• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 19 de outubro de 2019

óleo nas praias :“Deixe de fazer política e trabalhe” diz Rui Costa a ministro do meio ambiente através do Twitter



[Rui Costa e Ricardo Salles batem boca através do Twitter: “Deixe de fazer política e trabalhe”]
 fotomontagem/ reprodução

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, respondeu um tuíte do governador Rui Costa, neste sábado (19), que cobrava um posicionamento do governo federal sobre as manchas de óleo que atingiram as praias da Bahia.
“Já foram removidas mais de 155 toneladas deste material, entretanto precisamos de um posicionamento e de resoluções do Governo Federal, através da Marinha e do IBAMA, que são os responsáveis pelo cuidado com o oceano, mas continuam em silêncio”, provocou Rui.
“Estive pessoalmente na Bahia anteontem, percorri de Salvador a Praia do Forte. Eu vi centenas de fuzileiros navais, agentes do IBAMA, equipes municipais, mas não vi ninguém do Governo Estadual”, respondeu Salles.
O governador logo rebateu o ministro: “De helicóptero realmente não tinha como ver. Fazer foto e dizer que trabalhou é muito fácil. Deixe de fazer política e trabalhe. O senhor já sabe o q causou esse gravíssimo acidente ambiental? Além de nada, o que o senhor fez? Não quero acreditar em preconceito contra o Nordeste”, insinuou.
Veja conversa:

 

“Você nos chamou de favelados”, diz dep. Dayane Pimentel a Eduardo Bolsonaro



[Racha no PSL: “Você nos chamou de favelados”, acusa Dayane Pimentel a Eduardo Bolsonaro no Twitter]
foto:redes sociais/reprodução
O clima tem azedado entre a deputada professora Dayane Pimentel e o clã Bolsonaro, impulsionador do seu nome na Bahia. 
Dessa vez o filho do presidente e colega de bancada do PSL na Câmara Federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), acusou o grupo que defende o partido de se afundar por conta própria e, em resposta, Dayane afirmou que Eduardo os teria chamado de favelados. As publicações foram feita no Twitter neste sábado (19).
Inicialmente Dayane republicou em sua conta uma publicação da deputada Joice Hasselman. “Exatamente, trabalhamos como loucos. Cada um fazendo sua parte e estamos sendo atacados por não concordar com um projeto de família. Queremos um projeto de país”.
Eduardo comentou: “Professora, vi o projeto de família nos áudios vazados. Vocês cada vez mais se afundam sozinhos. Lamentável... Fico imaginando a disposição do povo para acreditar que vale a pena votar em pessoas de fora da política em 2022... Mas vamos lá. Desistir jamais”.
A deputada baiana respondeu ao comentário de Eduardo. “Quando você nos chamou de “favelados” ninguém vazou áudio, mas ficamos sabendo. Só vale o que vaza? Aponte um único erro em meu mandato, Eduardo. Sou HONESTA, CAPACITADA e PATRIOTA. Não concordar com td NÃO me faz traidora. Sigo firme e farei um ÓTIMO mandato pelo Brasil”.

fonte:BNews - 19/10/19 -18h:36min.

Bahia: Militância do PT sinaliza para candidatura de Wagner em 2022

[
foto:reprodução/BNews

O senador Jaques Wagner (PT) aferiu bem a temperatura sobre sua candidatura para o governo do estado em 2022 neste sábado (19), durante 7º Congresso do PT em Salvador. 
Antes de começar a discursar, todos que estavam assistindo ao evento começaram a bater palmas, acompanhadas de gritos a favor do senador. "Eu sei que essas palmas são um recado ", reagiu ao momento. 
Após a fala de Wagner, todos entoaram gritos por sua candidatura. Só, então, o senador conseguiu começar o discurso. Veja o vídeo:

fonte:BNews c/adaptações
Vídeo: TV BNews/youtube

Salvador: Secretário de ACM Neto do PSL rompe com Bolsonaro


Foto: Bahia Notícias/reprodução
Resultado de imagem para alberto pimentel e dayane pimentel
A dep. Federal Dayane Pimentel, Bolsonaro e Alberto -foto:reprodução google

O secretário Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semte) de Salvador, Alberto Pimentel, acaba de declarar que não apoia mais o presidente Bolsonaro. A decisão foi tornada pública neste sábado (19). Em post intitulado “A verdade sobre a CRISE do Governo Bolsonaro com o PSL”, Pimentel escreveu “perco tudo, mas não perco a minha honra e nem a minha dignidade!”. O secretário sugeriu que casos obscuros da legenda devem vir a público.

“Tem muita água para passar por debaixo da ponte e no fim nada ficará encoberto”, vaticinou. Alberto Pimentel também fez menção ao encontro da bancada do PSL em que o deputado federal Delegado Waldir esbravejou críticas contra o presidente Bolsonaro.

Segundo Pimentel, quadros do PSL já estavam revoltados com a direção do governo. Pimentel também declarou que a mesma bancada foi “sempre leal” a Bolsonaro, mesmo sendo atacada “durante todo esse tempo”.  Informações do Bahia notícias.

Na UFBA: Projeto transforma óleo encontrado em praias em carvão

Projeto da Ufba transforma óleo encontrado em praias em carvão
Foto: Divulgação / Ufba
Diante do cenário de praias afetadas pelas manchas de petróleo, o Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba) tem tentado minimizar os efeitos negativos. Segundo o Correio, o Instituto criou uma técnica que transforma o óleo recolhido em carvão. Denominado de ‘Compostagem Francisco’, que trabalha com processos de compostagem acelerada, o projeto usa bioativadores criados no instituto que adiantam a degradação da matéria orgânica.

Conforme explicou a professora doutora Zenis Novais da Rocha, responsável pelo projeto, o tempo de o petróleo se degradar e virar carvão é de 60 minutos. Além da docente, quatro estudantes,  três de graduação e uma de doutorado trabalham na transformação do resíduo. Informações do Bahia notícias.

Em Santiago: Governo decreta estado de emergência após protestos


Manifestantes em protestos contra aumento das passagens de metrô em Santiago, no Chile (18/10/2019)
Manifestantes em protestos contra aumento das passagens de metrô em Santiago, no Chile (18/10/2019) (Carlos Vera/Reuters)
O presidente do Chile, Sebastian Piñera, decretou na noite desta sexta-feira (18) estado de emergência em Santiago, após a capital ser sacudida por violentos protestos contra o aumento das tarifas do metrô, que incluíram ataques a várias estações do serviço de transporte metropolitano, saques e incêndios. Segundo os primeiros relatórios da polícia, 19 estações de metrô e 16 ônibus urbanos foram danificados e 180 pessoas foram presas.
“Decretei o estado de emergência (…) e para sua aplicação designei o general de divisão Javier Iturriaga del Campo como chefe da defesa nacional, como determina a legislação”, declarou Piñera. “O objetivo do estado de emergência é muito simples, mas muito profundo: assegurar a ordem pública e a tranquilidade dos habitantes de Santiago”, completou.
Desde a segunda-feira (14), centenas de pessoas, especialmente estudantes do ensino médio e universitários, realizam medidas de protesto pelo aumento de 30 pesos no preço das passagens de metrô decretado há duas semanas. A passagem passou a custar até 830 pesos (R$ 4,80) na hora do rush. A governadora de Santiago, Karla Rubilar, definiu o levante “como um ataque nunca antes visto à cidade”.
Na sexta, os manifestantes compareceram em massa às estações de metrô e entraram sem pagar, enfrentando a polícia. Com o aumento das manifestações, o metrô de Santiago, que transporta diariamente quase 3 milhões de pessoas, fechou todas as estações, o que produziu o colapso do trânsito e e pedestres sem locomoção. A radicalização dos protestos causou graves desordens, com incêndios em vários pontos da cidade, saques e atos de vandalismo que geraram o caos na capital.
Ao decretar estado de emergência, que pode ser prorrogada com aval do Congresso Nacional, o general Iturriaga está autorizado a mobilizar os militares. “Assumi o controle e o comando das forças militares e as forças de ordem e segurança, e estamos autorizados a evitar que continuem cometendo desmandos e destruição na cidade e, o mais importante, a recuperar rapidamente os direitos e as liberdades das pessoas para que possam seguir exercendo a sua vida com normalidade”, disse o general em entrevista coletiva.
Embora tenha recomendado aos cidadãos que retornassem às suas casas, o general de divisão declarou que, por enquanto, não irá decretar o toque de recolher.
O metrô de Santiago é gerido por uma empresa privada que tem participação do Estado chileno. O preço das passagens é estabelecido pelo chamado Painel de Analistas com base em vários indicadores, como a inflação, o custo dos recursos para a operação, entre outros fatores, e é aprovado pelo Ministério dos Transportes.
Fonte: Veja (Com AFP e EFE)

Lava Jato: Moro passou por cima de MPF e ordenou ações diretas com PF, mostra Intercept

Site revela que Moro passou por cima de MPF e ordenou ações diretas com PF na Lava Jato
foto:Fabio Pozzebom/reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, quando era juiz ordenava ações da Polícia Federal mesmo sem pedido do Ministério Público Federal, o que é ilegal. A revelação foi divulgada neste sábado (19) pelo site The Intercept Brasil. Segundo áudios obtidos pelo veículo de imprensa, Moro não somente conspirou com os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, como também, desde o começo da operação, ordenou operações da Polícia Federal.

As provas aparecem em chats de grupos da Lava Jato no Telegram. O ex-juiz era apelidado de Russo pelos integrantes da Lava Jato. “Russo deferiu uma busca que não foi pedida por ninguém…hahahah. Kkkkk”, escreveu o delegado da PF Luciano Flores, em fevereiro de 2016, no grupo Amigo Secreto. “Como assim?!”, respondeu Renata Rodrigues, outra delegada da PF trabalhando na Lava Jato. Em resposta, Flores diz ao grupo: “Normal… deixa quieto…Vou ajeitar…kkkk”. 


Confira a reportagem completa no link abaixo do site Intercept Brasil.


https://theintercept.com/2019/10/19/sergio-moro-policia-federal-lava-jato/

STF: Fux nega pedido da OAB-BA para suspender decisão que permite nomear desembargadores


                                            foto:reprodução


O Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux negou um pedido de suspensão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) em relação à decisão da ministra Rosar Weber que permite o provimento das novas nove vagas para desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A decisão foi expedida na última quinta-feira (17).

No último mês, a OAB-BA se manifestou contra a decisão favorável ao TJ  de Rosa Weber, que seguiu parecer da então procuradora-geral da República, Raquel Dodge (leia mais aqui). Weber derrubou uma liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que impedia a nomeação dos desembargadores. 

A Ordem, então, entrou com um pedido de suspensão e um recurso, ambos para tentar impedir as nomeações. Ao analisar o pedido de suspensão, Fux considerou que “as objeções veiculadas na presente suspensão limitam-se a impugnar o mérito da decisão proferida, providência inviável nesta via processual”.

Para o ministro, “o pedido de suspensão se volta contra decisão proferida pela Ministra Rosa Weber que concedeu a segurança requerida pelo Estado da Bahia, no afã de anular o ato ali impugnado (acórdão proferido pelo Conselho Nacional de Justiça) Informações do Bahia notícias.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Em Salvador: Associação de juristas convoca protesto contra Sérgio Moro

                               foto:Divulgação/reprodução
Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) realizará na próxima segunda-feira (21), em Salvador (BA), o ato intitulado "#MoroMente". O evento acontece juntamente com o lançamento do livro "Relações Obscenas", que trata das revelações feitas pelo site The Intercept Brasil.
Os organizadores querem protestar com o que classificam de "ilegalidades" cometidas pelo ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e cobrar uma investigação rigorosa do caso. Os diálogos divulgados a partir de 9 de junho levam a crer que o magistrado supostamente orientava "clandestinamente" os trabalhos da acusação, chefiando e subordinando os procuradores da Lava Jato - o que viola a Constituição brasileira. O ministro nega as acusações.
Para a ABJD, sob o pretexto de combater a corrupção a qualquer preço, "Moro e membros do Ministério Público Federal (MPF) violaram leis processuais e garantias constitucionais, como a presunção de inocência". O evento será no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, a partir das 18h. Informações do BNews.

Rui Costa assina nota de repúdio após ataque de Bolsonaro a governador de Pernambuco

                               foto:reprodução/divulgação
Os governadores integrantes do Consórcio Nordeste, incluindo Rui Costa (PT-BA), manifestaram através de uma carta solidariedade ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), após um comentário do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O chefe do Palácio do Planalto chamou o governante nordestino de "espertalhão", pelas redes sociais, nesta sexta (18). 
Bolsonaro usou esse termo ao falar sobre a autoria da ideia do 13º salário do Bolsa Família. Ele compartilhou o vídeo de um apoiador que mostrava uma propaganda do governo pernambucano sobre o programa. "A desonestidade ainda persiste na política. O espertalhão da vez agora é o governador de Pernambuco, do PSB", tuitou o presidente.
Em Pernambuco, o projeto de pagamento do 13º foi aprovado em novembro de 2018, antes de o presidente assinar a medida provisória que o institui no âmbito federal. Assim, como explicam os governadores no texto, foi o governo pernambucano quem primeiro garantiu o beneficio. 
Paulo Câmara respondeu ao presidente também por meio das redes sociais. "A campanha eleitoral terminou. Em qualquer tempo, não faz sentido dedicar energia apenas para fabricar intrigas. É hora de governar. Fomentar falsas polêmicas só gera mais atraso. O Brasil tem 12 milhões de desempregados, com aumento da informalidade".
Na carta, os governadores dizem que "o Brasil precisa de seriedade, solidariedade, espírito público e entendimento". "O país precisa de reunião de esforços para superar enormes desafios. É fundamental que este compromisso, que todos esperamos ver cumprido pelos gestores públicos, não seja debochadamente ignorado por alguém que deveria ser uma de suas maiores referências".
Leia a carta na íntegra:
"CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
18 DE OUTUBRO DE 2019
Nós, governadores do Nordeste, gostaríamos de expressar nossa solidariedade ao colega Paulo Câmara, de Pernambuco, vítima de um descabido e desrespeitoso ataque proferido, hoje, pelo presidente Jair Bolsonaro.
Além de inverídica, a mensagem publicada possui um tom inaceitável, em qualquer situação, tornando-se ainda mais grave ao ser assinada pela mais alta autoridade do Poder Executivo nacional. É profundamente lamentável que a missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades.
A verdade dos fatos, apresentada na resposta do governador de Pernambuco, prevaleceu. Mas não poderíamos abrir mão de registrar esta nota de repúdio. O Brasil precisa de seriedade, solidariedade, espírito público e entendimento. O país precisa de reunião de esforços para superar enormes desafios. É fundamental que este compromisso, que todos esperamos ver cumprido pelos gestores públicos, não seja debochadamente ignorado por alguém que deveria ser uma de suas maiores referências.
Continuaremos a postos, unidos, e firmes no trabalho a favor da população, também permanentemente atentos à manutenção de um ambiente que favoreça o diálogo, o respeito às pessoas e o fortalecimento da democracia."    

fonte:Bnews/reprodução 18/10/19

PSL suspende cinco deputados federais ligados a Bolsonaro

foto:reprodução
Em uma investida contra o grupo bolsonarista, a cúpula do PSL decidiu aumentar o número de integrantes do partido com direito a voto nas decisões da sigla e suspender cinco deputados federais das atividades partidárias, reduzindo as chances do deputado Eduardo Bolsonaro (SP) se tornar líder da legenda na Câmara.
O partido aumentou de 101 para 153 o número de filiados com direito a voto em reuniões nacionais - os chamados convencionais. Dos novos convencionais, 34 têm mandato parlamentar. A maioria do grupo é alinhada com o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar. A mudança amplia o poder de Bivar, que trava uma disputa interna com o presidente Jair Bolsonaro sobre os rumos da sigla.As decisões foram anunciadas pelos líderes do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), e no Senado, Major Olimpio (SP), após reunião da direção nacional da legenda em um centro empresarial de Brasília.

Cinco deputados aliados a Jair Bolsonaro serão suspensos da atividade partidária: Carla Zambelli (SP), Filipe Barros (PR), Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG) e Carlos Jordy (RJ). De acordo com Coronel Tadeu (SP), com a suspensão, a assinatura desses parlamentares em listas para indicar um líder na Câmara não será válida. O movimento visa a enfraquecer as chances de Eduardo Bolsonaro ser colocado na função. "Esse é o efeito imediato. Se eles tentarem montar uma lista, perderam cinco votos", afirmou Tadeu.
A deputada Joice Hasselmann (SP) chegou a defender que o partido comece a discutir a expulsão de deputados que estão atacando a cúpula da legenda. "A porta da rua é serventia da casa", afirmou. "Alguns têm que ser expulsos." Ela defendeu que um dos alvos seja o deputado Daniel Silveira (RJ), que gravou o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), afirmando que iria "implodir" Bolsonaro.

Eduardo e Flávio

Outro movimento para diminuir a força de Jair Bolsonaro no partido será articular a destituição de Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, filhos do presidente da República, dos comandos do PSL em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.
A decisão deve ser sacramentada após aliados de Bivar nos dois Estados formularem uma proposta de substituição das Executivas estaduais do PSL. A sugestão deve ser formalizada na terça-feira, 22, à direção nacional.

Tentativa

Ao longo da reunião, houve tentativas de conciliação, mas, sem efeitos práticos. O grupo pró-Bolsonaro propôs um acordo para que deputados possam deixar a legenda sem o mandato. A tentativa foi rejeitada pela cúpula do partido. "Se estão cuspindo no prato do partido, que pulem do 17º andar para o precipício. O mandato é do partido", afirmou o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO).
Carla Zambelli (SP), da ala bolsonarista, afirmou que o tom de Luciano Bivar na reunião estava mais "conciliador", mas que a destituição de Eduardo e Flávio Bolsonaro dos diretórios nacionais apontava para o sentido contrário.
O presidente do PSL no Paraná, Fernando Francischini, propôs que a secretária-geral do partido, Flávia Francischini, com quem é casado, entregasse o cargo para que a função fosse ocupada por alguém indicado por Jair Bolsonaro. O gesto foi um aceno ao presidente da República e uma tentativa de pacificação. A decisão sobre esse ponto não foi anunciada. Informações do Estadão.