• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 8 de março de 2014

Mundo: Boeing com 239 pessoas da Malaysia Airlines caiu no mar, diz Vietnã

A equipe vietnamita que participa da busca do Boeing 777-200 da Malaysia Airlines que desapareceu neste sábado com 239 pessoas a bordo localizou duas grandes manchas de óleo no Golfo da Tailândia onde acredita-se que caiu a aeronave.
Aviões da força aérea do Vietnã observaram duas grandes manchas de óleo no oceano neste sábado. As autoridades suspeitam que podem ter vindo da aeronave que desapareceu em um voo entre Malásia e China, e já enviaram navios para o local.
O Departamento de Aviação Civil do Vietnã informou em comunicado que as manchas de óleo avistadas  são de 10 e 15 quilômetros de comprimento e têm similaridade com as quais deixaria o combustível da nave desaparecida. De acordo com um comunicado do governo vietnamita, as manchas foram vistas ao sul do Vietnã.  O resíduo de óleo se encontra ao sul da ilha de Tho Chu, no Golfo da Tailândia.
O Boeing 777 Malaysia Airlines desapareceu dos radares com 239 pessoas a bordo a caminho de Pequim. A Marinha do Vietnã informou que a aeronave caiu próximo do litoral da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país, informou a imprensa local.  
A Malaysia Airlines e as autoridades malaias evitaram por enquanto confirmar o acidente que, segundo a Marinha vietnamita, ocorreu cerca de 300 quilômetros da ilha de Tho Chu.
"A Malaysia Airlines está trabalhando com as autoridades que iniciaram as operações de busca e resgate para localizar a aeronave", informou a companhia aérea, a principal da Malásia, em uma nota. O último comunicado da companhia aérea indicou que as "equipes de resgate da Malásia, Cingapura e Vietnã não puderam encontrar nenhum resto do avião", antes de anunciar que "a missão marítima continuará enquanto a missão aérea será retomada ao amanhecer".
A medida foi adotada ao cair a noite na região, 17 horas depois que a torre de controle de Subang perdeu o contato com o Boeing 777-200 do voo MH3700, que saiu de Kuala Lumpur e devia chegar a Pequim.
O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur às 13h41 de Brasília da sexta-feira e tinha previsão de chegada em Pequim cerca de seis horas mais tarde. A torre de controle de tráfego aéreo de Subang, na Malásia, perdeu o contato com o avião às 15h40 de Brasília da sexta-feira.
A Marinha da Malásia permanece em contato com as autoridades do Vietnã para confirmar a possível localização do acidente, para onde Malásia, Vietnã e Cingapura enviaram embarcações e helicópteros.
Enquanto isso, a China mantém oito navios em alerta e à espera de ordens, além de uma pequena frota aérea preparada para decolar rumo à região. A Malaysia Airlines também publicou os nomes dos passageiros logo depois que conseguiu entrar em contato com todos os familiares.
Segundo a última lista oferecida pela Malaysia Airlines, os passageiros são 154 chineses/taiwaneses, 38 malaios, sete indonésios, seis australianos, cinco indianos, quatro franceses, três americanos, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadenses, um russo, um italiano, um holandês e um austríaco.
Fonte:Estadão/Associated Press e EFE.

Ex- Prefeito de Juazeiro tem agravo negado pelo STJ

STJ nega recurso de ex-prefeito de Juazeiro por falta de representação
Ex- Prefeito Joseph Bandeira -foto:reprodução
A ministra Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou provimento a um agravo interposto pelo ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Wallace Faria Bandeira, atual suplente de deputado federal. O agravo foi apresentado contra a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que não admitiu um recurso especial por ausência de representação processual. O entendimento foi ratificado pela ministra Assusete, já que os recursos só podem ser apresentados ao STJ por um advogado com procuração ou substabelecimento válido, como determina a Súmula 115 do tribunal.
O ex-prefeito não apresentou os documentos necessários no pedido de agravo. Joseph Wallace foi prefeito em Juazeiro entre os anos de 2001 e 2004. Ele foi acusado de desviar recursos públicos para financiar festas de formatura de estudantes dos cursos de Direito e de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em 2003. Ele foi condenado a três anos e seis meses de reclusão, em regime inicial aberto. Ele alega que não houve desvio e sim aplicação indevida de recursos. O ex-gestor sustentou que o STJ já firmou entendimento no sentido de ser possível a juntada posterior da procuração ou de substabelecimento, para fins de regularização processual. A ministra afirmou que o Superior Tribunal tem cobrado que a regularidade da representação processual deve ser observada, e por isso, o recurso especial não será apreciado pelo STJ contra a decisão da Corte baiana. Informações do BN.

ENEM 2013: Inscrições para vagas remanescentes do PROUNI será dia 10/03

Os candidatos interessados em vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira (10) na página do programa na internet. É a primeira vez que o processo será feito online, após uma mudança nas regras anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de fevereiro.
Com o sistema de inscrição online, o MEC espera facilitar o processo e preencher a maior quantidade possível de vagas remanescentes, Antes, essas vagas eram ocupadas por meio de processo seletivo feito pelas instituições de ensino.
A estimativa do ministério é que cerca de 50 mil bolsas do ProUni ainda estejam disponíveis para preenchimento nessa etapa. Segundo o diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, Dilvo Ristoff, na maior parte dos casos, as bolsas não são concedidas na primeira etapa do programa porque os cursos para os quais o candidato se inscreveu não formaram turmas.
“O aluno tem condições, reúne a pontuação exigida, mas vai se matricular e a turma não se forma. Outras vezes, há alguns ruídos de comunicação, por algum erro na apresentação de informações, por exemplo, e as vagas acabam não sendo ocupadas”, disse.
As inscrições serão feitas em duas etapas: a partir do dia 10, poderão se candidatar às bolsas os candidatos do ProUni que se inscreveram em turmas que não se formaram e professores da rede pública. A partir do dia 12, as vagas remanescentes estarão disponíveis para todos os candidatos que participaram de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 sem zerar a redação e que tenham obtido pelo menos 450 pontos na média das notas das provas.
Após a inscrição online, os candidatos terão dois dias úteis para comprovar as informações na instituição de ensino em que pretendem ingressar. Em seguida, a instituição deverá registrar a comprovação das informações no Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni). Caso o estudante não compareça ou a instituição não registre o preenchimento da bolsa, ela volta a ser oferecida pelo sistema.
Outra novidade no preenchimento de vagas remanescentes do ProUni é que agora estudantes já matriculados nos cursos, que cumpram os requisitos do programa mas não têm a bolsa, poderão pleitear o benefício.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior a estudantes de baixa renda. Para o primeiro semestre de 2014,  o programa ofereceu 191,6 mil bolsas. Mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram este ano.

Fonte:Redação Correio

sexta-feira, 7 de março de 2014

UNEB - TÉCNICOS DE IRECÊ ADEREM A PARALISAÇÃO DE 10 A 14/03



                             
                                          Pauta encaminhada ao governo do Estado- Imagem:reprodução/facebook Sintest/UNEB

Em reunião realizada hoje(7) pela tarde na sede do Campus XVI-Irecê da UNEB, os  técnicos decidiram aderir a paralisação convocada pelo Sinstest/UNEB-UEFS para uma paralisação no período de 10 a 14/03 do corrente mês.

Com a adesão ao movimento reivindicatório, o início do semestre 2014.1 que estava previsto para a segunda-feira(10) fica adiado, pois os  PORTÕES ESTARÃO FECHADOS e os técnicos estarão conversando com os demais membros da comunidade acadêmica e da sociedade regional  elencando os motivos da  paralisação.

 

quinta-feira, 6 de março de 2014

Salvador: Aliados avaliam que Presidente Dilma fez bem não ir ao carnaval

                               O gov. Wagner diz que Fátima Mendonça tem  mais "liberdade para reagir" -foto:reprodução

Aliados avaliam que Dilma fez bem ao evitar o carnaval em Salvador, onde a primeira-dama Fátima Mendonça fez gestos obscenos para multidão, em resposta às vaias ao governador Jaques Wagner (PT). Informações da Coluna de Claudio Humberto.

Primeira Dama  Fátima deu dedo  para a multidão

Na Quinta-Feira de Carnaval, o governador Jaques Wagner recebeu uma sonora vaia durante a passagem de Baby do Brasil na frente do Camarote Marta Goes. Ao ouvir os apupos da multidão, a Primeira-Dama do estado, Fátima Mendonça, reagiu e mostrou o dedo do meio à multidão em atitude surpreendente. O petista falou sobre o fato durante a saída do Ilê Aiyê no Sábado e minimizou a reação da mulher.
 
Segundo ele, Fátima teve uma reação mais intempestiva porque tem “mais liberdade” para agir desta forma. O governador confirmou que também não gostou de receber vaias, mas que se conteve em reagir. Mesmo assim, pensou em fazer alguma coisa no momento em que ouvia os apupos em praça pública.
 
“Baby me cumprimentou na multidão, e sabe como é multidão. Até um minuto de silêncio é vaiado. Eu me contive, mas Fatinha, que tem mais liberdade, reagiu daquela forma”, explicou Wagner. A mulher, por outro lado, explicou o episódio de maneira mais incisiva. “Vaiar todo mundo pode vaiar, mas eu também tenho o direito de reagir. São oito anos de governo, ninguém sabe do que a gente faz. As pessoas nem sabem por que estão vaiando. Aí eu reagi mesmo”.

Fonte:Bocão News.

Saúde: Novo teste de câncer de próstata pode aposentar toque retal

  • Devulgação
    Teste vai detectar câncer de próstata em amostra simples de urina
Um teste barato, fácil e preciso para detectar o câncer de próstata pode estar disponível nos próximos meses. Estudos mostram que o novo teste, feito com a urina, pode ser duas vezes mais confiável que o exame de sangue existente para a detecção da doença.
O teste também informa aos médicos a gravidade do câncer. Além de salvar vidas, vai aposentar, segundo especialistas, o toque retal. É descrito como o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em 25 anos.
Além de preciso, deve custar, quando chegar ao mercado, menos de R$40 por paciente, o que permitiria a realização de testes em todos os homens a partir dos 40 anos, como acontece com o câncer de mama.
O material foi desenvolvido por estudiosos da britânica Universidade de Surrey. Cientistas anunciaram ter chegado a um acordo com duas empresas, o que porá o teste em consultórios médicos ainda este ano.
O inventor do teste é o professor de oncologia médica Hardev Pandha, que acredita no potencial de poder detectar rapidamente a doença, salvando centenas de vidas a baixo custo.
Fonte:redação/atardeonline

1º Encontro da Pós em Docência Universitária será dia 21/03, informa UNEB - Irecê


                                                                   Foto:reprodução site

As aulas do curso de Especialização em Docência Universitária se iniciará em 21, 22 e 23 de Março. Sexta das 19hs às 22h30min, sábado das 8hs às 17hs e no domingo das 8hs às 17hs, no prédio DCHT – Campus XVI.
Mais informações: (074) 3641 – 3503/4532 no NUPE.

Atenciosamente,

Raquel Dourado
Agente de Comunicação – Campus XVI.

Bahia: Acidente na BA- 449 mata jovem no oeste do Estado




Foto: Sr. Flávio Vasco/reprodução

                                                                          Foto: Fonte portal aloalosalomão.com.br


O goiano José Sérgio Honorato de Souza, 34 anos morreu ao capotar o seu veículo Fiat/Siena na tarde desta terça-feira, 04, no município de Cotegipe, Oeste da Bahia.



De acordo com informações, José Sérgio saiu da cidade de Alexânia–GO em companhia da esposa e um cunhado de nomes não identificados com destino a cidade de Jussara, próxima ao município de Irecê –BA, no entanto, erraram o percurso e seguiram em direção à cidade de Cotegipe pela BA- 449, onde sofreram o acidente.




José Sérgio pretendia visitar sua mãe Edilza Araujo de Souza, que está fazendo tratamento médico em consequência de uma depressão. Ele morreu no local do acidente e foi encaminhado para o Instituto Médico Legal do Complexo Policial de Barreiras e os outros dois ocupantes do Fiat, foram encaminhados para o Hospital do Oeste. 

Fonte:Jornal Nova Fronteira/reprodução

São Paulo: Morre o Dep. Federal e ex- Presidente do PSDB Sergio Guerra

                                                  Guerra morreu aos 66 anos -foto:reprodução
Faleceu nesta manhã o deputado federal Sergio Guerra (PE), 66, ex-presidente nacional do PSDB. O Hospital Sirio Libanês informou que pneumonia foi a causa da morte. Ele lutava contra o câncer há anos.  O diretório paulista do PSDB lamentou a morte por meio de mensagem no  Twitter.
“É com pesar que informamos o falecimento do ex-presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra. Em breve mais informações. (…) O PSDB-SP se solidariza com a família e com os amigos do deputado Sérgio Guerra e deseja a eles força neste momento de tristeza”, publicou o diretório do PSDB de São Paulo na rede social. Informações da Coluna de Claudio Humberto.

Atitude de Neymar com o garoto Sul-Africano o torna mais ídolo

O pequeno Ayo Dosumu, de 7 anos, agora é ídolo na África do Sul. Ele viu a vitória do Brasil sobre a seleção de seu país, por 5 a 0, no Soccer City, e acabou sendo o protagonista do dia. A goleada ficou em segundo plano. Ele invadiu o campo depois da partida e estava sendo retirado por seguranças quando Neymar o 'salvou'. O atacante brasileiro levou o menino para o meio da galera e tirou fotos. Um momento que o garoto jamais vai esquecer.
"Eu me senti muito feliz", disse em entrevista ao globoesporte.com. O pai, Shola Dosumu, também vibrou ao ver a alegria do garoto. "Meu filho agora é um ídolo. Eu nem percebi quando ele entrou. Aí tive de ir lá buscá-lo. Foi uma grande emoção". O seguranças também tentaram tirar Shola do campo, mas David Luiz interveio e pediu para que ele fosse liberado.
streaker foot
"O Neymar veio com uma criança, brincou com ele e disse que o garoto queria tirar uma foto. Peguei o telefone do pai do menino e tirei uma foto do ídolo dele, que é o Neymar. São coisas que a gente leva para a vida toda. Eu não tive uma experiência assim quando era criança, mas é uma satisfação e um orgulho muito grande ser visto como um exemplo por um garoto dessa idade", disse o zagueiro revelado no Vitória em entrevista ao SporTV.
Picture of pride: The boy looks delighted in Soweto as the superstars show their kind side

quarta-feira, 5 de março de 2014

Judiciário: Dilma ainda vai nomear quatro ministros para o STJ

                              Ministra Eliana Calmon quer disputar o Senado pela Bahia-foto:reprodução                                                
Quatro ministros do Superior Tribunal de Justiça – inclusive o atual vice-presidente – vão pendurar a toga este ano, em virtude de atingirem a idade-limite de 70 anos. Com isso, a presidenta Dilma poderá escolher antes do final do mandato mais cinco ministros, e terá indicado ao longo do seu governo 15 dos 33 integrantes do STJ. Em oito anos, nos dois mandatos, o ex-presidente Lula nomeou 17 ministros para o STJ.
Uma das vagas a ser preenchida é a da ministra Eliana Calmon, que deixou o STJ para disputar uma vaga de senadora pela Bahia.
Vão cair na compulsória, no STJ, os ministros Gilson Dipp (vice-presidente), Ari Pargendler, Sidnei Beneti, Arnaldo Esteves.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), de oposição, e o irmão governista Osmar Dias (PDT) tentam evitar o embate nas urnas. Mas está difícil. Informações da coluna de Claudio Humberto.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Educação: Oito escolas rurais são fechadas por dia no Brasil

Oito escolas rurais são fechadas no Brasil por dia, segundo Censo Escolar
A cada dia, em média, são fechadas oito escolas na zona rural no Brasil. Nos últimos dez anos, 32,5 mil escolas rurais deixaram de existir no país, conforme indica um levantamento da Folha de S. Paulo, baseado em dados do Censo Escolar. Em 2013, 3.296 unidades escolares foram fechadas. Em 2003, o país tinha 103,3 mil escolas no campo. Agora, restam cerca de 70 mil. As prefeituras e estados alegam que o problema são os custos para a manutenção das unidades. O fechamento das escolas também é decorrente da junção de várias escolas menores e consequente criação de uma só. 

Com isso, os alunos são obrigados a se deslocar todos os dias para a cidade, o que aumenta o cansaço, dificulta o aprendizado e pode provocar êxodo rural. Para evitar o fechamento das escolas rurais, o governo federal enviou, há dois anos, um projeto ao Congresso Federal, que foi aprovado pelo Senado no dia 26 de fevereiro. A medida aguarda a sanção da presidente Dilma Rousseff.  O Projeto de Lei Complementar (PLC) 98/2013 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para “fazer constar exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino” para o fechamento desse tipo de escola. O PLC também estabelece que a comunidade escolar deverá ser ouvida e a secretaria de Educação de cada estado deverá justificar a necessidade de encerrar as atividades escolares.Informações do BN.

Acre: PMs invadem delegacia para liberar sargento em Rio Branco

Cinquenta policiais militares invadiram a Delegacia de Flagrantes (Defla) de Rio Branco para "resgatar" um sargento. O militar havia sido preso horas antes por um delegado da Polícia Civil acreana. Segundo matéria da Folha, o incidente ocorreu na noite deste sábado (1°). Na ação, os PMs estavam armados e houve confusão. Após o tumulto, o sargento foi levado da delegacia pelos colegas. A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou, em nota, que foi aberto um processo administrativo para apurar o caso "isolado" e que ele "não afetará as relações institucionais entre as polícias Civil e Militar". Ninguém foi punido até o momento. Informações do BN.

domingo, 2 de março de 2014

IFPI oferta 240 vagas para Professor efetivo no Estado do Piauí





Com o objetivo de atender ao processo de expansão da educação profissional e tecnológica, o Instituto Federal do Piauí divulgou nesta sexta-feira, 28, edital de concurso público para contratação de professores efetivos. Estão sendo ofertadas 240 vagas em diversas áreas do conhecimento, distribuídas pelos 17 campi da instituição piauiense.

Organizado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (FUNRIO), o concurso receberá inscrições de 3 a 27 de março, no endereço eletrônico   www.funrio.org.br
A seleção ocorrerá em três etapas: prova objetiva, prova didática e prova de títulos.


Fonte:IFPI

Michel Temer admite dificuldades para apoiar reeleição de Dilma

Roberto Stuckert Filho PR - Dilma Rousseff e Michel Temer
Em meio ao fogo cruzado entre o PMDB e o governo federal, o vice-presidente Michel Temer já admite que terá dificuldades para garantir o apoio à reeleição da presidenta Dilma na convenção nacional do partido. Em conversa com deputados de Minas, Temer confidenciou que o “descontentamento na bancada federal e nos diretórios estaduais já foge do controle” e que a rebelião coloca em risco a aliança nacional.

A bancada do PMDB coordena o “blocão” na Câmara, de partidos da base aliada, para atacar e chantagear o governo nas votações.
O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO) até já desabafou: “Ou a relação com governo melhora ou é melhor romper de vez”.
Deputados pressionam o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), a sair do jogo duplo e ajudar a criar comissão para investigar a Petrobras. Informações da coluna de Claudio Humberto de Brasília.