• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 21 de setembro de 2013

Salvador: Inaugurada a 1ª estação de compartilhamento de bicicletas




Foi inaugurada neste sábado (21) na Praça Castro Alves, em Salvador, uma das primeiras estações de compartilhamento de bicicletas do Movimento Salvador Vai de Bike, projeto da gestão municipal em parceria com a empresa Serttel e o Banco Itaú. Em entrevista coletiva, o prefeito ACM Neto afirmou que a utilização de bicicletas como meio de transporte pode ajudar
diminuir caos no trânsito. “Para isso, a gente vai ampliar o sistema, investindo em ciclofaixas e ciclovias permanentes a partir do circuito do Centro Histórico.

 A nossa ideia é beneficiar tanto quem tem como quem não tem bicicleta, e o objetivo é utilizar o sistema como forma de ir e voltar do trabalho ou para o lazer”, declarou. As primeiras cinco estações do projeto ficam na Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema. A prefeitura pretende disponibilizar, até o fim do ano, 40 estações de compartilhamento do Comércio à Orla Atlântica. Neste domingo (22), quando é comemorado o Dia Mundial sem Carro, começa a funcionar a ciclofaixa entre o Campo Grande e o Centro Histórico, com cinco estações de compartilhamento bicicletas. Informações do BN.

Bahia: Torcedor corintiano que esteve preso na Bolívia é baleado pela PM em Santo Estevão


                                          Raphael quando do retorno ao Brasil  -foto:fernando Borges/reprodução/terra  
       
Um dos torcedores do Corinthians que ficaram presos na Bolívia acusados pela morte de um jovem, foi preso na noite desta sexta-feira, no interior da Bahia, depois de uma troca de tiros com policiais.

O acusado, que portava uma carteirinha da torcida organizada Gaviões da Fiel, foi identificado como Raphael Machado Castilho. Segundo a Polícia Militar baiana, ele estava em uma moto com outro homem, e tentou escapar de uma barreira na cidade de Santo Estevão.
Além disso, o corintiano e o amigo dispararam contra os policiais. Depois de troca de tiros, ambos foram baleados, sem gravidade. 

Fonte:Portal Terra/reprodução

Ensino Superior: UFSB deve iniciar as atividades no 2º semestre de 2014

Ontem, sexta-feira (20), foi realizado o ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, onde vai funcionar a reitoria e o campus Jorge Amado. Além deste município, Porto Seguro e Teixeira de Freitas também vão receber campus da Universidade.
 
A previsão é iniciar atividades docentes no segundo semestre do próximo ano, com plena implantação até 2020. A UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano, podendo chegar a 18 mil vagas até 2020. "Essa universidade vem para atender a demanda da região, onde muitos estudantes são obrigados a saírem de suas cidades para fazer um curso fora. Já temos a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), a do Sul, a da Bahia (Ufba) e também teremos a do oeste", ressaltou o governador Jaques Wagner.
 
De acordo com Naomar Almeida Filho, reitor pro tempore, o ingresso de alunos se dará por intermédio do BI, com acesso via Enem/Sisu ou via rede de Colégios Universitários (Cuni) instalados nos municípios de maior porte da região sul. Para acesso à Rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, em cada município.
Doze BIs serão oferecidos em quatro grandes áreas de conhecimento (artes, humanidades, saúde, Ciência & Tecnologia), cinco Licenciaturas Interdisciplinares (ciências da natureza, ciências humanas e sociais; matemática, computação e tecnologias; linguagens e códigos; artes), 15 Cursos Superiores Tecnológicos, 30 cursos de graduação profissionalizante, 10 residências, 19 mestrados e nove doutorados.
 
Em Itabuna, vão funcionar os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Em Porto Seguro, o campus Sosígenes Costa vai oferecer Centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Já em Teixeira de Freitas, o campus Paulo Freire terá cursos na área da saúde, entre eles, o de medicina, e o instituto de Humanidades, Artes e Ciências.
 
Matéria original: iBahia

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Concursos: IF Baiano oferta mais de 200 vagas para Professor Bolsista

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) irá abrir, na próxima segunda-feira (23), as inscrições para a seleção de professor bolsista. A carga horária semana é de 16 horas e a remuneração por hora/aula é de R$ 50. Os interessados terão até o dia 7 de outubro para se candidatar.
 
 
 
O procesos seletivo será na modalidade cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 
No total, serão 212 vagas para profissionais de várias áreas que irão lecionar nos seguintes cursos: agricultor familiar, auxiliar de pedreiro e confeiteiro, preparador de doces e conservas, forragicultor, agricultor orgânico, operador de máquinas e implementos agrícolas, operador de computador, recepcionista, agente de informações turísticas, inglês básico, laminador e pintor de embarcações em fibra de vidro e agricultor agroflorestal.
Vale lembrar que as oportunidades são para os campus de Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca ou na Unidade Remota Salvador.

 
Para se inscrever na seleção, o interessado deve possuir o nível técnico e/ou superior de ensino na área específica do módulo. As inscrições serão feitas pela internet de forma gratuita, com o preenchimento de uma ficha que deve ser encaminhada com cópias de documentos comprobatórios para a Reitoria do IF Baiano, no Imbui, em Salvador. O edital está disponível no site da instituição.

Reportagem iBahia

Bahia: Contracheque de Servidor do Estado impresso será substitído por documento on-line, diz SAEB

Com as facilidades do acesso eletrônico a documentos e informações, as secretarias e órgãos públicos estaduais deixarão de emitir, a partir de novembro, o contracheque dos servidores do Estado em formato impresso. O documento poderá ser acessado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), por meio dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e também pelo portal do banco na internet.  Com o fim da emissão mensal do contracheque dos 260 mil servidores (ativos, inativos e pensionistas), o governo também deixará de gastar em torno de R$ 2 milhões ao ano com impressão e postagem do documento.
 
A suspensão do contracheque no formato impresso integra uma série de medidas de economia e sustentabilidade que vem sendo adotadas pelo Governo do Estado, a exemplo do Projeto Papel Zero, para incentivar a diminuição da impressão gráfica de projetos e documentos. A ideia é tramitar tudo o que for possível em meio digital. 
 
O servidor poderá ter acesso e, caso deseje, imprimir seu contracheque através do Portal do Servidor. O acesso somente será feito mediante identificação e senha, que poderá ser cadastrada nos setores de Recursos Humanos do órgão ou secretaria onde o servidor estiver lotado. Estes setores também passarão por processo de capacitação, visando tirar dúvidas e resolver problemas dos servidores que tiverem dificuldades em relação à atualização de dados cadastrais, criação de senha e de e-mail.
 
"É importante destacar que o contracheque digital terá código de autenticidade, o sigilo dos dados será preservado por senha digital e na internet as informações poderão ser consultadas com maior antecipação, porém não é necessário imprimir para guardar, pois o Portal do Servidor armazena todos os contracheques, deixando-os sempre acessíveis", destaca o coordenador de Tecnologias da Saeb, André Peixinho.
 
A questão da segurança é outro ponto importante. Devido à complexidade de produção e distribuição dos contracheques em formato impresso, o documento já chegava com atraso ao servidor. Além disso, caso o documento não fosse entregue em mãos, por problemas de entrega ou postagem, a confidencialidade das informações corria o risco de ser violada. Além disso, geravam acúmulo de papel nos setores de RH.
 
Entendo que exista hoje um apego de alguns servidores ao contracheque impresso, mas precisamos adotar práticas mais modernas, econômicas e sustentáveis para otimizar o funcionamento do serviço público”, explica a diretora geral da Secretaria da Agricultura, Jucimara Rodrigues. Ela acrescenta, ainda, que o contracheque impresso implica em gastos com combustível, disponibilização de servidores para separação e distribuição, além da ocupação de espaço nas áreas de RH, quando os documentos não são entregues por algum problema no sistema de distribuição.
 
ACESSO AO CONTRACHEQUE PELO PORTAL DO SERVIDOR
 
Para criar uma nova senha ou resolver problemas com a senha antiga, entre em contato com a Coordenação de Recursos Humanos da sua unidade para cadastrar o e-mail. A lista está disponível no Portal do Servidor, em Telefones Úteis, no menu principal, à direita da página. É fundamental cadastrar um endereço de e-mail para obter a senha, o que deverá ser feito na coordenação de RH do órgão ou secretaria onde está lotado.
 
Caso tenha esquecido a senha, entre em Pagamentos e Senhas”, no menu principal, e clique em "esqueci  a minha senha"  e preencha os campos de CPF, RG e data de nascimento. A nova senha será enviada para o seu e-mail. Se você ainda não tem e-mail cadastrado, fale com o setor de RH, pois este é um procedimento fundamental para ter acesso ao contracheque pelo Portal. Ainda está disponível uma página com as dúvidas mais freqüentes dos servidores: http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/orientacao/solucao-de-problemas-na-alteracao-da-senha-do-contracheque.
  
ACESSO AO CONTRACHEQUE PELO BANCO DO BRASIL
 
No caixa eletrônico: depois de entrar com o seu cartão do banco, na tela inicial clique em Consultas”. Em seguida, em Contracheque”. Na tela seguinte, em Identificador/matrícula”, você deve digitar o seu CPF, e aí é só escolher o mês e o ano do contracheque desejado. Lembre-se: você pode imprimir gratuitamente uma vez por mês.
 
Na página www.bb.com.br: após entrar com a senha de internet na área com os dados da sua conta, clique no botão Serviços e Segurança”; em seguida, em Outros serviços; daí em Outras opções; e então em “BB Contracheque. A tela vai solicitar a identificação (coloque o CPF), o mês e o ano do contracheque.
 
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
 
Os aposentados e pensionistas devem procurar os postos do Ceprev para cadastrar e-mail e senha. A lista está no Portal, no endereço http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/content/ceprev. Aqueles que residem em Salvador podem ligar para 3116-5440/ 5437/5434 e obter a orientação de como proceder. Os aposentados e pensionistas continuarão recebendo correspondências eventuais de assuntos de seu interesse, como o recadastramento, por exemplo.
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
 
A Saeb está montando uma Central de Atendimento para aqueles que tiverem maiores dificuldades em criar a senha para o contracheque. A Central atende os servidores no SAC Servidor, situado no antigo SAC da Boca do Rio (Av. Oceânica, segundo andar), de segunda a sexta, das 8h às 18h.
 
Fonte:SAEB/Portal servidor
 
www.portaldoservidor.ba.gov.br
 


Cultura: " O Som ao Redor" vai representar o Brasil no Oscar

O filme que vai representar o Brasil na luta por uma vaga entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2014 é "O Som Ao Redor", de Kleber Mendonça Filho. O anúncio foi feito  no começo da tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, pelo Ministério da Cultura em Brasília.

"O Som ao Redor" será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos que, por sua vez, escolherá cinco produções de todo o mundo para concorrer na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira na 86ª edição do evento.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mundo: Papa critica obsessão da igreja por aborto, casamento gay e contracepção

O papa Francisco afirmou que a Igreja Católica se tornou "obcecada" com a pregação contra o aborto, o casamento gay e a contracepção, e que ele escolheu deliberadamente não falar sobre esses assuntos por entender que ela deve ser uma "casa para todos", e não uma "pequena capela" focada na doutrina, na ortodoxia e em uma agenda limitada de ensinamentos morais.

As declarações foram dadas em uma entrevista concedida ao jornal jesuíta "La Civiltà Cattolica" no mês de agosto, durante três encontros. O conteúdo da conversa foi divulgado nesta quinta-feira por 16 jornais jesuítas de diferentes países.

"Não podemos insistir apenas em assuntos relacionados ao aborto, ao casamento gay e ao uso de métodos contraceptivos. Isso não é possível", disse o papa ao também jesuíta Antonio Spadaro, editor-chefe do "La Civiltà Cattolica".

O pontífice admitiu ainda que sofre críticas por evitar tratar desses temas.

"Eu não falei muito sobre essas coisas, e fui repreendido por isso. Mas, quando falamos sobre essas questões, temos que falar sobre elas em um contexto. O ensinamento da igreja quanto a isso é claro, e eu sou um filho da igreja, mas não é necessário falar sobre esses assuntos o tempo inteiro", acrescentou.

O papa disse ainda que "os ensinamentos dogmáticos e morais da igreja não são todos equivalentes" e que o ministério pastoral não deve ser "obcecado" com a transmissão de "doutrinas desarticuladas que se tenta impor de forma insistente".

"Precisamos encontrar um novo equilíbrio, senão até mesmo o edifício moral da igreja corre o risco de cair como um castelo de cartas, perdendo o frescor e a fragrância do Evangelho", disse. "A proposta do Evangelho tem que ser simples, profunda, radiante. É dessa proposta que as consequências morais então fluem".

O papa Francisco afirmou ainda que a igreja deve ajudar a curar "todo o tipo de doença ou ferida". Ele contou que, quando ainda estava em Buenos Aires, costumava receber cartas de homossexuais que estavam "feridos socialmente" e que diziam sentir que a igreja sempre os condenava.

"Mas a igreja não quer isso. Durante meu voo de volta do Rio de Janeiro [após a Jornada Mundial da Juventude, em julho deste ano], eu disse que, se um homossexual tem boa vontade e está em busca de Deus, eu não estou em posição de julgá-lo. A religião tem o direito de expressar sua opinião a serviço das pessoas, mas, na criação, Deus nos fez livres: não é possível interferir espiritualmente na vida de uma pessoa".

 

Folha:Folhaonline

Bahia: ANTT emite nota com críticas ao Estado e a Otto Alencar

 
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) classificou, nesta quinta-feira (19), as críticas do vice-governador da Bahia, Otto Alencar, sobre o convênio do governo federal com a concessionária que administra as rodovias do estado, Via Bahia, de “levianas, inverídicas e performáticas”. Em comunicado enviado ao Bahia Notícias, o órgão definiu como “eleitoreiro” o discurso do gestor e acusou a administração estadual de muito falar e pouco fazer sobre o assunto em questão. “Se há algum problema de visão é do senhor governador em exercício, que só enxerga o problema local, não consegue ver o desenho nacional. O discurso fácil soa melhor do que arregaçar as mangas e atuar junto ao governo federal nas dificuldades de implementação de investimentos nos trechos. Neste caso, o governo baiano pouco faz para ajudar”, reclamou.
 
Segundo a ANTT, as falhas na prestação de serviços nas estradas baianas fizeram com que fosse determinada a redução em 50% na tarifa de pedágio. No entanto, a decisão foi derrubada pela Justiça, o que fugiria do âmbito de responsabilidade da reguladora. “As ações possíveis foram e estão sendo executadas junto à empresa. Diretores da ANTT fizeram diversas visitas à Bahia. Ninguém ficou prisioneiro de gabinete. Ao contrário, foram verificar os problemas in loco”, argumentou. Informações do BN.

Bahia: Bancários aderem a paralisação nacional a partir desta quinta(19)


 

 Os bancários da base do Sindicato da Bahia vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (19), aderindo à paralisação nacional, conforme havia sido decidido em assembleia realizada na semana passada. Na noite desta quarta-feira (18), os bancários realizaram no Ginásio de Esporte, na Ladeira dos Aflitos, uma assembleia de organização da categoria e deflagração da paralisação.
Em campanha salarial desde agosto e com data base em 1º de setembro, a categoria reivindica reajuste salarial de 11,93%. Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 6,1%.
A pauta de reivindicações também inclui maior participação nos lucros e resultados, fim das metas, do assédio moral, investimentos em saúde e segurança, além de melhores condições de trabalho.Informações do Correio da Bahia.


Educação Superior: Licenciatura em Biologia,Física e Matemática tiveram queda de matrículas em 2012

Física, matemática e ciências biológicas tiveram queda no número de matrículas na graduação de 2011 para 2012, segundo dados do Censo da Educação Superior 2012. Química, matemática e ciências biológicas tiveram queda no número de concluintes. As quatro áreas são alvo do Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor, lançado nesta quarta (18) pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de apresentarem queda, o número total de matrículas nesses cursos é inferior a outros cursos de ensino superior. Enquanto física era cursada por 30,9 mil estudantes, química por 53,1 mil, matemática por 85,5 e ciências biológicas por 123,3 mil, administração tinha 833 mil estudantes, direito, 737,3 mil e pedagogia, 603 mil.

Entre os quatro cursos, o que apresentou a maior queda foi ciências biológicas, que passou de 126,9 mil para 123,3 mil, uma diminuição de 2,8% nas matrículas. A queda vem desde 2011, quando 128 mil faziam a graduação.

A graduação em física vinha aumentando em número de matrículas desde 2009, quanto tinha 29,4 mil estudantes. No ano passado a queda foi 2,5%. Matemática teve a menor queda, de 0,7% de 2011 para 2012. Química foi a única das quatro graduações que teve um aumento, de 1,6%, no número de matrículas.

O número daqueles que entram nos cursos é superior aos que se formam, considerando também o aumento de vagas. No ano passado, física tinha 11,8 mil calouros e 2,6 mil formados. O curso foi o único que apresentou um aumento no número de formados, de 1,75%. O curso de química recebeu 18,2 mil novas matrículas e formou 6,4 mil estudantes - o que representou uma queda de 1,4% no número de formados.

Em matemática, 33,2 mil entraram no curso e 20 mil se formaram. O número de formados teve a maior queda entre os cursos, 14,5%. O número vem caindo desde 2009, quando 23,3 mil se formaram. Já ciências biológicas teve o maior número de calouros, 41,6 mil. O curso formou 20 mil estudantes, uma queda de 3,5% em relação a 2011.

Com poucos universitários, o déficit de profissionais chega às salas de aulas do ensino básico. Segundo o MEC, faltam 170 mil docentes na rede pública nessas áreas.

O censo mostrou também um baixo crescimento nas matrículas de licenciatura, que formam professores da educação básica, o aumento foi 0,8%, enquanto o aumento daqueles que fazem algum bacharelado foi 4,6% e cursos tecnológicos, 8,5%. Entre os cursos presenciais, as licenciaturas representam 19,5% do total de matrículas. Nos cursos de educação à distância, no entanto, representam 40,4% dos estudantes.

Fonte:Agência Brasil

Salvador: Mulher morre após ficar presa em engarrafamento durante protesto

Uma mulher de 36 anos sofreu parada cardiorrespiratória e morreu dentro de um ônibus  em meio ao congestionamento causado por um protesto contra o atraso nas obras na Baixa do Fiscal, no Uruguai, na manhã de ontem. Segundo o Samu, a ambulância foi solicitada, mas não conseguiu chegar ao local devido ao trânsito bloqueado. De acordo com o médico Lucas Albuquerque, do Samu, a mulher de prenome Cecília estava se sentindo mal desde as 6h e tomou o ônibus para ir ao hospital, mas ficou presa no trânsito até as 8h. Ao descer para beber água em um supermercado no Lobato, ela  sofreu a parada cardiorrespiratória. Uma equipe do Samu que passava no sentido oposto do ônibus foi acionada por populares e o socorro chegou a ser prestado, mas a mulher sofreu outra parada e não resistiu. “No caso de parada cardíaca, o fator tempo é crucial. 

Certamente a questão da manifestação que impediu o trânsito da ambulância interferiu no socorro. Essa onda de protesto tem atrapalhado muito o trabalho do Samu. As pessoas pensam sem seus motivos, suas causas e acabam esquecendo do direito coletivo”, lamentou o diretor do Samu, dr. Ivan Paiva. Segundo Paiva, na primeira ocorrência do dia, a equipe demorou 40 minutos para fazer um percurso que normalmente é de 5 minutos. Cerca de 50 manifestantes fecharam a Avenida Suburbana,  por duas horas e meia. Eles reivindicavam a finalização da obra na Rua Luiz Maria. Pneus foram queimados e, a partir das 6h, a pista ficou bloqueada nos dois sentidos.Por conta do engarrafamento, muitos passageiros resolveram seguir a pé para o trabalho. Os manifestantes escolheram a entrada da Rua 26 de Dezembro, próximo ao Viaduto dos Rodoviários, para fazer o bloqueio. A pista está sendo usada pelos motoristas que seguem da Suburbana, como desvio para chegar ao bairro da Calçada, desde que a obra de recapeamento da Rua Luiz Maria começou, há um mês. Em nota, a Superintendência  deConservação e Obras Públicas (Sucop) afirmou que a obra será concluída em dez dias se o tempo permitir.  Informações do Correio da Bahia.

Vestibular 2014: Inscrições para a UNEB até 13/10

Os interessados em concorrer a uma das 4.451 vagas que serão ofertadas no Vestibular 2014 já podem se inscrever — exclusivamente pela internet — no endereço www.vestibular.uneb.br.

As vagas disponibilizadas estão distribuídas em mais de 100 opções curriculares de graduações presenciais, oferecidas nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas.
Os candidatos terão até o dia 13 de outubro para garantir participação no certame, que tem taxa de inscrição de R$ 98.

Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.

Segundo Romilda Almeida, coordenadora-geral do Centro de Processo Seletivo (CPS), as provas do certame estão previstas para serem aplicadas nos dias 24 e 25 de novembro.

A partir desta seleção, a universidade vai oferecer os cursos de Filosofia (Salvador), Engenharia Sanitária e Ambiental (Alagoinhas e Xique-Xique), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Juazeiro) e Arqueologia (Paulo Afonso).
A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital da seleção.


Eleições 2014: PSB de Eduardo entrega cargos a Dilma

O presidente do PSB e atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se reuniu há pouco com a presidenta Dilma Rousseff e devolveu, oficialmente, todos os cargos do partido ao governo. A decisão surgiu após a Executiva Nacional da legenda. O teor da conversa do encontro de 40 minutos não foi revelado, mas foi entregue uma carta à presidenta onde o partido garante que “permanecerá, como agora, em sua defesa no Congresso Nacional”.
O documento diz também que a decisão não antecipa o posicionamento do partido quanto às eleições presidenciais de 2014. “Esta decisão não diz respeito a qualquer antecipação quanto a posicionamentos que haveremos de adotar no pleito eleitoral que se avizinha, visto que nossa estratégia – que não exclui a possibilidade de candidatura própria – será discutida nas instâncias próprias”, diz.

Fonte:Diário do Poder

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Brasil: Grupo Planalto vence Leilão da BR- 050



O Consórcio Planalto ofereceu a melhor proposta e venceu o leilão da rodovia BR-050, entre Goiás e Minas Gerais, a primeira a ser concedida no programa de logística do governo federal.Com a proposta de tarifa básica de pedágio de R$ 0,04534 por km, o consórcio ofereceu um deságio [desconto] de 42,38% sobre o valor máximo previsto. Das oito propostas entregues na última sexta-feira (13), venceria quem oferecesse a menor tarifa.

O Planalto é formado pelas empresas paulistas Senpar, Construtora Estrutural, Construtora Kamilos, Ellenco Construções, Maqtera, Engenharia e Comércio Bandeirantes, TCL Tecnologia e Construções, Vale do Rio Novo Engenharia, além da paranaense Greca.
 
Em segundo lugar, ficou a Triunfo, com deságio de 36,98% e tarifa de R$ 0,4989.
Um deságio de 40% era considerado um resultado positivo pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
 
"Foi um resultado muito bom. Isso mostra que os estudos do governo são estudos que levam a condições favoráveis à presença do setor da construção civil nesses processos [leilões]",afirmou em entrevista após o leilão.

Agora, a proposta ainda terá de ser analisada antes da confirmação do vencedor. Até segunda-feira (23), o governo deverá divulgar o resultado da análise. Depois, ainda há uma fase para recebimento de recursos das concorrentes. Segundo Letícia Queiroz Andrade, sócia o escritório de advocacia Siqueira e Castro, que assessora o consórcio vencedor, o grupo dá como certo que outras empresas entrarão com recursos nesta fase.

O grupo vencedor terá direito de administrar a rodovia por 30 anos. O investimento previsto para o trecho no período é de R$ 3 bilhões.
Segundo Andrade, a maior dificuldade para a realização da proposta foram os prazos, considerados muito curtos.

Agora, diz ela, o consórcio terá de começar os trabalhos imediatamente após a confirmação pelo governo para conseguir cumprir os prazos. "São prazos muito apertados e penalidades muito severas para quem não os cumpre

MENSALÃO: MINISTRO CELSO DE MELLO VOTA A FAVOR DOS EMBARGOS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, votou a favor da aceitação dos embargos infringentes interpostos pelos réus do mensalão. Dessa forma, por 6 votos a cinco 12 dos 25 condenados na ação penal poderão ter suas penas reduzidas através dos recursos. “Na linha do voto que proferi em 2 de agosto de 2012, ainda subexistem no ambito do STF, nas ações penais originárias, os embargos infrigentes. (O regimento interino) Não sofreu, no ponto, derrogação tácita e indireta da lei 8.038”, disse o magistrado.
Ainda no início de sua fala Celso de Mello discorreu sobre o direito de defesa previsto na Constituição. “Ninguém. Absolutamente ninguém pode ser privado (de seu direito de defesa) ainda que se revele antagônico o sentimento da coletividade. O direito há de ser compreendido em sua compreensão racional, da razão desprovida de paixão”, disse o ministro que pediu que o STF anule “as paixões exacerbadas das multidões”. Em frente ao STF algumas manifestantes protestam. No alambrado da Corte, foram colocadas três faixas. Em uma delas lê-se “Pobre STF, quem te viu quem te vê”. Outra diz “Votar a favor é participar do complô”. Informações do BN.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Concursos: FUNASA oferta 336 vagas para nível superior, 23 vagas para a Bahia

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) abriu processo seletivo simplificado para o provimento de 336 vagas em categorias profissionais de nível superior. Há 23 vagas para a Bahia. Os salários variam de R$ 6.130 a R$ 8.300. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Os candidatos devem ter nível superior em Engenharia Civil ou Engenharia Sanitária ou Engenharia Sanitária e Ambiental; Geologia; Administração ou Economia ou Ciências Contábeis. É necessário também ter experiência profissional comprovada  ou pós-graduação lato sensu ou mestrado ou doutorado.

As provas objetivas e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas nas 26 capitais das unidades da Federação, incluindo Salvador, e no Distrito Federal.

VEJA O EDITAL

As inscrições devem ser feitas pelo site do Cespe, no período  entre 10h de 23 de setembro e 23h59 de 7 de outubro, observado o horário oficial de Brasília. A taxa é de R$ 70. O pagamento deve ser efetuado até 22 de outubro. As provas objetivas terão duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 24 de novembro, no turno da manhã.

Os candidatos aprovados serão contratados pelos períodos previstos na Lei nº 8.745/1993 e alterações e na Portaria nº 195, de 28 de maio de 2013. O processo seletivo simplificado tem validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Fonte:CorreiodaBahia

Bahia: Estado convoca novos professores do REDA de 2011


  
A SEC -Secretaria doe Educação do Estado da Bahia divulgou hoje(17) no DOE a lista de novos  Professores para o Ensino Médio  da rede Estadual  em diversas Direcs do interior do Estado.          pelo REDA de 2011.  Confira a relação no link        http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html 

 ou no site  www.egba.ba.gov.br   na página da Secretaria de Educação.

EUA: Polícia identifica atirador que matou 12 pessoas em Washington

Um ataque a tiros contra uma base da Marinha dos Estados Unidos em Washington deixou 13 mortos nesta segunda-feira, entre eles um homem suspeito de ter dado início ao tiroteio, informaram autoridades locais. Um outro possível suspeito de participação no ataque era procurado pela polícia norte-americana, o que levou ao fechamento preventivo do Senado.
O suspeito morto foi identificado como Aaron Alexis. Ele tinha 34 anos. Inicialmente, Alexis foi identificado como funcionário civil terceirizado, mas depois o FBI informou que ele era reservista da Marinha. O motivo do ataque ainda é desconhecido. O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou-se em luto “por mais esta chacina com armas de fogo”, à qual qualificou como “uma ação covarde”.
O alvo do ataque foi o Comando Naval dos Sistemas do Mar (NAVSEA), uma instalação da Marinha altamente protegida no coração da capital norte-americana. Além dos 13 mortos, quatro pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave.
A chefe de polícia de Washington, Cathy Lanier, pediu à população que permaneça em suas casas e se mantenha longe do local do ataque enquanto as autoridades procuravam por mais um potencial participante do ataque. O suspeito procurado trajava um uniforme militar. Mais cedo, autoridades locais citaram a existência de um terceiro possível envolvido no ataque, mas o homem foi posteriormente identificado e descartado como suspeito. Alexis era um reservista da Marinha cujo status fora alterado no início deste ano, afirmou um funcionário federal que falou em condição de anonimato.
Embora essa declaração sugira que o ataque possa ter relação com o emprego na Marinha, as autoridades não descartaram nenhuma hipótese, inclusive “terrorismo”, afirmou a fonte. Testemunhas falaram sobre um homem disparando na cafeteria de um andar superior e de um homem fazendo disparos no corredor de um outro andar. Não estava claro se falavam da mesma pessoa.
Janis Orlowski, diretora de operações do Washington Hospital Center, disse aos jornalistas que no hospital estão internadas três vítimas dos disparos em estado crítico. Uma delas é policial e as outras duas, mulheres civis. Orlowski informou que o policial foi ferido nas pernas. Uma mulher tem um ferimento no ombro e a outra ferimentos na cabeça e na mão. O ataque levou ao reforço da segurança na Casa Branca e no Capitólio. O Senado dos Estados Unidos fechou as portas, mas a Câmara dos Representantes continuou funcionando normalmente.
O senador Harry Reid, líder da maioria democrata, já havia adiado para amanhã as votações originalmente previstas para a noite de hoje para que os demais senadores não precisassem se dirigir ao Capitólio. O chefe da polícia do Senado, Terrance Gainer, informou que o complexo legislativo foi fechado por causa da possibilidade de suspeitos continuarem à solta depois do ataque da manhã de hoje. Até segunda ordem, ninguém pode entrar nem sair do Senado norte-americano. “A ordem permanecerá em vigor até que consideremos que a situação é segura”, informou ele por e-mail.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Concursos: Confira as inscrições abertas em todo o país



 

Cerca de 130 concursos estão com inscrições abertas e somam pelo menos 28.648  vagas em todos o Brasil.  Há concursos para diversas áreas e a remuneração chega a R$ 20.332,87, como é o caso da seleção para a Procuradoria Geral de Goiás.

De acordo com o Folha Dirigida, existem 16.138 vagas para cargos de nível superior, 4.710 vagas para profissionais de nível médio,  2.920 para nível técnico e 4.880 de nível fundamental. 

Além das vagas abertas, há também concursos para formação de cadastro de reserva, e os aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Mas fiquem atentos! Algumas oportunidades encerram o prazo de inscrição nesta semana.


Instituição/Órgão
Prazo de inscrição
 
Número de vagas
Salário máximo
Nível de escolaridade
Local de trabalho
23/09/13
78 e cadastro
R$ 15.719,13
nível superior em direito
todo o país
23/09/13
69
R$ 10.019,20
nível superior
Rio de Janeiro
24/09/13
9
R$ 3.500,00
todos os níveis
Canoinhas (SC)
20/09/13
7
R$ 3.113,30
todos os níveis
Ibiúna (SP)
08/10/13
117
R$ 3.138,70
nível médio e superior
Rio de Janeiro
19/09/13
340
R$ 4.590
nível médio e superior
Bahia
14/10/13
92
R$ 5.763,00
todos os níveis
Piauí
27/09/13
150
R$ 2.968,73
todos os níveis
Rio Grande do Sul
27/09/13
149
R$ 890,76
fundamental e médio
Ubatuba (SP)
27/09/13
125
R$ 6.469,23
nível médio/ técnico e superior
São Paulo
25/09/13
112
R$ 3.668,00
todos os níveis
Rio Grande do Sul
29/09/13
9
R$ 2.418,37
todos os níveis
Campo Grande
27/09/13
72 e cadastro
R$ 7.791
nível médio e superior
São Paulo
06/10/13
34 e cadastro
R$ 1.791,36
nível médio, técnico e superior
Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura, Vilhena, Ariquemes, Buritis, Guajará-Mirim, Jaru e Ouro Preto do Oeste
19/09/13
51
R$ 1.269,32
nível médio
Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa
23/09/13
9
R$ 2.702,70
nível médio
Guarulhos, Osasco, Sorocaba e São Paulo
13/10/13
cadastro de reserva
R$ 1.418,05
nível médio
Porto Alegre
04/10/13
27
R$ 6.915,18
todos os níveis
Toledo (PR)
22/09/13
374
R$ 5.039
todos os níveis
Minas Gerais
13/10/13
25
R$ 2.330,75
todos os níveis
Americana (SP)
30/09/13
100
R$ 5.269,68
nível médio/técnico e superior
Rio Grande do Sul
20/09/13
400
R$ 901,48
nível fundamental
Rondônia
22/09/13
1.877
R$ 7.774
médio/técnico e superior
São Luís
25/09/13
49
R$ 3.839,53
nível superior
Mato Grosso do Sul
02/10/13
5
não informado
nível superior
Rio de Janeiro
22/09/13
56
não informado
nível médio e superior
Recife, Petrolina (PE), Natal, João Pessoa e Maceió
29/09/13
86
R$ 2.380,10
todos os níveis
Pará
09/10/13
52
R$ 2.083,72
nível superior
Minas Gerais
06/10/13
183
R$ 5.082
nível médio e superior
Rio de Janeiro
18/09/13
1 e cadastro
R$ 3.143,45
nível médio/ técnico e superior
Minas Gerais
23/09/13
41
R$ 9.192,50
nível superior em medicina
Novo Hamburgo (RS)
16/10/13
203
R$ 2.183
nível técnico e superior
Minas Gerais
27/09/13
18
R$ 6 mil
nível superior
Piauí
20/09/13
11
R$ 3.783,72
nível médio e superior
Belo Horizonte
08/10/13
46
R$ 3.138,70
todos os níveis
Minas Gerais
25/09/13
56
R$ 8.049,77
nível superior
Pará
07/10/13
106
R$ 3.138,70
todos os níveis
Pará
20/09/13
63
R$ 3.138,70
nível médio e superior
Pernambuco
16/10/13
102
R$ 8.049,77
nível superior
Rio de Janeiro
25/09/13
87
R$ 1.166,31
nível médio e superior
Pernambuco
19/09/13
53
não informado
nível médio
Rio de Janeiro
23/09/13
698
não informado
nível técnico
Rio de Janeiro
04/10/13
80
não informado
nível técnico
Rio de Janeiro
21/09/13
25
R$ 20.626,15
nível superior em direito
Goiás
30/09/13
25
não informado
nível superior em direito
Maranhão
06/10/13
131
R$ 7.660,74
nível superior
São Paulo
11/10/13
45
R$ 2.083,72
nível médio e superior
Minas Gerais
16/09/13
256
R$ 5.264,40
nível superior
Mato Grosso do Sul
30/09/13
30
R$ 5.156
nível médio
Paraíba
16/09/13
13
R$ 2.641,08
nível médio
Paraná
22/09/13
69
R$ 2.200
todos os níveis
Andorinha (BA)
07/10/13
948
R$ 1.586,58
todos os níveis
Aparecida de Goiânia (GO)
06/10/13
64
R$ 2.010
nível médio e superior
Aracaju
20/09/13
237
R$ 1.569,71
todos os níveis
Aramari (BA)
29/09/13
696
R$ 5.000
todos os níveis
Arapiraca (AL)
29/09/13
30
R$ 747,47
nível médio
Arapiraca (AL)
17/10/13
36
R$ 10.167,90
nível fundamental e superior
Araraquara (SP)
03/10/13
132
R$ 2.654
todos os níveis
Araras (SP)
09/10/13
6
R$ 3.575,66
todos os níveis
Arvoredo (SC)
03/10/13
65
R$ 7.703,76
todos os níveis
Astorga (PR)
26/09/13
22
R$ 5.771
todos os níveis
Barão (RS)
23/09/13
cadastro de reserva
R$ 10,12 por hora
todos os níveis
Bebedouro (SP)
07/10/13
509
não informado
todos os níveis
Bezerros (PE)
20/09/13
284
R$ 3.704,95
todos os níveis
Boituva (SP)
16/10/13
91
R$ 1.364,63
nível superior
Bom Despacho (MG)
19/09/13
113
R$ 5.500
todos os níveis
Brasília de Minas (MG)
16/09/13
408
R$ 1.305,90
todos os níveis
Breves (PA)
13/10/13
272
R$ 5.875,10
todos os níveis
Cacoal (RO)
13/10/13
30
R$ 1.500
nível médio e superior
Cacoal (RO)
07/10/13
40
R$ 942,16
nível fundamental
Cajamar (SP)
02/10/13
14 e cadastro
R$ 6.206,06
todos os níveis
Camargo (RS)
19/09/13
50
R$ 1.170
todos os níveis
Carmo da Cachoeira (MG)
19/09/13
33
R$ 2.553,47
todos os níveis
Canoinhas (SC)
24/09/13
27 e cadastro
R$ 12.590,85
todos os níveis
Concórdia (SC)
07/10/13
91
R$ 1.600
todos os níveis
Contagem (MG)
20/09/13
500
R$ 12 mil
nível médio/ técnico e superior
Curitiba
30/09/13
68
R$ 3.322,77
todos os níveis
Datas (MG)
19/09/13
7
R$ 2.802,77
nível fundamental e superior
Fernão (SP)
27/09/13
48
R$ 1.704
nível médio e superior
Florianópolis
04/10/13
557
R$ 7.206,68
todos os níveis
Guaratuba (PR)
30/09/13
22
R$ 7.108,76
todos os níveis
Ijuí (RS)
20/09/13
164
R$ 9.810,32
todos os níveis
Indaial (SC)
15/10/13
175
R$ 1.500
todos os níveis
Ipaba (MG)
24/09/13
626
R$ 2.700
todos os níveis
Ipojuca (PE)
04/10/13
133
R$ 9.894,79
todos os níveis
Ipueiras (CE)
25/09/13
88
R$ 1.596
todos os níveis
Ipuiúna (MG)
19/09/13
18
R$ 750
nível fundamental
Itabira (MG)
23/09/13
68
R$ 1.000
nível fundamental e médio/técnico
Itacoatira (AM)
22/09/13
43
R$ 10.000
todos os níveis
Itaporanga (SP)
02/10/13
12
R$ 2.000
nível médio e superior
João Câmara (RN)
26/09/13
29
R$ 7.074,23
nível superior em medicina
Joinville (SC)
18/09/13
7
R$ 1.400
nível médio e superior
Maracajá (SC)
20/09/13
59 e cadastro
R$ 4.393,37
todos os níveis
Medianeira (PR)
19/09/13
368
R$ 4.000
nível técnico e superior
Natal
19/09/13
234
R$ 8.500
todos os níveis
Navegantes (SC)
26/09/13
88
R$ 4.108,95
todos os níveis
Nepomuceno (MG)
11/10/13
40
R$ 7.900
todos os níveis
Nova Guarita (MT)
24/09/13
7
R$ 3.129,34
nível fundamental e superior
Nova Itaberaba (SC)
16/10/13
110
R$ 1.207,50
todos os níveis
Orizânia (MG)
15/10/13
29
R$ 1.756,77
nível médio e superior
Orleans (SC)
28/09/13
198
R$ 2.169
nível fundamental e médio
Parnaíba (PI)
10/10/13
32
R$ 8.000
todos os níveis
Paulista (PB)
27/09/13
7
R$ 2.136,85
todos os níveis
Penápolis (SP)
22/09/13
17 e cadastro
R$ 1.111,54
nível fundamental
Piracicaba (SP)
19/09/13
112
R$ 13.086,86
todos os níveis
Pouso Redondo (SC)
06/10/13
34
R$ 1.699,48
todos os níveis
Pratânia (SP)
24/09/13
64
R$ 5.022
nível médio
Rio de Janeiro
22/09/13
49
R$ 1.893,89
todos os níveis
Sacramento (MG)
22/09/13
14
R$ 836
nível fundamental e méido/técnico
Santo Hipólito (MG)
19/09/13
35
R$ 4.600
nível médio e superior
São José de Princesa (PB)
25/09/13
156
R$ 3.500,00
todos os níveis
Sebastião Laranjeiras (BA)
02/10/13
220
R$ 920,20
todos os níveis
Sete Lagoas (MG)
11/10/13
316
R$ 9.676,80
todos os níveis
Sidrolândia (MS)
26/09/13
156
R$ 10.607,90
todos os níveis
Taquari (RS)
16/09/13
102
R$ 10.215,62
todos os níveis
Toledo (PR)
10/10/13
23
R$ 3.610,25
todos os níveis
Treze Tílias (SC)
27/09/13
7
R$ 2.680,43
nível médio e superior
Ubatuba (SP)
20/09/13
430
R$
1.639,98
nível médio e superior
Uberaba (MG)
22/09/13
148 e cadastro
R$ 7.317,28
todos os níveis
Vassouras (RJ)
03/10/13
13
R$ 2.448,80
nível fundamental e superior
Videira (SC)
09/10/13
207
R$ 5.390,05
todos os níveis
Wenceslau Braz (PR)
24/09/13
25
R$ 20.332,87
nível superior em direito
Goiás
23/09/13
14
R$ 10.191,28
nível médio e superior
Brasília
22/09/13
137
R$ 2.422,03
nível médio e superior
Bahia
20/09/13
80
R$ 2.083,72
nível superior
Minas Gerais
19/09/13
101
R$ 2.292,10
nível superior
Minas Gerais
20/09/13
82
R$ 5.649,94
nível superior em medicina
Piauí
20/09/13
40
R$ 12.225
nível superior em medicina
São Paulo
29/09/13
190
R$ 7.661,87
nível superior
Mato Grosso
18/09/13
16
R$ 4.068
nível médio, técnico e superior
Distrito Federal
22/09/13
cadastro de reserva
R$ 16,40 por hora/aula
nível médio e superior
Pernambuco
16/10/13
392
R$ 2.983,37
nível superior
Minas Gerais
16/09/13
22
R$ 3.556,04
todos os níveis
Presidente Prudente (SP)
14/10/13
45
R$ 12.053,64
nível superior
Bahia
25/09/13
14 e cadastro
R$ 9.188,20
nível médio e superior
Bahia
24/09/13
37
R$ 4.039,80
todos os níveis
Londrina (PR)
02/10/13
95
R$ 8.502,24
nível superior
Ponta Grossa (PR)
20/09/13
130
R$ 3.138,70
nível técnico e superior
Santo André (SP)
16/09/13
174
R$ 3.178
nível médio/ técnico e superior
Amazonas
27/09/13
28
R$ 2.674,04
todos os níveis
Paraná
16/09/13
139
R$ 3.138,70
nível médio e superior
Pará
04/10/13
27
R$ 3.138,70
nível médio e superior
Santa Maria, Frederico Westphalen e Silveira Martins (RS)
27/09/13
65
R$ 3.890,98
todos os níveis
Blumenau (SC)

Reportagem iBahia