• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 20 de outubro de 2012

Bahia: União transfere a concessão de quatro aeroportos regionais ao Estado




                                                  O aeroporto de Lençois na chapada de diamantina-Foto:reprodução/google


O Governo do Estado obteve, no mês de outubro, a concessão de exploração de um aeródromo e quatro aeroportos regionais. A edição de sexta-feira (19) do Diário Oficial da União trouxe a delegação do aeródromo de Ruy Barbosa para o governo, por um prazo de 35 anos. Já os terminais de Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Barreiras e Lençóis, desde o dia 2 de outubro, estão sob concessão do Estado, também por 35 anos.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, a oficialização das delegações é resultado da atuação do Governo da Bahia junto à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
“Iniciamos esse processo para alavancar a aviação regional. A atuação e o acompanhamento do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, trará melhorias aos nossos aeroportos regionais. Estamos trabalhando para investir na qualidade e no atendimento disponibilizados”, disse Costa.

Fonte:Jacuípe notícias

Saúde: 30% das mulheres terão osteoporose após menopausa, diz estudo

 
 
 
                                                               Imagem:ilustrativa /reprodução
       
Uma em cada três brasileiras vai desenvolver osteoporose, doença que enfraquece os ossos, após a menopausa, aponta estudo da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). Apesar do alto percentual entre a população feminina, apenas 39% das mulheres com mais de 45 anos já fizeram algum exame para detectar a doença. Para reforçar a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce, a associação promove neste sábado (20), Dia Mundial de Combate à Osteoporose, a campanha nacional Seja Firme Forte. Segundo a Abrasso, cerca de 50% das mulheres fazem o exame tardiamente, somente entre 51 e 60 anos, quando o ideal seria logo após o início da menopausa. Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com o problema, de acordo com a associação. Levantamento feito pela Abrasso mostra que dos 1.717 equipamentos para o exame em funcionamento atualmente, apenas 367 estão no Sistema Único de Saúde (SUS). Também há grande disparidade do ponto de vista regional, já que a maior parte dos aparelhos, 1.222 do total, está localizada nas regiões Sul e Sudeste. Entre a população masculina com mais de 65 anos, a frequência da osteoporose é apenas 10%. A proporção é dez mulheres para cada homem com a doença. Eles, no entanto, também não devem descuidar das medidas de prevenção, alerta a associação. A Abrasso também aponta que 90% das mulheres não consomem a quantidade de cálcio recomendada. A prevenção deve começar na infância, por meio de uma alimentação equilibrada e rica em cálcio, presente, principalmente, em leite e derivados. Por ser uma doença que não causa dor, muitas vezes o diagnóstico é feito somente após a primeira fratura, provocada pela fragilidade dos ossos.

Fonte:BN/reprodução

Concursos: BB abre inscrições para escriturário em 14 Estados


O Banco do Brasil (BB) abriu concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de escrituário nos estados do Acre, Amapá, Amazonas (parte do Estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do Estado) e Sergipe.
O salário é de R$ 1.892,00 para a carga horária de 30 horas semanais.
Os candidatos poderão realizar a inscrição até as 14h do dia 5 de novembro, exclusivamente pela internet, no site da organizadora do concurso.
Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 18 anos e ter Ensino Médio completo até a data da contratação, além de estar em dia com a legislação eleitoral.
ESCRITUÁRIO
As atividades previstas para o cargo de escrituário são a comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários.
Também fazem parte das atividades da categoria redação de correspondências em geral, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao cargo. Informaçõesda folhaonline.

Eleições 2012: Ibope aponta vantagem de ACM Neto na 1ª pesquisa do 2º turno



A primeira pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Salvador feita pelo Instituto Ibope mostrou ACM Neto (DEM) com 47%, oito pontos à frente do adversário Nelson Pelegrino (PT), que teve 39%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Brancos e nulos somaram 9%; os indecisos acumularam 4%. Considerando-se apenas os votos válidos – quando não são contabilizados os brancos e nulos, ACM Neto apareceu com 54% das intenções de voto. Pelegrino teve 46%. Os dados foram apresentados no BATV, da TV Bahia, desta sexta-feira (19). O levantamento, feito entre 14 e 19 de outubro, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00544/2012. Foram entrevistados 805 eleitores.Informações do Politica Livre.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Eleições 2012: Dilma diz que vencer em Salvador é "obrigação"



Foto:Dilma em comício  no bairro de Cajazeiras em SSA -Foto:Robson Mendes/reprodução
A presidente Dilma Roussef falou na noite desta sexta-feira (19) no comício do candidato do PT à prefeitura de Salvador Nelson Pelegrino em Cajazeiras, na capital baiana. No palanque ao lado de Dilma e Pelegrino estavam a candidata a vice na chapa, Olívia Santana, o governador Jaques Wagner, os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, os candidatos derrotados no primeiro turno que agora apoiam o petista, Rogério Da Luz, Márcio Marinho e Mário Kertész, entre outras lideranças. Ela disse que vencer em Salvador é "obrigação" para o "time" ficar completo.
"O meu governo é sério. Não gosta de perseguição, de vingança, de gente que discrimina; mas para este governo dar certo, ele precisa de parceiro, de gente que aje como um time. E aqui na Bahia, o meu time está aqui nesse palanque", disse.

A presidente falou sobre a assinatura da Lei das Cotas. "Não vai exisitir melhoria no Brasil se não existir melhoria para a população negra", declarou. "A lei escancara a porta das universidades para a população negra e a população pobre do nosso país".
Ela lembrou que durante o governo do ex-presidente Lula, também petista, tirou 40 milhões de brasileiros da miséria. "Nesses 40 milhões, nessas famílias que ascenderam às classes médias, que eram pobres e também eram negras, foi justamente a população negra desse país que ascendeu", afirmou.
"Eu não vim falar mal de ninguém. Eu vim falar bem do Pelegrino", disse, criticando os que falam mal da Lei das Cotas e de outros programas do governo. "Tem gente que votou contra a Lei de Cotas. Tem gente que entrou na Justiça contra as cotas. Tem gente que falou que a Bolsa Família é Bolsa Esmola".
Para a presidente, "não olharam para o povo brasileiro durante muito tempo no nosso país. O governo era feito para os mais ricos". Dilma disse que Salvador é muito importante para o país e precisa de um prefeito que honre o cargo. "Aqui não pode ter um governinho, um governo pequenininho, que gosta de perseguição, de gente que discrimina as pessoas (...) Tem que ser integrado, com gente de fé".
Durante sua fala, de menos de vinte minutos, Dilma chegou a se confundir com o nome do bairro, chamando-o de "Cazajeiras" algumas vezes. "Tem hora que eu fico tatibitati, viu, gente... Mas é a emoção", garantiu, se desculpando pelo lapso.
A fala da presidente foi encerrada pouco antes das 21h - antes do começo da novela "Avenida Brasil", da TV Globo. Um telão que exibiria o folhetim foi proibido no local pela Justiça, que entendeu que isso caracterizaria um showmício, o que é ilegal.
Na quarta-feira, o ex-presidente Lula faz comício novamente ao lado de Pelegrino - ele esteve em Salvador no primeiro turno - no Subúrbio Ferroviário.

Bahia: Wagner manifesta desejo de retornar à Câmera Federal



                                                  
                                                            Wagner diz que não será candidato ao Senado em  2014-Foto:reprodução/google
O governador Jaques Wagner (PT) manifestou o seu desejo de voltar à Câmara Federal e disse que não descarta a possibilidade de deixar o governo antes do término do mandato, em 2014, para disputar a eleição. Em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (19), Wagner disse que passaria tranquilamente o bastão para o vice-governador Otto Alencar (PP), em março de 2014, para disputar o pleito, e negou qualquer tipo de vontade de buscar uma cadeira no Senado.
"É o ano da Copa do Mundo. Há muitos eventos importantes. Mas posso sair também em março. Minha relação com Otto é muito boa. Creio que esse governo tem dado certo porque juntou a minha forma de fazer política, com a forma dele. Creio que a gente caminhando desse jeito, chegamos bem em 2014", argumentou, antes de sugerir que almeja retornar à Câmara dos Deputados. "Quero ajudar a presidenta Dilma a governar com meu trabalho na Câmara (...). Seguramente, senador eu não vou ser", garantiu.

Fonte:Voz da Bahia/reprodução

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Educação: UFBA cumprirá a Lei de Cotas a partir de 2014





A Universidade Federal da Bahia (Ufba) cumprirá a chamada Lei de Cotas a partir de 2014, portanto antes do prazo legal, que é de quatro anos. Serão reservadas 50% das vagas para alunos vindos do ensino público. Regulamentada no último dia 11 pela presidente Dilma Rousseff, a lei determina que metade das vagas destinadas aos cotistas seja preenchida por estudantes que tenham renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo. Quem estou em escola particular com bolsa não tem direito à reserva de vagas. Uma mudança significativa diz respeito à divisão de vagas por grupos étnicos. Até então, a Ufba destinava 85% das vagas do sistema de cotas para pardos e pretos, enquanto os indígenas concorriam a 2%. Agora, estas três categorias disputarão juntas 87% das vagas. Outra mudança é relativa à exigência de anos cursados no ensino público. Anteriormente, a Ufba exigia que pelo menos uma das séries do ensino fundamental fosse cursada em escola pública, o que não será mais necessário. Atualmente, a Ufba e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) destinam 45% de suas vagas para cotistas. Informações do A Tarde.

fonte:Líder notícias
                   Imagem:google/reprodução       

Judiciário: CNJ suspende provas para juiz do TRF 3ª região


                                                     
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu liminar suspendendo a realização das provas de sentença do 16º concurso para o cargo de juiz substituto do Tribunal Federal da 3 ª Região (TRF3). As provas ocorreriam nos dias 20 e 21 de outubro e serão remarcadas em data ainda a ser definida. Na decisão, o conselheiro José Lúcio Munhoz argumentou que a comissão organizadora do concurso não respeitou o prazo mínimo de 15 dias entre a convocação dos candidatos e a data da realização da prova. A convocação dos candidatos ocorreu no dia 16 pelo site do tribunal. No mesmo dia, o plenário do CNJ votava pela revogação de outra liminar que suspendia o concurso. No entendimento do conselheiro, as datas poderiam confundir os candidatos, levando-os a acreditar que a suspensão ainda estaria em vigor. Informações do site politica livre.

Imagem:Google/reprodução

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Judiciário: Advogado é denunciado pelo MPF por ameaçar Juiz Federal em Irecê



Um advogado baiano foi denunciado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério Público Federal (MPF) em Irecê, a 478 km de Salvador, por ameaçar um juiz federal. O crime aconteceu no dia 3 de abril, quando um servidor da Justiça Federal no município telefonou para o acusado.

A ligação era para tratar de questões relacionadas a um processo de execução fiscal, procedimento por meio do qual a Fazenda Pública requer de contribuintes inadimplentes o pagamento do que lhe é devido.

O réu atuava como advogado de uma família, cujo patrimônio estava sendo ameaçado devido ao processo de execução. De acordo com a denúncia do procurador da República Samir Nachef, utilizando-se da sua condição, o acusado fez graves ameaças ao juiz.

O nome do magistrado, destinatário das ameaças, não foi citado pelo denunciado. No entanto, de acordo com Ministério Público Federal (MPF), o único juiz que atuava na Subsessão Judiciária de Irecê, na época, era Leonardo Tocchetto Pauperio, o que levou à conclusão de que ele foi o alvo das intimidações feitas pelo acusado.

Fonte:Correio da Bahia/reprodução

Economia: Governo muda contribuição INSS sobre a receita para uma série de setores




O governo publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17)  regulamentação da contribuição previdenciária sobre a receita de empresas de uma série de setores, em meio às medidas anunciadas de desoneração tributária para estimular a economia, informa o Estadão. Segundo texto do decreto 7.828, empresas dos setores de tecnologia da informação, call center, chips, hoteleiro e de transporte passarão a pagar um percentual que varia de 1 a 2 por cento sobre o faturamento bruto entre 2013 e o final de 2014, deixando de recolher 20 % de contribuição previdenciária que incide sobre a folha de pagamento. Ainda de acordo com o Estadão, em meados de setembro, o governo anunciou ampliação para mais 25 setores da economia a desoneração da folha, elevando o número de setores para 40 beneficiados com redução de encargos com pessoal. Maiores informações acesse  http://www.diariooficial.com.br     edição de hoje(17)


 
Fonte:/BN
Imagem:reprodução/google

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vitória vence e fica mais perto da série A



Elton marcou o seu 7º gol  no campeonato-Foto:reprodução
Noite de retorno para William e Nino Paraíba e estreia da nova camisa nesta terça-feira (16), no Barradão, e o Vitória conseguiu o seu objetivo. Destacando mais uma vez o atacante Elton, o time conseguiu vencer e retorar à ponta da tabela com 63 pontos. O time retona a campo no sábado às 16h contra o Atlético Paranaense também dentro de casa.
O primeiro tempo foi equilibrado. O time da casa criou e teve mais oportunidades, mas não conseguiu abrir o placar. Já o alagoano pouco tentou. Parecia estudar o adversário.
No retorno do vestiário, os dois times pareciam ainda mais apagados. Aos 18 minutos do segundo tempo, Elton, que sempre deixa a marca nos jogos do Barradão, tabelou com William e no rebote abriu o placar para os donos da casa. Vitória 1 x 0 ASA.
Após o primeiro gol o Leão acordou e deu mais ritmo de jogo. Com a obrigação de vencer dentro de casa, Carpegiani queimou as três mudanças para deixar o time ainda mais ofensivo. Surtiram efeito. No apagar das luzes o jovem Willie chuta colocado e amplia o placar. Final de jogo, Vitória 2 x 0 ASA.

Fonte:Líder notícias/reprodução

Bahia: Desembargador Claudio Brandão integra lista tríplice para ministro do TST




Imagem:Google
O desembargador Cláudio Mascarenhas Brandão é um dos  nomes que integram a lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A indicação foi  festejada por seus pares. “Ele merece essa indicação e a Bahia merece ter um representante  no TST”, declarou  a presidente da AMATRA 5, juíza Ana Claudia Scavuzzi.  De acordo com a juíza, a Bahia ocupa a 7ª posição em número  de processos e nenhum ministro na corte. “Vamos aguardar agora a decisão da Presidente da República”, finaliza a juíza. O TST é formado por 27 ministros, dos quais 21 oriundos da magistratura de carreira (desembargadores dos Tribunais Regionais do Trabalho) e seis vagas são compostas por advogados e membros do Ministério Público.  A lista tríplice do TST será encaminhada à presidenta da República, Dilma Rousseff. Após a escolha da presidente, o indicado ainda passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Natural de Rui Barbosa, o  desembargador  Cláudio Mascarenhas Brandão concorre com outros dois desembargadores paulistas:  Jane Granzoto Torres da Silva, da 2ª Região (SP) e Lorival Ferreira dos Santos, da 15ª Região (Campinas). O TST realizou a escolha por meio de voto secreto e a partir de uma lista com 17 representantes de Tribunais Regionais do Trabalho. Informações do Política Livre.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ENEM 2012: Locais de prova já estão disponíveis


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou na internet a consulta aos locais de prova para os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para acessar o cartão, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site do Inep. Este ano, cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer a prova, marcada para os dias 3 e 4 de novembro.
Na última quarta-feira (10), os alunos inscritos no processo de seleção começaram a receber, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição, que também trazem os locais de prova. O candidato que não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento pelo site pode obter a informação por meio do telefone 0800 616161. A ligação só pode ser feita de telefone fixo ou público.
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Fonte:Edição Juliana Andrade/ag.Brasil/EBC
Imagem:reprodução/google 

Economia: Ex- presidente do BC diz que o governo corre risco de fazer "bobagem"

 
 
Armínio Fraga-ex-presidente do BC-foto:reproduçao
O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse que o atual governo corre risco de fazer “bobagem” ao testar limites de uma gestão de esquerda. “Eu acreditava, na época, que o governo Fernando Henrique tinha chegado próximo ao que, na minha leitura, são limites razoáveis: um governo muito presente, com um papel importante, senão de produção, de regulação e fiscalização, que focou os escassos recursos públicos em educação, saúde e algumas outras áreas, e tomou a decisão estratégica de sair da produção em uma série de setores que foram privatizados”, opinou Fraga em entrevista à Folha, ao falar sobre a política econômica e as expectativas de crescimento do Brasil. De acordo com ele, as privatizações ocorridas durante a gestão FHC eram parte de um movimento liberal de uma administração de esquerda. “Continuou a ser de esquerda, progressista, não abriu mão de ter um impacto relevante sobre distribuição de renda, pobreza, ter uma rede de proteção social, de regulação adequado e assim por diante. Achava que esse era um limite razoável”, afirmou.
 
Fonte:BN

domingo, 14 de outubro de 2012

Concursos: INEP abre inscrições para 140 vagas, médio e superior




                                                              
Na segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre inscrições para concurso de nível médio e superior. São 140 vagas nas carreiras de pesquisa e desenvolvimento de informações e avaliações educacionais e de suporte técnico em informações educacionais.

Veja o edital


Para o cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais são 100 vagas. O salário chega a R$ 8.128,15 com doutorado. As vagas estão distribuídas em quatro áreas de especialização. As 40 vagas de nível médio são para técnico em informações educacionais. O salário chega a R$ 3.253,81. Ao todo, 5% das vagas são reservadas às pessoas portadoras de deficiência.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ibfc.org.br até as 23h59 do dia 12 de novembro. A taxa é de R$ 50 para técnico em informações educacionais e de R$ 60 para pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais.

As provas estão previstas para 9 de dezembro, em Brasília.
Fonte:Correio da Bahia/reprodução

Eleições 2012: Apoio a ACM Neto pode custar cargo de Geddel na caixa,diz jornalista



Segundo o  jornalista, Geddel não foi demitido ainda por causa de sua ligação com o Vice-Presidente Michel Temer - Foto:Max Haack/ag.Haack /BN

O ex-deputado baiano Geddel Vieira Lima ainda não foi demitido da vice-presidência da Caixa Econômica Federal por ser ligado ao vice-presidente da República, Michel Temer, e ao líder do PMDB, Henrique Alves (RN). Mas a cólera de Dilma não deixará barato sua decisão de fazer o PMDB-BA apoiar ACM Neto no segundo turno para prefeito de Salvador – para ela, é “questão de honra” derrotar o candidato do DEM.


P%qu*%$!

--> São verdadeiramente impublicáveis os adjetivos utilizados pela presidenta, entre auxiliares, para se referir à atitude do PMDB baiano.


Inutilidade

--> O apoio do ex-candidato do PMDB Mário Kertész a Nelson Plegrino (PT) tornou inútil o apoio do partido a ACM Neto (DEM).
Fonte:Site do jornalista Claudio Humberto de Brasília/ reprodução