sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Estava na comitiva a ONU: Eduardo Bolsonaro testa positivo para Covid-19

7 de setembro protesto brasil brasilia bolsonaro stf helicoptero esplanada DF 6Igo Estrela/Metrópoles

Eduardo integrava a comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos (EUA) na última semana, para a 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a viagem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também testou positivo para a Covid. Eduardo é a terceira pessoa acometida pelo coronavírus na comitiva presidencial. A primeira ocorrência foi a contaminação do diplomata que preparou a viagem brasileira à ONU.

1

O deputado federal recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 26 de agosto. O imunizante foi aplicado pelo ministro da Saúde.

Diagnosticado horas antes do retorno previsto ao Brasil, o ministro da Saúde estava assintomático até a noite de terça-feira (21/9). Ele cumpre quarentena no hotel em que já estava hospedado em Nova York.

Queiroga foi o 12º ministro de estado do governo Bolsonaro a ter diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, outros quatro ex-ministros também contraíram o vírus durante a gestão.

Ministros que tiveram Covid-19


1) Marcelo Queiroga (Saúde)
2) Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência)
3) Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)
4) Bento Albuquerque (Minas e Energia)
5) Milton Ribeiro (Educação)
6) Onyx Lorenzoni (Cidadania)
7) Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações)
8) Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União)
9) Braga Netto (Defesa)
10) Fábio Faria (Comunicações)
11) Tereza Cristina (Agricultura)
12) Tarcísio de Freitas (Infraestrutura)

Ex-ministros que tiveram Covid-19 no cargo

1) André Luiz Mendonça (Justiça e AGU)
2) Jorge Oliveira (Secretaria-Geral)
3) Marcelo Álvaro Antônio (Turismo)
4) Eduardo Pazuello (Saúde)

Recomendações da Anvisa

Após a confirmação de que Queiroga havia testado positivo para o coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou ofício à Casa Civil recomendando que todos os integrantes da comitiva realizassem quarentena de 14 dias ao chegar em território brasileiro.As orientações gerais da Anvisa aos integrantes da comitiva que retornou dos EUA são:

  • desembarque no Brasil de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas;
  • cumprimento do período de isolamento de 14 dias após o último dia de contato com o caso confirmado de Covid-19, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19 publicado pelo Ministério da Saúde;
  • cumprimento de isolamento na cidade de desembarque no Brasil, evitando novos deslocamentos até que tenham ultrapassado o período de transmissibilidade do vírus; e
  • submissão a novos testes em solo brasileiro.
Deputado em Nova York
Durante a viagem da comitiva presidencial aos Estados Unidos, o parlamentar foi vaiado em uma loja de aparelhos eletrônicos no país.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que Eduardo Bolsonaro é hostilizado na loja. “Fora, Bolsonaro. Você é uma vergonha para o Brasil. Você é uma vergonha. Vergonhoso!”, grita um homem ao parlamentar.

Além de Eduardo Bolsonaro, participaram da comitiva presidencial os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; das Relações Exteriores, Carlos França; e do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Os titulares do Turismo, Gilson Machado; da Segurança Pública, Anderson Torres; e da Secretaria-Geral, Luís Eduardo Ramos, também fizeram parte da comitiva.

Fonte: Metrópoles - 24/09/2021 09h:55min.

0 comentários:

Postar um comentário