• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 11 de janeiro de 2020

MEC estuda descartar 2,9 milhões de livros didáticos nunca usados

Arquivo - Livros didáticos descartados  - Alexandre Lourenção/Jornal da Manhã
foto:reprodução Alexandre  Lourenção Jornal da Manhã

Confira essa notícia divulga pelo Jornal o Estado de São Paulo no link abaixo di site UOL de hoje(11)


https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2020/01/11/ministerio-da-educacao-estuda-descartar-29-milhoes-de-livros-didaticos-nunca-utilizados.htm

Daniel Almeida diz que reforma da previdência de Rui Costa causa “incomodo” na esquerda

foto:Reprodução/google
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) disse, ontem, que a reforma da Previdência encaminhada pelo governador Rui Costa (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) causa “incomodo” aos aliados, principalmente, aos partidos de esquerda. Isto porque, segundo o comunista, as siglas esquerdistas fizeram um “enfrentamento forte” contra a proposta aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O parlamentar criticou o “método” adotado por Rui Costa para aprovar o projeto. Para ele, o governador não deveria ter feito convocação extraordinária. A medida obriga que o governo pague dois salários de abono aos deputados estaduais, um antes da convocação e outro no final. Estima-se que a medida vai custar R$ 3,2 milhões aos cofres públicos. A administração estadual, porém, tem informado que a reforma vai economizar R$ 800 milhões por ano. “Acho que o melhor seria abrir uma discussão, sem convocação extraordinária, para debate com a bancada, com os segmentos. E discutir a melhor a proposta. Não teria necessidade de convocação extraordinária. O método e o tempo poderiam ser outros. Poderia ser discussão mais abrangente. Faltou uma discussão com aliados, com os partidos políticos sobre a melhor oportunidade e o conteúdo do que foi encaminhado”, declarou Daniel, em entrevista à Tribuna.
O deputado diz que há “dificuldade” em votar a matéria por ser em ano eleitoral. Na bancada do PCdoB na AL-BA, os parlamentares Olívia Santana e Fabrício Falcão são pré-candidatos a prefeito em Salvador e Vitória da Conquista, respectivamente.
“Por isso, esse incômodo. Todos se sentem com dificuldade de votar essa matéria, principalmente os partidos da esquerda. Tem mais dificuldade mesmo com diferença (no texto) em relação ao aprovado por Bolsonaro no Congresso. Fizemos um enfrentamento forte (contra o texto de Bolsonaro). E esse enfrentamento produziu amplos resultados. Denunciamos, apresentamos emendas. Foi um ano de debate. E produziu mudanças”, pontuou. “Essa (discussão da reforma) produz desconforto em todos os ambientes em que é discutido, aqui no Brasil, no mundo, nos estados, nos municípios. É uma matéria que produz incômodo, desconforto. O governo (baiano) naturalmente ficou obrigado (a fazer a reforma) a partir da decisão do governo federal, que obriga os estados a fazer para se manterem adimplente. Todos os estados estão passando por um ajuste para não ficarem inadimplentes”, acrescentou.
Perguntado como a bancada do PCdoB vai votar a reforma, Daniel afirmou que o tema ainda está sendo discutido. “A bancada está discutindo. Apresentou sugestões, emendas. As sugestões estão sendo discutidas e depois vamos avaliar como vai votar. Estamos discutindo com os movimento sociais”, ressaltou.

fonte: Tribuna da Bahia c/adaptações

Bahia: Sindicatos abandonam reunião após governo recusar retirar reforma da Previdência da pauta


Reunião prosseguiu apenas com sindicatos que não exigiam a retirada do texto | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE - Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE
foto:Uelder Galter/reprodução

Representantes dos servidores do estado decidiram se retirar da reunião para debater pontos do projeto de lei que promove uma reforma na Previdência de servidores do Estado da Bahia, realizada ontem na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).  

Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB), Conlutas Bahia  e de outras entidades desistiram da conversa que teriam nesta sexta-feira, 10, com o líder do governo, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), a secretária da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin, Cibele Carvalho, e do Secretário de Administração, Edelvino da Silva Góes, ao saberem que o texto da reforma estadual não será retirado da pauta da Assembleia Legislativa.

A decisão foi tomada após ouvirem do próprio Rosemberg que o projeto manterá a sua tramitação na Casa, ao contrário do eles haviam solicitado em reunião anterior. “O governo do estado teve tempo hábil, antes do final do ano, para sentar com os servidores,  discutir o projeto, para depois apresentar uma proposta de reforma da previdência. Mas o que foi que ele fez? No período do recesso ele apresenta uma reforma e diz que vai votar de qualquer jeito. E  agora quer que coloquemos emendas, realizemos discussão de pontos da PEC no apagar das luzes, no corre-corre, quando a maioria dos servidores estão em férias”, criticou Pascoal Carneiro, presidente da Central dos Trabalhadores da Bahia (CTB).

Antecipação

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) esteve presente ao evento e se retirou junto com os sindicatos que não concordam com a manutenção da tramitação do PL. “O governo antecipou essa votação. O líder do governo falou, antes, que queria votar até o fim de janeiro, que já era algo atabalhoado e que nem o governo Jair Bolsonaro conseguiu. Agora, quer fazer isso no espaço de uma semana, o que é um absurdo”, afirmou o parlamentar.

O deputado do PSOL classifica o texto do PL como “extremamente perverso”, e chama de “caráter autoritário” a ausência informações sobre os cálculos utilizados para chegar no projeto que foi colocado em tramitação na Alba. “O governo contratou uma consultoria privada e, hoje, nem o Tribunal de Contas do Estado e nem a Assembleia Legislativa da Bahia têm acesso a esses dados. Portanto, não existe nenhuma possibilidade de os servidores e da sociedade confirmarem se esses dados vão levar a um equilíbrio atuarial, que é o governo alega ser o seu objetivo”, assevera Coelho.

Rosemberg Pinto  disse que decisão de abandonar a reunião foi uma ação política por parte do movimento sindical. “Eles saíram da reunião porque tinha uma proposição deles que, na minha opinião é mais política do que o debate da proposição da PEC. Eles disseram que queriam retirar a PEC e não debaterem pontos que, do olhar dos sindicalistas, pudessem trazer prejuízo para os servidores”, disse.

A reunião seguiu com a presença de sindicatos que não exigiam a retirada do texto, como a Federação dos Trabalhadores do Estado da Bahia (Fetrab) e de outras entidades trabalhistas. “Ficaram diversos representantes dos servidores e recebemos  reivindicações. Vamos fazer uma reunião com a equipe técnica que debate a proposta de reforma da previdência, junto com as pessoas da área técnica legislativa, porque houve algumas dúvidas por parte dos servidores, como, por exemplo, se vão regulamentar por lei complementar ou na própria PEC alguns temas. Eu acredito que foi uma reunião positiva”, avalia Rosemberg.

Sanções

O secretário de Administração do estado, Edelvino da Silva Góes, disse que o projeto foi apresentada para os representantes dos servidores, e que o texto é fruto de uma imposição federal. “Tivemos uma articulação com a Serin, que contou a participação de 18 entidades, algumas delas até com mais de um representante, onde fizemos toda apresentação da reforma previdenciária. Existe uma imposição federal, por força da portaria Nº 1.348, de 3 de Dezembro de 2019. Essa portaria determina que os estados encaminhem suas adequações à emenda constitucional federal, sob pena de graves sanções, como a perda do Certificado de Regularidade Previdenciária. Essa perda teria como pena o não repasse de recursos pelo governo federal”, explica o secretário.

fonte:atardeonline/reprodução - 11/01/2020


Irã admite que derrubou avião ucraniano por engano; presidente iraniano lamenta


Irã admite que derrubou avião ucraniano por engano; presidente iraniano lamenta
foto:reprodução G1



O Irã anunciou neste sábado (11) que seus militares derrubaram "sem querer" o avião ucraniano que caiu na última quarta-feira (8) próximo a Teerã. A explosão vitimou 176 pessoas. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, chamou o desastre de "erro imperdoável".

Militares informaram que o avião voava perto de um local sensível e foi derrubado devido a um "erro humano". O comunicado lido na TV estatal diz que as partes ??responsáveis serão punidas, de acordo com o G1.

Logo depois, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, escreveu em uma rede social que investigação interna das Forças Armadas concluiu que a aeronave foi abatida por mísseis. Segundo o líder do Irã, as apurações sobre "essa grande tragédia e erro imperdoável" continuam.

Rouhani também declarou que seu país "lamenta profundamente". As Forças Armadas iranianas prestaram condolências a todas os parentes das vítimas. O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Zarif, também disse lamentar profundamente e pediu desculpas às famílias e aos mortos.

Já o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, cobrou um pedido oficial de desculpas de Teerã e pediu que as investigações sobre o desastre continuem.

STJ restabelece aposentadoria do ex- presidente da Petrobras


[STJ restabelece aposentadoria de Gabrielli]
foto:reprodução Henrique Brito
O ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, terá a sua aposentadoria restabelecida. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. Ele entendeu que a punição, em princípio, foi "desproporcional".
No pedido de liminar, Gabrielli afirmou que a sua aposentadoria de professor universitário, obtida em 2014, não poderia ter sido cassada pela Controladoria-Geral da União em razão de supostos atos cometidos como presidente de uma estatal.
O processo administrativo disciplinar que determinou a cassação da aposentadoria apurou a responsabilidade do baiano na aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos – operação que teria causado prejuízos à empresa.
"A pena de cassação de aposentadoria tem rigor maior do que a própria demissão, já que esta não impede o servidor de exercer outra atividade funcional nem de utilizar, no cálculo para efeitos de aposentadoria, o tempo que contribuiu para a previdência enquanto estava no cargo do qual foi demitido", ressaltou o presidente do STJ na decisão.
Além disso, segundo o ministro, "não parece razoável a supressão da aposentadoria no cargo de professor em razão de falta ocorrida durante atividade funcional que não tenha relação com o vínculo previdenciário formado com a administração pública".
Noronha destacou também que a decisão do processo administrativo representa risco de dano irreversível, pois causa evidentes e graves prejuízos à subsistência de uma pessoa de 70 anos, privada de sua renda mensal.

fonte: Ag. Brasil

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

MA: Meninos procuram delegacia para reaver bola tomada por vizinha


Delegado Cesar Ferro atendeu ao grupo, que acabou ganhando uma bola nova da equipe da delegacia - @policia_civil_pk/Instagram
Delegado Cesar Ferro atendeu ao grupo, que acabou ganhando uma bola nova da equipe da delegaciaImagem: @policia_civil_pk/Instagram

Confira a notícia completa no link abaixo do site UOL(10) de hoje.



https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/01/10/no-ma-meninos-procuram-delegacia-para-reaver-bola-tomada-por-vizinha.htm

"Amamos o povo brasileiro, exceto a sua família", diz atleta palestino a Flávio Bolsonaro


[
foto:redes sociais/reprodução

O maratonista palestino Mohammad Alqadi, conhecido por militar pela liberdade do país, atacou o senador Flávio Bolsonaro (sem partido) e a sua família em um post nas redes sociais. Ele resgatou um tuíte antigo do filho 02 do presidente da República, com uma imagem de rebelde com a bandeira da Palestina: "Quero que vocês se explodam".
Alqadi inicia o post dizendo que acreditava que Jair Bolsonaro era o "único idiota da família", mas que agora compreende que Flávio compete com o próprio pai pelo título de "mais idiota" de todos da família.
"Eu pensei que o único idiota da família é seu pai. Mas agora entendo que você está competindo com ele "pai" .o mais idiota da família. .. Pare de atacar palestinos. nós amamos o povo brasileiro, exceto sua família", escreveu o atleta, que antes havia feito o post em inglês.
Hey @FlavioBolsonaro i thought the only dumb in the family is your father . But now i understand that you are in competition with him "father" .the dumbest in the family .
..
Stop attacking Palestinian. we love Brazilian people except your family.
Ver imagem no Twitter
11 mil pessoas estão falando sobre isso
Na ocasião, Flávio Bolsonaro deletou a postagem tempos depois. A provocação foi uma resposta ao Hamas, grupo radical islâmico, que emitiu uma nota de repúdio à abertura de um escritório do governo brasileiro em Jerusalém, Israel.
Após as recentes ofensivas de Estados Unidos e Irã, país predominantemente islâmico, o Brasil virou assunto no país após os internautas brasileiros repercutirem as notícias sobre o conflito. Com bom-humor, um telejornal local selecionou alguns tuítes e brincou com a situação.
Em seu perfil no Instagram, Alqadipal compartilhou uma montagem com as bandeiras do Brasil e do Irã unidas e escreveu na legenda: "Obrigado pelo amor no Twitter. Amo todos vocês".

O atleta faz parte da comunidade "Runners For Freedom" (Corredores pela liberdade), de esportistas que competem pela "paz, direitos humanos e um futuro melhor".
fonte: Bocão News - 10/01/2020
 

Confira as vagas ofertadas no SiSU 2020.1 para Irecê

o
foto:Sede da UNEB -Irecê foto:Ascom Campus

As inscrições para o processo seletivo 2020.1 para o SiSU ocorrerão no período de 21 a 24/01/2020 no site do programa  http://sisu.mec.gov.br/    onde já pode ser acessado pra que os candidatos já possam verificar o quantitativo de vagas/cursos/cidades/instituições/semestres.

Para a cidade de Irecê, no centro norte do Estado, são duas as instituições que ofertam vagas. A UNEB - Universidade do Estado da Bahia em seu Campus XVI - Irecê e o IFBA -Irecê em seu Campi.

Confira as vagas:

UNEB - Campus XVI -Irecê:

Lic. em Letras:  02  Vagas  - Noturno
Lic. em Pedagogia: 02 vagas - Noturno

total: 04 vagas

No Ifba -Irecê:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 30 vagas - Vespertino
Manutenção Industrial: 30 vagas - Vespertino

Total: 60 Vagas

Vale salientar que essas vagas possui a politica de ações afirmativas.  Vale lembrar que essas vagas como todo o processo seletivo do programa 2020.1 é para os candidatos que fizerem o ENEM de 2019 que está data prevista de divulgação do resultado no próximo dia 17.




Brasília: Moro não entende nada de segurança pública, diz coronel da PM Alberto Fraga


[Alberto Fraga critica Moro: “Não tem conhecimento nenhum sobre segurança pública”]
o ex- deputado está muito próximo ao presidente -foto:reprodução/Câmera
O ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) disse a revista Crusoé nesta sexta-feira (10), que o ministro Sérgio Moro "não tem conhecimento nenhum sobre segurança pública".  Fraga é um dos principais defensores da separação dos ministérios da Justiça e Segurança Pública. 
“O Moro pode conhecer muito de justiça, mas não tem conhecimento nenhum sobre segurança pública, com todo o respeito. Seria importante termos alguém com mais vivência na área criminal, com mais bagagem. O presidente tem ouvido todos os argumentos, mas acha que não é o momento de mexer nisso.”, disse o ex-deputado.
Alberto Fraga é coronel reformado da Polícia Militar de Brasília. Segundo o Antagonista, ele não é apenas amigo e conselheiro do presidente Jair Bolsonaro. No Palácio do Planalto ele é conhecido como "23º ministro". Ainda de acordo com o Antagonista, ele integra a chamada “turma da maçaneta”, grupo que entra no gabinete presidencial sem precisar bater à porta nem marcar horário.
fonte:Bicão News/reprodução

Bolsonaro quer dar subsídio para luz de templos religiosos; Guedes é contra


Os mega-templos da IURD  seriam os maiores beneficiados -foto:reprodução
A pedido do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério de Minas e Energia elaborou uma minuta com o objetivo de conceder subsídio na conta de luz para igrejas de grande porte. O documento já foi enviado ao Ministério da Economia, mas a articulação em torno do assunto gerou forte atrito no governo.
Segundo informações publicadas pelo Estadão, a equipe do ministro Paulo Guedes rejeita a medida, que vai na contramão da agenda do chefe da pasta, conhecido por defender a redução de benefícios desse tipo. O Ministério de Minas e Energia confirmou que o assunto está sendo avaliado. 
Diversos tempos podem ser beneficiados, mas a ala evangélica é o principal alvo da medida, já que a bancada é a principal base de sustentação do governo Bolsonaro, que não tem medido esforços para atender suas solicitações desde que assumiu a Palácio do Planalto.
Vale lembrar que muitas igrejas já sinalizaram que estão à disposição do presidente para ajudar a coletar as quase 500 mil assinaturas necessárias para criação do novo partido Aliança pelo Brasil, criado pelo presidente.
Ao Estadão, o coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) disse que a concessão de subsídio na conta de luz para templos religiosos é “justa” e tem impacto “mínimo”. Segundo Câmara, a medida não beneficiará apenas evangélicos e as igrejas não geram lucro. “Os templos religiosos só funcionam das 18h às 23h e é justamente nesse horário que as distribuidoras podem cobrar mais”, afirmou. “Fechem todas as 300 mil igrejas no Brasil em um dia para ver o impacto social e na segurança no dia seguinte.” 
O subsídio na conta de luz não é o primeiro agrado concedido por Bolsonaro aos evangélicos. Anteriormente, com o aval do presidente, o Congresso já havia garantido incentivos fiscais para igrejas até 2032.
O governo quer diminuir a conta de luz dos consumidores conectados à alta tensão como catedrais e basílicas. Ainda de acordo com Estadão, consumidores residenciais e pequenos estabelecimentos são conectados à baixa tensão e, por isso, pagam uma tarifa de mesmo valor, independentemente do horário. 
 

Em Feira: Polícia investiga morte de homem que ingeriu garrafa de bebida em troca de R$ 20

Polícia Civil investiga morte de catador de material reciclável que ingeriu garrafa de bebida alcoólica em troca de dinheiro
foto:reprodução
A Polícia Civil investiga a morte de um catador de material reciclável que ingeriu toda bebida alcoólica que estava em uma garrafa em troca de R$ 20, em Feira de Santana. A bebida foi oferecida por um grupo de colegas da vítima. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento da "aposta".
O caso aconteceu na quarta-feira (8). A vítima foi identificada como Wellington Cardoso da Silva, de 39 anos. As imagens que circulam nas redes sociais ainda mostram que o grupo oferece outra garrafa para o catador, mas ele rejeita e pede o dinheiro.

Outra imagem mostra Wellington desacordado e o grupo tentando reanimá-lo com água. Desmaiado, o catador foi socorrido em uma carroça e levado para uma policlínica da cidade, mas não resistiu.
O corpo de Wellington Cardoso foi liberado do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Não há detalhes sobre o velório e sepultamento da vítima. A polícia analisa as imagens e vai ouvir testemunhas sobre o caso. Informações da TV Subaé e Acorda Cidade.



quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Bahia: Sindicatos convocam novo protesto contra reforma da Previdência


Servidores convocam novo protesto contra reforma da Previdência baiana
foto:reprodução instagam/reprodução

Cerca de 30 entidades representativas dos servidores públicos estaduais da Bahia, entre elas o Sindsefaz e a Fetrab, decidiram realizar um novo protesto na próxima segunda-feira (13) contra a PEC 158, que altera o Regime de Previdência estadual baiana. A decisão ocorreu após reunião realizada nesta quarta-feira (8), na sede da APLB-Sindicato. A ação acontecerá a partir das 9h, em frente à Assembleia Legislativa da Bahia. 

O grupo irá reforçar o pedido encaminhado ao governador durante reunião realizada na terça-feira (7), que é a retirada da PEC 158 da pauta de convocação extraordinária na Casa. A proposta de alteração da Previdência tramita na Casa em regime de prioridade, aprovado pelos deputados após conturbada sessão em dezembro do ano passado, e deve seguir para apreciação em plenário na próxima terça-feira (14). 

“Retirar a matéria de pauta e abrir uma discussão séria com os sindicatos, dentro de parâmetros democráticos, seria a melhor atitude do governador e dos partidos que compõem seu governo, até para que não sejam acusados de terem uma postara em Brasília e outra na Bahia”, diz Joaquim Amaral, diretor do Sindsefaz e coordenador da Fetrab. 

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) também convocou a categoria para mobilização na próxima segunda-feira. Informações do Bahia notícias.
 

Jornal divulga vídeo que parece mostrar momento em que míssil atinge avião ucraniano



[Jornal divulga vídeo que parece mostrar momento em que míssil atinge avião ucraniano]


Um vídeo que parece mostrar o exato momento em que o avião ucraniano é atingido por um míssil foi divulgado, nesta quinta-feira (9), pelo jornal "The New York Times". A tragédia aconteceu na quarta-feira (8) em Parand, perto de Teerã, e vitimou 176 pessoas de várias nacionalidades. 
"Para analisar o vídeo, confirmamos que ele foi filmado perto da rota de voo do avião a partir de Teerã", informou o jornal. Nas imagens, aparece o avião sendo atingido pelo míssil, mas não explode. Ela continua voando, explode e bate no solo, conforme mostram outros vídeos analisados pelo diário americano.
Segundo o jornal, o vídeo mostra que uma pequena explosão aconteceu quando o míssil atingiu o avião, mas o avião em si, em um primeiro momento, não explodiu: continuou voando por alguns minutos e virou na direção do aeroporto. A aeronave então continuou voando, em chamas, para o aeroporto antes de explodir e bater no solo, segundo mostram outros vídeos verificados pelo "The New York Times".
Uma pessoa chamada Nariman Gharib teria fornecido as imagens ao periódico americano, de acordo com o G1.

Piauí: Comandante da PM é exonerado após defender morte de criminosos

Comandante da PM é afastado após divulgar áudio em que defende morte de suspeitos de crimes - Reprodução/Redes sociais
Comandante da PM é afastado após divulgar áudio em que defende morte de suspeitos de crimes- foto:reprodução redes sociais

O Comandante da PM na cidade de Picos, há mais de 300 km de Teresina, capital do Piauí, no nordeste Brasileiro foi exonerado do cargo após um áudio ser divulgado em que o mesmo defende a morte de criminosos. Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(09),


https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/01/09/comandante-da-pm-e-exonerado-no-piaui-apos-defender-morte-de-criminosos.htm

Toffoli revê própria decisão e restabelece valor mais baixo para o DPVAT

foto:reprodução


O ministro Dias Toffoli revê própria decisão e restabeleceu valor mais baixo do dpvat em 2020. Confira a notícia completa no link abaixo so site UOL(9) de hoje.



https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/01/toffoli-reve-propria-decisao-e-restabelece-valor-mais-baixo-do-dpvat.shtml

Veja a caixa em que Carlos Ghosn se escondeu para fugir do Japão

A foto mostra duas caixas pretas de rodinhas abertas em primeiro plano. Ao fundo, a escada de um avião.
foto:reprodução AFP

Confira a reportagem em que mostra como o o alto executivo Carlos Ghosn conseguiu fugir do Japão e ir até o Líbano. Veja no link abaixo do site UOL de hoje(09).


https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/01/veja-a-caixa-em-que-carlos-ghosn-se-escondeu-para-fugir-do-japao.shtml

Bahia: Estado envia proposta a AL que altera aposentadoria na PC; sindicato reage




Rui envia para AL-BA proposta que altera aposentadoria de policiais civis
foto:reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), enviou para a Assembleia Legislativa uma proposta que altera a aposentadoria dos policias civis e agentes penitenciárias. Pelo texto, os agentes poderão se aposentar com 55 anos, como é atualmente. No entanto, o chefe do Palácio de Ondina quer aumentar o período de trabalho exclusivo como policiais de atuais 20 anos para 25. 

Além disso, o governador quer alterar a pensão por morte, que hoje é integral. Se a matéria for aprovada, vai passar a ser de 40% do valor da aposentadoria recebida pelo servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente para o trabalho na data do óbito, acrescida de cotas de 20%por dependente, até o máximo de 100%.

O secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Marcos Mauricio, reclamou da proposta, em entrevista ao Bahia Notícias. 

"Ele [Rui Costa] conseguiu agravar a aposentadoria do policias. E mais engraçado que Rui costa e outros governadores do Nordeste fizeram campanha dizendo que não aceitavam. Agora, apresenta uma reforma da Previdência pior do que a do governo federal [do presidente Jair Bolsonaro]", declarou. Informações do Bahia notícias.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

STF notifica Weintraub a se manifestar sobre ofensas à UNE


O ministro da Educação, Abraham Weintraub - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
foto:Dida Sampaio/AE/reprodução

Após a declaração do ministro de Educação do governo Bolsonaro em chamar a UNE de "Máfia". O  STF foi acionado e notificou o ministro Weintraub. Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(8).


https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/01/08/stf-notifica-weintraub-a-se-manifestar-sobre-ofensas-a-une.htm

luta contra corrupção é usada como desculpa para permitir retrocessos, diz ministro Lewandowski

Lewandowski.jpg
O ministro Ricardo Lewandowski (Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
De entrevista de Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao El País:
"O combate à corrupção é necessário. Todos nós queremos combater a corrupção. Mas, infelizmente, no Brasil, o combate à corrupção sempre foi um mote para permitir que se promovessem retrocessos institucionais. Foi assim na época do suicídio de Getulio Vargas, foi assim em 64. É uma visão moralista política do combate à corrupção, a meu ver, absolutamente deletéria. O combate à corrupção tem que ser feito diuturnamente, permanentemente, mas existem outros males igualmente graves no Brasil: a má distribuição de renda, a exclusão social, o sucateamento da educação, a precarização da saúde pública. São males que equivalem, se não são superiores, ao mal da corrupção."
Leia a entrevista completa no site do El País.

UFRB oferta 11 vagas para professores efetivos e substitutos; confira as áreas

Estão previstas a contratação de 11 professores efetivos | Foto: Divulgação - Foto: Divulgação


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para seleção de professores efetivos e substitutos. Ao todo, 11 vagas são destinadas aos cargos efetivos, com inscrições até o dia 31 deste mês, através da internet.
O processo de avaliação contempla prova escrita, prova didática, defesa de memorial e prova de títulos.
A taxa de inscrição para os candidatos que concorrem ao cargo na categoria auxiliar A é de R$ 75. Já para para candidatos que concorrem aos cargos de professor assistente A e adjunto A (dedicação exclusiva), as taxas são de R$ 150 e R$ 200, respectivamente. A isenção de pagamento da taxa de inscrição também pode ser solicitada.
As áreas disponíveis para o concurso são Medicina, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, Engenharia Elétrica, Ciências da Saúde ou em Educação ou em Comunicação ou Linguística, Letras e Artes; e Matemática ou Matemática Aplicada. Os candidatos aprovados serão lotados nos Campi Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
O vencimento básico para professores com carga horária de 20 horas é de R$ 2.236,31, mais retribuição por titulação e auxílio alimentação de R$ 458,00. Para professores com carga horária de 40 horas, o vencimento básico de R$ 3.126,31, mais retribuição por titulação e auxílio alimentação de R$ 458,00. Para professores com Dedicação Exclusiva o salário básico é de R$ 4.463,93, mais retribuição por titulação e auxílio alimentação de R$ 458,00.
Professor substituto
Para o cargo de professor substituto, as inscrições seguem até o dia 20 deste mês. O selecionado deve trabalhar em regime de 40 horas semanais no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas.
Os interessados em participar da seleção devem ter graduação em Engenharia Mecânica, Naval ou de Petróleo (1 vaga) e Graduação em Química e áreas afins (1 vaga). As inscrições também ocorrem por meio da internet.
A taxa de inscrição no certame é de R$ 60, com possibilidade de isenção de pagamento. Os vencimentos para o profissional contratado podem variar de R$ 3.130,85 (para professor auxiliar, com graduação) a R$ 5.831,21 (professor adjunto A, com doutorado).
Para se inscrever, os candidatos devem ser brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses, anteriores à data do Edital.
O processo seletivo constará de duas etapas: análise de currículo e prova didática, e será realizado entre os dias 3 e 7 de fevereiro.
fonte:atardeonline - 08/01/19

Embaixada dos EUA no Brasil emite alerta a cidadãos "evitem locais turísticos"


Untitled-27.jpg
foto:reprodução Marcello Casal Jr./ag. Brasil
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou nesta terça-feira 7/I uma nota em que pede para que os cidadãos estadunidenses que moram aqui "mantenham a discrição".
Diz a nota:
Alerta de Segurança – Missão dos Estados Unidos no Brasil
7 de janeiro, 2020
Local: Brasil
Evento: Aumento das tensões no Oriente Médio
Há uma crescente tensão no Oriente Médio que pode resultar em riscos à segurança dos cidadãos dos EUA no exterior.
A Embaixada continuará analisando a situação de segurança e fornecerá informações adicionais conforme necessário.
Medias à serem tomadas:
• Mantenha a discrição.
• Esteja alerta sobre seu entorno.
• Fique alerta em locais frequentados por turistas.
• Reveja seus planos de segurança pessoal.
• Tenha documentos de viagem atualizados e facilmente acessíveis.
fonte: Conversa Afiada/reprodução

Salvador: Maria Bethânia fará show na pré-inauguração do novo Centro de Convenções


[Maria Bethânia fará show para convidados na pré-inauguração do novo Centro de Convenções]
foto:divulgação/reprodução
Maria Bethânia vai se apresentar na pre-inauguração do novo Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, em Salvador, no dia 23 de janeiro. O show da cantora não será aberto ao público. Apenas mil convidados terão acesso ao evento. A informação foi confirmada ao BNews pelo secretário de Cultura, Claudio Tinoco.
Segundo o secretário, o show será financiado pela GL Events, responsável pela administração do espaço.
No dia 26 de janeiro, o local vai receber outro evento de inauguração, este aberto ao público. Informações do Bocão News.

Avião ucraniano cai no Irã e deixa 176 pessoas mortos


Avião ucraniano cai no Irã e deixa ao menos 170 mortos
foto:modelo do avião que caiu no Irã/reprodução



Um Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines caiu devido a problemas técnicos após decolar do aeroporto internacional Imam Khomeini, em Teerã, na madrugada desta quarta-feira (8). Pouco depois, a TV estatal iraniana veiculou que todos os passageiros a bordo da aeronave foram mortos.

Segundo informações iniciais, o avião levava 180 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Logo depois, o porta-voz da Organização de Aviação Civil do Irã, Reza Jafarzadeh, atualizou esse número para 176 vítimas, entre 167 passageiros e 9 tripulantes.

Equipes de resgate foram enviadas para uma área próxima ao aeroporto, adicionou Jafarzadeh à emissora. Não há confirmação sobre identidade das possíveis vítimas até o momento.

"O avião está pegando fogo, mas nós enviamos equipes... e podemos salvar alguns passageiros", disse a princípio o chefe dos serviços de emergência do Irã, Pirhossein Koulivand.

Mais tarde, acrescentou: "O fogo é tão forte que não podemos fazer nenhum resgate… Temos 22 ambulâncias, quatro ônibus-ambulâncias e um helicóptero no local".

O serviço de rastreamento aéreo FlightRadar24, apontou que o avião que caiu operava o voo PS 752.

Consultada, a Boeing disse que a empresa está ciente dos relatos da mídia sobre um acidente de avião no Irã e coleta mais informações.