• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de novembro de 2019

Bruno Henrique é eleito o melhor jogador da Libertadores 2019


Bruno Henrique durante a final entre Flamengo e River Plate
Após a vitória por 2 a 1 sobre o River Plate, neste sábado, em Lima, o Flamengo ainda viu um de seus destaques ser premiado individualmente na Copa Libertadores.
O atacante Bruno Henrique, autor de cinco gols e cinco assistências durante a campanha do título continental, foi eleito o melhor jogador da competição.
Por conta disso, ele ganhará um anel de pedras preciosas com a inscrição "Best of the Tournament", ou "O melhor do torneio". Informações do ESPN.
Libertadores: como é o anel que dupla do Flamengo concorre como 'Best of the Tournament'© Divulgação Libertadores: como é o anel que dupla do Flamengo concorre como 'Best of the Tournament'

38 ANOS DEPOIS: MENGÃO É BI DAS LIBERTADORES;VEJA OS GOLS




O roteiro parecia impossível. Depois de quase 85 minutos de amplo domínio do River Plate, atual campeão da Libertadores da América, o Flamengo contou com a estrela de seu camisa 9, Gabriel Barbosa, para virar a partida em 2 a 1 e garantir o bicampeonato do maior torneio continental para o clube carioca. Informações de Veja.com.

VEJA OS GOLS:





Time do Flamengo posa para foto antes da decisão de Libertadores

Dep. Igor Kannário é acusado de agressão por trabalhador de sua casa; parlamentar rebate

Deputado Igor Kannário é acusado de agressão por piscineiro que trabalhava em sua casa
foto:Câmera.org.br/reprodução

O deputado federal Igor Kannário (DEM) foi acusado de agredir José da Silva Santos, que trabalhava como piscineiro em sua casa, na tarde da última sexta-feira (22). A residência do parlamentar fica localizada no Alphaville, no bairro de Abrantes, em Camaçari.

José registrou o boletim de ocorrências no 26º distrito policial em Abrantes. No boletim de ocorrências de número 19-03787, o funcionário disse que o deputado o agrediu após ele comentar com Kannário que não iria mais trabalhar com ele, pois, o custo com seu deslocamento não era viável. Logo após, o parlamentar teria agredido o empregado com um soco na região da boca.

Em seu relato, o piscineiro diz que trabalhava com o deputado há um ano e que um cidadão que estava no local, conhecido como "Rasta" conteve Kannário e viu o ocorrido. No boletim de ocorrências consta que o deputado foi acusado de lesão corporal leve e seu funcionário passou por exame de corpo de delito. 

Deputado se defende


O parlamentar falou ao Bahia Notícias que irá apresentar sua versão dos fatos à polícia, e, de antemão e ressalta que confia nas investigações. 

"Em uma conversa, a pessoa em questão praticou agressões verbais graves contra ele, inclusive na presença de diversas testemunhas. Kannário reitera que, em breve, todos os fatos serão esclarecidos e que a verdade virá à tona", esclareceu Kannário.

fonte:Bahia notícias - 23/11/2019

Bahia: MDR assina autorizações para produção agrícola em 16,5 mil hectares no Baixio de Irecê

22 11 Baixio do Irecê
foto:reprodução/MDR
Brasília-DF, 22/11/2019 – Nesta sexta-feira (22), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, participou do ato de assinatura de 203 autorizações de ocupação e operação a produtores rurais no Projeto Público de Irrigação Baixio do Irecê, em Xique-Xique (BA). A produção vai alcançar mais de 16,5 mil hectares, divididos em 375 lotes individuais e empresariais, que contam com terrenos irrigáveis e áreas que serão utilizadas na produção agrícola de sequeiro.
Para Gustavo Canuto, o início das atividades vai ao encontro das premissas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ao promover o crescimento econômico e social da região. O empreendimento foi executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e é um dos projetos passíveis de integração ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.
“É um marco para o desenvolvimento regional e para essa região da Bahia. É um sonho realizado para os produtores, que finalmente poderão passar a operar após tantos anos de espera. O governo do presidente Jair Bolsonaro tem esse objetivo de tirar as promessas do papel e fazê-las acontecer, viabilizando a produção que vai gerar riqueza, trazer empregos e permitir que essas comunidades tenham renda para ter mais qualidade de vida”, destacou o ministro.
O perímetro de irrigação está instalado na região norte da Bahia, entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. As principais culturas locais são algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes. A expectativa é que, até o fim deste ano, pelo menos 1,2 mil hectares estejam em operação.
As etapas 1 e 2 do Baixio do Irecê têm previsão de produzir 16 mil toneladas de frutas e 83 mil toneladas de grãos. A expectativa é que tenham um valor bruto de produção anual de R$ 140 milhões e gerem 20 mil empregos diretos e indiretos.
Todo o empreendimento
O Governo Federal promoveu investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão para a aquisição de 93,5 mil hectares de área irrigável e de reserva legal, além da manutenção das duas primeiras etapas do Baixio do Irecê. O montante também foi utilizado para a execução de obras físicas, que incluem a construção da primeira estação de bombeamento principal do perímetro irrigado, de duas estações de pressurização e outras seis estações de recalque e drenagem coletora, mais 42 quilômetros de canal.
A implantação da infraestrutura foi planejada para ocorrer em nove etapas. Quando concluído, o Baixio do Irecê terá incorporado 48 mil hectares irrigáveis ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa é que o empreendimento beneficie 250 mil pessoas e gere 60 mil empregos diretos e cerca de 120 mil empregos indiretos.
“Para nós, é um momento de felicidade e alegria. É um projeto que vem se arrastando há mais de 50 anos. Mas, agora, nosso ministro, com esse novo governo, está vindo para botar para funcionar. Só temos a agradecer. Depois dessa assinatura, tenho certeza de que – em dois ou três anos – vamos ver o desenvolvimento da região de Irecê e Xique-Xique. Vai ser um grande avanço”, afirmou o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Baixio do Irecê, Osimário da Silva.
Também nesta sexta-feira, o ministro Gustavo Canuto visitou o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, em Xique-Xique. A infraestrutura ocupa uma área de 10 hectares e conta com 14 viveiros para a reprodução de peixes, quatro viveiros para estocagem e 14 tanques berçários de produção.

FONTE:ASCOM/MDR  23/11/2019 -16h.

Operação faroeste: Juiz do TJ-BA é preso pela PF neste sábado


Tribunal de Justiça da Bahia é alvo da Operação Faroeste | Foto: Joá Souza l Ag. A TARDE - Foto: Joá Souza l Ag. A TARDE
foto:Joá Souza/reprodução
Um juiz de direito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi preso na manhã deste sábado, 23, em um desdobramento da "Operação Faroeste", deflagrada pela Polícia federal (PF) na última terça-feira, 19.
De acordo com informações da PF, a prisão foi realizada em cumprimento a mandado de prisão temporária expedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O nome do juiz não foi divulgado.
Na última terça-feira, quatro desembargadores e dois juízes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tinham sido afastados de suas funções por um prazo de 90 dias. No mesmo dia, a PF cumpriu ainda quatro prisões temporárias e 40 mandados de busca e apreensão.
Entre os desembargadores afastados estão o presidente do TJBA, Gesivaldo Britto, José Olegário Monção, Maria da Graça Osório e Maria do Socorro Barreto Santiago. Os juízes afastados temporariamente são Marivalda Moutinho e Sérgio Humberto Sampaio.
Ainda de acordo com a decisão judicial que autorizou a Operação Faroeste, as quatro prisões temporárias foram cumpridas contra Márcio Duarte Miranda, Antônio Roque do Nascimento Neves, Adailton Maturino dos Santos, e a mulher dele, Geciane Souza Maturino dos Santos.
Segundo as investigações que deram suporte aos pedidos de medidas cautelarer, os envolvidos participaram, com diferentes graus de envolvimento, de um esquema de venda de decisões judiciais para favorecer e legitimar uma grilagem (esquema de usurpação de terras alheias), com mais de 360 mil hectares e movimento de cifras bilionárias.
Após o afastamento do presidente, a eleição do TJ-Bahia foi adiada. Estava prevista para acontecer na quarta-feira, 20, mas o presidente em exercício do tribunal, Augusto de Lima Bispo, resolveu adiar, conforme edital publicado no Diário da Justiça. Informações de atardeonline.

Manchas de óleo chegam pela primeira vez ao litoral do Rio de Janeiro

 [Manchas de óleo chegam pela primeira vez ao litoral do Rio de Janeiro]
foto:divulgação Marinha do Brasil
 Fragmentos de óleo foram encontrados, pela primeira vez, no litoral do estado do Rio de Janeiro. Uma pequena porção -cerca de 300 gramas- de óleo foi recolhida na praia de Grussaí, na cidade de São João da Barra, nesta sexta-feira (22).
Segundo a força-tarefa formada por Marinha, Ibama e ANP (Agência Nacional de Petróleo), as manchas de óleo que atingiram a praia de Grussaí passaram por análise do Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira.
"[O material] é compatível com o óleo encontrado no litoral da região Nordeste e Espírito Santo", concluiu o instituto.
A Marinha informou, por meio de nota, que uma equipe de militares está no local para monitorar e limpar a praia. Servidores do Ibama também estão a caminho.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) comentou a chegada de óleo na orla fluminense na manhã deste sábado (23). "Nós gostaríamos muito que fosse identificado, no meu entender, esse ato criminoso. Agora, não sabemos o quanto de óleo ainda tem no mar. Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda a sua carga, menos de 10% chegou em nossa costa ainda, então nós nos preparamos para o pior. Pedimos a Deus que isso não aconteça."
Ele deu as declarações na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, após uma cerimônia para comemorar os 74 anos de criação da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército e homenagear os militares que estão completando 25 ou 50 anos de formados.
Balanço do Ibama atualizado nesta sexta mostra que o óleo já atingiu 724 localidades em 120 municípios de dez estados brasileiros. Informações da Folhapress.

Ministro da Educação diz que universidades federais plantam maconha

                         Bolsonaro e o ministro da educação -foto:reprodução
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse ao site “Jornal da Cidade Online” que há universidades federais com “plantações extensivas de maconha”, que seriam grandes a ponto de ter borrifadores de agrotóxico. Ainda segundo ele, há laboratórios de química que estão “desenvolvendo laboratórios de droga sintética, de metanfetaminas” porque a polícia não pode entrar nos campus.
Entre suas publicações no Twitter ontem, Weintraub colocou uma reportagem do site “R7”, falando da prisão em maio de cinco pessoas no campus da UFMG em Belo Horizonte por tráfico e produção de drogas.
“Foi criada uma falácia que as universidades federais precisam ter autonomia. Justo, autonomia de pesquisa, ensino. Só que essa autonomia acabou se transfigurando em soberania. Então, o que você tem? Você tem plantações de maconha mas não são três pés de maconha, são plantações extensivas”, afirmou Weintraub ao Jornal da Cidade Online.
Também chamou as universidades de “madrassas de doutrinação”, em referência às escolas islâmicas. Desde que assumiu o cargo em abril, Weintraub protagoniza uma série de polêmicas com professores e alunos.
Além de sucessivas acusações sobre “balbúrdia” e “doutrinação” nas faculdades, ele tem apontado suposto excesso de gastos nas instituições e foi alvo de protestos após bloquear verbas – o dinheiro só foi liberado meses depois.
Em nota, a Andifes, associação que reúne os reitores das federais, disse que as instituições são sempre “objeto dos ataques” e da “retórica agressiva” do ministro. Conforme a entidade, Weintraub “ultrapassa todas as fronteiras” com a declaração, “ofendendo a um só tempo toda a comunidade acadêmica e a fé muçulmana”.
A Associação Nacional de Pós-Graduandos disse que o titular do MEC “mente, acusa sem provas, desrespeita a universidade, a produção científica e a comunidade acadêmica”. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro negou os rumores de que planeja trocar o ministro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
fonte:Exame.com - 23/11/2019

Deputado que disputa 38 com Bolsonaro teme que outro partido ‘roube’ número

Deputado Capitão Augusto (PL-SP) coordena a bancada da bala
© Zeca Ribeiro Deputado Capitão Augusto (PL-SP) coordena a bancada da bala
O deputado Capitão Augusto (PL-SP) tenta criar 1 partido com o número 38, o mesmo escolhido por Jair Bolsonaro para a Aliança pelo Brasil. De acordo com ele, foi má ideia do presidente dar tamanha publicidade à opção.
Capitão Augusto diz que há partidos mais próximos de serem registrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que poderiam se aproveitar da divulgação dada pelo presidente e ficar com o número. O tribunal não reserva números para partidos em processo de criação.
“É ruim para nós e para eles”, diz. O deputado tenta tirar do papel o Partido Militar Brasileiro. Afirma ter cerca de 500 mil assinaturas para a criação da legenda –pouco mais que o mínimo necessário. Elas precisam, porém, ser validadas.
A ideia de ter 38 como número do Partido Militar se consolidou em abril do ano passado, diz o deputado. O número faz alusão ao revólver mais conhecido do país, o popular “três oitão”, e ganhou uma enquete cujo outro concorrente era o 64, número que remete ao ano de 1964, quando os militares tomaram o poder.
“O Partido Militar tem como bandeira principal a segurança”, diz Augusto, destacando que os políticos que defendem essa pauta são, em grande parte, armamentistas. Ele próprio coordena a Frente Parlamentar da Segurança Pública, popularmente conhecida como Bancada da Bala.
Capitão Augusto diz ainda que haverá uma corrida pelo número no mínimo entre o Partido Militar Brasileiro e a Aliança Pelo Brasil. “Quem registrar primeiro, pega o 38.”
De acordo com ele, assinaturas feitas em pranchetas podem distorcer o resultado. Além disso, continua o deputado, pessoas mudam a forma de assinar eventualmente, e muitos dos registros dos cartórios seriam antigos.
“Os fóruns estão exigindo que seja idêntica em vez de semelhante. Isso atrapalha”, diz o deputado. “O problema é que o TSE está adotando 1 entendimento de que tem partidos demais no Brasil”, continua. “A gente percebe que vão arrastando os partidos que estão sendo criados.”
Perguntado se teme que o novo partido de Bolsonaro desidrate a sigla que tenta criar, o deputado negou. Segundo ele, a maioria dos brasileiros é de direita e “apenas as duas legendas” ocupariam essa parte do espectro político. 
fonte:Poder 360/ reprodução

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

STF: Fux derruba decisão que suspendeu processo contra Deltan no CNMP


O ministro Luiz Fux, integrante do STF e presidente do TSE (Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Folhapress)
O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), derrubou a decisão da 5ª Vara Federal de Curitiba que suspendia o julgamento de um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) contra Deltan Dallagnol no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), informa Julia Chaib.
Na liminar concedida nesta sexta (22), Fux ainda mandou o colegiado se abster de cumprir qualquer decisão judicial daqui em diante que determine a suspensão do PAD e que não tenha sido proferida pelo próprio ministro.
O processo contra Deltan está na pauta da próxima terça (26) do conselho. A análise do PAD já foi suspensa ao menos duas vezes.
A última decisão foi dada na quinta (21), quando a 5ª Vara Federal mandou a União cumprir determinação proferida pela magistrada titular da Vara, Anne Karina, no dia 11 de novembro.
Antes disso, o próprio Fux havia interrompido o processo contra o procurador. Esta semana, porém, ele voltou atrás.
A decisão do ministro desta sexta ocorre em resposta à reclamação apresentada pela União, que pediu a suspensão da eficácia do veredito da 5ª Vara Federal.
“A reclamação destina-se a preservar a competência desta Suprema Corte  e a garantir a autoridade de suas decisões”, escreveu Fux.
No caso, a União, representando o CNMP, alegou que cabe ao STF e não à primeira instância decidir sobre matérias relativas ao colegiado. A determinação de Fux vale até o resultado do julgamento da reclamação.
O PAD que foi alvo de discussão na Justiça e será analisado no CNMP foi aberto em abril deste ano.
A investigação tem o objetivo de verificar se o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba cometeu infração em entrevista à CBN. Na ocasião, o procurador disse que ministros do STF agiam em “panelinha” e, em algumas decisões, passavam “mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”.
fonte:coluna Painel/folha S. Paulo - 22/11/2019

Torcedor do River Plate imita macaco e revolta flamenguistas em Lima

Torcedor do River Plate imita macaco e revolta flamenguistas em Lima; veja
Foto: Reprodução / Vídeo Uol Esporte
Às vésperas da final final da Libertadores, torcedores de Flamengo e River tomaram as ruas de Lima, no Peru, com muita festa. Porém, o clima de paz não durou muito, já que um fã do time argentino imitou um macaco enquanto olhava para os flamenguistas. O ato acabou gerando muita confusão. 

Segundo o Uol, os rubro-negros foram tirar satisfação, e a confusão se iniciou. Os policiais apenas observavam de longe, e acabaram demorando para chegar no local e apaziguar a situação. Apesar do ato explícito de racismo, os torcedores do River foram liberados, o que revoltou ainda mais os flamenguistas. 

Flamengo e River Plate se enfrentam neste sábado (23), às 17h (horário de Salvador). 


fONTE: Bahia notícias