• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de setembro de 2021

EUA: Brasileiros são encontrados em carroceria na fronteira com México
Reprodução /-EUA: Brasileiros são encontrados em carroceria na fronteira com México

Agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês), no Texas , encontraram 49 imigrantes ilegais dentro da carroceria de um caminhão. Havia brasileiros no grupo, mas o número exato de naturais do Brasil não foi divulgado.

O flagrante ocorreu em 16 de setembro mas comunicado pelas autoridades norte-americanas nesta terça-feira. Além de brasileiros, havia pessoas do Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru escondidos no caminhão.

O veículo foi interceptado durante uma operação no posto de controle de imigração, em Sierra Blanca, no Texas. "Os agentes abriram as portas do trailer e observaram vários migrantes sem documentos na área de carga", informou o CBP."As operações de checkpoint são vitais para monitorar as atividades ilegais para os Estados Unidos", disse o chefe do setor de patrulha, Sean L. McGoffin. "Os agentes foram capazes de identificar positivamente um grande esquema de contrabando, salvando vários indivíduos de uma situação potencialmente perigosa", acrescentou.

Fonte: Portal IG - 25/09/2021 23h

Bahia: Assassinato de médico em Barra pode estar relacionado a denúncia por abuso

Vítima foi baleada diversas vezes e não resistiu aos ferimentos (Foto: reprodução )

A polícia investiga se o assassinato do pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos, está relacionado com uma denúncia de abuso contra menores, em 2016. O crime, que chocou a cidade de Barra, no Oeste do estado, aconteceu na manhã desta quinta-feira (23). As informações foram divulgadas no Bahia Meio Dia, neste sábado (25).

Segundo a reportagem, o médico alertou para uma família de um dos pacientes que ele atendeu no município de Buritirama, no Oeste, que a criança poderia estar sendo vítima de abuso sexual. Na época, ele foi ameaçado, mas não registrou queixa. O fato foi relatado por um familiar do médico para a polícia e está sendo investigado.

Júlio César trabalhava em uma clínica particular da cidade de Barra. Logo após um paciente deixa o consultório, por volta de 8h30min, um homem invadiu o local e atirou várias vezes contra o médico, que era pediatra e também prestava serviços como ultrassonografista. Em seguida, o criminoso fugiu do local em uma moto.O médico foi socorrido às pressas por outros funcionários da clínica e levado para o Hospital de Irecê. Ele foi baleado na cabeça, e não resistiu.

fonte: Correio da Bahia - 25/09/2021 22h:05min.

Bahia: Lacen confirma mais 58 casos da variante delta da covid-19

(Divulgação)

Mais 58 casos da variante delta da covid-19 foram detectados na Bahia, divulgou neste sábado (25) o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), A detecção nas amostras foi feita por sequenciamento genético. Com isso, já são 72 casos da variante na Bahia, com duas mortes.

Estes novos casos foram identificados em pacientes que moram nas cidades de Aporá, Baixa Grande, Barrocas, Bonito, Brumado, Camaçari, Canavieiras, Cícero Dantas, Coribe, Entre Rios, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Maracás e Nilo Peçanha. , Maraú, Medeiros Neto, Muritiba, Nova Fátima, Pé de Serra, Prado, Riachão do Jacuípe, Salvador, São Gonçalo dos Campos, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vereda.

Antes, já haviam sido confirmados 14 casos da variante em moradores de Conceição do Almeida, Feira de Santana, Medeiros Neto, Prado, Salvador, Sapeaçu, Senhor do Bonfim, Vereda, Vitória da Conquista,, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. 

"É importante destacar que estamos utilizando um protocolo novo, que não são de amostras aleatórias. Estamos concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento


 do percentual de casos positivos ou que tenham casos anteriores da Delta", explica a diretora geral 

do Lacen-BA, Arabela Leal.

A secretária estadual interina da Saúde, Tereza Paim, diz que esse novo protocolo permite que a vigilância epidemiológica atue de maneira mais rápida na identificação e monitoramento dos casos. Ela alerta que a principal medida para conter o avanço da covid-19 e, da variante delta, é a vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a covid-19”, ressalta.

O Lacen analisou amostras de mais de 200 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O laboratório já realizou cerca de 700 exames de sequenciamento genético do vírus da covid-19.

A variante delta 

A delta tem um histórico de transmissibilidade maior do que as demais variantes,mas a vacinação tem se mostrado eficaz para conter os quadros graves que necessitam de hospitalização.Por conta disso, é importante a população se vacinar e continuar com os cuidados para evitar disseminação da doença, como uso de máscaras e de álcool em gel. Em caso de sintomas, o contato com a unidade de saúde deve ser imediato para realizar o atendimento, testagem e isolamento.

fonte:Correio da Bahia- 25/09/2021 22h

Rio: Sem comprovante de vacina, vereador de BH Nikolas Ferreira é barrado no Cristo: 'bolado'


                                            

Segundo vereador mais votado em Bh, Nikolas Ferreira se classifica como representante do bolsonarismo e contra qualquer pauta "progressista e de esquerda".
Segundo vereador mais votado em Bh, Nikolas Ferreira se classifica como representante do bolsonarismo e contra qualquer pauta "progressista e de esquerda".

O vereador Nikolas Ferreira (PRTB), segundo mais votado de Belo Horizonte, com 29.388 votos, se envolveu em nova polêmica. Neste sábado (25/9), ele publicou vídeos em rede social para mostrar sua insatisfação por ter sido impedido de visitar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. “Eu tô bolado”, afirmou. Nikolas não apresentou comprovante de vacinação contra a COVID-19. 

Em dezembro de 2020, o vereador viralizou na internet por afirmar que o uso de máscara não era eficaz para evitar a disseminação do novo coronavírus. “Se a máscara funciona, por que o distanciamento? E se o distanciamento funciona, por que a máscara? E se os dois funcionam, por que a quarentena? E se a quarentena funciona por que estamos caminhando para outra?”, Em janeiro deste ano, a primeira instância do Poder Judiciário de Minas Gerais negou liminar que solicitava a suspensão do decreto municipal que fechava, temporariamente, os serviços tidos como não essenciais em Belo Horizonte. A ação popular foi 
impetrada pelo vereador Nikolas Ferreira (PRTB).
Em maio, o vereador questionou os gastos do prefeito Alexandre Kalil (PSD) durante a pandemia e reclamou do fechamento do comércio da cidade durante audiência virtual na Câmara Municipal de Belo Horizonte. 
 
O prefeito respondeu: “Você, vereador, é o que fez a fake news com meu filho, não é isso? Primeiro, respeita meu filho, respeita minha família. Você não deve respeitar nem seu pai e sua mãe”, disse Kalil, completando: “Braveza de garoto a gente responde com palmada”.
 
Nikolas nasceu em 1996 e, em seu perfil no site da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), se diz conservador e defensor da família.questionou em vídeo. Informações do Estado de Minas em 25/09/2021.






 

Cultura: Mário Frias afirma que não irá adotar 'abominável passaporte de vacinação'

 

Mário Frias afirma que Cultura não irá adotar 'abominável passaporte de vacinação'
Foto: Reprodução / Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Secretário Especial de Cultura do Governo Federal, Mario Frias, descartou a obrigatoriedade do "passaporte de vacinação" nas entidades vinculadas à Secretaria.

 

Por meio das redes sociais, Frias afirmou na noite de sexta-feira (24) que a proposta promove discriminação. Segundo o secretário, nenhum decreto municipal irá mudar sua decisão.

 

"Há um mês, determinei que não fosse implementado o passaporte de vacinação em nenhuma das minhas vinculadas. Decreto municipal não irá mudar isso. Reforçarei o ofício para todas as entidades vinculadas. Essa discriminação ilegal não irá prosperar na minha gestão".

 

 

 

Em um segundo tweet, o secretário chamou o passaporte de "abominável" e afirmou que não iria fazer parte de um teatrinho sanitarista.

 

"Nenhum prefeito irá decidir o que os órgãos vinculados a mim irão ou não fazer. Não aceitarei fazer parte do teatrinho autoritário sanitarista. Nas entidades vinculadas da Cultura não iremos adotar o abominável passaporte de vacinação, ponto final".

 

 

 

Entre os órgãos que estão supervisionados pela Secretaria da Cultura estão:  Agência Nacional do Cinema (Ancine), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fundação Biblioteca Nacional; (FBN) e Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).


FONTE: BN - 25/09/2021 19h:10min.

Confirmação de vitória de Biden no Arizona em revisão de votos representa "grande derrota de Trump"

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump© Reuters/EDUARDO MUNOZ Ex-presidente dos EUA, Donald Trump


(Reuters) - Donald Trump perdeu a eleição presidencial de 2020 para Joe Biden no condado mais populoso do Arizona, reafirmou uma revisão dos resultados por aliados de Trump no Partido Republicano, de acordo com um relatório preliminar das conclusões visto pela Reuters nesta sexta-feira.

O relatório, motivado pelas falsas alegações de Trump de fraude eleitoral generalizada, mostrou que Biden, um democrata, venceu no condado de Maricopa, apesar das afirmações de Trump em contrário. A análise registrou 99 votos adicionais para Biden e 261 votos a menos para Trump.

A conclusão, se confirmada em um anúncio oficial nesta sexta-feira, desapontará os apoiadores de Trump que pressionaram pela revisão, muitos na expectativa de que isso provaria suas afirmações de que ele foi roubado devido a uma fraude generalizada.

"Esta foi a melhor chance de Donald Trump de provar suas hipóteses de eleições fraudulentas, e elas fracassaram", disse Ben Ginsberg, veterano advogado eleitoral republicano, em uma teleconferência com a mídia organizada pelo United Democracy Center, um grupo político apartidário. "É uma grande derrota para Donald Trump."

Tendo vencido no Arizona e derrotado Trump em termos nacionais, Biden se tornou presidente em 20 de janeiro, mas as afirmações infundadas de Trump persistem.

O Estado do Texas anunciou na quinta-feira que iniciou uma auditoria da eleição presidencial em seus quatro maiores condados --Dallas, Harris, Tarrant e Collin. Embora Trump tenha conquistado o Estado, Biden venceu três dos condados em análise.

Horas antes do anúncio, Trump pediu publicamente ao governador republicano Greg Abbott, do Texas, para lançar uma auditoria.

A administradora de eleições do condado de Harris, Isabel Longoria, disse em um comunicado que a auditoria é uma tentativa de "deslegitimar a eleição de 2020".

No Arizona, Biden ganhou por pouco mais de 10.000 votos, uma vitória estreita confirmada por uma recontagem manual e vários testes pós-eleitorais de precisão. Biden venceu em Maricopa, que inclui Phoenix, por cerca de 45.000 votos.

Fonte: REUTERS - 25/09/2021 11h:55min.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

'Teríamos mais mortos por Covid se não fossem as ações do STF', diz Gilmar Mendes

 

'Teríamos mais mortos por Covid se não fossem as ações do STF', diz Gilmar Mendes
Foto: Reprodução / Senadoleg

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)m Gilmar Mendes disse nesta sexta-feira (24) que se não fossem as medidas tomadas pelo Supremo no combate à pandemia, o país já teria ultrapassado a marca de 600 mil mortes pela covid-19. "Eu até estimo que se não fosse a ação do Supremo, nós não teríamos chegado a apenas 600 mil mortos", comentou.

 

"Nós teríamos chegado a muito mais mortos. Portanto, o tribunal contribuiu decisivamente para que os erros do governo neste caso não fossem aprofundados", declarou o magistrado em uma live realizada pelo jornal Valor Econômico, de acordo com o Uol. 

 

Mendes destacou algumas das ações do STF em meio à pandemia e reforçou que a Corte foi um "bom parceiro" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento à doença.

 

"Se vocês acompanharem toda a jurisprudência, especialmente da crise sanitária, o tribunal terá sido, talvez, um bom parceiro do governo nessas questões evitando até que ele cometesse erros mais graves. O governo queria boicotar o isolamento social e o tribunal chamou a atenção que isso era impossível porque o SUS tem uma estrutura tripartite (união, estados e municípios) e na estrutura quem executa essas atividades básicas, hospitalares, atendimento são estados e municípios. E são eles portanto que se incubem dessa tarefa", disse.

 

O ministro explicou a decisão do Supremo, de abril de 2020, na qual a Corte reafirmou o poder de governadores e prefeitos para determinar medidas restritivas durante a pandemia do novo coronavírus. A decisão também estabeleceu que estados e municípios poderiam definir quais são as atividades que serão suspensas e os serviços que não serão interrompidos. A ação da Corte esvaziou os poderes do Bolsonaro sobre a definição de quais atividades seriam suspensas em razão das medidas de isolamento, mas não tirou do governo federal o poder de atribuições relativas à pandemia.

 

"[Pelo SUS ser tripartite] A União não poderia, obviamente, dizer que igrejas ficam abertas, lotéricas ficam abertas, portanto, tumultuando as medidas de isolamento social quando quem arca com o grau de infecção são estados e municípios, e não a União. O que o Supremo disse? Que estados e municípios tinham responsabilidade sobre isso e poderiam estabelecer essas limitações", explicou o magistrado.


Fonte:BN - 24/09/2021 

No Arizona: Revisão de votos solicitada por Republicanos alargou vitória de Biden

Revisão de votos dos Republicanos confirma vitória de Biden
Carlos M. Vasquez II/ Fotos Públicas /Revisão de votos dos Republicanos confirma vitória de Biden


A revisão das eleições de 2020 no maior condado do Arizona, nos Estados Unidos, confirmou o que a contagem de votos oficial já havia indicado:  Joe Biden venceu o pleito no local e saiu vitorioso na maior parte dos colégios eleitorais do país. A recontagem foi determinada e financiada pelo Republicanos, partido do ex-presidente Donald Trump, que foi derrotado por Biden.


O objetivo da revisão era comprovar que Trump foi vítima de uma fraude no processo eleitoral, como ele clama . Mas isso não se confirmou.

Segundo o jornal americano The New York Times, que obteve uma versão preliminar do relatório inicial feito pela empresa Cyber Ninjas, o trabalho identificou 99 votos adicionais para Biden e 261 votos a menos para Trump, alargando a vitória do democrata no condado de Maricopa.

No Twitter, a conta oficial do condado endossou o resultado. "A campanha eleitoral do condado nas eleições gerais de 2020 foi precisa e os candidatos certificados como vencedores ganharam de fato", escreveu. O condado, no entanto, criticou o relatório que disse estar "repleto de erros e conclusões erradas". Números oficiais indicam que Biden venceu Trump com cerca de 10,5 mil votos na região.

Fonte: PORTAL IG - 24/09/2021 21h:25min

Imprensa: Alexandre Garcia é demitido da CNN por mentir sobre “tratamento precoce”

Imagem: CNN Brasil (Reprodução)

O jornalista Alexandre Garcia foi demitido da CNN Brasil nesta sexta-feira (24) após ser novamente desmentido, desta vez ao vivo, quando fazia defesa do tal “tratamento precoce” contra a Covid-19, que consiste num apanhado de medicamentos sem qualquer eficácia no combate ao Sars-Cov-2.

“Os tais remédios sem eficácia comprovada salvaram milhares de vidas sendo aplicados imediatamente, mesmo antes do resultado do teste. É na fase 1, na fase 2 às vezes evitam hospitalizações. Na fase 1 sempre evitam hospitalizações, sempre evitam sofrimento. Na fase 3 são ineficazes, depois que a pessoa já está hospitalizada ou intubada. Essa questão de eficácia comprovada a gente só vai saber daqui uns três anos. Agora tudo é experimental”, disse Garcia em seu quadro no programa Novo Dia.

Após a fala, a apresentadora Elisa Veeck desmentiu o veterano jornalista bolsonarista, provavelmente por orientação da direção da emissora, que em outras oportunidades já havia dito que afirmações de Garcia não eram verdadeiras.

“Reitero sempre para vocês que nos acompanham que as opiniões emitidas pelos comentaristas do quadro não refletem necessariamente a posição da CNN. E mais um acréscimo aqui neste fim do quadro de hoje, a CNN ressalta que não existe um tratamento precoce comprovado cientificamente para prevenir a Covid-19. O que a ciência mostra é que a prevenção, com o uso de máscaras e a vacinação, são as únicas maneiras de combater a pandemia”, rebateu Veeck.

Horas mais tarde, a CNN emitiu uma nota confirmando que Alexandre Garcia estava fora da empresa e que a decisão havia sido tomada por conta das inúmeras defesas que o ex-porta-voz do ditador João Baptista Figueiredo vem fazendo sobre medicamentos ineficazes no combate à Covid-19.

“A CNN Brasil comunica que rescindiu o contrato com o jornalista Alexandre Garcia nesta sexta-feira (24). A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada. O quadro “Liberdade de Opinião” continuará na programação da emissora, dentro do jornal ‘Novo Dia’. A CNN Brasil reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”, informou a nota.

Fonte:Revista Fórum - 24/09/2021 20h:18min.

Boris Johnson nega ter pedido ajuda a Bolsonaro sobre alimentos

 O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, negou declaração feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmando que Johnson“quer acordo emergencial para importar mantimento que está em falta na Inglaterra”, sem especificar qual seria o produto.

O presidente Jair Bolsonaro e ministros tiveram reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, no dia 21 de setembro© Alan Santos/PR O presidente Jair Bolsonaro e ministros tiveram reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, no dia 21 de setembro

Segundo informações do The Guardian, “o nº 10 emitiu uma réplica diplomática, dizendo que as afirmações de Bolsonaro não coincidem com as lembranças dos eventos”. Também informou que “um funcionário do Ministério das Relações Exteriores lançou dúvidas sobre a credibilidade de Bolsonaro”.

Os 2 chefes de governo encontraram-se em Nova York onde estavam para a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).x

O número 10 é como os ingleses referem-se ao Downing Street, 10, uma rua na cidade de Westminster onde localizam-se as residências e escritórios oficiais.

Poder360 acessou a página do gov.uk, mas não encontrou nota pública sobre o tema -apenas sobre o anúncio de encontro dos 2 líderes. Entrou em contato, a partir da verificação, com governo do Reino Unido. Até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Live presidencial

Na live de 5ª feira  (23.set), Bolsonaro afirmou que Boris Johnson “quer acordo emergencial para importar mantimento que está em falta na Inglaterra”. O presidente não entrou em detalhes, mas disse ter passado a “batata quente” para a ministra Tereza Cristina (Agricultura).

Também disse que sugeriu fazer uma aposta com o primeiro-ministro sobre o seu nível de imunização contra a covid-19. Afirmou ter proposto apostar uma caixa de uísque que seus anticorpos estariam mais altos que o do premiê britânico.

Em encontro na 2ª feira (20.set), Bolsonaro foi questionado pelo primeiro-ministro se tinha se vacinada. Respondeu que não e ouviu de Boris Johnson recomendação para tomar a vacina de Oxford/AstraZeneca.

“Até aquele momento [o ministro da Saúde, Marcelo] Queiroga não tinha sido detectado com coronavírus. Lá na frente ele [Boris Johnson] perguntou se eu tinha tomado a vacina. Falei que não. Falei que meu IgG estava lá em cima, 991. Eu falei ‘olha, vamos apostar uma caixa de uísque que meu IgG está maior que o teu que está vacinado?’. Ele sorriu e não quis apostar comigo”, disse Bolsonaro em sua live semanal.

Fonte: PODER 360 - 24/09/2021 19h:36min.

Covid-19: Alexandre Garcia é desmentido ao vivo na CNN mais uma vez; Vídeo

 

                                           foto:reprodução

O comentarista Alexandre Garcia foi desmentido ao vivo novamente na CNN Brasil. Ele afirmou que “remédios salvaram milhares de vidas” na pandemia de covid-19, mas a jornalista Elisa Veeck ressaltou que não existe remédio com eficácia comprovada contra essa doença.

Alexandre Garcia participa do quadro 

“Liberdade de Opinião”, no qual a CNN dá

 espaço para que ele fale abertamente sobre

 diversos assuntos. Não é a primeira vez que


 ele apresenta uma informação falsa.

Nesta sexta (24), Garcia comentava sobre 

as denúncias contra a Prevent Senior e 

mentiu, dizendo que há eficácia comprovada 

do kit covid.

“Os tais remédios sem eficácia comprovada

 salvaram milhares de vidas sendo aplicados imediatamente, mesmo antes do resultado 

do teste. É na fase 1, na fase 2 às vezes evitam hospitalizações. Na fase 1 sempre evitam hospitalizações, sempre evitam sofrimento”,

 afirmou Garcia.

Elisa Veeck afirmou que as opiniões dos 

comentaristas não são a posição da CNN 

e apresentou a informação correta.

“A CNN ressalta que não existe um tratamento

 precoce comprovado cientificamente para 

prevenir a covid-19. O que a ciência mostra

 é que a prevenção, com o uso de máscaras

 e a vacinação, são as únicas maneiras de 

combater a pandemia”, disse a âncora.

Inforamções da ISTOÉ em 24/09/2021. 

Veja o vídeo: