• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de outubro de 2020

Em Porto Seguro: Acusados de chacina que matou 8 jovens em 2017 são condenados


Os seis acusados de participar de uma chacina em Porto Seguro foram condenados a penas que, juntas, somam 1.237 anos de prisão.

Um dos maiores massacres recentes da cidade de Porto Seguro, que deixou oito jovens mortos, ocorreu em 5 de fevereiro de 2017, no bairro Porto Alegre II.

As vítimas participavam de uma festa em uma casa, quando bandidos fortemente armados chegaram ao local em uma caminhonete. O grupo usava também roupas de camuflagem e coletes à prova de bala.

Os sobreviventes, inclusive algumas mulheres, declararam que a tragédia só não foi maior porque a quadrilha ficou sem munição. Entre os mortos, havia quatro filhos de policiais e um cabo da Aeronáutica.

Carro usado pelos bandidos foi abandonado

Os condenados a penas que variam de 195 e 248 anos fazem parte, segundo o Ministério Público (MP), da facção criminosa MPA - Mercado do Povo Atitude.

De acordo com a denúncia do MP, os autores da chacina acreditavam que as pessoas que participavam da festa eram de uma facção rival.

"A fim de garantir o domínio do crime na área do MPA, os líderes da facção autorizaram o massacre", diz o MP na denúncia. As vítimas, conforme constatou a polícia, não tinham envolvimento com crimes. 

Vítima participavam de festa em uma casa

Na sentença, o juiz André Marcelo Strogenski, da 1ª Vara Criminal da comarca de Porto Seguro, diz que as sentenças serão cumpridas, excecionalmente, no presídio de Teixeira de Freitas, pois os condenados pertencem a uma facção rival da que domina o presídio de Eunápolis.

PENAS

  • Antônio José dos Reis, condenado a 248 anos;
  • Isnaldo Silva Santos, condenado por 195 anos;
  • Rafael Miranda Nascimento, condenado a 195 anos;
  • Ueber Souza dos Santos, condenado a 195 anos
  • Jackson Araujo Nascimento, condenado a 202 anos;
  • Walas Silva dos Santos, condenado a 202 anos.
fonte:Radar 64 - 24/10/2020 13h:14min.

Brasil e EUA planejam barrar China na OMS, incluindo vacinas

 

Brasil e EUA planejam barrar China na OMS, incluindo vacinas
Foto: Alan Santos/PR

Os governos dos Estados Unidos e do Brasil planejam união para frear a influência política da China na Organização Mundial da Saúde (OMS) no momento pós-pandemia. O contexto inclui reduzir espaço no papel central que o país pode assumir para suprir vacinas e outros bens.


De acordo com Jamil Chade, colunista do UOL, a crise dos últimos dias envolvendo a vacina CoronaVac, desenvolvida com tecnologia Chinesa em parceria com o Instituto Butantan, já reflete a ofensiva para impedir um protagonismo ainda maior Pequim. 


Questionar a qualidade da vacina do país asiático, colocar em dúvidas o papel das autoridades chinesas numa suposta liberação do vírus e impedir que propostas por parte de Pequim ganhem força são partes do "arsenal" diplomático endossado pelo Brasil, diz a reportagem. 


Em reuniões fechadas, o governo brasileiro passou a atacar abertamente o regime chinês, fazendo eco ao ponto de vista americano. Por meses, o chanceler Ernesto Araújo ainda fez menção ao risco do vírus do comunismo. Informações do BN.

Processo Seletivo: MPF lança edital de de estágio para nível médio e superior em Irecê e mais nove cidades



                            imagem:divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) publicou nesta quinta-feira, 22 de outubro, o edital do 22º Processo Seletivo para Estágio na Bahia para estudantes de nível médio ou superior. 

As pré-inscrições vão de 26 a 30 de outubro e as 19 vagas serão lotadas nas sedes do MPF em Salvador, Barreiras, Campo Formoso, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jequié, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.

O concurso será totalmente à distância, sem a necessidade de apresentação presencial durante o processo seletivo. As provas estão previstas para 14h (horário de Brasília) do dia 22 de novembro e serão realizadas por meio do Sistema Moodle, em ambiente virtual.

Com 20 horas semanais, o estágio oferece uma bolsa mensal de R$590 para nível médio e R$850 para graduandos, além de seguro contra acidentes pessoais e auxílio-transporte (por dia estagiado de forma presencial). Para participar do concurso, o estudante deve estar matriculado em uma das Instituições de Ensino conveniadas, relacionadas no Anexo II do Edital.

Acesse o edital e acompanhe o andamento do 22º Processo Seletivo para Estágio no MPF/BA na página Estagie Conosco.

Pré-inscrições: 26 a 30 de outubro.

Confirmação de inscrições: 26 de outubro a 4 de novembro.

Cursos participantes: médio e superior em Direito, Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Sociais/Antropologia, Comunicação Social (habilitação em Jornalismo, Publicidade ou Relações Públicas) e Informática.

Vagasacesse o edital para verificar a distribuição das 19 vagas mais cadastro de reserva.

Provas14h (horário de Brasília) do dia 22 de novembro por meio do Sistema Moodle, em ambiente virtual.

Dúvidas? Ligue para (71) 3617-2273/2265 ou mande e-mail para prba-Estagio@mpf.mp.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
www.twitter.com/mpf_ba | prba-ascom@mpf.mp.br


“Além do meio ambiente, resolveu destruir o governo”, diz Maia sobre ministro Salles

                                     foto:Rafaela Felicciano/metrópoles

Quando revelou, em setembro, que o ministro Paulo Guedes, da Economia, havia proibido sua equipe de falar com ele, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que sua interlocução no governo dali para frente seria apenas com o ministro da Secretaria de Governo (Segov), general Luiz Eduardo Ramos.

Essa crise passou e Maia fez as pazes com Guedes, mas voltou a se indispor com um ministro para defender Ramos na manhã deste sábado (24/10).

“O ministro Ricardo Salles, não satisfeito em destruir o meio ambiente do Brasil, agora resolveu destruir o próprio governo”, disparou Maia em postagem no Twitter.

O ministro do Meio Ambiente chamou, na noite dessa quinta-feira (22/10), o ministro Ramos de “maria fofoca”, acusando-o de vazar reclamações para a imprensa.

O vice-presidente Hamilton Mourão já havia classificado como “péssimo” o comportamento de Salles, mas a fala do ministro já deu força a uma campanha nas redes pela demissão de Ramos.

A ala mais ideológica de bolsonaristas vê no ministro militar um empecilho para a imposição de uma agenda conservadora mais agressiva pelo governo. Esse grupo tem como padrinhos dois dos filhos do presidente da República: o vereador Carlos e o deputado federal Eduardo, além do guru Olavo de Carvalho, um grande crítico dos militares do governo.

Veja a postagem de Maia:

1

Diálogo com Bolsonaro

Duro com o ministro do Meio Ambiente, Rodrigo Maia tem sido mais suave na relação com o presidente Jair Bolsonaro. Nesta sexta (23/10), apesar de ter feito uma visita a um inimigo do presidente, o governador paulista João Doria (PSDB), Maia defendeu que a crise da vacina chinesa seja resolvida no “bom diálogo” com Bolsonaro.

fonte:Site Metrópoles - 24/10/2020 11h:26min.

SP: Datena manda Russomanno “se catar”, parabeniza campanha de Boulos e elogia Erundina

                            foto:divulgação


O apresentador José Luiz Datena já vem sendo chamado por apoiadores de Jair Bolsonaro de “comunista” por conta das críticas que faz ao presidente. Nesta sexta-feira (23), o jornalista deu mais um motivo para ser taxado de “esquerdista” por parte da militância bolsonarista: criticou Celso Russomanno (Republicanos), candidato do Planalto à prefeitura de São Paulo, e teceu elogios à chapa formada por Guilherme Boulos e Luiza Erundina (PSOL).

Boulos foi entrevistado por Datena, pela manhã, na Rádio Bandeirantes. Logo no início da entrevista, o apresentador criticou Russomanno ao comentar a pesquisa Datafolha de quinta-feira (22), que mostra uma desidratação do candidato de Bolsonaro e crescimento do psolista.

“Quando eu vi o Russomanno no debate, falei: ‘vai levar um cacete violento’. Porque de comunicação eu entendo. Ou ele não tem conteúdo para ser político ou não sabe falar. Disse em entrevista aquela besteira que morador de rua não pega Covid porque não toma banho. Então, eu já esperava que o Covas superasse o Russomanno”, disse.

“Não tenho nada contra o Russomanno, acho um ótimo profissional. Eu liguei pra ele pessoalmente, como liguei pro Boulos hoje, e ele não me atendeu e nem me respondeu. Então ele que vá te catar. Ele que se vire”, completou Datena.

Logo na sequência, sem que Boulos tivesse feito sequer sua primeira intervenção na entrevista, o apresentador começou a elogiar a campanha do psolista e também sua vice, a ex-prefeita Luiza Erundina. “O senhor tá fazendo uma campanha que me parece muito consistente, achei legal botar a Erundina ali do lado, a Erundina foi uma prefeita muito boa, sempre pautou pela honestidade, boas ideias. Lembrei bem da minha avó. Parece que você tá fazendo a campanha do lado da sua vó. E não tem coisa mais legal que a imagem da avó. E a Erundina inspira, realmente, honestidade. É legal”, declarou o jornalista.

Ainda antes de introduzir a primeira pergunta, que seria sobre o crescimento de Boulos na pesquisa, Datena prosseguiu com os elogios: “A sua história é muito legal, já contamos aqui”, disse, falando ainda sobre sua amizade com o pai do psolista, o infectologista Marcos Boulos.

O apresentador ainda deu “parabéns” pelos 14% de Boulos no Datafolha e disse que alcançar tal número em uma corrida pela prefeitura de São Paulo “não é brincadeira” e que isso deve estar “assustando os da frente”.

Ao longo da conversa, Datena procurou dar abertura para que Boulos desmistificasse a visão pejorativa que parte da direita tem sobre a luta dos sem-teto.

“Uma coisa é invadir a casa como um bandido faz, outra coisa é criar espaços habitáveis para que as pessoas morem”, afirmou o apresentador antes mesmo de Boulos responder.

Como se não bastasse, ao final da entrevista, quando o psolista disse que sua campanha “está fazendo o bolo crescer”, Datena ainda sugeriu um slogan: “Boulos tem a receita para São Paulo. Já usou essa?”, disse, aos risos. Informações da revista Fórum em 24/10/2020 acesso às 10h:50min.

Assista.

Itália: Jovem que acusa Robinho de estupro celebrava aniversário de 23 anos no dia do crime


                           
                                      O atacante Robinho em treino do Santos (Foto Ivan Storti/Santos FC)


A mulher que acusa o jogador Robinho e outros cinco amigos dele de estupro comemorava o aniversário de 23 anos na noite do crime. A vítima tinha ido à boate Sio Café, em Milão, para celebrar a data com outras duas amigas e os conhecidos brasileiros. As informações constam na sentença de primeira instância que condenou Robinho a nove anos de prisão.

De acordo com o UOL, a vítima afirmou em depoimento que já conhecia pelo menos três dos estupradores. Em relação a Robinho, ela o conheceu dois anos antes do crime, em 2011, em uma boate de Milão chamada Onda Anomala. Na ocasião, os dois dançaram, Robinho pôs a mão dela em seu abdômen e tentou “lamber seu seio”, de acordo trecho da sentença.

No dia 23 de janeiro de 2013, um dia depois de completar 23 anos, a vítima foi ao Sio Café com as amigas, onde reencontrou o jogador e seus amigos. “A garota junto com suas amigas […] foi a uma boate brasileira chamada Sio Café […] para comemorar seu aniversário. A garota tinha se juntado com um grupo de amigos brasileiros, conhecidos de uma de suas amigas”, diz trecho da sentença.

A mulher, no entanto, acabou ficando sozinha com seis brasileiros no camarim do músico Jairo Chagas, dentro da boate. Quatro meses depois, foi à polícia denunciar o estupro.

“Creio que tenha sido muito difícil para ela, psicologicamente, enfrentar toda a situação”, afirma o advogado da mulher, Jacopo Gnocchi, em entrevista ao UOL. “Enquanto o processo não terminar, essa questão não será resolvida. Se tivermos uma condenação definitiva, para ela será uma espécie de libertação psicológica”, completa.

fonte:Revista Fórum - 24/10/2020

Dois filhos de Bolsonaro querem substituição de Gen. Luiz Ramos do governo

 

Antonio Cruz/Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil

 

A ala ideológica do governo Jair Bolsonaro quer que o presidente substitua o general Luiz Eduardo Ramos na Secretaria de Governo. A pressão corre desde agosto nos bastidores, mas na sexta-feira (23) se tornou pública com a crítica do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) à postura de “maria fofoca” do militar.

As informações são da Folha de S.Paulo. De acordo com a publicação, o estopim da crise foi uma notícia no jornal O Globo que expunha a crise entre a ala militar e Salles, em razão da falta de recursos no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Tornar o assunto público seria uma forma de acelerar o desgaste do ministro e convencer Bolsonaro e substituí-lo na minirreforma ministerial prevista para fevereiro.

A tentativa de substituição do general é apoiada por dois dos três filhos de Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), do secretário da Pesca, Jorge Seif; e do escritor Olavo de Carvalho. A justificativa da ala ideológica é que Ramos não tem jogo de cintura e, quando se trata de liberação de dinheiro de emendas parlamentares, ele favorece o centrão.

Apesar da pressão, Bolsonaro ainda não demonstrou que pretende substituir o ministro da Secretaria de Governo. Inclusive, é creditada a Ramos a articulação sobre a aliança do governo com o centrão. Recentemente, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), declarou seu apoio ao ministro.Informações do Bahia.Ba.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Andressa Suíta cobra mais de meio milhão de reais para mudar o visual


Crédito: Reprodução/Instagram


A separação de Gusttavo Lima e Andressa Suíta está sendo benéfica para o marketing do ex-casal. Como está nas graças da mídia, Andressa é um dos rostos que as marcas de cosméticos estão procurando para estampar as campanhas. Uma empresa que faz colorações para cabelo quis que a empresária fizesse uma mudança radical na aparência, e a ex-mulher do sertanejo cobrou R$ 580 mil para aceitar a proposta.

Além disso, Andressa faz muitas postagens pagas no Instagram. Cerca de R$ 800 mil mensais da empresária são apenas das publicidades que ela realiza na rede social. Em lives, por exemplo, a influenciadora recebe R$ 150 mil da marca que ela divulgar. E, para finalizar, a loira tem uma casa em Goiânia que vale cerca de R$ 4 milhões. Informações do Istoé.