• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de janeiro de 2021

Vice-presidência: Assessor demitido por Mourão diz que entregou celular à polícia para perícia

 

Assessor demitido por Mourão diz que entregou celular à polícia para perícia
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Demitido após o vazamento de uma suposta conversa no WhatsApp em que sugere articulações pelo impeachment de Jair Bolsonaro. O ex-assessor do general e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse ao ex-chefe que entregou seu celular à polícia para realização de perícia e registrou boletim de ocorrência para investigação de crime cibernético.

 

Ricardo Roesch Morato Filho teve uma longa reunião com Mourão na tarde desta sexta-feira (29), na qual voltou a negar que seja o autor das mensagens, segundo a revista Veja.

 

Na troca de mensagens com o chefe de gabinete de um deputado federal, que vazou na imprensa, Morato Filho insinua a possibilidade de Mourão assumir a Presidência da República.

 

Internamente, na Vice-Presidência da República, há quem acredite que as mensagens realmente podem não ser de Morato porque o linguajar utilizado não combina com o ex-assessor — outra parte do órgão, no entanto, crê que a conversa pode ser verdadeira. Informações do BN.

Violência: Bandidos explodem caixas eletrônicos do Bradesco em Muniz Ferreira

   

                                                            Fotos:reprodução Amargosa News  


Agência bancária é explodida por homens armados em Muniz Ferreira — Foto: Reprodução/TV Bahia


 Uma agência bancária foi explodida por homens armados na madrugada deste sábado (30), na

 cidade de Muniz Ferreira, a cerca de 90 km de Salvador. Até a publicação desta reportagem,

  ninguém havia sido preso.

De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 3h. 

O grupo armado explodiu um caixa eletrônico dentro de um 

estabelecimento comercial. Ainda não há detalhes se algum 

valor foi levado pela  quadrilha.

A PM informou ainda que os suspeitos dispararam contra uma base 

da polícia de Muniz Ferreira, e os militares acionaram reforços. Não 

há informações se esse ataque aconteceu antes ou depois da explosão

aos caixas eletrônicos.

Um carro, que teria sido usado pelos suspeitos, foi encontrado nas

proximidades da BR-101 incendiado. A polícia faz rondas na região

para tentar localizar o grupo.


A cidade de Muniz Ferreira está situada no recôncavo baiano e possui

um pouco mais de 7 mil habitantes.

Fonte: G1.Bahia  c/adaptações 30/01/2021

EUA: Símbolo da invasão ao Capitólio se diz traído por Trump e disposto a testemunhar contra ele

 

Foto: Reprodução/Twitter Brian Tyler Cohen


Seu nome é Jacob Anthony Chansley, mas ele é mais conhecido como Jake Angeli… na verdade ele é mais conhecido por sua foto que por seu nome, e por uma foto: aquele em que ele aparece com chapéu de chifres e pelos de bisonte, durante a invasão do Capitólio, no dia 6 de janeiro, por parte de apoiadores de Donald Trump que queriam evitar a proclamação oficial de Joe Biden como presidente eleito.

Aquela imagem o transformou no símbolo da última tentativa de Trump de evitar sua derrota nas eleições presidenciais de 2020. Porém, três semanas depois daquela tentativa de golpe de Estado, parece que muita coisa mudou na relação com seu ex-ídolo.

A começar pelo fato de que Trump teria se tornado isso, um ex-ídolo. Ao menos é o que disse o advogado de Angeli, Albert Watkins, em uma entrevista à agência Associated Press.

Através do defensor, Jake Angeli disse que estava “apaixonado” por Trump, mas que se sentiu traído por este, pois não recebeu o indulto que esperava do seu ídolo. Vale lembrar que o ativista de extrema-direita – ele é seguidor do movimento QAnon – está preso desde o dia 7 de janeiro, em função dos atos de vandalismo cometidos no Congresso estadunidense.

O advogado também lembrou que Trump, em seus últimos dias de mandato, concedeu indulto a vários empresários amigos, incluindo Steve Bannon, considerado seu guru comunicacional, razão pela qual Angeli também esperava ser beneficiado.

Como isso não ocorreu, a frustração do ativista aumentou ainda mais. Seu advogado também afirmou que ele está disposto a testemunhar contra Trump no processo de impeachment que responde no Senado.

O ex-presidente certamente não pode perder o cargo que já abandonou, mas se for considerado culpado de incitação à invasão do Capitólio, poderia receber uma sentença que o tornaria inelegível por um período a ser determinado – o que acabaria com seu plano de voltar ao poder em 2025.

Segundo o advogado Albert Watkins, o ativista Jake Angeli está disposto a declarar que Trump “foi o responsável pelos atos do dia 6 de janeiro, devido aos seus discursos desenhados para inflamar, enfurecer, motivar” a ele e outros apoiadores, e que ele “lamenta muitíssimo” por ter participado daqueles incidentes.

fonte:Revista Fórum - 30/01/2021 -09h:40min.

Por Chico Alves: Armações de Moro e Dallagnol na Lava Jato são atos de corrupção?

Deltan Dallagnol e Sergio Moro - Fabio Rodrigues Pozzebom/Antonio Cruz/Agência Brasil
Deltan Dallagnol e Sergio Moro - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Antonio Cruz/Agência Brasil

Confira a  reportagem na coluna do jornalista Chico Alves do UOL em 29/01/2021


https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2021/01/29/armacoes-de-moro-e-dallagnol-na-lava-jato-sao-atos-de-corrupcao.htm 

Abraji cobra explicações do Grêmio por ameaças de Renato Gaúcho a jornalistas

 Grêmio terá de dar explicações para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) sobre as ameaças feitas pelo técnico Renato Gaúcho após a derrota sofrida diante do Flamengo por 4 a 2, na quinta-feira à noite. O treinador ameaçou incitar os torcedores do clube contra jornalistas esportivos por causa de discordâncias com a cobertura realizada pelos profissionais.

"Quando a gente ouve algumas pessoas da imprensa falando besteira, e é bom que eu não tenho medo de vocês da imprensa e não tenho medo de nenhum de vocês. Vou começar a dar o nome aqui na próxima entrevista, se continuar falando besteira durante a semana, vou deixar um de vocês, ou dois ou três, mais famosos, mas eu vou dar o nome. Depois vocês se acertam com a torcida do Grêmio. É só continuar falando besteira lá que eu tenho autorização do meu presidente e aí vocês vão ver lá nas redes sociais", ameaçou o treinador.

A atitude foi completamente reprovada pela Abraji. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, citado pelo treinador, não se pronunciou até o começo da noite.

"Trata-se de uma lamentável tática de intimidação da imprensa, que expõe jornalistas a injúrias, difamação, divulgação indevida de dados pessoais, ameaças e, nos casos mais extremos, pode redundar em agressões físicas e tentativas de homicídio. Tais consequências perturbam o trabalho e causam aflição psicológica aos profissionais da imprensa, muitas vezes resultando em quadros de ansiedade e depressão", afirmou o presidente da Abraji, Marcelo Träsel.

A Abraji enviou um ofício para a direção do Grêmio pedindo explicações sobre as declarações de Renato Gaúcho, mas ainda não obteve resposta.

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos também repudiou a fala do treinador e criticou o sistema de entrevistas coletivas adotado pelo clube, com áudios enviados à assessoria de imprensa antes da conferência, com perguntas gravadas e selecionadas previamente. Informações do Estadão em 29/01/2021.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Amazonas: Paciente com Down fotografado abraçado com enfermeiro morre sem UTI

Morreu ontem(28) por complicações da covid-19, Emerson Júnior, de 30 anos, em Manacapuru (a 100km de Manaus, no Amazonas). O paciente com Síndrome de Down viralizou no último domingo, 24, após aparecer em uma foto recebendo oxigênio abraçado o enfermeiro Raimundo Nogueira Matos.

© Mirene Borges da Silva

Segundo informações do UOL, assim que Emerson foi internado, o hospital pediu um leito de UTI à central de regulação do estado —a vaga contudo só foi disponibilizada ao menos cinco dias depois. O paciente havia apresentado melhora e a expectativa era de que fosse transferido hoje para uma UTI em Manaus, mas faleceu nesta manhã.

Emerson deu entrada no dia 20 no hospital de campanha do município de Caapiranga com sintomas da covid-19. De pronto, ele ficou internado recebendo assistência.

Ao UOL, o enfermeiro Raimundo disse que ficou muito triste com a notícia e que chorou muito quando soube. Ele estava dando uma entrevista a um programa da rede Record, via rede social,quando soube da morte do paciente e não pode mais continuar a entrevista, indo aos prantos.

fonte:Catraca Livre  c/adaptações- 29/01/2021

Educação: Indiano é eleito ‘melhor professor do mundo’ ao impedir casamento de meninas

 Vencedor do Global Teacher Prize 2020, prêmio equivalente a um Nobel da educação, o professor indiano Ranjitsinh Disale leciona em uma escola primária no pequeno vilarejo de Paritewadi, no interior da índia.

© Fornecido por Catraca Livre

Quando chegou à escola, em 2009, encontrou um prédio em condições de abandono e teve que lidar com escassez de alunos, por conta da baixa frequência escolar que não ultrapassava os 2%.

Além disso, havia outros dois grandes desafios: o casamento de estudantes adolescentes, prática comum na região; e a barreira linguística provocada pelo idioma, já que os alunos, fluentes apenas em kannada (variante regional), não compreendiam a linguagem presente no material escolar.

Nada disso, entretanto, impediu que Disale promovesse uma verdadeira revolução que partiu das salas de aula e foi além. Começou derrubando as fronteiras da língua expressa, traduzindo os livros didáticos da classe para a língua materna de seus alunos.

Além disso, recorreu a recursos tecnológicos utilizando QR codes exclusivos promovendo acesso a poemas em áudio, aulas em vídeo, histórias e tarefas, criando uma experiência de aprendizagem única entre os alunos.

Poder da educação

Ao superar todas as dificuldades encontradas no caminho, o professor foi surpreendido por um resultado até então inesperado: com 100% de frequência de meninas em salas de aula, não foi mais registrado casamentos de meninas na aldeia. Feito que o credenciou a ser o vencedor do prêmio avaliado em US$ 1 milhão após ser selecionado entre mais de 12 mil concorrentes de 140 países.

Ao ser nomeado vencedor, Disale, em um nobre gesto de comprometimento com sua profissão, afirmou que dividiria metade do valor recebido com os outro noves educadores finalistas.

Após doze anos de dedicação, o trabalho de Disale segue colhendo frutos. Recentemente, a escola foi eleita como a melhor de sua região, onde 85% dos alunos obtiveram nota máxima em exames anuais. Uma de suas alunas, inclusive, formou-se na universidade, provando que, através da educação, nenhum sonho é impossível.

Transformando vidas

O legado de Ranjitsinh Disale foi além das fronteiras da pequena aldeia ao oeste da Índia. Em 2018, o Ministro de HRD Prakash Javdekar anunciou que todos os livros didáticos adotariam QR codes incorporados.

Ao receber o prêmio, que foi realizado pela internet em função da pandemia, Disale enfatizou: “os professores são os verdadeiros agentes de mudança que estão transformando a vida de seus alunos com uma mistura de giz e desafios. Eles sempre acreditam em dar e compartilhar. E, portanto, tenho o prazer de anunciar que compartilharei 50% do prêmio em dinheiro igualmente entre meus outros colegas finalistas para apoiar seus incríveis trabalhos. Acredito que, juntos, podemos mudar esse mundo, porque compartilhar é crescer.” Informações do Catraca Livre em 29/01/2021.

Futebol: Atlético -MG confirma contratação do atacante Hulk

Hulk deixou a China e pode ser o próximo reforço de peso do futebol brasileiro - Yifan Ding/Getty Images
Hulk deixou a China e vai para o Galo.Imagem: Yifan Ding/Getty Images

A Atlético venceu a concorrência diante do Flamengo, Palmeiras, e o Besiktas da Turquia e contratou o meia atacante Hulk que está com 34 anos e vem reforçar o galo para temporada de 2021. Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(29).


https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/01/29/atletico-mg-avanca-em-tratativas-e-busca-desfecho-positivo-por-hulk.htm

Covid-19: Alemanha proíbe entrada de viajantes com origem no Brasil durante pandemia

 

Alemanha proíbe entrada de viajantes com origem no Brasil durante pandemia
Foto: Reprodução / DW

A Alemanha é o mais recente país a anunciar a proibição - a partir de sábado - da entrada de viajantes com origem no Brasil, devido ao risco de contágio de uma nova variante do coronavírus.

 

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (29) e inclui também viajantes com origem na África do Sul, em Portugal, Reino Unido e Irlanda. Inicialmente, ela será válida até 17 de fevereiro e abrange rotas aéreas, ferroviárias, rodoviárias (de carro e ônibus) e de navios, de acordo com o G1.

 

Na quinta-feira, o ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, já havia adiantado a possibilidade, inclusive, de restringir todos os voos internacionais no país, medida semelhante a adotada pelo governo de Israel, que quer evitar a entrada de novas variantes em um momento em que a vacinação avança no país.

 

Na semana passada, autoridades de Saúde da Alemanha detectaram, pela primeira vez, um caso de Covid-19 ligado a variante brasileira do novo coronavírus. O infectado é um morador do estado de Hesse, no centro do país, que voltou recentemente de uma viagem que fez para o Brasil.

 

O secretário da Saúde de Hesse, Kai Klose, disse em entrevista coletiva no dia 22 que o paciente foi submetido a exames laboratoriais que confirmaram a infecção pela nova cepa do vírus. Ele não deu maiores detalhes sobre o infectado, mas disse que ele estava assintomático.


A Alemanha está sob intenso confinamento desde novembro, com uma segunda onda do coronavírus muito pior e mais longa do que a primeira. O número de casos registrados da doença passa de 2 milhões, e as mortes por Covid-19 atingiram a marca de 55.972 vítimas.

 

Também nesta sexta, a França anunciou que irá proibir a entrada de viajantes de fora da União Europeia - medida que afeta quem está no Brasil - a partir deste domingo, devido ao aumento em seu número de casos de Covid-19.

 

Antes deles, outros países já tinham suspendido voos com origem e destino no Brasil e estabelecido a proibição da entrada ou quarentenas para viajantes que tenham estado no país recentemente, por causa da variante brasileira identificada em Manaus.


fonte:BN - 29/01/2021 20h:21min.

SP: Costureira que montou varal solidário com máscaras morre de Covid-19 no interior

 

Costureira que montou varal solidário com máscaras morre de Covid-19 no interior de SP
Foto: Divulgação

A idosa que promoveu uma ação de solidariedade em Jaú, cidade do estado de São Paulo, costurando máscaras e as oferecendo de graça em um varal montado em frente ao portão de sua casa, em maio do ano passado, entrou na última terça-feira (26) para as trágicas estatísticas de mortes provocadas pela Covid-19

 

De acordo com o G1, a costureira Maria Ruiz Vertuan, de 72 anos, que começou a costurar máscaras para ocupar seu dia durante o isolamento, minimizar os efeitos de uma depressão e ainda ajudar as pessoas que não tinham condições de comprar o item de proteção necessário durante a pandemia, não teve tempo de desfrutar de uma novidade com a qual ela já vinha contando, a vacina.

 

Segundo Carlos Roberto Vertuan, 46 anos, filho da Maria, a mãe teve uma evolução rápida e violenta da doença, morrendo em menos de uma semana após apresentar os primeiros, e ainda leves, sintomas. Segundo ele, a mãe reclamou de um mal-estar na quarta-feira (20) e foi levada a uma unidade de saúde. No sábado (23), já com falta de ar, voltou ao hospital e ficou internada com respirador.

 

Na segunda-feira (25), Maria foi para a UTI, com entubação. No dia seguinte, a família recebeu a ligação do hospital com o anúncio da sua morte. Ela foi enterrada no mesmo dia, sem velório, no cemitério municipal de Pederneiras, onde tinha parentes.

 

“Desde que começou essa pandemia minha mãe ficava só com a gente, eu, minha esposa e minha filha, que moramos ao lado. Ela não saía para quase nada, apenas para ir ao médico, a uma farmácia. Não acreditamos que aconteceu com a gente”, diz o filho.

 

Segundo ele, que teve Covid em novembro do ano passado, mas que cumpriu a quarentena sem sintomas, a mãe já fazia planos por uma nova rotina com a chegada da vacina. “Ela sempre falava da vacina, agora que começou a chegar ela estava esperançosa, sempre repetindo pra sua neta frases como ‘logo tô vacinada’. Mas não deu tempo”, lamenta.

 

Apesar da tristeza, João Carlos destaca a lição que dona Maria deixou para a família, com ações solidárias como a de fazer máscaras para quem não podia comprá-las. “Minha mãe sempre teve bom coração, sempre ajudou as pessoas, e nos deixou a lição de que devemos ajudar sempre que pudermos”, disse.

 

Ao G1 em maio do ano passado, Maria explicou que a ideia de fazer as máscaras e distribuir para pessoas carentes surgiu a partir do momento em que o rigoroso isolamento social exigido pela pandemia afetou o trabalho da mulher que desde os 12 anos vivia da costura, mas que viu os pedidos praticamente sumirem.

 

Sem poder sair de casa por conta do isolamento, a saída para doar uma produção diária, que variava entre 30 e 40 unidades de máscaras de tecido, foi montar um varal improvisado no portão de sua casa, no Jardim Santa Helena.

 

Ela contou que começou abastecendo o varal com saquinhos contendo três máscaras de pano, mas com o sucesso das retiradas, passou a fazer saquinhos com duas unidades.

 

Além de ajudar as pessoas necessitadas, a costureira disse que a atividade solidária que descobriu durante a pandemia também a ajudou a enfrentar o problema da depressão que, segundo ela, se agravava diante da falta de trabalho.


fonte:BN - 29/01/20/21 -17h:54min.

Em Manaus: Assessor de Pazuello diz que pacientes podem “morrer na rua”


Ridauto Lúcio Fernandes (Foto: Reprodução)


O general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, recém-nomeado no Ministério da Saúde para o Departamento de Logística, afirmou na quinta-feira (28), em reunião da comissão externa do coronavírus na Câmara dos Deputados, que há 600 pacientes em Manaus que podem “morrer na rua”.

De acordo com o assessor de Eduardo Pazuello, pacientes com Covid-19 estão na fila de atendimento do sistema de saúde do município e “vão morrer na rua” caso evoluam para quadros graves.

A capital do Amazonas enfrenta um colapso no sistema de saúde por conta do avanço desenfreado dos casos de Covid-19. A cidade também sofre com falta de oxigênio para atender os doentes. Mais de 30 pessoas morreram por falta de oxigênio nos dias 14 e 15 de janeiro.

Na reunião na Câmara, Fernandes enfatizou que o maior problema do município está na falta de oxigênio. “Abre o leito, bota o paciente e ele vai morrer asfixiado no leito. E aí, vai adiantar abrir o leito?”, questionou.VÍDEO: Padre é filmado beijando e agarrando adolescente de 14 anos em MG

O assessor também confessou que o governo federal sabia desde 28 de dezembro que a crise avançava no estado, mas que preferiram esperar “alguns dias” a transição de prefeitos.

Fonte: Revista Fórum - 29/01/2021Com informações da Folha de S.Paulo