastos em estruturas provisórias. 
 
"Só um exemplo claro: aí, o Corinthians lá assume uma responsabilidade de R$ 100 milhões para estruturas provisórias para a Copa. Aí, o Corinthians "não tenho dinheiro". Aí a prefeitura diz que vai pagar e não tem dinheiro. A Copa é daqui a noventa dias; ninguém cuidou das estruturas... eu estou na minha. Não é responsabilidade nossa. 'Aí, não, mas a Odebrecht tem que resolver'. Pô, como é que eu vou resolver?". 
 
E finaliza: "Olha como a gente mete os pés pelas mãos. A gente não tem nada a ver com as estruturas provisórias e eu vou lá e digo: tá bom, então a gente financia e faz a estrutura, tanto é que terminou, desde que a Caixa refinancie a gente". 
 
O empresário disse ainda que "não era o dono do governo", mas o "bobo da corte do governo".

fonte:Bocão News