• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de abril de 2011

Futebol: Confira os resultados dos Estaduais do sábado

Os jogadores do timão comemoram a classificação-Foto: Léo Pinheiro-terra

Com o mês de maio se aproximando, os campeonatos regionais vão chegando ao final,e ontem (sábado), tivemos jogos que definiram os primeiros semi-finalistas. Confira dos resultados:


Paulistão:

Corinthians 2 x 1 Oeste

Santos 1 x 0 Ponte Preta

Carioca:

Vasco 1 x 0 Olaria

Mineiro:

América-To 1 x 8 Cruzeiro

Gaúcho:

Cruzeiro 2 x3 Grêmio



Com esses resultados, o Corinthians aguarda o resultado de São Paulo e Portuguesa hoje pela tarde para fazer a semi-final, assim como o Santos aguarda o resultado do jogo entre Palmeiras e Mirrasol.

Na Taça Rio, o Vasco vai decidir o título do segundo turno com o Flamengo ou Fluminense que jogam hoje no Engenhão.

Bahia: 4 mortos em acidente na BR-110 trecho de Antas

Os ocupantes do gol sofreram ferimentos leves
Os 4 ocupantes do palio morreram na hora

Quatro pessoas morreram em acidente envolvendo três veículos na BR-110, nas proximidades do povoado de Sítio do Chagas, município de Antas, a 350 km de Salvador, na sexta-feira (22). Todas vítimas estavam em um Palio Weekend e uma delas ainda não foi identificada.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Palio ultrapassou um Gol e segundos depois invadiu a pista no sentido contrário, colidindo frontalmente com uma carreta. No momento da batida, a carreta acabou formando um "L" na pista, bloqueando os dois lados da estrada e arrastando o veículo. O Gol, que não conseguiu reduzir a velocidade e evitar a colisão, bateu no fundo do Palio.

O condutor do veículo, Genildo da Conceição, 36 anos, natural de Jeremoabo e os passageiros José Raimundo dos Santos, 37, natural de São Paulo; Adeilson Barbosa de Andrade, 27, natural de Glória e um homem ainda não identificado, vinham de São Paulo e seguiam para Paulo Afonso ou Jeremoabo para passar o feriado da Semana Santa.

A PRF trabalha com a hipótese de que o condutor do veículo, que tinha Permissão para Dirigir (PPD), tenha cochilado ao volante. Não havia sinais de que o grupo havia consumido bebida alcóolica, mas segundo as testemunhas do Gol, o veículo fazia 'zigzagues' na pista, momentos antes da colisão.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Paulo Afonso e agentes da PRF ainda tentam contato com familiares da vítimas para os corpos possam ser liberados. OS dois ocupantes do Gol sofreram ferimentos leves e o motorista da carreta não se feriu no acidente.

A pista ficou interditada até as 14h da sexta-feira, mas segundo policiais que controlavam o tráfego não houve congestionamento porque um dos lados da via estava liberado.

Fonte:CorreiodaBahia
Fotos:PRF

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Salvador:Atual situação da cidade é destaque na Carta Capital


Salvador precisa ser respeitada -Foto:Google

Na revista Carta Capital edição 643 desta semana traz como destaque uma reportagem assinada pela jornalista Cynara Mtenezes com a chamada "Acorda Salvador" onde descreve os grandes problemas enfrentados pela capital baiana e cita dados como a perda para a cidade de Fortaleza como a capital do Nordeste mais visitada pelos turistas, aborda também a questão da novela do Metrô que já dura 12 anos, como também o abandono da Orla Marítima da cidade.

No campo político cita as dificuldades do Prefeito João Henrique com o TCM e de desenvolver a sua gestão.

Na reportagem tem um seguinte trecho: Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes do Centro Histórico (Acopelô), Lenner Cunha, mais de 200 lojas fecharam na região nos últimos sete anos. Cunha se mostra saudoso da época do falecido governador Antonio Carlos Magalhães, quando havia o projeto “Pelourinho Dia e Noite” e o centro histórico vivia seu auge. “Hoje, o governo não tem diagnóstico para a área e a prefeitura vive uma inércia reconhecida por todos”, critica o comerciante. “A Secretaria Estadual de Cultura dá informações imprecisas à Unesco, de que ACM ‘botou todo mundo pra fora’. Mesmo que ele tenha errado, tem de se ver as benesses que houve desde a revitalização.”

Vale a pena conferir a reportagem, embora a mesma não tenha em nenhum momento citado a responsabilidade do governo do Estado, hoje governado pelo PT de Jaques Wagner. O endereço eletrônico da revista é www.cartacapital.com.br

Imprensa: Confira as principais manchetes dos jornais


Jornais nacionais

Folha de S.Paulo
'Maquiagem' de produtos crescem junto com Inflação

Agora S.Paulo
Saiba como o auxílio doença aumenta sua aposentadoria

O Estado de S.Paulo
Dilma enquadra agências reguladoras

O Globo
Multas por sonegar imposto podem chegar a R$ 100 bi

Correio Braziliense
Comer... Rezar... Amar...

Estado de Minas
Calvário nas estradas

Zero Hora
Feriadão de Páscoa 2011. Por que as estradas pararam


Jornais internacionais

The New York Times (EUA)
Humor da nação no nível mais baixo em dois anos, mostra pesquisa

The Washington Post (EUA)
Obama envia bombardeiros à Líbia

The Times (Reino Unido)
Igreja incita escolas a cortarem vagas para fiéis

The Guardian (Reino Unido)
Os cemitérios estão enchendo na guerra inesperada de Misrata

Le Figaro (França)
Sarkozy parte em campanha em seu balanço

Le Monde (França)
Paris, Londres e Roma acentuam seu engajamento no conflito líbio

El País (Espanha)
ETA ordenou a Batasuna criar aliança eleitoral independente

Clarín (Argentina)
Pobreza seria 3 vezes maior que os dados oficiais

Fonte:Folhaonline
Imagem:Google

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Manaus: Avião de pequeno porte cai em aeroporto e mata 7 pessoas

No acidente morreram pai,mãe e filho-Foto:reprodução

Sete pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte em Manaus, na tarde desta quinta-feira, 21. A aeronave Seneca, modelo PA 34, de prefixo PT-EFS, havia acabado de decolar e caiu próximo à cabeceira da pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.


Ainda não se sabe o motivo da pane. De acordo com o major Helyanthus Borges, do Corpo de Bombeiros da capital amazonense, o monomotor caiu às 14 horas e 51 minutos, pouco depois de levantar voo.

Quatro viaturas dos bombeiros chegaram ao local. Os passageiros - três homens, três mulheres e uma criança do sexo masculino - morreram na hora pela força da colisão. Um cachorro também morreu no acidente.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião pertence à empresa de táxi aéreo Amazonav. A viagem tinha como destino a cidade de Santarém, no Pará.

Entre as vítimas estão Antonio Picão, dono da Amazonav; Luciana Picão, mulher dele; o filho, Mateus; uma funcionária da empresa, Janilce Oliveira, e uma outra comissária, Kelly Cidronio. O comandante, de apelido Mineirinho, e o copiloto, cujo nome não foi revelado, também morreram.

A porta voz da Amazonav, Natasha Desthoolmeester, disse que a empresa tem cerca de 20 anos e atua como taxi aéreo na região Norte do País. Duas filhas de Antonio Picão deverão assumir a empresa, juntamente com o tio, Geraldo Picão, irmão de Antonio Picão.

Fonte:Estadão

Bahia: PM oferece 120 vagas para curso de Oficiais



Estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (27) as inscrições para a Academia de Polícia Militar. Serão oferecidas 120 vagas, 108 para o sexo masculino e 12 para o feminino, relativas ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM/2011). A prova de conhecimentos será aplicada no dia 1º de julho (domingo).

O certame é composto por duas etapas. A primeira é o exame de conhecimentos, composto de prova objetiva de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências Humanas, Matemática/Raciocínio Lógico, Noções de Direito e Redação.

Já a segunda engloba a avaliação psicológica, exame médico-odontológico, teste de aptidão física e investigação social.

O formulário de inscrição e o edital poderão ser acessados pelos interessados, civis e militares, exclusivamente pela internet, nos sites www.concursopm.uneb.br ou www.consultec.com.br


Fonte:CorreiodaBahia

Imagem:Google

Concursos & Emprego: Inscrições da Conder prorrogada até dia 25




A Conder-Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia prorrogou até o dia 25 de Abril(segunda) as inscrições do processo seletivo 001-11 para preenchimento de cargos na empresa de nível fundamental ao superior. Você pode conferir o edital e taxa de inscrições pelo site http://www.conder.ba.gov.br/

Bahia: Mais um BB é assaltado, desta feita em Adustina

Foto: Rede Nordeste de Adustina


O Banco do Brasil, no município de Adustina, a 360 km de Salvador, foi assaltada por 15 homens, na madrugada desta quinta-feira (21).

Segundo a polícia, eles estavam encapuzados, fortemente armados, e chegaram em quatro veículos na cidade, acompanhados de 15 reféns. A polícia informa que os reféns foram abordados na estrada sentido ao município de Fátima-BA . Ao chegar em Adustina, a polícia disse que eles abordaram outras pessoas que estavam próximo à praça onde fica a agência do banco.

Os marginais explodiram as portas de vidro da agência e forçaram os reféns a arrancar dois caixas eletrônicos. De acordo com a polícia, os refém também tiveram que colocar os caixas em cima das caminhonetes dos bandidos.

Eles fugiram em direção ao município de Sítio do Quinto e levaram cinco dos reféns. As vítimas foram foram liberados na estrada. A polícia informa que ninguém ficou ferido.

Durante o assalto, os bandidos atearam fogo em um veículo na rua que dá acesso ao pelotão da policia militar e abandonaram outro que apresentou defeito. A ação dos assaltantes durou cerca de 40 minutos. A polícia não tem pistas dos assaltantes. Informações do G1 Bshia.

Porto Seguro: Morre o tenente coronel da PM Roberto Oliveira

e Foto:reprodução


O comandante do 8º Batalhão da Policia Militar em Porto Seguro, tenente coronel Roberto Oliveira, 52, morreu na manhã desta quarta-feira (21), em Eunápolis, vítima de um infarto. O militar estava na PM há 30 anos, e comandou a 7ª Companhia Independente (CIPM) de Eunápolis durante seis anos. Oliveira, que era major e mudou de patente em fevereiros deste ano, era casado e tinha dois filhos. O sepultamento está previsto para o final da tarde desta quinta. Informações do Radar 64.

Salvador: Feriadão começa com muita chuva

Foto: Reprodução-BN

Desde a madrugada do dia (21) que chove torrencialmente na capital baiana. O trânsito na chegada e saída da cidade está congestionado desde o início da manhã. Na Estação rodoviária é muito grande o fluxo de passageiros em direção ao interior do Estado, o mesmo acontece no Ferry Boat em direção a ilha de Itaparica, mesmo o tempo não estando convidativo.
Na Br-324 o tráfego é intenso e os motoristas encontram trânsito lento a partir da Jaqueira do carneiro.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Educação: Profa. Lorene Louise será a nova diretora da FAMED/UFBA



A médica e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lorene Louise Silva Pinto, 53, é a primeira mulher a assumir, em 204 anos de existência, a Faculdade de Medicina (Famed). A nova diretora, formada há 29 anos, concorreu com mais um candidato e foi eleita com a maioria dos votos dos três segmentos da comunidade da instituição, que envolve alunos, docentes e funcionários. A eleição foi realizada na terça-feira (19) e a posse está marcada para o dia 12 de julho. Atualmente, Lorene era assessora técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Informações do Bahia notícias.


Foto:Google

terça-feira, 19 de abril de 2011

Bahia: 9,92% de aumento para a conta de luz



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19), em reunião pública, o reajuste tarifário pedido pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). De acordo com a Aneel, o aumento da cobrança já entra em vigor nesta sexta-feira (22) para os 4,9 milhões de consumidores distribuídos em 415 municípios do estado. O efeito médio a ser percebido pelos usuários do serviço será de 9,92%, menor do que o pedido pela concessionária, de 11,96%. A média de 9,92% corresponde ao aumento de 9,79% para as residências (baixa tensão) e de 10,16% para as indústrias (alta tensão). Informações do Bahianotícias.


Fonte Charge:Google

Salvador: MST vai deixar acampamento no CAB

Foto: Seagri


Os integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) anunciaram, na tarde desta terça-feira (19), o fim da mobilização iniciada no dia 11 de abril, no entorno da Secretaria estadual da Agricultura (Seagri), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A decisão foi tomada após uma segunda audiência entre o governador Jaques Wagner (PT) e as lideranças do MST., que acertaram a inclusão produtiva para oferecer sustentabilidade aos 553 assentamentos no estado.

O chefe do Executivo baiano disse que “é melhor ouvir o barulho dos sem terras aqui no CAB que ouvir a sirene da polícia ou o barulho dos tiros nas favelas, com os jovens envolvidos em assaltos e tráfico de drogas”, justificou ao responder as críticas da oposição sobre o acampamento do movimento no CAB. Para o governador , a reivindicação do MST é legítima. Informações do Bahia notícias.

Vestibular 2011: UNEB divulga calendário de matrículas para os cursos do 2º semestre




A Universidade do Estado da Bahia -Uneb,divulgou hoje(19) no Diário Oficial do Estado a resolução nº 1308/2011 que aprova o Calendário de Matrícula para os alunos dos cursos de graduação, na modalidade presencial, ingressantes no segundo semestre de 2011 por meio do Processo Seletivo Vestibular. No âmbito do DCHT-Campus XVI-Irecê, farão as matrículas os candidatos aprovados para o curso de LETRAS. Confira as datas.

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 1308/2011 - CALENDÁRIO DE MATRÍCULA VESTIBULAR 2011.2 - CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL

1ª CONVOCAÇÃO

Publicação do Edital: 03 de maio de 2011;

Efetivação da matrícula: 11, 12 e 13 de maio de 2011.

2ª CONVOCAÇÃO

Publicação do Edital: 23 de maio de 2011;

Efetivação da matrícula: 01 e 02 de junho de 2011.

3ª CONVOCAÇÃO

Publicação do Edital: 13 de junho de 2011;

Efetivação da matrícula: 30 de junho e 01 de julho de 2011.




Fonte imagem:Site da UNEB

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Rondônia: Construtora vai demitir operários da usina de Jirau


A construtora Camargo Corrêa avisou que vai demitir 4.000 operários da usina de Jirau, em Porto Velho, de acordo com o Stticero (sindicato dos trabalhadores da construção de civil de Rondônia). O sindicato diz que recebeu um comunicado oficial da empresa depois de questionar se haveria mesmo demissões. Na semana passada, a Folha noticiou que um relatório da Superintendência Regional de Trabalho, ligada ao Ministério do Trabalho, afirmava que a Camargo Corrêa não planeja reconstruir todos os alojamentos destruídos em tumultos em março. Com isso, as vagas seriam reduzidas de 16 mil para 10 mil. Procurada desde a última semana, a construtora não confirmou nenhuma das informações. O sindicato diz que aceitou as dispensas, porque a obra estava "muito inchada". As demissões vão afetar parte dos mais de 6.000 trabalhadores que voltaram a seus Estados de origem após o quebra-quebra de 15 de março, quando as instalações do canteiro de obras no rio Madeira foram depredadas. Antes da viagem, os operários foram avisados de que voltariam ao trabalho. As obras na usina retornaram no dia 11, mas os operários não foram convocados. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que visitou a obra na semana passada, havia feito um pedido para que não fossem demitidos moradores de Rondônia.


Fonte: Folhaonline de Belém

Imagem:Google


Educação: MEC confirma que ENEM vai substituir ENADE para Universitários


A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos.

A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior. A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória - quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso - mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.

O Enade é aplicado a ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do "valor agregado" pelo estudante ao longo da formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no País.

O Ministério da Educação (MEC) calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame em 2011. A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011.

Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo. Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova. A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões.

Outro motivo para fazer essa substituição é que o Enade de ingressante, por ser aplicado no fim do primeiro ano letivo, não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso. No Enade, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma. Outra novidade, a partir deste ano, é que o estudante nessa situação não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado.

Em 2011, serão avaliados os cursos superiores em arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também participam do Enade os alunos de cursos técnicos em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Fonte:Agênca Brasil/terra

Imagem:Google

domingo, 17 de abril de 2011

Brasil: Líder do PT defende plantio de maconha em cooperativa


Na contramão do que prega o governo Dilma Rousseff, o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), defende a liberação do plantio de maconha e a criação de cooperativas formadas por usuários. Num recente debate sobre o assunto, o deputado disse que a política de "cerco" às drogas é "perversa" e gera mais violência. Dilma assumiu o governo incluindo entre suas prioridades o combater "sem tréguas" ao crime organizado e às drogas. Em janeiro, a presidente desistiu de nomear o então secretário Nacional de Justiça Pedro Abramovay para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas depois que ele sugeriu numa entrevista a adoção de penas alternativas para pequenos traficantes. Assim como Abramovay, o líder do PT na Câmara afirmou que a prisão de pequenos traficantes contribui para engrossar as fileiras das organizações criminosas. "São mães de família que sozinhas têm que criar os filhos e passam a vender", disse o deputado. "As prisões têm levado a organizar a violência contra a sociedade." Teixeira falou sobre o assunto num debate organizado pelos grupos "Matilha Cultural" e "Desentorpecendo a Razão" em São Paulo, em 24 de fevereiro, um mês após a queda de Abramovay. Um vídeo com a íntegra da exposição foi publicado no blog do deputado e no site Hempadão (cujo título faz uma brincadeira com as palavras "hemp", maconha em inglês, e "empadão").

MODELO ESPANHOL

Teixeira disse no debate que o governo deveria autorizar a criação de cooperativas para o plantio e a distribuição da maconha. "O melhor modelo é o da Espanha: cooperativas de usuários, onde se produz para o consumo dos próprios usuários, sem fins lucrativos", afirmou. O líder do PT disse que, se comer sanduíches do McDonald's, "talvez o maior crime", não é proibido, o governo não poderia impedir também o plantio de maconha. "Cabe ao Estado dizer que faz mal à saúde. Não existe crime de autolesão. Se eu quero, eu posso usar, tenho direitos como usuário. E isso o Estado não pode te negar." Segundo ele, a forma como o governo e alguns juízes tratam as drogas é um tiro no pé: não garante a segurança nem a saúde dos usuários. A Folha fez vários pedidos de entrevista ao deputado desde 16 de março, mas sua assessoria não deu resposta. No debate de fevereiro, Teixeira fez um apelo aos usuários de maconha: "Só a coragem pública daqueles que vão às ruas discutir fará com que esse tema avance". Ele disse que irá sugerir ao Ministério da Justiça que o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas faça um projeto com as "mudanças óbvias". O deputado afirmou ainda que pedirá o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) --simpatizantes de mudanças na legislação sobre drogas. Para o líder do PT, a proliferação do crack complicou a discussão sobre a maconha. "Ele não é o todo, ele é uma parte. É o resultado dessa política de cerco. Ele não pode interditar o debate sobre as demais drogas recreativas". Ao defender a regulamentação do plantio da maconha, Teixeira afirmou que isso não aumentaria a oferta da droga. "Esse cenário que as pessoas têm medo, de que 'no dia em que legalizar, vão oferecer ao meu filho', não é o futuro, é o presente. Hoje liberou geral. É mais fácil adquirir drogas na escola do que comprar antibióticos." A legislação atual prevê medidas socioeducativas para usuários da droga apanhados em flagrante e prisão para os traficantes.


Fonte: Reportagem de Philipe Coutinho da Folha de São Paulo.

Cafarnaum: Mais de trinta motocicletas apreendidas numa operação da PM

Foto:RF notícias
Mais de trinta motocicletas foram apreendidas ontem (16) em uma única operação realizada pela Policia Militar no município de Cafarnaum, no centro norte baiano. A maioria dos veículos tinham placas de estados como São Paulo, Minas Gerais e Tocantins, e há a suspeita de serem produtos roubados já que a maioria estava sem documentação ou com ela irregular. Em janeiro, a polícia apreendeu 60 motos em uma única blitz no município de Mulungu do Morro, próximo a Irecê. De acordo com o tenente Alexandre Cesar, do 7º Batalhão da PM, as ações tentam coibir as ações criminosas tanto no combate ao roubo desses veículos, quanto na redução do numero de assaltos na região. Informações do RF Notícias.