• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Irecê: UNEB oferece duas especializações, inscrições até 04/03

                                            Sede do DCHT- Campus XVI - Irecê fica localizado na BA-052 - km 353 - Foto:reprodução



 O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), do Campus XVI da UNEB, em Irecê, inscreve, até o dia 4 de março, para especializações em educação infantil e em gestão de organizações educacionais.
A pós-graduação lato sensu em educação infantil, oferta inédita da universidade, disponibiliza 40 vagas para graduados em pedagogia e áreas afins, sendo 40% reservadas para candidatos que se declararem afrodescendentes e 5% para indígenas. Duas bolsas integrais serão destinadas para funcionários do DCHT.
Os interessados devem se inscrever (em dias úteis), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, na sede do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do departamento, apresentando os documentos exigidos pelo edital do certame. As inscrições poderão também ser efetivadas pelos Correios (via Sedex). A taxa é de R$50.

O processo seletivo constará das etapas de análise do currículo e da carta de justificativa e da prova escrita. Os candidatos selecionados terão um investimento mensal de R$50, durante 18 meses. O resultado do certame será divulgado em 15 de março.
O curso, que tem carga horária de 565 horas-aula, está previsto para iniciar suas atividades no dia 23 de março.

Segunda turma

O DCHT está também com inscrições abertas para a segunda turma da especialização em gestão de organizações educacionais.
A pós-graduação lato sensu está oferecendo 55 vagas para portadores de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento, sendo 40% reservadas para candidatos que se declararem afrodescendentes, 5% para indígenas. Do total, 10% será destinado para funcionários do DCHT, que terão direito a bolsas integrais.
Os interessados podem se inscrever presencialmente, em dias úteis, na sede do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do DCHT, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, apresentando os documentos exigidos no edital da seleção. As inscrições poderão também ser efetivadas pelos Correios (via Sedex). A taxa é de R$ 50.
A especialização tem carga de 495 horas-aula. O início do curso está previsto para o dia 23 de março.
Informações: Nupe/Campus XVI – tel. (74) 3641-3503.

Fonte:Site da instituição/c/adaptações

Mundo: Queda de meteoro fere mais de mil na Rússia

 
 
 
                         o teto desse prédio desabou com o impacto-Foto:Yevgeni Yemeldinov/Reuter reprodução
 

 
Já são cerca de 1.200 os feridos por estilhaços e escombros decorrentes da explosão causada pela queda de um meteoro no oeste da Sibéria hoje, informou o ministro do interior da Rússia. No momento, 48 pessoas permanecem hospitalizadas. A maioria sofreu cortes por causa de vidro estilhaçado pelas explosões na hora da entrada do meteoro na atmosfera.
Confira a reprotagem completa no link da folhaonline abaixo.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1231194-meteorito-na-russia-ja-deixa-quase-mil-feridos-dos-quais-200-sao-criancas.shtml

Salvador:Rede privada de saúde vai suspender atendimentos pelo SUS



 
Em assembleia realizada nesta sexta-feira (15), o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado da Bahia e a Associação dos Hospitais (Sindhosba) e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) decidiram paralisar mais de 20 mil atendimentos diários pelo SUS na rede privada a partir desta segunda-feira (18). 
Os profissionais reivindicam o pagamento a mais de 200 estabelecimentos nos meses de novembro e dezembro de 2012 e de janeiro deste ano, o que superaria R$ 15 milhões. A paralisação no atendimento em clínicas e hospitais privados na capital baiana já foi cogitada no início do mês, mas os procedimentos foram mantidos durante o período do carnaval, quando a demanda pelo serviço é maior. De acordo com o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, os pagamentos referentes a janeiro estão programados para antes do fim do mês. 
Em nota enviada ao Bahia Notícias, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que "a maior parte dos atendimentos realizados refere-se a serviços eletivos, e corresponde a 8% do volume total de procedimentos feitos através do SUS na capital baiana". "A partir da próxima semana, os atendimentos serão reprogramados para rede pública municipal e estadual", diz o documento.

Fonte:BN
Imsgem:Divulgação

Blogueira cubana desembarca em Feira de Santana dia 18/02



                                                          Foto:divulgação


Após incontáveis e frustradas tentativas de sair de Cuba para receber prêmios internacionais, dar palestras e encontrar seus leitores do exterior, a dissidente cubana e blogueira Yoani Sánchez finalmente conseguiu seu passaporte e um visto para entrar no Brasil. Na próxima segunda-feira (18) ela desembarcará em Feira de Santana, onde cumpre agenda com debates e diversas atividades sociais. No mesmo dia, Yoani acompanha a exibição do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta Dado Galvão, que conta um pouco da história da cubana. A apresentação será realizada no Museu Parque do Saber, a partir das 19h, e também contará com a presença do senador Eduardo Suplicy (PT). 

A blogueira concederá uma entrevista coletiva na manhã de terça-feira (19), no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e em seguida, visita o centro da cidade de Feira de Santana. Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, Yoani Sánchez é conhecida em todo mundo por sua participação na luta pela liberdade de expressão e direitos humanos, através do blog "Generacion Y". Ela virá a Feira de Santana em atendimento a um convite feito pelo jornal Tribuna Feirense e pelo Blog do Velame, juntamente com um grupo de feirenses que, em novembro de 2012, doou à cubana passagem aérea para o Brasil

Fonte:BN/reprodução

UNEB divulga convocados da Lista de Espera do SiSu





 
A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, divulgou a relação de  convocados da LISTA DE ESPERA DO SISU, referente aos cursos do primeiro semestre da instituição. Confira a relação no link abaixo e confira a relação, estando, as matrículas serão realziadas no período de 19 a 21/02 nos rescpectivos departamentos em que são ofertados os cursos. Leia o edital de convocação com as informações necessárias para a matrícula;

http://www.resultadovestibular.uneb.br/sisu/convocados_lista_espera_2013_1_chamada.pdf


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NA 1ª CHAMADA DA LISTA DE ESPERA DO PROCESSO

SELETIVO SiSU 2013 - 1º SEMESTRE – CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais, convoca os
candidatos aprovados na 1ª Chamada da Lista de Espera do Processo Seletivo Sistema de Seleção Unificada
(SiSU) 2013, com ingresso no 1º semestre, para realização das MATRÍCULAS dos cursos oferecidos por esta Universidade, de acordo com as seguintes informações e condições:

1. PERIODO: 19 a 21 de fevereiro de 2013;

2. LOCAL: O candidato deverá dirigir-se à Coordenação Acadêmica do Departamento/ Cidade/ Campus onde
funciona o Curso de sua opção.
3. HORÁRIO: das 08:30 às 12:00h e das 13:30 às 19:00h.
O não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, bem como a não
apresentação da documentação exigida, implicará na perda do direito à vaga.
4. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:
4.1. Documentos exigidos para os candidatos não optantes (ampla concorrência):
a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificação do ENEM ou equivalente, (original e uma
fotocópia);
b) Histórico Escolar do Ensino Médio, ou equivalente, (original e uma fotocópia);
c) Carteira de Identidade (fotocópia com apresentação do original);
d) CPF (fotocópia com apresentação do original);
e) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (fotocópia com apresentação do original), para
maiores de 18 anos;
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia com apresentação do original);
g) Duas fotos 3x4 recentes e iguais;
h) Procuração (quando por terceiros);
i) Carteira de Reservista (fotocópia com apresentação do original) para maiores de 18 anos do sexo
masculino.
4.2. Documentos exigidos para os candidatos optantes pelas vagas reservadas aos negros:
a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificação do ENEM ou equivalente, (original e uma
fotocópia);
b) Histórico Escolar do Ensino Médio, ou equivalente, (original e uma fotocópia);
c) Carteira de Identidade (fotocópia com apresentação do original);
d) CPF (fotocópia com apresentação do original);
e) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (fotocópia com apresentação do original), para
maiores de 18 anos;
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia com apresentação do original);
g) Duas fotos 3x4 recentes e iguais;
h) Procuração (quando por terceiros);
i) Carteira de Reservista (fotocópia com apresentação do original) para maiores de 18 anos do sexo
masculino.
j) comprovante de escolaridade de todo o 2º ciclo do Ensino Fundamental, única e exclusivamente, em Escola
Pública (original e uma fotocópia);
k) comprovante de escolaridade de todo o Ensino Médio, única e exclusivamente, em Escola Pública (original
e uma fotocópia);
l) comprovação de renda bruta familiar mensal igual ou inferior a 04 (quatro) salários mínimos, vigentes na
ocasião da matrícula, mediante a apresentação, conforme o caso, dos documentos contidos no subitem 4.4
deste Edital.
4.3. Documentos exigidos para os candidatos optantes pelas sobrevagas reservadas aos indígenas:
a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificação do ENEM ou equivalente, (original e uma
fotocópia);
b) Histórico Escolar do Ensino Médio, ou equivalente, (original e uma fotocópia);
c) Carteira de Identidade (fotocópia com apresentação do original);
d) CPF (fotocópia com apresentação do original);
e) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (fotocópia com apresentação do original), para
maiores de 18 anos;
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia com apresentação do original);
g) Duas fotos 3x4 recentes e iguais;
h) Procuração (quando por terceiros);
i) Carteira de Reservista (fotocópia com apresentação do original) para maiores de 18 anos do sexo
masculino.
j)comprovante de escolaridade de todo o 2º ciclo do Ensino Fundamental, única e exclusivamente, em Escola
Pública (original e uma fotocópia);
k)comprovante de escolaridade de todo o Ensino Médio, única e exclusivamente, em Escola Pública (original e
uma fotocópia);
l) Declaração de vinculação étnica, em que esteja especificada a etnia a que pertence o candidato, emitida por
organização indígena devidamente reconhecida, ou seja, instituições civis de natureza formal, como
associações, conselhos e outras, constituídas e registradas, e que sejam definidas, em seus estatutos, como
indígenas, sejam de linhagem étnica, supraétnica ou de caráter local e regional.
m) comprovação de renda bruta familiar mensal igual ou inferior a 04 (quatro) salários mínimos, vigentes na
ocasião da matrícula, mediante a apresentação, conforme o caso, dos documentos contidos no subitem 4.4
deste Edital.
4.4. Documentação comprobatória de renda, conforme o caso, exigida para os candidatos optantes
pelas vagas reservadas aos negros ou pelas sobrevagas reservadas aos indígenas:
ASSALARIADOS, APOSENTADOS, PENSIONISTAS E BENEFICIÁRIOS DE AUXÍLIO DOENÇA OU DE
OUTROS BENEFÍCIOS DO INSS: cópia dos 03 (três) últimos contracheques ou dos 03 (três) últimos
comprovantes dos benefícios previdenciários respectivos;
AUTÔNOMOS: Cópia de todas as páginas da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física referente ao
último exercício e apresentação da DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), de
acordo com as normas previstas pelo Conselho Federal de Contabilidade;
TRABALHADORES DO MERCADO INFORMAL: declaração de próprio punho, individualizada, conforme
modelo disponível no endereço eletrônico www.uneb.br/sisu, informando a atividade desempenhada e o valor
bruto mensal auferido, datada e assinada pelo trabalhador e por duas testemunhas maiores de 18 anos não
pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de
inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas;
PROPRIETÁRIOS OU PESSOAS COM PARTICIPAÇÃO EM COTAS DE EMPRESAS OU
MICROEMPRESAS: apresentação da DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos)
comprovando o valor de retirada de pró-labore dos 03 (três) últimos meses e cópia de todas as páginas da
Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (DIRPJ), referente ao último exercício; se for o caso,
fotocópia de todas as páginas da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), referente ao
último exercício;
OBSERVAÇÃO: A apresentação do Comprovante de Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do
Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007, substituirá a
apresentação dos demais documentos já citados e servirá como comprovação de que a família atende ao
requisito.
5. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:
a) Todos os documentos devem ser legíveis, sem rasura ou dilaceração;
b) O candidato oriundo de país estrangeiro deverá revalidar o histórico escolar e o certificado de conclusão do
Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação;
c) Nos termos do Art. 17, X, da Instrução Normativa nº 002/2007 (Regulamento de Matrícula da UNEB),
constatada, a qualquer tempo, fraude ou inidoneidade na documentação ou em quaisquer informações
prestadas, a matrícula do aluno será cancelada, com a consequente anulação do vínculo;
d) Os candidatos que desejarem solicitar aproveitamento de estudo e/ou dispensa de disciplina(s) concluída(s)
em curso superior, deverão apresentar Histórico Escolar e programa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s), para
análise, devidamente autenticadas pela Instituição de origem;
e) O candidato classificado perderá o direito à vaga se não atender ao disposto na Lei 12.089 d


Fonte: Site da instrituição
Imagem:reprodução/site


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

São Paulo: Morre o ex-ministro Fernando Lyra aos 74 anos

Ex-deputado e ex-ministro Fernando Lyra em 1998
O ex-deputado e ex-ministro da Justiça Fernando Lyra morreu na tarde desta quinta-feira (14) aos 74 anos em São Paulo.
Lyra estava internado na UTI (unidade de terapia intensiva) do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas).
Juca Varella - 29.set.1998/Folhapress
Ex-deputado e ex-ministro Fernando Lyra em 1998
Segundo boletim do hospital, o ex-ministro morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos.
O ex-ministro estava em coma, respirando mecanicamente. Ele foi transferido no dia 5 de janeiro para São Paulo, após sete dias de internação no Hospital Português, no Recife, para tratar uma infecção urinária.
O quadro foi agravado por uma insuficiência cardíaca da qual sofre há 20 anos.
O corpo será enterrado no Recife.
Fernando Lyra foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986. Ele foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999.
O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011.
O ex-ministro foi autor do livro "Daquilo que Eu Sei", sobre a eleição de Tancredo Neves e a transição democrática após a ditadura militar.
Em nota, o vice-governador de Pernambuco, João Lyra, que é irmão do ex-ministro, lamentou a morte.
"Na vida pública, ele foi deputado e ministro da Justiça. Um guerreiro justo e incansável, sempre ao lado das causas democráticas e humanitárias", afirmou.
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto oficial de três dias. 

Fonte:Folhaonlie/reprodução
Foto:Juca Varella - 29.set.1998/Folhapress/reprodução

UNICAMP divulga lista final do vestibular 2013

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira a lista final dos estudantes convocados para matrícula em primeira chamada do vestibular. A universidade já havia liberado um resultado preliminar, mas os estudantes precisaram fazer a pré-matrícula pela internet. O listão pode ser conferido no link abaixo:

http://www.comvest.unicamp.br/vest2013/F2/aprova2/chamada1/chamada1.html

Judiciário: decisão do STF exige transcrição completa de escutas telefônicas

O ministro Marco Aurélio defende a decisão do STF, mas sugeriu que alguns casos poderão ser tratados com exceção

                                             Ministro Marcos Aurélio -   foto:Carlos Humberto/Divulgação/STF

O Supremo Tribunal Federal abriu precedente que poderá obrigar a polícia e o Ministério Público a transcrever integralmente o conteúdo de interceptações telefônicas em investigações criminais, e não mais apenas os trechos de interesse da acusação.
Pela decisão, tomada na última quinta-feira pelo plenário da corte, não basta apenas a entrega, para a defesa, dos áudios interceptados. É necessária a transcrição completa das conversas que envolvam os acusados. 

A prática comum, até aqui, era que, em caso de a defesa avaliar como descontextualizado determinado trecho usado pela acusação, ela poderia pedir a íntegra dos áudios, ainda que não transcritos.
A decisão ocorreu em recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República, que reclamava de decisão judicial que permitiu ao deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) o acesso às transcrições integrais de processo em que é acusado de corrupção e formação de quadrilha. O recurso da PGR foi julgado improcedente.
Embora não tenha de ser seguida automaticamente por instâncias inferiores, a decisão no caso específico abre precedente para que as transcrições passem a ser obrigatórias em outros casos.



"Ou se degrava tudo, ou não se degrava nada", disse o ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo.
"Muitas vezes, proceder-se à degravação total significa simplesmente a paralisação da ação", respondeu Joaquim Barbosa, presidente do STF.
No entanto, o próprio Marco Aurélio, embora tenha dito que "a lei é imperativa em relação a essa formalidade", previu brecha para decisões diferentes no futuro. Segundo disse no debate, há "casos peculiares", ou seja, que poderiam ser exceções. Citou como exemplo a Operação Furacão, que tinha mais de 40 mil horas de gravações.
Um caso recente que permite perceber o impacto dos novos procedimentos é a Operação Monte Carlo, que investigou os negócios do empresário Carlinhos Cachoeira. Foram mais de oito meses de interceptações telefônicas. 

Na CPI criada no Congresso para investigar as ligações políticas de Cachoeira, foi necessário um esquema inédito, inclusive com plantões aos fins de semana, para que advogados pudessem ouvir ao menos parte dos áudios. 

Para o advogado Nabor Bulhões, que defende Cachoeira, a decisão é um avanço. "A transcrição tem que ser fiel. Muitas vezes o investigador se limita a fazer relatórios interpretando trechos e, com isso, altera o teor e o significado das interceptações. Isso tem levado, muitas vezes, a equívocos notórios."
O presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), Alexandre Camanho, afirmou que "é preciso dar a mais ampla defesa, mas existem coisas insignificantes que não precisam ser transcritas".

Fonte:(BRENO COSTA e MATHEUS LEITÃO folhaonline)

Política: Marina Silva usa internet para o novo partido

                                          EX-SEN. MARINA SILVA - foto: reprodução

A ex-senadora Marina Silva divulgou nesta quarta-feira (13) um vídeo de 1 minuto e 44 segundos nas redes sociais para convidar as pessoas para participarem do Encontro Nacional da Rede Pró-Partido. O evento, que acontece no próximo sábado (16), em Brasília, marcará a fundação de seu novo partido, nomeado de Rede. No pronunciamento, Marina diz que o Brasil passa por um "momento decisivo", já que está em crise nos setores econômico, social, ambiental, político e de valores. “Isso é, sem sombra de dúvidas, uma crise civilizatória”, disse.
A ex-senadora e provável candidata a presidência da República em 2014 foi a terceira colocada na corrida presidencial em 2010, com quase 20 milhões de votos. Marina deixou o PT em 2009, disputou a sucessão presidencial pelo PV e saiu da sigla em 2011 para fundar a legenda que está lançando.

Fonte:Claudio Humberto/reprodução

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Irecê: SME realiza primeira jornada pedagógica da gestão Luizinho Sobral


A SME - Secretaria Municipal de Educação de Irecê realiza a  Jornada Pedagógica de  2013 na gestão do prefeito Luiz Sobral(Luizinho). O evento  vai acontecer no período de  14 a 19/02.

Na programação divulgada pela secretaria,  contará com abertura no dia 14/02(quinta-feira) no Grand Fest  com  início às 7h. Este ano, o tema é “Assegurando competências para fortalecer a identidade da rede”. A palestra de abertura será ministrada pelo mestre em Ciências da Educação, o prof. José Pacheco.


Concurso: Aeronáutica vai ofertar 241 vagas para nível médio e superior



                                                         Imagem: google/reprodução


Começa no dia 18 de março, as inscrições para o concurso do Comando da Aeronáutica (Comaer) com 241 vagas, distribuídas por cargos dos níveis médio/técnico e superior, sendo 220 para o município de São José dos Campos (São Paulo), 11 para Alcântara (Maranhão), e 10 para Parnamirim (Rio Grande do Norte).

As oportunidades são para os cargos de pesquisador assistente de pesquisa, tecnologista pleno I, tecnologista I, analista em C&T júnior, técnico e assistente em C&T. Os salários variam de R$2.867,31 a R$9.490,33, incluindo retribuição por titulação e gratificação por desempenho.

Os contratos dos aprovados no certame serão pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do cargo. O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma vez pelo mesmo período, permitindo a convocação de mais aprovados do banco de concursados.

Os interessados deverão se inscrever no site da organizadora do dia 18 de março até de 26 de abril. A taxa de inscrição é de R$60 para o nível médio/técnico e R$90 para o nível superior. O processo seletivo será através de prova objetiva, avaliação de títulos, defesa pública de memorial e exame prático, variando de acordo com o cargo.

Fonte:CorreiodaBahia

Bahia: Tenda desaba, mata operário e fere dezenas na Costa do Sauípe





                 A arena estava sendo preparada para abrigar um encontro de funcionários do banco Bradesco-Foto: German Maldonado/TV Bahia


“Foi tudo muito rápido, não dá para explicar”, disse o iluminador Rodrigo Oliveira enquanto prestava atendimento ao amigo Felipe Flores Machado, 33 anos, que foi levado para o Hospital Geral de Camaçari e aguardava transferência para o Hospital Português, em Salvador. Ele e o amigo ficaram entre as vítimas feridas no desabamento de uma estrutura que estava sendo montada no Complexo Hoteleiro da Costa do Sauípe, em Mata do São João, na Bahia. 

O acidente aconteceu no fim da manhã desta quarta-feira (13) e deixou uma pessoa morta. “O que a gente sabe é que estávamos terminando as última estrutura, daí vimos que estava tudo caindo, parecendo um dominó. Foi muito rápido”, completou Oliveira. Já Altair Ribeiro Lima, 27 anos, que trabalhava na montagem da estrutura, disse que conseguiu se salvar porque desceu pelas lonas. “Era uma lona de pelo menos 20 a 25 metros. Eu vi que a lona formou um caminho e eu me joguei. Vários ferros bateram em minha cabeça, mesmo assim consegui me salvar”, disse. Outra vítima do acidente, Luan Vasconcelos, lamentou a morte de uma vítima, confirmada pelo Samu. “A gente sente muito, perdemos um colega”. A coordenadoria do Hospital Geral de Camaçari informou que as vítimas internadas no local estão com traumas e escoriações. O hospital montou uma estrutura que conta com quatro cirurgiões e dois ortopedistas que trabalham nesse caso.

Fonte:Politica Livre/reprodução

Agências bancárias voltam a funcionar meio-dia

As agências bancárias voltam a funcionar normalmente ao meio-dia, informou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). As contas de consumo (água, energia, telefone) e os carnês que tiverem data de vencimento no carnaval poderão ser pagos hoje, sem acréscimo, segundo comunicado da Febraban. Mesmo com o feriado, a população teve à disposição meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. Normalmente, os tributos vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).  
 
Fonte:BN

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Santos: Corpo do arquiteto que caiu de cruzeiro é localizado

Lu de Lucca caiu do navio MSC Fantasia, que faria um cruzeiro de carnaval com destino ao Rio de Janeiro
                                                    O arquiteto tinha 30 anos - Foto:arquivo pessoal/reprodução


O corpo do arquiteto Luciano de Lucca, 30, foi localizado, segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã desta terça-feira (12) no mar entre os armazéns 33 e 34 do porto de Santos, na Baixada Santista. A vítima morreu após cair, no último sábado (9), do 11º andar do cruzeiro MSC Fantasia.

O Corpo de Bombeiros e a Marinha fizeram buscas pela região nos últimos dias e chegaram a procurar a vítima também em alto-mar.
A Capitania dos Portos instaurou um inquérito administrativo para averiguar as causas do acidente. Em até 90 dias, o procedimento deve determinar se a empresa ou algum integrante da tripulação teve responsabilidade no caso.

O MSC Fantasia estava prestes a deixar o porto, por volta das 18h30 do sábado passado, quando o arquiteto caiu da embarcação, a uma altura de aproximadamente 40 metros. Ele estava com outras três pessoas na cabine no momento da queda. A identidade dessas pessoas não foi revelada.
A queda foi vista por um integrante da tripulação. Em seguida, foram lançados uma boia e um bote para o resgate, sem sucesso. A Polícia Federal realizou perícia no local. A embarcação foi liberada por volta da 0h20 de domingo para iniciar a viagem. 

O MSC Fantasia, maior navio de cruzeiro que circula por águas brasileiras, tem retorno ao porto de Santos programado para o próximo sábado, após passar por Búzios (RJ), Salvador (BA) e Ilha Grande (RJ).
Por meio de nota, A MSC Cruzeiros informou que vem prestando apoio à família e que "continua colaborando com as autoridades competentes para as investigações desse acidente". 

Fonte:folhaonline

Eleições 2014: Jonas Paulo inclui prefeito de Conquista na sucessão de Wagner


                                        O presidente do PT baiano Jonas Paulo - Foto:André Reis/política livre/reprodução

Em entrevista concedida ao site Politica Livre de Salvador, o presidente do PT baiano Jonas Paulo ao ser questionado sobre as articulações visando a sucessão do governador Jaques Wagner, afirmou que o objetivo principal  "é garantir a unidade da base aliada, mas que o PT tem legitimidade e condições de liderar a coalização de forças na Bahia, visando ganhar as eleições em 2014".

O que chamou atenção na entrevista foi a inclusão do nome do prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes  e a exclusão do nome do atual secretario da Casa Civil, o deputado federal licenciado Rui Costa, que segundo alguns analistas seria o nome preferido do governador. Jonas disse  que na visão dele, são os “nomes de força” da sigla para o pleito rumo ao governo, o senador Walter Pinheiro; do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano; do secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli e do prefeito de vitória da Conquista Guilherme Menezes.

Pelo histórico do presidente petista, não é de admirar suas colocações para a imprensa baiana, tendo em vista que sempre está envolvido em polêmicas, e que no interior do Estado também durante as eleições municipais de 2012, fazia afirmações que depois ele mesmo desmentia.

Fonte:politica Livre de 12/02/13

Política: Fichas-sujas comandam prefeituras nos bastidores,diz jornal


 
 Fonte:Editoria de Arte da Folhapress/reprodução

 
Reportagem publicada hoje(12) na folha de São Paulo edição eletrônica traz um levantamento de politicos que tiveram candidaturas à Prefeito barradas na última eleição municipal pela lei da ficha-suja e que foram substituídas por parentes, mas que continuam atuando como se fossem os eleitos. Confira a reportagem da folha abaixo transcrita:


Políticos fichas-sujas, que na reta final das eleições do ano passado abandonaram a disputa para eleger familiares como prefeitos, estão agora atuando nas administrações dos parentes.

Em alguns municípios, a oposição diz que os atuais prefeitos são laranjas e que quem comanda a prefeitura, de fato, são seus padrinhos, que abriram mão da candidatura para não serem barrados pela Lei da Ficha Limpa.

Em ao menos cinco cidades do país, foram nomeados para chefiar gabinetes ou secretarias. Em outras sete, dão expediente na prefeitura e colaboram informalmente.

Nas eleições, em pelo menos 33 cidades, candidatos que corriam o risco de ser barrados pela Lei da Ficha Limpa desistiram em cima da hora e elegeram filhos, mulheres e outros familiares.

Em alguns casos, seus nomes e suas fotografias continuaram sendo exibidos nas urnas eletrônicas, mas os votos foram computados para as pessoas que os substituíram como candidatos.

Também há cidades em que políticos condenados ou com contas rejeitadas nem se candidataram e lançaram parentes desde o início da campanha. Muitos tinham o direito de recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se quisessem se candidatar, mas descartaram a opção.

PREFEITO DE FATO

Em Caputira (MG), o ex-prefeito Jairinho (PTC) admitiu que ajuda o filho, o prefeito Wanderson do Jairinho (PTB), a administrar a cidade. "Se você tivesse um pai prefeito, não ia perguntar as coisas? Mas ele é o prefeito."

Um vereador que não quis ter seu nome divulgado disse que Jairinho é o prefeito de fato. "O menino foi só para fazer campanha." Segundo ele, Jairinho despacha na prefeitura e atende a população.

Em Cajazeiras (PB), o ex-prefeito Carlos Antonio (DEM), que teve contas rejeitadas quando prefeito, foi nomeado secretário de Planejamento pela mulher e prefeita, Denise Oliveira (PSB).

Ele renunciou três semanas depois por causa de uma lei municipal que proíbe os fichas-sujas de ocupar cargos na administração. "Mas isso não vai impedir que ele me ajude", disse ela.

Em Conde (BA), o ficha-suja Paulo Madeirol (PSD) -- que em 2012 disse à Folha que elegeu a mulher, mas seria o prefeito de fato-- é secretário de Administração e participa de reuniões com a prefeita, Marly Madeirol (PTN).

Em Padre Paraíso (MG), a prefeita Neia de Saulo (PT), que em 2012 disse à Folha que o marido, ex-prefeito ficha-suja, ia "ajudar de longe", nomeou Saulo Aparecido (PTB) secretário de Saúde.

Ele diz que ajuda a mulher também em outras áreas, como educação, esportes e finanças, como "qualquer funcionário público".

Em Nova Independência (SP), o ex-prefeito Valdemir Joanini (PSDB) não tem cargo oficial, mas ajuda a prefeita como uma espécie de "primeiro-cavalheiro". "Se vou receber deputado e vereador, chamo ele", afirmou Neusa Joanini (PSDB).

Em São Paulo, o TRE indeferiu o registro de seis candidatos substitutos de fichas-sujas, entre eles o da prefeita de Nova Independência. Ela continua no cargo porque ainda cabe recurso. Também há processos tramitando nos casos de Cajazeiras e Conde.

Levantamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral mostra que 86 cidades já instituíram leis para impedir pessoas condenadas, com contas reprovadas ou outros problemas de assumir cargos na gestão pública.

OUTRO LADO


 Políticos fichas-sujas e seus familiares que se elegeram prefeitos dizem que não há constrangimento com sua atuação. Os prefeitos negam que estejam sendo usados como laranjas por seus padrinhos políticos.

Em Caputira (MG), Wanderson do Jairinho (PTB) afirmou que recebe conselhos do pai ex-prefeito e que não vê problemas nisso. Disse ainda não ter decidido se o pai terá cargo na administração.

O ex-prefeito Jairinho (PTC) disse que só foi à prefeitura na primeira semana para ajudar o filho e que agora fica em seu escritório cuidando de negócios como empresário.

Em Cajazeiras (PB), a assessoria de imprensa da prefeita disse que ela é a prefeita de fato e que é normal que o marido ajude na administração, assim como fazem as primeiras-damas.

Denise Oliveira (PSB) disse que o marido saiu do secretariado por precaução, porque ela ainda não sabe se a lei da Ficha Limpa municipal está valendo.

Questionada sobre a atuação do marido, a prefeita de Conde (BA), Marly Madeirol (PTN), disse que "todos os secretários estão contribuindo, no limite de suas funções, para o funcionamento da administração". A prefeita não respondeu sobre ele ter a ficha-suja. Paulo Madeirol (PSD) não quis falar com a Folha.

Em Padre Paraíso (MG), o secretário Saulo (PTB) disse que, "sendo esposo, está trabalhando para o município".

A prefeita de Nova Independência (SP), Neusa Joanini (PSDB), disse não ver impedimento para que o marido atue como "primeiro-cavalheiro" e a ajude em reuniões com parlamentares.

Fonte: LUIZA BANDEIRA
DE BELO HORIZONTE
DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO
NELSON BARROS NETO
DE SALVADOR /FOLHA S.PAULO/ REPRODUÇÃO