• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de agosto de 2022

Eleições 2022: Moro é hostilizado em feira livre em Curitiba; vídeo





 O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), candidato ao Senado Federal pelo Paraná, foi hostilizado neste sábado (6), durante visita a uma tradicional feira pública em Curitiba.Informações do site UOL de hoje(6)

Efeito Bolsonaro: Com eleição, diplomatas brasileiros sofrem para serem recebidos no exterior

 

18.jul.2022 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) ataca o sistema eletrônico de votação em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em Brasília. - Clauber Cleber Caetano/PR
18.jul.2022 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) ataca o sistema eletrônico de votação em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em Brasília -Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR

  • Relatos de embaixadores brasileiros na Europa apontam dificuldade para serem recebidos por governos locais e outras missões.
  • Principalmente em democracias, agenda bilateral foi em parte "congelada" até que uma definição sobre eleições ocorra.
  • "Frieza" de diplomacia internacional em relação ao Brasil aumentou depois de reunião de Bolsonaro com embaixadores estrangeiros.

Confira a reportagem completa no link abaixo do jornalista e colunista Jamil Chade do site UOL de hoje(6)

" O Pacto da Branquitude": Obra explica como a escravidão foi vantajosa para brancos no Brasil

 

Obra explica como a escravidão foi vantajosa para brancos no Brasil
Foto: Jean-Baptiste Debret

A história da sociedade brasileira é inseparável da escravidão. Muito se fala sobre as consequências sofridas pela população negra, mas qual legado cabe aos brancos? Isto é o que Cida Bento busca responder em seu livro "O Pacto da Branquitude".
 

Doutora em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo), a autora faz um apanhado do conhecimento adquirido ao longo de suas pesquisas no mestrado e no doutorado, de suas experiências profissionais na área de recursos humanos e de suas experiências pessoais.
 

Ela ressalta, nos dez capítulos, algo nítido que parece ser esquecido pelo Brasil: a escravidão e o racismo beneficiaram e continuam beneficiando pessoas brancas nas mais distintas esferas sociais.
 

Para construir seu argumento, Cida mobiliza em primeiro lugar a história. A autora afirma que antes do estabelecimento das rotas de comércio de escravos no contexto da colonização europeia, tanto a África quanto a Ásia eram regiões relativamente ricas e produtivas -diferentemente da Europa.
 

A chegada dos europeus e a dinâmica comercial estabelecida teve um impacto negativo nesses continentes, não só pela extração de recursos, mas também pela destruição das estruturas econômicas e sociais que existiam.
 

Com o trabalho duro sendo transferido para as colônias, países europeus experimentavam um período de desenvolvimento econômico. Isso beneficiava não somente as famílias ricas, que participavam diretamente da extração de riquezas, mas também as classes mais pobres (e brancas).
 

Segundo Cida, a noção de branquitude nasceu justamente nesse processo de colonização europeu. Conceitualmente, diz respeito à ideia de que a raça branca seria o padrão, e tudo o que foge dela seria o diferente, o "outro" do eu branco supostamente universal.
 

O pacto da branquitude, por sua vez, consiste nos acordos feitos para manter pessoas brancas em situação de privilégio e, ao mesmo tempo, as mantêm higienizadas de todo o processo histórico e violento que o construiu.
 

Essa higienização se daria por justificar como uma questão de mérito os privilégios que pessoas brancas têm hoje nos âmbitos econômico, político e social. E não como fruto de centenas de anos de exploração de negros escravizados. Um exemplo é que a maioria de cargos de liderança são ocupados por pessoas brancas.
 

No caso do Brasil, país que sustenta o vergonhoso título de ser o que mais tempo permitiu a escravidão, as consequências desse processo se mesclam a praticamente todas as clivagens sociais, sejam elas de gênero ou classe.
 

Um exemplo dessa herança maldita é o trabalho doméstico, um resquício da dinâmica colonial que ainda funciona como sustento fundamental sobretudo para mulheres negras e pobres. O racismo se manifesta não apenas na cor e na renda, mas também nas práticas que envolvem a relação trabalhadora-empregador, ainda permeadas por práticas de submissão, desprezo e mesmo assédio.
 

Segundo um levantamento do Made/USP (Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades, da Universidade de São Paulo), os 705 mil homens brancos que fazem parte do 1% mais rico do país têm renda maior que a de todas as 33 milhões de mulheres negras do Brasil.
 

Em março deste ano, o jornal Folha de S.Paulo mostrou que mudanças trabalhistas e culturais estão colocando em xeque a existência de cômodos específicos para empregados domésticos. No entanto, a autora afirma que a classe média e alta desaprova a formalização desse tipo de serviço e que ainda há muito a ser feito.
 

O livro trata sobre como os brancos pobres foram beneficiados pela escravidão no passado e nos dias atuais. Por mais que não participassem diretamente da extração das riquezas das colônias, eram beneficiados pelo desenvolvimento econômico que vinha delas. Além disso, o trabalho pesado era transferido para as colônias.
 

Os brancos pobres hoje seriam beneficiados pela narrativa da branquitude, que os favorece por serem mais propícios a serem escolhidos em entrevistas de emprego, por exemplo, por sua aparência.
 

Já a população negra não tem como ignorar a violência que permeia esse pacto. Cida relata no livro como sofreu, assim como seu pai, sua mãe e os sete irmãos, inúmeros episódios de racismo em seu cotidiano, seja escola e no trabalho.
 

Ela conta que, quando trabalhava como recrutadora, selecionou uma vez duas mulheres negras para uma vaga de secretária. O cliente que oferecia a vaga respondeu com uma bronca.
 

Esses casos vão além da discriminação direta, e assumem também a forma do desconforto branco com a presença de negros com status hierárquico semelhante no ambiente corporativo. Aqui, a branquitude se revela para além do preconceito: ela é também uma forma de assegurar a soberania de um grupo, o branco. Eis o pacto.
 

Essa ideia é levada ao extremo -mas não ao absurdo, tendo em vista sua materialidade cotidiana- no longa "Medida Provisória", primeiro filme dirigido por Lázaro Ramos. Na obra, o desconforto com a presença de negros é tão grande que o governo cria o projeto "Resgate-se Já", em que paga esta parte da população para voltar para a África.
 

Ao mesclar as experiências pessoais com a argumentação histórica, Cida tira o racismo do campo teórico ou pessoal e trata dele como processo --em outras palavras, engrenagem estrutural que organiza a sociedade e molda individualidades.
 

"O Pacto da Branquitude" é incisivo. Parte de uma premissa que parece ser esquecida, devolvendo a cor aos brancos e apontando as vantagens e desvantagens de cada parcela da população.
 

O livro ousa ao mostrar uma face brasileira que não queremos e não gostamos de ver, mas que é essencial caso queiramos avançar como sociedade.


FONTE: FOLHAPRESS -  06/08/2022

Região de Irecê registra alta nos preços de cebola por conta da baixa oferta

                                        imagem:ilustrativa

O Nordeste seguiu com baixa oferta de cebola nesta semana (25 a 29/07), o que gerou aumento de preços na Região de Irecê (BA) e no Vale do São Francisco (PE/BA).

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o mercado está apresentando certa variação nos valores, pois a alta dos preços não é aceita por todos os compradores, mas, de modo geral, o comércio tem fluído.

A expectativa é que aconteça um alinhamento dos valores para a próxima semana, conforme a programação de agentes. As cotações, considerados altas, não estão afetando as vendas devido à falta de opções “mais em conta” dos compradores – uma vez que o volume é baixo no Cerrado.

No Vale, a caixa “tipo” 3 fechou a semana com média de R$ 61,67/sc de 20 kg. Em Irecê, a semana finalizou a R$ 52,67/sc de 20 kg, aumento de 14,50% em relação ao último registro.

Fonte: HF Brasil - 06/08/2022

Salvador: Adiado julgamento do caso da fisioterapeuta que levou 68 facadas a mando do ex

Isabela e o advogado criminalista Levy Moscovits ((Foto: Divulgação))

 A Justiça informou, nesta sexta- feira (5), que o julgamento do caso da fisioterapeuta Isabela Oliveira Conde, que levou 68 facadas no ano de 2019, em Salvador, em uma tentativa de feminicídio e teve que se fingir de morta para sobreviver, foi adiado para o próximo dia 22 de agosto. O adiamento ocorreu por causa de uma “licença para tratamento de saúde da juíza titular”.

O ex-namorado de Isabela é acusado de ter mandado dois comparsas assassiná-la. A fisioterapeuta lamentou o adiamento. O crime ocorreu em fevereiro de 2019. “Quando eu soube que foi adiado, me deu um aperto no peito. Meu coração está desmantelado. Quero que a justiça seja feita”, afirmou.

O advogado criminalista Levy Moscovits, que representa a fisioterapeuta, explicou que o júri popular é a última fase do processo no qual os réus serão submetidos ao julgamento. No próximo dia 22 de agosto, o julgamento será realizado no Fórum Ruy Barbosa.

O caso

A fisioterapeuta levou 69 facadas, distribuídas entre o tórax e cabeça, no dia 28 de fevereiro de 2019, uma quinta-feira de Carnaval, na Avenida Bonocô. Ela sobreviveu após se fingir de morta, mesmo, em seguida, sendo jogada numa ribanceira da BR-324, ainda em Salvador. 

Ao CORREIO, na época, Isabela contou que foi socorrida por populares e levada ao Hospital do Subúrbio. Apesar de ter pedido uma grande quantidade de sangue devido aos ferimentos provocados, não só pelos golpes e murros durante o ataque, mas por se arrastar num matagal, ela chegou consciente à unidade médica e contou tudo o que aconteceu à equipe médica. 

“Deus estava comigo do início ao fim. Falei tudo. Tive condições de falar o meu nome completo, dar os contatos de minha irmã e meu cunhado. Tive condições também de informar o responsável por tudo isso: Fábio Barbosa Vieira. Foi então que minha irmã e meu cunhado tiveram a ideia de ligar para Fábio e dizer que cheguei morta ao hospital. Ao mesmo tempo, avisaram à polícia”, contou Isabela em 2019. 

Cinismo
Acreditando que seu plano havia dado certo e que Isabela estava morta, Fábio chegou ao Hospital do Subúrbio fingindo estar atordoado com a notícia.

“Minha irmã disse que ele estava todo arrumado, de banho tomado, relógio novo, e dizendo que estavaarrasado com a notícia. Ela abraçava minha irmã e, com todo o cinismo, dizia: ‘O que fizeram com Bela, o que fizeram com ela, que crueldade’”, relatou Isabela.A irmãde Isabela, o cunhado e filha adolescente davítima, de 16 anos, precisavam manter Fábio nohospital até a chegada da polícia. Então, num determinado momento, a adolescente chegou a perguntar pela mãe a Fábio. “Ele disse que havia me deixado no trabalho, que provavelmente depois teria saído com uma amiga.Ele ainda a abraçou e chorou na frente de todo mundo”, relatou Isabela. Logo depois, a máscara de Fábio caiu. “Ao ver a aproximação dos policiais, ele olhou para a minha família e minha irmã disse a ele: ‘Isabela está viva’. Foi quando ele correu, os policiais foram atrás, mas a população agarrou ele”, detalhou. 

 Fonte:Correio da Bahia 06/08/2022 

 

Helicóptero que caiu levaria Benchimol, da XP, diz jornal

                                              foto:reprodução

 De acordo com o jornal "O Globo", O helicóptero que caiu nesta sexta-feira (5) no início da noite no Jaraguá, Zona Norte de São Paulo, levaria Guilherme Benchimol, que aguardava a aeronave de propriedade do presidente do banco XP, José Berenguer, para voltar à capital paulista.

O helicóptero estava se deslocando para Itapeva (SP). Benchimol aguardava no interior para voltar para a capital paulista. Segundo o jornal, agora, ele retorna de carro. Na queda, morreram o piloto e o copiloto.

O Agusta 109-E, prefixo PP-JMA, fabricado em 2010 e com capacidade para sete passageiros, tinha como próxima parada a cidade do extremo sul do estado, informou "O Globo".

Fonte:BP Money -06/08/2022

Ao Planalto: Como ficaram as chapas presidenciais


Terminou nessa sexta-feira (5/8) o prazo para que partidos realizassem convenções partidárias a fim de decidir sobre a formação de coligações e candidaturas para as eleições deste ano. 

Agora, as legendas terão até 15 de agosto para prosseguir com o registro das candidaturas aprovadas nas reuniões dos diretórios nacionais partidários.

Confira como ficaram as chapas após as convenções:

PL - Jair Bolsonaro e Gen. Braga Neto

PT - Lula e Geraldo Alckmin 

PDT - Ciro Gomes e Ana Paula

NOVO - Felipe D'ávila e Tiago Mitraud

UP - Léo Pericles e Samara Martins

MDB - Simone Tebet e Mara Gabrilli

PCB - Sofia Manzano e Antônio Alves



1


Salvador: Arma usada no latrocínio contra Cristal é apreendida

Foto: Divulgação Polícia Civil

Foto: Divulgação Polícia Civil

 A arma utilizada no latrocínio da estudante Cristal Rodrigues Pacheco, de 15 anos, no Centro de Salvador, foi apreendida durante a Operação Purgato, nesta sexta-feira (5). A pistola calibre 6.35 foi encontrada com um carregador e três munições intactas, na casa de um adolescente, na Rua do Sodré, no Largo Dois de Julho.

De acordo com a Polícia Civil, com o adolescente também foram encontradas porções de cocaína. Ele foi encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Conforme informações preliminares levantadas pelos policiais, na operação, a suspeita de matar a suspeita do latrocínio entregou a arma ao adolescente, que a escondeu dentro do imóvel.

Fonte:Bahia.Ba c/adaptações 06/08/2022

No DF: Damares confirma candidatura ao Senado; líder da bancada evangélica diz que é um "desserviço para a direita"

                                       foto:reprodução

A ex-ministra de Direitos Humanos e candidata ao Senado pelo Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos) disse, nesta sexta-feira (5), que  não vai desistir da disputa ao Senado mesmo com Flávia Arruda, outra candidata bolsonarista no pleito.

“Flávia vai também para a disputa. E o povo vai escolher a melhor proposta. Vai ser uma disputa bonita. Eu gosto muito dela, mas também quero ser senadora”, disse Damares à CNN Brasil.

Segundo a publicação, fontes ligadas a Flávia Arruda (PL), também ex-ministra, acusaram Damares de traição, quando foram consultados pela emissora.O presidente da bancada evangélica, Sóstenes Cavalcante (PL), afirma que a candidatura de Damares foi um “equívoco” e “um desserviço para a direi

Fonte: Bahia.Ba - 06/08/2022

Em Salvador: Presidente do TSE diz que atacar o sistema eleitoral é atacar a democracia

 

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, afirmou, na manhã desta sexta-feira (5), que atacar o sistema eleitoral é atacar a democracia. A afirmação foi feita durante o “Seminário Eleições Gerais 2022, Democracia e Transparência”, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

“[Vamos garantir a] integridade das eleições e a defesa de tudo o que já conquistamos até aqui. O sistema eleitoral é seguro e transparente. Ataques a esse sistema é atacar a democracia”.

O ministro ainda salientou que as eleições irão acontecer e que todos os eleitos serão diplomados.

Durante a palestra, o presidente do TSE também falou sobre a disseminação de notícias falsas em relação às urnas eletrônicas. Segundo ele, a era da pós-verdade “atenua a reprovação social das mentiras e enceta cruzadas ficcionais que dificultam a paz, promovendo a intolerância e corroendo os consensos transversais”.

Fachin ainda destacou que o menosprezo ao avanço civilizatório só pode ser compreendido como um projeto de matriz negacionista. De acordo com o ministro, o espanto com a engenhosidade e competência da Justiça é um triste resquício colonial.

“[É] uma ressonância de atraso, vocalizada por aqueles que não enxergam em nosso país a capacidade de propor as melhores soluções para os próprios problemas. A democracia é inegável. O negacionismo eleitoral é a vanguarda do atraso”, complementou.

Ainda durante a palestra, o ministro citou os protestos realizados pela população a favor da Justiça Eleitoral. “Percebemos nitidamente que nós, Justiça Eleitoral, não somos apenas a Justiça Eleitoral dentro dos edifícios que habitamos, basta ver as manifestações recentes dos brasileiros que não toleram o negacionismo”.

Também participaram do evento os ministros do TSE, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach.

Fonte: Bahia.Ba- 06/08/2022

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

BH: 'Vi minha mãe chorando', diz menino que pediu comida à polícia pelo 190

 




Oi sua policial. É que aqui em casa não tem nada para a gente comer. Minha mãe só tem farinha e fubá pra comer". Foi assim que Miguel Barros, de 11 anos, expôs a situação que afligia a ele, seus cinco irmãos, e a mãe, Célia Arquimino Barros, de 46 anos, há dias. Desde então, sua história tem gerado comoção e sensibilizado centenas de pessoas. Morador de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o menino conta que dediciu fazer a ligação para o 190 quando chegou em casa, na última 3ª feira (2.ago), e flagrou a mãe chorando. A família estava sobrevivendo a base de água e fubá Quem desejar contribuir, pode entrar em contato a Cabo Fernanda, do 35º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, no telefone (31) 999203-7809. Moradores da região também podem entregar doações no local.

Fonte:SBT News 05/08/2022

Eleições 2022: Prefeito de Feira lamenta ausência de José Ronaldo na Chapa de ACM Neto

 

Foto: Secom Feira de Santana

Foto: Secom

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, participou nesta sexta-feira (5) da Convenção do União Brasil, que oficializou a candidatura de ACM Neto na disputa pelo governo do estado, ao lado da vice na chapa, a empresária Ana Coelho.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o gestor comentou sobre o fato do ex-prefeito de Feira José Ronaldo não ter sido escolhido por Neto para ser o vice.

“O ex-prefeito José Ronaldo não esteve na convenção. Falei com ele ontem por telefone e lamentei muito ele não estar na chapa, porque acho que para Feira seria muito importante a presença dele, e ele me disse que fará um período de reclusão, para decidir com a família, até segunda-feira, e depois ele volta a falar do assunto”, observou.

Fonte:Acorda Cidade c/adaptações 05/08/2022

STF: Ministro Moraes rejeita arquivar inquérito sobre Bolsonaro

 

Moraes rejeita arquivar inquérito sobre Bolsonaro e diz que PGR mudou de posição
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou nesta sexta-feira (5) um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) para arquivar inquérito que apura o vazamento de dados sigilosos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) de investigação sobre ataque ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2018.
 

O ministro argumenta que o pedido foi feito fora do prazo e que houve incompatibilidade entre a solicitação e manifestações anteriores feitas pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Segundo ele, houve "inusitada alteração de posicionamento da Procuradoria-Geral da República".
 

A PGR havia solicitado o arquivamento da investigação em fevereiro, mas Moraes fez novas determinações à Polícia Federal nos autos.
 

No dia 1º de agosto, em uma manifestação assinada por Lindôra, a PGR que afirmou que Moraes violou o sistema acusatório ao determinar novas medidas de apuração depois da primeira solicitação de arquivamento.
 

No despacho desta sexta, o ministro afirma que Lindôra tomou ciência das suas decisões no processo e concordou com elas, "inexistindo a interposição de qualquer pedido de reconsideração, impugnação ou recurso no prazo processual adequado".
 

"A inusitada alteração de posicionamento da Procuradoria-Geral da República, manifestada somente em 1º de agosto de 2022, não afasta a preclusão [perda do direito de se manifestar] temporal já ocorrida", diz Moraes.
 

"Não bastasse a ocorrência da preclusão temporal, comportamentos processuais contraditórios são inadmissíveis e se sujeitam à preclusão lógica, dada a evidente incompatibilidade entre os atos em exame, consubstanciados na anterior aceitação pela Procuradoria-Geral da República com as decisões proferidas -tendo manifestado por cinco vezes sua ciência- e sua posterior irresignação extemporânea."
 

Moraes ainda disse na decisão que o Ministério Público não tem "atribuição constitucional para obstar ou impedir a atividade da Polícia Judiciária".
 

Em janeiro, a Polícia Federal disse ter visto crime de Bolsonaro em sua atuação no vazamento de dados da investigação sobre o TSE.
 

A PF também viu crime do deputado Filipe Barros (PSL-PR) mas, pelo mesmo motivo, deixou de indiciá-lo. Por não ter foro, o ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro César Barbosa Cid, foi o único investigado formalmente indiciado.
 

"Os elementos colhidos apontam também para a atuação direta, voluntária e consciente de Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro e de Jair Messias Bolsonaro na prática do crime previsto no artigo 325, §2°, c/c [combinado com o] 327, §2°, do Código Penal brasileiro, considerando que, na condição de funcionários públicos, revelaram conteúdo de inquérito policial que deveria permanecer em segredo até o fim das diligências", diz o relatório da PF.
 

Mas, em 17 de fevereiro, Aras pediu o arquivamento da apuração e entendeu que o presidente não cometeu crime.
 

Moraes, então, determinou que a PF fizesse análise das informações obtidas na quebra de sigilo telemático, que seria "essencial para a completa análise dos elementos de prova pela Procuradoria-Geral da República".


Fonte: FOLHAPRESS - 05/08/2022

UFBA: Promotor assume como primeiro professor titular negro da Faculdade de Direito

 

Promotor assume como primeiro professor titular negro da Faculdade de Direito da UFBA
Foto: Divulgação

O primeiro negro ocupar o cargo de professor titular na Faculdade de Direito da UFBA assumiu o cargo nesta sexta-feira (5). Quem conseguiu esse feito na instituição fundada em 1891 foi o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e professor de Direito Ambiental da instituição de ensino, Heron Gordilho, que foi aprovado por uma comissão julgadora, formada por cinco avaliadores da Bahia e de fora do Brasil, após apresentar um memorial.

 

A banca de avaliação foi conduzida pelo professor emérito da UFBA, vereador e ex-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, que dedicou 50 anos de sua vida à universidade baiana e foi o primeiro homem negro a fazer parte do corpo docente da instituição.

 

“Mas não sou o primeiro titular dessa faculdade. Para que o conseguisse, fui a Universidade de São Paulo (USP), onde tenho duas titularidades iguais a essa que Vossa Excelência se submeteu. Não tive a felicidade e a honra que tem Vossa Excelência, de ser professor titular dessa faculdade, mesmo estando há meio século da minha vida aqui. Esse é um momento singular da minha vida: poder, antes de morrer, presidir nesta casa uma banca de titularidade, e sendo exatamente de um filho, como é Vossa Excelência para mim. Parabéns! Faça nessa casa o que eu nunca consegui fazer”, desejou Brito.

 

Gordilho agradeceu as palavras do vereador Edvaldo Brito e destacou que não sente nenhuma honra pelo fato de ser o primeiro professor titular negro da Faculdade de Direito da UFBA. “Queria ser o centésimo. Tenho orgulho, sim, de alcançar esse cargo. O último membro do Ministério Público que ocupou esse cargo foi professor Calmon de Passos, como professor catedrático [...] A nossa sociedade, mesmo sendo composta por 80% de pessoas negras, precisou de 131 anos para um professor negro ocupar esse cargo. Precisou professor Edvaldo ir para a USP para ocupar esse lugar. É essa desigualdade socio-racial que eu luto para que tenha algum tipo de compensação porque uma sociedade menos desigual, menos estratificada significa menos violência, mais desenvolvimento”, ressaltou Gordilho.

 

Adriano Assis, presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (AMPEB ),  afirmou  que a conquista de Gordilho não é apenas individual: “O colega Heron, que é um professor muito reconhecido na Bahia, no Brasil e no exterior, onde já participou de atividades acadêmicas em vários países, como Estados Unidos e França, traz uma conquista para a própria sociedade baiana, pois se trata do primeiro professor negro a alçar à condição de titular na Faculdade de Direito da UFBA. A nossa satisfação é dupla, por se tratar de um colega do MP e por ele ter atingido um dos maiores níveis de ascensão na academia, sendo um docente com uma trajetória brilhante”.

 

Inspirada no pai, Mariana Gordilho está estudando Direito e não escondeu o orgulho ao vê-lo alcançar mais essa conquista. “É uma honra muito grande e foi muito merecido. Ele estuda continuamente e tenta combater através de ações, mais do que com discursos, problemas relacionados ao preconceito e a questões raciais. Espero que sirva de inspiração para outras pessoas, como serve para mim, vê-lo abordando a quebra de sistemas pré-concebidos”, acrescentou Mariana.


Fonte:BN - 05/08/2022  21h:50

Jô Soares atacou Bolsonaro em entrevista sobre tortura, pena de morte e censura

 

                                                 Marcos Correa/PR -Ana Correa/ag. Globo - reprodução

Apresentador, morto nesta sexta aos 84 anos, conversou com o então deputado em 2007 durante seu Programa do Jô na Globo.


CONFIRA A REPORTAGEM NO LINK ABAIXO DO SITE UOL DE HOJE(5)

Rio: Prefeito Paes contraria Bolsonaro e confirma 7 de Setembro no centro

Rio de Janeiro (RJ), 21/11/20. Eduardo Paes conversa com Raquel Sheherazade para o Metrópoles Entrevista. Eduardo Paes, candidato à prefeitura do RJ. Foto: Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), não cedeu aos apelos do presidente Jair Bolsonaro (PL), e decidiu não levar o desfile de 7 de Setembro para a praia de Copacabana, mantendo-o no centro da cidade, na avenida Presidente Vargas. “Aonde o Exército solicitou e aonde sempre foi feito”, segundo escreveu Paes nas redes sociais.

Veja:

No fim de julho, durante convenção que oficializou a candidatura de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo, Bolsonaro anunciou: “Às 16h [do dia 7 de Setembro], nossas Forças Armadas estarão desfilando na Praia de Copacabana ao lado de nosso povo”.

A ideia seria capitalizar o bicentenário da proclamação da Independência e demonstrar força política. Na convenção do PL, realizada no dia 24 de julho, no Rio de Janeiro, o presidente convocou apoiadores para irem às ruas no dia 7 de setembro.

“Nós somos a maioria, nós somos do bem, nós temos disposição para lutar pela nossa liberdade, pela nossa pátria. Convoco todos vocês agora para que todo mundo, no 7 de Setembro, vá às ruas pela última vez”, disse.

Paes citou desafios

Na última terça-feira, em um tom mais ameno, Eduardo Paes, aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se pronunciou sobre a realização do desfile de 7 de Setembro na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em sua conta oficial do Twitter, declarou-se “honrado” em realizar o evento na cidade e se colocou “inteiramente à disposição do governo federal”.

conteudo patrocinado
THELOTTER.COM|Loterias dos EUA disponíveis no Brasil: bilhões de reais a serem ganhos
DISFUNÇÃO MASCULINA | REVISTA HOMEM|Anvisa libera o uso de spray que é o melhor aliado para disfunção!
RETHINKSTYLE|O salário real de Reinaldo Azevedo vai te deixar em lágrimas
1

Porém, pediu tempo de organização para que tudo saísse dentro do esperado. “A prefeitura disponibiliza arquibancadas, gradeamento e palanques, que, por óbvio, demoram algum tempo para ser montados. A Avenida Atlântica, caso seja desejo se realizar lá o evento, apresenta alguns desafios”, afirmou.

“Não custa lembrar que os calçadões daquela avenida são tombados e que ali existe uma quantidade muito grande de moradores. Obviamente, desafios que podem ser superados desde que se tenha organização e planejamento e se permita modificações na estrutura tradicional do evento”, ressaltou.

Fonte:Metropoles - 05/08/2022