• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 2 de março de 2019

São Bernardo: Lula chega ao velório do neto sob gritos de apoiadores



Lula em meio a apoiadores
foto:reprodução folha de São Paulo

O ex-presidente Lula já está no velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, em São Bernardo. O petista deixou Curitiba, onde está preso na Operação Lava Jato, e chegou em São Paulo por volta das 8h30 deste sábado, 2.
O helicóptero, que trouxe o ex-presidente para SP, saiu da Superintendência da Polícia Federal, na capital paranaense, onde o ex-presidente está detido deste abril do ano passado, por volta das 7h. A juíza Carolina Lebbos, da 12.ª Vara Federal, autorizou na sexta-feira, 1.º, que o ex-presidente fosse à cerimônia.
Arthur Araújo Lula da Silva, filho de Sandro Luís Lula da Silva, um dos três filhos do ex-presidente com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, morreu nesta sexta, vítima de meningite meningocócica. Após o pedido da defesa, o processo em que corre a Execução Penal de Lula entrou em sigilo. 
Ao chegar escoltado por agentes da PF e PMs, a população começou a gritar "Lula Livre" e Lula "guerreiro do povo brasileiro".
fonte:Isto é c/adaptações
vídeo:Yotube/reprodução

Mourão diz que Bolsonaro não quer diminuir idade mínima de aposentadoria para mulheres

Segundo o general Hamilton Mourão, Bolsonaro foi 'mal interpretado'
© Sérgio Lima Segundo o general Hamilton Mourão, Bolsonaro foi 'mal interpretado'
O vice-presidente de República, general Hamilton Mourão, disse nesta 6ª feira(1) que o presidente Jair Bolsonaro não quer diminuir de 62 para 60 anos a idade mínima de aposentadoria para mulheres.
A declaração de Bolsonaro foi durante 1 café da manhã com 10 jornalistas na 5ª feira (28.fev), no Palácio do Planalto.
“Aquilo foi mal interpretado. Ele falou que tem coisas que o Congresso poderá mudar ou negociar, não que ele concorde. O governo não tem que concordar. A partir de agora está nas mãos do Congresso. Ali estão os representantes de todos os segmentos da população”, disse Mourão, ao chegar no gabinete da vice-presidência.

Venezuela

Ao comentar sobre a situação na Venezuela, Mourão não descartou 1 diálogo entre o governo brasileiro e o presidente Nicolás Maduro, embora diga que não há 1 planejamento de conversa com o chefe de estado venezuelano: “Alguém tem que conversar. O Trump não foi conversar com Kim Jong-un?”.
O vice-presidente também falou sobre a visita do presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, ao Brasil:
“O Guaidó está sendo reconhecido como presidente real, vamos dizer assim, da Venezuela. Ele veio aqui para mostrar para os venezuelanos que ele é recebido pelo presidente brasileiro”.

Fábrica da Ford

Sobre o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), anunciado em 19 de fevereiro, o general disse que “se há 1 aumento do desemprego preocupa o governo”. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o encerramento das atividades vai resultar na demissão de 2,8 mil trabalhadores.
No entanto, o vice-presidente evitou falar sobre providências a serem tomadas pelo governo federal:
“É uma questão de uma empresa privada. É tudo questão de desoneração, tributos. Temos de dar uma estudada com calma.”
fonte:Poder 360 02/03/19 -09:03min.

Encceja 2019: cronograma foi divulgado pelo INEP; Inscrições de 20 a 31/05

Encceja 2019: cronograma foi divulgado pelo INEP
imagem:reprodução
Foi divulgado nesta sexta-feira (01) o cronograma do Encceja Nacional 2019. De acordo com o calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas serão aplicadas 4 de agosto, no domingo. 
É importante marcar também a data de inscrição, que será de 20 a 31 de maio. 
Encceja
O Encceja 2019 é um exame educacional gratuito destinado a jovens e adultos que não concluíram as etapas da educação básica no tempo regular. As idades mínimas de participação são 15 anos, para o ensino fundamental, e 18 anos, para o ensino médio.
A avaliação serve para a obtenção da Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental e da Certificação de Conclusão do Ensino Médio.
O exame também permite que o participante obtenha a Declaração Parcial de Proficiência. Tanto a certificação quanto a proficiência são fornecidas pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
fonte:Acorda cidade c/adaptações

A morte do inocente neto de Lula soltou os monstros do ódio; diz correspondente do El País

               
[ Lula embarca em Curitiba para velório do neto em São Paulo ]
     Lula deixou nesse início da manhã a PF para ir ao velório do Neto em SP - foto:reprodução folhapresss

Sabíamos que no Brasil majoritariamente solidário, sensível à dor alheia e que ama seus pequenos, existiam monstros de ódio. Confesso, no entanto, que ignorava que fossem tantos e com tanta carga de sadismo. Estão sendo revelados pelos comentários sórdidos e até blasfemos, já que invocam a Deus como motivo da morte de Arthur, de sete anos, neto inocente de Lula, condenado e preso por corrupção.
Uma criança ainda não teve tempo de conhecer a que abismos de cegueira tanto a política como a ideologia podem conduzir. E cai sobre nossa consciência de adultos a infâmia de transformar em piadas baratas, em ironia e sarcasmo nas redes sociais a dor de um avô pela perda de seu neto. Lula, mesmo condenado e na cadeia, não perdeu nem sua dignidade de pessoa nem seu pedaço de história positiva que deixa escrita neste país.
Aqueles que se alegram pela perda do neto de Lula, que seria o castigo de Deus por ter apoiado como presidente governos como o da Venezuela que hoje mata de fome suas crianças, como li aqui mesmo neste jornal, estão revelando a que ponto de cegueira e insensibilidade humana pode chegar o soberbo Homo sapiens.
Essa ausência de empatia e decência chegou a infectar até políticos com responsabilidade, como o filho do presidente Bolsonaro, o deputado federal Eduardo, que tudo o que soube escrever na Internet sobre a triste morte do neto de Lula é que este deveria estar "em uma prisão comum, como um prisioneiro comum", sem uma única palavra de piedade ou pelo menos de respeito por seu inimigo político. Como resposta, Fernando Lula Negrão escreveu que as palavras do filho do presidente "eram emblemáticas do caráter, da criação, dos complexos, da falta de misericórdia, dos ódios, das angústias e da falta de amor que é típica dos psicopatas, dos serial killers e dos covardes...” Um duro julgamento que, tenho certeza, tem o aplauso dos milhões de brasileiros que não perderam a capacidade de mostrar solidariedade com a dor dos outros.
E também Alexandre Braga, certamente outro dos milhões de brasileiros sãos, não envenenado pela ideologia, lhe respondeu com sensatez: "Perdeu a chance (Eduardo) de ficar calado. Lula já está acabado e preso. Respeite a dor do avô, basta desse ódio malvado e vamos pensar no Brasil".
Tentando lembrar tempos sombrios da História em que o ser humano chegou a se degradar a ponto de não só não respeitar a inocência da infância, como também fazer dela carne da infâmia, só me vieram à memória aqueles campos de concentração nazistasonde as crianças eram queimadas vivas porque "não serviam para trabalhar". Foi em um desses campos que um de seus dirigentes dedicava para a rega das flores de seu jardim a pouca água que havia, deixando as crianças morrerem de sede.
Para aqueles que como eu dedicaram tantos artigos a louvar o positivo da alma brasileira que tanto me ensinou e confortou nos momentos em que não é difícil perder a confiança no ser humano, ler os comentários sem alma, sem empatia, de ódio ou sarcasmo e até mesmo regozijando-se pela morte de um inocente, tão somente por ódio a Lula, seria preferível não ter vivido este dia.
Estou entre os jornalistas que criticaram na época o fato de Lula, que chegou com a esperança de renovar a política, ter acabado se contaminando pelos afagos dos poderosos e pela política fácil da corrupção. Hoje, porém, diante desses caminhões de lixo que as redes estão vomitando contra ele e até contra o neto inocente que perdeu, eu me atrevo a lhe pedir perdão em nome dos milhões de brasileiros que ainda não se venderam ao ódio fácil e ainda sabem manter sua dignidade perante o mistério da morte de um inocente.
Houve quem escrevesse que depois dos campos de concentração do nazismo não seria possível continuar acreditando em Deus. E depois desses ódios e insultos imundos despejados contra Lula por causa de sua dor por ter perdido o neto, é possível continuar acreditando no Brasil? O Brasil dos esgotos, que hoje manchou gratuitamente a alma de uma criança inocente, passará, como o nazismo passou. O outro Brasil, o anônimo, aquele que hoje ficou horrorizado vendo os monstros soltos desfilando nas redes sociais, o majoritário, acabará — ou será somente a minha esperança? — dominando os monstros que hoje nos assustam para assim abrir caminho aos anjos da paz.
fonte:Juan Arias/El País/reprodução

sexta-feira, 1 de março de 2019

Lula consegue permissão de saída da prisão para velório de neto em SP


Justiça concede liberdade temporária para Lula acompanhar enterro do neto
foto:reprodução

A Justiça Federal autorizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a deixar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) para acompanhar o enterro do neto, Arthur Araújo Lula da Silva. O garoto de 7 anos morreu na manhã desta sexta-feira (1º) em decorrência de um quadro de meningite meningocócica. 

A defesa do ex-presidente se comprometeu a não divulgar qualquer informação relativa ao trajeto que será realizado até o local do sepultamento, que será informado “diretamente à autoridade policial”, de acordo com a Folha de S. Paulo. A militância acampada em Curitiba também decidiu não fazer atos em frente à Superintendência da PF, para evitar tensões como no pedido de liberdade temporária para que o petista acompanhasse o enterro do irmão, Genival Inácio da Silva, mais conhecido como Vavá.

Lula será transportado para São Paulo em um avião cedido pelo governador do Paraná, Ratinho Jr., a pedido de PF.

O processo para que o ex-presidente tenha acesso ao benefício previsto na Lei de Execução Penal, que estabelece a previsão de saída temporária de presos para velórios e enterros de familiares, incluindo descendentes, está sob sigilo e pode ser acompanhado apenas pela juíza Carolina Lebbos e alguns servidores da vara.

fonte:Folha S. Paulo

Bahia: Prefeito de Abaré foge de notificação e joga celular de vereador no chão; veja vídeo

s ânimos do prefeito da cidade de Abaré, Fernando Toletino, estão exaltados. O chefe do Executivo local tem fugido dos vereadores da cidade para não receber uma notificação da continuidade do Processo Político Administrativo  contra ele e especificamente da Sessão Extraordinária a ser realizada no dia 02 de março de 2019, às 10h, cuja pauta única será a votação plenária do Parecer Definitivo do relator do processo, vereador Francisco de Assis Jericó, cujo o resultado será a cassação do mandato do prefeito ou o arquivamento do referido processo.
De acordo com informações obtidas pelo BNews, o restabelecimento do Processo Político Administrativo 001/2018, se deu por meio de sentenças que julgaram o mérito dos processos de nº 8000582-45.2018.8.05.0056 e 8000691-59.2018.8.05.0056, proferidas pelo juízo singular de primeiro grau da Comarca de Chorrochó-BA.
Os vereadores Francisco de Assis Jericó, relator da comissão, Pedro Gomes Marinheiro Junior, vice-presidente da câmara e Anuscimário Alves da Cruz, juntamente com o servidor da câmara Sr. João Ponfílio dos Santos Filho, foram a um restaurante para notificar o prefeito do processo. 
Pelo relato, o alcaide havia argumentado recebe o documento após um café, fato que não ocorreu. 
O vereador Francisco de Assis Jericó ao se aproximar e informar novamente da notificação e seu teor, e ao estender a mão para falar com o prefeito Fernando, este último agrediu o vereador e falou pra todos ouvirem “não vou pegar na mão desses cachorros” e agrediu também fisicamente o vereador, fazendo com que o celular deste último fosse arremessado ao chão.
Veja vídeo: 

fonte:BN/reprodução

SP: Magistrada diz em sentença que réu não "possui estereótipo de bandido, por ter pele, olhos e cabelos claros"

Juíza é acusada de racismo por dizer que réu não parece com bandido por ser branco
Foto: Reprodução/ Whatsapp
Em uma sentença, uma juíza de São Paulo, afirmou que o réu não possuía “estereótipo de bandido”, por ter "pele, olhos e cabelos claros”. A imagem da sentença, de 2016, viralizou nesta semana. 

Nela, a juíza Lissandra Reis Ceccon, da 5ª Vara Criminal de Campinas, condenou o réu a 30 anos de prisão. O processo corre em segredo de Justiça. A condenação foi por um caso de latrocínio ocorrido em 2013, em que o réu atirou em um homem e em seu neto.

A afirmação da magistrada foi feita ao relatar o depoimento de familiares da vítima, que disseram ter reconhecido o suspeito facilmente porque ele não seria igual a outros bandidos.

Os advogados da região acusaram a juíza de ser racista. De acordo com o jornal A CidadeON Campinas, o réu foi reconhecido por uma das vítimas sobreviventes e uma testemunha (a filha), sem hesitação de ambas. O depoimento da testemunha foi ressaltado pela juíza por tê-lo considerado "forte e contundente". 

A juíza afirma que a mulher disse que o réu, ao sair da caminhonete para atirar contra as vítimas, olhou nos olhos de uma delas que sobreviveu.

A juíza disse que a testemunha não teria como confundir o réu, por não possuir "estereótipo padrão de bandido", comprovando, portanto, que seria de fato ele a cometer o crime. O réu negou a autoria do crime e alega inocência. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em nota, afirmou que não poderia se posicionar sobre a decisão, pois a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), em seu artigo 36, “veda a manifestação do TJ-SP e da magistrada”. O TJ-SP orientou ainda que quem se sentir prejudicado deve procurar os "meios adequados para a solução da questão".

A nota também afirma que a Corregedoria Geral da Justiça "está sempre atenta às orientações necessárias aos juízes de 1ª instância, sem, contudo, interferir na autonomia, independência ou liberdade de julgar dos magistrados”.


fonte:BN/ 01/03/2019 - 14:27min.

SP: Defesa vai pedir para Justiça autorizar Lula a acompanhar velório de neto


Lula e o neto, Arthur, de 7 anos, que morreu nesta sexta-feira vítima de meningite Foto: Reprodução/Facebook
foto: Artur no colo do avô/reprodução facebook


SÃO PAULO - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai solicitar à Justiça nesta sexta-feira autorização para que o petista possa acompanhar o velório e o enterro do seu neto, Arthur, de 7 anos. O garoto morreu de meningite em um hospital de Santo André, no ABC paulista, nesta sexta-feira, como informou a coluna de Ancelmo Gois.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que fará "de tudo" para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva consiga a autorização. Em nota, ela afirmou que "Lula tem o direito de compartilhar com seus familiares, o filho Sandro e a nora Marlene, o luto pela morte do pequeno Arthur". As cerimônias ainda não foram marcadas.
No fim de janeiro, Lula foi proibido pela Justiça de acompanhar o enterro do seu irmão Genival Inácio da Silva, Vavá, que morreu vítima de câncer aos 79 anos. O pedido da defesa foi negado por duas instâncias da Justiça Federal . A juíza Carolina Lebbos e o desembargador Leandro Paulsen afirmaram que havia risco de manifestações e de que a operação seria muito cara.
O artigo 120 do Código de Execução Penal diz que uma das possibilidades em que condenados em regime fechado possam obter permissão para sair da prisão é o "falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão".
Na época, os advogados argumentaram que até durante a ditadura militar Lula foi autorizado a sair da cadeia para acompanhar o enterro da mãe. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a ida de Lula a São Bernardo do Campo, mas a liberação chegou minutos antes do enterro, e o petista não saiu da PF, em Curitiba.
fonte:Globoonline 01/03/2019 -14:13min.

Brasil: Bolsonaro diz que passou a filtrar Carlos: ‘nenhum filho meu manda no governo’

O presidente Jair Bolsonaro disse que filtragem de mensagens de Carlos Bolsonaro não tem a ver com militares do governo
© Marcos Corrêa O presidente Jair Bolsonaro disse que filtragem de mensagens de Carlos Bolsonaro não tem a ver com militares do governo
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta 5ª feira (28.fev.2019) que as declarações públicas de seu filho Carlos Bolsonaro (PSC), vereador pelo Rio de Janeiro, agora passam por sua aprovação.“Nenhum filho meu manda no governo, não existe isso”, disse.

Bolsonaro lamentou o episódio de conflito entre o filho e o ex-ministro da Secretaria Geral, Gustavo Bebianno, que foi demitido no dia 18 de fevereiro.
O ex-ministro já estava na berlinda desde que reportagem apontou seu envolvimento em 1 suposto esquema de candidaturas laranjas do PSL em 2018. A relação com o governo se agravou após Carlos acusá-lo de mentir sobre as conversas com o presidente.
Após ser demitido, Bebianno divulgou áudios que demonstraram que não havia mentido.
“Tudo passou a ter 1 filtro da minha parte”, disse. “Lamento o ocorrido, mas não poderia ter tomado outra decisão”, afirmou Bolsonaro sobre a demissão. O presidente ainda comparou o fim da relação com Bebianno a 1 fim de casamento: “É quase 1 casamento que infelizmente prematuramente se desfez”.
Sobre a decisão de ter de aprovar declarações do filho, o presidente disse que a medida não a ver com 1 possível mal-estar com a ala militar, que teria criticado a influência de Carlos Bolsonaro no governo.
“Não há nenhum problema com os militares”, afirmou.
As declarações foram feitas durante 1 café da manhã com jornalistas de 10 veículos, às 10h30, no Palácio do Planalto. As informações foram publicadas pelo portal UOL.

HINO NAS ESCOLAS

O presidente também falou sobre medida do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, de orientar as escolas a, no 1º dia letivo do ano, fazer com que alunos professores, funcionários e alunos cantem o Hino Nacional. A orientação pedia ainda a filmagem do ato, mas o MEC acabou cancelando o pedido de gravação.
“Eu disse a elepeça desculpas e desfaça”, disse Bolsonaro.
O presidente ainda falou sobre a importância de que alunos cantem o hino nas escolas. Disse ser comum em vários países. Afirmou, no entanto, que o processo deve ocorrer sem doutrinação e fiscalização.
Para o presidente, Vélez poderia ter sugerido, por exemplo, que as escolas estimulassem mais a participação dos pais dos alunos no ambiente escolar.
Bolsonaro disse também que o ministro da Educação está investigando acusação de que escolas ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) estariam impondo a crianças cantar 1 hino do movimento e também da Internacional Socialista, mas não deu mais detalhes sobre o caso.

MUDANÇAS NA REFORMA

O presidente também afirmou que está disposto a negociar alguns pontos da proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso em 20 de fevereiro. Entre os pontos, falou na possibilidade de reduzir de 62 para 60 anos a idade mínima para aposentadoria das mulheres.
Foi a 1ª vez em que o presidente falou sobre a possibilidade de mudanças no texto. Bolsonaro também afirmou que dá para cortar 1 pouco de gordura” das regras do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é pago a idosos e pessoas com deficiência física com renda inferior a 1/4 do salário mínimo.

ENCONTRO COM JORNALISTAS

Em encontro com jornalistas, Bolsonaro disse que pretende ter “mais contato com a imprensa profissional e se colocou à disposição”, segundo o jornalista Heraldo Pereira, do Grupo Globo.
Segundo o governo, por conta da limitação do espaço, a escolha sobre quem participaria do encontro, “recaiu sobre os profissionais e não sobre os veículos de comunicação”.
Participaram do café com Bolsonaro:
  • Alexandre Garcia (ex-Globo);
  • Heraldo Pereira (GloboNews);
  • João Beltrão (TV Record);
  • Mauro Tagliaferri (Rede TV!);
  • Sérgio Amaral (Band);
  • Cláudio Humberto (BandNews FM);
  • Denis Rosenfield (articulista do Estadão);
  • Luis Kawaguti (UOL);
  • Ana Dubeux (Correio Braziliense);
  • Sônia Blota (Band);
  • Monica Gugliano (Valor Econômico).
Não foram permitidas gravações no encontro. Segundo assessores, o evento foi 1 gesto de aproximação com a imprensa solicitado pelo próprio presidente.
fonte:Poder360/reprodução

Irecê: Prefeitura está contratando médicos para PSF's

Resultado de imagem para precisa-se de médicos
imagem:reprodução
A Prefeitura de Irecê informa que está contratando médicos para atuarem nos  PSF’s com admissão imediata, com o intuito de não deixar a população desassistida em algumas áreas do Município. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Lafayete Coutinho, prédio do antigo Fórum, para efetivar a contratação.
O prefeito Elmo Vaz em entrevista ontem(28) na emissora 101,5 FM News afirmou que o valor do salário do profissional que a prefeitura paga era de R$ 9.000,00(nove mil reais) e ele autorizou que esse valor agora seja de R$ 10.000,00(dez mil reais) com o objetivo de suprir essa dificuldade de encontrar médicos. Ainda na entrevista Elmo afirmou que o município hoje tem 21 PSF's e 5  estão sem esse profissional da saúde.

A cidade de Irecê fica no Cento Norte baiano, há 475 km de Salvador. Tem uma ótima infraestrutura para um município  de quase 75 mil habitantes.
fonte: Ascom/PMI c/adaptações e acréscimo do Blog

Rio: Proibida de reservar vagas, PM repete questões de concurso para beneficiar filhos de militares, diz Justiça


O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, o presidente eleito Jair Bolsonaro e o governador eleito Wilson Witzel participam da inauguração do III Colégio Militar do Rio de Janeiro. Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, o presidente eleito Jair Bolsonaro e o governador eleito Wilson Witzel participam da inauguração do III Colégio Militar do Rio de Janeiro. Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
O juiz da 1ª Vara Federal de Duque de Caxias, Márcio Santoro Rocha, anulou o segundo concurso para o ingresso da primeira turma no Colégio Militar Percy Geraldo Bolsonaro, que leva o nome do pai do presidente eleito. Dessa vez, a Justiça Federal entendeu que a Polícia Militar privilegiou os filhos de militares que fizeram a primeira prova pois 21 das 50 questões foram repetidas. O magistrado chegou a definir a concorrência como "fake".
"O Estado do RJ, contudo, ao repetir no novo concurso as questões daquele concurso suspenso, (...) criou uma vantagem competitiva imoral para aqueles que fizeram a primeira prova (ou seja, os filhos e dependentes de policiais militares e bombeiros militares)", escreveu o juiz federal na sentença, que completa. "Em síntese, a ampla concorrência nesse novo concurso foi, usando uma palavra popular nesses dias, fake".
As 21 questões repetidas só eram conhecidas por filhos de militares, já que só eles puderam fazer o primeiro concurso e também porque esta prova havia sido publicada no Boletim da Polícia Militar, que apenas integrantes da corporação têm acesso. 
O colégio, gerido pela PM e financiado nos dois primeiros anos pela Prefeitura de Duque de Caxias, foi inaugurado em dezembro com a presença do governador Wilson Witzel e do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, os Ministérios Públicos Estadual e Federal pediram a anulação do primeiro concurso por conta da reserva de  60% para filhos de PM, 30% para órfãos de policiais e 10% para filhos de Bombeiros.
Como justificativa, alegaram que a prefeitura de Caxias tem problemas em sua rede. Na decisão, o juiz citou a carência de investimento nas escolas já existentes, com atrasos nos pagamentos de salários de professores, goteiras e déficit de vagas em creches e pré-escolas, atribuições prioritárias do município. O custo anual do Colégio da PM para 60 alunos é, segundo o prefeito Washington Reis, de R$ 390 mil.
Quando a lista dos aprovados no primeiro concurso foi divulgada, o Estado já havia sido notificada de que o edital havia sido suspenso pela Justiça. Por isso, o MPF se reuniu com as famílias e ficou decidido que esses adolescentes seriam remanejados para outros colégios da PM, em Niterói e Campo Grande. O pedido foi feito à Justiça, que acatou.
A PM, a Procuradoria Geral do Estado e o comandante do Colégio da PM também chegaram a firmar, no último dia 18, um Protocolo de Intenções com o MPF desistindo da escola. De acordo com o documento, assinado pelo chefe de Estado Maior da PM, coronel Márcio Pereira Basílio, o Estado se comprometia com cinco itens, como “suspender o processo seletivo” e “desocupar definitivamente o imóvel, abster-se de utilizar mobiliário, mão de obra ou qualquer outro recurso físico ou humano disponibilizado pelo município de Duque de Caxias”. No entanto, o Secretário estadual de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, enviou ofício quatro dias depois voltando atrás do combinado. No dia 24, a prova com as 21 questões repetidas foi aplicada.
— Eles assinaram e disseram que fariam o que foi combinado. Saíram daqui e comunicaram ao governador, que mandou cancelar o protocolo. Depois disso, fizeram a prova com conteúdo idêntico à anterior. Com isso, o estado quis novamente beneficiar os filhos de militares. Essa prova só foi divulgada no boletim da PM. A tentativa era criar uma narrativa para dizer que os colégios da PM não são para qualquer um. O estado não tem agido de forma correta — afirmou a procuradora do MPF Renata Baptista.
Na decisão da suspensão do segundo concurso, o juiz afirmou que "os fatos causam imensa perplexidade". No entendimento de Márcio Santoro Rocha, a primeira decisão de abrir as vagas para ampla concorrência foi desrespeitada pela vantagem obtida pelos filhos de policiais militares. O Estado está proibido pela Justiça de divulgar os resultados da segunda prova, sob pena de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento. O juiz também determinou um prazo de 72 horas para explicar providências administrativas que pretende tomar para apurar as responsabilidades.  
A Secretaria estadual de Polícia Militar informou à reportagem que a "corregedoria instaurou procedimento apuratório para verificar os fatos narrados na decisão do juiz e a Assessoria Jurídica acompanhará os trâmites judiciais".

Bahia: Explosão em mineradora mata duas pessoas e deixa três feridas em Barrocas



Os jovens residiam em Serrinha -foto:reprodução redes sociais


Dois operários morreram carbonizados após uma explosão em uma mina de ouro pertencente à Leagold, no limite territorial entre os municípios de Barrocas e Teofilândia, região sisaleira da Bahia, no fim da noite desta quinta-feira (28). 

O acidente foi registrado por volta das 22h45. Outros três trabalhadores ficaram feridos, mas foram atendidos e passam bem. Os dois operários mortos foram identificados como Leomar Brito Cordeiro e Murilo Souza de Oliveira, ambos moradores da cidade de Serrinha, distante cerca de 22 quilômetros de Teofilândia. 

Eles chegaram a ser levados para hospitais das duas cidades, sendo que Leomar já chegou ao hospital de Teofilândia sem vida. Os corpos foram levados para necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Serrinha.. 

O Notícias de Santaluz teve acesso a informações passadas à polícia por prepostos da Leagold, dizendo que o acidente ocorreu durante o carregamento de frente de desenvolvimento, havendo explosão de dinamite não programada. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Uma perícia deverá ser feita no local do acidente nesta sexta-feira (dois  funcionários continua  no hospital Emec em Feira de Santana,o Murilo,residia no bairro novo horizonte, e  Leomar  na Urbis em Serrinha.

A polícia Civil vai apurar o acidente.

fonte:Ferraz e o povo c/adaptações

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Após críticas: Ministro Moro volta atrás em nomeação de Ilona Szabó


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a cientista política Ilana Szabó
© Alan Santos/PR – Ricardo Borges O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a cientista política Ilana Szabó
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, decidiu nesta quinta-feira, 28, revogar a nomeação da cientista política Ilona Szabó de Carvalho para assumir uma suplência no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
A decisão do ministro foi tomada depois de uma intensa repercussão negativa da escolha de Ilona entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que se voltaram contra o ministro depois da escolha da cientista política, especialista em segurança pública e diretora do instituto Igarapé, em virtude de posições suas contras pautas do bolsonarismo, como a flexibilização da posse e do porte de armas.
A decisão foi divulgada por Moro em uma nota na qual o juiz deixa transparecer sua insatisfação com a situação. O Ministério da Justiça pediu escusas à Ilona pela situação e reforçou que ela havia sido escolhida pelos “relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública” e “pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé”.
Na nota, a pasta informa que a cientista política foi comunicada da decisão e admite que esta se deveu à “repercussão negativa em alguns segmentos”. Ontem, procurada por VEJA, a assessoria do Ministério da Justiça havia dito que Moro considera importante em conselhos como esse que houvesse pluralidade de ideias. O cargo que Ilona Szabó ocuparia é uma suplência e não teria remuneração.
Entre as mensagens que se destacavam no Twitter, onde a hashtag #IlonaNão chegou aos temas mais comentados, estavam as compartilhadas pelo ativista pelo armamento Bene Barbosa, do Movimento Viva Brasil (MVB), que a colocava como “inimiga do governo Jair Bolsonaro”, e a do deputado Paulo Martins (PSC-PR), que classificava como “decepcionante” a escolha da especialista pelo ministro.

Leia a íntegra da nota

O Ministério da Justiça e Segurança Pública nomeou Ilona Szabó, do Instituto Igarapé, como um dos vinte e seis componentes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão consultivo do Ministério. A escolha foi motivada pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé. Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o Ministério respeitosamente apresenta.
fonte:Veja.com 28/02/19 -21:25min. 

Confira o que abre e fecha em Salvador nos dias de Carnaval

                                foto:Brinquedoteca Art&Vida no Cabula/reprodução
Confira o que funciona em Salvador nestes dias de carnaval de 2019.

Shoppings
Salvador Shopping
Quinta e sexta (28/2 e 1/3): Funcionamento normal – 9h às 22h;
Sábado (2/3): Bompreço: 7h às 22h;
Vila do Carnaval, Cinemark e Game Station – 9h às 22h;
Lojas e quiosques: 9h às 20h (funcionamento após as 20h opcional para Praça de Alimentação, Boulevard dos Restaurantes e Espaço Gourmet);
Domingo, Segunda e Terça (3 a 5/3): Lojas e quiosques: fechados;
Bompreço: 8h às 20h;
Vila do Carnaval: 9h às 22h;
Game Station: 11h às 21h;
Expresso Salvador: 12h às 21h;
Cinemark: 13h às 22h;
Lojas Americanas e Farmácias (Drogasil, Pague Menos, Extrafarma, São Paulo e Globo): 12h às 20h;
Le Biscuit: 12h às 20h (apenas segunda e terça, fecha domingo);
Praça de Alimentação, Boulevard dos Restaurantes e Espaço Gourmet: 12h às 21h (abertura opcional);
Quarta-feira de Cinzas (6/3):
Bompreço: 7h às 22h;
Lojas e quiosques: 12h às 22h.
Shopping da Bahia
Quinta e sexta (28/2 e 1/3): Funcionamento normal, das 9h às 22h
Sábado (2/3): Funcionamento: das 9h às 21h
Domingo, segunda e terça (3 a 5/3): Lojas: fechadas
Alimentação: Opcional, das 12h às 21h
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Lojas e alimentação: das 12h às 22h
Salvador Norte Shopping
Quinta e sexta (28/2 e 1/3): Funcionamento normal: 9h às 22h
Sábado (2/3): Hiper Bompreço: 8h às 22h;
Cinépolis e Game Station: 9h às 22h;
Lojas e quiosques: 9h às 20h
Praça de Alimentação: 11h às 20h (funcionamento opcional das 20h às 22h);
Domingo, Segunda e Terça (3 a 5/3): Lojas e quiosques: fechados;
Hiper Bompreço: 8h às 21h, domingo e terça; 8h às 22h, segunda;
Cinépolis, Game Station e Expresso Salvador: 12h às 21h;
Praça de Alimentação: 12h às 21h (funcionamento opcional);
Quarta-Feira de Cinzas (6/3): Lojas e quiosques: 12h às 22h.
Hiper Bompreço: 8h às 22h;
Shopping Paralela
Quinta, sexta e sábado (de 28/2 a 2/3): todas as lojas estarão funcionando normalmente, das 9h às 22h.

Domingo, segunda e terça (3 a 5/3): somente os espaços de lazer e a praça de alimentação permanecerão abertas, funcionando das 12 às 21h.

Quarta-feira de Cinzas (6/3): lojas abrem das 12h às 22h. O cinema e boliche seguem programação normal de funcionamento.
Shopping Cajazeiras
Quinta e sexta (28/2 e 1/3): Lojas: 9h às 20h;
Praça de alimentação: 10h às 21h.
Sábado (2/3): Lojas: 9h às 17h;
Praça de alimentação: 10h às 17h.
Domingo, segunda e terça (3 a 5/3): Lojas estarão fechadas;
Praça de alimentação: 12h às 20h.
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Lojas abrem das 12h às 20h;
Praça de alimentação: 12h às 21h.
Shopping Bela Vista
Quinta e sexta (28/2 e 1/3): Horário normal de funcionamento (9h às 22h)
Sábado (2/3): Lojas: 9h às 19h;
Praça de alimentação/espaços de lazer: 9h às 20h;
G Barbosa: 9h às 20h.
Domingo à terça (3 a 5/3): Lojas: fechadas;
Praça de alimentação/espaços de lazer: 12h às 21h;
G Barbosa: 12h às 21h.
Quarta (6/3): Lojas: 12h às 22h;
Praça de alimentação/espaços de lazer: 12h às 22h/
G Barbosa: 12h às 22h.
Shopping Barra
Quinta-feira (28/2): Lojas: 9h às 16h
Praça de Alimentação e Belo Rústico: 9h às 18h
Restaurantes do Barra Gourmet, Madero e Mamma Jamma: 12h às 18h
Cinema: 14h às 20h
Sexta-feira (1/3): Lojas: 9h às 15h
Praça de Alimentação e Belo Rústico: 9h às 18h
Restaurantes do Barra Gourmet, Madero e Mamma Jamma: 12h às 18h
Cinema: 14h às 20h
Sábado (2/3): Lojas: 9h às 14h
Praça de Alimentação e Belo Rústico: 9h às 18h
Restaurantes do Barra Gourmet, Madero e Mamma Jamma:12h às 18h
Cinema:14h às 20h
Domingo, segunda e terça (3, 4 e 5/3): Lojas: não funcionam
Praça de Alimentação e Belo Rústico: 12h às 18h
Restaurantes do Barra Gourmet, Madero: 12h às 18h
Cinema:14h às 20h
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Lojas: 12h às 22h
Praça de Alimentação e Belo Rústico: 12h às 22h
Restaurantes do Barra Gourmet, Madero e Mamma Jamma: 12h às 23h
Cinema: 14h às 22h30
Shopping Paseo
Sexta-feira (1/3): Lojas, Serviços e Alimentação: 09h às 21h. 
Cinema funcionamento normal.
Sábado (2/3): Lojas e Serviços: Funcionamento das 09 às 16h. 
Alimentação: 09h às 16h. 
Cinema funcionamento normal.
Domingo, segunda e terça (3 a 5/3): Lojas e serviços: fechados. 
Alimentação funcionamento opcional a partir das 12h. 
Cinema funcionamento normal.
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Lojas, Serviços e Alimentação: 12h às 21h. 
Cinema funcionamento normal.
Center Lapa:
Quinta-feira (28/2): Funcionamento: 9h às 18h.
Sexta-feira (1/3): Funcionamento: 9h às 16h.
Sábado à terça (2 até 5/3): Fechado.
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Funcionamento: 12h às 21h.
Shopping Piedade
Quinta e sexta (28/2 e 1/3): Funcionamento: 9h às 18h.
Sábado até terça (2 até 5/3): Fechado
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Funcionamento: 12h às 21h.
Shopping Itaigara:
Quinta e sexta (28/2 e 1/3): Horário de funcionamento normal: 9h às 21h
Sábado (2/3): Lojas: 9h às 16h
Bompreço: 7h às 22h
Domingo, segunda e terça (3 a 5/3): Lojas: fechadas
Bompreço: 7h às 18h
Quarta (6/3): Lojas: 12h às 21h
Bompreço: 7h às 22h
Outlet Premium
Quinta e sexta (28/2 e 1/3): Funcionamento: horário normal, 9h às 21
Sábado até terça (2 a 5/3): Lojas e praça de alimentação: 11h às 19h
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Lojas e praça de alimentação: 12h às 21h 
Bancos:

De acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), os bancos irão fechar apenas nos dias 04 e 05 (segunda e terça). Na quarta (06), os estabelecimentos bancários terão horário especial, abrindo a partir das 12h.
Zoológico:

O zoológico de Salvador estará fechado entre os dias 28 (quinta) e 06 (quarta), retornando às atividades apenas na quinta-feira após o carnaval (07).
SAC:

No dia 28, o SAC Barra estará aberto das 9h às 14h. Já na sexta-feira (1°), o horário de atendimento em cinco postos da capital será alterado: o Barra estará aberto das 9h às 14h e as unidades do Bela Vista, Paralela, Salvador Shopping e Shopping da Bahia atenderão das 9h às 17h. Nas duas datas, os demais Postos e Pontos funcionarão normalmente. No sábado (2), o SAC Barra estará fechado ao público. Apenas funcionarão as unidades do Bela Vista, Paralela, Salvador Shopping e Shopping da Bahia, em seus horários habituais.
Toda a Rede SAC estará fechada nos dias 4 e 5 de março, retomando na Quarta-feira de Cinzas (6). Na data, o atendimento acontecerá no período da tarde: das 13h às 18h, para os postos do Barra, Bela Vista, Paralela, Salvador Shopping, Shopping da Bahia e Camaçari; das 13h às 17, nas unidades de Pau da Lima, Pernambués, Simões Filho e Candeias. Outros postos da capital e Região Metropolitana – Liberdade, Lauro de Freitas, Cajazeiras, Periperi, Comércio e SAC Servidor – estarão fechados.
Cartórios

O funcionamento será facultativo nas próximas sexta (1º), segunda (4) e quarta-feira (6). É o que determina uma portaria conjunta assinada pela Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Corregedora-Geral da Justiça, e pelo Desembargador Emílio Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior.
Todas as unidades devem voltar a funcionar em horário regular na próxima quinta-feira (7).
Metrô:

Entre os dias 1 e 5 o metrô terá horário especial, funcionando das 04:00 às 00:00 na Estação da Lapa. As demais só abrem para embarque às 4:50, também fechando à meia-noite.
Perini:

Pituba
3/3 (domingo): 7h às 21h
4/3 (segunda): 7h às 22h
5/3 (terça): 7h às 21h
 
Barra, Graça e Vasco da Gama
Domingo a terça (3 a 5/3): 7h às 20h
 
Costa Azul
4/3 (segunda): 6h50 às 21h
5/3 (terça): 6h50 às 18h
6/3 (quarta-feira de Cinzas): 6h50 às 22h
Nos Shoppings Barra, da Bahia, Paralela e Salvador, as lojas seguirão horário dos respectivos centros de compras.
Ferreira Costa:
No sábado (2/3), a loja funcionará de 8h às 14h. De domingo a terça-feira (03 a 05/03), estará fechada, voltando a abrir na quarta-feira de cinzas (06/03), das 8h às 20h30.
Pão de Açúcar Costa Azul
Quinta a sábado (28/2 a 2/3)
Funcionamento: 7h às 22h
Domingo (3/2)
Funcionamento: 7h às 21h
Segunda, terça e quarta (4, 5 e 6 de março)
Funcionamento: 7h às 22h
Mercado do Rio Vermelho
Quinta, sexta e sábado (28/2, 1 e 2/3): Horário de funcionamento normal, das 7h às 19h
Domingo, segunda e terça (3 a 5/3): Fechado
Quarta (6/3): Horário normal de funcionamento: 7h às 19h
Extra
Paralela: 24h (todos os dias)
Vasco: 7h às 0h (todos os dias)
Rótula: 7h às 0h (todos os dias)
 
Assaí
7h às 22h
Exceto terça (5/3) quando irá funcionar das 7h às 18h
GBarbosa
Funcionará em horário especial entre segunda e quarta (4 até 6/03)
 
4/3
Iguatemi: das 7h às 21h
Costa Azul: das 6h50 às 21h
Brotas: das 7h30 às 16h
San Martin: das 8h às 16h
Pau da Lima: das 8h às 16h
Cabula: das 8h às 16h
Lauro de Freitas: das 7h às 19h
Guarajuba: das 7h às 20h
Horto Bela Vista: horário de funcionamento do centro de compras.
 
5/3
Iguatemi: das 7h às 18h
Costa Azul: das 6h50 às 18h
Brotas: das 7h30 às 14h
San Martin: das 8h às 16h
Pau da Lima: das 8h às 16h
Cabula: das 8h às 16h
Lauro de Freitas: das 7h às 19h
Guarajuba: das 7h às 20h
Horto Bela Vista: horário de funcionamento do centro de compras
 
6/3
Iguatemi: das 7h às 21h
Costa Azul: das 6h50 às 22h
Brotas: das 7h30 às 20h
San Martin: das 8h às 21h
Pau da Lima: das 8h às 21h
Cabula: das 8h às 21h
Lauro de Freitas: das 7h às 22h
Guarajuba: das 7h às 20h
Horto Bela Vista: horário de funcionamento do centro de compras
 
Mercantil Rodruigues
Calçada, Ogunjá. Pirajá e Lauro de Freitas: funcionamento normal
 
5/3 (terça)
Alterações nas unidades Calçada, Ogunjá e Pirajá, que funcionam 7h às 18h, e no de Lauro de Freitas, que funciona das 7h às 19h
 
Museu da Misericórdia
De 28 de fevereiro a 6 de março: fechado
Postos Salvador Card
- Estações Mussurunga, Pirajá e Acesso Norte:
Quinta e sexta: (28/2 e 1/3)
Funcionamento: 6h às 22h (autoatendimento)
Sábado, domingo, segunda e terça (2 a 5/3)
Funcionamento: 06h até 18h (autoatendimento)
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Funcionamento: 6h às 22h (autoatendimento)
- Comércio
Quinta (28/2): Funcionamento: 7h às 17h
Sexta até quarta (1 a 6/3): Fechado
- Lapa
Quinta (28/2): Funcionamento: 7h até 17h
Sexta e sábado (1 e 2 de março): Funcionamento: 8h às 15h (autoatendimento)
Domingo até terça (3, 4 e 5/3): Fechado
Quarta-feira de Cinzas (6/3): Funcionamento: 8h até 20h (autoatendimento)
Fonte: Gabriel Moura c/ supervisão da subeditora Fernanda Varela c/adaptações