• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 7 de outubro de 2023

Ipiaú: Comoção marca o sepultamento do médico Perseu Ribeiro que foi assassinado no Rio

Foi sepultado na manhã deste sábado (07), o corpo do médico Perseu Ribeiro de Almeida, de 33 anos, no Cemitério Jardim da Saudade, em Ipiaú. O cortejo fúnebre teve início por volta das 9h40, saindo da loja maçônica, na praça Alberto Pinto, e seguindo em direção ao cemitério. Amigos e familiares se uniram em um momento de profunda comoção e solidariedade.

Foto: Giro Ipiaú

Centenas de pessoas acompanharam o cortejo, prestando suas últimas homenagens ao médico ortopedista, vítima da violência na cidade do Rio de Janeiro, onde foi morto por engano, juntamente com outros dois colegas de profissão que participavam de um congresso internacional (ver matéria).

Foto: Giro Ipiaú

No cemitério, amigos da família e a mãe de Perseu, Elieda Almeida, 55 anos, proferiram breves discursos, repletos de emoção e lembranças afetuosas. Palavras de conforto e admiração foram expressas, destacando a dedicação de Perseu à medicina e o impacto positivo que ele teve na vida de tantas pessoas.

Foto: Giro Ipiaú

O sepultamento de Perseu Ribeiro de Almeda foi marcado por um clima de tristeza, mas também de gratidão por ter compartilhado momentos preciosos ao lado de um profissional tão dedicado e amável. Sua partida prematura deixará saudades, mas seu legado de cuidado e compaixão continuará vivo nas memórias daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Foto: Redes Sociais

Perseu completou 33 anos na terça-feira (03), véspera do dia em que foi morto. Ele realizava atendimentos em unidades hospitalares em Ipiaú e em Jequié, onde morava com a esposa e dois filhos (um menino de 11 e uma menina de 3 anos de idade). Perseu fez Medicina no Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, onde se formou em 2017. Ele fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia no COT Martagão. Ele fazia especialização em andamento em Cirurgia do Pé e Tornozelo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

Fonte: GIRO IPIAÚ/REPRODUÇÃO - 07/10/2023 19h:50

Confira acontecimentos históricos que podem cair no Enem 2023

                   imagem:reprodução -  Temas da atualidade costumam aparecer em questões de diversas disciplinas; saiba como se preparar


Acontecimentos atuais costumam aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de diversas formas, seja contextualizando questões, servindo para testar conhecimentos dos estudantes ou como tema da prova de redação.

Faltando cerca de um mês para a prova , que será aplicada em todo o Brasil nos dias 5 e 12 de novembro, ainda dá tempo de se atualizar sobre os assuntos que tomam conta do noticiário.

Mas não é preciso saber de tudo o que acontece para se dar bem no Enem. Thomas Wisiak, coordenador de História do Grupo Educacional Etapa, afirma que os temas de atualidades que geralmente aparecem nas provas do Enem são aqueles mais consolidados há alguns anos, e que têm forte impacto nas discussões atuais.

"Quem está acompanhando temas da atualidade não deve ficar tão preocupado com assuntos muito específicos. Por exemplo, que influência um discurso de um ministro do STF vai ter no vestibular? Talvez nenhuma, porque talvez daqui a dois ou três meses esse tema não continue tendo a mesma relevância na discussão pública", comenta Thomas.

Como as atualidades aparecem no Enem

Segundo o coordenador, as atualidades permeiam e influenciam toda a prova do Enem, podendo aparecer diretamente ou de forma mais sutil. "Existem questões que podem trazer uma abordagem um pouco mais direta de um tema da atualidade, basta que esse tema tenha uma relação consistente com o nosso programa de Ensino Médio e com as competências e habilidades que o Enem busca avaliar. Também é possível uma abordagem mais indireta, ou seja, um tema da atualidade servindo de pretexto para uma questão em alguma disciplina", explica Thomas.


É possível exemplificar. Na prova do Enem do ano passado, uma questão de interpretação de texto de Inglês abordou o papel das redes sociais na saúde mental de adolescentes. A questão não exigia que os alunos tivessem conhecimentos específicos sobre esse tema da atualidade, mas estar por dentro poderia ajudá-los a "desvendar" a questão.

"Se o aluno tem alguma familiaridade com as discussões que são feitas hoje em dia sobre o impacto da tecnologia na vida social e sobre as redes sociais, é claro que ele vai estar familiarizado com um certo vocabulário, vai ficar mais fácil entender o exercício, o contexto apresentado e procurar a resposta correta", afirma Thomas.

A mesma coisa pode acontecer na redação. No ano passado, por exemplo, foi abordado um tema da atualidade: desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Embora a redação tenha textos de apoio e não exija diretamente que os estudantes tenham domínio sobre o tema abordado, o candidato com certeza terá mais facilidade se estiver acompanhando aquele assunto.

Por outro lado, há exemplos de temas de atualidades que aparecem de forma direta na prova do Enem. No ano passado, a prova de Ciências Humanas e suas tecnologias trouxe uma questão sobre a crise da Criméia de 2014, mobilizando conteúdos específicos sobre esse assunto.

Temas de atualidades que podem cair no Enem


Dentre os assuntos que podem ser abordados de forma mais direta, Thomas afirma que eles geralmente são temas consolidados há algum tempo, mas que têm relação com a atualidade. É o caso, por exemplo, da crise da Criméia, que se relaciona com a atual invasão russa à Ucrânia.

Diante disso, o professor orienta os alunos a estarem de olho em temas atuais de cinco eixos principais: direitos humanos, geopolítica, meio ambiente, tecnologia e serviços públicos. Dentro desses eixos, há assuntos que podem aparecer em provas específicas, contextualizando questões ou até na redação. Confira as apostas para a prova do Enem deste ano:

Direitos humanos

"O assunto pode variar, mas o tema dos direitos humanos sempre exerce influência na prova do Enem", afirma Thomas. Dentre os temas que podem ser abordados neste ano, estão:

  • 35 anos da Constituição: os estudantes podem procurar saber o que a Constituição define sobre os direitos humanos;
  • Manifestações sociais: os candidatos devem estar atentos a pautas atuais discutidas por grupos como mulheres, negros e população LGBTQIAPN+;
  • Inclusão social:  quem for fazer a prova do Enem precisa estar por dentro das discussões sobre inclusão, sobretudo a respeito do uso de tecnologias nesse campo.

Geopolítica

  • China: é importante saber como o país vem se comportando em temas da atualidade e estar por dentro da sua relação com os Estados Unidos;
  • África: a respeito do continente, o Enem pode abordar questões sobre os golpes de estado e sobre as rotas de refugiados para a Europa;
  • Guerra entre Rússia e Ucrânia: mais consolidado, o embate pode aparecer diretamente na prova.

Meio ambiente

  • Amazônia: temas como povos indígenas e garimpo ilegal podem estar presentes;
  • Questão energética:  os estudantes devem se aprofundar em discussões sobre mudanças de matrizes energéticas nos países, sobretudo no Brasil, prós e contras das hidrelétricas e prós e contras do etanol.

Tecnologia

  • Inteligência artificial, acesso à internet, redes sociais e carros elétricos são assuntos que podem permear questões de várias disciplinas.

Serviços públicos

  • Segurança pública: estudantes devem estar por dentro do que se discute atualmente e o que diz a Constituição sobre o tema;
  • Educação Básica: é necessário saber como ela se organiza no Brasil e de onde vêm os recursos;
  • Saúde:  a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), bastante debatida na pandemia, pode ser um assunto abordado pela prova.

Como se preparar?



Veja algumas dicas para estudar as atualidades que podem cair no Enem: 

  • Escolha fontes confiáveis de informação para acompanhar o noticiário;
  • Se possível, acompanhe mais de uma fonte de informação para tirar proveito das diferenças de abordagens;
  • Vá além das notícias e acompanhe análises e debates para ter acesso a argumentos sobre os temas do momento, o que pode ajudar tanto nas questões quanto na redação;
  • Adote uma rotina de anotação conforme acompanha o noticiário, guardando as informações mais importantes. Isso pode ser transformado em esquemas ou mapas mentais para ver na véspera da prova.

Fonte: Portal IG - 07/10/2023 11h:52



Na Bélgica: Rebeca Andrade derrota Biles e é bicampeã mundial no salto

Foto colorida de Rebeca Andrade - Metrópoles

A brasileira Rebeca Andrade brilhou no salto, durante o mundial de ginástica, e desbancou a americana Simone Biles na final.

É ouro para o Brasil em Antuérpia, na Bélgica!!! Rebeca Andrade desbancou a americana Simone Biles no salto e é campeã mundial de ginástica olímpica.

No salto, a nossa representante brilhou em suas tentativas e, com um média de 14.750, repetiu a campanha das Olimpíadas e também saiu com o primeiro lugar no pódio.

fonte: Metrópoles - 07/10/2023

Israel declara guerra após ataque surpresa do Hamas; ao menos 40 morrem


                                        Foto:Reprodução/Folha São Paulo

Israel foi alvo de bombardeios e invasões terrestres na manhã deste sábado (7/10). Autoridades do país classificam este ataque-surpresa como um dos maiores dos últimos anos. O Grupo Hamas reivindicou a autoria.

Imagens mostram homens armados invadindo Israel a partir da Faixa de Gaza, além de bombardeios com foguetes. Segundo as agências de notícia, sirenes de aviso foram ouvidas em diversas regiões; entre elas, Tel Aviv e Jerusalém.

Um comandante do movimento islâmico Hamas reivindicou a autoria dos ataques, considerados como o início de uma operação. “Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação”, afirmou Mohammad Deif.

Em pronunciamento à televisão estatal israelense, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu lançou a operação “Espadas de Ferro” e a convocação de reservistas do exército.

Pelo menos uma pessoa foi morta em Gaza, devido aos ataques aéreos israelenses de retaliação, e cinco militantes do Hamas morreram dentro de Israel.

“Nós estamos em guerra. Vamos lutar com um poder que o inimigo ainda não conhece”, declarou Netanyahu. Até o começo da manhã deste sábado, cerca de 2,2 mil foguetes foram disparados em direção a Israel. Até o momento, há a confirmação de ao menos 40 israelenses mortos, e 740 feridos. Os números devem aumentar ao longo do dia.

Fonte: Metrópoles/reprodução - 07/10/2023

STF: Presidente Barroso diz que não pautará aborto

Posse na presidência do ministro Roberto Barroso

Posse na presidência do ministro Roberto Barroso (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)



247 – O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que não há planos imediatos para retomar o julgamento sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. 

Sua recente posse no comando da mais alta instância judicial do país lhe confere a prerrogativa de definir a pauta de julgamentos. Com prudência, Barroso afirmou que ainda é necessário um aprofundado debate na sociedade antes de avançar com tal julgamento, segundo informa a colunista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

No mês passado, antes de se aposentar, a ministra Rosa Weber, então presidente do STF, incluiu a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 na pauta e emitiu um voto que foi considerado histórico em apoio à descriminalização do aborto. Contudo, esse tema tem gerado forte reação de grupos conservadores, com reflexos no Congresso Nacional.

Em sequência aos acontecimentos, Barroso apresentou um pedido de destaque, levando o tema para discussão entre os ministros no plenário presencial. No entanto, a votação de questões como o aborto, o marco temporal e a descriminalização das drogas tem contribuído para aumentar a tensão entre o Congresso e o STF. Barroso, por sua vez, enfatizou que não enxerga problemas na relação entre os poderes.

Fonte: BRASIL 247 -07/10/2023

Em Salvador: Presidente da Petrobras diz que “Ibama de Bolsonaro tinha PMs aposentados trabalhando como fiscais ambientais”


(Jean Paul Prates durante cerimônia de 70 anos da Petrobras em Salvador - Foto: Carine Andrade / Bahia Notícias)

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta sexta-feira (6), que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), era um órgão permissivo, pois tinha policiais militares aposentados trabalhando como fiscais ambientais. 

 

A declaração foi dada após o evento que marcou os 70 anos da Petrobras, na Casa Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, quando o presidente da estatal explicou os motivos dos recorrentes vetos do Ibama à exploração da Foz da Bacia do Amazonas, dizendo que o “Ibama de hoje não é o mesmo Ibama de Bolsonaro”.


“Por que o Ibama mudou e agora exigiu muito mais condições da Petrobras? Ora, é só lembrar que o Ibama mudou de mãos. O Ibama de Bolsonaro era um Ibama permissivo. Era o Ibama que tinha policiais militares aposentados lá, funcionando de fiscal ambiental. A ministra [do Meio Ambiente e Mudança do Clima] Marina, assume, ela começa a mudar o Ibama e colocar novas regras em novas pessoas. Bom, a gente tem que respeitar esse tempo dela, e do próprio Ibama”, afirmou o presidente da petroleira.


A falta de AAAS (Avaliação Ambiental de Área Sedimentar) foi um dos motivos indicados pelo Ibama para negar a licença ambiental. Em 22 de agosto, a AGU (Advocacia Geral da União) emitiu um parecer favorável à Petrobras e também ao Ministério de Minas e Energia declarando que não era obrigatória a apresentação da avaliação para conceder a licença.

 

Contudo, em 30 de agosto, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que quanto mais dados fossem disponibilizados, mais fácil seria o licenciamento ambiental para que os testes na Bacia da Foz do Amazonas pudessem ocorrer. 


Jean Paul Prates reforçou que respeita a decisão de Marina e Agostinho e que essas negativas são normais e não configuram nenhum boicote ou impedimento ao desenvolvimento. Mas destacou acreditar que a Petrobras vai conseguir a licença de exploração da margem equatorial ainda este ano e que, após isso, a tendência é que seja liberada a prospecção de petróleo na Foz do Rio Amazonas. 

 

“Nós estamos nesse ritmo, e nós vamos ter essa licença, porque a Petrobras tem a melhor competência, a maior segurança que uma indústria pode dar, que uma empresa de petróleo pode dar para fazer a exploração da margem equatorial. Pode sair esse ano pelo menos a autorização para fazer a simulação. Com esse desbloqueio lá, a gente vai poder mostrar ainda mais que as nossas operações são seguras. Provavelmente, o próximo poço em sequência a ser furado será o poço da Foz do Amazonas”, informou o presidente da Petrobras.


Fonte: Por Carine Andrade / Thiago Teixeira/ BN -07/10/2023

Bahia: Governador visitou familiares do médico Perseu Ribeiro em Ipiaú



Governador cumprimenta tio de Perseu (Foto: Giro Ipiaú)

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve na casa da família do médico ortopedista Perseu Ribeiro, 33, morto em um ataque a tiros na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada da última quinta-feira (5). 

O governador chegou acompanhado da equipe de apoio e da prefeita Maria das Graças. Juntos eles ficaram na residência da família por cerca de 20 minutos.

Durante a visita, o governador expressou suas condolências e compartilhou palavras de conforto, destacando a importância do trabalho realizado pelo Dr. Perseu Ribeiro e o impacto que sua partida prematura teve na comunidade. “É um momento de muita dor perdeu um ente querido dessa forma. Estamos aqui para demonstrar o nosso apoio à família, a comunidade de Ipiaú e de toda a Bahia”, destacou Jerônimo em entrevista ao GIRO. Após a visita o governador se dirigiu até a cidade de Jequié onde participa de inaugurações na tarde dessa sexta-feira.

O velório  está ocorrendo no salão da loja maçônica na Praça Alberto Pinto, centro da cidade, e será aberto ao público a partir das 19h. Antes desse horário, o velório será restrito aos familiares e amigos mais íntimos. O sepultamento acontece às 09h30 desse sábado (07), no Cemitério Jardim da Saudade, no Alto da Subestação. 

Fonte: Giro Ipiaú C/ADAPTAÇÕES 07/10/2023

Comandante da Marinha de Bolsonaro foi processado por não pagar pensão

Imagem colorida do almirante Almir Garnier, comandante da Marinha de Bolsonaro

O almirante Almir Garnier Santos, comandante da Marinha do governo Bolsonaro suspeito de apoiar um plano golpista, foi processado em 2019 pela ex-mulher por uma dívida de R$ 14,7 mil na pensão alimentícia. Naquela época, Garnier era o secretário-geral do Ministério da Defesa, número dois da pasta.

A ação foi movida pela advogada Sueli Ramos Santos, que disse ter problemas de saúde. Segundo o processo, o casal rompeu em 2014. Em 2016, a Justiça do Rio de Janeiro ordenou o militar a pagar uma pensão alimentícia equivalente a 24% de seus ganhos. Depois, em segunda instância, o percentual caiu para 10% a partir de 2019.

Garnier foi intimado no Ministério da Defesa por um oficial de Justiça em abril de 2019. Ele foi informado de que deveria quitar a dívida em até 15 dias, sob pagamento de multa. Depois disso, não se manifestou no processo, que foi arquivado. Não é possível saber se a dívida foi paga.

No mês passado, Almir Garnier foi acusado na delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro, de ter apoiado um plano golpista após a vitória de Lula. Até o momento, Garnier não se manifestou sobre o caso.

Procurado, Garnier não respondeu. A Marinha afirmou que “não acompanha as ações cujo trâmite na Justiça relaciona-se ao direito de família, salvo para o estrito cumprimento de decisão judicial, quando demandada formalmente. A Força ressalta que pauta sua conduta pela fiel observância da legislação, dos valores éticos e sob o preceito da transparência”.

Fonte:Guilherme Amado/Metrópoles - 07/10/2023

SP: Influencer evangélico Victor Bonato é preso acusado de estuprar três fiéis

 

Reprodução/Redes Sociais

Victor Bonato, do “movimento” evangélico Galpão, em Alphaville (SP), é acusado de usar influência religiosa para forçar sexo com fiéis

São Paulo — Fundador de um “movimento” religioso voltado para jovens de Alphaville, bairro rico de Barueri, na Grande São Paulo, o influencer evangélico Victor de Paula Gonçalves, de 27 anos, conhecido como Victor Bonato, foi preso sob suspeita de estuprar três jovens que frequentavam o Galpão, grupo que ele criou há dois anos como “elo entre a pessoa que está perdida e a igreja”.

As vítimas, duas estudantes de medicina, de 19 e 20 anos, e uma empresária de 24 anos. foram à Delegacia da Mulher de Barueri, em setembro, para denunciar que Victor Bonato usava sua “influência religiosa” para manipulá-las e obrigá-las a ter relações sexuais com ele. A polícia e o Ministério Público de São Paulo (MPSP) apontaram risco de fuga do influencer e a Justiça decretou a prisão de Victor no último dia 20.

Segundo o inquérito policial, obtido pelo Metrópoles, os crimes teriam ocorrido entre janeiro de 2021 e agosto deste ano, em diferentes lugares, como a casa de Victor, em Alphaville. Um dia antes do registro feito pelas mulheres na delegacia, o influencer postou um comunicado no Instagram, onde tem 146 mil seguidores, dizendo que precisava se “arrepender profundamente” e que faria um “detox de redes sociais”.

No dia sequinte ao boletim de ocorrência feito pelas vítimas, e véspera de sua prisão, Victor voltou às redes sociais para dizer que estava se “retirando da liderança” do Galpão e “tirando um tempo para me curar no Senhor”. Na mesma data, o Galpão publicou uma nota afirmando que o influencer não fazia mais parte do movimento religioso, sem mencionar especificamente as acusações de estupro feitas pelas seguidoras.

“Alguns acontecimentos ferem diretamente o que o Galpão acredita e segue, fere a palavra e está em desacordo com o que Jesus nos ensina. Por esse motivo, ele foi afastado do Galpão.”

Sete dias depois, outra nota publicada pelo Galpão informou que o movimento passaria “por uma reforma”, suspendendo seus encontros presenciais, que ocorriam sempre às terças-feiras, “em razão da apuração dos fatos que estão sendo divulgados e de um novo tempo que Deus está nos direcionando”. Mais uma vez, sem mencionar qualquer acusação contra seu fundador.

Prisão de influencer

A prisão de Victor Bonato foi decretada no dia 20 de setembro pelo juiz Fabio Calheiros do Nascimento, da 2ª Vara Criminal de Barueri, e cumprida pela Polícia Civil no mesmo dia. O pregador segue atrás das grades, segundo informação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ao Metrópoles nessa sexta-feira (6/10).

Na decisão, o juiz afirma que as três vítimas frequentavam o Galpão em Alphaville e que conheceram Victor “como uma pessoa religiosa e correta”. Elas “desenvolveram algum grau de amizade” com o influencer, “a ponto de frequentar a casa dele”, até que “ele as abordou com intuito sexual”.

Ainda segundo a decisão, duas das vítimas “relatam que foram agredidas durante o ato sexual e obrigadas, mediante força, a fazer sexo oral no suspeito”.

“Todas as três vítimas disseram que foram persuadidas a aceitar ato libidinoso ou conjunção carnal, inclusive pela influência exercida pelo suspeito em razão de sua autoridade religiosa como um dos líderes do grupo e pela agressividade dele”, completa o juiz.

Procurada pelo Metrópoles, a advogada Samara Batista Santos, que defende Victor Bonato, afirmou, por meio de nota, que não poderia dar detalhes sobre o caso porque a investigação está em sigilo, mas que o influencer evangélico “nega veementemente as alegações contra ele”, embora ainda não tenha interrogado.

“Informo ainda que o investigado emitiu um pedido de perdão perante as partes envolvidas, em sua redes sociais, referente ao seu comportamento considerado pecaminoso, no âmbito religioso, sem estar ciente de quaisquer acusações judiciais que estão atualmente em processo de investigação pelas autoridades competentes para fins de esclarecimentos”, afirma a advogada.

“Reitero que respeitamos plenamente a seriedade das alegações em questão e reconhecemos a importância de proteger os direitos de todas as partes envolvidas no caso”, conclui.

Fonte: Metrópoles - 07/10/2023

Salvador: ​Sorveteria da Ribeira vai abrir unidade de 400m² na Pituba

 

                                        foto:divulgação

A Sorveteria da Ribeira vai abrir uma nova unidade em Salvador. Segundo apuração exclusiva do Alô Alô Bahia, a operação vai funcionar na Avenida Paulo VI, 1943, no bairro da Pituba. O local é o mesmo onde ficava a mercearia e rotisseria Esquina Paulista, em frente ao restaurante DOQ American BBQ.


A inauguração da loja de 400m² será ainda no mês de outubro, segundo o proprietário, Francisco Lemos. “Escolhemos a Pituba por ser um bairro onde existe um grande público consumidor do nosso produto. Outras marcas estão por lá, e vamos buscar esse posicionamento também. Tem mercado pra todo mundo, vamos em busca da nossa fatia na Pituba”, afirma o empresário.

De acordo com ele, a nova loja contará com 66 sabores do cardápio da matriz, que fica na Rua da Penha, na Ribeira. Além dos de fruta e derivados do leite, a sorveteria também oferecerá produtos diet e light. “A nova loja não vai trazer novidade especial, vamos tentar levar um pouco da Ribeira para cada loja, de maneira individual, como já fazemos nas outras unidades, cada uma com sua ‘personalidade’, tentando atender da melhor forma o público da região”, completa Lemos.

O empresário destaca um dos grandes diferenciais da Sorveteria da Ribeira: todos os sorvetes são feitos com ingredientes naturais e regionais. A tapioca - o sabor preferido entre os clientes - vem de Nazaré das Farinhas; a manga vem de Mar Grande; o umbu da Ilha de Maré; o caju da região de Itaparica. A produção é toda artesanal.

O segundo sorvete mais vendido é o de umbu-cajá: fruta cítrica originalmente do semiárido nordestino, criada a partir do cruzamento do umbu e do cajá, duas frutas que também são naturais e exclusivas do Nordeste brasileiro. A marca também oferece sabores como mamão papaya, banana caramelizada, jenipapo e até biribiri – outra fruta tipicamente baiana.

Fundada em 1931, a Sorveteria da Ribeira é a segunda mais antiga de Salvador – atrás apenas da Cubana, aberta um ano antes. Eleita em julho uma das 100 melhores do mundo pela enciclopédia gastronômica internacional TasteAtlas, a empresa tem hoje pontos de vendas em outros bairros, como o Imbuí, em shoppings da capital e até em outras cidades, como Mata de São João, Feira de Santana e Cairu.


Fonte: Correio da Bahia - 07/10/2023

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Eleições 2022: Anderson Torres tentava ligar o PT ao crime no 2º turno em 2022, diz ex- diretora do MJ

                          foto:reprodução

247 - A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), reagiu pelo X, antigo Twitter, nesta sexta-feira (6) à revelação de que a ex-diretora do Ministério da Justiça Marília Ferreira sofreu "uma certa pressão" do então ministro Anderson Torres para indicar uma suposta relação entre o PT e facções criminosas durante o segundo turno da eleição presidencial. 

"Muito graves as anotações da ex-diretora de Inteligência de Anderson Torres, Marília Alencar, sobre as pressões que recebeu do chefe para forjar acusações contra o PT. Ela colecionava vídeos e postagens com fake News sobre compra de votos e supostas ligações do PT com facções criminosas. Mas a própria Marília escreve que não produziu o documento acusatório que Anderson pediu porque não havia base nenhuma para isso. Sempre denunciamos que esse pessoal do Bolsonaro conspirava pra ligar o PT ao que há de ruim. Agora, eles mesmos confessam. Tem que ir fundo nesta investigação para que os verdadeiros criminosos sejam punidos", escreveu Gleisi.

Uma anotação encontrada no celular da delegada Marília Ferreira relata: "havia uma preocupação do ministro com o Nordeste e ele falava muito na Bahia, pois havia visto no mapa com o planejamento do primeiro turno que havia muito pouca distribuição de equipes no interior da Bahia. Desde antes do primeiro turno a DINT [Diretoria de Inteligência] recebia dezenas de vídeos e postagens de pessoas, a maioria delas fake news, sobre compra de votos e ligação do PT com facções criminosas. Toda notícia ou informe que chegava, tentávamos fazer a confirmação, pedindo o BO [boletim de ocorrência] ou consultando o centro de inteligência respectivo. Então, algo que estava arraigado ali na SEOPI [Secretaria de Operações Integradas do ministério] era essa relação do PT com compra de votos, e sempre comentávamos sobre isso. Havia uma certa pressão para que eu fizesse um relatório que indicasse a relação do PT com facções criminosas, pois havia alguns indicativos disso, mas não fizemos porque não havia comprovação". 

Fonte: Brasil 247 - 06/10/2023

Bahia: Governador anuncia concurso e nomeações de mais de 600 professores e técnicos para as 04 Universidades

                                     foto:JOÁ SOUZA/GOV/BA

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com as Reitorias das Universidades Estaduais Baianas (Uebas) em seu gabinete, nesta sexta-feira (6), para dar continuidade ao diálogo iniciado com as instituições e apresentar as devolutivas das demandas apresentadas em reuniões anteriores. 

A principal determinação é a admissão de 638 docentes e técnicos para todas as universidades através de concursos, seleções públicas, convocações, nomeações e contratações, com investimento de R$ 32,3 milhões no orçamento estadual para 2024. A autorização será publicada no Diário Oficial Estadual (DOE) deste sábado (7). 

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, garantiu que o diálogo com as Uebas continua: “é importante dizer que, permanentemente, o Governo do Estado se encontra com os reitores para a construção de uma pauta e para buscar soluções, como fizemos aqui hoje. Também temos esse diálogo com os sindicatos de representação dos docentes, sindicato de representação dos técnicos universitários e com o movimento estudantil, como já sinalizado”. 

A reitora da Uneb, Adriana Marmori, também falou sobre a importância do diálogo constante entre as universidades, o governador e o secretariado. “Hoje foi importante essa reunião porque a gente começa a deslanchar aqueles processos das quatro estaduais no tocante à questão de pessoal, que é o que nós temos de maior urgência nas universidades. Os técnicos, os analistas e docentes, a ampliação dos nossos quadros para que possamos dar conta do nosso trabalho com eficiência, com a excelência que as universidades estaduais têm”, declarou.

Além dos reitores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), participaram do encontro os titulares da Casa Civil, Afonso Florence; da Administração, Edelvino Goés; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; além de outros gestores estaduais. 

Repórter: Lina Magalí/GOVBA c/adaptações 06/10/2023

Rio: "Não tem cabimento a gente dizer que organizações criminosas cometem um crime e elas mesmas resolvem esse crime", afirmou o Sec-Executivo

Ricardo Cappelli  e cena do crime

Ricardo Cappelli e cena do crime (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil | Reprodução/TV Globo)


247 - Secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli reagiu às informações de que o 'tribunal do crime' teria julgado e assassinado os homens que mataram quatro médicos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (5). A versão oficial é de que um dos médicos teria sido confundido com um miliciano rival, o que motivou a execução do grupo. Uma das vítimas era o irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP). 

"O Brasil possui leis, possui regras, tem um estado de direito que precisa e será respeitado. Não tem cabimento a gente dizer que organizações criminosas cometem um crime e elas mesmas resolvem esse crime. A Polícia Federal acompanha as investigações, não só acompanha como colabora, e a gente espera cooperar para a elucidação desse caso o mais rápido possível", declarou Cappelli. 

O número 2 do Ministério da Justiça esclareceu que, durante o andamento da investigação, ele não se manifestará a respeito do assunto, a fim de evitar qualquer interferência. Ele também observou que a Polícia Federal está cooperando ativamente nas investigações, seguindo a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 Fonte:Brasil 247 - 06/10/2023