• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 7 de março de 2020

No Paraguai: Juíza acata decisão do MP e ordena prisão de Ronaldinho Gaúcho e Assis


Juíza acata decisão do Ministério Público do Paraguai e ordena prisão de Ronaldinho Gaúcho
foto:reprodução/TV Globo


A juíza paraguaia Clara Ruíz Díaz decidiu por acatar o pedido do Ministério Público paraguaio para que Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Roberto de Assis, cumpram uma prisão por tempo indeterminado. O cárcere pode ser de até seis meses enquanto se investiga o que ela classificou como “grave delito que atenta contra os interesses da República”. A audiência durou cerca de sete horas, de acordo com a Folha de S. Paulo.

O ex-atleta brasileiro e o irmão entraram no Paraguai com documentos falsos. A justiça do país argumenta que eles não explicaram o motivo pelo qual fizeram isso. A defesa de Ronaldinho e de Roberto chegou a pedir que a prisão fosse domiciliar, porém, para isso, teriam de apresentar documento que demonstrasse residência no país ou propriedade ou aluguel de algum imóvel.

“Eles não mostraram nenhum documento que demonstrasse que mereciam esse benefício da prisão domiciliar”, argumentou a Justiça.

A defesa disse que irá apelar.  

fonte:BN  - 07/03/2020

Nos EUA: Bolsonaro exclui Folha de S.Paulo da cobertura de jantar com Trump

O presidente Jair Bolsonaro em uma de suas paradas em frente ao Alvorada. Em 18 de fevereiro, o presidente fez 1 comentário de cunho sexual a respeito de uma jornalista da Folha de S.Paulo
© Sérgio Lima/Poder360 17.dez.2019/reprodução
O presidente Jair Bolsonaro excluiu profissionais da Folha de S.Paulo da cobertura do jantar que terá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite deste sábado (7.mar.2020).
O encontro com Trump será no resort do norte-americano em Mar-a-Lago, perto de Miami, na Flórida. O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo do Brasil, autorizou 15 jornalistas a cobrir o evento.
Repórteres da TV GloboRecord TVBandSBT, Bloomberg, Reuters, Jovem Pan, BBC Brasil, Metrópoles, O Globo, O Estado de S. Paulo e EBC foram autorizados a participar da cobertura.
De acordo com a Folha de S.Paulo, este foi o único veículo brasileiro com correspondentes nos Estados Unidos a ser excluído do evento.
A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) teria dito ao jornal que o critério para fazer a lista dos profissionais que irão a Mar-a-Lago é “fazer a cobertura diária” do Palácio do Planalto. A Folha de S.Paulo, no entanto, tem 2 ou mais repórteres que fazem esse trabalho todos os dias.
O jornal divulgou uma nota na qual afirmou que “a Presidência mais uma vez discrimina a Folha, o que já se tornou 1 método de perseguição”.
“O jornal continuará cobrindo esta administração de acordo com os padrões do jornalismo crítico e apartidário que o caracteriza e que praticou em relação a todos os governos.” 
Bolsonaro se manifestou diversas vezes contra o jornal, inclusive excluindo-o de licitação do Planalto para renovação de assinaturas. O presidente também já sugeriu que empresas parassem de anunciar na Folha de S.Paulo.
Jair Bolsonaro já mandou repórter da Folha de S.Paulo calar a boca na frente do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência e fez piada de conotação sexual com uma repórter desse veículo.
Nesse caso, Bolsonaro falou que a profissional queria “dar o furo a qualquer preço” contra ele. No jargão jornalístico, “furo” é antecipar os concorrentes numa notícia. Ou seja, informar antes dos demais.
As declarações do presidente foram repudiadas por diversas autoridades e entidades jornalísticas numa série de ocasiões. Existe no meio jornalístico o debate sobre a continuidade ou não da cobertura no Alvorada.
É na frente de sua residência oficial, onde recebe apoio de populares, que Bolsonaro profere a maior parte dos insultos à categoria. Inflamados pela ocasião, os apoiadores também costumam hostilizar a imprensa no local.
fonte:Poder360 - 07/03/2020 - 23h:16min.

Brasil: Congressistas reagem a Bolsonaro por vídeo convocando protestos

Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto
foto:reprodução
Congressistas reagiram neste sábado (7.mar.2020) ao discurso no qual o presidente Jair Bolsonaro convoca a população para as manifestações do dia 15 de março.
O líder do PT na Câmara, deputado Ênio Verri (PR), afirmou ao Poder360 que o presidente tenta desviar o debate sobre a Economia em seu governo.
“É muita coincidência o presidente Bolsonaro 1º dizer que não tem nenhum envolvimento com a manifestação de 15 de março e, depois que sai o resultado do PIB [Produto Interno Bruto], começa a fazer movimentos para que o debate sobre a política econômica seja desviado”, afirmou.
Verri lembrou que o humorista Márvio Santos, conhecido como Carioca, saiu do Palácio da Alvorada –residência oficial da Presidência– caracterizado como Bolsonaro justamente no dia em que houve anúncio sobre o crescimento do país. O PIB cresceu 1,1% em 2019, abaixo das estimativas iniciais do governo.
Naquela ocasião, Carioca desembarcou do comboio presidencial e ofereceu uma banana aos jornalistas que estavam no local para questionar Bolsonaro sobre a divulgação do indicador econômico mais importante do Brasil. O presidente apareceu depois e colocou o humorista para dar a resposta.
“Ele [Bolsonaro] coloca o palhaço no dia de anunciar o PIB, coloca o debate do Orçamento impositivo, que ele pediu para ser feito e muda de assunto agora… E, agora, convoca a população, que ele disse que não convocaria, para isso”, afirmou o líder do PT.
Antigo aliado de Bolsonaro, o senador Major Olímpio (PSL-SP) disse que a interpretação “da maioria” dos congressistas é de que “Bolsonaro assumiu que vai para o pau contra o Congresso”. Como consequência, apontou ele, “certeza de muita confusão e trancamento das pautas”.
“Como bombeiro, vejo muita dificuldade para apagar 1 incêndio destas proporções”, acrescentou.
Líder do PSOL na Câmara, a deputada Fernanda Melchionna (RS) afirmou ao Poder360 que a convocação de Bolsonaro é “gravíssima” e “precisa ser repudiada”. A melhor forma de repúdio, disse ela, é com manifestações populares nas ruas para “alterar a correlação de forças”.
Por isso, afirmou Melchionna, “é tão importante” o calendário de atos no mês de março –quando há o Dia Internacional da Mulher (08) e quando completam 2 anos da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), no dia 14.

CONTEXTO

O posicionamento do governo pró-manifestações se tornou público a partir de declarações do ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, vazou uma declaração do ministro de que o Congresso “chantageava” o Executivo.
Diferentes autoridades repudiaram o posicionamento de Heleno. Entre elas, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), além de outros deputados e senadores.
As declarações do ministro, no entanto, ganharam respaldo nas redes sociais, entre apoiadores do presidente. Depois, Bolsonaro usou seu WhatsApp pessoal para divulgar vídeo que convocava a população para os protestos.
Já neste sábado (7.mar), Bolsonaro pela 1ª vez se posicionou publicamente a favor dos atos, ressalvando que não se trata de 1 ataque aos demais Poderes da República. As manifestações têm uma pauta anti-Congresso, mas ele disse que “quem diz que é 1 movimento impopular contra a democracia está mentindo e tem medo de encarar o povo brasileiro”.
“Dia 15 agora tem 1 movimento de rua espontâneo, é 1 movimento espontâneo e o político que tem medo de movimento de rua não serve para ser político”, completou.
fonte:Poder360.com

Brasil: Carioca com Bolsonaro é 'lamentável' e 'deprimente' diz imitador de Dilma


Bolsonaro ao lado do humorista Carioca no Palácio da Alvorada - DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
foto:reprodução Dida Sampaio - 07/03/2020

Um dos maiores imitadores da ex- presidente Dilma Roussef, o humorista Gustavo Mendes afirmou ao site UOL que a presença do humorista Carioca ao lado do presidente Bolsonaro na semana passada como "lamentável" e "deprimente". Confira a reportagem completa no link abaixo:


https://jorgeluizfiqueinformado.blogspot.com/2020/03/salvador-prefeitura-entrega-parque-dos.html

Salvador: Prefeitura entrega Parque dos Ventos a população


Foto: Divulgação/Secom
Parque dos  ventos na Boca do Rio/foto:Divulgação/Secom
Com investimento de R$ 10 milhões, o Parque dos Ventos, localizado na região do antigo Aeroclube, na orla da Boca do Rio, dispõe de pista de skate street, cuja composição simula obstáculos de rua como escadarias, rampas e corrimões; ciclovia de três quilômetros; uma pump track – pista ciclística de circuito contínuo, com lombadas.
Também tem morros de terra arredondados e curvas levemente inclinadas; além de um local destinado exclusivamente à pratica do parkour. De acordo com a prefeitura, haverá a presença permanente da Guarda Civil Municipal (GCM) e monitoramento por câmeras 24 horas.
O Parque dos Ventos é todo iluminado em LED, destaca a gestão municipal, e foi construído com a proposta de funcionar como um centro esportivo voltado tanto para atletas profissionais quanto amadores. Um dos destaques do equipamento é a estrutura de dez metros de altura para atividades de rapel e escalada.
“A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) fez o projeto e fizemos a obra. Aplicamos aqui recursos da venda de terrenos que a Prefeitura tinha na cidade e que não tinham utilidade, dinheiro que também foi destinado para a construção do Hospital Municipal de Salvador e do próprio Centro de Convenções”, revelou ACM Neto, durante a cerimônia de inauguração, realizada na tarde de ontem.
Lá, ainda é possível encontrar um parque infantil, com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, tabelas de basquete, quadra de vôlei, área para contemplação e piquenique, anfiteatro com capacidade entre 100 a 150 pessoas, quatro morrotes (pequenos morros) ligados por pontes de madeira laminada e estrutura metálica, escorre gadeiras naturais, quiosques, sanitários e passeio para realização de caminhada com área para uso de patins.
O estacionamento dispõe de 150 vagas, portaria e pequeno ambulatório. Já o paisagismo do local é composto por 210 coqueiros, 35 amendoeiras, 30 algodoeiros, 25 aroeiras de praia, 30 abricós de praia, 30 cocolobas uvíferas, 30 ciccas e 60 fícus de praia. Foram aplicados, ainda, 64 mil m² de grama.
fonte:Site Bahia.Ba - 07/03/2020

Confira as datas do exame da OAB em 2020

OAB 2020: confira as datas do exame da Ordem; ainda dá tempo para se preparar
foto:divulgação
Muitos graduandos e profissionais formados se inscrevem para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), considerada um dos processos mais concorridos e difíceis do país. 
O exame da ordem serve para avaliar os conhecimentos dos estudantes do curso de Direito e aprová-los para advocacia no país. Por isso, a Coordenação Nacional do Exame de Ordem disponibilizou o calendário da OAB 2020 para que ninguém perca os prazos.
O exame é aplicado três vezes no ano, em forma de duas etapas. Na primeira fase, é necessário responder uma prova com 80 questões objetivas. A segunda etapa é formada por quatro questões dissertativas, além de uma peça processual que deve ser produzida de acordo com a área escolhida durante a inscrição. Vale lembrar que a prova é obrigatória para quem deseja trabalhar como profissional registrado.
Confira abaixo o calendário OAB 2020
XXXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 02/12/2019
Período de Inscrição 02/12/2019 a 09/12/2019
Prova Objetiva - 1.ª fase 09/02/2020
Prova prático-profissional - 2.ª fase 05/04/2020
XXXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 01/04/2020
Período de Inscrição 01/04/2020 a 08/04/2020
Prova Objetiva - 1.ª fase 14/06/2020
Prova prático-profissional - 2.ª fase 09/08/2020

XXXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 10/08/2020
Período de Inscrição 10/08/2020 a 17/08/2020
Prova Objetiva - 1.ª fase 18/10/2020
Prova prático-profissional - 2.ª fase 06/12/2020
fonte:Acorda cidade c/adaptações 07/03/2020

Hotel usado para quarentena de coronavírus desaba na China e deixa 70 pessoas presas



XANGAI - Cerca de 70 pessoas ficaram presas neste sábado, 7, depois que um hotel usado para quarentena de coronavírus desabou na cidade chinesa de Quanzhou, na província de Fujian, informaram autoridades no site oficial da cidade.
Um vídeo publicado online mostrava equipes de resgate vestidas de laranja escalando montes de entulho. Não estava claro a altura do prédio antes de desabar, mas parecia haver propriedades comerciais no nível da rua.
O edifício desabou por volta das 11h30 (GMT) e 34 pessoas foram resgatadas nas duas horas seguintes, disseram as autoridades de Quanzhou.
O People's Daily oficial disse que o hotel abriu em junho de 2018 com 80 quartos e estava sendo usado para colocar pessoas em quarentena durante o surto de coronavírus.
O governo da província de Fujian disse que, na sexta-feira, a província tinha 296 casos de coronavírus e 10.819 pessoas foram colocadas em observação após serem classificadas como suspeitas de contatos próximos.
Nenhuma razão foi dada para o colapso do hotel. A agência oficial de notícias Xinhua disse que o comitê responsável pela segurança do trabalho no Conselho de Estado, gabinete da China, enviou uma equipe de trabalho de emergência para o local.
fonte: Redação, O Estado de S.Paulo /REUTERS

Testemunhas de Jeová são investigadas sob suspeita de ocultar crimes sexuais


Mãos de mulheres que denunciaram  abusos e assédios-foto:Rubens Cavallari/folhapress/reprodução

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NO LINK ABAIXO DO SITE UOL/FOLHA de HOJE(7)



https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/03/testemunhas-de-jeova-sao-investigadas-sob-suspeita-de-ocultar-crimes-sexuais.shtml

sexta-feira, 6 de março de 2020

EUA: Brasileiros deportados contam que foram separados das famílias e viajaram algemados


Únicos pertences trazidos por mulher deportada foram objetos que ganhou dentro da detenção, como uma Bíblia, que era de outra brasileira
foto:Fernanda Carnofre/folhapress - 06/03/2020


Confira a reportagem completa no link abaixo do site do UOL/folha de hoje(06).

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/03/brasileiros-deportados-contam-que-foram-separados-das-familias-e-viajaram-algemados.shtml

MEC contrata empresa investigada por desvio de dinheiro para distribuir kits escolares

MEC contrata empresa investigada por desvio de dinheiro para distribuir kits escolares
Foto: Reprodução/Twitter
O Ministério da Educação (MEC) contratou uma empresa envolvida em um esquema de desvio de dinheiro público para fornecer kits escolares a estudantes. De acordo com a Polícia Federal, a Brink Mobil é investigada pela participação no desvio de R$ 134,2 mi da saúde e educação na Paraíba.

 A empresa é acusada de pagar ao menos R$ 1,8 milhão em propina para obter contratos no governo de Ricardo Coutinho (PSB), na Paraíba.

Apesar de informados sobre a investigação, representantes do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC e responsável pela contratação, decidiu manter o contrato, segundo denúncia feita pelo Estadão. 

Em dezembro de 2018, a Brink Mobil, foi denunciada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por formação de cartel em licitações públicas, acusada de fraudar compra de uniformes, mochilas e materiais escolares em quatro estados entre 2007 e 2012. 

O contrato com a empresa pode chegar a R$ 406 milhões. A negociação foi assinada em novembro de 2019, quando a Operação Calvário da PF estava em curso. A empresa é acusada de pagar ao menos R$ 1,8 milhão em propina para obter contratos no governo de Ricardo Coutinho (PSB), na Paraíba.

O dono da Brink Mobil, Valdemar Ábila, chegou a ser preso no fim do ano passado na segunda fase da Operação Calvário, da Polícia Federal. No mesmo dia, os policiais também detiveram o ex-governador Ricardo Coutinho. 

Os dois foram denunciados em dezembro pelo Ministério Público da Paraíba, ao lado de outras 33 pessoas, que incluem agentes públicos, empresários e operadores financeiros. Não houve condenação. A empresa do ramo educacional é acusada de pagar propina correspondente a até 30% dos contratos que obtinha com o governo paraibano.

Em nota à reportagem, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que o processo para a compra dos kits respeitou a legislação em todas as fases. Segundo a pasta, na fase de habilitação, a empresa Brink Mobil estava em condição regular e não tinha impedimentos legais para participar do certame. 



Bahia: Primeiro caso de coronavírus é confirmado no interior

Caso é de uma moradora da cidade de Feira de Santana, que teria vindo da Itália | Foto: Thomas Kienzle | AFP - Foto: Thomas Kienzle | AFP
foto:reprodução
A Bahia registrou o primeiro caso de Covid-19 (novo coronavírus). A informação foi confirmada pelo secretário Estadual de Saúde (Sesab), Fábio Villas-Boas, em uma postagem no twitter, na manhã desta sexta-feira, 6.
Trata-se de uma moradora da cidade de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, que teria vindo da Itália, no dia 25 de fevereiro, e manifestado os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Portanto, o caso da doença é importado e não originário no território brasileiro. A paciente, de 34 anos, "está em casa, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato", informou Villas-Boas. 
Segundo secretário, a paciente teve o primeiro atendimento e as amostras coletadas em um hospital particular de Salvador. Em seguida, o material coletado foi enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído nesta sexta.
Notificações
No último boletim, divulgado, nesta quinta-feira, 5, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), a Bahia registrou 73 casos suspeitos de Covid-19, de janeiro até às 17h de ontem.
Deste total, 21 casos foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial. Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Sant Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.
Atualmente, 33 países são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram, agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.
Atendimento
O paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
fonte:atardeonline - 06/03/2020

Eleição 2020: Partido da Universal diz que não abre mão de indicar o vice de Bruno Reis em Salvador

Marinho pressiona e diz que Republicanos não abre mão de indicar vice de Bruno Reis
Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados
Presidente do Republicanos na Bahia, o deputado federal Marcio Marinho disse, nesta sexta-feira (6), que seu partido não vai abrir mão de indicar o candidato a vice na chapa encabeçada por Bruno Reis (DEM) à prefeitura de Salvador.

"Não vou abrir mão [de indicarmos o vice]", disse Marinho ao Bahia Notícias, após uma reunião na sede do partido. 

Fonte: Bahia notícias c/adaptações

quinta-feira, 5 de março de 2020

Na Fiesp: Bolsonaro sugere a empresários que anunciem suas marcas na imprensa alinhada ao governo

Na Fiesp, Bolsonaro sugere a empresários que anunciem suas marcas na imprensa alinhada ao governo
Foto: Reprodução / Poder 360
Em reunião na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) orientou empresários a anunciarem suas marcas em veículos de imprensa condizentes com o que eles acreditam, ou seja, que demonstrem otimismo com o país e sejam mais alinhados ao governo federal.

O encontro foi fechado aos jornalistas. Segundo relatos de participantes, o presidente criticou a cobertura geral da imprensa, que considera crítica demais, e sugeriu que os empresários não financiem veículos que trabalham com o que ele chamou de notícias fabricadas.

Na quinta-feira passada (27), em sua live nas redes sociais, o presidente já havia afirmado que pediria aos empresários que não anunciassem em veículos que mentem e trabalham contra o governo.

A reunião desta quinta-feira em São Paulo com cerca de 40 empresários, que marcou a fundação do "Conselho Superior Diálogo pelo Brasil", teve um tom positivo com os rumos do país, com dirigentes dos principais grupos empresariais fazendo elogios à condução econômica pelo governo Bolsonaro.

Nesse sentido, Bolsonaro sugeriu que os empresários anunciassem em veículos que compartilhem dessa visão otimista. Ele afirmou que há jornais e jornais, e que os empresários deveriam escolher os de grande circulação mais alinhados ao governo para fazerem seus anúncios.

Em pronunciamento nas redes sociais na semana passada, Bolsonaro defendeu que empresas não anunciem em veículos de comunicação que "só mentem o tempo todo" e "trabalham contra o governo".

Ele disse na ocasião que o empresário que divulga anúncio em veículos críticos "ajuda o Brasil a afundar". As declarações foram dadas na live em meio às explicações dele sobre a crise política que ele mesmo criou ao ter compartilhado um vídeo em apoio a um protesto convocado para 15 de março contra o Congresso.

Em outros momentos do governo, Bolsonaro já havia tratado de anunciantes de jornais, ameaçando cortar anúncios e boicotar produtos de anunciantes.

Na Fiesp, sempre segundo presentes ao encontro, Bolsonaro não fez menção a veículos específicos, a não ser quando citou o jornal O Globo para dar um exemplo, mas não para criticá-lo especificamente.

O presidente também fez um apelo para que os empresários se posicionem publicamente para demonstrar as boas expectativas com o governo, pois esses também são formadores de opinião pública.

Bolsonaro não chegou a fazer um pedido explícito de defesa do governo, mas sugeriu que os empresários falassem sobre a realidade política e econômica que eles enxergam, e que, na opinião do presidente, não é a que está refletida nas reportagens da imprensa.

De forma mais explícita que Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também fez esse apelo para que que os empresários se posicionem.

Bolsonaro disse aos empresários, segundo a reportagem apurou, que eles reduziriam custos com a medida provisória que desobrigava empresas de publicarem suas demonstrações financeiras em jornais de grande circulação.

A iniciativa apresentada pelo Executivo não chegou a ser analisada pelos plenários da Câmara e do Senado, passo necessário para que se transformasse em lei, e acabou caducando.

fonte: Folhapress - 05/03/2020

'Bolsonaro humilha o Nordeste com requintes de crueldade', diz Lídice da Mata


'Bolsonaro humilha o Nordeste com requintes de crueldade', avalia Lídice
foto:Bahia notícias/reprodução


A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) usou as redes sociais, nesta quinta-feira (5) para criticar o comportamento do Governo Federal com relação ao Nordeste. Em seu Twitter, a parlamentar baiana contestou a destinação das concessões do Bolsa Família à região, que recebeu apenas 3% das novas liberações, enquanto Sul e Sudeste recebeu 76% (leia aqui). 

"Destinar apenas 3% dos novos cadastros do BolsaFamilia para o NE é humilhar os nordestinos com requintes de crueldade. Região concentra mais de 36% da população em estado de pobreza e extrema pobreza", escreveu. 

A parlamentar fez referência ainda ao desaceleramento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgado pelo IBGE, cujo dado evidencia um crescimento de apenas 1,1% na comparação com 2018. Lídice sugeriu demissão do ministro da Economia, Paulo Guedes. 

“Os neoliberalistas gostam de falar em meritocracia. Se eles levassem isto realmente a sério, o ministro Paulo Guedes deveria ser demitido pelo seu pífio desempenho no primeiro ano à frente da Economia do Brasil", disse. Informações do BN c/adaptações
 


Destinar apenas 3% dos novos cadastros do para o NE é humilhar os com requintes de crueldade. Região concentra mais de 36% da população em estado de pobreza e extrema .

Salvador: Requalificação da orla de Stella Maris já tem consórcio ganhador

Foto: Divulgação/Secom PMS
Imagem:Secom/PMS
O consórcio formado pelas empresas PJ Construções e Terraplanagem e Tracomal – Terraplanagem e Construções Machado ficará responsável pelas obras de requalificação da orla de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga. As intervenções são da ordem de R$ 37 milhões, oriundos do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), e devem terminar em 18 meses.
O Consórcio Stella Maris fará as intervenções da Rua Professor Carlos Ott, na praia de Stella Maris, até a Rua Santo Antônio de Ipitanga, próximo ao kartódromo de Ipitanga. Serão três trechos: o primeiro, entre a Rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo; o segundo, entre o loteamento até a Alameda Cabo Frio; e o terceiro, entre a Alameda Cabo Frio e a Rua Santo Antônio de Ipitanga. O trecho tem extensão de 4,8 quilômetros e 400 mil metros quadrados de área.
O projeto da intervenção inclui quadras de futebol, vôlei e poliesportiva; ciclovias, espaços de convivência, pista de patins e skate, espaço para ioga, parques infantis, centro de apoio ao surfista, sanitários públicos, quiosques e módulos de apoio aos salva-vidas. A obra inclui ainda iluminação e equipamentos urbanos, requalificação ambiental e tratamento paisagístico.
As obras serão supervisionadas pelo Consórcio Soteropolitano. O grupo é formado pelas empresas C3 Planejamento Consultoria e Projeto, UFC Engenharia e a ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construção. Informações do site Bahia.Ba c/adaptações

“Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC”, diz ministro da Educação


foto: © AFP/Arquivos
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quinta-feira (5) que “Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC”. A declaração foi dada por meio da conta oficial do ministro no Twitter, enquanto ele divulgava uma amostra do material feita pelo pelo secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim.
Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC do Pres. @jairbolsonaro. Vejam uma amostra do formato/conteúdo do material que o professor @CarlosNadalim preparou para as crianças. Querem saber mais? Sigam o prof. @CarlosNadalim, o novo rosto (e o primeiro sorriso) do ensino no Brasil.
5.190 pessoas estão falando sobre isso
“Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC do Pres. Jair Bolsonaro. Vejam uma amostra do formato/conteúdo do material que o professor Carlos Nadalim preparou para as crianças. Querem saber mais? Sigam o prof. Carlos Nadalim, o novo rosto (e o primeiro sorriso) do ensino no Brasil”, escreveu Weintraub.
Bolsonaro e seus apoiadores chamam de “kit gay” o material batizado de “Escola sem Homofobia”, que chegou a ser discutido dentro do Ministério da Educação (MEC) em 2011, mas que teve produção e distribuição vetadas pela então presidente da República, Dilma Rousseff.
Também alvo de ataques do governo, o educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997) é considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, tendo influenciado a pedagogia crítica. Sua prática tinha como fundamento a crença de que o estudante assimilaria o objeto fazendo seu próprio caminho, e não seguindo um já construído.
Paulo Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. O educador foi preso em 1964, viveu no Chile durante exílio e percorreu diversos países, levando seu modelo de alfabetização. Em 1979, com a publicação da Lei da Anistia, o filósofo retornou ao Brasil.

fonte: Istoé - 05/03/2020