• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de junho de 2009

Novela do Metrô em Salvador: JH ainda não se pronunciou sobre as novas denúncias do MPF

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), preferiu não se pronunciar neste sábado sobre a ameaça de mais uma paralisação na obra do metrô, que se arrasta há mais de dez anos. A Procuradoria da República na Bahia receberá, nesta segunda-feira, documentação que comprovaria irregularidades, desta vez denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, que acusou o Consórcio Metrosal de fraude em licitação e formação de cartel e de quadrilha, a partir de investigações da operação Castelo de Areia.Se as denúncias forem confirmadas, o processo licitatório será anulado e uma nova licitação terá de ser realizada. O secretário de Comunicação do município, André Curvelo, informou que a prefeitura não se manifestará sobre o episódio.
PARALISAÇÃO
O procurador da República na Bahia, Israel Gonçalves prometeu entrar nos próximos dias com medida cautelar pedindo a paralisação das obras. O esquema fraudulento apurado pelo MPF envolve as empreiteiras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Alstom e Constram, todas participantes da seleção.O secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, disse que ficou mais uma vez caracterizada a necessidade de se resolver o problema de gestão do metrô de Salvador. “Não vamos fazer nenhuma intervenção, mas é preciso um outro sistema de gestão”.Pinheiro ressaltou que o Estado está apresentando proposta para terminar o trecho da obra até a Rótula do Abacaxi e fazer o que vai até Pirajá, no contexto da reestruturação do sistema de transporte viário, planejado pelo governo do Estado para a capital. “O metrô tem de estar inserido num sistema para absorver toda a cidade, pensando na região metropolitana”, disse Pinheiro. Para o secretário, é preciso se pensar em um modelo diferenciado de gestão para o metrô. “Até porque, se não fizermos isso, vamos ficar de fora da Copa”, alertou. “A cidade já não aguenta mais, é uma vergonha”.NOTA – A assessoria de comunicação da Construtora Norberto Odebrecht refutou a denúncia de participação em consórcio oculto e ilegal durante concorrência pública. Em nota, destaca que a empresa “participou do processo licitatório para a construção do metrô de Salvador, mas sua proposta não foi a vencedora, já que o consórcio vencedor apresentou preço inferior”. Além disso, nega qualquer participação no contrato. As informações são de atarde.

Seleção Brasileira goleia Uruguai e quebra tabu

A Seleção Brasileira conseguiu neste sábado (6) de uma só vez quebrar dois tabus. Além de derrotar o Uruguai em Montevidéu depois de 33 anos, conseguiu aplicar a maior goleada da história da celeste no Estádio Centenário: 4x0. A equipe comandada por Dunga marcou no 1º tempo com Daniel Alves, aos 11min, e Juan, aos 35min, e na etapa final com Luis Fabiano, aos 7min, e Kaká, de pênalti, aos 29min. Embora os números sejam inquestionáveis, o goleiro Júlio César foi um dos principais destaques do jogo, pois foi muito solicitado, principalmente nos primeiros 45min, e conseguiu realizar ao menos meia dúzia de defesas difíceis. A má notícia foi a expulsão do camisa 9, após tentar simular uma penalidade máxima, que deixa o artilheiro fora do próximo embate do time canarinho contra o Paraguai. A partida será realizada no Estádio do Arruda, em Recife, na próxima quarta-feira (10), às 21h50m (horário de Brasília).
Fonte:Bahianotícias
Foto:Reuters

Educação: MEC mudou e ENEM terá 180 questões


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira publicou na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União as normas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2009. O novo exame será constituído por quarto provas, contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha, totalizando 180 questões.
O Ministério da Educação resolveu mudar o formato do Enem. Inicialmente, eram previstos 200 questões, mas a pasta avaliou que 180 eram suficientes para avaliar os candidatos.
As inscrições, de acordo com a Portaria n.º 109, poderão ser feitas entre 15 de junho e 17 de julho, pela internet no endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao. O valor é de R$ 35. As provas do novo Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro de 2009, com inicio às 13 horas (horário de Brasília).
No sábado, dia 03 de outubro primeiro dia de prova, os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciência Humanas e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, segundo dia de provas, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, das 13h às 18h30.
O ministério apresentou quatro opções de adesão às instituições. Elas poderão utilizar o Enem como prova única; como uma primeira fase, ficando a segunda a cargo da instituição; combinando a nota do Enem com a do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.
Fonte:agência Brasil

Educação: Alunos de escola pública lançam Livro



Na noite da última sexta-feira, dia 29/5, o Colégio Estadual Governador João Durval Carneiro, localizado na cidade de São Felipe (BA), a 178 km da capital Salvador, realizou o lançamento de um livro produzido por alunos do ensino médio.
Com o título Hipertensão Arterial/Dependência Química, o livro traz uma coletânea de textos sobre os dois assuntos desenvolvidos em sala de aula do primeiro e segundo ano do ensino médio.
O objetivo era trabalhar a auto-confiança e estimular os jovens a continuar seus estudos, para que cheguem um dia à faculdade.
Os trabalhos de criação, seleção e revisão de textos, digitação, diagramação, ilustração e encadernação foram feitos de forma artesanal, com a participação de 22 alunos. A ação teve início no mês de maio do ano passado.
Segundo o professor Zezo Nogueira, mesmo com a forte chuva, cerca de 150 pessoas compareceram à noite de autógrafos, entre alunos, familiares, professores, integrantes da unidade escolar e moradores da comunidade local.
"Era visível no semblante dos garotos o contentamento por estarem realizando a primeira publicação", conta Zezo.
Foram produzidos 210 exemplares que estão à venda pelo preço simbólico de R$ 10.


Fonte: internauta Zezo Nogueira, de São Felipe (BA).
Portal Terra

Educação: MEC reprova 17 cursos superiores de Pedagogia

Dos 60 cursos de pedagogia e magistério que estavam sob supervisão do Ministério da Educação, 17 deles estão em fase de extinção da oferta, ou seja, não podem realizar vestibulares e receber novos alunos. Segundo o MEC, eles não atenderam às condições mínimas exigidas pela comissão de especialistas que avaliou as instituições. Confira o relatório completo da supervisão e a lista dos cursos que tiveram a oferta de vagas suspensa.
De acordo com o ministério, em 12 dos 17 cursos, o pedido de encerramento da oferta foi solicitado pelas próprias instituições. Os outros cinco estão sob processo administrativo pelo não cumprimento de antigas determinações do MEC ou porque apresentaram condições insatisfatórias de qualidade do ensino oferecido.
O MEC está supervisionando 49 cursos de pedagogia e 11 cursos da modalidade normal que apresentaram conceitos insatisfatórios no Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante (Enade). Uma comissão de supervisão visitou as instituições para verificar aspectos como o projeto pedagógico, a infra-estrutura e a composição do corpo docente.
As outras instituições que não tiveram que encerrar a oferta assinarão um termo de saneamento de deficiências pelo qual se comprometem a melhorar os aspectos que foram mal avaliados pela comissão, cumprindo as recomendações determinadas pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.
Nas demais situações, as instituições responsáveis pelos cursos assinarão Termo de Saneamento de Deficiências, a partir do qual se comprometem a promover as melhorias estabelecidas pela Sesu, cumprindo as recomendações da Comissão de Especialistas, necessárias para que continuem em funcionamento. Três cursos foram excluídos do processo de supervisão porque a comissão verificou que as instituições atendiam às condições de qualidades exigidas pelo MEC.

Fonte:Agência Brasil/portalterra

Bando dita toque de recolher em bairro de Salvador

Um homem morreu durante confronto com a polícia, na manhã de ontem, no bairro da Saramandaia. Valmir Bispo dos Santos, 19 anos, e um outro comparsa, que ainda não foi identificado, são acusados de obrigarem os comerciantes do local a fecharem seus estabelecimentos. A polícia foi acionada e houve troca de tiros. Valmir foi atingido com vários disparos de arma de fogo na região da cabeça. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado, mas chegou sem vida. De acordo com informações do delegado Adailton Adan, titular da 11ª delegacia, os acusados pertencem à quadrilha de Cosme da Paixão Lisboa, conhecido como Coi, principal traficante do bairro da Saramandaia. “Recebemos uma denúncia de que eles estavam fortemente armados e com máscaras estilo brucutu ordenando moradores do local a não saírem de casa e que o comércio fosse fechado. Ainda não sabemos qual o motivo. Estamos investigando”, ressaltou. Após o toque de recolher, todos os comerciantes fecharam seus estabelecimentos, temendo uma invasão ou até um tiroteio. Moradores evitaram conversar com a imprensa sobre o tráfico de drogas no local e a morte do traficante. Segundo o delegado, Valmir é acusado de matar com vários tiros, Josué dos Santos Filho. O crime aconteceu no último domingo, nas proximidades do Posto Ipiranga, bairro da Saramandaia. Além do revólver calibre 38 e da máscara, com ele foram encontrados 35 pedras de crack e 27 trouxas de maconha. O outro comparsa, que estava com Valdir, conseguiu fugir. De acordo com policiais, os dois fazem parte da quadrilha de Coi, que tem até uma comunidade no orkut, com fotografias dos integrantes, entre eles, adolescentes e mulheres, exibindo armas de grosso calibre, como metralhadoras e pistolas. “Esse grupo aterroriza e ameaça os moradores. Vamos investigar se essa é a primeira vez que moradores e comerciantes são ameaçados por membros dessa quadrilha.”, finalizou o delegado.Uma outra troca de tiros resultou na morte de um bandido, na localidade de Gamboa de Baixo, situada na Avenida Contorno, na noite de anteontem. Uma viatura da Rondesp realizava uma ronda na área da Suburbana quando foram informados que aproximadamente dez homens armados efetuavam disparos de arma de fogo. De acordo com informações da polícia, os bandidos pertenciam a uma quadrilha cujo líder chamava-se ‘Alan’. Os mesmos integrantes da quadrilha haviam efetuado disparos na Avenida Meirelles e baleado um homem ainda não identificado.As informações são da tribunadabahia.

Governo Lula articula a volta de Palocci



A provável indicação do ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB), para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) abre uma disputa entre os partidos da base aliada pelo cargo de articulador político do governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera Múcio a melhor opção para a vaga do TCU, que será aberta com a aposentadoria do ministro Marcos Villaça, este mês, mas não tem pressa para formalizar a escolha justamente para não desencadear a disputa pelo cargo. Mas a disputa, ainda silenciosa, já está em curso. Uma solução que começa a ser analisada no núcleo do governo é aproveitar a mudança num dos cargos políticos do Planalto para recolocar no governo o deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP). Seria o primeiro passo para, em 2010, Palocci assumir a Casa Civil - incorporando a articulação política - com o provável afastamento da ministra Dilma Rousseff para concorrer à Presidência.
Fonte:Bahianotícias

Voo 447 Air France: FAB informa ter encontrado os primeiros corpos e destroços

Força Aérea Brasileira informou ter encontrado na manhã deste sábado dois corpos do sexo masculino e destroços do Airbus A330 da Air France, desaparecido na noite do último domingo quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris. “Hoje pela manhã, às 8h14, tivemos a confirmação do resgate na água de peças e corpos que pertenciam ao voo da Air France”, disse a jornalistas o coronel Jorge Amaral, vice-chefe da Comunicação Social da FAB.Entre os objetos achados, estão uma poltrona azul com número de série de coloração igual aos usados pela Air France, uma mochila com cartão de vacina e uma valise com um bilhete da Air France.As buscas continuam durante a tarde deste sábado. Às 19h, a FAB fará outra entrevista coletiva para dar mais detalhes das buscas. Uma base de operações foi montada em Fernando de Noronha para abrigar os trabalhos de identificação de corpos e acolher os parentes das vítimas.O jato A330 da Air France decolou na noite do último domingo do Rio de Janeiro com destino a Paris, com 216 passageiros e 12 tripulantes. A aeronave desapareceu no Oceano Atlântico cerca de 4 horas depois da decolagem.
O avião sofreu uma rápida sucessão de falhas técnicas, após ter sido atingido por uma forte turbulência no Atlântico. Paul Louis Arslanian, chefe da agência francesa que investiga o caso, disse que o Airbus acidentado enviou à Air France uma série de 24 mensagens automáticas entre 23h10 e 23h14 (horários de Brasília), indicando uma série de falhas no sistema antes de desaparecer dos radares. Em meio a esses dados, havia uma mensagem reportando leitura inconsistente de velocidade pelos sensores do A330.
Fonte:atardeonline

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Rumo a Universidade: Extensões iniciam aulas do UPT 2009 no polo Irecê





Após a aula inaugural na cidade de Presidente Dutra, municipio da micro-região de Irecê, no último dia 01.06, as demais extensões também iniciaram suas aulas no polo Irecê do Programa Universidade Para Todos, edição 2009.
No dia 02, foi a vez da cidade de Uibaí(foto abaixo)distante 36 km da cidade de Irecê,contou com a presença do coordenador do polo Jorge Luiz, do secretario de Educação do municipio, João Rocha e da diretora do colégio Manoel Levi, pró Maria Celia,e dos professores/monitores, onde a expectativa de sucesso do programa pela 1ª vez na história do municipio é muito grande, já que os estudantes da cidade tem um dos maiores índices de aprovação em vestibulares em todo o país.
No dia 03.06, foi a vez da cidade de Lapão, contando também com a presença do Coordenador do polo Jorge Luiz, do coordenador local Sergio Teixeira e professores/monitores que irão ministrar as aulas, será o 2º ano do programa naquela cidade.
Já no dia 04.06, foi a vez da cidade de Central, que recebe o programa pela primeira vez. Nessa mesma data, na cidade de Ibititá(fotos de cima)distante 32 km da cidade de Irecê, que contou com a presença do Coordenador do polo, Jorge Luiz, do coordenador pedagógico do municipio Itamar Brito, da coordenadora local Uyliana Marques, professores/monitores do programa, onde também o programa nesse 2º ano no municipio, a expectativa de sucesso se amplia, tendo em vista que pela primeira vez da existência do programa, que começa com os respectivos módulos e as camisas dos alunos, entregues após a fala do Coordenador do polo.
No próximo dia 08.06, iniciam as aulas das 02 turmas da cidade de Irecê, que vai atender aos alunos de outras cidades da microregião como Barro Alto,Ibipeba,João Dourado,dentre outras.


Texto: Jorge Luiz
Foto Ibititá: Cristiano
Foto Uibaí: Cida

Educação: Presidente Dutra abre o Programa Universidade Para Todos 2009 no polo Irecê


No último dia 01.06,no município de Presidente Dutra, distante 18 km da cidade de Irecê, nas dependências da escola municipal Manoel Novais,foi realizada a aula inaugural do Programa Universidade Para Todos-2009, no pólo Irecê. O município conhecido como a capital da pinha, foi contemplado esse ano com uma extensão do programa, vinculado ao pólo Irecê, onde terá uma turma de 50 alunos que foram selecionados pelo critério de notas estabelecido pela SEC. Estiveram presentes, o Prefeito da cidade Roberto, popularmente conhecido por Robertão, a Professora Maria da Conceição Correia, Diretora da Direc-21, representando o governo do Estado,o secretario de educação do município prof. Aloisio Nascimento, o coordenador da rede de ensino do município Ancelmo Machado, Jorge Luiz S. Rocha, coordenador do Pólo Irecê, representando também a UNEB-Campus XVI, a coordenadora local do programa professora Ivone,professores/monitores do programa,além de diretores da escola Manoel Novais e técnicos da Direc. O prefeito em sua fala ressaltou a importância da parceria entre o seu município e a Uneb/SEC, tendo em vista que está com apenas seis meses de mandato, a professora Conceição ressaltou que a Direc-21 estará sempre pronta a ouvir e viabilizar as demandas educacionais de todos os 19 municípios que estão sob sua responsabilidade e que com Presidente Dutra não será diferente, mostrando-se bastante satisfeita de estar participando dessa aula inaugural, o secretario Aloísio em sua fala destacou também a importância da parceria entre a UNEB/SEC e o seu município. O mais emocionado dos presentes foi o professor Ancelmo Machado, que após sua conclusão em Pedagogia pelo Campus XVI-Irecê, e ser aluno da pós-graduação também pela UNEB, expressou sua satisfação em estar retornando a sua terra natal num momento tão importante para o povo do seu município. O coordenador do pólo Irecê, em sua fala destacou que o estado da Bahia vive um novo momento, onde se tem buscado a ampliação das políticas públicas que há décadas foram negadas a população e principalmente aos estudantes carentes de toda Bahia, "Esse é um momento histórico para Presidente Dutra",afirmou Jorge,parabenizou o Prefeito e sua equipe da secretaria pelo empenho em buscar que essa extensão viesse para o município,trouxe uma mensagem da professora Cenilza Pereira, diretora do Campus XVI, e agradeceu também a Coordenadora do Ensino superior do Estado,professora Gelcivânia Mota,a coordenadora Geral pela UNEB professora Zita Guimarães e sua secretaria Sheila Gomes pela confiança que tem depositado em toda equipe do Pólo Irecê do programa.E deixou uma mensagem aos alunos que são a razão principal da existência do programa. Na oportunidade também foram distribuídos os módulos e as camisas do programa aos alunos, onde era visível a satisfação de todos os presentes na escola Manoel Novaes.

Fonte:Coordenação Polo Irecê
do UPT-2009

Fonte nova pode ser demolida


Algumas mudanças aconteceram para a reforma do estádio Octávio Mangabeira, a tradicional Fonte Nova. A principal prevê a demolição total da praça esportiva, que pode de fato acontecer para levantar a arena que receberá jogos na Copa de 2014. No projeto proposto anteriormente, 40% do anel inferior das arquibancadas seriam mantidos, mas o arquiteto que está à frente da obra definiu que a melhor escolha será a construção de três níveis de arquibancada.



Fonte:Bahianoticiasesporte

Em Candeias: Morta doou para campanha de prefeita


Quase metade do financiamento eleitoral da prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB), é atribuído a uma pessoa morta há cinco anos. Almerinda Monteiro dos Santos tem registro de ambulante na Secretaria da Fazenda do estado e aparece como doadora de R$ 266 mil, ou 44% dos R$ 604 mil arrecadados. Uma certidão de óbito emitida pelo estado da Geórgia, Estados Unidos, onde mora a filha dela, confirma sua morte em 6 de junho de 2004. O caso descortina a fragilidade na fiscalização dos repasses financeiros a campanhas. O procurador regional eleitoral Cláudio Gusmão disse que, com a morte da doadora comprovada, a prefeita pode responder por abuso de poder econômico, cuja pena é a cassação do mandato. O advogado da prefeita, Benedito Lima, alega que não há irregularidade e que as contas foram aprovadas.
fonte:Bahianotícias

SEC é acusada de pagar transporte de alunos em caminhões

Auditorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – conforme relatório do conselheiro Pedro Lino que recomendou a rejeição das contas do governo Wagner – apontam que a Secretaria da Educação (SEC) financiou caminhões para fazer transporte escolar em 2008, por meio de convênio com ONG. Além de usar veículos inadequados, a organização não comprovou as revisões obrigatórias nos caminhões. O convênio, que de forma irregular financiou capacitação de professores sem vínculo permanente com o estado, foi fruto de parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), e previa ação no Colégio Estadual Casa Jovem II, em Igrapiúna. Entre as outras irregularidades, consta contrato assinado com a Associação Tecnológica e Educacional de Camaçari (Atec), de R$ 628 mil. Com o contrato vencido desde 2007, a entidade continuou prestando serviços sem respaldo legal.
Fonte:Bahianotícias

Preso desde 2003, homem tenta provar inocência

Desde que foi preso em julho de 2003, acusado de ser coautor de um homicídio, Lucas Carvalho Piauí, hoje com 26 anos, tenta provar que é inocente. Quatro anos depois da sua prisão, Dercílio Pereira Brito, que cumpre 19 anos de prisão no Complexo Penal de Juazeiro, assumiu a autoria pelo assassinato de Carlos Renneth Teixeira Rubem, ocorrido em julho de 2003, eximindo Lucas Piauí de qualquer participação no crime. A confissão de Dercílio veio segundo depoimento dado ao diretor do presídio, Manoel Thadeu Serafim, ao promotor Maurício Matos e aos advogados Wank Medrado e Tereza de Araújo porque ele estava arrependido. Na ouvida, ele argumentou que “não havia confessado até então por achar que não existiria prova suficiente para a condenação”, mas depois resolveu confessar tudo para “livrar um inocente da cadeia”. O julgamento dos dois envolvidos no crime de Carlos Renneth aconteceu em dois momentos porque a defesa de Dercílio recorreu e a de Lucas não, o que pode, conforme Socorro Saraiva, a atual advogada de Lucas, ter prejudicado a ação de provar sua inocência que sustenta desde sua prisão. As informações são do jornal A Tarde.

Em Salvador: Trabalhadores protestam no CAB

O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), que representa a categoria contratada de empresas terceirizadas para trabalhar em prédios estaduais, reuniu cerca de 500 pessoas no Centro Administrativo da Bahia nesta sexta (5) para pedir que os salários dos funcionários sejam pagos. A reclamação se intensificou depois que a Secretaria de Planejamento se reuniu com a categoria e afirmou que R$ 22 milhões foram encaminhados para pagamento de terceirizadas, englobando os trabalhadores da limpeza, mas até agora o dinheiro não foi depositado nas contas dos serventes.

Fonte:Bahianoticias

Bahia:Entre os quatro estados que mais desmatam


Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pela Fundação SOS Mata Atlântica revelou que a Bahia está entre os quatro estados que mais destroem a Mata Atlântica em todo o Brasil. Apenas nos municípios de Vitória da Conquista e Cândido Sales, no sudoeste do estado, uma área equivalente a quase três mil campos de futebol de vegetação já foi destruída. Segundo o estudo, as principais alegações para quem realiza o trabalho de desmatamento é a retirada de madeira da mata para usar em fornos de indústrias, alimentos e olarias. Já em Cândido Sales, especialmente ocorre a extração para queima em fornos ilegais de carvão vegetal.



Fonte:Bahianotícias

Salvador: Número de veículos roubados bate recorde


Salvador continua batendo recordes nem um pouco positivos. A mais nova marca alcançada pela capital baiana está relacionada a roubos de carros. Das 8h da última quarta-feira (3) até o mesmo horário de ontem (4), foram levados 36 carros na cidade, superando facilmente a média diária, que é de 10 veículos, e o antigo recorde, registrado em 15 de abril, quando 31 veículos foram roubados ou furtados em Salvador e região metropolitana. Segundo a titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Christiane Inocência Xavier, os novos números foram registrados um dia depois de uma intensa operação do orgão em diversos desmanches de veículos na cidade, ainda em curso. As informações são do Correio.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ministra Dilma nega disputa entre ministros

Apesar dos últimos desentendimentos entre alguns titulares do governo Lula, alguns bastante exaltados, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira (4) que não há disputa entre eles. Ela foi entrevistada logo depois de sair de mais uma sessão de quimioterapia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde faz tratamento contra um câncer linfático. "Essa briga não existe. Essa briga é das diferentes óticas que todo o governo tem, cada um com a sua ótica", argumentou. Segundo ela, o presidente Lula também não tem se incomodado com as discussões. "Presidente exerce sua condição de presidente governando, dando a linha do governo", disse. Já o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, um dos protagonistas dos embates, afirmou que o presidente recomendou que ele fizesse as pazes com os colegas e tivesse cuidado ao falar com eles em público. "Eu, como ministro obediente em relação ao meu chefe, não farei mais polêmicas públicas com outros ministros", destacou.
Fonte:Bahianotícias

Ator David Carradini é encontrado morto

Um dos ícones dos filmes de ação com lutas marciais, o ator David Carradine foi encontrado morto em seu quarto de hotel em Bancoc, na Tailândia.
Aos 72 anos, Carradine estava no país gravando seu filme mais recente, chamado Strecht. Segundo o site da BBC, Jonathan Head, seu personal trainer, disse estar "chocado" com a morte do ator.
"Ele estava cheio de vida, sempre querendo trabalhar. Era uma ótima pessoa", disse Head.
Em sua longa carreira, David Carradine ficou famoso por interpretar Kwai Chang Caine na série de televisão Kung Fu. Recentemente, o ator interpretou Bill no longa Kill Bill, do cineasta Quentin Tarantino.
Fonte:portal terra

PRF apreende carvão vegetal irregular na região de Irecê

Durante realização da XIX Fiscalização Preventiva Integrada, na BA 433, no município de Ibipeba, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 7m³ de carvão vegetal, que estava sendo transportado no veículo GM/C 10.
A mercadoria era proveniente de um desmatamento ilegal no Povoado de Olhos D'água de Ibipeba, onde foram localizados e destruídos dois fornos clandestinos.
A operação foi coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, em conjunto com o IBAMA. A Ocorrência encaminhada para a delegacia local. As informações são da Tribuna da Bahiaonline.


Ato ecumênico em homenagem às vítimas do voo 447


Um ato ecumênico em homenagem aos passageiros do voo 447 da Air France, que desapareceu na noite do domingo com 228 passageiros a bordo, será realizado às 10h desta quinta-feira, 4, na Igreja da Candelária, na Praça Pio X, Centro do Rio do Janeiro. Uma das presenças confirmadas é a do ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, que desembarcou no Aeroporto Tom Jobim na manhã desta quinta-feira, 4.
Kouchner veio ao Brasil somente para esse evento e retorna a Paris ainda nesta quinta. O ato ecumênico deve reunir ainda o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, além do cônsul da França no Rio, Hugues Goisbault.
Sem esperanças - O presidente da Air France e o diretor-executivo da companhia aérea disseram em Paris às famílias que aguardam por notícias sobre familiares que estavam no voo AF 447 Rio-Paris, não haver esperanças de que qualquer um dos passageiros esteja vivo. O presidente da Air France, Jean-Cyril Spinetta, e o diretor-executivo da empresa, Pierre-Henri Gourgeon, encontraram-se com parentes dos passageiros do voo em um hotel próximo ao aeroporto Charles de Gaulle e disseram “não haver esperança de que haja sobreviventes”, informou o porta-voz do grupo de apoio aos familiares, Guillaume Denoix de Saint-Marc. As informações são da Dow Jones.
Lentidão - O jato da Air France que caiu nesta semana na rota Rio-Paris viajava em velocidade muito baixa antes do acidente, disse o jornal francês Le Monde nesta quinta-feira, citando fontes próximas à investigação. O jornal disse que a empresa Airbus, fabricante do avião, deveria emitir uma recomendação sobre as velocidades ideais do modelo A330 durante condições meteorológicas adversas.
A Airbus não quis comentar a reportagem, e funcionários do órgão francês de segurança aérea que deveria validar tais recomendações não foram localizados. Um piloto disse ter visto, segundo relato do jornal espanhol El Mundo, um clarão sobre o Atlântico na mesma hora em que o voo AF 447 da Air France sumiu. “De repente, vimos à distância um brilho forte, intenso, de luz branca, que assumiu uma trajetória para baixo, vertical, e desapareceu em seis segundos”, teria dito à sua empresa, a Air Comet, o piloto que fazia a rota Lima-Madri.
“Não ouvimos qualquer comunicação em qualquer frequência de emergência ou ar-ar, antes ou depois desse fato”, acrescentou o piloto, segundo o jornal. A Air Comet não se manifestou sobre o relato. O avião da Air France caiu na noite de domingo, possivelmente ao norte do arquipélago brasileiro de São Pedro e São Paulo, cerca de quatro horas depois de decolar do Rio, com 228 pessoas a bordo.
O Airbus não enviou pedidos de socorro antes do acidente, apenas mensagens automáticas indicando pane elétrica e descompressão, pouco antes de entrar numa zona de tempestade. Equipes da Força Aérea Brasileira que sobrevoam a área encontraram destroços e manchas de óleo espalhados num trecho de 90 quilômetros do mar, a cerca de 1.100 quilômetros da costa do Nordeste.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a mancha de combustível indica que provavelmente não houve explosão, o que afasta a hipótese de um atentado. Especialistas calculam que a forte turbulência ou a descompressão durante uma tempestade poderiam ter provocado o desastre, o pior em 75 anos de história da Air France. As informações são da atardeonline.

Ainda a Educação: Oposição quer entrar com mandato de segurança

Mesmo empenhada em analisar o parecer do conselheiro Pedro Lino (TCE), a bancada de oposição vai entrar, na próxima semana, com mandado de segurança coletivo para assegurar a nomeação de professores e coordenadores pedagógicos, supostamente preteridos pelo Estado em favor de funcionários do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A relatoria do TCE citou dados, apurados em 2008, que revelam ampliação das contratações temporárias, que chegam a 32 mil, com custo superior a R$ 352 milhões. A situação gera ações civis públicas por parte dos ministérios públicos do Trabalho (MPT) e Estadual (MP-BA). “Houve um incremento de 28% em relação a 2007”, disparou o líder da oposição, Heraldo Rocha (DEM). “A entidade pública não tem a obrigação de contratar, mas é obrigada a absorver os aprovados se houver necessidade de contratação”, afirmou. “Isso contraria o discurso do governador, que sempre foi defensor do concurso público”, acrescentou o oposicionista.
Fonte:Bahianotícias

Estudantes de Irecê estão na SEC em Salvador

Alunos de Irecê, representantes dos colégios Modelo, Polivalente e da UNEB, ocupam na manhã desta quinta-feira (4) a Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os alunos vieram à capital com uma pauta de reivindicações a ser entregue ao secretário Adeum Sauer, reclamando, entre outras coisas, a falta de pagamento e atraso nos salários dos docentes, que não existem em número suficiente, e a falta de estrutura das escolas representadas na manifestação.
Fonte:Bahianotícias

Ontem em Brasília: Geddel x José Gabrieli




Saiu na coluna Painel da Folha de S. Paulo de hoje: "A apresentação sobre o PAC colocou frente a frente, no auditório do Itamaraty, os desafetos Geddel Vieira Lima e José Sérgio Gabrielli. 'Geddel, pode ficar tranquilo, não sou candidato ao Senado', afirmou o presidente da Petrobras. 'Nem eu', replicou o ministro da Integração Nacional". O recado foi dado!







Presidente Lula já tem seu candidato a presidência do PT



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu apoiar a candidatura do presidente da BR Distribuidora, o ex-senador José Eduardo Dutra, para concorrer à presidência do PT em novembro. E vai indicar o ministro José Múcio (Relações Institucionais) para o Tribunal de Contas da União (TCU).Lula já conversou com seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, e pediu que ele ficasse no governo. Carvalho era apontado como favorito para comandar o PT a partir do final do ano, quando haverá renovação da direção partidária. As informações são da Folha de S. Paulo.

SSP compra sistema de R$ 39 milhões e não usa

A Secretaria de Segurança Pública investiu US$ 20.406 milhões – o que equivale a R$ 39,4 milhões – em equipamentos, em 2008, para um novo sistema informatizado de identificação civil e criminal, mas até hoje todo o aparato que modernizaria as polícias está encaixotado numa sala do Instituto Pedro Melo (IML) e no almoxarifado na Secretaria de Administração (Saeb). A informação está no relatório prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), assinado pelo conselheiro Pedro Lino, que defendeu a rejeição das contas do Executivo do exercício do ano passado. O documento aponta distorções em praticamente todas as secretarias, algumas relacionadas à execução financeira das mesmas. O relatório detalha, ainda, que embora o desempenho global da Segurança Pública em 2008 tenha sido acima de 92%, as aplicações em projetos foram de apenas 32%. Outro ponto é que houve discrepância na execução físico-financeira em oito ações da pasta.O secretário de Segurança, Cesar Nunes, não quis comentar sobre o documento o qual ainda desconhece o teor. Porém, admitiu que os equipamentos para o sistema de informática estão guardados porque o software de suporte ainda está em fase de aprovação. Em relação à execução financeira, Nunes disse que não entende o motivo do apontamento do TCE, uma vez que a Secretaria investiu em 568 viaturas, por exemplo, e que teve bom desempenho final. “O que foi possível aplicar, foi aplicado”.Saúde – Entre os problemas apontados na área da saúde, o parecer relata em alguns programas discrepâncias entre as execuções financeiras e físicas. Um exemplo é o projeto de “Construção de Sistema de Esgotamento Sanitário”, que apesar ter apresentado uma execução financeira de 59%, demonstrou índice zero de execução física. As informações são da atarde.

Futebol 2009: Bahia e Vitória com problemas futuros


Dois jogadores foram protagonistas no dia de treinos de Bahia e Vitória nesta quarta (3). No Tricolor, Joãozinho, depois de dizer que a diretoria o teria mandado ficar calado e não dar declarações aos jornalistas, tratou de se desdizer e afirmou que a idéia de vestir a mordaça foi dele. Já no Rubro-negro a revelação Bida foi excluído de repente do elenco titular e agora quer saber por que. Pouco tempo atrás, Paulo César Carpegiani pediu ao volante para ficar quando surgiram propostas de transferência.
Fonte:Bahianoticiasesporte

Deputado Sergio Carneiro solicita ajuda a Geddel


O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) solicitou nesta quarta-feira (3) auxílio ao ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima para obter recursos para a cidade de Eunápolis, no extremo sul baiano. A cidade tem sido castigada com o efeito das chuvas que atingem a região desde a última terça (2). O município foi atingido por ventos de até 100 km/h, acompanhados de relâmpagos e trovões. Entre os transtornos estão o alagamento de ruas, estabelecimentos comerciais e casas e queda de árvores, muros, placas, telhados e fachadas de lojas, além do abalo à estrutura de algumas casas na periferia. Além da ajuda do governo federal, o parlamentar já contatou a Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) e o secretário de Planejamento de Eunápolis, Alberino (Belo) Sobrinho. "Estou solidário com as famílias eunapolitanas", afirmou o deputado, que de dispôs a intervir no que for possível.As informações são do site Bahianotícias.

AF 447: Ministro Nelson Jobim afirma que avião não explodiu:


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que concedeu entrevista coletiva no início da noite desta quarta-feira (3), refutou a principal hipótese da Air France. De acordo com ele, as manchas de óleo encontradas em um raio de 20 km do Oceano Atlântico, entre Fernando de Noronha e o arquipélago de São Pedro e São Paulo, demonstram que o Air Bus A-300 caiu no mar. A empresa havia informado que a principal possibilidade era de explosão no ar. "Se temos manchas de óleo, significa que o óleo não foi queimado", explicou. O titular do governo disse ainda que há dificuldades em encontrar os corpos, pois os que tiveram o abdome perfurado não retornam à superfície, já os que estão íntegros podem voltar entre 48h e 70h. "Não foram encontrados corpos ou sobreviventes. Não há dúvida nenhuma que a situação de queda é neste local", afirmou. Conforme Jobim, peças internas do avião já foram localizadas. Os materiais encontrados no mar começam a ser recolhidos para análise nesta quinta (4).

Líder do Governo Wagner diz que Conselheiro do TCE chamou os holofotes paa si



O deputado estadual Waldenor Pereira (PT), líder da maioria na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), afirmou nesta quarta-feira que acredita na aprovação das contas do governo pelo Tribunal de Contas (TCE). O parlamentar condenou o procedimento do conselheiro Pedro Lino, que orientou o colegiado pela reprovação nesta terça (2), em revelar a sua indicação à imprensa. “Reconhecemos o conselheiro Pedro Lino como competente, mas condenamos veemente o comportamemto e a atitude dele, que precedendo a apresentação do seu relatório, através de divulgação na mídia chamou para si os holofotes”, declarou. O petista disse ainda que o entendimento do relator é contestável, pois, segundo ele, não houve irregularidade que justificasse o que chamou de “inusitado” parecer. “É no mínimo estranho que um mecanismo utilizado em outros governos, que não alterou em nada as metas fiscais e nem causou nenhum prejuízo aos fornecedores do Estado, tenha levado o relator a recomendar a rejeição”, contestou.

Fonte:Bahianotícias

Ministros batem boca após reunião no Palácio do Planalto




Os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, protagonizaram nesta quarta-feira (3) uma das cenas mais lamentáveis e hilariantes do cenário político nos últimos anos. Logo depois da reunião de avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Palácio do Planalto, em Brasília, os titulares do governo bateram boca no momento de se cumprimentarem. Minc se dirigiu delicadamente a Nascimento para saudá-lo, mas o aperto de mão foi duramente recusado. “Não vou cumprimentar você”, disse o comandante dos transportes. Em resposta, o chefe do Meio Ambiente declarou que a partir de agora só se relacionará com o colega de maneira institucional. Alfredo se irritou e arrematou que “nem institucionalmente”, ao declarar que Minc o acusou de ter ligação com empreiteiros. Para piorar, na frente dos outros membros do governo ele disparou: "Eu ando dizendo por aí que você é viado, para você falar mal de mim?". Informações do site de Cláudio Humberto.

OEA revoga suspensão de CUBA após 47 anos


A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou nesta quarta-feira (3) a suspensão a Cuba que vigora desde 1962. Este era um dos principais ícones da guerra fria, como forma de retaliação à ilha comunista. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores do Equador, Fander Falconi, que considerou o ato como um momento de “muita alegria” para os povos latino-americanos. "Já foi aprovada neste momento por todos os chanceleres, por consenso. Essa é uma notícia muito boa, reflete a mudança de época que se está vivendo na América Latina. Chegou-se a um consenso sobre um texto que não impõe condições (para Cuba retornar à OEA)", destacou. Os Estados Unidos foram representados na conferência realizada em Honduras pela secretária de Estado Hillary Clinton, uma das principais defensoras da medida.


Fonte:Bahianotícias

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Moradores do Loteamento Felix em Irecê ocupam SEDUR


Nesta quarta-feira (03), uma caravana com 50 moradores do Loteamento Felix, do município de Irecê, ocupou mais uma vez o mezanino do Suarez Trade, edifício que abriga a sede da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Eles cobram a conclusão de obras de infraestrutura, que, segundo os manifestantes, foram abandonadas pelo secretário Afonso Florence. As informações são do site Bahianotícias.
Foto:Folha da Bahia

Nelson Jobim diz que avião caiu em águas brasileiras

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou nesta terça-feira, 2, que o avião da Air France que desapareceu após decolar no domingo do Rio de Janeiro caiu em águas brasileiras. A afirmação foi feita com base nos destroços da aeronave avistados por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O ministro fez as declarações numa entrevista coletiva no Rio de Janeiro, onde visitou os familiares dos 58 brasileiros que viajavam no voo 447 com destino a Paris.

Jobim ressaltou que o avião de rastreamento R-99 identificou materiais metálicos e não metálicos no oceano Atlântico em um voo realizado nesta madrugada.

Posteriormente, um avião Hércules KC-130 avistou no mar destroços incluindo uma poltrona, e depois, por volta de 13h (horário de Brasília), observou "um conjunto de restos" que seriam do avião espalhados em "uma faixa" de cinco quilômetros, segundo o ministro.
"Somando os materiais avistados pelo R-99, o assento e os cinco quilômetros de restos, é possível confirmar que isto é do Airbus", assegurou Jobim.
No entanto, o ministro disse que "não se pode saber" se o avião explodiu ou não em voo, levando em conta os pedaços que foram vistos e que espera que possam ser recolhidos pelos tripulantes de navios da Marinha, que devem começar a chegar nesta quarta à área.

Os restos foram descobertos perto do arquipélago de São Pedro e São Paulo, rochas desabitadas a 380 milhas náuticas de Fernando de Noronha e a 700 milhas de Recife.
A Força Aérea Brasileira (FAB) delimitou uma área para a busca dividida em três partes que somam 781 quilômetros quadrados de extensão e que estão sendo rastreadas pelos aviões.

Além disso, na região se encontram três navios mercantes que colaboram nas buscas e amanhã, às 11h, se somará o navio-patrulha da Marinha "Grajaú", que está viajando em direção à área. "Amanhã chegam os navios da Marinha, que serão os que poderão resgatar os materiais", acrescentou Jobim.
O Brasil realiza a busca da aeronave desaparecida com oito aviões e cinco navios da Marinha. Para facilitar a busca, a Aeronáutica montou uma base de abastecimento de combustíveis para os aviões militares no aeroporto de Fernando de Noronha.



Fonte: atardeonline

terça-feira, 2 de junho de 2009

Presidente Dutra abre o Programa Universidade para todos no polo Irecê

Na última segunda-feira,no município de Presidente Dutra, distante 18 km da cidade de Irecê, nas dependências da escola municipal Manoel Novais,foi realizada a aula inaugural do Programa Universidade Para Todos-2009, no polo Irecê. O município conhecido como a capital da pinha, foi contemplado esse ano com uma extensão do programa, vinculado ao polo Irecê, onde terá uma turma de 50 alunos que foram selecionados pelo critério de notas estabelecido pela SEC. Estiveram presentes, o Prefeito da cidade Roberto, popularmente conhecido por Robertão, a Professora Maria da Conceição Correia, Diretora da Direc-21, representando o governo do Estado,o secretario de educação do municipio prof. Aloisio Nascimento, o coordenador da rede de ensino do municipio Ancelmo Machado, Jorge Luiz Rocha, coordenador do Polo Irecê, representando também a UNEB-Campus XVI, a coordenadora local do programa professora Ivone,professores/monitores do programa,além de diretores da escola Manoel Novais e técnicos da Direc. O prefeito em sua fala ressaltou a importância da parceria entre o seu municipio e a Uneb/SEC, tendo em vista que está com apenas seis meses de mandato, a professora Conceição ressaltou que a Direc-21 estará sempre pronta a ouvir e viabilizar as demandas educacionais de todos os 19 municipios que estão sob sua responsabilidade e que com Presidente Dutra não será diferente,mostrando-se bastante satisfeita de estar participando dessa aula inaugural, o secretario Aloisio em sua fala destacou também a importância da parceria entre a UNEB e o seu municpio. O mais emocionado dos presentes foi o professor Ancelmo Machado, que após sua conclusão em Pedagogia pelo Campus XVI-Irecê, e ser aluno da pós-graduação também pela UNEB, expressou sua satisfação em estar retornando a sua terra natal num momento tão importante para o povo do seu municipio. O coordenador do polo Irecê, em sua fala destacou que o estado da Bahia vive um novo momento, onde se tem buscado a ampliação das politicas públicas que há décadas foram negadas a população e principalmente aos estudantes carentes de toda Bahia, " Esse é um momento histórico para Presidente Dutra". Parabenizou o Prefeito sua equipe da secretaria pelo empenho em buscar que essa extensão viesse para o municipio,trouxe uma mensagem da professora Cenilza Pereira, diretora do Campus XVI, e agradeceu também a Coordenadora do Ensino superior do Estado,professora Gelcivânia Mota,pela confiança que tem depositado em toda equipe do Polo Irecê do programa.E deixou uma mensagem aos alunos que são a razão principal da existência do programa. Na oportunidade também foram distribuidos os módulos e as camisas do programa aos alunos, onde era visísel a satisfação de todos os presentes na escola Manoel Novaes.
Fonte:Coordenação Polo Irecê
do UPT-2009

Polo Irecê do Programa Universidade Para Todos iniciam aulas

Foi com grande satisfação que o polo Irecê do Programa Universidade Para Todos desse ano iniciou as atividades.Após a autorização da Coordenação Geral da Uneb, e da Sec, quatro das seis extensões iniciaram suas aulas, e segundo o coordenador do polo Jorge Luiz, até a próxima segunda-feira,08.06. todas as 08 turmas estarão em pleno funcionamento. Esse ano o polo ganhou mais 03 extensões, para os municípios de Central,Presidente Dutra e Uibaí, que junta-se aos municipios que estarão no segundo ano no projeto que são: Ibititá,Lapão e São Gabriel, cada uma dessa extensões contará com 01 turma de 50 alunos, e na cidade de Irecê, polo da micro-região, 02 turmas, no total geral de 400 alunos que serão atendidos pelo programa.
Fonte: Coord.UPT -Pol0 Irecê

Aleluia acusa Wagner pelo fechamento do Aeroporto de Feira de Santana


O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) acusou o governador Jaques Wagner de ser o responsável pelo fechamento do aeroporto de Feira de Santana, definido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão esteve no terminal Governador João Durval Carneiro no último mês de abril e, no meio de maio, anunciou a decisão devido à falta de segurança na unidade. Segundo o democrata, Wagner tratou com descaso as recomendações da Anac e decretou o fechamento do local. Para ele, o episódio revela o descaso pessoal do governador e da Secretaria de Infraestrutura da Bahia para com os aeroportos baianos. No ano passado, uma grande restrição foi imposta ao aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, e que só foi resolvida meses atrás.As informações são do site Bahianotícias.

Morre a última sobrevivente do Titanic



A última sobrevivente do naufrágio do transatlântico Titanic, Millvina Dean, morreu ontem em um asilo de Hampshire, no sudeste da Inglaterra, aos 97 anos. Ela tinha apenas 9 semanas de vida quando o navio afundou, depois de se chocar contra um iceberg, no dia 15 de abril de 1912, e era a mais jovem passageira a bordo. O desastre causou a morte de 1.517 pessoas, principalmente porque não havia botes salva-vidas suficientes. Entre as vítimas, estava o pai de Millvina Dean, Bertram. Sua mãe e irmã também sobreviveram e voltaram para Southampton, o porto de partida do navio, onde Dean passou a maior parte de sua vida. Recentemente, ela começou a ter dificuldades em pagar pelo quarto que ocupava no asilo e já tinha uma dívida de 3 mil libras, o equivalente a quase R$ 10 mil. Ela começou então a vender suas relíquias relacionadas ao Titanic para angariar fundos, entre elas a bolsa de pano que foi usada em seu resgate. Os atores Kate Winslet e Leonardo de Caprio, estrelas do filme Titanic, de 1998, deram ajuda financeira à sobrevivente, assim como o diretor do longa, James Cameron, doando dinheiro para um fundo criado por amigos de Millvina Dean.
Fonte:Bahianotícias

Polícia apresenta quadrilha que planejava assaltar BB de Canarana


Uma quadrilha de quatro assaltantes que atuava no interior do Estado foi apresentada nesta terça-feira,2, na sede da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), um dia após ter sido desarticulada em Canarana (a 450 km da capital), região de Irecê, onde praticaria roubo a uma agência do Banco do Brasil. Carlos Adriano Batista de Souza, 23, o líder Carlão, Lúcio Flávio Alves de Carvalho, 29, o Galo, Cleiton Cruz Souza, 28, o Galego, e Ailton Duarte de Novaes, 19, o Neguinho, ficarão presos em Irecê. Com eles, a polícia apreendeu três revólveres 38, uma pistola 380 e duas espingardas (calibres 12 e 32), além de R$ 906, cinco celulares, dois rádiocomunicadores, 300 gramas de maconha, 51 munições, luvas e máscaras.
Fonte:atardeonline

Avião desaparecido: Submarinos procuram Caixa Preta

Um navio francês equipado com dois mini-submarinos está na região do Oceano Atlântico onde o avião AF 447 teria desaparecido na madrugada de segunda-feira. A informação foi transmitida pelo Ministério dos Transportes da França, que esclareceu que o único objetivo dos veículos é encontrar a caixa-preta da aeronave, colaborando com os trabalhos de buscas das forças aéreas e marinhas francesa e brasileira. Os equipamentos conseguem trabalhar em uma profundidade de até 6.000 m, mas os especialistas dizem que, em caso de afundamento, o AF 447 teria submergido até 4.700 m. Os submarinos foram batizados de "Pourquoi Pas" (em português, "Porque não"). As informações são do site Bahianotícias.

Obama oferece ajuda nas investigações sobre o Avião da Air France

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu ajuda nas investigações sobre o avião da Air France que desapareceu nessa segunda-feira quando fazia uma viagem do Rio de Janeiro até Paris. "os Estados Unidos oferecerão toda a assistência necessária para saber o que aconteceu", disse.
"Nosso coração está partido por esta notícia, mesmo que não saibamos exatamente o que ocorreu. (...) Cada vez que ocorre uma catástrofe aérea, todos ficamos concernidos", afirmou. Ele preferiu não comentar muito sobre o assunto.
Ontem, os Estados Unidos enviaram um avião militar e uma equipe de salvamento à zona onde a aeronave da companhia francesa pode ter caído. Na manhã desta terça-feira, dois aviões militares franceses retomaram os trabalhos de busca a partir de Dacar, segundo explicações do Estado-Maior do Exército francês.
Um dos aparelhos examinaria a costa do Senegal, onde um piloto brasileiro disse ter avistado o que poderiam ser restos de uma aeronave acidentada. O segundo avião sobrevoará uma área do Atlântico mais próxima ao litoral do Brasil.

Fonte:terra

Prosseguem busca ao Airbus da Air France



Rio de Janeiro - As equipes de resgate prosseguem a busca pelo Airbus A330-200 da Air France que desapareceu no domingo à noite com 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo e que cobria a rota Rio de Janeiro-Paris.
Realizarão patrulhas na região uma aeronave Hércules equipada com um dispositivo de busca eletrônica para detectar a frequência do localizador de emergência do Airbus e um avião R-99, que utiliza um radar e um infravermelho para captar objetos no mar e medir as diferenças de temperatura dos corpos.
A Força Aérea informou que mobilizou um total de oito aeronaves que se somam aos três navios da Marinha que rastrearão a área que corresponde ao controle aéreo brasileiro, enquanto a zona sob controle aéreo de Dacar está sendo investigada por aviões franceses.
Até agora, a única pista sobre o possível local do acidente foi fornecido por um piloto de um avião da TAM que afirmou ter visto "estranhos pontos laranjas" no mar, em águas senegalesas, pouco depois do acidente.
Segundo ele, esses pontos poderiam ser fogo, informaram porta-vozes da Aeronáutica.As autoridades brasileiras comunicaram o fato aos responsáveis pelo controle aéreo senegalês, que ainda não confirmaram nada a respeito.O avião decolou do Rio de Janeiro no domingo à noite e seu último contato com os controladores brasileiros se deu às 22h33, quando informaram que entrariam no espaço aéreo do Senegal uma hora mais tarde.Segundo a relação oferecida pela Air France, estavam no avião 61 franceses, 58 brasileiros, 26 alemães, 9 chineses, 9 italianos, 5 britânicos, 6 suíços, 5 libaneses, 4 húngaros, 3 eslovacos, 3 noruegueses, 3 irlandeses, 2 americanos, 2 espanhóis, 2 marroquinos e 2 poloneses.No voo havia também um cidadão de cada um dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamarca, Islândia, Estônia, Gâmbia, Holanda, Filipinas, Romênia, Rússia, Suécia e Turquia.


Fonte:atardeonline

segunda-feira, 1 de junho de 2009

GM pede concordata e deve fechar fábricas


Um mês depois da Chrysler, a montadora americana General Motors, segunda maior do mundo, recorreu nesta segunda-feira à concordata no Tribunal de Falências de Nova York. A empresa, assim, está sob proteção do "Capítulo 11" da Lei de Falências americana --o equivalente à concordata (ou recuperação judicial, no Brasil).
O pedido da GM por proteção é o terceiro maior da história dos Estados Unidos, sendo o maior já feito pela indústria manufatureira do país. Em termos de ativos (US$ 82 bilhões), a concordata da GM só fica atrás dos colapsos do banco de investimento Lehman Brothers e da companhia de telecomunicações WorldCom.
O presidente dos EUA, Barack Obama, deve fazer um pronunciamento por volta das 13h (horário de Brasília), em Washington, e será seguido pelo diretor-geral da montadora americana, Fritz Henderson, que concederá entrevista coletiva.
Paul Sancya/AP

Com um prejuízo acumulado de US$ 88 bilhões desde 2004, GM já recebeu US$ 20 bilhões do governo para manter produção


O processo deve durar entre 60 e 90 dias e pode resultar no fechamento de 11 das suas fábricas --enquanto isso, a empresa opera normalmente. Segundo o jornal "The Wall Street Journal", o executivo Al Koch, 67, especialista em reestruturação de empresas, vai conduzir o processo.
No total, a administração federal irá injetar na companhia US$ 50 bilhões, sendo que US$ 20 bilhões já foram liberados, e irá controlar 60% do capital da empresa. Já o governo canadense concederá um empréstimo de US$ 9,5 bilhões em troca de 12,5% de participação acionária. O sindicato UAW (United Auto Workers) terá 17,5% dos títulos.
Neste fim de semana, os credores da GM aceitaram trocar US$ 27 bilhões das dívidas da companhia por participação na "nova GM", com possibilidade para comprar até 15% dos ativos futuramente. Após a reestruturação, o Tesouro dos EUA deve surgir como principal detentor da futura companhia, com 72,5% de participação acionária.
O prazo para a GM apresentar um plano de reestruturação acabaria hoje. No processo de corte de gastos, a empresa já anunciou que vai fechar ao menos 13 fábricas, demitir 21 mil funcionários e se desfazer de até 2.400 concessionárias nos EUA, além de vender quase a metade de suas marcas. Então entre os cortes marcas como Opel (vendida para a canadense Magna no fim de semana), Saab, Hummer, Saturn e Pontiac. Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC ficam com a GM.
Segundo a filial brasileira da GM, a crise na matriz não afeta seus negócios. Apesar disso, uma reunião deve ser realizada para detalhar os passos da empresa no mercado nacional.

fonte: folhaonline

Divulgada lista de nacionalidade dos passageiros do voo AF 447



A Air France acaba de divulgar em seu site a lista de nacionalidade das pessoas que estavam a bordo do voo AF 447 que partiu do Rio de Janeiro em direção a Paris. De acordo com a companhia havia 58 brasileiros. A diretora-geral da empresa no Brasil, Isabelle Birem, afirmou em ebtrevista coletiva que as causas do acidente só poderão ser precisadas depois de a caixa preta do equipamento ser encontrada. Veja abaixo a lista completa:
- 2 Americanos - 1 Argentino- 1 Austríaco - 1 Belga - 58 Brasileiros - 5 Britânicos - 1 Canadense - 9 Chineses - 1 Croata - 1 Dinamarquês - 1 Holandês - 1 Estoniano- 1 Filipino - 61 Franceses - 1 Gambiano - 26 Alemães - 4 Húngaro - 3 Irlandeses - 1 Islandês- 9 Italianos - 5 Libaneses - 2 Marroquinos - 3 Noruegueses - 2 Poloneses - 1 Romeniano - 1 Russo - 3 Eslovaco - 1 Sulafricano - 2 Espanhóis- 1 Sueco - 6 Suíço - 1 Turco
Fonte:Site da Air France

Começam a divulgação dos nomes dos passageiros do voo 447

Diversos empresários com altos cargos e até mesmo autoridades políticas estão entre os desaparecidos no voo AF 447, ocorrido na madrugada desta segunda (1). Os nomes dos passageiros estão sendo revelados aos poucos pelas famílias, que estão se reunindo no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Alguns dos nomes são os de Luigi Zortea, prefeito de Canal San Bovo, em Trento (Itália), o também italiano Giovanni Batista Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento, Adriana Francisco Sluijs, 40 , assessora da presidência da Petrobras, Luiz Roberto Anastácio, presidente da Michelin para a América do Sul e Marcelo Parente, 38, chefe de gabinete do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Até agora, 12 nomes foram confirmados. As informações são da Folha Online.

Mais notícias sobre o voo 447 da Air France

Infelizmente as expectativas em torno do voo do 447 da Air France do Rio para Paris são as piores possíveis. Dá-se como certo que o avião caiu porque com o tempo de saída do Aeroporto Tom Jobim, 19h de ontem até o momento o aparelho já não teria combustível para voar. O pior cenário é que ele teria caído no Atlântico e se isso aconteceu estaria a grande profundidade no oceano. Continuam as buscas, mas já se dá como certo que a aeronave caiu.
Fonte: Samuel Celestino

Mais notícias sobre o voo AF 447

Entre os 216 passageiros do voo AF 447, que sumiu sobre o Oceano Atlântico nesta segunda-feira, há um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens, além de 12 tripulantes. A informação foi divulgada pela Air France. Segundo a companhia, a aeronave estava em uso desde 2005 e passou por manutenção técnica pela última vez em 16 de abril. Os nomes dos passageiros não foram divulgados ainda.

Avião desaparece com 228 pessoas a bordo no Brasil

Air France perdeu esperança de localizar o vôo AF 447

Um Airbus da Air France com 228 pessoas que fazia uma viagem entre o Rio de Janeiro e Paris desapareceu dos monitores dos radares nesta segunda-feira na costa do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. O avião, um Airbus A330, que decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim às 4h20 (Brasília) da manhã deveria pousar às 11h10 locais (6h10 de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. "A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas. Pode ser uma falha técnica dos transponders, mas este tipo de avaria é pouco comum e o avião não pousou às 11h10 como estava previsto", declarou uma fonte aeroportuária. A Força Aérea informou que as buscas foram iniciadas perto do arquipélago de Fernando de Noronha no início da manhã desta segunda-feira. A Air France confirmou à agência AFP não ter notícias do voo AF 447 entre Rio de Janeiro e Paris com 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo, que desapareceu na manhã desta segunda-feira dos monitores de controle quando sobrevoava o Oceano Atlântico. As informações são do site Bahianotícias.