• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 16 de outubro de 2010

Brasileirão série B: Tricolor baiano segue firme em direção a série A

O atacante Adriano fez os 3 gols/Foto:Eduardo Martins/ag.atarde

Com a vitória de 3x0 sobre o Náutico de Pernambuco nesta tarde no estádio de Pituaçu em Salvador, o Bahia segue firme em busca da primeira divisão em 2011.

Com um excelente público e com muita motivação dos torcedores, o atacante Adriano fez os 03 gols da equipe e com essa vitória, a equipe soma 52 pontos estando na terceira posição e com chances de ir em busca do título, tendo em vista que a equipe do Curitiba perdeu para a equipe do Sport e manteve os 56 pontos, faltando 09 rodadas para o término da competição.

Brasília: TSE nega registro da candidatura de Paulo Maluf

Maluf pode não assumir em janeiro


O ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou o registro da candidatura de Paulo Maluf (PP) a deputado federal por São Paulo. Ele foi o terceiro candidato mais votado para o cargo, com 497.203 votos. Como Maluf foi barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com base na Lei da Ficha Limpa, os seus votos foram considerados nulos. O registro de Maluf foi negado pelo TRE-SP devido a pedidos de impugnação feitos pelo Ministério Público Eleitoral e por Adib Abdouni, advogado do delegado Protógenes Queiroz, eleito deputado federal pelo PC do B-SP. Maluf foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa devido ao artigo que diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que foram condenados por órgão colegiado por ato doloso de improbidade administrativa. De acordo com o ministro Marco Aurélio Mello, Maluf apresentou o recurso fora do prazo. Segundo o ministro, a partir da decisão do TRE-SP, que negou o registro, o candidato tinha três dias para recorrer. O prazo se encerraria no dia 3 de setembro, mas Maluf só entrou com recurso no dia 5. Ainda cabe recurso da decisão ao plenário do TSE. Informações da Agência Brasil.
Foto:Reprodução

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Educação: UNEB entrega seu primeiro veículo de acessibilidade

Foto: Anderson Freire/Ascom


A UNEB inaugurou ontem quinta-feira, dia 14 de outubro, seu primeiro veículo de acessibilidade. O carro, com capacidade para transportar até seis pessoas, vai atender prioritariamente pessoas com deficiências físicas permanentes e provisórias, obesos, gestantes e idosos do Campus I, em Salvador.

O veículo, que possui motor elétrico e chega a velocidade máxima de 50 km/h, teve investimento da administração central de R$ 33 mil.

O reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, presidiu a solenidade ao lado da vice-reitora, Amélia Maraux, e do diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), Djalma Fiuza, que apoiou diretamente a iniciativa. Também participaram do lançamento, realizado no hall da Reitoria, no campus, outros membros do grupo gestor, diretores de departamento, estudantes, professores e servidores da instituição.

Valentim reiterou o compromisso da gestão em tornar a UNEB uma instituição modelo em acessibilidade no estado durante os próximos anos.

“Os departamentos novos já contam com rampas de acessibilidade, pisos táteis e banheiros adaptados, que também serão disponibilizados, aos poucos, nos prédios antigos. A partir de hoje, a UNEB inicia a licitação da empresa que vai instalar nos campi de Salvador, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Serrinha os 12 elevadores já adquiridos pela universidade, e isso é só o começo”, sinalizou o reitor.

Valentim entregou a chave do veículo, de forma simbólica, à estudante de mestrado da UNEB Iracema Vilaronga – graduada no curso de Pedagogia da universidade −, a quem dedicou a conquista em razão de sua luta diária por vencer e romper barreiras.

Iracema, que é deficiente visual, enalteceu as ações encampadas pela universidade e lembrou das dificuldades vivenciadas durante a graduação que, por muito pouco, segundo disse, não a fizeram abandonar o curso.

“Muitas vezes, eu e minha irmã, que também é deficiente visual, pensamos em desistir do curso porque a falta de assistência naquele momento fez com que a gente duvidasse de nossa própria capacidade”, revelou a homenageada, citando que um meio de locomoção específico para os portadores de necessidades especiais é importante, assim como uma nova metodologia de ensino. “Tenho certeza que profundas mudanças estão por vir”, completou.
A vice-reitora destacou o pioneirismo das ações da UNEB voltadas para a acessibilidade: “Nossa instituição deu um exemplo fantástico de incorporação dessa política no momento em que o reitor passou a chave do veículo para as mãos da estudante”, comemorou.

A topografia acidentada do Campus I, segundo Djalma Fiuza, foi um dos motivos para a compra do veículo. O diretor da UDO explicou também como o benefício poderá ser utilizado: “A pessoa que necessitar do carro deve se dirigir a um dos seguranças do departamento, que fará contato com o motorista do veículo. O condutor está recebendo treinamento especial, e o serviço já deve estar disponível ao público na próxima segunda-feira (dia 18)”.
Fonte:texto Iza Florentino /Ascom-UNEB

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pernambuco: Empresário Iraniano é assassinado em Recife


A Polícia Civil de Pernambuco informou que trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte) para explicar o assassinato do empresário iraniano Bahman Gueranfar, 71. Segundo o delegado Wagner Domingues, da 3ª Delegacia de Homicídios, os criminosos levaram do apartamento da vítima R$ 45 mil e um notebook.

Polícia investiga morte de empresário iraniano em Recife e aguarda imagens do circuito de segurança

O iraniano foi encontrado morto em seu apartamento, no bairro de Boa Viagem, em Recife. O crime teria ocorrido na tarde de segunda-feira (11), mas o corpo só foi encontrado na quarta (13).

O delegado espera que, na sexta (15), as imagens do circuito interno do prédio onde ocorreu o assassinato sejam repassadas à polícia. As imagens poderão esclarecer as circunstâncias do crime.

Segundo a polícia, Gueranfar era dono de um prédio comercial na cidade e alugava salas para empresas. No corpo havia ferimentos que sugerem, de acordo com o delegado, golpes de martelo ou barras de ferro.

Domingues considera forte a hipótese de a vítima ter sido morta enquanto dormia. Ferramentas de construção foram encontradas no apartamento e encaminhadas à perícia.

Nesta quinta-feira, o porteiro do prédio e funcionários da vítima prestaram depoimento à polícia. As investigações, no entanto, ainda não podem apontar um suspeito.

Um dos filhos do iraniano, que mora na França, e uma filha, que mora no principado de Mônaco, estão vindo para o Brasil, segundo o delegado.
Fonte:Folhaonline
Foto:Divulgação

Brasil: Bahia fica de fora mais uma vez do horário de verão


Pelo sétimo ano consecutivo, a Bahia ficará de fora do horário de verão que começa no próximo domingo, dia 17, nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Nos próximos quatro meses, os relógios dos baianos terão uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Para os cidadãos, as mudanças no dia-a-dia serão pequenas: serão alterados o horário de funcionamento dos bancos e dos voos nos aeroportos do Estado, que seguem a marca dos ponteiros de Brasília.

No mundo dos negócios, no entanto, as mudanças são mais perceptíveis, já que as regiões atingidas pelo horário de verão representam cerca de 80% da economia brasileira. Por isso, as associações de classe ligadas à indústria, ao comércio e ao turismo pleiteiam, pelo segundo ano consecutivo, junto ao governo do Estado, a inclusão da Bahia no horário de verão.

Apesar de não quantificarem os prejuízos acarretados pela diferença de horário no Estado com a maior parte do País, os empresários defendem a adoção do horário de verão como forma de redução do consumo de energia. Segundo o Ministério das Minas e Energia, a adoção do horário de verão possibilitou a redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de "pico", entre 18 e 21h em todo o País.

O ministério, no entanto, justifica a não-inclusão dos estados do Norte e Nordeste alegando que “não foi recomendada devido aos pequenos benefícios estimados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)” para estas regiões.

Avaliações - Os especialistas no setor energético têm visões distintas sobre o tema. A professora Antônia Cruz, professora do curso de engenharia elétrica da Unifacs, defende uma reavaliação dos impactos do horário de verão no Estado.

“A Bahia deixou de adotar o horário porque não havia tanta representatividade em termos de redução no consumo de energia. Mas a realidade hoje é outra, a economia baiana cresceu muito nos últimos anos”, argumenta.

Já o professor Luiz Pontes, coordenador mestrado em energia da Unifacs, vê a adoção do horário de verão como uma questão política e que deve levar em conta não apenas os efeitos em relação ao consumo de energia. “Seria melhor para a economia baiana acompanhar as regiões Sul e Sudeste. A perda econômica pode acabar sendo maior do que a economia de energia elétrica”, avalia.

Adaptação - As mudanças nos relógios irá exigir uma adaptação das empresas que possuem negócios e interagem com matrizes ou fornecedores no Centro-Sul do País. “A antecipação do expediente bancário em uma hora poderá gerar problemas na consolidação de transações financeiras. Será um incômodo para a economia baiana”, avalia o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Victor Ventin.

É no segmento turístico, no entanto, em que se encontram as principais resistências à exclusão da Bahia no horário de verão. Segundo o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, a ampliação do tempo de luminosidade no final da tarde funcionaria como um atrativo a mais para os turistas. Ele, no entanto, ressalta que a diferença no horário em relação ao Centro Sul pode provocar a redução do fluxo de turistas no Estado.

O presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens na Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão, vê como principal desconforto as diferenças entre os horários dos voos nos aeroportos e a marca dos relógios no Estado. Segundo ele, São Paulo e Minas Gerais são os dois principais estados emissores de turistas para a Bahia e ambos estarão no horário de verão. “O turista acaba ficando confuso”, argumenta.


Fonte Texto:João Pitombo/ag.atarde

Imagem:Google

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Chile: Operação de resgate de mineiros tem sido um sucesso


Sobe para 27 o número total de mineiros resgatados da mina San José, em Copiapó, no Chile, até a noite desta quarta-feira, 11. Ainda falta socorrer seis trabalhadores que continuam soterrados. As autoridades chilenas iniciaram nesta manhã o resgate dos mineiros que tiveram problemas de saúde durante o confinamento. No início, eles optaram por retirar os mais experientes, que relataram as dificuldades do socorro antes da retirada dos colegas que estão com a saúde debilitada.

O primeiro mineiro com problemas de saúde a ser socorrido foi Mário Gómes Heredia, 63 anos, o mais velho dos soterrados. Ele, que tem mais de 50 anos de experiência com mineração, tem problemas de hipertensão. Mário, que estava com um terço pendurado no pescoço, saiu aplaudido pelos presentes e foi recebido pela mulher. O mineiro se ajoelhou no chão abraçado a bandeira do Chile e agradeceu pelo resgate.

Apesar de aparentar boas condições físicas, a saúde de Mário preocupa os resgatistas, já que ele reclamou de dificuldade para respirar após sair da "Fênix II" e precisou de oxigênio.

Álex Vega, que tem problemas de hipertensão e insuficiência renal, foi o décimo mineiro a ser resgatado. Ao sair, ele agradeceu aos resgatistas e abraçou sua mulher Jéssica Salgado.

Em seguida foram retirados Jorge Orellana, 56 anos, que foi recebido entre cantos e gritos pelos familiares e Edison Peña Villarroel, 34, que tem problemas auditivos, hipertensão e diabetes, Carlos Barrios, Víctor Bugueño, 33, Daniel Herrera e Víctor Segovia Rojas, 48. Edison foi o mineiro que mais sofreu com stress. Víctor Segovia apresentou sinais de esgotamento e foi atendido por médicos.

Com o andamento do resgate sem transtornos, o presidente do Chile Sebastián Piñera disse que a ação deve terminar antes do previsto. "Os prazos diminuíram. Estamos avançando a um ritmo de 40 minutos para cada resgate", disse Piñera, que acompanha a operação ao lado do gestor da Bolívia, Evo Morales. Antes de começar o resgate, a expectativa era que o último mineiro fosse retirado em até 48 horas após o início da ação.


Edison Peña foi o mineiro que mais apresentou sinais de stress durante confinamento na mina

Resgate - A operação, que acontece sem transtornos, começou às 23h20 desta terça, 12, com a descida do socorrista Manuel González, que passou instruções para os mineiros. O primeiro socorrido foi Florencio Ávalos, que foi recebido pela mulher e filho de sete anos em meio a aplausou e gritos de "Chi, chi, chi! Le, le, le!".

Os chilenos Florencio Ávalos, Mario Sepúlveda e Juan Illanes foram os três primeiros a ser resgatados. Na sequência, vieram o boliviano Carlos Mamani e os chilenos Jimmy Sánchez e Osmán Araya. Após horas de trabalho, os socorristas tiveram de interromper o resgate para consertar um problema na estrutura da "Fênix 2".

Único estrangeiro do grupo, Carlos Mamani, de 24 anos, é casado com Verónica Quispe e pai de uma menina de um ano e quatro meses. Ele estava trabalhando na mina San José havia apenas cinco dias quando ocorreu o desmoronamento no local no dia 5 de agosto.

Jimmy Sánchez, de 19 anos, é o mais jovem do grupo. Tem uma filha de três meses e quer se casar com a namorada, Helen Ávalos, de 17 anos. Ele queria abandonar a profissão de minerador e conseguir alguma outra para conciliar com os estudos.

Torcedor do clube Universidad de Chile, durante seu confinamento na mina recebeu uma camisa assinada por todos os jogadores da equipe. Ao sair, portava uma bandeira do clube com os dizeres "Mais que uma paixão, um sentimento".

Confira abaixo o nome e a ordem do resgate dos 33 mineiros:

1º- Florencio Ávalos: 31 anos, capataz, casado.

2º- Mario Sepúlveda: 40, eletricista, casado.

3º- Juan Illanes: 52, mineiro, casado.

4º- Carlos Mamani: 23, operador de máquinas pesadas, casado e pai de uma filha. Boliviano e único estrangeiro do grupo.

5º- Jimmy Sánchez: 19, mineiro, solteiro e o mais jovem do grupo.

6º- Osman Araya: 30, mineiro, casado, com três filhos.

7º- José Ojeda: 46, encarregado de perfuração, viúvo, diabético e autor da famosa mensagem "Estamos bem no refúgio, os 33".

8º- Claudio Yáñez: 34, operador de máquina, duas filhas.

9º- Mario Gómez: 63, motorista, casado e com quatro filhas.

10º- Alex Vega: 32, mecânico de máquinas pesadas, casado.

11º- Jorge Galleguillos: 56, mineiro experiente, casado, sofre de hipertensão.

12º- Edison Peña: 34, mineiro, solteiro.

13º- Carlos Barrios: 27, mineiro, solteiro.

14º- Víctor Zamora: 33, mecânico, casado.

15º- Víctor Segovia: 48, eletricista, casado e encarregado de registrar por escrito o que ocorre dentro da mina.

16º- Daniel Herrera: 27 anos, motorista de caminhão, casado.

17º- Omar Reygadas: 56, eletricista, casado, recém contratado para trabalhar na mina.

18º- Esteban Rojas: 44, encarregado de manutenção, casado.

19º- Pablo Rojas: 45 anos, encarregado de explosivos, casado. Trabalhava há menos de seis meses na mina.

20º- Darío Segovia: 48 anos, operador de máquina, casado.

21º- Yonni Barrios: 50, eletricista, casado e encarregado do acompanhamento médico dos mineiros por seus conhecimentos de enfermagem. É aguardado no exterior da mina por duas companheiras, que já brigaram.

22º- Samuel Ávalos: 43, mineiro, casado e com antecedentes no uso de entorpecentes.

23º- Carlos Bugueño: 27, mineiro, solteiro.

24º- José Henríquez: 54, encarregado de perfuração, casado e guia espiritual dos mineiros.

25º- Renán Ávalos: 29, mineiro, solteiro, irmão de Florencio Ávalos.

26º- Claudio Acuña: 44, operador de perfuradora, solteiro.

27º- Franklin Lobos: 53, motorista, solteiro e ex-jogador profissional de futebol.

28º- Richard Villarroel: 27, mecânico, solteiro.

29º- Juan Aguilar: 49, supervisor, casado.

30º- Raúl Bustos: 40, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha chilena em Talcahuano, porto destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro.

31º- Pedro Cortez: 24, eletricista, solteiro.

32º- Ariel Ticona: 29, motorista de máquina pesada, casado. Sua mulher, Margarita, deu à luz a terceira filha durante o pesadelo dos mineiros e a batizou de Esperanza a pedido do marido.

33º- Luis Urzúa: 54, topógrafo e chefe de turno, casado. É o lider do grupo.
Fonte:AFP/EFE/atardeonline
Foto:Césaro de Luca/EFE

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Economia: Desemprego cresce entre os mais pobres,indica estudo


A parcela mais pobre da população desempregada não foi beneficiada pela reativação do mercado de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre agosto de 2004 e agosto deste ano, a taxa de desemprego dos 20% mais pobres (com renda per capita domiciliar inferior a R$ 203,3 por mês) saltou de 20,7% para 26,27%, enquanto o desemprego total caiu de 11,4% para 6,7%.

Entre os 20% mais ricos (com renda per capita domiciliar superior a R$ 812,3 mensais) a taxa de desocupação despencou de 4,04% para 1,4% nesse mesmo período. As informações são de levantamento inédito feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base nos dados da pesquisa mensal de emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os números apontam para uma realidade mais dramática. Por si só, o forte crescimento da economia e do emprego formal não está sendo suficiente para fazer com que os mais pobres possam ter as mesmas oportunidades que as pessoas com maior renda têm de encontrar uma ocupação.

O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, afirmou que "as dificuldades enfrentadas por essas pessoas estão diretamente relacionadas com a baixa escolaridade".

... A questão é que o crescimento do emprego veio acompanhado de uma competição muito grande entre as empresas por trabalhadores qualificados. Quem não está preparado geralmente fica de fora. De acordo com o levantamento do Ipea, apenas 41,8% dos desempregados mais pobres frequentaram bancos escolares por período de 11 anos ou mais. Entre os mais ricos, o número sobe para 86,1%.

Outro fator que também pesa contra os mais pobres é a discriminação racial, tratamento injusto que ainda persiste em alguns setores do mercado de trabalho, mesmo que de forma velada. Os dados levantados pelo Ipea indicam que 23,3% dos desempregados pertencentes a famílias de baixa renda são brancos. Já a parcela dos desempregados de famílias mais abastadas é composta por 72,5% de brancos.


Fonte:PortalR7
Imagem:Google

Livro: Jornalista alemão compara ídolos do PT aos coronéis do NE



O que diz um jornalista alemão sobre os recentes avanços da economia brasileira e os escândalos políticos? O correspondente Alexander Busch, radicado no país há quase duas décadas, tenta responder no livro "Brasil, País do Presente - O Poder Econômico do Gigante Verde", lançamento da editora Cultrix.

Ele escreve para veículos como "WirtschaftsWoche" (Semana Econômica), "Handelsblatt (Jornal do Comércio) e a revista suíça "Finanz und Wirtschaft" (Finanças e Economia). O repórter foi criado na Venezuela, formou-se em jornalismo em Colônia (Alemanha) e estudou economia e política em Colônia e Buenos Aires. Vive e trabalha em São Paulo e Salvador.

Em sua obra, ele conta que o Brasil ainda é refém dos estereótipos como "futebol, samba, carnaval e praia, de uma sociedade profundamente injusta, marcada pela corrupção e pela violência bárbara". Isso fez, na análise do jornalista, que "a ascenção do Brasil à condição de potencial mundial" fosse ignorada, quase sem repercussão na Alemanha.

"O país já fracassou anteriormente em suas tentativas de ascensão, e depois disso deixamos de nos interessar por ele. Não é a primeira vez que o Brasil tenta 'decolar' rumo à condição de potência econômica mundial. Nos anos 70, o país vivia numa situação parecida com a da China de hoje", escreve Busch.

Ao retratar as últimas transformações do Brasil, o correspondente cita detalhes do cotidiano. "Quando quero dar a um visitante uma ideia do boom econômico brasileiro dos últimos anos, levo-os de metrô até a Zona Leste de São Paulo. Em 10 anos, essa região da metrópole de 12 milhões de habitantes viveu uma ascensão surpreendente. Ainda em meados dos anos 90, a Zona Leste parecia não ter futuro", narra na página 27.

Ele também descreve os efeitos do crescimento do mercado interno ("Os shopping centers cada vez mais numerosos e geralmente abarrotados da antiga periferia") e das mudanças na paisagem urbana ("As igrejas católicas desapareceram. Os evangélicos dominam totalmente a Zona Leste. Seus templos parecem com versões da Acrópole nos parques de Walt Disney").

Os capítulos mais contundentes avaliam o desencanto da classe média com os escândalos de corrupção que atingiram o governo do presidente Lula. "Para a grande maioria dos brasileiros, os políticos são invariavelmente corruptos, os partidos são organizações mafiosas e Brasília é um antro de devassidão", compara Busch.

O correspondente relembra os casos de corrupção mais ruidosos e como o governo Lula se comportou nesses episódios. "As diferenças de renda, o baixo nível educacional da maioria e a pobreza ainda arraigada tornam o Brasil um alvo fácil de políticos demagogos", observa o jornalista.

Ele escreve que "todos ficaram muito decepcionados ao perceber que os ídolos da esquerda brasileira eram tão cínicos, tão corruptos e tão sedentos de poder quanto os velhos 'coronéis' do Nordeste ou os 'dinossauros' da política, como o paulista Paulo Maluf".

Leia trecho de "Brasil, País do Presente - O Poder Econômico do Gigante Verde".


Hoje em dia, a classe média costuma zombar do português "errado" do presidente, costuma rir de suas metáforas desajeitadas e sem graça, de suas "gafes" desastradas em discursos oficiais ("Quem chega a Windhoek não parece que está num país africano, tudo aqui é tão limpo e ordeiro"). Outros reclamam do famoso escândalo do "Mensalão", o esquema de pagamento de propinas patrocinado pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Deputados oposicionistas recebiam uma "mesada" para votarem a favor do governo em decisões importantes. Era um verdadeiro salário "por baixo do pano". A maioria dos "companheiros" de Lula na liderança política (inclusiva o poderoso José Dirceu, ex-militante esquerdista, ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil) foram envolvidos no escândalo e tiveram que renunciar.

Para Lula e "seus companheiros", o prejuízo político desse esquema de corrupção foi enorme. Afinal, o PT e seus líderes não representavam só os sindicatos e classe trabalhadora. A classe média e os funcionários públicos também votaram no PT, pois encarnavam um Brasil novo e democrático que já não tinha nada a ver com os antigos clãs políticos. Por isso, todos ficaram muito decepcionados ao perceber que os "ídolos da esquerda" brasileira eram tão cínicos, tão corruptos e tão sedentos de poder quanto os velhos "coronéis" do Nordeste ou os "dinossauros" da política, como o paulista Paulo Maluf.

José Dirceu, o homem que organizou a vitória de Lula em 2002, é uma figura emblemática. Tinha uma reputação lendária entre os intelectuais brasileiros. Segundo ele conta aos amigos íntimos sobre seu aprendizado político, seu lema na juventude era "matar ou morrer". À primeira vista, isso pode parecer um exagero. Hoje, Dirceu é um senhor de 64 anos, meio calvo, que usa óculos dourados e ternos elegantes. Mas, em 1968, o líder estudantil foi preso pelos militares. Saiu da prisão junto com outros esquerdistas, em troca da liberdade do embaixador norte-americano sequestrado. No exílio em Cuba, recebeu treinamento de guerrilha para a futura revolução brasileira. Depois de uma operação plástica no rosto feita por cirurgiões chineses, voltou secretamente ao Brasil com outros 28 "companheiros". Só oito deles sobreviveram ao primeiro ano da "Operação Primavera". Dirceu usava a identidade falsa de Carlos Henrique de Mello, comerciante de tecidos no interior do país. Casou-se e teve um filho. No dia da anistia política, em agosto de 1979, sua família soube tudo sobre sua identidade verdadeira. Dirceu voltou para Cuba e desfez a operação plástica. De novo no Brasil, começou sua segunda carreira política no Partido dos Trabalhadores, o PT.

Como presidente do PT, usou mão de ferro para unir um partido fragmentado em diversas facções em torno de uma ala de centro, chamada "Corrente Majoritária". O ex-guerrilheiro não se acanhou de costurar alianças com a casta política reacionária -pois, sem esse tipo de pacto, nada acontece no maior país da América Latina. E ainda conquistou um aliado importante para acalmar os receios da economia brasileira diante do esquerdista Lula: o vice-presidente José Alencar, justamente um empresário do ramo têxtil cuja empresa fica numa das regiões mais pobres e de salário mais baixo do país. Os estratagemas deram certo: Lula foi eleito em 2002 e Dirceu tornou-se chefe da Casa Civil.

O desastre aconteceu três anos depois: em 2005, Dirceu foi cassado em seu mandato como deputado federal. Antes disso, já tinha renunciado a todos os seus cargos no governo Lula. Os deputados chegaram à conclusão de que Dirceu era o cérebro do "Mensalão" - a máquina de corrupção do Congresso. Outros altos dirigentes do PT, implicados com as denúncias de corrupção, afundaram também no mar de lama. Hoje em dia, poucos fundadores do partido ainda têm uma reputação sem manchas. Exemplo disso é José Genoíno, ex-presidente do PT e deputado federal com votação recorde em várias eleições. Na única tentativa de organizar uma revolução no interior do Brasil, quase todos os seus companheiros de guerrilha foram massacrados pelos militares. Genoíno sobreviveu por um triz, foi torturado e amargou cinco anos de prisão. Depois disso, tornou-se um dos principais parlamentares do PT e hábil negociador da abertura democrática. Mas, em 2005, um assessor de seu irmão José Nobre Guimarães foi detido no aeroporto com 100.000 dólares escondidos na cueca. Genoíno teve de renunciar ao cargo de deputado e à presidência do partido.

José Dirceu, antigo líder esquerdista, vive hoje uma situação incômoda: quando aparece em público - num restaurante ou num aeroporto -, é recebido com vaias e insultos. Retomando a profissão de advogado depois da cassação, tornou-se lobista de empresas estrangeiras que querem investir no Brasil. Ganha um bom dinheiro com isso, pois tem influência sobre políticos de esquerda no Brasil, em Cuba e no Caribe. Seus clientes incluem donos de multinacionais latino-americanas como o mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, ou Ricardo Salinas do Banco Azteka, que recentemente fez investimentos maciços no Brasil. É uma ironia da História o fato de que o ídolo esquerdista de toda uma geração seja hoje consultor de bilionários estrangeiros. O próprio Lula quase não foi afetado pelos escândalos. Em 2005, apesar das ameaças de impeachment que pareciam tornar improvável sua sobrevivência política, ele se recuperou sem grandes problemas. Ganhou as eleições presidenciais de 2006 e cumpre seu segundo mandato com índices de popularidade de mais de 70%. Na conferência do G20 (Grupo dos 20) em Londres, o presidente norte-americano Barack Obama chamou Lula de "político mais popular do mundo". Muitos brasileiros - sobretudo os de classe média -afirma que o "Mensalão" do PT foi o pior escândalo de corrupção na história do Brasil. Mas eu vejo a coisa de outra maneira. Acho que antes disso a política brasileira tampouco se caracterizava pelo jogo limpo. Não quero com isso embelezar a corrupção no governo petista -quero apenas relativizá-la. Em comparação com os anos 80 e 90, quando grandes escândalos foram denunciados pela imprensa, nos últimos dez anos a economia brasileira atingiu dimensões diferentes. "Uma fatia de 10% não deixa de ser uma fatia de 10%", disse Larry Rohter, ex-correspondente do "New York Times", sobre os vários escândalos de corrupção no Brasil. "A diferença é que, hoje, o bolo é muito maior."

Lula consegue amenizar as tensões sociais, mas ninguém o aplaude por isso

Para mim, o principal mérito de Lula é a ampliação da igualdade social no Brasil. Mas não entendo por que esse feito é ignorado justamente pelas classes mais altas. Lula não aboliu nenhum de seus privilégios. Nos anos do boom econômico, ela não reduziu os lucros recordes dos bancos, da iniciativa privada, da agroindústria e dos produtores de matérias-primas - como aconteceu nos países vizinhos. Pelo contrário, nos dois mandatos de Lula, todas as camadas da sociedade tiveram elevação de renda notável.

Garantindo a sobrevivência dos mais pobres, Lula desarmou a "bomba-relógio" dos conflitos sociais no Brasil. Não é pouca coisa. Muitas gerações de políticos não fizeram isso antes dele. Trata-se de um fator decisivo da atual estabilidade política. Aliás, ninguém garante que essa estabilidade dure para sempre, pois as diferenças de renda, o baixo nível educacional da maioria e a pobreza ainda arraigada tornam o Brasil um alvo fácil de políticos demagogos. Reportagem republicada da folha de São Paulo online de 12/10/10.


Foto:Folhaonline

Educação: Governo edita MP para merenda escolar


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) vai receber R$ 968 milhões para despesas com a merenda de alunos da educação infantil e do ensino fundamental e médio de escolas públicas e filantrópicas.

A edição de ontem (11) do Diário Oficial da União publica medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizando o repasse dos recursos, que se somam aos gastos municipais com a alimentação escolar.

O repasse também visa a desenvolver as áreas produtivas nos estados e municípios, pois o dinheiro tem que ser gasto na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

O dinheiro proveniente da União para a alimentação escolar este ano foi orçado em R$ 3 bilhões, como contrapartida às despesas de estados, do Distrito Federal e dos municípios nesse segmento.

Desde janeiro deste ano, o governo federal gasta R$ 0,30 por dia para os alunos da maioria das escolas. Nas creches e escolas indígenas e de quilombolas, o valor diário por aluno é de R$ 0,60 e nas de ensino integral, de R$ 0,90.

O Pnae foi implantado em 1955 e beneficia atualmente 47 milhões de estudantes, número que até 2008 era de 34,6 milhões. A elevação para o patamar atual se deve à inclusão no benefício de alunos do ensino médio e que frequentam cursos de educação de jovens e adultos (EJA).

O dinheiro da União para essa conta é repassado com base nos números do Censo Escolar do ano anterior nos estados e municípios. A prestação de contas é feita aos conselhos de Alimentação Escolar em cada ano, até o dia 15 de fevereiro, pelas secretarias municipais e estaduais de Educação.

Elas enviam relatório das contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até o dia 31 de março de cada ano. Fiscalizam também a aplicação do dinheiro o Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria Federal de Controle Interno e o Ministério Público.

O fornecimento de alimentação nas escolas visa a atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis.


Fonte:TribunadaBahia
Imagem:Google

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

China: Esposa do prêmio Nobel da paz está "desaparecida"

Foto: STR/AFP

Os meios de comunicação na China, três dias após o anúncio de que o intelectual Liu Xiaobo havia ganhado o Prêmio Nobel da Paz, continuam sob forte censura. Nenhuma notícia sobre o fato é divulgada em jornais, revistas, agências de notícias, rádio ou televisão. Até mesmo a internet no país está bloqueada e a qualquer menção do nome do preso político, o acesso é impedido pelo servidor. O que é mantido em segredo também é o paradeiro da esposa de Xiaobo, Liu Xia. Ela está “desaparecida” desde que foi levada sob custódia para a prisão onde o marido cumpre pena, para informar-lhe sobre o prêmio. A Anistia Internacional (AI), em comunicado, já exigiu às autoridades chinesas que revelem imediatamente o paradeiro dela. Informações do site Bahia notícias.

domingo, 10 de outubro de 2010

Brasileirão série A: Confira os resultados da rodada deste domingo

O vitória perdeu mais uma Foto:Ueslei Marcelino/AE

São Paulo:

Corinthians 3 x 4 Atlético-Go

Minas Gerais

Cruzeiro 1 x 0 Fluminense

Fortaleza

Ceará 2 x 0 Guarani

Porto Alegre

Inter 1 x 0 Atlético-MG

Goiânia

Goiás 1 x 0 Vitória

Rio de Janeiro

Botafogo 0 x 0 Palmeiras

Santa Catarina

Avaí 2 x 2 Flamengo


Mundo: Choques entre homófobos e policiais ferem 57 em Belgrado

Confronto deixa 57 pessoas feridas

Ao menos 57 pessoas ficaram feridas, sendo 46 policiais, em confrontos entre policiais e grupos de jovens contrários à primeira Parada do Orgulho Gay realizada neste sábado, 10, em Belgrado, conforme detalha o centro sérvio de urgência. Com cerca de 1 mil participantes, o desfile ocorreu em meio a fortes medidas de segurança.

Antes do início da parada gay, grupos de oposição à manifestação atacaram policiais com pedradas, garrafas e tijolos em diferentes acessos às ruas do desfile, no centro da cidade, onde ficam prédios de várias instituições públicas.

Mais de 5 mil policiais estão no centro da cidade. Helicópteros também auxiliam na operação.

Na praça de Slavija, os agentes utilizaram gás lacrimogêneo para dispersar 150 pessoas. Mais tarde, o mesmo grupo destruiu um veículo policial e quebrou vidros de dois ônibus.

Em outras regiões do centro, extremistas quebraram contêineres, automóveis e postes de energia elétrica. Eles ainda incendiaram o prédio da sede do Partido Democrático (DS), o principal da coalizão governante.

O ministro da Defesa sérvio e membro do DS, Dragan Sutanovac, declarou que o ataque à sede do partido é uma agressão contra a vida das pessoas que trabalharam no prédio e uma demonstração de um grande ódio, que não tem relação com a passeata do orgulho, só serviu de pretexto.

"Isto foi planejado por organizações nacionalistas", disse o ministro, quem informou que há indícios de que os atacantes usaram armas de fogo.

"Enviamos hoje ao mundo uma imagem ruim de Belgrado, mas também foi mostrada a determinação do Estado e da Polícia de opor-se de forma adequada a esses grupos", disse Sutanovac.

Os "protestantes" atacaram a sede do Partido Socialista da Sérvia (SPS), da coalizão governante e liderada pelo ministro do Interior, Ivica Dacic.

Ao fim do desfile, os participantes se reuniram no Centro de Cultura Estudantil, no centro de Belgrado, onde realizam uma festa e depois foram levados para suas casas em veículos policiais.

Algumas organizações ultradireitistas exigiam das autoridades o cancelamento "da vergonhosa e desnecessária" manifestação, e realizaram protestos "em defesa da família" e "passeatas de resposta" ao desfile dos homossexuais.

No ano passado, a Parada do Orgulho Gay em Belgrado teve de ser cancelada devido à ameaça de grupos nacionalistas radicais e à pouca coordenação entre as instituições estatais e os organizadores da manifestação.

Em 2001, antes da primeira parada gay na capital sérvia, radicais atacaram e feriram vários participantes e policiais que protegiam o desfile, fato que acabou impedindo a sua realização.

Foto:EFE/Srdjan Suki
Fonte:EFE/Folha